Dickson de Oliveira Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2844507590220073
  • Última atualização do currículo em 01/03/2018


Desenhista, Designer e Jornalista. Mestre em Estudos da Mídia pela UFRN (2017). Especialista em Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas pela UFRN (2014), bacharel em Jornalismo no Curso de Comunicação Social pela UFRN (2012) e licenciado em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela UFRN (2003) . Co-autor do jornal laboratório O Periódico do Curso de Jornalismo. Atuou como ilustrador, cartunista, webdesigner, arte-finalista no mercado publicitário natalense entre os anos de 1999 a 2008. Exerceu o cargo de Arte-educador na condição de servidor público, integrando a equipe multidisciplinar de educadores sociais da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - SEMTAS, na cidade do Natal/RN, de 2007 a 2010. Na condição de servidor público cedido, atuou como designer na Seção de Editoração e Publicações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, de 2009 a 2010. Seu vínculo atual, desde 2010, é de servidor público, do quadro efetivo, no cargo de Programador Visual na Secretaria de Educação a Distância ? SEDIS, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dickson de Oliveira Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, D. O.;TAVARES, Dickson de Oliveira

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação a Distância.
Av Senador Salgado Filho
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 1524
Telefone: (084) 33422250
Ramal: 131
URL da Homepage: http://www.sedis.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Estudos da Mídia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Batman: uma luz sobre o Cavaleiro das Trevas - mediações, midiatizações, transmidiatizações.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Marcelo Bolshaw Gomes.
Palavras-chave: Arte sequencial; Histórias em quadrinhos; Narrativas Transmídia; Cultura; Mídia (Publicidade).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos da Mídia.
2012 - 2014
Especialização em Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: BATMAN - Personagem, marca e ícone da cultura de pop.
Orientador: Juciano de Sousa Lacerda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Revista De Marte.
Orientador: Maria do Socorro Furtado Veloso.
1999 - 2003
Graduação em Educação Artística com Habilitação em Desenho.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2011
Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Jornalismo. (Carga horária: 128h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Programador Visual, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Habilidades e interesses em ilustração, Cartum e Histórias em Quadrinhos; Projetos em Design gráfico e Comunicação visual, Projetos editoriais em Jornalismo, Programação visual em Web design e Publicidade. Atuação na Sedis nas áreas de diagramação, edição de imagens, criação de ilustrações, projetos de sinalização e comunicação visual, bem como outros trabalhos em design gráfico.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Docente Assistido, Carga horária: 13
Outras informações
Participação no Estágio de Docência Assistida na disciplina de Sociologia da Comunicação no Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na UFRN.

Atividades

01/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação a Distância, .

Serviço realizado
Criação e arte-final de ilustrações (composições temáticas, infográficos, cartuns e tratamento de imagens) para material didático de Educação a Distância; Criação de personagens (Mascotes para materiais didáticos/História em Quadrinhos).; Criação de identidade visual para ações de extensão, bem como material promocional como: folders, cartazes, banners, crachás e adesivos.; Criação de interfaces gráficas para páginas de internet e sistemas web.; Editoração de livros e demais periódicos de demanda interna, bem como atendendo as solicitações de público externo à SEDIS.; Criação da marca do Centro de Biociências da UFRN e co-criação da nova marca da Secretaria de Educação a Distância da UFRN..
07/2015 - 12/2015
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Comunicação Social.

Estágio realizado
Estágio de Docência Assistida na disciplina de Sociologia da Comunicação.

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, TRE-RN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior (cedido ao TRE-RN), Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prestação de serviços via processo de cessão de servidor público, na época servidor público municipal, ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.


Prefeitura Municipal de Natal, PMN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: OPNS - Arte Educador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exercício do cargo de Educador Social, especializado em Artes, desenvolvendo projetos em arte-educação para as ações e programas sociais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS.



Projetos de extensão


2011 - 2011
A prática da Educação a Distância na UFRN ? 1ª Etapa
Descrição: O projeto ?A prática da Educação a Distância na UFRN ? 1ª Etapa? pretende construir, nesse primeiro momento, diversos artigos sobre as múltiplas ações da Educação a Distância que são desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os artigos apresentarão o relato da vivência de coordenadores, de professores, de técnicos, da equipe de produção de material didático (impresso e em outras mídias) desde a sua implantação até no desenvolvimento na atualidade dessa prática educacional. O projeto terá caráter educativo, sócio-cultural e científico no momento em que os conhecimentos desenvolvidos e adquiridos na prática da EaD forem registrados e divulgados para o meio acadêmico e para a sociedade em geral. Além de efetivar a interligação entre o ensino a distância, a pesquisa de novos meios educacionais e a extensão. Ainda terá uma ação sistematizada e continua que promoverá o relato e a multiplicação dos procedimentos e conhecimentos sobre EaD desenvolvidos na UFRN e direcionados ao público discente. O desenvolvido do projeto será durante 8 (oito) meses e culminará, em um momento posterior, na publicação e distribuição de um livro homônimo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2012
II BOOM Mostra de Audiovisual alunos de Comunicação Social
Descrição: Dando continuidade ao evento realizado no segundo semestre de 2010, neste primeiro semestre de 2011 será realizado, no dia 22 de junho, as 19 horas, no Labcom o II Boom - mostra Audiovisual dos alunos de Comunicação Social. O evento é uma ação conjunta dos professores Valquíria Aparecida Passos Kneipp, Ronaldo das Neves e Ruy Rocha Alckmim, como parte das atividades das disciplinas Oficina de Produção e Realização em Rádio e TV, Técnicas de Veiculação e Direção de Programas. O objetivo é exibir os trabalhos inéditos produzidos ao longo do semestre nas respectivas disciplinas para os próprios autores e também para a comunidade academica e da cidade de Natal. O evento visa também proporcionar um momento de interação e reflexão entre a comunidade acadêmica e os colaboradores e familiares dos alunos, contando para isso com a presença de apoiadores e colaboradores de todo o processos de produção e realização dos trabalho acadêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Dickson de Oliveira Tavares - Integrante / Ronaldo Mendes Neves - Coordenador.
2009 - 2009
MINI-OFICINA DE PRODUÇÃO DE FANZINES PARA ADOLESCENTES DO PETI DE GOIANINHA
Descrição: A proposta aqui apresentada tem, ainda, articulação direta com outras ações de extensão, pesquisa e ensino. O eixo dessas ações é a crença na necessidade urgente de democratização dos canais de informação, com o incentivo aos alunos para que se envolvam em atividades junto a comunidades e grupos sociais. Esse envolvimento pode se dar por meio da assessoria técnica a jornais de bairro (caso do jornal ?Fala Mãe Luiza?, que ora estamos propondo por meio de projeto de extensão), e o resgate da história dos meios contra-hegemônicos de comunicação do Rio Grande do Norte (pesquisa em andamento na base Comídia),. No caso do ensino, a manutenção de um laboratório permanente de redação jornalística, articulado em três disciplinas profissionalizantes, tende a favorecer essas ações, visto promover a qualificação do aluno não só para a prática do texto jornalístico, mas também para o trabalho em campo, no qual terá de manter contato com as múltiplas realidades sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Dickson de Oliveira Tavares - Integrante / Maria do Socorro Furtado Veloso - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
JORNAIS COMUNITÁRIOS: PROCESSO FORMATIVO E ASSESSORIA TÉCNICA A GRUPOS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Descrição: Este projeto de extensão visa o desenvolvimento de trabalho formativo e de assessoria técnica, na área de jornalismo comunitário, a grupos e organizações sociais. O objetivo é trocar experiências e dar apoio a projetos de veículos impressos e/ou a iniciativas já em andamento, neste campo. Constatamos que as equipes de produção dos jornais comunitários encontram limites no campo da assistência e responsabilidade técnica. Identificamos esse problema através de interlocução realizada no segundo semestre de 2008 com a equipe de elaboração do jornal Fala Mãe Luiza, do bairro de Mãe Luiza. que nos solicitou apoio técnico no sentido de qualificar a produção desse veículo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Dickson de Oliveira Tavares - Integrante / Maria do Socorro Furtado Veloso - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
2008 - 2008
LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Descrição: O curso de Leitura Crítica da Mídia para Crianças, realizado com o apoio de 20 discentes do curso de Comunicação Social da uFRN, é dirigido a crianças atendidas pelo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Goianinha, cidade localizada a 50 km de Natal. O público atendido pelo PETI é basicamente formado por crianças expostas a situações de risco, que incluem exploração da mão-de-obra infantil e violência doméstica. O objetivo do curso é capacitar essas crianças a promoverem uma leitura crítica dos conteúdos midiáticos, a partir do acesso, da apropriação e da discussão desses conteúdos. As atividades incluem debate em torno dos conteúdo produzido por jornais, revistas, e programas de TV e rádio a que essas crianças têm, ou não, acesso, e o modo como apreendem as mensagens veiculadas. Também serão reaizadas mini-oficinas de vídeo, fotografia e texto, visando estimular as potencialidades do grupo para as diferentes formas de expressão e comunicação social. O curso será ministrado em dois horários diferentes, para as turmas da manhã e da tarde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Dickson de Oliveira Tavares - Integrante / Maria do Socorro Furtado Veloso - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2012
EaD em revista: Produção e divulgação do conhecimento
Descrição: Editar uma revista eletrônica sobre educação a distância, periodicidade semestral, com uma coletânea de artigos que tratem da prática e dos resultados da Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte escritas por alunos , tutores, coordenadores de pólos, professores da EAD, pesquisadores. A revista será produzida na Secretaria de Educação de Educação a Distância ? SEDIS. Além disso, o projeto possui os seguintes objetivos específicos: ? Promover a produção de uma revista eletrônica que envolva docentes, discentes e a comunidade ligada a educação a distância. ? Estimular práticas interdisciplinares e multiprofissionais. ? Projetar a missão da UFRN, através da SEDIS, ampliando a qualidade das ações acadêmicas. ? Melhorar o processo de formação profissional de discentes da UFRN através de um trabalho coletivo. ? Promover o desenvolvimento social e crítico dos discentes através da pesquisa e elaboração de textos acadêmicos visando a sua construção profissional. ? Divulgar o trabalho realizado por professores que atuam na EAD/UFRN, através da Secretaria de Educação a Distância..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2012 - 2012
Revista Cultural
Descrição: O projeto propõe a estruturação, execução, impressão, divulgação e distribuição de uma revista cultural denominada ?BASCULHO? ? homônima do projeto ? que apresentará matérias sobre a Cultura Urbana de Natal. A revista terá circulação estadual e distribuição em diversos espaços culturais da cidade. Seu expediente será formado por Discentes, Técnicos Administrativos, Docentes da UFRN e colaboradores externos, responsáveis por todo o processo de construção, editoração e distribuição da revista..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2011 - 2011
1º ENCONTRO REGIONAL DE EAD
Descrição: A presente proposta de ação acadêmica denominada ?1º Encontro Regional de EaD? pretende realizar em 2011 a primeira edição de um encontro regional de Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). Essa proposta pretende oferecer a socialização de temas voltados para a EaD, que assumem projeção estadual, regional e nacional, durante dois dias de atividades (palestras e mesas-redondas). Esse evento terá periodicidade anual, contemplando a abordagem de diversos temas relacionados à prática de EaD. O encontro tem como objetivo a atualização e a difusão científica no âmbito da EaD de discentes, técnicos, docentes da UFRN, de outras IES e da comunidade em geral. Do ?1º Encontro Regional de EaD?, promovido pela UFRN/SEDIS, esperam-se os seguintes benefícios: Reunir pesquisadores e profissionais no segmento de EaD com o objetivo de difusão do conhecimento e troca de experiências; Atualização dos profissionais do estado, da UFRN e de outras IES envolvidos na prática de EaD; Fornecer referenciais teóricos relacionados aos assuntos tratados, debates, vivências e práticas. Incentivar os participantes a difundir idéias e compartilhar com seus pares acerca das experiências vivenciadas nos projetos em EaD..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


1999
Mérito Estudantil Professor Joel Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, M. B.2017 GOMES, M. B. ; TAVARES, D. O. . Trinity: o triângulo arquetípico da DC. Imaginário!, v. 12, p. 49-79, 2017.

2.
1NASCIMENTO, A. G.2012NASCIMENTO, A. G. ; TAVARES, D. O. . Superman: o ícone e o mito. Imaginário!, v. 2, p. 97-107, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACEDO, F. F. ; TAVARES, D. O. . Mergulhos no humano: perfis da vida real. 1. ed. Natal: , 2013. v. 500. 144p .

2.
VIANA, H. N. ; ROCHA, R. N. A. ; ARRAIS, R. P. A. ; RESENDE, A. P. ; NASCIMENTO, A. G. ; TAVARES, D. O. . Cidade e diversidade: itinerários para a produção de materiais didáticos em História. 1. ed. Natal: Editora da UFRN - EDUFRN, 2012. 316p .

3.
XIMENES, M. F. F. M. ; SOUZA, R. F. ; GARCIA, R. M. ; NASCIMENTO, A. G. ; TAVARES, D. O. . Meio ambiente e saúde humana: práticas, vivências e saberes. 1. ed. Natal: Editora da UFRN - EDUFRN, 2012. 400p .

4.
PEREIRA FILHO, S. F. ; TAVARES, D. O. . Homo Midas e o político mitiático na folia do rei nu. 1. ed. Natal - RN: WP Gráfica, 2009. 150p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, D. O.; GOMES, M. B. . Batman - O Cavaleiro das Mídias. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2016, São Paulo. XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM. São Paulo: Intercom, 2016. v. 39. p. R11-0475-1.

2.
TAVARES, D. O.; VELOSO, M. S. F. . O Periódico - Jornal dos estudantes de Comunicação Social da UFRN. In: Intercom ? XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina/PI. Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
TAVARES, D. O.; VELOSO, M. S. F. . O Periódico - Jornal dos Estudantes de Comunicação Social da UFRN. 2009; Tema: Jornalismo de internet. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACEDO, F. F. ; TAVARES, D. O. . Mergulhos no humano: perfis da vida real. 2013. (Editoração/Livro).

2.
XIMENES, M. F. F. M. ; SOUZA, R. F. ; GARCIA, R. M. ; TAVARES, D. O. ; NASCIMENTO, A. G. ; OLIVEIRA, C. C. . Meio ambiente e saúde humana: práticas, vivências e saberes. 2012. (Editoração/Livro).

3.
VIANA, H. N. ; ROCHA, R. N. A. ; ARRAIS, R. P. A. ; TAVARES, D. O. ; NASCIMENTO, A. G. ; RESENDE, A. P. . Cidade e diversidade: itinerários para a produção de materiais didáticos em História. 2012. (Editoração/Livro).

4.
PAIVA, Maria Cristina Leandro de ; NETO, J. C. T. ; REGO, M. C. F. D. ; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida ; TAVARES, D. O. . A prática da Educação a Distância na UFRN. 2012. (Editoração/Livro).

5.
PEREIRA FILHO, S. F. ; TAVARES, D. O. . Homo Midas e o político mitiático na folia do rei nu. 2009. (Editoração/Livro).

6.
MACEDO, F. F. ; TAVARES, D. O. . Revista Curraes - Nossa terra, nosso povo. 2009. (Editoração/Periódico).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
TAVARES, D. O.; REGO, M. C. F. D. ; VALENTIM, R. A. M. ; OLIVEIRA, I. D. ; SILVA, J. C. L. ; ARAUJO, G. F. ; FREIRE, P. A. ; MORAIS, I. R. D. ; FELIPE, M. A. ; TRINDADE, S. S. ; PAIVA, R. A. ; LACERDA, L. M. ; MELO, E. A. S. . SEDIS MATERIAIS. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120130007933, título: "SEDIS MATERIAIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAZ, A. B.; ROCHA FILHO, R. A.; GOMES, M. B.; TAVARES, D. O.. Participação em banca de Arthur Barbalho Braz.A REPRESENTAÇÃO DO JORNALISMO NA SÉRIE MARVEL?S DAREDEVIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FELIPE, M. A.; OLIVEIRA, C. C.; TAVARES, Dickson de Oliveira; SOUZA, I. S. L. E.; NASCIMENTO, A. G.; OLIVEIRA JUNIOR, M. S.. Processo Seletivo para Programador Visual (ênfase em Ilustração). 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
FELIPE, M. A.; NASCIMENTO, A. G.; OLIVEIRA, C. C.; TAVARES, Dickson de Oliveira. Processo Seletivo para Programador Visual (ênfase em Ilustração). 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
FELIPE, M. A.; TAVARES, Dickson de Oliveira. Processo Seletivo para Programador Visual (ênfase em Ilustração). 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A mediação do local e as mediações comunicativas na cultura. 2015. (Seminário).

2.
Epistemología de la comunicación y mediaciones de lo local: heurísticas socioculturales. 2015. (Seminário).

3.
Compartilhando práticas e construindo conhecimento na educação a distância: o olhar do setor de tecnologia da informação da SEDIS/UFRN. 2014. (Encontro).

4.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ESTUDOS NARRATIVOS E ROTEIRO PARA ARTE SEQUENCIAL.Superman - O ícone e o mito. 2013. (Oficina).

5.
FLIQ - Feira de Livros e Quadrinhos de Natal.Oficina de Desenho de Personagem para HQ. 2012. (Oficina).

6.
FLIQ - Feira de Livros e Quadrinhos de Natal.Oficina de Arte-Final para HQ. 2012. (Oficina).

7.
FLIQ - Feira de Livros e Quadrinhos de Natal.Oficina de Desenho de Personagem Histórico para HQ. 2011. (Oficina).

8.
I Ciclo de Palestras sobre como Como Comportar-se diante das Pessoas com Deficiência. 2011. (Seminário).

9.
Narrativa Transmídia: do cinema para as novas mídias, mini curso com o Prof. Dr. Vicente Gosciola.. 2010. (Oficina).

10.
15ª EXPOCOM - EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS EXPERIMENTAIS EM COMUNICAÇÃO.Criação da Marca e integrante da equipe organizadora do evento.. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NETO, J. C. T. ; TAVARES, D. O. . 1º ENCONTRO REGIONAL DE EAD. 2011. (Outro).

2.
PEREIRA FILHO, S. F. ; TAVARES, D. O. . 15ª EXPOCOM - EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS EXPERIMENTAIS EM COMUNICAÇÃO. 2008. (Exposição).



Inovação



Programa de computador registrado
1.
TAVARES, D. O.; REGO, M. C. F. D. ; VALENTIM, R. A. M. ; OLIVEIRA, I. D. ; SILVA, J. C. L. ; ARAUJO, G. F. ; FREIRE, P. A. ; MORAIS, I. R. D. ; FELIPE, M. A. ; TRINDADE, S. S. ; PAIVA, R. A. ; LACERDA, L. M. ; MELO, E. A. S. . SEDIS MATERIAIS. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120130007933, título: "SEDIS MATERIAIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador registrado
1.
TAVARES, D. O.; REGO, M. C. F. D. ; VALENTIM, R. A. M. ; OLIVEIRA, I. D. ; SILVA, J. C. L. ; ARAUJO, G. F. ; FREIRE, P. A. ; MORAIS, I. R. D. ; FELIPE, M. A. ; TRINDADE, S. S. ; PAIVA, R. A. ; LACERDA, L. M. ; MELO, E. A. S. . SEDIS MATERIAIS. 2013.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120130007933, título: "SEDIS MATERIAIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 11:21:02