Marina Helena Meira Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6465577669211146
  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Marina Helena Meira Carvalho é graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra (2015) e doutoranda em História e Culturas Políticas pela mesma instituição, sob a orientação da profa. dra. Eliana Regina de Freitas Dutra. É integrante do grupo de pesquisa Projeto Brasiliana: Escritos e Leituras da Nação. Atua principalmente nos seguintes temas: americanismo, brasilidade, anúncios comerciais, propaganda comercial, nacionalismo, Política da Boa Vizinhança, Segunda Guerra Mundial e história da publicidade. Possui experiência em história do ensino técnico, história oral, arquivo, mediação em museu e monitoria de alunos de ensino médio. Foi membro do Conselho Editorial de 2016/2017 da Revista Temporalidades, periódico discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Atualmente é membro da comissão organizadora do VII EPHIS-UFMG- Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Realizou intercâmbio de seis meses na Universidade do Minho em 2012, durante a graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Helena Meira Carvalho
Nome em citações bibliográficas
MEIRA CARVALHO, Marina Helena;CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Eliana Regina de Freitas Dutra.
2013 - 2015
Mestrado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES NACIONAIS PELA ÓTICA DE ANÚNCIOS COMERCIAIS NO ESTADO NOVO BRASILEIRO E O AMERICAN WAY OF LIFE.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Eliana Regina de Freitas Dutra.
Palavras-chave: Estado Novo/ Vargas; americanismo/ política da Boa Vizinhança; história da propaganda; identidade nacional.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2012
Graduação em história.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Maria Marta Lobo Araújo).




Formação Complementar


2016 - 2016
Global History e a História da América: debates e perspectivas. (Carga horária: 5h).
Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, ANPHLAC, Brasil.
2013 - 2013
Da sociedade de classe à sociedade de massas. (Carga horária: 8h).
UNESP, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Ensino de História e música: métodos e práticas. (Carga horária: 6h).
Programa de pós-graduação em história ufmg, PPGHIS UFMG, Brasil.
2013 - 2013
TREINAMENTO DE USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS D. (Carga horária: 2h).
Biblioteca Universitária da UFMG, BU-UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Encontro com o Museu. (Carga horária: 4h).
Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto, AAMHAB, Brasil.


Atuação Profissional



Programa de História Oral/CEM/FAFICH, PHO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Grupo de estudo, Enquadramento Funcional: Grupo de estudos, Carga horária: 20
Outras informações
Participação em grupo de estudo sobre a ditadura militar e movimento pela anistia orientado pela Profa. Dra. Maria Eliza Linhares Borges.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estágio FAPEMIG/ PIBIC, Enquadramento Funcional: Estágio remunerado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do projeto "A criação do curso Técnico de Química Industrial nas Atas do Conselho de Representantes e de Professores da Escola Técnica de Belo Horizonte" orientada pela Profa. Dra. Laura Nogueira Oliveira. Descrição do projeto: Em 1959, o governo federal, pelo Decreto n. 47.038, modificou a organização e o funcionamento da rede federal de ensino, dotando as escolas técnicas de autonomia jurídica, financeira e didática. A administração e a criação de novos cursos passaram a ser atribuição de um Conselho de Representantes, composto por elementos internos e externos às instituições. A lei determinou também a criação de um Conselho de Professores, órgão consultivo e deliberativo em termo pedagógico-didático. O primeiro Conselho de Representantes instalado na Escola Técnica de Belo Horizonte, atual CEFET-MG, iniciou seus trabalhos em novembro de 1961; em janeiro do ano seguinte, o Conselho de Professores foi instalado. Todas as reuniões destes Conselhos foram registradas em Atas que se encontram depositadas no Arquivo Geral da Instituição. A pesquisa proposta é a de realizar a leitura e análise das Atas dos Conselhos, desde a instalação dos mesmos até 1974, quando a estrutura dos órgãos colegiados da Escola foi modificada pelo Decreto n. 75.079, sendo ambos os Conselhos instintos e suas atribuições assumidas, em parte, pelo Conselho Técnico Consultivo. Pretende-se retirar destas Atas as proposições, discussões e deliberações sobre a criação dos cursos técnicos em geral e do de Química Industrial, em particular.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estágio FAPEMIG/ PIBIC, Enquadramento Funcional: Estágio remunerado, Carga horária: 20
Outras informações
Ouvir para contar: construção de um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos do curso de Química/CEFET-MG, décas de 1960-1970. Descrição: A proposta da pesquisa é a de recolher, transcrever e constituir um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos diretamente envolvidos no processo de construção e de consolidação do curso Química do CEFET-MG, nas décadas de 1960 e 1970. Pretende-se que professores e funcionários relatem sua experiência na vida institucional, no que se refere diretamente à constituição do curso. Buscar-se-ão prioritariamente informações dos professores e funcionários depoentes sobre: dados biográficos, formação acadêmica/profissional, funções exercidas, sua inserção na Instituição e na construção do curso, suas lembranças/opiniões a respeito da elaboração das grades curriculares, das escolhas de conteúdos, de métodos de ensino e de práticas pedagógicas, de financiamento, de preferências acadêmicas e políticas, dentre outras. No que se refere aos alunos-egressos, pretende-se com as entrevistas o relato de como o currículo e a experiência escolar foi compreendida e vivenciada por esses sujeitos e da importância da formação recebida para a atuação profissional e/ou trajetória de vida. Também se buscará o espaço de apropriação da cultura escolar e a representação que as pessoas possuem do papel e da função da escola.Objetiva-se construir um acervo de fontes documentais que possam ser, posteriormente, utilizadas em projetos de pesquisa, em diversos campos de conhecimento, tais como a história institucional, da educação, da ciência. O produto final da pesquisa é a construção de um acervo de fontes orais, composto pelas entrevistas gravadas e transcritas que, juntamente com outras fontes documentais, possa permitir a construção trabalhos científicos sobre o Curso, sobre a própria Instituição, assim como trabalhos ligados à história da ciência e da educação técnica e tecnológica no Brasil.. Orientadora:


Colégio Magnum Agostiniano, MAGNUM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio remunerado, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio não obrigatório. Monitoria e realização de aulões temáticos e de revisão. Acompanhamente de alunos.


Memorial Minas Gerais - Vale, MMGV*, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Trabalho Temporário, Enquadramento Funcional: Monitora de museu/ educadora, Carga horária: 24


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Membro da ComissãoOrganizadora, Enquadramento Funcional: Comissão organizadora do VII Ephis

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES/PROEX, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Formulou e ministrou disciplina: "Por uma abordagem política dos meios de comunicação: análise dos discursos midiáticos sobre as relações entre Brasil e Estados Unidos (1930-1945)", optativa para a graduação em História e Relações Exteriores Internacionais da UFMG. 60h- 4 créditos

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Membro do Conselho Editorial, Enquadramento Funcional: Conselho Editorial da Revista Temporalidades

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 2
Outras informações
Lecionou disciplina História & Propaganda, como optativa para graduandos em História da UFMG, contando também com alunos de Comunicação Social e Antropologia.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação à Pesquisa Científica, orientanda de João Pinto Furtado, em projeto sobre História Cultural. Desenvolvimento do projeto "Representações das identidades nacionais pela ótica de anúncios comerciais no Brasil Varguista" o qual envolve levantamento bibliográfico, leitura crítica, pesquisa em acervos e produção bibliográfica.


Centro de Memória e Patrimônio Cultural UFMG- Movimento Estudantil, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Centro de Memória e Patrimônio Cultural UFMG- Movimento Estudantil Função: Estágio Voluntário. Organização e classificação de acervo documental, levantamento do acervo, criação de planilhas no Excel, arrecadação de acervo, formulação de documento de doação de acervo.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
RAZÕES PARA O SACRIFÍCIO: AS JUSTIFICATIVAS PARA OESFORÇO DE GUERRA EM ANÚNCIOS COMERCIAIS DE REVISTASBRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS (1939-1947)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Right man com bossa: as representações do Brasil e do American way of life nas propagandas comerciais em revistas brasileiras de variedades (1937-1947)
Descrição: Pesquisa para obtenção de título de mestrado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Helena Meira Carvalho - Coordenador.
2010 - Atual
Representações das identidades nacionais pela ótica de anúncios comerciais no Brasil Varguista
Descrição: O presente trabalho mostra os anúncios comerciais como reveladores de identidades, ao mesmo tempo se baseando na tradição e na inovação: pretendem que o consumidor se identifique com o produto e também se propõe a gerar novos hábitos em seus espectadores. A propaganda não só é produzida através de valores sociais como pretende ser formadora dos mesmos. Contudo, parto do pressuposto que não existe manipulação, pois, como nos ensinam Ricoeur, Chartier e Certau, o indivíduo se apropria do objeto e o reinterpreta, não sendo um receptor passivo. Em momentos nacionalistas, como o doutrinado por Vargas, as identidades nacionais se tornam mais evidentes. O ser humano tende a acrescentar algo de seu em tudo que o circunda, sendo assim, os publicitários acrescentam os valores de sua época nas propagandas, criando os estereótipos. O período Varguista foi determinante para a história da propaganda no Brasil. Na década de 1930 começam a crescer o número de agências de propaganda brasileiras, bem como de departamentos de publicidades em empresas. Surgem associações, como a ABP e a APP, além de eventos publicitários no país. A propaganda brasileira estava institucionalizando-se. Entretanto, a participação de agências estrangeiras, sobretudo norte-americanas, não perde sua relevância, servindo de modelo para as agências nacionais. Ao mesmo tempo em que há grande ligação da propaganda no Brasil com os EUA, é notório que ela tenta ganhar ares nacionais, cada vez mais visando seu público alvo. Na propaganda americanismo e nacionalismo não necessariamente se excluem, uma ambiguidade própria desse período. Baseio-me tanto na discussão crítica de autores sobre o Varguismo e o americanismo no Brasil, como Ângela de Castro Gomes, Maria Helena Capelato, Antonio Tota e Gerson Moura, quanto sobre história da propaganda e da imagem, como Randazzo, Aumont, Tânia Hoof e Pyr Marcondes. Como principal fonte primária eu selecionei a revista Fon-Fon, de grande circulação nesse período..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - 2017
Periódico: Temporalidades


Revisor de periódico


2016 - 2017
Periódico: Temporalidades


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Mestra em História Cultural e Política, Programa de Pós-gradução em História da UFMG.
2013
Graduada em História/Licenciatura, UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena2016MEIRA CARVALHO, Marina Helena; PRATES, T. H. O. . Editorial. Para além das fronteiras: histórias transnacionais, conectadas, cruzadas e comparadas.. Temporalidades, v. 8, p. 4-21, 2016.

2.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena2016MEIRA CARVALHO, Marina Helena; PRATES, T. H. O. . Entrevista com o historiador José Luis Bendicho Beired. Temporalidades, v. 8, p. 191-198, 2016.

3.
DORNELAS, I. O.2016DORNELAS, I. O. ; RESENDE, Pedro Henrique ; CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA . Editorial. Temporalidades, v. 8, n1, p. 5-6, 2016.

4.
TAVARES, F. L. F.2015 TAVARES, F. L. F. ; MEIRA CARVALHO, Marina Helena . A presença militar na Escola Técnica Federal de Minas Gerais na década de 1960.. Revista Historiador, v. 7, p. 41-56, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Laura Nogueira ; MEIRA CARVALHO, Marina Helena ; ALVES, Talita Cristina . O Arquivo do Registro Escolar e o Arquivo Geral como fontes para o estudo da história da educação: apontamentos sobre o curso Técnico de Química do CEFET-MG e seus alunos (1964-1969). In: Adalson Nascimento; Carla Simone Chamon. (Org.). Arquivos e história do ensino técnico no Brasil. 1ªed.Belo Horizonte: Mazza edições, 2013, v. , p. 161-1178.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA. As propagandas possuiriam relação com a linha editorial das revistas que as veiculam? Apontamentos iniciais sobre revistas brasileiras de variedades e justificativas para a Segunda Guerra Mundial.. In: XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia., 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia., 2017. p. 1-13.

2.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Propagandas comerciais e a relação entre atores brasileiros e norte-americanos em tempos de Segunda Guerra Mundial: notas iniciais.. In: IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2017, SP. Anais do IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2017, 2017. v. 3. p. 212-222.

3.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Elos com o nosso passado: índios representados em propagandas comerciais e consolidação de uma comunidade imaginada (1937-1945). In: IV EPHIS, 2016, BH. Anais do IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG. BH: Revista Temporalidades, 2015. v. 7. p. 591-605.

4.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. AS REPRESENTAÇÕES PUBLICITÁRIAS: UM ESTUDO PARA UTILIZAÇÃO DOS ANÚNCIOS COMERCIAIS EM UMA ABORDAGEM CULTURAL DO POLÍTICO. In: III Encontro do Grupo de Estudos e Trabalho História e Linguagem: Política das narrativas políticas., 2015, Belo Horizonte. Anais eletrônicos do III Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem: Política das narrativas políticas, 2015. p. 210-222.

5.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Representações do território brasileiro nos anúncios comerciais durante o Estado Novo. In: III Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2014, Belo Horizonte. Anais do III Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: TEMPORALIDADES, 2014. v. 6. p. 324-333.

6.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Americanismo e nacionalismo em anúncios comerciais durante o Estado Novo. In: 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013, Ouro Preto. Anais do 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013. p. 1-16.

7.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Anúncios publicitários como ricas fontes de pesquisa histórica: possibilidades e dificuldades. In: II Encontro de Pesquisa em História da UFMG ? II EPHIS, 2013, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do II Encontro de Pesquisa em História da UFMG? II EPHIS:, 2013. v. III. p. 225-234.

8.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. A Política de Boa Vizinhança nos anúncios comerciais no Brasil durante a primeira metade do Estado Novo (1937-1940). In: VIII Semana de História Política/ V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2013, Rio de Janeiro. Anais (errata Vol.2), 2013. v. 2. p. 41-50.

9.
OLIVEIRA, Laura Nogueira ; MEIRA CARVALHO, Marina Helena . A Criação do Curso Técnico de Química Industrial da Escola Técnica de Belo Horizonte na Memória de Professores e Alunos da Primeira Turma/1964. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Livro de Atas. Lisboa: Instituto de Educação da Cidade de Lisboa, 2012. v. I. p. 6299-6309.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. As propagandas possuiriam relação com a linha editorial das revistas que as veiculam? Apontamentos iniciais sobre revistas brasileiras de variedades e justificativas para a Segunda Guerra Mundial.. In: XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2017, Brasília. Caderno de resumos do XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH. Brasília, 2017. v. único. p. 757-758.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. As representações da Segunda Guerra Mundial selecionadas: publicidade e Seleções.. In: VII EPHIS, 2018. CADERNO DE RESUMOS DO VII ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA UFMG, 2018. p. 95-96.

2.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. O inimigo selecionado e o amigo construído: Seleções Reader?s Digest, a Segunda Guerra Mundial e a Política da Boa Vizinhança. In: XIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2018, Mariana. . Caderno de programações XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2018. p. 118-119.

3.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. A guerra cotidiana: justificativas para a Segunda Guerra Mundial em propagandas comerciais em revistas de variedades brasileiras. In: VI EPHIS - UFMG, 2017, BH. VI EPHIS- Tempo: permanências, rupturas e transições na História, 2017. p. 618-619.

4.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Propagandas comerciais e a relação entre atores brasileiros e norte-americanos em tempos de Segunda Guerra Mundial: notas iniciais. In: Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2017, São Paulo. IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos [Programação e Caderno de Resumos], 2017. p. 62-63.

5.
CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA. Os publicitários brasileiros e a discussão acerca das relações internacionais entre Brasil e Estados Unidos. In: XII ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC, 2016, Campo Grande. Programação e caderno de resumos, 2016.

6.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Jesus Cristo, um publicitário pioneiro? As narrativas dos publicitários de uma origem mítica para a propaganda. In: V EPHIS - UFMG, 2016, BH. Caderno de resumos V EPHIS- Brasil em perspectiva: passado e presente, 2016. p. 308-309.

7.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Elos com o nosso passado: índios representados em propagandas comerciais e consolidação de uma comunidade imaginada (1937-1945).. In: 4º Encontro de Pesquisa em História UFMG, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos de Simpósios Temáticos e Comunicações Livres, 2015. v. 1º. p. 89-89.

8.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Representações do território brasileiro nos anúncios comerciais durante o Estado Novo. In: III Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2014, Belo Horizonte. III Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. p. 63-63.

9.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. A valorização do American Way of Life e do nacional em anúncios comerciais brasileiros durante o Estado Novo. In: IX Semana de História Política: política, Conflitos e Indentidades na Modernidade/ VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2014. p. 341-342.

10.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. As representações publicitárias: estudo para utilização de anúncios comerciais em uma abordagem histórica cultural do político.. In: III Encontro do Grupo de Estudos e Trabalho História e Linguagem: Política das narrativas políticas., 2014, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 2014. p. 6-6.

11.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Americanismo e nacionalismo em anúncios comerciais durante o Estado Novo. In: 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013, Ouro Preto. Programação e caderno de resumos, 2013. p. 1-92.

12.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. American way ou jeitinho brasileiro? A valorização do ser nacional e do americanismo nos anúncios comerciais durante o Estado Novo.. In: XIX Semana de História: História, leitura e cultura midiática, 2013, Franca. Caderno de resumos, 2013. p. 43-44.

13.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. A Política de Boa Vizinhança nos anúncios comerciais no Brasil durante a primeira metade do Estado Novo (1937-1940). In: VIII Semana de História Política/ V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de resumos, 2013. p. 206-206.

Apresentações de Trabalho
1.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. O inimigo selecionado e o amigo construído: Seleções Reader?s Digest, a Segunda Guerra Mundial e a Política da Boa Vizinhança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. As representações da Segunda Guerra Mundial selecionadas: publicidade e Seleções. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. As propagandas possuiriam relação com a linha editorial das revistas que as veiculam? Apontamentos iniciais sobre revistas brasileiras de variedades e justificativas para a Segunda Guerra Mundial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Propagandas comerciais e a relação entre atores brasileiros e norte-americanos em tempos de Segunda Guerra Mundial: notas iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. A guerra cotidiana: justificativas para a Segunda Guerra Mundial em propagandas comerciais em revistas de variedades brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Jesus Cristo, um publicitário pioneiro? As narrativas dos publicitários de uma origem mítica para a propaganda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA. Os publicitários brasileiros e a discussão acerca das relações internacionais entre Brasil e Estados Unidos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Elos com o nosso passado: índios representados em propagandas comerciais e consolidação de uma comunidade imaginada (1937-1945).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Representações do território brasileiro nos anúncios comerciais durante o Estado Novo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. As representações publicitárias: um estudo para utilização dos anúncios comerciais em uma abordagem cultural do político. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. A valorização do American Way of Life e do nacional em anúncios comerciais brasileiros durante o Estado Novo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Anúncios publicitários como ricas fontes de pesquisa histórica: possibilidades e dificultades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. A criação do curso Técnico de Química Industrial nas Atas do Conselho de Representantes e de Professores da Escola Técnica de Belo Horizonte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Americanismo e nacionalismo em anúncios comerciais durante o Estado Novo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. A Política de Boa Vizinhança nos anúncios comerciais no Brasil durante a primeira metade do Estado Novo (1937-1940). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA. American way ou jeitinho brasileiro? A valorização do ser nacional e do americanismo durante o Estado Novo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. ?Ouvir para contar ? Construção de um acervo de memórias de professores do curso Técnico de Química Indusrial - CEFET-MG, décadas de 1960-1970?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Representações das identidades nacionais pela ótica de anúncios comerciais no Brasil Varguista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA; PRATES, T. H. O. . Organização do dossiê Para além das fronteiras: histórias transnacionais, conectadas, cruzadas e comparadas. 2016 (organização de dossiê temático).

2.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Right man com bossa: as representações do Brasil e do American way of life nas propagandas comerciais em revistas brasileiras de variedades (1937-1947) 2015 (dissertação).

3.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. A construção de uma era: Vargas e a formulação do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: Revista Estudos Históricos, 2014 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; ALVES, Talita Cristina ; OLIVEIRA, Laura Nogueira . Pesquisa histórica para a realização da exposição do Cinquentenário do Curso Técnico em Química do CEFET-MG. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; FERREIRA, M. Y. . Elaboração de roteiro de entrevista na Série Diálogos Necessários, uma iniciativa da revista Varia História em parceria com o VII EPHIS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA; PRATES, T. H. O. ; RESENDE, Pedro Henrique ; DORNELAS, I. O. ; FREITAS, A. A. G. ; MARTINS, N. R. ; REIS, M. V. . Especial 1º Ano da Política de Periódicos UFMG: Ismael Deyber e conselho editorial da Revista Temporalidades. (Entrevista concedida ao Portal de Periódicos da UFMG). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; OLIVEIRA, Laura Nogueira . Entrevista de José Antônio Silveira da Silva para o projeto Ouvir para contar ? Construção de um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos do curso de Química/ CEFET-MG, décadas de 1960-1970. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; OLIVEIRA, Laura Nogueira . Entrevista de José Crepaldi Filho para o projeto Ouvir para contar ? Construção de um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos do curso de Química/ CEFET-MG, décadas de 1960-1970. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; OLIVEIRA, Laura Nogueira . Entrevista de Adilson Ribeiro Franciscani para o projeto Ouvir para contar ? Construção de um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos do curso de Química/ CEFET-MG, décadas de 1960-1970. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; OLIVEIRA, Laura Nogueira . Entrevista de Pedro Paulo Lara de Moura para o projeto Ouvir para contar ? Construção de um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos do curso de Química/ CEFET-MG, décadas de 1960-1970. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; OLIVEIRA, Laura Nogueira . Entrevista de Luiz Fernando Gomes Guimarães para o projeto Ouvir para contar ? Construção de um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos do curso de Química/ CEFET-MG, décadas de 1960-1970. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; OLIVEIRA, Laura Nogueira . Entrevista de Victor Heinrich Arndt para o projeto Ouvir para contar ? Construção de um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos do curso de Química/ CEFET-MG, décadas de 1960-1970. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; GALVÃO, Gabriela Silva ; RODRIGUES, Márcio dos Santos . Diálogos entre História e Comunicação Social. 2017. (Coordenação de Simpósio Temático).

2.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Política da Boa Vizinhança. 2017. (Coordenação de Simpósio Temático).

3.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. parecer ad hoc para Revista Temporalidades, Ed nº24, vol. 9, nº 2 (mai./agos. 2017). 2017. (parecer ad hoc).

4.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; COELHO NETO, Raphael ; PRATES, T. H. O. . As revistas como objetos de investigação: debates teóricos e metodológicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA. Temporalidades. 2016. (Editoração/Periódico).

6.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; GALVÃO, Gabriela Silva ; RODRIGUES, Márcio dos Santos . Diálogos entre História e Comunicação Social. 2016. (Coordenação de Simpósio Temático).

7.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; PRATES, T. H. O. ; COELHO NETO, Raphael . As revistas como fonte e objeto de pesquisa para o historiador. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA; RODRIGUES, Márcio dos Santos ; QUEIROZ, H. N. . Imagens como fontes: ussos e leituras. 2015. (Coordenação de Simpósio Temático).

9.
CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA; GALVÃO, Gabriela Silva ; RODRIGUES, Márcio dos Santos ; DIAS, Suelen Maria Marques ; CHAVES, Geovano Moreira . Diálogos entre História e Comunicação Social. 2014. (Coordenação de Simpósio Temático).

10.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Relatório de Atividades de Iniciação Científica. 2013. (Relatório de pesquisa).

11.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Relatório de Atividades de Iniciação Científica. 2012. (Relatório de pesquisa).

12.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena. Relatório de Atividades de Iniciação Científica. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.Propagandas comerciais e a relação entre atores brasileiros e norte-americanos em tempos de Segunda Guerra Mundial: notas iniciais. 2017. (Simpósio).

2.
VI EPHIS.A guerra cotidiana: justificativas para a Segunda Guerra Mundial em propagandas comerciais em revistas de variedades brasileiras. 2017. (Seminário).

3.
XXIX Simpósio Nacional de História.As propagandas possuiriam relação com a linha editorial das revistas que as veiculam? Apontamentos iniciais sobre revistas brasileiras de variedades e justificativas para a Segunda Guerra Mundial. 2017. (Seminário).

4.
V EPHIS.Jesus Cristo, um publicitário pioneiro? As narrativas dos publicitários de uma origem mítica para a propaganda. 2016. (Simpósio).

5.
XII Encontro Internacional da ANPHLAC.Os publicitários brasileiros e a discussão acerca das relações internacionais entre Brasil e Estados Unidos. 2016. (Encontro).

6.
IV EPHIS.Elos com o nosso passado: propagandas comerciais e consolidação de uma comunidade imaginada (1937-1945). 2015. (Encontro).

7.
História do Brasil Nação. 2014. (Seminário).

8.
III ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA UFMG.Representações do território brasileiro nos anúncios comerciais durante o Estado Novo. 2014. (Encontro).

9.
III Encontro do Grupo de Estudos e Trabalho História e Linguagem: Política das narrativas políticas..As representações publicitárias: estudo para utilização de anúncios comerciais em uma abordagem histórica cultural do político.. 2014. (Encontro).

10.
IX Semana de História Política: política, Conflitos e Indentidades na Modernidade/ VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade..A valorização do American Way of Life e do nacional em anúncios comerciais brasileiros durante o Estado Novo. 2014. (Seminário).

11.
Seminário 1964-2014: um olhar crítico, para não esquecer. 2014. (Seminário).

12.
9º Encontro Nacional de História da Mídia.Americanismo e nacionalismo em anúncios comerciais durante o Estado Novo. 2013. (Encontro).

13.
IX Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG. A criação do curso Técnico de Química Industrial nas Atas do Conselho de Representantes e de Professores da Escola Técnica de Belo Horizonte. 2013. (Feira).

14.
Segundo Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Anúncios publicitários como ricas fontes de pesquisa histórica: possibilidades e dificuldades. 2013. (Encontro).

15.
VIII Semana de História Política/ V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.A Política de Boa Vizinhança nos anúncios comerciais no Brasil durante a primeira metade do Estado Novo (1937-1940). 2013. (Seminário).

16.
XIX Semana de História da UNESP- História, Leitura e Cultura Midiátíca. American way ou jeitinho brasileiro? A valorização do ser nacional e do americanismo nos anúncios comerciais durante o Estado Novo.. 2013. (Congresso).

17.
Aula Aberta "Memória Colectiva e os Media". 2012. (Outra).

18.
I Seminário Internacional Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio. 2011. (Seminário).

19.
O Brasil em dois tempos. História, Pensamento Social e Tempo Presente. 2011. (Seminário).

20.
Workshop Categorias de classificação social e mobilidade no Antigo Regime. 2011. (Outra).

21.
Workshop Categorias de classificação social e mobilidade no Antigo Regime. 2011. (Outra).

22.
Curso "Encontro com o Museu" - Museu Histórico Abílio Barreto. 2009. (Oficina).

23.
VII Encontro Regional Sudeste de História Oral Associação Brasileira de História Oral. 2009. (Encontro).

24.
Seminário 1968: Para Não Esquecer. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Laura Nogueira ; CARVALHO, MARINA HELENA MEIRA ; ALVES, Talita Cristina ; TAVARES, F. L. F. . 50 Anos do Curso Técnico em Química do CEFET-MG. 2014. (Exposição).

2.
MEIRA CARVALHO, Marina Helena; BORGES, Maria Eliza . VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral - Associação brasileira de História Oral. 2009. (Outro).



Outras informações relevantes


Integrante desde 2013 do grupo de pesquisa Projeto Brasiliana: Escritos e Leituras da Nação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 3:18:03