Ana Martins Panisset

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  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Professora Assistente do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação, UFMG, área de conhecimento: Preservação do Acervo. Coordenadora do Acervo Artístico UFMG e do Laboratório de Preservação de Acervos ECI. Sub Chefe do Departamento de Teoria e Gestão da Informação. Doutora em Artes na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com a linha de pesquisa em Preservação do Patrimônio Cultural. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com a linha de pesquisa em Conservação Preventiva e Tecnologia da Obra de Arte. Possui bacharelado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado. Vem pesquisando desde sua graduação procedimentos de conservação preventiva. Atua principalmente nos seguintes temas: Documentação em Museus, Conservação Preventiva, Gestão de acervos, Coleções: protocolos de preservação e percepção conceitual de acervos e Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico. É consultora e pesquisadora na área de Documentação / Gestão / Conservação Preventiva de acervos. É pesquisadora do grupo de pesquisa ArCHE (Arte, Conservação & História-Espaços), do grupo de pesquisa Rariorum (Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus) e do grupo Imagem e Preservação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Martins Panisset
Nome em citações bibliográficas
PANISSET, Ana M.;PANISSET, Ana

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação.
Av. Antônio Carlos 6.627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095249


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Eduardo Mondlane (Orientador: Luis Lage).
Título: A DOCUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO: Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Yacy Ara Froner Gonçalves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gestão de acervos; Protocolos de documentação; Preservação de acervos; Documentação em museus; Acervos de Arte; Acervos universitários.
2008 - 2011
Mestrado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O INVENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO E CONSERVAÇÃO PREVENTIVA: estudo de caso da coleção de,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria Regina Emery Quites.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Coleção; Arte Sacra; Conservação; Cartas Patrimoniais; Preservação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2013
Aperfeiçoamento em Museum Documentation, Principles and Practice. (Carga Horária: 80h).
ICOM - CIDOC e Museum of Texas Tech University, ICOM-CIDOC, Estados Unidos.
Título: Mapping Object ID to CRM. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Stephen Stead.
Bolsista do(a): Intenational Council of Museus, ICOM, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Artes Plásticas.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: Santo Antônio Santo de Casa - Identificação, análise e estudos para conservação de imaginária brasileira.
Orientador: Dra. Maria Izabel Meirelles Reis Branco Ribeiro.
Bolsista do(a): Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
1994 interrompida
Graduação interrompida em 1997 em Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Ano de interrupção: 1997
1991 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
1983 - 1990
Ensino Fundamental (1º grau).
Instituto Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Managing Indoor Climate Risks. (Carga horária: 40h).
Cultural Heritage Agency of the Netherlands, RCE, Holanda.
2015 - 2015
Programa de Treinamento em Documentação em Museus. (Carga horária: 12h).
ICOM - CIDOC e Museum of Texas Tech University, ICOM-CIDOC, Estados Unidos.
2015 - 2015
CIDOC CRM/FRBROO++. (Carga horária: 3h).
ICOM-CIDOC / UNESCO, ICOM / UNESCO, França.
2015 - 2015
Exhibition and Performance Documentation. (Carga horária: 3h).
ICOM-CIDOC / UNESCO, ICOM / UNESCO, França.
2015 - 2015
The Role of CIDOC in Int. Humanitarian Prog.. (Carga horária: 3h).
ICOM-CIDOC / UNESCO, ICOM / UNESCO, França.
2014 - 2014
Teacher Training. (Carga horária: 40h).
ICOM - CIDOC e Museum of Texas Tech University, ICOM-CIDOC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Museum Documentation, Principles and Practice. (Carga horária: 40h).
ICOM - CIDOC e Museum of Texas Tech University, ICOM-CIDOC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Documentação como ferramenta da preservação. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Diretrizes int. gestão e documentação acervos. (Carga horária: 8h).
ICOM-CIDOC / UNESCO, ICOM / UNESCO, França.
2013 - 2013
Museus Gestão de desempenho, avaliação e indicador. (Carga horária: 12h).
Centro de Pesquisa e Formação SESC, CPF SESC, Brasil.
2013 - 2013
Desenvolvimento de informatizados de acervos cult.. (Carga horária: 18h).
Centro de Pesquisa e Formação SESC, CPF SESC, Brasil.
2013 - 2013
Programa de Treinamento em Documentação em Museus. (Carga horária: 40h).
ICOM - CIDOC e Museum of Texas Tech University, ICOM-CIDOC, Estados Unidos.
2012 - 2012
Museum Documentation, Principles and Practice. (Carga horária: 40h).
ICOM - CIDOC e Museum of Texas Tech University, ICOM-CIDOC, Estados Unidos.
2012 - 2012
Gestão de vocabulários controlados. (Carga horária: 12h).
Centro de Pesquisa e Formação SESC, CPF SESC, Brasil.
2011 - 2011
A Iluminação e a obra de arte. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Como Gerir um Museu. (Carga horária: 125h).
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
2008 - 2008
Escultura Religiosa no Brasil. (Carga horária: 20h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
2008 - 2008
Conservação de Acervos. (Carga horária: 12h).
Museu de Arte da Pampulha, MAP, Brasil.
2007 - 2007
Conservação e Organização de Acervos Fotográficos. (Carga horária: 54h).
Fundação Bienal de São Paulo, FBSP, Brasil.
2006 - 2006
Introdução à Conservação de Documentos Textuais e. (Carga horária: 54h).
Fundação Bienal de São Paulo, FBSP, Brasil.
1994 - 1994
Workshop de Iluminação Fotográfica. (Carga horária: 8h).
Centro Educacional Kodak Brasileira, KODAK, Brasil.
1993 - 1993
Oficina de Introdução à Fotografia. (Carga horária: 30h).
Instituto Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
1992 - 1992
Smithsonian Discover Graphics Workshop. (Carga horária: 54h).
Smithsonian Institution, SMITHSONIAN, Estados Unidos.
1992 - 1992
Oficina Video Installation. (Carga horária: 44h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1991 - 1991
Oficina Performance. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1990 - 1990
Oficina de Teatro. (Carga horária: 120h).
Instituto Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.


Atuação Profissional



Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - COLTEC/UFMG, PRONATEC COLTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora concursada do Curso Técnico em Conservação e Restauro - PRONATEC/COLTEC/UFMG | Disciplinas ministradas: ? Ferramentas de Proteção de Bens Culturais | fevereiro a agosto de 2014; ? História da Arte no Brasil | fevereiro a abril de 2014


ICOM - CIDOC e Museum of Texas Tech University, ICOM-CIDOC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ?Relatórios de estado de conservação: comunicando perdas e danos? e ?Definindo e mantendo um manual de procedimentos? - III Programa de Documentação em Museus CIDOC ? ICOM 2015. 12 horas aula.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ?Catalogação de acervos acumulados e recuperação de sistemas descontinuados? - II Programa de Documentação em Museus CIDOC ? ICOM 2014. 8 horas aula.


Superintendência de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais, SUMAV MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coord. de Documentação e Gestão de Acervos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assessrora técnica especializada, responsável pelo Projeto de Documentação e Gestão de Acervos da Superientendência de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais.


Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, IEPHA/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Elementos Artísticos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação de conservação-restauração de elementos móveis e integrados da Diretoria de Conservação e Restauração do IEPHA/MG.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação. Área de conhecimento: Preservação do Acervo.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora bolsista do projeto ?Patrimônio cultural e sustentabilidade?, PPGA, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, Projeto CAPES/AULP

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta na área de Conservação e Restauração de Bens Culturais/Museologia no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes - UFMG. Disciplinas ministradas: ? Conservação e Museus II - Curso de graduação em Museologia, Escola de Ciência da Informação, 1º semestre de 2015; ? Metodologia de Pesquisa em Artes - Curso de graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, 1º semestre de 2015; ? Conservação e Museus I - Curso de graduação em Museologia, Escola de Ciência da Informação, 2º semestre de 2015; ? Metodologia de Pesquisa em Artes - Curso de graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, 2º semestre de 2015.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina Mobiliário de Reservas Técnicas e Sistemas de Embalagem, Transporte e Exposição, Disciplina eletiva do Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas Artes, UFMG. 6 horas aula.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora/Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora / Pesquisadora bolsista do projeto ?Sistema de informação: protocolos de gestão em Conservação Preventiva de acervos de arte contemporânea?, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, CNPQ

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Conservação e Museus I - 5º período do Curso de Graduação em Museologia, da Escola de Ciência da Informação, UFMG. 4 aulas hora.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Mobiliário de Reservas Técnicas e Sistemas de Embalagem, Transporte e Exposição | Disciplina eletiva do Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas Artes, UFMG . 4 horas aula.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas Conservação e Museus I e II - 5º e 6º períodos do Curso de Graduação em Museologia, da Escola de Ciência da Informação, UFMG. 8 horas aula.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
disciplina Mobiliário de Reservas Técnicas e Sistemas de Embalagem, Transporte e Exposição - Disciplina eletiva do Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas Artes, UFMG. 12 horas aula

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docência na disciplina Mobiliário de Reservas Técnicas e Sistemas de Embalagem, Transporte e Exposição. Ministrada pela professora Yacy-Ara Froner. Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Móveis, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultora/Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Consultora bolsista do subprojeto Documentação e uso das coleções - Projetos Integrados para a Consolidação do Centro Arqueológico da Região de Lagoa Santa - Parque do Sumidouro, Universidade Federal de Minas Gerais / Centro Arqueológico da Região de Lagoa Santa - Parque do Sumidouro

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio docente, Carga horária: 8
Outras informações
Apoio docente no Curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista REUNI / CAPES / UFMG, no projeto de reestruturação pedagógica do curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Móveis da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio Docência na disciplina Artes Visuais I. Ministrada pelas professoras Alessandra Rosado e Yacy-Ara Froner. Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Móveis, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.

Atividades

03/2018 - Atual
Direção e administração, Diretoria de Ação Cultural - DAC, .

Cargo ou função
Coordenadora do Acervo Artístico UFMG.
3/2018 - Atual
Direção e administração, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação.

Cargo ou função
Sub-chefe de Departamento.
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Ação Cultural - DAC, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Consultivo do Setor de Acervo Artístico da DAC, conforme portaria nº 13, 27 de junho de 2017.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Integrador da REMECC - Grupo de trabalho Gestão da Informação, conforme Resolução nº 1/2017, 17 de fevereiro de 2017.
01/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Preservação de Acervos (LPA), conforme Portaria 006/2017 de 31/01/2017.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação.

Cargo ou função
Representante titular Colegiado do Curso de Arquivologia, Portaria nº 086/2016, de 23/09/2016.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação.

Cargo ou função
Membro suplente da Câmara Departamental, Portaria nº 081/2016 de 30/08/2016.
7/2016 - Atual
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de laudos técnicos para acervos arquivísticos
Planejamento das ações de conservação de acervos arquivísticos
Preservação de Acervos
7/2016 - Atual
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Preservação do Acervo
01/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, .

03/2017 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, .

Cargo ou função
Sub coordenadora do Colegiado do Curso de Museologia.
3/2015 - 7/2016
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conservação e Museus I
Conservação e Museus II
3/2015 - 12/2015
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Arte

Fundação Bienal de São Paulo, FBSP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Treinamento Tecnico de Conservação, Carga horária: 25
Outras informações
Treinamento técnico de conservação e supervisão dos jovens aprendizes do Projeto de Preservação da Coleção Fotográfica - Arquivo Histórico Wanda Svevo, Fundação Bienal de São Paulo.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor Tecnico de Conservação, Carga horária: 25
Outras informações
Projeto de Preservação da Coleção Fotográfica do Arquivo Histórico Wanda Svevo.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica em conservação, Carga horária: 25
Outras informações
Projeto de Documentação, higienização, pequenos reparos e reembalagem do Fundo Ciccillo Matarazzo, do Arquivo Histórico Wanda Svevo


Instituto Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora do Laboratório de fotografia na Escola de Arquitetura do Instituto Metodista Izabela Hendrix.


Greenwich English School, GREENWICH, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


SESC - Administração Regional de São Paulo, SESC SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Patrimônio Cultural como Arte e Memória: objetos e modos de percepção históricos

Objetivo: As investigações associadas a esta linha de pesquisa têm por objetivo compreender o patrimônio cultural como arte e memória, contextualizando e compreendendo os modos de percepção históricos vinculados aos objetos de estudo. Em relação aos bens culturais, o que permanece e é preservado não é a totalidade do passado, mas escolhas culturais, sociais e políticas, definidas pelas ações conscientes de regaste, uso e preservação..
Palavras-chave: Educação Patrimonial; Memoria; Preservação.
2.
Historiografia da Arte e da Ciência da Conservação

Objetivo: O objetivo desta linha de pesquisa é mapear a produção historiográfica e histórica intercambiada entre as áreas de Teoria da Arte e Teoria da Conservação-Restauração, concentrados em eixos temáticos temporais. Compreendidos com campos de estudo que se tocam na formulação de seus paradigmas, conceitos e procedimentos metodológicos, a estrutura epistemológica é investigada por meio de uma base ampliada de correlações..
Palavras-chave: Epistemologia; História da Arte; História da Ciência da Conservação; Teoria da Conservação-Restauração; Teoria da Arte.
3.
Coleções: protocolos de preservação e percepção conceitual de acervos

Objetivo: A proposta desta linha de pesquisa atrelada à extensão é determinar as "Demandas Estruturais" e o "Programa de Necessidades de Conservação" viáveis ao projeto de organização das coleções estudadas, definidos pelas bases conceituais e mediante as condições materiais, espaciais e gerenciais dos acervos.A sistematização conceitual(por meio da documentação) e física(por meio da conservação)implica na construção de uma identidade ampliada da coleção e,desse modo,viabiliza sua preservação e memória..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Conservação Preventiva.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Acervos científicos; Acervos Arqueológicos; Acervos de Arte; Acervos Etnográficos; Conservação Preventiva.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A DOCUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO: Protocolos para documentação e gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos na UFMG
Descrição: O projeto tem como objetivo formular diretrizes para a políticas de preservação e gestão dos acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos da UFMG, articulando a salvaguarda e comunicação patrimonial aos propósitos indissociáveis do ensino, pesquisa e extensão da Universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Martins Panisset - Coordenador / Bruna Michels - Integrante.
2014 - 2017
Patrimônio cultural e sustentabilidade
Descrição: Este projeto de Mobilidade Docente e Discente direciona-se à elaboração de pesquisas conjuntas relacionadas ao campo do Patrimônio Cultural, envolvendo Brasil e Moçambique, por meio do intercâmbio entre cursos de graduação e pós-graduação da UFMG e UEM. No âmbito do Brasil participam os cursos de graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo; no strictu sensu, o Programa de Pós-Graduação em Artes e o Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. De Moçambique, a instituição parceira é a Universidade Eduardo Mondlane, por meio dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes, Faculdade de Arquitetura e Faculdade de Letras e Ciências Sociais. Esta parceria, além de contar com o apoio do Programa Pró-Mobilidade Internacional (CAPES-AULP), também contará com o apoio do ICCROM International Centre for the Study os the Preservation and Restauration of Cultural Property , considerando sua larga experiência em cursos de treinamento e formação; projetos integrados e pesquisas específicas na área do patrimônio cultural. O projeto ora apresentado visa a construção de uma parceria entre as duas universidades para a proposição de um Centro de Conservação-Restauração dos Países de Língua Portuguesa no Continente Africano, aliando as experiências desenvolvidas pelo CECOR no apoio a projetos de conservação-restauração e a expertise do ICCROM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Martins Panisset - Integrante / Yacy-Ara Froner - Coordenador / Luiz Antonio Cruz Souza - Integrante / Leonardo Barci Castriota - Integrante / Flavio Carsalade - Integrante / Martha Maria de Castro e Silva - Integrante / Heloísa Nascimento - Integrante / Carolina Almeida - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
O acervo em marfim luso-afro-oriental no Brasil: pesquisa introdutória nos acervos de Minas Gerais
Descrição: Os acervos indo-afro-europeus em marfim no Brasil, com recorte em Minas Gerais, pouco estudados e com escassa documentação de procedência ou origem, é o objeto da pesquisa apresentada. Esta imaginária em marfim, independentemente de se tratar de obras de arte de teor religioso ou laico objetos religiosos, de adorno, decorativos ou armas , é gerada pela interpenetração das culturas africanas, asiáticas e portuguesa, manifestas nos seus aspectos formais, iconográficos, plásticos, materiais, técnicos e funcionais. As atividades desenvolvidas têm por objetivo apoiar a pesquisa apresentada à FAPEMIG como pesquisador mineiro e o projeto The Luso-African Ivories: Inventory, Written Sources, and the History of Production , uma parceria entre a UFMG, a Wesleyan University-USA e o Centro de História da Universidade de Lisboa/ FLUL..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Sistema de informação: protocolos de gestão em Conservação Preventiva de acervos de arte contemporânea
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Martins Panisset - Coordenador / Yacy-Ara Froner - Integrante / Alexandre Leão - Integrante / Tatiana Reis Penna - Integrante / Ana Carolina Montalvão - Integrante / Gabriel Moore Forell Bevilacqua - Integrante.Financiador(es): Fundação de Previdência Complementar - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Projeto - 401469 - Documentação Científica por Imagens de Bens Culturais
Descrição: Esse projeto gera produtos por meio de fotografias digitais em diversas resoluções, na faixa do visível com gerenciamento de cores, infravermelho, infravermelho falsa cor, fluorescência de ultravioleta, avaliação de imagens radiográficas, estudo colorimétrico aplicado, digitalização em alta resolução de filmes fotográficos e materiais opacos, impressão de alta qualidade e outras atividades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Martins Panisset - Coordenador / Luiz Antonio Cruz Souza - Integrante / Heloísa Nascimento - Integrante / Letícia Julião - Integrante / Paulo Baptista - Integrante / Alexandre Cruz Leão - Integrante.
2017 - Atual
Projeto - 402810 - Arquivo Pessoal Prof. Roseni Sena: organização, preservação e divulgacao
Descrição: O Centro de Memória da Escola de Enfermagem (CEMENF), integra a Rede de Museus desde 2005 e possui acervo variado sobre a História da Enfermagem em Minas Gerais, composto de documentação administrativa, depoimentos orais, material tridimensional e fotográfico. A documentação se divide entre Escola de Enfermagem Carlos Chagas (1933-1968) e Escola de Enfermagem da UFMG de 1968, aos dias de hoje. Desde 2015 é o local de guarda do arquivo institucional, que vem sendo organizado em parceria com a Diretoria de Arquivo (DIARQ- UFMG). O CEMENF esta diante de um novo desafio ? o da organização do arquivo pessoal da Profa. Roseni Sena ? doado pela família, em dezembro de 2016. Professora emérita de Escola de Enfermagem, ocupou diversos cargos na instituição, inclusive a direção da Escola (1998-2002). Importante liderança da Enfermagem, realizou trabalhos ligados a formação e capacitação de recursos humanos para saúde em todo a America Latina, levando o nome da Escola de Enfermagem da UFMG ao reconhecimento internacional. Foi diretora da Escola de Saúde de MG e do Instituto Inhotim. A doação recebida é composta de placas, medalhas, 35 pastas com comprovantes de currículo entre 1975-2007, livros, fotos e diversos outros documentos como: relatórios, aulas, apresentações, discursos, folhetos e textos avulsos. E a primeira vez que o CEMENF recebe um conjunto de documentos tão variado, fugindo ao costume de doações de doações isoladas, assim sendo será tratado como a doação inicial para a formação dos ?Arquivos Pessoais de Professores?. O arquivo recebido tem importância para o CEMENF, visto que oferece subsídios para pesquisas diversas como : Historia da Enfermagem, ensino de enfermagem, formação e capacitação de recursos humanos em saúde, agencias internacionais de financiamento na área de saúde, políticas de saúde, de inclusão e de cidadania.A preservação deste arquivo pessoal é uma oportunidade para aplicar consagradas metodologias e ao mesmo tempo, por ser o primeiro, pode se submeter a testes de novas metodologias de organização, tratamento e sistematização de dados que servirão de base para novos recolhimentos. A incorporação deste arquivo pessoal tem potencial para gerar protocolos de procedimentos que possam ser testados, aprovados e consolidar o Centro de Memória como um espaço de memória e não só de recolhimento compulsório pela instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Martins Panisset - Coordenador / Verona Campos Segantini - Integrante / Rita de Cássia Marques - Integrante.
2017 - Atual
Projeto - 402914 - Protocolos para documentação e gestão de acervos museológicos: implantação de um sistema integrado de informação na Rede de Museus da UFMG
Descrição: A Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG é constituída por espaços autônomos, que somam esforços e otimizam recursos para dotar seus integrantes de maior organicidade no planejamento e execução de projetos. A estruturação em rede favorece a qualificação das ações e a ampliação do atendimento ao nosso público-alvo, formado não apenas pela comunidade universitária, como também pelos estudantes da educação básica e pela população em geral (pesquisadores e demais interessados). A Rede de Museus possui, em sua estrutura, um núcleo integrador, composto por corpo técnico-científico especializado que visa a promoção de pesquisas e boas práticas nas áreas de: a) ação educativa; b) comunicação e público; c) extroversão de acervos; d) gestão da informação e; e) tratamento de acervos (arquivísticos, museológicos e bibliográficos). As ações da Rede de Museus reforçam o caráter público da UFMG ao fomentar a produção e a divulgação do conhecimento científico, assim como o correto tratamento do patrimônio material e imaterial que fundamenta a reflexão a respeito de nossa trajetória institucional e da história das ciências e das artes em geral. 1 O projeto ora apresentado pelos Grupos de Trabalho em ?Gestão da Informação? e ?Tratamento de Acervos? busca responder à missão institucional da Rede de Museus, especialmente quanto à definição, em conjunto, de políticas de gerenciamento das coleções universitárias sob custódia dos museus e espaços de ciências e cultura da UFMG. Trata-se, efetivamente, de um desdobramento do projeto ?Diagnóstico das condições de inventariação e informatização dos metadados referentes ao acervo dos espaços integrantes da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG? 2, realizado no âmbito do Edital PRPQ/PROEX para a Rede de Museus e concluído em fevereiro de 2016. O diagnóstico realizado em 2015-2016 constatou que diversos espaços integrantes da Rede de Museus ?vêm realizando esforços de inventariação dos seus acervos arquivístico, museológico e bibliográfico, bem como de informatização dos metadados a eles referentes? , em um processo que apresenta grande heterogeneidade de métodos e estágios de consolidação. Os resultados daquele diagnóstico subsidiaram a priorização, pelo conjunto de Grupos de Trabalho do Núcleo Integrador, da formulação deste projeto, que visa a definição e a implementação de protocolos para a documentação e gestão de acervos museológicos nos espaços integrantes da Rede de Museus. Com efeito, o atendimento adequado do público visitante, em todos os campos da ação museológica, depende do grau de conhecimento das instituições custodiadoras a respeito de seu próprio acervo e de suas potencialidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Martins Panisset - Coordenador / Letícia Julião - Integrante / Marcus Marciano Gonçalves da Silveira - Integrante.
2016 - Atual
Projeto - 402706 - Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação
Descrição: O acervo artístico da UFMG, com aproximadamente 1500 obras, é, de acordo com Marília Andrés Ribeiro: ?extremamente heterogêneo, formado por objetos, pinturas e esculturas religiosas do século XVI ao XVIII; pinturas e aquarelas de paisagens do século XIX; pinturas retratistas dos professores da UFMG; pinturas murais; estudos para painéis; esculturas; gravuras; fotografias; objetos; e livros de artistas produzidos nos séculos XX e XXI?. Segundo Letícia Julião, coordenadora do Acervo Artístico, alguns projetos importantes, conduzidos por professores da Escola de Belas Artes, buscaram assegurar a conservação e segurança desse conjunto de obras, assim como a sua difusão, por meio da realização de exposições e a publicação de um catálogo. Ainda que essas iniciativas tenham sublinhado o valor desse patrimônio, a UFMG não dispõe de uma política que garanta a continuidade de ações indispensáveis à gestão, preservação e comunicação deste acervo. O presente projeto tem o propósito de preencher algumas destas lacunas e apresentar protocolos para documentação e gestão deste importante acervo. Tem o intuito de complementar as ações do Projeto de Extensão Acervo Artístico da UFMG: política de preservação no âmbito universitário, já em andamento desde 2015. O objetivo é desenvolver os processos de documentação das obras que integram o Acervo Artístico UFMG e sua gestão integrada, como ferramentas indispensáveis para as ações de preservação e extroversão deste acervo. Por meio da documentação será possível conhecer, valorizar e monitorar os bens culturais, estabelecendo-se um primeiro e mais importante passo para a implantação de uma política de gestão de acervo eficiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Ana Martins Panisset - Coordenador / Letícia Julião - Integrante / Paulo Sabino - Integrante.
2015 - Atual
Projeto - 402409 - Acervo Artístico da UFMG: política de preservação no âmbito universitário - Projeto 402409
Descrição: O acervo artístico da UFMG, com aproximadamente 1500 obras, é formado por objetos, pinturas, gravuras, esculturas religiosas que remontam ao séc. XVI. Parte desse acervo, especialmente obras das coleções Amigas da Cultura, Brasiliana e Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, encontra-se acondicionada em uma reserva técnica no 4º pavimento da Biblioteca Central. As demais obras estão distribuídas pelas 34 unidades da UFMG no Campus Pampulha, Campus Saúde e unidades do centro de Belo Horizonte, como também em outras cidades como Tiradentes e Diamantina. O projeto tem o propósito de formular diretrizes para a uma política de gestão do Acervo Artístico da UFMG, articulando a salvaguarda e comunicação patrimonial aos propósitos indissociáveis do ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Em observância aos preceitos da Museologia, o código de ética do Conselho Internacional de Museus - ICOM e a vocação universitária desse patrimônio serão desenvolvidas iniciativas coordenadas tais como a elaboração de um plano museológico, a organização da Reserva Técnica, a catalogação das obras e realizações de exposições temporárias. Todas essas iniciativas concorrem para institucionalizar uma política para o acervo artístico da UFMG, legitimando o seu estatuto patrimonial. Concretamente significa sublinhar, no cenário universitário, o valor cultural e científico desse acervo, reforçando suas conexões tanto com a comunidade interna quanto externa à UFMG..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Martins Panisset - Integrante / Paulo Roberto Sabino - Integrante / Rodrigo Vivas Andrade - Integrante / Moema Nascimento Queiroz - Integrante / Letícia Julião - Coordenador.
2012 - 2013
Projetos Integrados para a Consolidação do Centro Arqueológico da Região de Lagoa Santa - Parque do Sumidouro
Descrição: Documentação, por meios técnicos adequados, dos bens culturais de natureza material: Há no âmbito institucional do Museu Arqueológico da Lapinha uma variedade de objetos e coleções, alguns de importância científica, outros organizados de maneira amadora pela instituição. A partir de uma seleção adequada e de uma curadoria das coleções, torna-se importante uma proposta museográfica, respaldada pela pesquisa arqueológica, que contribua à consolidação do acervo institucional. Os inventários já elaborados pelo IPHAN desse acervo sob a tutela da União respaldam a necessidade um protocolo documental inicial. Além destas ações, projetos específicos relacionados à conservação e à pesquisa do acervo também devem ser construídos: . Elaboração de projeto técnico-científico de documentação museológica, avaliando o potencial de pesquisa e exposição dos objetos e das coleções, e os protocolos de registro museológico do acervo; Este trabalho visa capacitar alunos do curso de graduação em Museologia, Ciência da Computação e Conservação-Restauração para a produção de protocolos de inventário de bens culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Martins Panisset - Integrante / Yacy-Ara Froner - Coordenador / Renata Maria Abrantes Baracho Porto - Integrante / Luiz Antonio Cruz Souza - Integrante / Marcos Gonçalves - Integrante / Alexandre Leão - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Outra.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: ACERVO: REVISTA DO ARQUIVO NACIONAL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Documentação Museológica.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Gestão de Acervos.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Políticas de Acervo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Patrimônio, memória e preservação no Brasil.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Conservação Preventiva.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Museologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Primeiro lugar em Concurso Público para Professor Assistente A, Nível 1, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
2015
Primeiro lugar em Concurso Público para Professor Substituto, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
2011
Aprovada em concurso público para Conservador Pleno, Museu de Arte Sacra de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Maria Regina Emery Quites2016Maria Regina Emery Quites ; PANISSET, Ana M. . Sagrada Parentela: uma singular representação escultórica na coleção Marcia de Moura Castro. IMAGEM BRASILEIRA, v. 5, p. 229-237, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
PANISSET, Ana M.. A documentação como ferramenta de preservação: o conhecimento é o princípio da proteção. In: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG. (Org.). Patrimônio em textos. 1ed.Belo Horizonte: IEPHA/MG, 2012, v. 1, p. 1-168.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PANISSET, Ana; BEVILACQUA, G. M. F. ; FRONER, Y. . Documentation as a tool for Preventive Conservation: results of a project. In: CIDOC Annual Conference: Documenting Diversity - Collections, Catalogues and Context, 2015, New Delhi. CIDOC Annual Conference: Documenting Diversity - Collections, Catalogues and Context, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PANISSET, Ana; BEVILACQUA, G. M. F. ; FRONER, Y. . Documentation as a tool for Preventive Conservation: results of a project. In: CIDOC Annual Conference: Documenting Diversity - Collections, Catalogues and Context, 2015, New Delhi. Documenting Diversity - Collections, Catalogues and Contex, Abstracts - CIDOC Annual Conference. New Delhi: National Museum Institute of History of Art, Conservation & Museology, 2015. p. 21-22.

Apresentações de Trabalho
1.
PANISSET, Ana. Documentação como Ferramenta de Proteção do Patrimônio Cultural Móvel: Object ID. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PANISSET, Ana. Documentação em museus: Normalização de Procedimentos para Gestão de Acervos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PANISSET, Ana M.; FRONER, Y. . Documentation as a tool for Conservation: project notes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PANISSET, Ana M.. Os Sistemas de Documentação em Museus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PANISSET, Ana M.. Medidas de Conservação e Segurança para Preservação dos Bens Culturais da Igreja. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PANISSET, Ana M.. O INVENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO E CONSERVAÇÃO PREVENTIVA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PANISSET, Ana M.. Iconografia de apelo popular - Minas Gerais, s'eculo XVIII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PANISSET, Ana M.. A Documentação como Ferramenta de Preservação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Maria Regina Emery Quites ; PANISSET, Ana M. . Sagrada Parentela: uma singular representação escultórica na coleção Marcia de Moura Castro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PANISSET, Ana. A documentação como ferramenta de preservação. Belo Horizonte: PPGA-EBA-UFMG, 2014 (Artigo científico em publicação eletrônica).

2.
PANISSET, Ana M.; BEVILACQUA, G. M. F. . Apresentação da tradução: gestão e políticas de acervo em museus brasileiros. Belo Horizonte, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
PANISSET, Ana M.; BEVILACQUA, G. M. F. . Checklist para uma política de gestão de acervos. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em Artes - EBA/UFMG, 2014. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PANISSET, Ana. Manual de Procedimentos: inventário - Sistema de informação: protocolos de gestão em Conservação Preventiva de acervos de arte contemporânea. 2015.

2.
PANISSET, Ana; BOTELHO, T. P. . Normas para elaboração de projetos de conservação-restauração de elementos artísticos. 2012.

3.
CARNEIRO, A. V. ; PANISSET, Ana ; ROCHA, G. Q. . Arquivo Histórico Wanda Svevo - Projeto de Preservação da Coleção Fotográfica: 2ª etapa. 2008.

4.
CARNEIRO, A. V. ; PANISSET, Ana ; ROCHA, G. Q. . Arquivo Histórico Wanda Svevo - Projeto de Preservação da Coleção Fotográfica: 1ª etapa. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
PANISSET, Ana; MONTEIRO, J. ; LEAO, A. ; GIOVANI, G. . Documentação de Acervos Museológicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PANISSET, Ana. Documentación de Acervos Museológicos. 2017. .

3.
PANISSET, Ana. Documentação de Acervos Museológicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PANISSET, Ana M.. Procedimentos básicos de conservação em acervos de papel. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PANISSET, Ana. Workshop Documentação como Ferramenta da Conservação Preventiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FRONER, Y. ; PANISSET, Ana ; BEVILACQUA, G. M. F. ; PENNA, T. R. . Sistema de informação: protocolos de gestão em Conservação Preventiva de acervos de arte contemporânea. 2015. (Relatório de pesquisa).

7.
PANISSET, Ana. Inventário e Catalogação: sistemas de documentação em museus. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FRONER, Y. ; PANISSET, Ana ; LEAO, A. . Subprojeto Documentação e uso das coleções. 2013. (Relatório de pesquisa).

9.
PANISSET, Ana. Termo de referência Restauração dos elementos artísticos e integrados da Igreja Matriz de Santana / Congonhas do Norte / Etapa II 2012. 2012. (Termo de referência).

10.
PANISSET, Ana. Termo de referência Elaboração de projeto executivo de conservação-restauração dos elementos artísticos integrados da Igreja de Santo Antônio / Santo Antônio do Pirapetinga ? Piranga. 2012. (Termo de referência).

11.
PANISSET, Ana. Termo de Compromisso/Convênio IEPHA e UFMG para restauração de 20 esculturas e 1 elemento integrado. 2012. (Termo de Compromisso/Convênio).

12.
PANISSET, Ana. Termo de referência Conservação-Restauração dos elementos artísticos integrados da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda / Alto Maranhão ? Congonhas / Etapa III 2012. 2012. (Termo de referência).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Renata Lopes Leite. Acervos fotográficos: preservação do patrimônio documental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Leandro Augusto Álvares Azevedo. Arqueologia da Arquitetura Escolar do Instituto de Educação do estado de Minas Gerais na construção da identidade profissional do magistério mineiro de 1930. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Lucinéia Bicalho. Centros de Memória em Espaços Acadêmicos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de José Rodrigo Laurenço de Freitas. O crescimento urbano e a preservação do Centro Histórico de Santa Luzia na década de 1990. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Diovani Favoreto Alves. Plano de trabalho para preservação e difusão do acervo arquivístico do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitóia - CEDAVES. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Régis Eduardo Martins. Mestre de Ofícios, as mãos que cuidam do patrimônio. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Daniela Camargo. A montagem da mostra Rio Criativo, sob o paradigma da conservação preventiva. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Eliane Souto Pedreira Alves. Marina da Glória 2016 e o desfrute pela sociedade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Mariana Silva Santana. O papel do Plano Museológico na gestão de museus. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Juliana Martins de Castro. Implantação do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Belo Horizonte: subsídios para a elaboração do Plano Diretor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
FRONER, Y.; PANISSET, Ana M.. Participação em banca de Lais Terçariol Vitral. Ferrovia Oeste de Minas e o patrimônio cultural ferroviário em São João del-Rei. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
JULIAO, Letícia; PANISSET, Ana; SILVEIRA, M. M. G.. Iniciação científica para a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
JULIAO, Letícia; PANISSET, Ana; SILVEIRA, M. M. G.. Bolsas de extensão para a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SILVE, E. V.; PANISSET, Ana; ROCHA, E. C. F.; SILVA, R. A.. Exame de seleção para bolsa PMG - Programa de Monitoria de Graduação - PROGRAD. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
JULIAO, L.; PANISSET, Ana; LEITE, R. L.. Exame de seleção para estágio no Acervo Artístico da UFMG (AAUFMG). 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
PANISSET, Ana; GOMES, R. L.; PACHECO, A. P. S.. Exame de seleção para bolsa PMG - Programa de Monitoria de Graduação - PROGRAD. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
PANISSET, Ana M.; PEREIRA, P. P.; MAIA, M. C.. Exame de seleção para bolsa PMG - Programa de Monitoria de Graduação - PROGRAD. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Permanente Rariorum - estudos em cultura material, arte e coleções 1ª edição.As coleções artísticas da UFMG: formação e novos parâmetros de tratamento. 2018. (Seminário).

2.
V Fórum Permanente de Museus Universitários. 2018. (Outra).

3.
V Fórum Permanente de Museus Universitários.Plenária final - V Fórum Permanente de Museus Universitários. 2018. (Outra).

4.
3º Sebramus ? Seminário Brasileiro de Museologia.*Trabalho ou sessão: Acervo Artístico da UFMG: O Papel da Museologia na Gestão do Patrimônio Universitário. 2017. (Seminário).

5.
Desafios na implantação de sistemas informatizados para gestão de acervos culturais universitários.Desafios na implantação de sistemas informatizados para gestão de acervos culturais universitários. 2017. (Outra).

6.
II Encuentro de Conservación del Mercosur en Bibliotecas, Museos y Archivos.La Documentación como Herramienta de Preservación. 2017. (Encontro).

7.
Implementando procedimentos do SPECTRUM em museus. 2017. (Oficina).

8.
Seminário Construindo Coleções para o Futuro Comcol-Cidoc.Desafios de gestão - Acervo Artístico UFMG. 2017. (Seminário).

9.
Seminário Construindo Coleções para o Futuro Comcol-Cidoc. 2017. (Seminário).

10.
9º Encontro Tecnologias Aplicadas ao Patrimônio.A documentação do patrimônio cultural e o sistema atual de ensino superior. 2016. (Encontro).

11.
I Jornada de Museus Universitários da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG. 2016. (Outra).

12.
Oficina para apresentação do Programa Memória do Mundo da UNESCO - MOW. 2016. (Oficina).

13.
CIDOC Annual Conference: Documenting Diversity - Collections, Catalogues and Context. Documentation as a tool for Preventive Conservation: results of a project. 2015. (Congresso).

14.
CIDOC Annual Conference: Documenting Diversity - Collections, Catalogues and Context. 2015. (Congresso).

15.
III Reunião de Directores e Profissionais de Museus de Moçambique. 2015. (Outra).

16.
III Reunião de Directores e Profissionais de Museus de Moçambique.Documentação em Museus: Normalização de Procedimentos para Gestão de Acervos. 2015. (Outra).

17.
I Seminário de Acervos - Preservação e Segurança. 2015. (Seminário).

18.
I Seminário Internacional Gestão de Coleções e Documentação em Museus: novas tendências. 2015. (Seminário).

19.
I Seminário Internacional Gestão de Coleções e Documentação em Museus: novas tendências.Documentação e conservação preventiva de arte contemporânea: reflexões do grupo de pesquisa ARCHE. 2015. (Seminário).

20.
Preservação do Patrimônio Cultural.Documentação como Ferramenta de Proteção do Patrimônio Cultural Móvel: Object ID. 2015. (Outra).

21.
7º Encontro Estadual de Museus. 2014. (Encontro).

22.
7º Encontro Estadual de Museus.Documentação Museológica: inventário, catalogação, banco de dados e outros registros para gestão do acervo. 2014. (Encontro).

23.
I Seminário Internacional Documentação como Ferramenta de Preservação.A Documentação como Ferramenta de Preservação: Políticas Públicas. 2014. (Seminário).

24.
I Seminário Internacional Documentação como Ferramenta de Preservação. 2014. (Seminário).

25.
Workshop Diretrizes internacionais para gestão e documentação de acervos,. 2014. (Oficina).

26.
6º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais. 2013. (Encontro).

27.
II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração.Membro do Comitê Científico do II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração. 2013. (Encontro).

28.
II Encontro Luso- Brasileiro de Conservação e Restauração. 2013. (Encontro).

29.
Programa Valor Social.A atuação da Gerência de Elementos Artísticos na preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais. 2013. (Outra).

30.
SPECTRUM: norma de procedimentos de gestão de coleções. 2013. (Seminário).

31.
2º Seminário Igrejas e Bens Culturais - Evangelização e Preservação.Medidas de Conservação e Segurança para Preservação dos Bens Culturais da Igreja. 2012. (Seminário).

32.
A ação do Conservador-Restaurador: aspectos legais.Legislação Patrimonial Estadual: ações do IEPHA/MG. 2012. (Seminário).

33.
2º Seminário Ciência & Conservação - História da Arte Técnica. 2011. (Seminário).

34.
2º Seminário Ciência & Conservação - História da Arte Técnica.O Inventário como Ferramenta de Diagnóstico e Conservação Preventiva. 2011. (Seminário).

35.
Métodos Ópticos de Análise de Obras de Arte. 2011. (Seminário).

36.
O Conservador-Restaurador em museus: desafios e competências. 2011. (Seminário).

37.
Terminologia do inventário do Iphan. 2011. (Outra).

38.
VII Congresso Internacional do centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB). 2011. (Congresso).

39.
VII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB). Iconografia de apelo popular - Minas Gerais, século XVIII. 2011. (Congresso).

40.
1º Seminário Ciência & Conservação - Teoria e Contexto. 2010. (Seminário).

41.
1º Seminário Ciência & Conservação - Teoria e Contexto.A Documentação como Ferramenta de Preservação. 2010. (Seminário).

42.
A prática do profissional conservador-restaurador: entre o publico e o privado. 2010. (Seminário).

43.
I Seminário Internacional de Arte Sacra. 2010. (Seminário).

44.
VI Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. Sagrada Parentela: uma singular representação escultórica na coleção Marcia de Moura Castro. 2009. (Congresso).

45.
VI Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2009. (Congresso).

46.
XIII Congresso Internacional da ABRACOR - Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais. 2009. (Congresso).

47.
Arte e Cultura Barroca no Universo Luso-Brasileiro. 2008. (Seminário).

48.
Gestão Técnica de Fotografias em Arquivos e Museus: Catalogação, Conservação e Segurança. 2008. (Seminário).

49.
O Conservador/Restaurador: formação, práticas e linhas de pesquisa. 2008. (Simpósio).

50.
I Seminário Internacional de Preservação de Acervos Audiovisuais. 2007. (Seminário).

51.
V Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileir. 2007. (Congresso).

52.
Novas Tecnologias para a Conservação Preventiva Integral dos Bens Culturais. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, R. L. ; PANISSET, Ana . Seminário Permanente Rariorum - estudos em cultura material, arte e coleções. 2018. (Outro).

2.
JULIAO, Letícia ; SEGANTINI, V. C. ; PANISSET, Ana . V Fórum Permanente de Museus Universitários. 2018. (Outro).

3.
PANISSET, Ana; BEVILACQUA, G. M. F. ; CABRAL, F. ; JULIAO, Letícia . Desafios na implantação de sistemas informatizados para gestão de acervos culturais universitários. 2017. (Outro).

4.
SEGANTINI, V. C. ; PANISSET, Ana . UniverCidade Coleciona. 2016. (Exposição).

5.
SEGANTINI, V. C. ; PANISSET, Ana . O Cotidiano em Registros. 2015. (Exposição).

6.
PANISSET, Ana. Patrimônio Recuperado. 2015. (Exposição).

7.
CASTRIOTA, L. ; PANISSET, Ana . 4º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. 2015. (Outro).

8.
PANISSET, Ana; MACEDO, M. R. . 7º Encontro Estadual de Museus - Estado de Minas Gerais. 2014. (Outro).

9.
FRONER, Y. ; PANISSET, Ana ; BEVILACQUA, G. M. F. . I Workshop Documentação como ferramenta de preservação. 2014. (Outro).

10.
BEVILACQUA, G. M. F. ; PANISSET, Ana M. ; FRONER, Y. . I Seminário Internacional Documentação como Ferramenta de Preservação. 2014. (Outro).

11.
FRONER, Y. ; SOUZA, L. A. C. ; PANISSET, Ana M. . II Encontro Luso- Brasileiro de Conservação e Restauração. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Amanda Barbosa de Abreu. A documentação como ferramenta de preservação: protocolos para documentação e gestão de acervos da Rede de Museus da UFMG. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Dayanna Santos Lima. Laboratório de Preservação de Acervos da ECI. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Daniela Fernades Barbosa. Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Bruna Michels. A Documentação como ferramenta de preservação: Protocolos para documentação e gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos na UFMG. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Arquivologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

Orientações de outra natureza
1.
Maurício de Paolis Carvalho. Planejamento em conservação preventiva do acervo do Arquivo da Corregedoria Geral de Polícia Civil de Minas Gerais: tópicos em manutenção, manuseio e uso do acervo. 2017. Orientação de outra natureza. (Arquivologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

2.
Poliana Raquel de Carvalho. Planejamento de conservação no Arquivo Público Municipal Nonô Carlos: conservação, acondicionamento, manuseio e uso do acervo fotográfico. 2017. Orientação de outra natureza. (Arquivologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

3.
Barbara Lempp. Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação. 2017. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

4.
Camila Mafalda dos Reis Santos. Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação. 2017. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

5.
Fabiane Merian Liboreiro Chicata. Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação. 2017. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

6.
Isabela Caroline de Souza. Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação. 2017. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

7.
Lucília Carvalho de Miranda. Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação. 2017. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

8.
Marina Silva Dias. Protocolos para documentação e gestão do Acervo Artístico da UFMG: implantação de um sistema de informação. 2017. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

9.
Pauline Louise Araújo Silva. A documentação museológica no Museu Casa Kubitschek: delineamentos de uma prática incipiente.. 2016. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

10.
Flavia Maria Skau de Souza. Acervo Fotográfico do Centro de Memoria da Medicina. 2016. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

11.
Frederico Henrique Silva Serpa. Documentação museológica no Museu dos Militares Mineiros: criação do modelo da ficha de catalogação para acervos museológicos. 2016. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

12.
Gláucia Magda Alves dos Santos. Documentação do mobiliário dos séculos XVIII e XIX expostos no Museu Casa dos Contos. 2016. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

13.
Camila Mafalda dos Reis Santos. Documentação Museológica do CEMEMOR. 2016. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

14.
Virgínia Rossmann Martins. Diagnóstico do sistema de documentação do Museu Casa Kubitscheck. 2015. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

15.
Lygia Cardoso Peçanha. Disciplina Metodologia de Pesquisa: Arte. 2015. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.

16.
Débora Maria Wacha de Melo. A Documentação Museológica no Museu Mineiro: revitalização e modernização. 2015. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Martins Panisset.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRONER, Y. ; SOUZA, L. A. C. ; PANISSET, Ana M. . II Encontro Luso- Brasileiro de Conservação e Restauração. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Pesquisadora no Grupo de Pesquisa ArCHE - "Arte, Conservação & História - Estudos" - EBA/UFMG;

Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Rariorum - Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus - ECI/UFMG;


Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Imagem e Preservação - EBA/UFMG;


Membro do ICOM - Conselho Internacional de Museus, comitê CIDOC- Comitê Internacional de Documentação;


Membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores - ABRACOR;


Membro da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro - ABER;


Membro do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais/SEM-MG. Representante do IEPHA - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Maio de 2011 a maio de 2013;


Membro da Comissão PCRH - Programa para Capacitação de Recursos Humanos - IEPHA/ FAPEMIG. IEPHA - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Julho de 2011 a maio de 2013.



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