Eduardo Sérgio da Silva Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0785069866724240
  • Última atualização do currículo em 08/01/2015


Engenheiro Mecânico, Analista de Energia e Utilidades na Arcelormittal Monlevade desde janeiro/2005. Mestre em Engenharia Mecânica pela UFMG (2011) com ênfase na área de Calor e Fluidos, possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2004). Professor Universitário na UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, campus João Monlevade desde julho/2012, onde ministra as disciplinas: Transferência de Calor Aplicada à Metalurgia - 6º período Eng. Metalúrgica; Mecânica dos Fluidos - 5º período Eng. Ambiental. Membro da equipe do projeto Fortalecimento da Rede Nacional de Combustão e Capacitação de Recursos Humanos em Combustão e Gaseificação. Trabalhou na Usiminas no período de setembro/1997 a janeiro/2005 como Supervisor de Manutenção Mecânica no Departamento de Utilidades. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Térmica, Gerenciamento de Utilidades, elaboração de balanços de energia e de massa, projetos de expansão das áreas de utilidades, otimização de processos que utilizam fluidos de qualquer natureza. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Sérgio da Silva Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, E. S. S.

Endereço


Endereço Profissional
Arcelormittal Monlevade, Arcelormittal Monlevade.
Av. Getúlio Vargas, 100
Centro
35930-900 - Joao Monlevade, MG - Brasil
Telefone: (31) 38591798
URL da Homepage: www.arcelormittal.com.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Modelo de Simulação Numérica de um forno de reaquecimento de Tarugos para Laminação,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: José Eduardo Mautone Barros.
Palavras-chave: Calor e Fuidos; Combustão.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica.
Setores de atividade: Produção e Distribuição de Eletricidade, Gás e Água.
1998 - 2004
Graduação em Engenharia Mecânica.
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
Título: -.
Orientador: -.
1994 - 1996
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.




Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das disciplinas: Transferência de Calor Aplicada à Metalurgia - 6º período Eng. Metalúrgica Mecânica dos Fluidos - 5º período Eng. Ambiental


Arcelormittal Monlevade, AMM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Processos de Fluidos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: Assistência técnica ao Gerente de Área de Utilidades e Meio Ambiente através da coordenação do controle de processos das áreas de tratamento e distribuição de água, gases industriais, vapor, ar comprimido, combustíveis e geração de energia elétrica. Gerenciamento da distribuição mensal dos volumes por área de todos os fluidos utilizados no processo produtivo da ArcelorMittal Monlevade para a área contábil. Elaboração e apresentação do Balanço Energético Global anual da ArcelorMittal Monlevade nos seminários da ABM. Coordenação de estudos de otimização de processos e melhoria de eficiência de equipamentos envolvendo diversos tipos de fluidos. Substituição de energéticos em sistemas e equipamentos térmicos em diversas instalações da Usina de João Monlevade. Coordenador da Comissão de Gás da Usina de Monlevade que conta com pelo menos um representante de cada área e tem foco no aumento de segurança dos processos e melhoria de práticas visando a otimização e racionalização do uso de gases. Coordenador da Banca Técnica da Gerência de Área de Utilidades e Meio Ambiente que tem o objetivo de promover análise crítica antes da implementação de projetos para melhoria dos processos que levem a soluções de problemas, aumento de produtividade, redução de custo, melhoria de qualidade, segurança ou meio ambiente. Estudos de aumento de demanda de fluidos devido a aumentos de produção da Usina. Realização de análises críticas das anomalias ocorridas nos sistemas de distribuição/manutenção de fluidos. Elaboração, verificação e revisão de normas e procedimentos referentes aos processos de distribuição/manutenção de fluidos e quaisquer outras atividades que demandem estudos que envolvam todos os tipos de fluidos utilizados no processo produtivo da ArcelorMittal Monlevade.


Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Manutenção Mecânica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades desenvolvidas  Supervisor de reparos mecânicos das áreas de distribuição de água e tratamento de efluentes;  Fiscalização de obras de expansão das áreas de distribuição de água e tratamento de efluentes;  Supervisor de inspeção mecânica das áreas de distribuição de água e tratamento de efluentes;



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, E. S. S.; SANTOS, E. A. A. B. . Balanço Energético Global 2007. In: Seminário de Balanços Energéticos Globais e de Utilidades, 2008, Porto Seguro. Balanços Energéticos Globais e de Utilidades, 2008.

2.
GONÇALVES, E. S. S.; da Silveira, G. J. H. ; MENDES, M. C. ; SANTOS, E. A. A. B. ; SOARES FILHO, M. . Redução do consumo de GLP no forno de reaquecimento da laminação 1 da ArcelorMittal Monlevade. In: XXIX Seminário de Balanços Energéticos Globais e de Utilidades, 2008, Porto Seguro. Balanços Energéticos Globais e de utilidades, 2008.

3.
RIBEIRO, V. A. P. ; GONÇALVES, E. S. S. . Balanço Energético Global 2006. In: Seminário de Balanços Energéticos Globais e de Utilidades, 2007, Vitória. Balanços Energéticos Globais e de Utilidades, 2007.

4.
RIBEIRO, V. A. P. ; GONÇALVES, E. S. S. ; Wiermann, A. . Implantação e uso do Gás Natural Comprimido na Belgo Arcelor Usina de Monlevade. In: XXVIII Seminário de Balanços Energéticos Globais e de utilidades, 2007, Vitória. Balanços Energéticos Globais e de utilidades, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, E. S. S.; SANTOS, E. A. A. B. . Balanço Energético Global 2007. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GONÇALVES, E. S. S.; da Silveira, G. J. H. ; MENDES, M. C. ; SANTOS, E. A. A. B. ; SOARES FILHO, M. . Redução do consumo de GLP no forno de reaquecimento da laminação 1 da ArcelorMittal Monlevade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 8:01:41