Diêgo Braga Monteiro de Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9805588720432078
  • Última atualização do currículo em 10/10/2016


Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Ciência da Computação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou como pesquisador na área de modelagem computacional, implementando códigos computacionais utilizando a linguagem de programação C. Foi Trainee/Programador - Outsourcing para LG, no Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC Nordeste), customizando código fonte de celular para as configurações de cada país na América Latina. Desenvolveu pesquisa voltada para a Internet do Futuro, mais especificamente no contexto de Redes de Circuito Dinâmico. Foi professor substituto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ministrando as disciplinas de Segurança e Auditoria de Sistemas e de Introdução ao Processamento de Dados. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA) no campus de Porto Seguro e realiza o doutorado na UFBA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diêgo Braga Monteiro de Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, D. B. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Santa Cruz, Reitoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Campus Soane Nazaré de Andrade km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna
Salobrinho
45662-000 - Ilheus, BA - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Um Algoritmo de Alocação de Largura de Banda para Tráfegos Elásticos em Redes de Circuito Dinâmico,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Leobino Nascimento Sampaio.
Coorientador: Gustavo Bittencourt Figueiredo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Dynamic Circuit Network, Elastic Traffic, Scheduli.
2007 - 2011
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Métodos de Diferenças Finitas para Problemas de Difusão de Nêutrons em Geometria Cartesiana Bidimensional.
Orientador: Dany Sanchez Dominguez.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.




Formação Complementar


2011
Inglês.
Núcleo de Extensão do Departamento de Letras Germânicas, NELG, Brasil.
2010 - 2010
Programação Paralela. (Carga horária: 6h).
CESMAC, CESMAC, Brasil.
2009 - 2009
Modelagem Matemática. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2009 - 2009
Interconexões de Redes. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento de Sistemas de Raciocínio Baseado. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2008 - 2008
PHP. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2008 - 2008
Bancos de Dados Distribuídos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
INGLÊS. (Carga horária: 120h).
Inglês & Intercâmbio, ACE, Brasil.
2007 - 2007
Teoria e Prática Educacional-Inclusão Digital. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante Pesquisador - Mestrado
Outras informações
Atuou como pesquisador, com bolsa da CNPq, na área de Internet do Futuro.


Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador/Desenvolvedor
Outras informações
Pesquisador através da Iniciação cientifica, bolsista, atuou em projetos de modelagem computacional.


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor efetivo do IFBA campus Porto Seguro, no qual ministro as disciplinas de redes de computadores, linguagem de programação e montagem e manutenção de computadores.



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Redução do Impacto das Reservas Antecipadas sobre as Imediatas em Redes de Circuito Dinâmico
Descrição: As redes de circuito dinamico fazem parte de uma das tecnologias da Internet do Futuro e são caracterizadas por oferecer uma boa qualidade de serviço a um baixo custo. Através delas é possível aumentar a rapidez no estabelecimento dos circuitos, além de diminuir o custo de gerenciamento. A maioria dessas redes são voltadas para aplicações elásticas e tem os seus recursos alocados no modo de reserva antecipada. Entretanto, é muito provável que alocações de recurso no modo reserva imediata coexistiam com as reservas antecipadas. Além disso, diferentes tipos de aplicações poderão ser suportadas, o que torna o problema de alocação de banda às requisições altamente desafiador e de fundamental importância para o seu bom desempenho. Até onde se tem conhecimento, o único algoritmo de alocação de largura de banda da literatura possui dificuldades em permitir uma coexistência entre diferentes tipos de aplicações. Este trabalho concebe um novo algoritmo para alocação de banda em redes de circuito dinâmico denominado de Balanceamento de Banda Residual (BBR). O BBR explora características específicas de aplicações elásticas e procura balancear a banda residual dentro do intervalo de uma requisição. Adicionalmente se propõe uma estratégia de gerenciamento de recurso intitulada de Particionamento Dinâmico com Preempção com o objetivo de diminuir as diferenças de probabilidade de bloqueio entre as reservas antecipadas e as imediatas.Experimentos através de simulação mostram que o BBR alcança uma menor probabilidade de bloqueio comparado à heurística comumente utilizada na literatura. Alémdisso, o Particionamento Dinâmico com Preempção diminui o impacto que as reservas antecipadas causam sobre as imediatas sem comprometer um boa taxa de utilização da rede..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Esquemas Numéricos para Problemas Bidimensionais de Autovalor de Difusão
Descrição: A Equação de Difusão (ED) de nêutrons tem sido amplamente utilizada como modelagem matemática de processos de transporte de partículas neutras. A ED é um modelo simples que oferece resultados satisfatórios para problemas onde as variações do fluxo de nêutrons são suaves. Por tanto, a ED é utilizada para modelar o comportamento neutrônico em reatores nucleares de potência. No presente projeto, propomos desenvolver uma ferramenta de modelagem computacional que utilize o Método de Diferenças Finitas (MDF) para resolver problemas de autovalor utilizando a equação de difusão neutrônica em geometria X,Y e aproximação de uma velocidade em domínios heterogêneos. Este projeto da continuidade a ações anteriores nesta linha de pesquisa,especificamente propomos avaliar estratégias de representação de dados e esquemas numéricos que ofereçam resultados precisos com baixo custo computacional. Para avaliar a precisão e o desempenho das estratégias numéricas propostas realizaremos experimentos numéricos para problemas modelos típicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Formulações de Diferenças Finitas Para Cálculos de Criticalidade Usando A Aproximação de Difusão em Geometria X,Y.
Descrição: A Equação de Difusão (ED) de nêutrons tem sido amplamente utilizada como modelagem matemática de processos de transporte de partículas neutras. A ED é um modelo simples que oferece resultados satisfatórios para problemas onde as variações do fluxo de nêutrons são suaves. No presente projeto, propomos desenvolver uma ferramenta de modelagem computacional que utilize o Método de Diferenças Finitas (MDF) para resolver problemas de criticalidade utilizando a equação de difusão neutrônica em geometria X,Y e aproximação de uma velocidade em domínios heterogêneos. Serão avaliados diferentes esquemas de diferenças visando escolher o que ofereça resultados acurados com um custo computacional razoável. Realizaremos experimentos numéricos resolvendo problemas modelos típicos com o objetivo de avaliar a precisão e o desempenho computacional da ferramenta desenvolvida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Método de Diferenças Finitas para a Equação de Difusão Neutrônica em geometria Cartesiana Bidimensional
Descrição: Os processos de transporte de partículas neutras têm sido modelados comumente através da Equação de Difusão de Nêutrons. Essa equação oferece resultados satisfatórios para problemas onde as variações do fluxo de nêutrons são suaves. No presente projeto, propomos desenvolver uma ferramenta de modelagem computacional que utilize o Método de Diferenças Finitas (MDF) para resolver a equação de difusão neutrônica em geometria cartesiana bidimensional e aproximação de uma velocidade. A ferramenta poderá ser utilizada para resolver problemas de fonte fixa ou problemas de autovalor em meios heterogêneos. Realizaremos experimentos numéricos resolvendo problemas modelos com o objetivo de avaliar a precisão e o desempenho computacional da ferramenta desenvolvida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
2º Melhor Trabalho no Seminário de Iniciação Científica da UESC, UESC.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, D. B. M.; FIGUEIREDO, G. B. ; SAMPAIO, L. N. . Um Algoritmo de Alocação de Largura de Banda para Tráfegos Elásticos em Redes de Circuito Dinâmico. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014, Florianópolis. XXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2014.

2.
MOURA, D. B. M.; DOMINGUEZ, D. S. . Ferramenta Computacional Usando o Método de Diferenças Finitas para Problemas de Difusão Neutrônica em Geometria Cartesiana Bidimensional. In: Erbase, 2010, Maceió. Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DOMINGUEZ, D. S. ; MOURA, D. B. M. . Esquemas de Diferenças Finitas para Resolver Problemas de Difusão Neutrônica. In: XIII Encontro de Modelagem Computacional, 2010, Rio de Janeiro. XIII Encontro de Modelagem Computacional, 2010.

2.
DOMINGUEZ, D. S. ; MOURA, D. B. M. . Esquemas de Diferenças Finitas para Resolver Problemas de Difusão. In: Semana de Informática da Uesc, 2010, Itabuna. Semana de Informática da Uesc, 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PGDay Bahia. 2010. (Encontro).

2.
X Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe. feramenta Computacional Usando o Método de Diferenças Finitas para Problemas de Difusão Neutrônica em Geometria Cartesiana Bidimensional. 2010. (Congresso).

3.
X Semana de Informática da UESC.Esquemas de Diferenças Finitas para Resolver Problemas de Difusão Neutrônica em Geometria X,Y. 2010. (Encontro).

4.
IX Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe. 2009. (Congresso).

5.
IX Semana de Informática da UESC. 2009. (Encontro).

6.
VIII Semana de Matemática da UESC. 2009. (Encontro).

7.
VIII Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe. 2008. (Congresso).

8.
VIII Semana de Informática da UESC - SINFORM. 2008. (Congresso).

9.
XII Semana de Informática da UESC - SINFORM 2007. 2007. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 17:26:53