Sara Raquel de Melo Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4777111572306988
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Mestre em Administração e Controladoria, especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, todos concedidos pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente, é docente do curso de administração e marketing ministrando disciplinas de marketing, pesquisa de marketing, comportamento do consumidor, dentre outras. Tem como foco de pesquisa a economia criativa e consumo colaborativo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sara Raquel de Melo Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, S. R. M.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Administração e Controladoria.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: AS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS E O DESEMPENHO INDIVIDUAL: UM ESTUDO NA INDÚSTRIA CRIATIVA DA PUBLICID,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Sandra Santos.
Palavras-chave: Indústria Criativa;; Publicidade;; Características Comportamentais Empreendedoras; Desempenho Individual.
2010 - 2011
Especialização em Teorias da Comunicacao. (Carga Horária: 384h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Dia Internacional da Mulher: uma análise dos anúncios de oportunidade cearenses inseridos na sociedade de consumo atual.
2005 - 2009
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: ?ACREDITE NA BELEZA?: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO ANÚNCIO ?REPRESSÃO? DE ?O BOTICÁRIO?.
Orientador: Glícia Maria Pontes Bezerra.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação de Professor Tutor. (Carga horária: 30h).
Faculdade Tecnológica do Nordeste, FATENE, Brasil.
2016 - 2016
Marketing de Moda. (Carga horária: 20h).
Centro de Educação Profissional Senac EaD, SENAC EAD, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Produtos e Marcas. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
O essencial do marketing digital. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2012 - 2012
Gestão da Comunicação. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Fundamentos da Administração Geral. (Carga horária: 40h).
Curso Sucesso, CS, Brasil.
2011 - 2011
Webdesign. (Carga horária: 210h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
2011 - 2011
Redação Empresarial. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
2011 - 2011
Organização de Eventos. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
2010 - 2010
Sociedade de Consumo. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Gerência de Marketing. (Carga horária: 24h).
Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
2005 - 2008
Extensão universitária em Casa de Cultura Britânica - Curso Básico. (Carga horária: 420h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Fotografia Digital. (Carga horária: 30h).
Centro Cultural Banco do Nordeste, CCBNB, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso Básico de Fotografia. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Tecnológica do Nordeste, FATENE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Gerência Comercial e de Vendas
Marketing
02/2018 - 06/2018
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Marketing
Marketing de vendas e relacionamento
Pesquisa e análise de mercado
Marketing
Gerência Comercial e de Vendas
07/2017 - 12/2017
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Segmentação e Posicionamento de Mercado
Marketing
02/2017 - 06/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerência Comercial e de Vendas
07/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Comercial e Vendas
Marketing
Pesquisa de marketing
2/2016 - 06/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing

Faculdade das Américas, FADAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2018 - 07/2018
Ensino, Tecnólogo em Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Endomarketing

Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará, SFIEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing, Carga horária: 44

Atividades

09/2012 - 7/2017
Serviços técnicos especializados , Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará, .

Serviço realizado
Gestão do Portfólio; Planos de Marketing; Planos de Negócio; Análise de Mercado; Precificação de Serviços.

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Iniciação a docência - monitoria - relativo à disciplina Laboratório de Publicidade.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário, Carga horária: 12
Outras informações
Participação no projeto de extensão Liga Experimental de Comunicação, integrando o Núcleo de Comunicação.


Loa agência de publicidade, LOA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: CELETISTA, Carga horária: 40


AD2M ENGENHARIA DE COMUNICAÇÃO, AD2M, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: CELETISTA, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como atendimento e planejamento publicitário, atendendo demandas de clientes externos, assim como demandas de comunicação interna. Suporte para a elaboração de textos publicitários e revisões textuais.


Banco do Nordeste do Brasil S.A, BNB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Remunerado, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de nível superior com atuação no Ambiente de Marketing realizando trabalhos relacionados com comunicação interna.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A geração Y e o consumo colaborativo: um estudo na cidade de Fortaleza
Descrição: A presente pesquisa visa investigar: Como a geração y percebe o consumo colaborativo? Além disso, tem como objetivo geral analisar como a geração y se relaciona com o consumo colaborativo. Esta pesquisa será desenvolvida em forma de estudo quantitativo e com caráter descritivo. Um questionário será estruturado, aplicado via google forms e os dados serão analisados através de estatística descritiva e correlação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sara Raquel de Melo Ferreira - Coordenador / Érika de Araújo Ferreira - Integrante / Maria Gleiciene Rodrigues Oliveira - Integrante.
2017 - 2017
Por que compartilhadas? Um estudo sobre a economia compartilhada na cidade de Fortaleza
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sara Raquel de Melo Ferreira - Coordenador / Talita Jeanny Dutra Lima - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: REVISTA GESTÃO EM ANÁLISE


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, S. R. M.2016 FERREIRA, S. R. M.; SANTOS, SM ; CABRAL, A. C. A. . AS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS E O DESEMPENHO INDIVIDUAL: Um Estudo na Indústria Criativa da Publicidade. Perspectivas Contemporâneas. PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS, v. 11, p. 84 - 106, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, S. R. M.; Nóbrega, V . Tripas e Vísceras à la carte. Revista Câmara Brasil - Portugal no Ceará, Fortaleza - Ceará, p. 50 - 51, 21 set. 2012.

2.
FERREIRA, S. R. M.. Brasil mais competitivo na África. Revista Câmara Brasil - Portugal no Ceará, Fortaleza - Ceará, p. 34 - 35, 15 dez. 2011.

3.
FERREIRA, S. R. M.. Julio Pirata d'Iracema, o português apaixonado pelo Ceará. Revista Câmara Brasil - Portugal no Ceará, Fortaleza - Ceará, p. 42 - 44, 23 set. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, S. R. M.; LIMA, Talita Jeanny Dutra . POR QUE COMPARTILHAR? UM ESTUDO SOBRE ECONOMIA COMPARTILHADA NA CIDADE DE FORTALEZA. In: VI Universo Fatene, 2017, Fortaleza. Revista Científica da FATENE. Caucaia: Revista Científica da FATENE, 2017. v. VI.

2.
FERREIRA, S. R. M.. A Releitura Artística como Ferramente de Persuasão Publicitária. In: VII Semana de Humanidades UFC/UECE e I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 2010, Fortaleza. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2010.

3.
BEZERRA, G. M. P. ; FERREIRA, S. R. M. . Uma proposta reflexiva no ensino da prática laboratorial de Publicidade e Propaganda. In: XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina - PI. XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, S. R. M.. SEXUALIDADE EXPLICITA ? A UTILIZAÇÃO DA MULHER COMO APELO SEXUAL EM CAMPANHAS DE CERVEJA. In: Vi Semana de Humanidades UECE/UFC, 2009, Fortaleza. Memória e devir: programa e resumos, 2009. v. 1. p. 352-352.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, S. R. M.; LIMA, Talita Jeanny Dutra . POR QUE COMPARTILHAR? UM ESTUDO SOBRE ECONOMIA COMPARTILHADA NA CIDADE DE FORTALEZA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FERREIRA, S. R. M.. A Releitura Artística como Ferramente de Persuasão Publicitária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FERREIRA, S. R. M.; BEZERRA, G. M. P. . A Publicidade por ela mesma: a realização de meta-campanhas no ensino laboratorial de publicidade e propaganda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FERREIRA, S. R. M.. Sexualidade Explícita - A utilização da mulher como apelo sexual em campanhas de cerveja. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
FERREIRA, S. R. M.. A nova era da comunicação visual exterior?. 2017; Tema: Marketing. (Site).

2.
FERREIRA, S. R. M.. O papel do consumidor na decisão de compra. 2017; Tema: Comportamento do consumidor. (Site).

3.
FERREIRA, S. R. M.. Você sabe o que é marketing pessoal?. 2017; Tema: marketing. (Site).

4.
FERREIRA, S. R. M.. Marketing para as minorias. 2017; Tema: marketing. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA JUNIOR, José Jorge da; LOPES, Luma Louise Sousa; FERREIRA, S. R. M.. Participação em banca de Thiago Martins Soares.IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA KAIZEN EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO: Um estudo de caso na Indústria do Vestuário Fabricante de Lingerie no Município de Fortaleza/Ceará.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste.

2.
SOUZA, A. A. A.; OLIVEIRA FILHO, S. J.; FERREIRA, S. R. M.. Participação em banca de Bruna Vieira Alves.A evolução da mulher no mercado de trabalho: novos empregos, velhos salários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste.

3.
FERREIRA, S. R. M.; LOPES, Luma Louise Sousa; SILVA JUNIOR, José Jorge da. Participação em banca de Priscila Aragão Moura.O processo da comunicação interna: estudo de caso em uma empresa pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1° Simpósio Tempo e Subjetividades: Perspectivas Plurais. 2011. (Simpósio).

2.
II Simpósio Mídia Nordeste - Televisão 60 anos de Brasil, 50 de Nordeste. 2010. (Simpósio).

3.
Comunicar 2009. 2009. (Congresso).

4.
Workshop de Criação - Comunicar 2009. 2009. (Oficina).

5.
Workshop de Marketing - Comunicar 2009. 2009. (Oficina).

6.
Workshop de Planejamento e Atendimento - Comunicar 2009. 2009. (Oficina).

7.
XI Congresso Regional de Ciências da Comunicação - INTERCOM. 2009. (Congresso).

8.
Comunicarte Especial - Em Foco: Publicidade. 2006. (Outra).

9.
Oficinas da Comunicação - Briefing. 2006. (Oficina).

10.
Oficinas da Comunicação - Mídia Alternativa. 2006. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEVERIANO, M. F. V. ; AQUINO, C. A. B. ; FERREIRA, S. R. M. . 1° Simpósio Tempo e Subjetividades: Perspectivas Plurais. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviane Rodrigues de Souza. A importância da gestão do supervisor no aumento da produtividade em um Call Center. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

2.
Mayara Cristina Barbosa Alves. A importância de uma gerência comercial no quadro de vendedores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

3.
Gilvandro Alves Bezerra. Qualidade de vida no trabalho: análise dobre as perspectivas e resultados da implantação na Loja Marques. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

4.
Debora Marques do Nascimento. Gestão feminina: um estudo sobre a presença de mulheres na liderança de empresas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

5.
Beatriz Rodrigues da Silva. Fatores motivacionais que afetam os servidores públicos do IFCE campus Maracanaú. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

6.
Talita Jeanny Dutra Lima. Marketing social e os benefícios gerados à marca: um estudo sobre a marca de uma cooperativa de saúde na cidade de Fortaleza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

7.
Pryscila Castro da Rocha. o processo de pós-venda e a fidelização do cliente: um estudo de caso na empresa CB Distribuidora de Bebidas Ltda.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

8.
Antonia Narcicleia Cesario Costa. A motivação no ambiente de trabalho em uma empresa de confecção em Maracanaú/CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

9.
Karen Karlyn Soares Pereira. Empreendedorismo digital com foco em uma rede social na cidade de Guaiúba?Ce. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

10.
Adriana de Lima Nascimento Martins. A qualidade do atendimento ao cliente em uma operadora de plano de saúde em Fortaleza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

11.
Renato Menezes Carneiro. Composto de Marketing: como o composto de marketing pode se tornar um diferencial competitivo para a microempresa Jóquei Motos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.

12.
Nara Raquel Cavalcante. O IMPACTO DO ENDOMARKETING NO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS DE FORTALEZA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Tecnológica do Nordeste. Orientador: Sara Raquel de Melo Ferreira.



Outras informações relevantes


O artigo Por que compartilhar? Um estudo sobre economia compartilhada na cidade de Fortaleza das autoras Sara Raquel de Melo Ferreira e Talita Jeanny Dutra Lima obteve a 2a colocação na premiação de melhores artigos completos no VI UNIVERSO FATENE, no dia 10 de novembro de 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 13:00:00