Andréa Zíngara Miranda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0907423423858609
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Possui graduação em Letras português-francês pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Mestrado em Letras- A representação nacional francesa no discurso do sujeito da educação - pela Universidade Estadual de Maringá (2012), Doutorado em Letras pela mesma Instituição na linha de estudos do texto e do discurso - "Guerra dos sexos": Efeitos de verdade concernentes à sexualidade e à subjetividade do homem e da mulher em discursos midiáticos. É professora de Línguas Francesa e Portuguesa na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná desde fevereiro de 2009. Foi professora Colaboradora de Língua e Literatura Francesas no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Maringá de 2011 a 2018. É pesquisadora no Grupo de Estudos Foucautianos da UEM (GEF-UEM) desde março de 2010. Tem experiência na área de estudos linguísticos. Atua principalmente nos seguintes temas: subjetividade dos sujeitos-aluno/professor de línguas e discursos midiáticos acerca da sexualidade/gênero no espaço escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Zíngara Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, A. Z.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: "Guerra dos sexos": efeitos de verdade concernentes à sexualidade e à subjetividade do homem e da mulher em discursos midiáticos, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Pedro Luis Navarro Barbosa.
Palavras-chave: Guerra dos Sexos; Subjetividade; Verdade; Mídia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: HETEROTOPIA E SUBJETIVAÇÃO: A REPRESENTAÇÃO NACIONAL FRANCESA NOS DISCURSOS DO SUJEITO DA EDUCAÇÃO,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: PEDRO LUIS NAVARRO BARBOSA.
Palavras-chave: Heterotopia; subjetivação; aluno/a de francês..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2003
Graduação em Letras Português Francês.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A Visão Regionalista na obra de Florbela Espanca.
Orientador: Marisa Correa Silva.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Gênero e Diversidade Sexual: pressupostos voltados à educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em A abordagem lexical para o Ensino de uma Língua Estrangeira: aspectos teór. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Escola pública: um espaço de promoção da aprendiza. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Formação Continuada de Professores em Serviço II. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
(R)Approcher apprenants et méthodes. (Carga horária: 6h).
Alliance Française de Maringá, AF, Brasil.
2011 - 2011
O valor da Escola Pública. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Processo de Capacitação 2010. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
A escola pública como espaço de promoção da aprend. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Capacitação de Tutores do Sistema UAB. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Curso para tutores - UEM/UAB (Educ. a Distância0. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Gêneros Textuais, sequências didáticas e práticas.
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
As necessidades da Escola a partir de seus limites. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Itinerante 2010: disseminação da política curricul. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Tempo, espaço e autonomia da Escola: o Projeto pol. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Itinerante 2010: disseminação da política curricul. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Grupo de Estudos aos sábados - LEM. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Grupo de Trabalho em Rede PDE 2009-Educação, Tecno. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Estudos para discussão sobre o processo de Ensino-. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Disseminação da Política Curricular e de Gestão da. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Grupo de Estudos aos sábados - LEM. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Doplôme Approfondi de Langue Française - DALF C1.
Ministère de l'Éducation Nationale, de l'Enseignement Supérieur et de la Re, MENESR, França.
2005 - 2005
Língua Francesa aplicada ao meio profissional. (Carga horária: 15h).
Eurolingua Institute searl, EI, França.
2005 - 2005
Stage en Restauration Traditionnelle. (Carga horária: 600h).
Mercure Accor Hotels, MH, França.
2004 - 2004
Teorias Poéticas da Modernidade. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2004
Semântica Enunciativa. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Laboratório Pedagógico: estratégias de ensino de p. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Au Bout de la Langue: cours de conversation en Fra. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40


Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor QPM, Carga horária: 20
Outras informações
As faltas injustificadas referem-se às paralisações-greve dos Servidores Públicos.


Faculdade Eficaz, FE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 8
Outras informações
Ministra disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos no curso de graduação em Letras com habilitação em Libras


Ioris & Ioris Ltda (Escola de Idiomas looking 4), ELF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Particular, Carga horária: 20


Adecco, AD, França.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coloborador temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Desempenho da função Aide Comptable (Auxiliar de Contador), Lille - França


Maison de Quartier de Wazemmes, MQW, França.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Monitoria (acompanhamento escolar) - ajuda aos deveres de lingua francesa em colégio de ensino fundamental (Lille-França).


UEM-Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40
Outras informações
Prof. Colaboradora para substituição de professora em licença maternidade.


UEM, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Desenvolveu atividades de Monitoria na disciplina de Língua Francesa I



Projetos de extensão


2014 - 2017
Proficiência em Língua Estrangeira
Descrição: Processo no. 8469/2011.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, A. Z.2011 MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . Heterotopia e Subjetividade: os efeitos da representação Nacional Francesa sobre o sujeito-aluno de francês. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 12, p. 30-48, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . Heterotopia e Subjetivação: a representação nacional francesa nos discursos do sujeito da educação. 1. ed. Maringá: Vivens, 2014. v. 25. 250p .

Capítulos de livros publicados
1.
MIRANDA, A. Z.. 'Guerra dos sexos': o funcionamento do dispositivo da sexualidade em discursos midiáticos. In: Hertz Wendel De Camargo; Renata Marcelle Lara. (Org.). Conexões: mídia, cultura e sociedade. 1ed.Londrina: Syntagma, 2017, v. 01, p. 9-81.

2.
Navarro, Pedro ; MIRANDA, A. Z. . Contra o que lutamos, como lutamos e de qual lado estamos? Discurso, Poder e Resistência. In: Luzmara Curcino; Vanice Sargentini; Carlos Piovezani.. (Org.). (IN) SUBORDINAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: Consensos e resistências nos discursos. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2016, v. 1, p. 31-46.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, A. Z.. 'Guerra' dos sexos: do dispositivo da aliança ao dispositivo da sexualidade, quem teria vencido na produção midiática de subjetividades?. In: III CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. ANAIS / SIMPÓSIOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS / DISCURSO, SUJEITO, PODER: APORTES TEÓRICOS E ABORDAGENS ANALÍTICAS, 2014.

2.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . A contribuição do método serialista para uma análise historiográfica das práticas discursivas que objetivam/subjetivam os sujeitos homem e mulher acerca de seu sexo e de sua sexualidade. In: Colóquio de Pesquisas Olhares Foucautianos - CPOF, 2014, Londrina. Colóquio de Pesquisas Olhares Foucaultianos - CPOF. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. v. I.

3.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . A representação Nacional Francesa e a Subjetividade do Sujeito da Educação. In: I CIELLI-Colóquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literários, 2010, Maringa. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, A. Z.; BARBOSA, P. L. N. . Mídia e sexualidade: práticas discursivas de objetivação/subjetivação e produção de identidades na trilogia Cinquenta tons de cinza. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Caderno de Programação e Resumos, 2013.

2.
MIRANDA, A. Z.. Do dispositivo da Aliança ao dispositivo da sexualidade: efeitos de verdade sobre a identidade dos sujeitos homem e mulher na trilogia cinquenta tons de cinza. In: IV Conali - Congresso Nacional de Linguagens em interação: múltiplos olhares, 2013, Maringá. Caderno de Resumons, 2013.

3.
MIRANDA, A. Z.. Prática discursiva midiática e sua arte de governar: efeitos de verdade sobre a identidade nacional francesa. In: 2a Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1o Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012, Maringá. 2a Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1o Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012.

4.
MIRANDA, A. Z.; MIRANDA, A. Z. ; MIRANDA, A. Z. . Heterotopia e Subjetivação: a representação nacional francesa nos discursos do sujeito da educação. In: III Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2012, São Carlos. III CIAD - Presença e contribuições do pensamento de Foucault para a análise do discurso, 2012.

5.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . Governamentalidade e Representação: efeitos de verdade sobre a identidade nacional francesa. In: III Conali-Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011.

6.
MIRANDA, A. Z.. Subjetivacao e Heterotopia: as oscilações da subjetividade do aluno/a de língua francesa. In: I CITeD-I Colóquio Internacional de Texto e Discurso, 2011, Assis. Caderno de Programação e Resumos, 2011.

7.
MIRANDA, A. Z.; BARBOSA, P. L. N. . Heterotopia e Subjetivação: a representação francesa nos discursos do sujeito da educação. In: 7o SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras, 2011. Caderno de Programação e Resumos de Apresentações, 2011. p. 27-28.

8.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . Heterotopia e Memória:Um diálogo entre o real e o imaginário na construção histórica de um saber-poder sobre a França. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça-SC. Caderno de Programação e Resumos do 9. encontro do CELSUL. Palhoça: Unisul, 2010.

9.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . A Representação Nacional francesa e a subjetividade do sujeito da Educação. In: CIELLI-Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, A. Z.. Sexualidade e Poder no Projeto de Lei 'Ideologia de gênero' do Plano Municipal de Educação de Maringá-PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MIRANDA, A. Z.. A (res) significação da guerra dos sexos: o estatuto do homem contemporâneo na produção discursiva midiática de identidade (s). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MIRANDA, A. Z.. A contribuição do método serialista para uma análise historiográfica das práticas discursivas que objetivam/subjetivam os sujeitos homem e mulher acerca de seu sexo e de sua sexualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MIRANDA, A. Z.. A contribuição do método serialista para uma análise historiográfica das práticas discursivas que objetivam/subjetivam os sujeitos homem e mulher acerca de seu sexo e de sua sexualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MIRANDA, A. Z.; ALMEIDA, R. S. . O Ensino-Aprendizagem de Línguas para fins específicos no Brasil: implicações teórico-metodológicas, pesquisas e experiências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . O dispositivo da sexualidade e a justiça política do vínculo matrimonial na arte de existência de Anastásia em 50 tons de cinza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MIRANDA, A. Z.; BARBOSA, P. L. N. ; MIRANDA, A. Z. . Mídia e sexualidade: práticas discursivas de objetivação/subjetivação e produção de identidades na trilogia Cinquenta tons de cinza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MIRANDA, A. Z.. Do dispositivo da aliança ao Dispositivo da sexualidade: efeitos de verdade sobre a identidade dos sujeitos homem e mulher na trilogia cinquenta tons de cinza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MIRANDA, A. Z.. Complexo de Cinderela: a identidade do sujeito mulher pela lente da midia contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MIRANDA, A. Z.. Sexo em discurso: por uma análise das práticas discursivas de dubjetivação e do acontecimento discursivo na trilogia 50 tons de cinza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MIRANDA, A. Z.. Sexo em discurso: por uma análise das práticas discursivas de subjetivação e do acontecimento discursivo na trilogia 50 tons de cinza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MIRANDA, A. Z.. Artes de governar: práticas discursivas de poder e de subjetivação no guia de cura 'A ilusão dos 50 tons'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MIRANDA, A. Z.. Artes de governar: práticas discursivas de poder e de subjetivação no guia de cura 'a ilusão dos 50 tons'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MIRANDA, A. Z.. Prática discursiva midiática e sua arte de governar: efeitos de verdade sobre a identidade nacional francesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MIRANDA, A. Z.. Heterotopia e Subjetivação: a representação francesa nos discursos do sujeito da educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MIRANDA, A. Z.. Subjetivação e Heterotopia: as oscilações da subjetividade do aluno/a de língua francesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MIRANDA, A. Z.. Governamentalidade e Representação: efeitos de verdade sobre a Identidade nacional francesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MIRANDA, A. Z.; BARBOSA, P. L. N. . Heterotopia e Subjetivacao - a representacao nacional francesa no discurso do sujeito da educacao. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Navarro, Pedro ; MIRANDA, A. Z. . Heterotopia e Memória: um diálogo entre o real e o imaginário na construção histórica de um saber-poder sobre a França. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MIRANDA, A. Z.. A Representação Nacional francesa e a subjetividade do sujeito da Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MIRANDA, A. Z.. uma visão regionalista em o Regresso do Filho de Florbela Espanca. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MIRANDA, A. Z.. A Trasnformação dos Protagonistas nos Contos Homônimos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
HWANG, Alvaro David ; Alexandra Benício dos Santos ; MIRANDA, A. Z. ; Andujar, D. ; SILVA, L. M. ; BARBOSA, N. ; SOLER, R. A. ; Teresinha Preis Garcia . O Japão - Dicionário e Civilização. São Paulo: Editora Globo, 2008. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MIRANDA, A. Z.. Comissão Eleitoral - Portaria n. 002/16. 2016.

2.
MIRANDA, A. Z.. Aplicador de Prova no Processo Seletivo, Turma 2015, do Programa de pós Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado. 2014.

3.
MIRANDA, A. Z.. Representante do Departamento de Letras (DLE). 2012.

4.
MIRANDA, A. Z.. Representante do Departamento de Letras (DLE). 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . A web nas ciências humanas e sociais - aspectos teóricos práticos abordados na obra organizada por Christine Barats. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, A. Z.. Introdução aos Estudos Discursivos Foucaultianos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MIRANDA, A. Z.. Français Sur Objectifs Spécifiques. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MIRANDA, A. Z.. Introduction à la Phonétique du français. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MIRANDA, A. Z.. Introduction à la Phonétique du français. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MIRANDA, A. Z.. Français Sur Objectifs Spécifiques. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MIRANDA, A. Z.; BAZZA, A. B. . Caso Pièrre Rivière: noções introdutórias sobre a construção e manipulação de 'corpus' discursivos a partir do conceito foucaultiano de arquivo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MIRANDA, A. Z.; CEZAR, K. P. L. . Leitura e Escrita na Educação a Distância. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MIRANDA, A. Z.. En attendant Godot / Esperando Godot. 2002. Teatral.

Música
1.
MIRANDA, A. Z.. Festa da Música Francesa: Uma prática Linguístico-Cultural. 2004. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MIRANDA, A. Z.. Leitura Dramática de fábulas de La Fontaine. 2003.

Demais trabalhos
1.
MIRANDA, A. Z.. Monitora da disciplina de Língua Francesa I. 2001 (Monitoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GASPAR, N. R.; PEREIRA, A. B.; MIRANDA, A. Z.; HARADA, R. G.; MIRANDA, A. Z.. Participação em banca de Caio Pulgrossi Ferreira. David Copperfield: relações discursivas entre o ilusionista e o poder. 2013 - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIRANDA, A. Z.; POLLA, D.; VALERIO, J. H. P.. Participação em banca de Valdenice Aparecida Lima de Souza do Nascimento.Educação Especial e Inclusiva em Maringá-PR: Formação docente e estrutura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
MIRANDA, A. Z.; POLLA, D.; VALERIO, J. H. P.. Participação em banca de Luana Fernandes Dela Porte.O Papel da Psicopedagogia e o TDAH. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MIRANDA, A. Z.. Banca de Exame de Suficiência em Língua Francesa. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

Concurso público
1.
MIRANDA, A. Z.. BANCA DE AVALIAÇÃO da prova de Redação do Vestibular de Inverno 2015. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

2.
MIRANDA, A. Z.. Banca de avaliação da Prova de Redação do Concurso Vest. Inverno 2014. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

3.
MIRANDA, A. Z.. Banca de Avaliação de Redação do PAS-UEM. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

4.
MIRANDA, A. Z.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular Inverno. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

5.
MIRANDA, A. Z.. Prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada PAS/2013. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

6.
MIRANDA, A. Z.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2013. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

7.
MIRANDA, A. Z.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2012. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

8.
MIRANDA, A. Z.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2012. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

9.
MIRANDA, A. Z.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada-PAS/UEM. 2011.

10.
MIRANDA, A. Z.. Banca de avaliação da prova de Redação do Vestibular de Inverno. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

11.
MIRANDA, A. Z.. Banca de avaliaç!ao da prova de Redação do Processo de Aval. Seriada - PAS/UEM. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

12.
MIRANDA, A. Z.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno. 2010.

Outras participações
1.
MIRANDA, A. Z.. Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

2.
MIRANDA, A. Z.. Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

3.
MIRANDA, A. Z.. Teste de proficiência em Língua Estrangeira. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

4.
MIRANDA, A. Z.. Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2014. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Consultoria no Secretariado Executivo: tendências, possibilidades e desafios. 2017. (Outra).

2.
2o. Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: Razão Política e Acontecimento. 2016. (Congresso).

3.
2o. Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: Razão Política e Acontecimento. Sexualidade e Poder no Projeto de Lei "Ideologia de gênero" do Plano Municipal de Educação de Maringá-PR. 2016. (Congresso).

4.
IX Seminário de Pesquisas - IX SPLE."Guerra dos sexos": Efeitos de verdade concernentes à sexualidade e à subjetividade do homem e da mulher em discursos midiáticos. 2016. (Seminário).

5.
3a JIED-Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2o EIID-Encontro Internacional da imagem em discurso. A (res) significação da guerra dos sexos: o estatuto do homem contemporâneo na produção discursiva midiática de identidade (s). 2015. (Congresso).

6.
Curso Le cinéma de fiction comme philosophie Pratique-5 exemples (français) des années1960 aux 2000. 2015. (Oficina).

7.
Curso Le cinéma de fiction comme philosophie Pratique-5 exemples (français) des années1960 aux 2000. 2015. (Oficina).

8.
Cenas da enunciação: V semináio.A dimensão do documento: entre predileção, estabilização e sugestão. 2014. (Seminário).

9.
Colóquio de Pesquisas Olhares Foucaultianos.A contribuição do método serialista para uma análise historiográfica das práticas discursivas que objetivam/subjetivam os sujeitos homem e mulher acerca de seu sexo e de sua sexualidade. 2014. (Simpósio).

10.
Da Cena ao Texto, da Palavra à Escrita: modos de apreensão da leitura e interpretação/construção de textos segundo teorias de Roger Chartier". 2014. (Seminário).

11.
Da Cena ao Texto, da Palavra à Escrita: modos de apreensão da leitura e interpretação/construção de textos segundo teorias de Roger Chartier". 2014. (Seminário).

12.
I Congresso de Licenciatura COLI.O Ensino-Aprendizagem de Línguas para fins específicos no Brasil: implicações teórico-metodológicas, pesquisas e experiências. 2014. (Simpósio).

13.
I Congresso de Licenciatura COLI.O Ensino-Aprendizagem de Línguas para fins específicos no Brasil: implicações teórico-metodológicas, pesquisas e experiências. 2014. (Simpósio).

14.
I Congresso de Licenciatura COLI.O Ensino-Aprendizagem de Línguas para fins específicos no Brasil: implicações teórico-metodológicas, pesquisas e experiências. 2014. (Simpósio).

15.
III Colóquio Internacional de Estudos linguísticos e literários. "Guerra"dos sexos: do dispositivo da aliança ao dispositivo da sexualidade, quem teria vencido na produção midiática de subjetividades. 2014. (Congresso).

16.
III Colóquio Internacional de Estudos linguísticos e literários. "Guerra"dos sexos: do dispositivo da aliança ao dispositivo da sexualidade, quem teria vencido na produção midiática de subjetividades. 2014. (Congresso).

17.
III Encontro Sul Letras.O dispositivo da sexualidade e a justiça política do vínculo matrimonial na arte de existência de Anastásia em 50 tons de cinza. 2014. (Simpósio).

18.
Materialismo Histórico na Teoria do Discurso. 2014. (Outra).

19.
Materialismo Histórico na Teoria do Discurso. 2014. (Outra).

20.
V Seminário: Cenas da enunciação.A web nas ciências humanas e sociais - aspectos teórico-práticos abordados na obra organizada por Christine Barats. 2014. (Seminário).

21.
Dcima - I Colóquio Internacional Midia e Discurso na Amazônia. Complexo de CInderela: a identidade do sujeito mulher pela lente da midia contemporânea. 2013. (Congresso).

22.
Discurso e Atividade - Analise dos cantos de trabalhos brasileirps. 2013. (Encontro).

23.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interaçao. Do dispositivo da Aliança ao Dispositivo da Sexualidade: efeitos de verdade sobre a identidade dos sujeitos homem e mulher na trilogia cinquenta tons de cinza. 2013. (Congresso).

24.
SILEL - XIV SImpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Artes de Governar: práticas discursivas de poder e de subjetivação no guia de cura "A ilusão dos 50 tons". 2013. (Simpósio).

25.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Mídia e sexualidade: práticas discursivas de objetivação/subjetivação e produção de identidades na trilogia Cinquenta tons de cinza. 2013. (Congresso).

26.
X Congreso Internacional de la Asociacíon Latinoamericana de Estudios del Discurso. Sexo em discurso: por uma análise das práticas discursivas de subjetivação e do acontecimento discursivo na trilogia 50 tons de cinza. 2013. (Congresso).

27.
2a. JIED -Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1o. EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso. Prática discursiva midiática e sua arte de governar: efeitos de verdade sobre a identidade nacional francesa. 2012. (Congresso).

28.
III Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Heterotopia e Subjetivação: a representaçãoa nacional francesa nos discursos do sujeito da educação. 2012. (Congresso).

29.
(R)Approcher apprenants et méthodes - Le rôle de l'enseignant. 2011. (Oficina).

30.
7o SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.Heterotopia e Subjetivação: a representação francesa nos discursos do sujeito da educação. 2011. (Seminário).

31.
Douche Linguistique - Sessão de Minicursos. 2011. (Oficina).

32.
I Colóquio Internacional de Texto e Discurso. 2011. (Seminário).

33.
I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - I CITeD.Subjetivação e Heterotopia: as oscilações da subjetividade do aluno/a de língua francesa. 2011. (Simpósio).

34.
III Conali - Congresso Nacional de Linguagens em Interação.Governamentalidade e Representação: efeitos de verdade sobre a identidade nacional francesa. 2011. (Simpósio).

35.
Moda Para Todos. 2011. (Encontro).

36.
Capacitação de Tutores do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2010. (Outra).

37.
CELSUL-Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Heterotopia e Memória: um diálogo entre o real e o imaginário na construção histórica de um saber-poder sobre a frança. 2010. (Simpósio).

38.
CIELLI-Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A representação nacional francesa e a subjetivação do sujeito da educação. 2010. (Simpósio).

39.
Gêneros Textuais, Sequências didáticas e práticas discursivas no ensino de LEM. 2010. (Oficina).

40.
OFICINAS DE ANÁLISE DO DISCURSO. 2010. (Oficina).

41.
Análise discursiva de materialidades fílmicas: recortes do social. 2009. (Oficina).

42.
XI Jornada de Estudos Franceses e I Jornada Internacional de Est. Franceses. Fille au Pair: Uma experiência Intercultural. 2009. (Congresso).

43.
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2009. (Congresso).

44.
1º Séminaire Pédagogique des Professeurs de Français du sud du Brésil - juin 2004. 2004. (Congresso).

45.
Festa da Música Francesa: uma prática linguístico-cultural.Apresentação da música: Tu t'en vas. 2004. (Encontro).

46.
Outras Palavras - XV semana de Letras. 2004. (Seminário).

47.
VIII Semana de Letras.Uma visão regionalista em o Regresso do Filho de Flrobela Espanca. 2004. (Simpósio).

48.
3º SPLA Seminário de Pesquisa em Linguística Aplicada. 2003. (Seminário).

49.
IX Jornada de Estudos Franceses. 2003. (Encontro).

50.
O Ensino de Português na França. 2003. (Encontro).

51.
Semana de Letras - Outras Palavras.A transformação dos protagonistas nos contos homônimos "O espelho", de Machado de Assis e de Guimarães Rosa. 2003. (Encontro).

52.
Laboratório Audiovisual de Apoio Pedagógico do DLE. 2002. (Oficina).

53.
Laboratório pedagógico:estratégia de ensino de produção de textos.Trabalhos práticos. 2002. (Oficina).

54.
Laboratório Pedagógico - Oficina de Produção Textual.Monitora. 2002. (Oficina).

55.
XV Seminário do CELLIP-Políticas de Linguagem para o Brasil( o que querem e o que podem os profissionais de Letras). 2001. (Seminário).

56.
Aspectos Fonéticos da Língua Francesa. 1999. (Oficina).

57.
Cultura e Civilização: Arte e arquitetura no espaço urbano Francês. 1999. (Simpósio).

58.
Outras Palavras - XII semana de Letras. 1999. (Congresso).

59.
VII Jornada de Estudos Franceses. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, A. Z.. 3a. JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discursorso e do 2o. EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discu. 2015. (Congresso).

2.
MIRANDA, A. Z.. XXVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras. 2015. (Congresso).

3.
MIRANDA, A. Z.. X EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeiras da UEM. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . Heterotopia e Subjetivação: a representação nacional francesa nos discursos do sujeito da educação. 1. ed. Maringá: Vivens, 2014. v. 25. 250p .


Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, A. Z.; BARBOSA, P. L. N. ; MIRANDA, A. Z. . Mídia e sexualidade: práticas discursivas de objetivação/subjetivação e produção de identidades na trilogia Cinquenta tons de cinza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MIRANDA, A. Z.. Do dispositivo da aliança ao Dispositivo da sexualidade: efeitos de verdade sobre a identidade dos sujeitos homem e mulher na trilogia cinquenta tons de cinza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MIRANDA, A. Z.. Complexo de Cinderela: a identidade do sujeito mulher pela lente da midia contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MIRANDA, A. Z.. Sexo em discurso: por uma análise das práticas discursivas de subjetivação e do acontecimento discursivo na trilogia 50 tons de cinza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MIRANDA, A. Z.. Artes de governar: práticas discursivas de poder e de subjetivação no guia de cura 'a ilusão dos 50 tons'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MIRANDA, A. Z.; ALMEIDA, R. S. . O Ensino-Aprendizagem de Línguas para fins específicos no Brasil: implicações teórico-metodológicas, pesquisas e experiências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . O dispositivo da sexualidade e a justiça política do vínculo matrimonial na arte de existência de Anastásia em 50 tons de cinza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MIRANDA, A. Z.. A (res) significação da guerra dos sexos: o estatuto do homem contemporâneo na produção discursiva midiática de identidade (s). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MIRANDA, A. Z.. Sexualidade e Poder no Projeto de Lei 'Ideologia de gênero' do Plano Municipal de Educação de Maringá-PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MIRANDA, A. Z.. Introduction à la Phonétique du français. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MIRANDA, A. Z.. Français Sur Objectifs Spécifiques. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MIRANDA, A. Z.; CEZAR, K. P. L. . Leitura e Escrita na Educação a Distância. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MIRANDA, A. Z.; BAZZA, A. B. . Caso Pièrre Rivière: noções introdutórias sobre a construção e manipulação de 'corpus' discursivos a partir do conceito foucaultiano de arquivo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, A. Z.; Navarro, Pedro . A web nas ciências humanas e sociais - aspectos teóricos práticos abordados na obra organizada por Christine Barats. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, A. Z.. XXVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras. 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


Certificado de Estágio no restaurante do Hotel Mercure (Balaruc les Bains - França) - Gastronomia tradicional, de 15/09/2005 a 04/12/2005.

Obtenção do Diploma Aprofundado de Língua Francesa (DALF), nível C1, emitido pelo Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa (Lille-França).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:47:11