Ingrid Nunes Derossi

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  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010), mestre em Educação Química - História da Ciência e Ensino (2013 e doutora em Educação Química - História da Ciência e Ensino (2018), com período sanduíche na Universidade de Giessen, na Alemanha em 2015-2016 como bolsista CAPES pelo PDSE. Foi tutora presencial do curso de Química modalidade a distância, no qual ministrou aulas prática e teóricas de diferentes disciplinas de química na Universidade Federal de Juiz de Fora, no período de 2012 a 2015 e tutora a distância em 2017. Atualmente é professora substituta no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Santa Catarina no campus Blumenau. Tem experiência na área de Ensino de Química, na área de História da Ciência e Gênero. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ingrid Nunes Derossi
Nome em citações bibliográficas
DEROSSI, Ingrid;NUNES DEROSSI, INGRID;DEROSSI, INGRID NUNES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas.
Campus Universitário
Bairro Martelos
36036-900 - Juiz de Fora, MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Programa de Pos Graduação em Quimica.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
com período sanduíche em Justus Liebig-Universität Gießen (Orientador: Friedrich Lenger).
Título: A ?Escola de Formação de Químicos? de Justus von Liebig: A Consolidação de uma Metodologia de Ensino., Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ivoni Freitas-Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Química.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Proposta de Caracterização da Metodologia de Ensino da Cientista e Educadora Marie Curie no início do século XX na,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ivoni Freitas-Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Marie Curie; Experimentação; ensino de química; Isaac Watts; História da ciência.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2007 - 2010
Graduação em Química.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Libras I. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Discussões Iniciais sobre a Curricularização da Extensão. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Educação. (Carga horária: 4h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2018 - 2018
Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 160h).
Instituto Tecnológico Brasileiro, ITB, Brasil.
2017 - 2017
Coleções de Fotografias Oitocentistas: Fontes para o Estudo da História. (Carga horária: 4h).
FUNDAÇÃO MUSEU MARIANO PROCÓPIO, MAPRO, Brasil.
2016 - 2016
A MULTIMODALIDADE EM AULAS DO ENSINO SUPERIOR: COMPARTILHANDO A ANÁLISE. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Ano Internacional da Luz ? história das ciências... (Carga horária: 1h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2015 - 2015
As ciências entre o século XVIII e XX: da cozinha. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2014 - 2014
História da Ciência e Ensino de Química: Construç. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2014 - 2014
Diálogos entre o Ensino de Química e o Teatro. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2013 - 2014
I Curso de Aperfeiçoamento em Educação Científica. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
O uso de filmes e vídeos para abordagens temáticas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2013 - 2013
I Semana da FACED/VI Semana da Educação. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2013 - 2013
Semiótica e Representação no Ensino de Química. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2012 - 2012
Modelos atômicos no início do século XX. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2011 - 2011
A História e a Filosofia da Ciência: Catalisando... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2011 - 2011
Dissecando a matéria entre os séculos XVIII-XX. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Histórias das Ciências no Brasil em sala de aula. (Carga horária: 1h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Imagens da Química. (Carga horária: 1h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Conhecimento químico e diversidade cultural. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Sust. (Carga horária: 80h).
Grupo Brasil Verde, GBV, Brasil.
2010 - 2010
Pesquisa em ensino de química na ufjf. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
I simpósio de engenharia sanitária e meio ambiente. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2009 - 2009
Aspectos Teóricos da Química Atmosférica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2009 - 2009
Titulação potenciométrica,Cromatografia de íons.... (Carga horária: 8h).
Metrohm Pensalab Instrumentacão Analitica, METROHM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador discente
Outras informações
Coordenação discente do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Química - GEEDUQ-UFJF

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20
Outras informações
Fornecimento de aulas de laboratório de várias disciplinas de química componentes do currículo do curso de química licenciatura, modalidade a distância. Sendo essas tanto do eixo específico de química, quanto pedagógico.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio Docência I na disciplina História da Química para o curso de Licenciatura em Química

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora das disciplinas: Laboratório de Química das Soluções e Laboratório de Análises Volumétricas

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação no projeto "Metodologia Analítica para Determinação de Esteróis Fecais em Sedimentos por HPLC" no NUPIS - Núcleo de Pesquisa em Instrumentação e Separações Analíticas

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas, .


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Escrita Acadêmica na formação de Professores de Química Ambientes para Aula Experimental de Química no Ensino Médio Estratégias e Instrumentos para Ensino de Química I Estratégias e Instrumentos para Ensino de Química II Ensino de Química Metodologia para Ensino de Química Filosofia e História da Química



Linhas de pesquisa


1.
Mulheres na Ciência
2.
História da Ciência e Ensino


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Construção de recursos didáticos para a abordagem da História da Ciência na educação básica
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal produzir recursos didáticos que permitam a abordagem da História da Ciência no ensino das Ciências da Natureza, mais especificamente no ensino de química, no contexto da educação básica. Para isso, almeja-se realizar uma análise documental acerca de diferentes cientistas e suas contribuições ao longo da história, como forma de embasamento para a elaboração de recursos didáticos que permitam a abordagem da ciência como uma construção humana. A pesquisa tem como referencial teórico as discussões que permeiam a interface entre História da Ciência e ensino e mais especificamente, os referenciais que discutem acerca de jogos didáticos e estudo de caso no âmbito da educação básica. Estes dois últimos embasarão os recursos didáticos construídos. O projeto busca ainda validar os recursos produzidos junto a licenciandos de química na disciplina de Filosofia e História da Química e professores e alunos do ensino médio. Por fim, almeja-se divulgar os recursos elaborados para mais licenciandos do curso de química e professores da educação básica, em geral. Esse processo será realizado mediante a realização de oficinas nas escolas e discussões e vivências nas disciplinas de ensino de química...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ingrid Nunes Derossi - Integrante / Fernanda Luiza de Faria - Coordenador / Gabriele Smanhotto Malvessi - Integrante.
2017 - 2018
A História da Estruturação, Evolução curricular e das Linhas de pesquisa do curso de Química da UFJF
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2018
A ?Escola de Formação de Químicos? de Justus von Liebig: A Consolidação de uma Metodologia de Ensino
Descrição: Justus von Liebig nasceu em doze de maio de 1803 em Darmstadt. Do ponto de vista dos alemães, juntamente com o seu parceiro de pesquisas Friedrich Wöhler (1800-1882), e com Robert Wilhelm Bunsen (1811-1899) integram o grupo dos químicos alemães mais importantes do século XIX. Tendo contato com a química desde criança, conviveu com as produções de corantes, vernizes, pigmentos e de outros produtos que o seu pai fabricava para vender, além disso, assistia as apresentações de químicos de outras cidades que visitavam as feiras de Darmstadt fazendo experimentos ao ar livre para a população, com o intuito de divulgar a ciência. No seu período escolar, o estudioso percebia que não se adequava as metodologias tradicionais e consequentemente, possuía péssimo desempenho em sala de aula. Acabou desistindo do ginásio aos catorze anos, de acordo com suas notas autobiográficas, porque a grade curricular e o enfoque pedagógico não combinavam com ele, o foco principal era em linguística e ele se interessava e compreendia muito mais de ciências e experimentação. Já com 19 anos e tendo sido aluno da Universidade de Bonn e Erlangen sob supervisão de Kastner, Liebig foi estudar em Paris com importantes cientistas, tais como Louis Joseph Gay-Lussac (1778-1850), Pierre Simon Marquis de Laplace (1749-1827), Claude Louis Berthollet (1748-1822) e Jean Baptiste Dumas (1800-1884), entre outros. Tornou-se professor de destaque na Universidade de Gießen, de onde pode desenvolver várias pesquisas, especialmente na agricultura e na química orgânica. Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa que explorou a metodologia de ensino do químico alemão Justus von Liebig com o objetivo de investigar a consolidação do seu perfil docente, suas bases e influências, durante o seu exercício na Universidade de Gießen. Para isso, abordamos a biografia do químico, percorrendo os caminhos desde sua infância até a sua consolidação como professor. Na elaboração do projeto buscamos analisar as obras originais do autor do século XIX, coletadas no museu dedicado ao químico e na universidade onde trabalhou, ambos na cidade de Gießen na Alemanha, bem como materiais disponíveis em bibliotecas virtuais, documentos contendo declarações de alguns de seus alunos e de obras secundárias sobre o cientista, sem descuidar do contexto histórico do funcionamento dos laboratórios, dialogando com aquele que o pesquisador havia montado em Gießen. Através de publicações de alguns de seus ex-alunos, nos foi possível discorrer criticamente sobre as características particulares do químico como professor. Os resultados indicam que apesar de não ser o primeiro laboratório de ensino, algumas características da sua atuação como professor foram determinantes para influenciar outros estudiosos a se dedicarem ao estudo das ciências naturais. Almeja-se que esse trabalho possa servir de inspiração e como exemplo de que o cientista e o educador podem coexistir em uma mesma personalidade sem prejuízos para nenhuma das características, assim como, demonstrar que grandes cientistas são pessoas dedicadas, porém como todos os seres humanos, possuem qualidades e defeitos e que não existe uma fórmula para ensinar e sim um ideal por trás de cada um..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
PROPOSTA DE CARACTERIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DA CIENTISTA E EDUCADORA MARIE CURIE NO INÍCIO DO SÉCULO XX NA ?COOPERATIVA DE ENSINO
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas propostas por Marie Curie para ensinar diversos conceitos aos seus alunos da Cooperativa, um projeto educacional criado pela pesquisadora e alguns colegas da Sorbonne. Através das anotações de Isabelle Chavannes, procuramos analisar as interações discursivas em destaque em sua primeira aula. Visando não sermos anacrônicos fomos buscar subsídios no The Improvement of the Mind do reverendo Isaac Watts, publicado pela primeira vez em 1741. Desse modo, abordamos de forma breve, a vida de Marie Curie, ambicionando tecer um enredo que nos permitisse, através de sua jornada e sua atuação no meio científico, colocar em primeiro plano o seu perfil de educadora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE ÁGUA DE CHUVA VISANDO SUA APLICAÇÃO COMO FONTE ALTERNATIVA DE ÁGUA POTÁVEL NA REGIÃO DA ZONA DA MATA MINEIRA
Descrição: A busca mundial por fontes alternativas de água revela uma preocupação que transcende fronteiras territoriais em todo o planeta. Diversas fontes alternativas têm sido propostas, tanto potável quanto não-potável, a fim de minimizar e racionalizar o uso dos recursos naturais existentes no planeta. A água da chuva vem configurando como uma fonte alternativa de água não-potável em diferentes regiões do planeta, entretanto estudos de deposições úmidas (chuva) da atmosfera em diferentes partes do mundo revelam uma grande variação na concentração de espécies químicas que compõem esta matriz, dificultando o planejamento de potabilidade da mesma visando uma demanda mais qualificada para tal recurso hídrico. O conhecimento do perfil da composição química média da água de chuva permite avaliar a possibilidade do seu uso como fonte alternativa de água em diferentes regiões, bem como seu impacto sobre as construções civis, o solo, as plantas, os animais e sobre o homem, além de identificar fontes de emissão e estabelecer propostas para tratamento simplificado para o seu reaproveitamento em diferentes setores da economia, seja ele industrial ou doméstico. O presente projeto de trabalho enquadra-se no objetivo Desenvolvimento de sistemas de fontes alternativas de água com enfoque regional centrada na fase líquida da atmosfera com ênfase para o desenvolvimento, otimização e aplicação de metodologia analítica para caracterização química da água de chuva na região central da cidade de Juiz de Fora, a maior cidade da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, a fim de propor tratamento adequado para a sua utilização nos diferentes seguimentos da sociedade, além das restritas aplicações já realizadas pela sociedade civil, tais como: em jardinagem e no seu uso em descargas domésticas. Assim planeja-se fazer medições contínuas de pH, condutividade, dureza, alcalinidade total, espécies catiônicas majoritárias (Na+, K+, Ca2+, Mg2+ e NH4+), aniônicas (Cl-, NO3- e SO42-), peróxido de hidrogênio.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ingrid Nunes Derossi - Integrante / Renato Camargo Matos - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Metodologia Analítica Para Determinação de Esteróis Fecais em Sedimentos por HPLC
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Experiências na Universidade e suas Múltiplas Consequências para a Vida
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ingrid Nunes Derossi - Integrante / Ivoni de Freitas-Reis - Coordenador.
2014 - 2016
O uso da internet como Facilitador da Aprendizagem em História da Ciência
Descrição: Metodologia e estratégias de ensino/aprendizagem A História da Ciência tem sido apontada como fonte auxiliar na educação em todos os níveis como um poderoso aliado no compromisso de formar cidadãos conscientes desde a Lei de diretrizes e Bases de 1996 (LDB 9394/96) e esses argumentos ganhou corpo nos documentos que se seguiram a essa lei tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN, Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio - OCN, dentre outros. Entretanto, trabalhar a História da Ciência de maneira responsável, de modo; não internalista e não anacrônico, é uma tarefa muito árdua para ser colocada sob a responsabilidade do professor de ciências naturais - química, biologia, física - e matemática, em especial daqueles que atuam na Educação Básica, mormente por que as licenciaturas não os habilitam para tamanho desafio. O ensino de ciências nas escolas em geral, apresenta história como algo linear, como se os fatos fossem ocorrendo de forma ordenada e totalmente sincronizada. Mas, esta forma, de ver a história é equivocada e perdemos vários fatos que foram importantes para a ciência, além de criar formas estereotipadas dos cientistas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ingrid Nunes Derossi - Integrante / Ivoni de Freitas-Reis - Coordenador / João Batista A Reis - Integrante / Victor Gomes Ferraz - Integrante / Fernanda Luiza de Faria - Integrante / Maria Helena Zambelli - Integrante / Uilka Oliveira Melo - Integrante / Flávia Ribas de Brito - Integrante / Tales Lopes Silva - Integrante / Arthur Gonze Machado - Integrante.
2011 - 2011
A História da Ciência como Ferramenta na Formação de Conceitos no Ensino de Química
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Aprovação em concurso público para professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau.
2016
Aprovação em concurso público para professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena.
2016
Aprovação em concurso público para professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.
2014
Aprovação em concurso público para professor substituto do Colégio de Aplicação João XXIII, Colégio de Aplicação João XXIII.
2013
Aprovação em concurso público para professor Assistente I na área de ensino de química, Universidade Federal de Juiz de Fora.
2012
Aprovação em concurso público para o cargo de professor de Educação Básica, Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEROSSI, Ingrid2018DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, IVONI . Justus von liebig (1803-1873): vida e ensino no laboratório De química. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. 29, p. 89-98, 2018.

2.
DEROSSI, Ingrid2018DEROSSI, Ingrid; Brito, F. R. ; FARIA, F. L. ; FREITAS-REIS, IVONI ; FERRAZ, VICTOR GOMES LIMA ; Zambelli, M. H. . Integrando História da Ciência e o lúdico: As experiências de Henri, o pupilo de Lavoisier. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 17, p. 99-108, 2018.

3.
DEROSSI, Ingrid2017DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . OS CINCO MÉTODOS CARACTERÍSTICOS DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DO FILÓSOFO E PEDAGOGO ISAAC WATTS NO SÉCULO XVIII. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 2017, p. 141-155, 2017.

4.
FREITAS-REIS, IVONI2017FREITAS-REIS, IVONI ; DEROSSI, Ingrid . MC06 - Divulgação da ciência no século XIX. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 16, p. 8, 2017.

5.
FERRAZ, VICTOR GOMES LIMA2017FERRAZ, VICTOR GOMES LIMA ; DE FARIA, FERNANDA LUIZA ; DEROSSI, INGRID NUNES ; ZAMBELLI, MARIA HELENA ; DE BRITO, FLAVIA RIBAS ; SILVA, TALES LOPES ; MACHADO, ARTHUR GONZE ; MERENDA, FRANCESCO LEMOS DO PRADO ; FREITAS-REIS, IVONI . P19 - Integrando História da Ciência e o lúdico: as experiências de Henri, o pupilo de Lavoisier. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 16, p. 52, 2017.

6.
DEROSSI, Ingrid2017DEROSSI, Ingrid; PINTO, M. F. ; Reis, J. B. A . Justus von Liebig (1803-1873) e Michael Faraday (1791-1867) sob a perspectiva docente. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 3629-3634, 2017.

7.
DEROSSI, Ingrid2017DEROSSI, Ingrid; Reis, J. B. A ; FREITAS-REIS, I. ; PINTO, M. F. . Um equipamento para a análise orgânica no século XIX: Justus von Liebig e a pesquisa química. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 3697-3702, 2017.

8.
CARVALHO, VINÍCIUS DA SILVA2017CARVALHO, VINÍCIUS DA SILVA ; DEROSSI, INGRID NUNES ; FREITAS-REIS, IVONI . P20 - A representatividade da mulher surda para o avanço da ciência no século XX: Henrietta Leavitt (1868-1921). HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 16, p. 53-53, 2017.

9.
DEROSSI, Ingrid2015DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Assessment of Marie Curie?s first classes at the ?Teaching Cooperative? based upon Isaac Watts. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 16, p. 72-78, 2015.

10.
FREITAS-REIS, IVONI2014FREITAS-REIS, IVONI ; DEROSSI, INGRID NUNES . O Ensino de Ciências por Marie Curie: Análise da Metodologia Empregada em sua Primeira Aula na Cooperativa de Ensino. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 36, p. 88-92, 2014.

11.
FACCHINI CERQUEIRA, MARCOS RODRIGUES2014FACCHINI CERQUEIRA, MARCOS RODRIGUES ; FONSECA PINTO, MARCELO ; NUNES DEROSSI, INGRID ; TINOCO ESTEVES, WESLEY ; DAMASCENO RACHID SANTOS, MELLINA ; AUXILIADORA COSTA MATOS, MARIA ; LOWINSOHN, DENISE ; CAMARGO MATOS, RENATO . Chemical characteristics of rainwater at a southeastern site of Brazil. Atmospheric Pollution Research, v. 5, p. 253/5-261, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . A visão de ciências e de ensino de química de Justus von Liebig no século XIX. In: Silvio Seno Chibeni;Luciana Zaterka;José Ahumada;Diego Letzen;Cibelle Celestino Silva; Lilian Al-Chueyr Pereira Martins;Ana Paula Oliveira Pereira de Morais Brito. (Org.). Filosofía e Historia de la Ciencia en el Cono Sur. 1ed.Córdoba: UNC, 2018, v. 1, p. 305-314.

2.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; PINTO, M. F. . Divulgação da Ciência no século XIX: Jane Marcet, Michael Faraday e Justus von Liebig.. In: Maria Helena Roxo Beltran; Fumikazu Saito; Laís dos Santos Pinto Trindade.. (Org.). História da Ciência: Tópicos Atuais 5. 1ed.São Paulo: LF, 2018, v. 5, p. 119-148.

3.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Um Estudo sobre a visão de ciências e educação em Marie Curie. In: Pablo Lorenzano;Cláudio Abreu; José Ahumada; Lucía Federico; Santiago Ginnobili; Maria de las Mercedes O'Lery; Luis Salvatico. (Org.). Filosofía e Historia de la Ciencia en el Cono Sur. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 115-122.

4.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . O empenho de Marie Curie em educar-se e o seu esmero na educação de jovens estudantes. In: JOSE GUILHERME DA SILVA LOPES; IVONI FREITAS-REIS. (Org.). REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO QUIMICA : CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUIMICA. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 189-210.

5.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Um breve relato sobre a radioatividade: o casal Curie, a consolidação de uma teoria e os percalços de uma vida dedicada à pesquisa. In: IVONI FREITAS-REIS. (Org.). ESTRATÉGIAS PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: UM COMPROMISSO COM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE QUIMICA. 1ed.São Paulo: Liraria da Física, 2015, v. 1, p. 113-128.

6.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; FARIA, F. L. . A nova nomenclatura química e a sua adaptação para a língua portuguesa: as contribuições de Vicente Coelho de Seabra Telles no século XVIII. In: IVONI FREITAS-REIS. (Org.). ESTRATÉGIAS PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: UM COMPROMISSO COM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE QUIMICA. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 39-56.

7.
DEROSSI, Ingrid; Reis, J. B. A ; FONSECA PINTO, MARCELO . Michael Faraday: Diferentes formas de pensar o experimento. In: IVONI FREITAS-REIS. (Org.). ESTRATÉGIAS PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: UM COMPROMISSO COM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE QUIMICA. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 89-112.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; LENGER, F. . Justus von Liebig (1803-1873): O cientista, sua formação e tendência de ensino. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

2.
FREITAS-REIS, I. ; DEROSSI, Ingrid ; Brito, F. R. ; Machado, A. G. ; FARIA, F. L. ; Zambelli, M. H. ; Silva, T. L. ; Ferraz V.G.L. ; Melo, U. O. . O desenvolvimento de um jogo virtual e sua aplicação no ensino superior: integrando história da ciência e o lúdico.. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

3.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . The theory of fermentation under the perspective of Justus von Liebig (1803-1873) in 19th century. In: International History, Philosophy and Science Teaching Group, 2015, Rio de Janeiro. International History, Philosophy and Science Teaching Group, 2015. p. 1-7.

4.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . A Educadora Marie Curie: Uma perspectiva diferenciada dessa cientista. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/ X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/ X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; LENGER, F. . A visão de ciências e de ensino de ciências do químico Justus von Liebig (1803-73). In: Associação de Filosofia e História da Ciência del Cone Sul, 2016, Águas de Lindóia. AFHIC - X ENCONTRO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA DO CONE SUL, 2016. p. 13-203.

2.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . A História da Ciência e as interfaces com a construção do conhecimento: a visão dos alunos do curso de química da UFJF - MG. In: I Simpósio Mineiro de Educação Química, 2011, Viçosa. I Simpósio mineiro de educação química, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . As publicações sobre a Ciência brasileira retratada nos dez primeiros números da revista Brasileira de História da Ciência (1985-1995). In: VI Jornada de História da Ciência e Ensino, 2017, Juiz de Fora. VI Jornada de História da Ciência e Ensino, 2017. v. 16. p. 43-43.

2.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; PINTO, M. F. . Divulgação da ciência no século XIX. In: VI Jornada de História da Ciência e Ensino, 2017, Juiz de Fora. VI Jornada de História da Ciência e Ensino, 2017. v. 16. p. 8-8.

3.
FERRAZ, VICTOR GOMES LIMA ; FARIA, F. L. ; DEROSSI, Ingrid ; ZAMBELLI, MARIA HELENA ; DE BRITO, FLAVIA RIBAS ; SILVA, TALES LOPES ; MACHADO, ARTHUR GONZE ; MERENDA, FRANCESCO LEMOS DO PRADO ; FREITAS-REIS, I. . Integrando História da Ciência e o lúdico: as experiências de Henri, o pupilo de Lavoisier. In: VI Jornada de História da Ciência e Ensino, 2017, Juiz de Fora. VI Jornada de História da Ciência e Ensino, 2017. v. 16. p. 52-52.

4.
CARVALHO, VINÍCIUS DA SILVA ; DEROSSI, Ingrid ; FREITAS-REIS, IVONI . A representatividade da mulher surda para o avanço da ciência no século XX: Henrietta Leavitt (1868-1921). In: VI Jornada de História da Ciência e Ensino, 2017, Juiz de Fora. VI Jornada de História da Ciência e Ensino, 2017. v. 16. p. 53-53.

5.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; LENGER, F. . Explorando o museu químico de Justus von Liebig (1803-1873) na Alemanha. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

6.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . A formação inicial do químico sob a ótica de Heinrich Rheinboldt (1891 - 1955) e sua possível influência no atual currículo brasileiro. In: V Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, tendências e construção de interfaces, 2015, São Paulo. História da Ciência e Ensino - Construindo interfaces, 2015. v. 11. p. 12-12.

7.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Proposed Characterization the Teaching Methodology of the Scientist and Educator Marie Curie in the beginning of the 20th century at 'Cooperativa de Ensino'. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014. v. 15.

8.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; Reis, J. B. A . Os 'Cinco Métodos de Ensino' de Isaac Watts: Uma tentativa de identificá-los em uma aula de Marie Curie. In: IV Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, tendências e construção de interfaces, 2013, São Paulo. História da Ciência e Ensino - Construindo interfaces, 2013. v. 7.

9.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Um Estudo Sobre a Visão de Ciência e Educação em Marie Curie.. In: VIII Encuentro de Filosofía e História de La Ciencia del Cono Sur - AFHIC, 2012, Santiago do Chile. Volumen de Resúmenes - VIII Encuentro de Filosofía e História de La Ciencia del Cono Sur. Santiago do Chile: Universidad de Santiago de Chile, 2012. v. único. p. 265-265.

10.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; Reis, J. B. A . A História da Ciência e as Interfaces com a Construção do Conhecimento: a visão dos alunos do curso de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora ? MG. In: III Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, tendências e construção de interfaces, 2011, São Paulo. História da Ciência e Ensino - Construindo interfaces, 2011. v. 3.

Apresentações de Trabalho
1.
DEROSSI, Ingrid. O papel da História da Ciência e a Visão do Cientista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DEROSSI, Ingrid. Gênero e a visão do Cientista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; LENGER, F. . Explorando o museu químico de Justus von Liebig (1803-1873) na Alemanha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; LENGER, F. . Justus von Liebig (1803-1873): O cientista, sua formação e tendência de ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . A visão de ciências e de ensino de ciências do químico Justus von Liebig (1803-73). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; Zambelli, M. H. ; Ferraz V.G.L. ; Silva, T. L. . Contemplando a História da Ciência em um Jogo Virtual: 'As Aventuras de Henri, o pupilo de Lavoisier. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
DEROSSI, Ingrid. Experiências de um doutorado sanduíche: Antes, durante e depois. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Pensando a formação docente de química sob a ótica de Heinrich Rheinboldt (1891 - 1955). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Pensando a formação docente de química sob a ótica de Heinrich Rheinboldt (1891 - 1955). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . The theory of fermentation under the perspective of Justus von Liebig (1803-73) in 19th century. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Proposta de Caracterização da metodologia de Ensino da Cientista e Educadora Marie Curie no Início do Século XX na 'Cooperativa de Ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Isaac Watts e os Métodos de Desenvolvimento da Mente: Um 'Guia de como Ensinar e Aprender' e Algumas influências do Pensamento de John Locke na Construção de sua Metodologia de Ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . O Ensino Através da Pesquisa Química no Século XIX: O Estado da Arte sobre Justus von Liebig nos Principais Periódicos da área. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . O ensino de ciências sob a ótica de Isaac Watts e os seus cinco métodos de aperfeiçoamento da mente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Hélène Metzger: Uma historiadora pouco divulgada e algumas considerações sobre a Química e a História da Ciência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Um estudo sobre a visão de ciência e educação em Marie Curie. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . A Educadora Marie Curie: uma perspectiva diferenciada dessa cientista,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FREITAS-REIS, I. ; PINHEIRO, Danielle L. J. ; DEROSSI, Ingrid ; Reis, J. B. A . A divulgação da iatroquimica na Inglaterra do século XVI e sua inserção na farmacopéia inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; Reis, J. B. A ; PINHEIRO, Danielle L. J. . A divulgação da iatroquimica na Inglaterra do século XVI e sua inserção na farmacopéia inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . A História da Ciência e as Interfaces com a Construção do conhecimento: A Visão dos alunos do curso de química da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Contribuições Científicas Relevantes de Autoria Ignorada: Seria a Ciência Sexista?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; FARIA, F. L. . História da Ciência no Ensino Superior e na Educação Básica: Possíveis Estratégias de Ensino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . A formação inicial do químico sob a ótica de Heinrich Rheinboldt (1891-1955) e sua possível influência no atual currículo brasileiro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Pensar a Educação: Novos Conceitos ou Releituras Primevas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DEROSSI, Ingrid; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Eduarda Giese.Mineropólio: Uma proposta de atividade lúdica para o estudo do Potencial Mineral do Brasil.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
DEROSSI, Ingrid; RICHETTI, G. P.; FARIA, F. L.. Participação em banca de Paola Stéfany Maass.O ensino de química e a tecnologia assistiva: Criação de sequências de aulas com estratégias adaptadas para estudantes com deficiência intelectual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
DEROSSI, Ingrid; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Eduarda Giese.A extração Mineral no Brasil e o Ensino de Química: a abordagem de uma atividade lúdica no Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio Mineiro de Educação Química.Contribuições Científicas Relevantes de Autoria Ignorada: Seria a Ciência Sexista?. 2017. (Simpósio).

2.
Associação de Filosofia e História da Ciência del Cone Sul. A visão de ciências e de ensino de ciências do químico Justus von Liebig (1803-73). 2016. (Congresso).

3.
Encontro Nacional de Ensino de Química.Justus von Liebig (1803-1873): O cientista, sua formação e tendência de ensino.. 2016. (Encontro).

4.
III Simpósio Mineiro de Educação Química.Estratégias para aplicação da História da Ciência no Ensino Médio. 2015. (Simpósio).

5.
III Simpósio Mineiro de Educação Química.Pensando a formação docente de química sob a ótica de Heinrich Rheinboldt (1891 - 1955). 2015. (Simpósio).

6.
III Simpósio Mineiro de Educação Química.Pensando a formação docente de química sob a ótica de Heinrich Rheinboldt (1891 - 1955). 2015. (Simpósio).

7.
International History,Philosophy and Science Teaching Group. The Theory of Fermentation under the perspective of Justus von Liebig (1803-1873) in 19th century. 2015. (Congresso).

8.
V Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces.A formação inicial do químico sob a ótica de Heinrich Rheinboldt (1891-1955) e sua possível influência no atual currículo brasileiro. 2015. (Outra).

9.
14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Isaac Watts e os Métodos de Desenvolvimento da Mente: Um "Guia de como Ensinar e Aprender" e Algumas influências do Pensamento de John Locke na Construção de sua Metodologia de Ensino. 2014. (Seminário).

10.
2d International Congress of Science Education. Proposta de Caracterização da metodologia de Ensino da Cientista e Educadora Marie Curie no Início do Século XX na "Cooperativa de Ensino".. 2014. (Congresso).

11.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.O Ensino Através da Pesquisa Química no Século XIX: O Estado da Arte sobre Justus von Liebig nos Principais Periódicos da área. 2014. (Encontro).

12.
II Simpósio Mineiro de Educação Química.O ensino de ciências sob a ótica de Isaac Watts e os seus cinco métodos de aperfeiçoamento da mente.. 2013. (Simpósio).

13.
II Simpósio Mineiro de Educação Química.O ensino de ciências sob a ótica de Isaac Watts e os seus cinco métodos de aperfeiçoamento da mente.. 2013. (Simpósio).

14.
I Semana da FACED/ VI Semana da Educação/ IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE - UFJF.Pensar a educação: Novos Conceitos ou Releituras Primevas. 2013. (Oficina).

15.
XXVII Encontro da Sociedade Brasileira de Química.Helène Metzger: Uma historiadora pouco divulgada e algumas de suas considerações sobre a Química e a História da Ciência. 2013. (Encontro).

16.
VIII Encuentro de Filosofia e Historia de la Ciencia del Cono Sur.Um Estudo sobre a Visão de Ciência e Educação em Marie Curie. 2012. (Encontro).

17.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/ X Encontro de Educação Química da Bahia.A Educadora Marie Curie: Uma perspectiva diferenciada dessa cientista. 2012. (Encontro).

18.
III Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces.A História da Ciência e as interfaces com a construção do conhecimento: a visão dos alunos do curso de química da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. (Outra).

19.
III Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces. 2011. (Outra).

20.
I simpósio mineiro de educação química.A História da Ciência e as interfaces com a construção do conhecimento: a visão dos alunos do curso de química da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. (Simpósio).

21.
I simpósio mineiro de educação química.A História da Ciência e as interfaces com a construção do conhecimento: a visão dos alunos do curso de química da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. (Simpósio).

22.
1º Simpósio de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Zona da Mata Mineira. 2010. (Simpósio).

23.
Semana da Química UFJF.Análise de livro didático. 2010. (Outra).

24.
Sistema de Alerta de Enchentes no Estado de Minas Gerais Monitoramento Meteorológico e Hidrológico. 2010. (Seminário).

25.
23° encontro regional da SBQ. 2009. (Encontro).

26.
Aspectos Teóricos de Química Atmosférica. 2009. (Outra).

27.
Titulação Potenciométrica, Cromatografia de íons e Karl Fischer. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. ; Brito, F. R. ; FARIA, F. L. ; FONSECA PINTO, MARCELO ; Reis, J. B. A ; Zambelli, M. H. ; BELTRAN, M. H. R. ; SAITO, F. ; TRINDADE, L. S. ; FERRAZ, V. G. L. . VI Jornada da Ciência e Ensino. 2017. (Congresso).

2.
DEROSSI, Ingrid. III Simposio Mineiro de Educação Química. 2015. (Congresso).

3.
Denise Lowinsohn ; DEROSSI, Ingrid ; FREITAS-REIS, I. . Semana da Química. 2011. (Outro).

4.
Denise Lowinsohn ; DEROSSI, Ingrid . Semana da química na semana do ICE. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Mariana de Souza Gonçalves Bahia. A História da Estruturação, Evolução Curricular e das Linhas de Pesquisa do Curso de Química da UFJF. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federa de Juiz de Fora. Orientador: Ingrid Nunes Derossi.

2.
Victor Gomes Lima Ferraz. Uno Químico: Um jogo pedagógico auxiliando o ensino de Ligações Químicas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Ingrid Nunes Derossi.

3.
Priscilla Lúcia Cerqueira. EM BUSCA DE UMA ABORDAGEM ESTIMULANTE PARA A COMPREENSÃO DE ÁCIDOS E BASES: EXPERIMENTOS, OBSERVAÇÃO DA NATUREZA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Ingrid Nunes Derossi.

Orientações de outra natureza
1.
Isabella Rodrigues Silva. Experiências na Universidade e suas múltiplas consequências para a vida. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federa de Juiz de Fora. Orientador: Ingrid Nunes Derossi.

2.
Graciane Cristina de Brito. Experiências na Universidade e suas múltiplas consequências para a vida. 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federa de Juiz de Fora. Orientador: Ingrid Nunes Derossi.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . O ensino de ciências sob a ótica de Isaac Watts e os seus cinco métodos de aperfeiçoamento da mente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DEROSSI, Ingrid; FREITAS-REIS, I. . Pensando a formação docente de química sob a ótica de Heinrich Rheinboldt (1891 - 1955). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Denise Lowinsohn ; DEROSSI, Ingrid ; FREITAS-REIS, I. . Semana da Química. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Atuou como Coordenadora Discente do Grupo de Estudos em Educação Química - GEEDUQ, de setembro de 2016 a setembro de 2017
Aprovação no concurso para professor Assistente A, na Universidade Federal de Juiz de Fora em 2013
Aprovação no concurso para professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, nos campus de Rio Pomba e de Barbacena
Aprovação no concurso para professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau
Integrante do Comitê de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau



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