Magno Willams de Macêdo Farias

Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível B

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0733537683340891
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2018) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas- Campus Arapiraca (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Economia Solidária, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação Social, Gestão Coletiva de Bens Comuns, Bancos Comunitários e Rede Local de ECOSOL. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Magno Willams de Macêdo Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, M. W.M.

Endereço


Endereço Profissional
Incubadora Tecnol. de Economia Solidária e Gest. do Desenv. Territorial.
Avenida Reitor Miguel Calmon,s/n, 3 andar, sala 22, ITES
Vale do Canela
40110-903 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32837346
URL da Homepage: www.ites.ufba.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em ADMINISTRAÇÃO.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil. Orientador: Florence Cavalcante Heber Pedreira de Freitas.
2007 - 2013
Graduação em Administração.
Universidade Federal de Alagoas- Campus Arapiraca, UFAL, Brasil.
Título: Aquática Escola de Natação LTDA.
Orientador: João Martins Tude.




Formação Complementar


2013 - 2013
Mestrado - Aluno Especial. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação de Preço de Venda. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2012 - 2012
Viabilidade Econômica e Gestão Democrática. (Carga horária: 120h).
Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa, CAPINA, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Diagnóstico e Intervenção. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2010 - 2010
APF-ANÁLISE E PLANEJAMENTO. (Carga horária: 15h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2010 - 2010
CVMM-COMO VENDER MAIS E MELHOR. (Carga horária: 15h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2010 - 2010
EI- EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. (Carga horária: 3h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2010 - 2010
WORKSHOP EMPRETEC. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Alagoas, SEBRAE, Brasil.
2009 - 2010
Mobilidade Acadêmica. (Carga horária: 646h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2009 - 2009
Ambientação Ead. (Carga horária: 3h).
Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2008 - 2008
GESTÃO ADM E FINANCEIRA NO SETOR DE TRANSPORTE. (Carga horária: 10h).
Instituto de Desenvolvimento do Transporte, IDT, Brasil.
2008 - 2008
GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR DE CARGAS. (Carga horária: 10h).
Instituto de Desenvolvimento do Transporte, IDT, Brasil.
2007 - 2007
Nivelamento de Matemática. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão, FAPEX/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico, Carga horária: 40
Outras informações
Atua como coordenador técnico no projeto Bancos Comunitários em Rede (Rede BCDs), convênio FAPEX/ MTE/ SENAES, coordenado pelo professor Genauto Carvalho de França Filho - Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial da EAUFBA.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Projetos, Carga horária: 20
Outras informações
Lotado no projeto ECOSMAR - Economia Solidária e Sustentável de Matarandiba


INCUBADORA TECNOL. DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E GEST. DO DESENV. TERRITORIAL, ITES-UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de Projetos, Carga horária: 20
Outras informações
A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA) é um programa de extensão da UFBA, envolvido também com pesquisa. Ela realiza assessoria a projetos de redes de economia solidária em diversos territórios empobrecidos do Estado da Bahia. Sua origem vincula-se a Escola de Administração da UFBA, através dos primeiros trabalhos investigativos sobre a temática, como no caso da pesquisa que buscou mapear as formas de organização da economia solidária no Brasil e na França (2002-2003), país o qual a ITES mantêm estreito intercâmbio de cooperação cientifica.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Outro - Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA) é um programa de extensão da UFBA, envolvido também com pesquisa. Ela realiza assessoria a projetos de redes de economia solidária em diversos territórios empobrecidos do Estado da Bahia. Sua origem vincula-se a Escola de Administração da UFBA, através dos primeiros trabalhos investigativos sobre a temática, como no caso da pesquisa que buscou mapear as formas de organização da economia solidária no Brasil e na França (2002-2003), país o qual a ITES mantêm estreito intercâmbio de cooperação cientifica.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Tecnológica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto ECO-REDES - Incubação para o Fortalecimento de Redes Locais de Economia Solidária, coordenado pelo professor Dr. Genauto Carvalho de França Filho, teve como objetivo Consolidar a ação da incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da UFBA no fortalecimento de três redes locais de economia solidária em implantação (no bairro de Santa Luzia em Simões Filho, na comunidade de Matarandiba em Vera Cruz e no bairro de Saramandaia em Salvador), com vistas a geração de trabalho e renda e promoção do desenvolvimento (comunitário) nestas localidades, enfatizando-se a capacitação dos atores envolvidos, a promoção de intercâmbio de experiências em diferentes níveis, o suporte na estruturação físico-organizacional dos empreendimentos e a sistematização mais geral do conhecimento gerado e acumulado no processo de incubação com vistas ao desenvolvimento de suporte tecnológico para a gestão dos empreendimentos incubados.


Empresa CONSULTI JÚNIOR, CONSULTI JÚNIOR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: VOLUNTÁRIO, Enquadramento Funcional: DIRETOR DE FINANÇAS E LEGALIZAÇÃO, Carga horária: 10
Outras informações
a CONSULTI JÚNIOR é a empresa júnior do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas- Capus Arapiraca.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Administrativo, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador Administrativo do curso de idiomas Inglês Universitário, projeto realizado pela Consulti Júnior (Empresa Júnior do curso de administração da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca)


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Alagoas- Campus Arapiraca, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Extensão no Estruturação e Proposição de um Modelo de Gestão Competitivo para o APL de Móveis do Agreste.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Contabilidade Gerêncial, Carga horária: 20
Outras informações
O Programa de Monitoria da UFAL é uma ação institucional direcionada à formação acadêmica do discente e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e discentes na condição de orientadores e monitores, respectivamente. A participação como monitora da disciplina de Introdução à Administração permitiu a aquisição de conhecimentos acerca das práticas de ensino e aprendizagem além de possibilitar o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica no curso de administração de empresas e despertar o interesse pela docência.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Anális das Demonstrações Contábeis, Carga horária: 20
Outras informações
O Programa de Monitoria da UFAL é uma ação institucional direcionada à formação acadêmica do discente e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e discentes na condição de orientadores e monitores, respectivamente. A participação como monitora da disciplina de Introdução à Administração permitiu a aquisição de conhecimentos acerca das práticas de ensino e aprendizagem além de possibilitar o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica no curso de administração de empresas e despertar o interesse pela docência.


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Recenseador, Carga horária: 20


Panificadora e Lanchonete Primor Ltda ME, PRIMOR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Vendas, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Caixa, Carga horária: 40


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Estagio de Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de docência na disciplina Teoria Geral da Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe



Projetos de extensão


2014 - 2017
Bancos Comunitários de Desenvolvimento em Rede
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Magno Willams de Macêdo Farias - Integrante / Genauto Carvalho de França Filho - Coordenador.
2012 - 2012
Promovendo a Gestão Empresarial no Comércio vAREJISTA DE aRAPIRACA- al
Descrição: O projeto teve como objetivo o apoia ao micro e pequeno empresario do comércio varejista de Arapiraca, através do diagnostico de suas fragilidades e oferta de curso nas áreas diagnosticadas como de maior necessidade dos micro e pequenos empresários do município de Arapiraca em Alagoas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Magno Willams de Macêdo Farias - Integrante / Patricia de Carvalho Diniz Soares - Integrante / Adriano Cesar Rosa da Costa - Coordenador / Ariana dos Santos - Integrante.
2011 - 2012
Sustentabilidade e Inovação para a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Magno Willams de Macêdo Farias - Coordenador / Patricia de Carvalho Diniz Soares - Integrante / Pablo Viana da Silva - Integrante.
2010 - 2013
Rede Nordeste de Bancos Comunitários de Desenvolvimento
Descrição: Fomentar o processo de consolidação dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) da Região Nordeste, enquanto práticas de finanças solidárias voltadas à geração de trabalho e renda e promoção do desenvolvimento de comunidades, através do apoio a 26 (vinte e seis) BCDs já existentes, além da constituição de 06 (seis) outros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Magno Willams de Macêdo Farias - Integrante / Genauto Carvalho de França Filho - Coordenador / Debóra Dourado do Nascimento - Integrante / Leonardo Prates Leal - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Economia Solidária.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Economia Solidária/Especialidade: Gestão Administrativa e Financeira.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Finanças Solidária.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: GESTÃO SOCIAL.


Prêmios e títulos


2011
Excelência Acadêmica -TÍTULO ?ESTRUTURAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO COMPETITIVO PARA O APL DE MÓVEIS DO AGRESTE?, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.
2011
Excelência Acadêmica -TÍTULO ANÁLISE DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO, ENDIVIDAMENTO E LIQUIDEZ DE UMA EMPRESA DO RAMO SUCROALCOOLEIRA: UM ESTUDO DE CASO NA USINA CORURIPE S/A, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
França Filho. G. C ; RIGO, A. S. ; NASCIMENTO, I. R. T. ; Nascimento, Débora Dourado ; FARIAS, M. W.M. . Ressignificando o papel da extensão universitária através da incubação tecnológica em economia solidária: o caso da ITES/EAUFBA. In: Maria Constatina Caputo, Carmen Fontes Teixeira. (Org.). Universidade e sociedade: concepções e projetos de extensão universitária. 1°ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 125-138.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Soares, Patricia de Carvalho Diniz ; FARIAS, M. W.M. ; SOARES, F. H. L. . Análise da Necessidade de Capital de Giro, Endividamento e Liquidez de uma Empresa do Ramo Sucroalcooleira: um Estudo de Caso na Usina Coruripe S/a. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2011, RIO DE JANEIRO. VIII SIMPOSIO EM EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2011.

2.
FARIAS, M. W.M.; Soares, Patricia de Carvalho Diniz ; Santos, A. . IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO DOS PROCESSOS, FLUXOS E SETORES DE INFORMAÇÕES DE UMA PANIFICADORA. In: Congresso Academico, 2011, Arapiraca. VIII COGRESSO ACADEMICO, 2011.

3.
FARIAS, M. W.M.; Soares, Patricia de Carvalho Diniz ; Santos, A. . CONTROLE DOS RECURSOS FINANCEIROS E PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO - UMA ANÁLISE PRÁTICA COM ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. In: ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANGRAD, 2011, SÃO PAULO. XXII ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANGRAD, 2011.

4.
FARIAS, M. W.M.; Soares, Patricia de Carvalho Diniz ; Santos, A. . ESTRUTURAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO COMPETITIVO PARA O APL DE MÓVEIS DO AGRESTE. In: Congresso Academico, 2011, Arapiraca. VIII COGRESSO ACADEMICO, 2011.

5.
COSTA, C. E. S ; SILVA, A. L. M ; FERRO, D. S ; FARIAS, M. W.M. . Estudos dos Processos, Setores e Fluxo de Informações de uma Rede de Supermercado e Suas Implicações na Cadeia de Suprimentos. In: SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008, Resende - RJ. SEGET, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, M. W.M.; Soares, Patricia de Carvalho Diniz ; Santos, A. . Estruturação e proposição de um modelo de Gestão competitivo para o APL de Móveis do Agreste. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FARIAS, M. W.M.; Soares, Patricia de Carvalho Diniz . Análise da Necessidade de Capital de Giro, Endividamento e Liquidez de uma Empresa do Ramo Sucroalcooleira: um Estudo de Caso na Usina Coruripe S/A. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FARIAS, M. W.M.; FERNANDES, A. P. L. M. ; Soares, Patricia de Carvalho Diniz ; Santos, A. . Implicações na gestão da cadeia de suprimentos: Um estudo dos processos, fluxos e setores de informações de uma panificadora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, M. W.M.; Santos, A. . Empreendedorismo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FARIAS, M. W.M.; TUDE, J. ; SILVA, M. M. . COMO MONTAR E GERIR UMA EMPRESA JÚNIOR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FARIAS, M. W.M.; TUDE, J. ; SILVA, M. M. . ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, M. M. ; FARIAS, M. W.M. . ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MÓDULO).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTRO NACIONAL DE REDE ITCPS. 2013. (Encontro).

2.
VII ENAPEGS - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GESTÃO SOCIAL. 2013. (Encontro).

3.
VIII CONCRESSO ACADÊMICO DA UFAL. Estruturação e proposição de um modelo de Gestão competitivo para o APL de Móveis do Agreste. 2011. (Congresso).

4.
VIII SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA - SEGeT.Análise da Necessidade de Capital de Giro, Endividamento e Liquidez de uma Empresa do Ramo Sucroalcooleira: um Estudo de Caso na Usina Coruripe S/a. 2011. (Simpósio).

5.
XXII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração.CONTROLE DOS RECURSOS FINANCEIROS E PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO - UMA ANÁLISE PRÁTICA COM ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. 2011. (Encontro).

6.
III FÓRUM ALAGOANO DE GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. 2010. (Congresso).

7.
PAINEL SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA BAHIA. 2010. (Seminário).

8.
6° Bienal de Cultura da Une. 2009. (Encontro).

9.
FEIRA DO EMPREENDEDOR- PALESTRA ÉTICA EMPREENDEDORA. 2009. (Outra).

10.
I CONGRESSO ALAGOANO DE GESTÃO PÚBLICA. 2009. (Congresso).

11.
III ENCONTRO NORDESTINO A REDE ITCPs. 2009. (Encontro).

12.
XI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE PODER LOCAL DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SOCIAL DE TERRITÓRIOS. 2009. (Congresso).

13.
Desafio Sebrae. 2008. (Outra).

14.
Fatores de Risco Empresarial. 2008. (Outra).

15.
Gestão para o Desenvolvimento: Discutindo alternativas para o desenvolvimento local. 2008. (Congresso).

16.
III Seminário da Mandioca e derivados do Agreste de Alagoas: Oportunidades de Negócios. 2008. (Seminário).

17.
Maceió Business Administration. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TUDE, J. ; FARIAS, M. W.M. ; Barbosa, Eduardo Bernard ; Santos, Jouberte Maria Leandro ; Barbosa,Jose Carlos Silva ; Souza,Gilvanderson Bruno Barros ; COSTA, C. E. S ; Bezerra, Danielle Rouse Pereira ; Barbosa,Leandro da Silva ; Barbosa, Maria Francilânia Fontes ; Barbosa, Diana Alves ; Ferreira, Zennon Barbosa ; Neto, Izabel Luis ; Neto, Moizes Antonio da Silva ; Oliveira, Paulo Henrique Beserra de ; Pontes, L. E. M. ; Santos,Weseley Luis Nunes Dos ; Silva, Cintia Caroline da ; Silva, Manfrinni Menezes ; SOUSA, R. F. ; SOUZA, Emmerson Angelino de Souza . JOGOS INTERNOS DA UFAL. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:17:11