Larissa Silveira Côrtes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0965403859779833
  • Última atualização do currículo em 22/01/2015


Graduada em economia pela UFMG (2011), com monografia na área de Mudanças Climáticas, especificamente em Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Tem experiência em consultoria na área de biotecnologia e em análise de riscos. Atualmente trabalha como analista econômico-financeira da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (ARSAE-MG), na qual realiza estudos sobre o acompanhamento da implementação de políticas econômicas voltadas aos serviços de água e esgoto do estado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Silveira Côrtes
Nome em citações bibliográficas
CÔRTES, L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
URL da Homepage: www.face.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Graduação em Economia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Università degli Studi di Torino PRINCIPALE (Orientador: Stefania Ninatti).
Título: Estrutura produtiva e emissões de gases de efeito estufa em Minas Gerais: uma análise aplicada de insumo-produto.
Orientador: Edson Paulo Domingues.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso Saneamento Básico.
Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental.
2013 - 2013
Benchmarking e Regulação dos Serviços de Água.
Associação Brasileira de Agências de Regulação.


Atuação Profissional



Agência Reguladora de Serviços de Água e Esgotos de Minas Gerais, ARSAE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Econômico-Financeira, Carga horária: 40
Outras informações
Analista de fiscalização econômico-financeira dos serviços de água e esgoto do estado de Minas Gerais. Elabora relatórios de acompanhamento da implementação dos serviços do setor, além de participar da elaboração de estudos setoriais, com destaque para o que investigou os desincentivos tarifários à universalização dos sistemas de esgotamento sanitário em Minas Gerais. Participa da elaboração de estudos que resultarão nos Relatórios de Indicadores Anuais, que visam implementar o método de Sunshine Regulation no estado, além de contribuir com as câmaras técnicas promovidas pela ABAR (Associação Brasileira de Agências Reguladoras) que visam implementar o mesmo método a nível nacional.


KPMG, KPMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40
Outras informações
Consultora da divisão de Risk Consulting, com foco em trabalhos de gerenciamento e avaliação de riscos e de assistência à Lei Sarbanes-Oxley (SOx) para empresas de capital aberto na Bolsa de Nova Iorque.


Biominas Brasil, BIOMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40
Outras informações
Consultora para negócios de biotecnologia. Responsável pela elaboração de Planos de Negócios e de análises de mercado para empresas do setor. Elaborava estudos de viabilidade econômica para novas tecnologias, além de auxiliar na execução do estudo setorial de biotecnologia de 2011.


Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, BDMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pelo controle das metas de todos os departamentos do banco. Elaborou um informativo de produção industrial no qual constava um acompanhamento crítico dos efeitos da crise financeira mundial sobre a economia brasileira e mineira. Responsável por modelo estatístico que foi incluído em todas as apresentações internas e externas do presidente do banco.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação científica na pesquisa Efeitos da taxação de carbono na economia brasileira na área de economia das mudanças climáticas do departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Responsável pela preparação dos bancos de dados, relatórios e análises dos resultados da pesquisa.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora de Microeconomia (teoria do consumidor) do curso de Ciências Econômicas da UFMG. Responsável pela elaboração e correção de listas de exercícios, responsável pelo plantão de dúvidas relacionado ao curso e pela preparação de materiais diversos que auxiliavam alunos e professor no curso.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, S. A. B.2014COSTA, S. A. B. ; CÔRTES, L. S. ; NETTO, T. C. ; FREITAS JUNIOR, M. M. . Indicadores em saneamento: avaliação da prestação dos serviços de água e de esgoto em Minas Gerais. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 20, p. 334, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CÔRTES, L. S.; COSTA, S. A. B. ; FREITAS JUNIOR, M. M. ; MOY, H. L. . Regulação Sunshine aplicada às prestadoras locais do Sudeste. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COSTA, S. A. B. ; CÔRTES, L. S. . Tariff Disincentives: Obstacles to the Expansion of Sewage Treatment Services in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, S. A. B. ; CÔRTES, L. S. ; MELO, B. A. C. . Tariff Disincentives: The Reason Why Brazil is Unable to Universalize its Sewage Services. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
COSTA, S. A. B. ; CÔRTES, L. S. . Desincentivos tarifários: entraves à evolução dos serviços de esgotamento sanitário no sudeste do Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
COSTA, S. A. B. ; CÔRTES, L. S. ; MOY, H. L. ; FREITAS JUNIOR, M. M. . Indicadores em Saneamento: Análise da Prestação dos Serviços de Água e de Esgoto no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
COSTA, S. A. B. ; CÔRTES, L. S. . Avaliação dos Componentes da Tarifa Média e da Estrutura de Custos das Prestadoras Regionais de Saneamento do Sudeste: um estudo baseado no SNIS 2010.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
COSTA, S. A. B. ; CÔRTES, L. S. . A Atuação da Fiscalização Econômico-Financeira sobre os Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário no Estado de Minas Gerais: Perspectivas e Desafios.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:20:44