Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5025443927764787
  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. É professora de matemática, no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, informática na educação, educação a distância, ensino médio, História Oral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo
Nome em citações bibliográficas
MELILLO, K. M. C. F. A. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Básica, Técnica e Tecnológica - COLTEC.
Av. Antonio Carlos 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34094982
Ramal: 4982


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: HISTÓRIA DE PRÁTICAS DE ENSINAR-APRENDER MATEMÁTICA NO COLÉGIO TÉCNICO DA UFMG -, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Laura Magalhães Gomes.
Palavras-chave: História Oral; Colégio Técnico da UFMG; Práticas de ensinar-aprender Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Em um dia, professor no ensino presencial... Em outro, professor na modalidade a distância? Ações que constituem a Atividade de ser professor na EaD/UAB., Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profa. Dra. Teresinha Fumi Kawasaki.
Palavras-chave: EaD/UAB; Formação de Professor de Matemática; Recursos Midiáticos; Teoria da Atividade; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Especialização em Matematica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS E TRIGONOMETRIA: UMA ABORDAGEM NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
Orientador: Profa. Dra. Maria Laura Magalhães Gomes.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Análise de itens com foco em habilidades. (Carga horária: 6h).
Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora de Matemática, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 8
Outras informações
Atuo na disciplinas de Cálculo I e Equações Diferenciais.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 10


Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Cálculo e Geometria Analítica., Carga horária: 8


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Licenciatura em Matemática EaD/UAB
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Metodologia para Estudos Autônomos I e Metodologia para Estudos Autônomos II.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Tutora da EAD, Enquadramento Funcional: Tutora no curso de Licenciatura em Matemática, Carga horária: 20


Escola Sesi Mariza Araújo, SESI - COMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática no Ensino Médio, Carga horária: 8


Instituto Educacional Gabriela Leolpoldina, IEGL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora de Matemática, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática nas séries iniciais, Carga horária: 10


Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, COLTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Curso de nivelamento, vinculado à Comissão de Acesso e Permanência de Estudantes Indígenas (CAEI - UFMG), para estudantes indígenas matriculados em cursos de graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (Odontologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Medicina).

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciona para turmas de 1° ano, para disciplina de Matemática Elementar, coordena o 1° ano.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Centro de Estudos Lacy, CEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Pré-Vestibular, Carga horária: 6


Colégio Padre Machado, PADRE MACHADO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Monitora/Professora, Enquadramento Funcional: Monitora/Professora de Matemática, Carga horária: 4


Pré-vestibular Chromos, CHROMOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Monitora/Professora, Enquadramento Funcional: Monitora/Professora de Matemática, Carga horária: 16


Colégio e Supletivo Palomar, PALOMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora de Matemática, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática no Supletivo, Carga horária: 8


Associação Pré-UFMG, PRÉ-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Monitora e Professora, Enquadramento Funcional: Monitora/Professora de Matemática, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática
Descrição: O GHOEM é um grupo de pesquisa interinstitucional, criado no ano de 2002 com a intenção inicial de estudar as potencialidades da (e aplicar a) História Oral como metodologia de pesquisa para a Educação Matemática. Com o tempo, outras abordagens - como, por exemplo, a Hermenêutica de Profundidade - foram incorporadas e são hoje mobilizadas para estudar distintos temas, todos eles, entretanto, vinculados à cultura matemática escolar. O Grupo mantém um acervo de referências originais para estudos em História da Educação Matemática, com cerca de dois mil volumes produzidos desde o início do século XVIII até o final do século XX. O acesso ao acervo é gratuito. Formar pesquisadores na atividade de pesquisar, problematizar as práticas de pesquisa e apoiar a criação de novos grupos estão entre as responsabilidades assumidas pelo GHOEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (26) .
Integrantes: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo - Coordenador / Antônio Vicente Marafioti Garnica - Integrante / Heloisa da Silva - Integrante.
2012 - 2015
Tecnologias e Educação Matemática: produção de materiais didáticos
Descrição: Realização de pesquisas bibliográficas, resgatando estudos voltados para o ensino e aprendizagem de Matemática com o uso de tecnologias; realização de buscas, principalmente através da internet, por conteúdos digitais e materiais de apoio disponíveis para o ensino e aprendizagem de Matemática. Elaboração/criação, colaborativa (estudante-orientador), de materiais didáticos de Matemática, que exploram as inovações tecnológicas e os recursos disponíveis na internet. Considerando o olhar dos estudantes que vivencia processos de ensino, em sua formação atual, no Ensino Médio..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Grupo de Pesquisa e Estudos Histórico-Culturais em Educação Matemática e em Ciências
Descrição: O Grupo de Pesquisa e Estudos Histórico-Culturais em Educação Matemática e em Ciências dedica-se ao estudo e desenvolvimento de pesquisa nos campos da Educação Matemática, da Educação em Ciências e áreas de conhecimento correlatas. Fundamenta seus trabalhos em uma perspectiva teórica baseada na abordagem histórico-cultural, originada na escola soviética de psicologia fundada por Vygotsky, Leontev e Lúria, no início do século XX, e em perspectivas sociológicas, como a de Marx. Fundamenta-se, em especial, na Teoria da Atividade, que considera a atividade como unidade básica do desenvolvimento humano. A principal característica da atividade humana é que ela é um fenômeno mediado histórico e culturalmente. O grupo é multidisciplinar, integrando professores, alunos e pesquisadores dos campos da Educação Matemática e da Educação em Ciências, e fundamentando seu trabalho em campos teóricos diferentes, mas que se articulam por meio da observação do fenômeno educativo de forma dialética e processual. Começamos a nos reunir, informalmente, no início de 2006, como grupo de estudos sobre Teoria da Atividade. Naquela época, poucos integrantes do grupo utilizavam-na como referencial teórico de sua pesquisa. À medida que as discussões amadureciam, alguns membros do grupo passaram a incorporá-la em suas pesquisas individuais e novos integrantes, interessados no assunto, se juntaram a nós. Esse movimento deu origem a discussões e estudos de cunho metodológico, e passamos a nos reconhecer, também, como grupo de pesquisa. Os membros do grupo têm participado de eventos nacionais e internacionais e alguns têm colaboração com pesquisadores internacionais. Nossa meta é transformar essa atuação individual, em eventos, publicações e trabalhos colaborativos, em uma atividade de todo o grupo..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2013
Taba Eletrônica
Descrição: A Taba Eletrônica é um projeto de e extensão com foco na utilização de recursos tecnológicos para interação, aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos no contexto de aprendizagem de línguas. A Taba Eletrônica surge como uma comunidade de prática que busca promover a aproximação do professor com a tecnologia e explorar alternativas de disseminação de informações e de construção compartilhada de conhecimento na sala de aula de línguas. ATaba Eletrônica é um projeto itinerante que oferece um conjunto de oficinas ministradas por seus colaboradores..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: ForScience


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: ForScience - Revista Científica do IFMG - Campus Formiga
2018 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.2013MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Teresinha Fumi Kawasaki . Kit de Primeiros Socorros: um guia para professores que, repentinamente, passam a atuar na EaD. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 27, p. 467-480, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, J. L. ; MELILLO, K. M. C. F. A. L. . Cônicas. Práticas de Ensino III Construções Geométricas Guia de estudos da disciplina. 1ed.Ouro Preto: Centro de Educação a Distância - Universidade Federal de Ouro Preto, 2012, v. , p. 151-191.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. ATIVIDADE DE ENSINAR, REPENTINAMENTE, NA MODALIDADE EaD/UAB. In: I Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais, 2016, Belo Horizonte. I Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais, 2016.

2.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; GOMES, M. L. M. . História do Ensino de Matemática de um colégio técnico de Minas Gerais (1969 - 2006). In: 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru - SP. 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014.

3.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Airton Carrião Machado ; ADELINO, P. R. ; ZUNIGA, N. O. C. . Ambiente de Investigação: Análise de um problema tipicamente escolar. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevidéu. VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

4.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Teresinha Fumi Kawasaki . PROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: APRESENTAÇÃO DE UM CENÁRIO LOCAL.. In: VIII Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED), 2011, Mariana. VIII Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2011.

5.
MELILLO, C. R. ; MELILLO, K. M. C. F. A. L. ; OLIVEIRA, D. P. A . INVESTIGANDO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES DE MATRIZES COM O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS. In: X Encontro de Educação Matemática, 2010, Salvador. X Encontro de Educação Matemática, 2010.

6.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Em um Dia, Professor no Ensino Presencial... Em Outro, Professor na Modalidade a Distância: que estratégias ele adota para ensinar matemática?. In: XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande - MS. Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional, 2010.

7.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Vilma Candida Bueno ; Osvaldo Honório de Abreu ; Lílian Isabel Ferreira Amorim . GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, DAS SÉRIES INICIAIS AO ENSINO SUPERIOR.. In: V ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Lavras - MG. V ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009.

8.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; QUADROS, Ana Luiza ; NASCIMENTO, Eliane Maria do . ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUE EXPECTATIVAS TÊM?. In: II Congresso das Licenciaturas: Ciências, Ensino e Aprendizagem na Formação de Professores, 2009, São Paulo. II Congresso das Licenciaturas: Ciências, Ensino e Aprendizagem na Formação de Professores, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; GOMES, M. L. M. . PRÁTICAS DE ENSINAR-APRENDER MATEMÁTICA: UMA HISTÓRIA DO COLÉGIO TÉCNICO DA UFMG - COLTEC (1969-1997). In: ENCONTRO DE PESQUISA SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA DA UFMG, 2017, Belo Horizonte. ENCONTRO DE PESQUISA SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA DA UFMG, 2017.

2.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Teresinha Fumi Kawasaki . PROFESSORES DA EAD/UAB: (IM)POSSIBILIDADE DE DISSOSSIAR AS ATIVIDADES DE ENSINO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. In: RELME 26. Reunião Latino-Americana de Matemática Educativa, 2012, Belo Horizonte. ANAIS DO XXVI REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA RELME 26, 2012.

3.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. FERRAMENTAS DA WEB PARA POTENCIALIZAR O ENSINO.. In: III JORNADA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFMG CAMPUS FORMIGA E I WORKSHOP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO CENTRO-OESTE MINEIRO, 2011, Formiga. III JORNADA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFMG CAMPUS FORMIGA E I WORKSHOP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO CENTRO-OESTE MINEIRO, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Airton Carrião Machado ; MELILLO, K. M. C. F. A. L. ; ADELINO, P. R. ; ZUNIGA, N. O. C. . Cambio en las formas de registro: una actividad de uso de lenguaje matemático en un contexto cotidiano.. In: VII Coloquio Internacional sobre enseñanza de las Matemáticas, 2014, Lima. Resúmenes 2014 - VII Coloquio Internacional sobre enseñanza de las Matemáticas: Educación Matemática em contexto.. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú, 2014. p. 237-238..

2.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Airton Carrião Machado ; COELHO, E. ; ALMEIDA, R. ; RODRIGUES, E. ; BRANCO, D. C. ; QUEIROZ, L. . TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO DEMATERIAIS DIDÁTICOS. In: III Seminário do Programa de Iniciação Científica Júnior, 2014, Belo Horizonte. III Seminário do Programa de Iniciação Científica Júnior, 2014.

3.
Daila Silva Seabra de Moura Fonseca ; MELILLO, K. M. C. F. A. L. . GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA AUXILIAR PARA EXPLORAR AS PROPRIEDADES DAS FUNÇÕES INVERSAS. In: Primeira Conferencia Latino - Americana de Geogebra Geogebra, 2011, São Paulo. Primeira Conferencia Latino - Americana de Geogebra Geogebra - LA2011, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Teresinha Fumi Kawasaki . Kit de primeiros socorros: um guia para professores que, repentinamente, passam a atuar na EaD. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO TÉCNICO DA UFMG - COLTEC (1969-1999). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Um Guia para professores que passam a atuar na EAD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Teresinha Fumi Kawasaki . Professores da ead/uab: (im)possibilidade de dissociar as atividades de ensino nas modalidades presencial e a distância.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Ferramentas da web para potencializar o ensino.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Integrando tecnologias digitais na prática pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Daila Silva Seabra de Moura Fonseca ; MELILLO, K. M. C. F. A. L. . GeoGebra: Uma ferramenta auxiliar para explorar as propriedades das funções inversas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Teresinha Fumi Kawasaki . PROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: APRESENTAÇÃO DE UM CENÁRIO LOCAL.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Teresinha Fumi Kawasaki . Em um Dia, Professor no Ensino Presencial... Em Outro, Professor na Modalidade a Distância: que estratégias ele adota para ensinar matemática?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Teresinha Fumi Kawasaki . FROM FACE-TO-FACE TO DISTANCE LEARNING TEACHING IN A BLINK OF AN EYE: ? WHAT STRATEGIES DOES A TEACHER ADOPT TO TEACH MATH?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Vilma Candida Bueno ; MELILLO, K. M. C. F. A. L. . GeoGebra: Uma possibilidade para o ensino/aprendizagem das funções trigonométricas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; OLIVEIRA, D. P. A ; MELILLO, C. R. . INVESTIGANDO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES DE MATRIZES COM O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; QUADROS, Ana Luiza . ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUE EXPECTATIVAS TÊM?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Osvaldo Honório de Abreu ; Vilma Candida Bueno ; Lílian Isabel Ferreira Amorim ; MELILLO, K. M. C. F. A. L. . GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Guia para professores que passam a atuar na EaD. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. ?OS PREÇOS ESTÃO NA HORA DA MORTE? ? TEMA GERADOR NO ENSINO DE FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.. 2016.

2.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. PRESCRIÇÃO OU ORIENTAÇÃO? REVISTA A ESCOLA NORMAL E OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS APONTADOS PARA PROFESSORES (1924-1926). 2016.

3.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Movimentos de educação (matemática) paralelos na educação básica: um olhar para além da grade regular. 2016.

4.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: HISTÓRIA E MEMÓRIA. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Egressos do Mestrado em Educação Matemática da UFOP compartilham suas experiências no doutorado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; MELILLO, C. R. ; OLIVEIRA, D. P. A ; MIRANDA, A. M. ; CORREIA, W. M. ; RIBEIRO, C. B. ; OLIVEIRA, F. P. ; SILVA, N. M. . Egressos do Mestrado em Educação Matemática da UFOP compartilham suas experiências no doutorado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. 4° Congresso Regional de Educação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Maria Teresa Araújo ; MELILLO, K. M. C. F. A. L. . Ferramentas de Apresentação e Armazenamento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Curso de Capacitação de Tutores - EaD/UAB. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Participação em banca de Gabriel Gonçalves Ribeiro Silva. Diagnóstico da inserção de tecnologias educacionais em escolas de ensino fundamental do interior de minas gerais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Lavras.

2.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Participação em banca de GUSTAVO VENANCIO PIMENTA. O desenvolvimento do campo conceitual da trigonometria em situações de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Lavras.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aniura Milanes Barrientos; MELILLO, K. M. C. F. A. L.; MACHADO, P. A. F.. Participação em banca de Leonardo Pereira Barcelos. Ensino de Geometria com software GeoGebra: Aplicações em Sala de Aula. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matematica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Juliana Batista Faria; ARAUJO, D. A.; MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Participação em banca de Matheus de Almeida Dibai. O uso da calculadora na sala de aula: opiniões de estudantes do ensino fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matematica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ZUNIGA, N. O. C.; GEBARA, T. A. A.; MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Participação em banca de Fernanda Rodrigues Alves Costa. Um estudo sobre o perfil dos professores de Matemática da rede municipal de Contagem - MG.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; CAMPOS, I. S.; TOMAZ, V. S.. Participação em banca de Elizamar Gomes Da Silva.O uso de meios tecnológicos em sala de aula pelos professores indígenas Xakriabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; CAMPOS, I. S.; TOMAZ, V. S.. Participação em banca de Vanessa Seixas Pinheiro.O uso de meios tecnológicos em sala de aula pelos professores indígenas Xakriabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Révero Campos da Silva; Yara Patrícia Barral Queiroz Guimarães; MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Participação em banca de Taís Gonçalves Gadoni.Introduzindo Geometria Fractal no Ensino Médio de Escolarização, por meio de práticas investigativas.INVESTIGATIVAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatrua em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Yara Patrícia Barral Queiroz Guimarães; Alessandra Pereira da Silva. Participação em banca de Alan Raniel Borges da Cruz.Uma contextualização Histórica sobre Limites. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatrua em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Révero Campos da Silva; Yara Patrícia Barral Queiroz Guimarães. Participação em banca de Dalton Vieira de Carvalho.Atividade Investigativa com o programa Geogebra sobre Funções Quadráticas para o Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatrua em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
Ana Rafaela Ferreira; MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Participação em banca de Idelmo Rodrigues da Silva e Tiago Pereira Elias.A utilização da Matemática Financeira no cotidiano do aluno do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação Helena Antipoff.

7.
Alessandra Pereira da Silva; Daila Silva Seabra de Moura Fonseca; Josiany Santos de Oliveira; MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Participação em banca de Josiany Santos de Oliveira.Análise do Conceito de Funções em Livros Didáticos Sob uma Perspectiva Histórica.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatrua em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Alessandra Pereira da Silva; Carolina Paola de Almeida; Thiago Schieber. Participação em banca de Carolina Paola de Almeida.Metodologia Para Ensinar Multiplicação E Divisão De Números Naturais Para Alunos Da 5ª Série.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatrua em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
Mayra Alves Stradioto; MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Francisco Padilha Pimenta; Alessandra Pereira da Silva; Flaviana Santos Dutra. Participação em banca de Francisco Padilha Pimenta.A Matemática Na Educação De Jovens e Adultos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatrua em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.; Ana Rafaela Ferreira. Participação em banca de Lucas Santos Pimenta e Silvia Cristina Dias de Souza.A contribuição do ensino de Função Polinomial do 2° grau no Ensino Médio: As possibilidades de aplicação no cotidiano.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação Helena Antipoff.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ADELINO, P. R.; ALVES, Maria José; MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Concurso Público - Professor Substituto - EDITAL Nº 303, 18/06/2018. 2018. Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. FASEH - VESTIBULAR 2018. 2018. Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.

3.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Corpo de Bombeiro (CFO). 2018. Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.

4.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Concurso Público de Provas e Títulos - Edital 149/2014. 2014. Instituto Federal Minas Gerais.

5.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Concurso Público de Provas e Títulos - Campus Ouro Branco - Edital 153/2014. 2014. Instituto Federal Minas Gerais.

6.
Airton Carrião Machado; ADELINO, P. R.; MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Concurso Público Professor Substituto. 2014. Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
ZUNIGA, N. O. C.; Airton Carrião Machado; MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Concurso Público - Professor Substituto. 2012. Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Concurso Público - Professor Efetivo EBTT- Edital 036/2010. 2011. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Seminários História Oral e Educação Matemática. 2017. (Seminário).

2.
ENCONTRO DE PESQUISA SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA DA UFMG.PRÁTICAS DE ENSINAR-APRENDER MATEMÁTICA: UMA HISTÓRIA DO COLÉGIO TÉCNICO DA UFMG - COLTEC (1969-1997). 2017. (Encontro).

3.
Encontro Anual do Grupo - "História Oral e Educação Matemática.HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO TÉCNICO DA UFMG - COLTEC (1969-1999). 2016. (Encontro).

4.
I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais.Atividade de ensinar, repentinamente, na modalidade EAD/UAB. 2016. (Encontro).

5.
2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.História do Ensino de Matemática de um colégio técnico de Minas Gerais (1969 - 2006). 2014. (Encontro).

6.
III Seminário do Programa de Iniciação Científica Júnior.TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO DEMATERIAIS DIDÁTICOS. 2014. (Seminário).

7.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

8.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Outra).

9.
III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Mini-Curso: Ações que constituem a atividade de ser professor na EaD/UAB.. 2012. (Encontro).

10.
4° Congresso Regional de Educação - Tecnologias na escola: um olhar artístico e cultural na formação de alunos de Educação Básica.. Ferramentas de Apresentação e Armazenamento. 2011. (Congresso).

11.
II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Encontro).

12.
Primeira Conferencia Latino - Americana de Geogebra Geogebra. GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA AUXILIAR PARA EXPLORAR AS PROPRIEDADES DAS FUNÇÕES INVERSAS. 2011. (Congresso).

13.
VIII Simpósio de Formação e Profissão Docente.Professores de um curso de Licenciatura em Matemática a Distância: apresentação de um cenário local.. 2011. (Simpósio).

14.
Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Em um Dia, Professor no Ensino Presencial... Em Outro, Professor na Modalidade a Distância: que estratégias ele adota para ensinar matemática?. 2010. (Encontro).

15.
I Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.FROM FACE-TO-FACE TO DISTANCE LEARNING TEACHING IN A BLINK OF AN EYE: ? WHAT STRATEGIES DOES A TEACHER ADOPT TO TEACH MATH?. 2010. (Encontro).

16.
X ENEM.INVESTIGANDO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES DE MATRIZES COM O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS. 2010. (Encontro).

17.
XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Em um Dia, Professor no Ensino Presencial... Em Outro, Professor na Modalidade a Distância: que estratégias ele adota para ensinar matemática?. 2010. (Encontro).

18.
XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, psicanálise e educação na cultura contemporânea e IX Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.GeoGebra: Uma possibilidade para o ensino/aprendizagem das funções trigonométricas.. 2010. (Encontro).

19.
IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2009. (Encontro).

20.
V ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, DAS SÉRIES INCIAIS AO ENSINO SUPERIOR.. 2009. (Encontro).

21.
II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. ENCONTRO DE PESQUISA SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA DA UFMG. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
David Castello Branco Assunção. Tecnologias e Educação Matemática: produção de materiais didáticos. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Curso Técnico Nível Médio) - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Estevão Coelho Kiel de Oliveira. Tecnologias e Educação Matemática: produção de materiais didáticos. Início: 2014 - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Ashtar Sheran Diniz Carvalho. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Raquel Magalhães da Fonseca. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Wanessa Barbosa de Oliveira. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Gabriel dos Santos Martins de Araújo. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Giulia Haua Barquete Braccini. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elizamar Gomes Da Silva. O USO DE MEIOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES INDÍGENAS XAKRIABÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

2.
Vanessa Seixas Pinheiro. O USO DE MEIOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES INDÍGENAS XAKRIABÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

3.
Elizamar Gomes da Silva/ Vanessa Seixas Pinheiro (COORIENTAÇ. O Ensino da Matemática com uso das Tecnologias - FIEI-REUNI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

Iniciação científica
1.
Leone Max Faria de Souza. Tecnologias e Educação Matemática: produção de materiais didáticos. 2012. Iniciação Científica - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

2.
Eric Serbinenko. Tecnologias e Educação Matemática: produção de materiais didáticos. 2012. Iniciação Científica - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

3.
Fernanda Gonçalves de Carvalho. Tecnologias e Educação Matemática: produção de materiais didáticos. 2012. Iniciação Científica - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

Orientações de outra natureza
1.
AMANDA C. F. SANTOS. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2013. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

2.
ASHTAR SHERAN DINIZ CARVALHO. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

3.
JOSIMEIRE DO NASCIMENTO DIAS. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

4.
GIORDANNI ZOPPELLARO. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.

5.
MARIANA MARTINS DURÃES BRANDÃO. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELILLO, K. M. C. F. A. L.. Egressos do Mestrado em Educação Matemática da UFOP compartilham suas experiências no doutorado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Grupos de Pesquisa em que participo (CNPQ):
Grupo de Pesquisa e Estudos Histórico-Culturais em Educação Matemática e em Ciências - UFMG/FAE
Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - UFOP/ICEB



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 17:08:17