Diogo Andrade Bornhausen

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7225692684210668
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa 'Processos de criação na comunicação e na cultura' pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Bolsista CNPq 167225/2014-6 -, Pós-graduado Lato Sensu em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR). Vice-diretor Científico do Arquivo Vilém Flusser São Paulo, Diretor do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia - CISC, Professor de Teorias da Comunicação (Graduação e Especialização) na Fundação Armando Alvares Penteado/SP. Áreas de atuação: Comunicação, Teoria da Mídia, Teoria da Imagem e Semiótica da Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diogo Andrade Bornhausen
Nome em citações bibliográficas
BORNHAUSEN, D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação e Marketing.
Rua Alagoas, 903
Higienópolis
01242902 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36627085


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Midiatização da Memória: Projeções, regulações e sujeições no ambiente digital, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Norval Baitello Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Memória Midiática; Memória no Google; Memória no Facebook; Imaginário Mnemônico Midiático.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Teoria da Mídia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica / Especialidade: Semiótica da Cultura.
2009 - 2011
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Stickers: A exibição das imagens entre o urbano e o virtual,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Norval Baitello Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sticker; Teoria da Imagem; Visibilidade; Excesso; Espaço Urbano; Ciberespaço.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Teoria da Imagem.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Teoria da Mídia.
2007 - 2008
Especialização em Sócio-Psicologia. (Carga Horária: 360h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
Título: Body Art: Relações entre corpo e subjetividade.
Orientador: Dr. Fernando Carlos Santaella Megale.
2003 - 2006
Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas.
Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Comunicação, Espaço e Tempo em Vicente Romano. (Carga horária: 12h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
2011 - 2011
Grupo de Estudos sobre Dietmar Kamper. (Carga horária: 20h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
2010 - 2010
Grupo de Estudos sobre Vilém Flusser. (Carga horária: 50h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
O Lugar da Metáfora nos Meios de Com. Visual. (Carga horária: 12h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2009 - 2009
Grupo de Estudos sobre Harry Pross. (Carga horária: 50h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Questões sobre a imagem e a mídia em Hans Belting. (Carga horária: 50h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Didática e Pedagogia para o Ensino Superior. (Carga horária: 72h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Lógica, pensamento e linguagem. (Carga horária: 8h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2007 - 2007
A questão da 'ponte' entre a Academia e a Escola. (Carga horária: 5h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2007 - 2007
Educação: Poder e Mudança. (Carga horária: 5h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2007 - 2007
A Criminalização das Lutas Sociais na Am. Latina. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Corpo sem Órgãos, Eros & Thanatos. (Carga horária: 100h).
Cia. Taanteatro, TAANTEATRO, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em O Texto como Pré-texto na Construção da Narrativa. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.
2003 - 2003
Adaptação de Texto, Criação e Roteiro. (Carga horária: 25h).
Festival Eliseu Voronkoff, ARAUCÁRIA, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 18

Atividades

09/2016 - Atual
Ensino, Comunicação e Marketing Digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
03/2016 - Atual
Ensino, Produção executiva e gestão de Televisão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
02/2012 - Atual
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação II e III
06/2014 - 07/2014
Ensino, Jornalismo Cultural, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação
08/2012 - 06/2014
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Grupo de Estudos - Vilém Flusser

Arquivo Vilém Flusser São Paulo, AVFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Vice-diretor científico, Carga horária: 15


Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia, CISC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 15


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

Atividades

09/2012 - 09/2012
Ensino, Criação de Imagem e Stylling de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Semiótica da Imagem e Comunicação Visual
07/2009 - 10/2009
Serviços técnicos especializados , Unidade Matarazzo, .

Serviço realizado
Docência Sociologia e Psicologia Social Aplicada.

Centro Universitário Campo Limpo Paulista, UNIFACCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2012 - 08/2012
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Publicitária
02/2012 - 08/2012
Ensino, Comunicação e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
Didática do Ensino Superior
02/2012 - 08/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação

Centro Universitário Ibero-Americano, UNIBERO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoramento Docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

06/2010 - 12/2010
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotografia

Museu Oscar Niemeyer, MON, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoramento Artístico e Pedagógico., Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2005 - 2006
Estágios , Didático, .

Estágio realizado
Monitoramento das Exposições e Atividades Pedagógicas.

Centro Cultural Teatro Guaíra, CCTG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produção Cultural, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2005 - 2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Música e Projetos Especias da Orquestra Sinfônica, .

Cargo ou função
Produção Cultural.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Arquivo Vilém Flusser São Paulo
Descrição: O Arquivo Vilém Flusser São Paulo dedica-se a: Recolher e abrigar materiais esparsos e inéditos de Vilém Flusser, em especial os produzidos enquanto esteve no Brasil; Registrar depoimentos sobre os ambientes intelectuais em que Flusser participou; Pesquisar em conjunto com Centros de Pesquisas e Universidades interessados na obra do autor; Promover publicações dos textos disponíveis no Arquivo, em parceria com Editoras e demais interessados; Estimular eventos e debates científicos e artísticos sobre Vilém Flusser e ideias que lhe sejam relacionadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
Constituicao do Arquivo_Vilém_Flusser_Sao_Paulo
Descrição: Em parceria com a Universidade das Artes de Berlim o acervo de escritos e de gravacoes em audio e video de Vilém Flusser será instalado em Sao Paulo, de maneira identica ao que ja existe em Berlim. Projeto em curso com o apoio da FAPESP e conduzido pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
A Midiatização da Memória: Projeções, regulações e sujeições no ambiente digital
Descrição: Esta pesquisa tem o propósito de identificar como é estruturada e disponibilizada a memória nas redes digitais e como seu funcionamento influencia na construção desse ambiente comunicativo. Esse questionamento parte da importância que a memória possui para a cultura e para a comunicação para o como é valorizada na atualidade, projetada por sua totalidade e plenitude. Em razão disso, observa-se que sua atuação ultrapassa a funcionalidade tecnológica e se constitui como agenciadora das estratégias dos meios em narrativizar e gerenciar os saberes, sendo por isso midiática. Para tanto, evidencia a importância que a memória possui em ser instrumento de conservação passível de resgate, observando suas assimilações culturais para percebê-la como objeto idealizado. Atenta-se para a forma como seus elementos são reunidos pelos meios, que a presentificam sob a imagem de acesso total e a empregam como valor que estimula e legitima suas dinâmicas em rede. Esta abordagem concentra-se em duas plataformas: Google e Facebook, por assistir nelas práticas mnemônicas que comprovam a formação de ambiências específicas a seus participantes, tais como a convicção de integralidade e de controle das informações. Propõe a existência de uma imaginário mnemônico midiático que submete as experiências de memória ao automatismo e ao excesso, decorrentes de um tempo-presente estimulado pela visualidade, o que ressignifica suas compreensões coletivas e subjetivas, principalmente. Em vista disso, fundamenta-se teoricamente nos conceitos enunciados pela Teoria da Mídia ? alemã e brasileira ?, com destaque para as reflexões de Norval Baitello Jr. acerca dos ?ambientes da comunicação? e da ?crise de visibilidade? decorrente do ?excesso? informativo, de Vilém Flusser, quando alia a comunicação com as ?ideologias da memória? e avalia a ?des-ideologização? promovida pelos meios, de Dietmar Kamper, em seus conceitos de ?órbita do imaginário? e ?força da imaginação?, e de Malena Contrera, quando entende a formação de uma ?mediosfera? que assimila os valores arcaicos em favor de um ?imaginário mediático?, principalmente. Se vale ainda do papel da memória para a cultura, vista por Ivan Bystrina e Ernst Cassirer, de sua assimilação feita pelo digital, ao inserir-se em um ?espaço contínuo?, como pensado por Lucrécia Ferrara, e ?dromocrático?, em referência aos conceitos de Paul Virilio e Eugenio Trivinho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
A transição das imagens urbanas para os meios virtuais
Descrição: Investigar de que modo a busca primordial por visibilidade passa a estruturar a comunicabilidade das imagens que aderem à dinâmica expositiva exacerbada. Como corpus, se utiliza o sticker, imagem que inicialmente se dedica à intervenção visual no espaço urbano, e se demonstra resultante de um processo construtivo de imagens que o antecederam e buscaram sempre aumentar suas abrangências através de uma ampla reprodutibilidade, porém e ao mesmo tempo o sticker se conduz para além do urbano ao utilizar também a Web como meio comunicativo. Dessa forma, o sticker pode representar o percurso atual das imagens que, ao encontrarem impedimentos que interferem em suas visibilidades e nas suas capacidades de apelo, são capazes de se direcionar a outros meios, onde acabam modificando suas visualidades e a forma como se comunicam, para conseguirem ser vistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2010 - 2014
Periódico: Ghrebh-


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Teoria da Mídia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Teoria da Imagem.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica/Especialidade: Semiótica da Cultura.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Menção honrosa (Categoria Doutorando) pela pesquisa "Memória, disponibilidade e Excesso: Sobre as (in) capacidades do consumo das memórias virtuais", Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - ESPM-SP.
2003
1º lugar com o vídeo clip "Moças da Cidade", Mostra Universitária, Festival de Cinema de Curitiba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORNHAUSEN, D. A.2011BORNHAUSEN, D. A.; TANGERINO, Denise . Resenha do livro O parque dos objetos mortos: e outros ensaios de comunicação urbana.. Rumores (USP), v. 9, p. 20, 2011.

2.
TANGERINO, D. P. C.2011TANGERINO, D. P. C. ; BORNHAUSEN, D. A. . Os sentidos dos objetos mortos: medições na comunicação urbana. Rumores (USP), v. 9, p. 19, 2011.

3.
BORNHAUSEN, D. A.2010BORNHAUSEN, D. A.. Stickers: inserção e visibilidade no espaço urbano. Cordis - Revista Eletrônica de História Social da Cidade, v. n. 3-4, p. 1-11, 2010.

4.
BORNHAUSEN, D. A.2010BORNHAUSEN, D. A.. O tempo da imagem: o caso do sticker e sua busca por visibilidade. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 2, p. 1-11, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORNHAUSEN, D. A.; MIKLOS, J. (Org.) ; SILVA, M. R. (Org.) . CISC 20 anos: Comunicação, Cultura e Mídia. 1. ed. São José do Rio Preto: Bluecom Comunicação, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BORNHAUSEN, D. A.. Traços do oblivionismo nas memórias digitais: uma análise do Google e seus mecanismos de disponibilização e selecionamento dos conteúdos em rede. In: Richard Romancini, Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 : comunicação, cultura e mídias sociais. 1ed.São Paulo: ECA-USP, 2015, v. , p. 3535-.

2.
BORNHAUSEN, D. A.. Stickers: a exibição das imagens entre o urbano e o virtual. In: BORNHAUSEN. Diogo Andrade; SILVA, Mauricio Ribeiro da; MIKLOS, Jorge. (Org.). CISC 20 anos: Comunicação, Cultura e Mídia. 1ed.São José do Rio Preto: Bluecom Comunicação, 2012, v. , p. 251-264.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORNHAUSEN, D. A.; BAITELLO JR., N. . A Memória Midiática: projeções e sujeições no ambiente digital. In: XXVI Encontro Anual da Compós, 2017, São Paulo. Anais 2017 - XXVI COMPÓS: SÃO PAULO/SP, 2017. p. 2236-4285.

2.
BORNHAUSEN, D. A.. Sentidos de fascínio e saturação de sentidos. Observação dos artifícios mnemônicos presentes no 'Efeito Google'. In: V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura, 2015, São Paulo. Anais do V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura, 2015.

3.
BORNHAUSEN, D. A.; CAPPI, J. . Formación de la esfera pública virtual: el Facebook e la creación de burbujas ideológicas. In: IX Congreso Internacional de la Unión Latina de la Economía Política de la Información, La Comunicación y la Cultura, 2015, Havana. Anais IX Congreso Internacional de la Unión Latina de la Economía Política de la Información, La Comunicación y la Cultura, 2015.

4.
BORNHAUSEN, D. A.. Está tudo ali mesmo? Sobre a crença na memória e n o consumo de informações em ambiente digital. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2015, São Paulo. Anais do Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - 2015, 2015.

5.
BORNHAUSEN, D. A.. Memória, Disponibilidade e Excesso: Sobre as (in) capacidades do consumo das memórias virtuais. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo. Anais 4° Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2014.

6.
BORNHAUSEN, D. A.. Os Processos Comunicativos do Sticker: da sua Visualidade à sua Iconofagia. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORNHAUSEN, D. A.; CAPPI, J. . Redes sociais digitais e as novas dinâmicas culturais da camada de aplicações na Internet. In: Abciber, 2016, São Paulo. Anais dos Resumos - Abciber 2016, 2016.

2.
BORNHAUSEN, D. A.. O Tempo da imagem: o caso do sticker e sua busca por visibilidade. In: 6º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, 2010, São Paulo. 6º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORNHAUSEN, D. A.. Imagem e Memória: possibilidades de reflexão a partir do Google Imagens. In: IX Congreso Internacional Chileno de Semiótica, 2015, Pucón. Anais do IX Congreso Internacional Chileno de Semiótica, 2015.

2.
BORNHAUSEN, D. A.. O Teatro e a Antropologia na Interface Ritualística. In: I Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná, 2005, Curitiba. I Seminário de Pesquisa em Artes FAP-PR. Curitiba: Fundação Araucária, 2005. v. 1. p. 34-35.

Apresentações de Trabalho
1.
BORNHAUSEN, D. A.. Projeções, Sujeições e Desafios da Memória no Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORNHAUSEN, D. A.. La exteriorización de la memoria y los desafíos a los modelos de aprendizaje: interpretaciones a partir de la filosofía de la cultura de Vilém Flusser.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BORNHAUSEN, D. A.. Memória e aprendizado para Vilém Flusser. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORNHAUSEN, D. A.; BAITELLO JR., N. . A Memória Midiática. Projeções e Sujeições no Ambiente Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BORNHAUSEN, D. A.. Vilém Flusser e a Filosofia Antropológica dos Meios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORNHAUSEN, D. A.. Ambivalência das mídias: participação social, vigilância e controle. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BORNHAUSEN, D. A.. Traços do oblivionismo nas memórias digitais. Uma análise do Google e seus mecanismos de disponibilização e selecionamento dos conteúdos em rede. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BORNHAUSEN, D. A.. Acervo Vilém Flusser: itinerário de Praga a São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BORNHAUSEN, D. A.. Imagem e Memória: possibilidades de reflexão a partir do Google Imagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BORNHAUSEN, D. A.; CAPPI, J. . Formación de la esfera pública virtual: el Facebook e la creación de burbujas ideológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BORNHAUSEN, D. A.. Memória, Disponibilidade e Excesso: Sobre as (in) capacidades do consumo das memórias virtuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BORNHAUSEN, D. A.. Estudos sobre a Imaterialidade em Vilém Flusser. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BORNHAUSEN, D. A.. A comunicação das imagens urbanas: o caso do sticker e sua exibição por meio do excesso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BORNHAUSEN, D. A.. Tempo na fotografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BORNHAUSEN, D. A.. Street Stickers - Surviving in the virtual after the urban. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BORNHAUSEN, D. A.. Os Processos Comunicativos do Sticker: da sua Visualidade à sua Iconofagia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BORNHAUSEN, D. A.. O Tempo da imagem: o caso do sticker e sua busca por visibilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
BORNHAUSEN, D. A.. Stickers: inserção e visibilidade no espaço urbano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
BORNHAUSEN, D. A.. O Fluxo Comunicativo da Imagem em sua Crise de Visibilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BORNHAUSEN, D. A.. Studium Generale (Verbete). Minneapolis, MN: Center for Art and Media Karsruhe; Vilém Flusser Archive at Berlin University od the Arts; Univocal, 2015 (Flusseriana Dictionary - An Intellectual Toolbox (English/German/Portuguese)).

2.
BORNHAUSEN, D. A.. Store - Speichern - Armazenar (Verbete). Minneapolis, MN: Center for Art and Media Karsruhe; Vilém Flusser Archive at Berlin University od the Arts; Univocal, 2015 (Flusseriana Dictionary - An Intellectual Toolbox (English/German/Portuguese)).

3.
BORNHAUSEN, D. A.; LEBEDEV, N. . As poéticas da exposição na cultura japonesa, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BORNHAUSEN, D. A.. Revista Communicare. 2017.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BORNHAUSEN, D. A.; FORTUNATO, I.. Participação em banca de Paulo Crispim Alves de Souza. A questão étnico-racil no campo curricular: uma análise da base nacional comum curricular. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Sidnei Vasques. O desafio de vender na Timeline do Facebook: Como explorar o funil de vendas no setor de serviços. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Josiane Kersul Faria. e-Sports: Um estudo dos campeonatos de jogos online como ferramenta de marketing. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Viviane Machado Lemos. O relacionamento do SESCSP através do seu canal digital fale conosco como suporte para a venda de ingressos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Cyntia Ignácio Silvestre da Silva. Cashback como meio de fidelização: análise sobre a empresa Méliuz. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

5.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Marina Calixto. O cenário do Pinterest no Brasil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

6.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Fernanda de Mello Rato. Do fast ao slow: uma reflexão sobre o tempo das coisas na cultura contemporânea. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

7.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Marina Braga Galdieri. Internet, drogas e rock and roll: a cena punk como palco da cultura sentimental contemporânea. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

8.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Helena Wilhelm Eilers. Don't believe the hype: o consumo de cultura na cena indie. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

9.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Flora Coelho Mota Pinheiro. Radiohead e a cultura digital: uma análise do comportamento de consumo de música. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

10.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Juliana Varella Reginato. Vincent: um filme para entender Tim Burton. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

11.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Verônica Andréa Buratini. Fim de Partida: Vítimas ou Algozes?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

12.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Juliana Fachin de Godoy Pereira. A importância do circo na história da música popular brasileira. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado.

13.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Maria José Ribeirinho da Fonseca. Audiodescrição na televisão: Caminhos para uma televisão totalmente acessível para deficientes visuais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de 8° Semestre RTV.Participação em banca de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso RTV (FAAP). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
BORNHAUSEN, D. A.. Participação em banca de Oliveira, G.;Oliveira, M.; Mariosa, M.;Werninghaus, M.;Gobbo.TV Faap - Pense por si mesmo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
BORNHAUSEN, D. A.; MOLON, N.; MENEZES, J.E.O.. Participação em banca de Natalia do Nascimento Junqueira.A contrarreforma do design pós-modernista nas capas de revista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero.

4.
BORNHAUSEN, D. A.; CHIACHIRI, A. R.; ANDRADE, W.. Participação em banca de Ricardo Aires de Moraes.A máscara maniqueísta: a commedia dell'arte e a utilização de sua estética na publicidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aby Warburg e sua tradição. 2017. (Simpósio).

2.
II Conversatorio sobre Tecnoestética y Sensorium contemporáneo. La exteriorización de la memoria y los desafíos a los modelos de aprendizaje: interpretaciones a partir de la filosofía de la cultura de Vilém Flusser.. 2017. (Congresso).

3.
Travessias - V Congresso Internacional da ABES. Projeções, sujeições e desafios da memória no digital. 2017. (Congresso).

4.
XXVI COMPÓS: SÃO PAULO/SP. A Memória Midiática: projeções e sujeições no ambiente digital. 2017. (Congresso).

5.
Congreso Internacional em Comunicação e Consumo. Está tudo ali mesmo? Sobre a crença na memória e n o consumo de informações em ambiente digital. 2015. (Congresso).

6.
II Encontro Internacional de Folkcomunicação. Acervo Vilém Flusser: itinerário de Praga a São Paulo. 2015. (Congresso).

7.
IX Congreso Internacional Chileno de Semiótica - Semiótica, Cultura y poder. Imagem e Memória: possibilidades de reflecão a partir do Google Imagens. 2015. (Congresso).

8.
IX Congreso Internacional de la Unión Latina de la Economía Política de la Información, La Comunicación y la Cultura. Formación de la esfera pública virtual: el Facebook e la creación de burbujas ideológicas. 2015. (Congresso).

9.
Jornalismo de profundidade na era da internet. 2015. (Encontro).

10.
Sapientia - Arqueologia de um saber esquecido.Presente ou Genealogia? É possível educar para um mundo mais sábio?. 2015. (Seminário).

11.
V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. Sentidos de fascínio e saturação de sentidos. Observação dos artifícios mnemônicos presentes no 'Efeito Google'. 2015. (Congresso).

12.
V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. O virtual e a ausência nas relações comunicativas. 2015. (Congresso).

13.
XIV Congresso Internacional Ibercom 2015. Traços do oblivionismo nas memórias digitais. Uma análise do Google e seus mecanismos de disponibilização e selecionamento dos conteúdos em rede. 2015. (Congresso).

14.
4° Congresso Internacional Comunicação e Consumo. Memória, Disponibilidade e Excesso: Sobre as (in) capacidades do consumo das memórias virtuais. 2014. (Congresso).

15.
5° Seminário Teorias da Comunicação. Quinta Essencial: Pensadores da Comunicação. 2014. (Seminário).

16.
E agora, fotografia? Clic Clube - SESC SP.Vilém Flusser - Filosofia da Caixa Preta. 2014. (Encontro).

17.
iMemory: porque as novas tecnologias digitais transforam o passado em futuro. 2014. (Seminário).

18.
Encontros de Comunicação - FAAP.Estudo sobre a Imaterialidade em Vilém Flusser. 2013. (Encontro).

19.
I Colóquio de Pesquisa em Comunicação e Semiótica.Exposição, arquivamento e invisibilidade: Um estudo sobre o paradoxo mnemônico das imagens no ambiente virtual. 2013. (Simpósio).

20.
Comunicação e Medialidade - Prof. Thomas Bauer - PUC-SP. 2012. (Outra).

21.
La sociedad sin relato. Medios, Imagen visual y crisis del sentidotido. 2012. (Seminário).

22.
Prof. Siegfried Zielinski. Sobre algumas inter-relações de tempo profundo entre Artes,Ciências e Tecnologias. 2012. (Seminário).

23.
1st Internacional Summer School on Communication and Media - Universität Wien. Street Stickers - Surviving in the virtual after the urban. 2011. (Congresso).

24.
A Criação do Homem pela Imaginação, com Prof. Christoph Wulf. 2011. (Encontro).

25.
Imagem complexa: representação audiovisual e conhecimento com Josep Català Domènech. 2011. (Encontro).

26.
Palestra aos alunos da FACCAMP.Tempo na fotografia. 2011. (Encontro).

27.
Palestra aos alunos da UNIBERO.O Fluxo Comunicativo da Imagem em sua Crise de Visibilidade. 2011. (Encontro).

28.
Seminário Internacional Emoção e Imaginação. 2011. (Seminário).

29.
10 anos de FiloCom: A nova teoria nos 44 anos de ECA. 2010. (Congresso).

30.
6º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero.O Tempo da imagem: o caso do sticker e sua busca por visibilidade. 2010. (Seminário).

31.
Para uma estética da comunicação, com Prof. Frank Hartmann. 2010. (Encontro).

32.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, GT Comunicação e Culturas Urbanas. Os Processos Comunicativos do Sticker: da sua Visualidade à sua Iconofagia. 2010. (Congresso).

33.
A pesquisa em Comunicação nos tempos de globalização com Prof. Dr. Jesús Martin-Barbero. 2009. (Encontro).

34.
II Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação. Stickers: Inserção e Visibilidade no Espaço Urbano. 2009. (Congresso).

35.
1968: Liberdade e Repressão. Teatro e Ditadura. ECA/USP. 2008. (Seminário).

36.
I Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná.O Teatro e a Antropologia na Interface Ritualística. 2005. (Seminário).

37.
Seminário Cena, Paixão e Fúria segundo Artaud. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORNHAUSEN, D. A.. Flusser e as Dores do Espaço. 2017. (Exposição).

2.
BORNHAUSEN, D. A.. Imagen y comunicación como devoración. 2015. (Congresso).

3.
BORNHAUSEN, D. A.. V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosenildo Gomes Ferreira. O jornalismo de meio ambiente e sustentabilidade na era digital. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

2.
Pedro Ruhs. Mobilidade urbana: uma análise de como os meios digitais tem atuado para o seu desenvolvimento na região metropolitana de SP. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

3.
Diogo Gusmão. Is it a match? - Uma análise dos aplicativos Tinder e Happn. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

4.
Marina Calixto. O cenário do Pinterest no Brasil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

5.
Cyntia Ignácio Silvestre da Silva. Cashback como meio de fidelização: análise sobre a empresa Méliuz. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

6.
Josiane Kersul Faria. e-Sports: Um estudo dos campeonatos de jogos online como ferramenta de marketing. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

7.
Fernanda Gouveia Ayache. Kindle: um estudo sobre o comportamento de consumo no e-reader. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

8.
Fernanda Semo. Comportamento de consumo em e-commerces de moda: Um olhar para o Instagram. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

9.
Paulo Aparecido Cassio Soares de Jesus. Webcelebripets - Os pets como influencidores digitais no Brasil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

10.
Fernando Barbosa da Silva. Gamificação como estratégia de marketing: um estudo sobre o aplicativo Heartbit. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

11.
Thomas Shikida. O novo, o velho e o tarantinesco: as influências em Kill Bill. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

12.
Fernanda Magalhães Stica. Televisão na Internet: novos rumos do audiovisual. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

13.
Andressa Carai Monteiro. O mundo desenhado pelo mapeamento: estudos de mapas culturais para as políticas públicas, sociedade e arte. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

14.
Angie Thayane Brito Parreira Saggin. Baixo Augusta: História, cultura e construção de identidade. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Cultural) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

Iniciação científica
1.
Gustavo Uliana Rodrigues. Um estudo sobre as proposições educacionais na comunicologia de Vilém Flusser. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

2.
Talissa Gracio. Stand-Up: Sobre o Humor no Brasil. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Rádio e TV) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

3.
Stella Valentini Khayat. Lobby, Mídia e Opinião Pública. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação e Marketing) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

4.
Augusto Salles Schmitt. Redes Sociais. Um estudo sobre os parâmetros discursivos e dialógicos da esfera pública conectada. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.

5.
Gustavo Belschansky. Produção e consumo de conteúdos virais no YouTube. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Diogo Andrade Bornhausen.



Outras informações relevantes


Pesquisador, membro da diretoria (2010-Atual), participante da comissão de eventos e editais do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia ? CISC. Associado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? Intercom desde junho de 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:56:12