Clarissa Navarro Conceição Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4977885932383985
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


Clarissa Navarro é mestre em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara - SP, Brasil. Possui graduação em Letras - Português-Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2013) e graduação em Letras - Português-Francês pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2017). Teve experiência como monitora em Língua Portuguesa - Semântica (2013), foi acadêmica bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras), foi voluntária no Projeto RONDON (2014), foi professora de francês da escola privada Francophone, em Uberaba (2009 - 2014), foi servidora pública, no cargo de professora temporária do IFTM - Uberaba, área: francês (2014) e atualmente é professora de francês na Aliança Francesa de Ribeirão Preto e no Liceu Albert Sabin de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes campos: língua francesa, literatura francesa, e análise e crítica literária. Atualmente trabalha com obras dos autores: Guy de Maupassant e Machado de Assis, atendo-se à historiografia e à ironia em seus contos. Morou em Paris por quatro meses e realizou cursos de Língua, Fonética, Literatura e Cultura Francesas na Universidade da Sorbonne; e, no sul da França, na cidade de Antibes, realizou um curso de língua e cultura francesas no Centro Internacional de Antibes (Côte d'Azur). Possui o certificado de nível avançado, DALF C2, e certificado de nível intermediário, FCE, da Universidade de Cambridge. (Contato: clarissa_cla@hotmail.com) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clarissa Navarro Conceição Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, C. N. C.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Estudos Literários.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Machado de Assis e Guy de Maupassant, dois autores marcados pelo riso torto.,
Orientador: Andressa Cristina de Oliveira.
Palavras-chave: MAUPASSANT; IRONIA; LITERATURA COMPARADA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2015 - 2017
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Um testemunho velado, uma forma de ler de Maupassant,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Guacira Marcondes Machado Leite.
2015 - 2017
Graduação em Letras - Francês.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Letras - Português-Inglês.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Título: A construção da personagem feminina em Boule de Suif.
Orientador: Fani Miranda Tabak.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, CENEC, Brasil.
2001 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, CENEC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Habilitation DELF/DALF (A1-C1). (Carga horária: 40h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Teletandem - Université Blaise-Pascal - França. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Prática de Gramática oral em Língua Francesa - Módulo I. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Prática de Fonética em Língua Francesa - Módulo II. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Prática de Fonética em Língua Francesa - Módulo I. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Prática de Gramática oral em Língua Francesa - Módulo II. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso Literaturas africanas na escola: o conto. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso: Os contos de Alice Munro (Prof. Besner). (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Cours de Français Langue Étrangère. (Carga horária: 20h).
Aliance Française de Paris - île de France, AF, França.
2012 - 2013
Supérieur - C2. (Carga horária: 240h).
Francophone - École de Français, FRANCOPHONE, Brasil.
2012 - 2012
Cours de Civilisation Française de la Sorbonne -C1. (Carga horária: 10h).
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, PARIS 1, França.
2012 - 2012
Cours de Civilisation Française de la Sorbonne -C1. (Carga horária: 80h).
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, PARIS 1, França.
2011 - 2011
Extensão universitária em CinePET - "A vida dos outros". (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em CinePET - "Quanto vale ou é por quilo?". (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Próxima parada: Mestrado!. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Próxima parada: Mestrado!. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2010 - 2011
Supérieur - C1. (Carga horária: 240h).
Francophone - École de Français, FRANCOPHONE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A produção de texto no ambiente universitário. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2010 - 2010
Cours de Civilisation Française de la Sorbonne -B2. (Carga horária: 84h).
Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.
2010 - 2010
Dialética da Língua Latina. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2010 - 2010
Minicurso Filme - Réquiem para um sonho. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Contação de histórias infantis. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Tradução em língua inglesa: Abstracts. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em TRADUÇÃO - Inglês. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A produção de texto no ambiente universitário. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Revisão Gramatical I. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2009 - 2009
CAE IV. (Carga horária: 57h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2009 - 2009
CAE III. (Carga horária: 57h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2008 - 2009
Avancé - B2. (Carga horária: 240h).
Francophone - École de Français, FRANCOPHONE, Brasil.
2008 - 2008
Cours de Langue Française A2+. (Carga horária: 60h).
Centre International D'Antibes, CIA, França.
2008 - 2008
CAE II. (Carga horária: 57h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2008 - 2008
CAE I. (Carga horária: 57h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2007 - 2007
FCE I. (Carga horária: 57h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2007 - 2007
FCE II. (Carga horária: 57h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2006 - 2007
Intermédiaire - B1. (Carga horária: 240h).
Francophone - École de Français, FRANCOPHONE, Brasil.
2006 - 2006
Upper-Intermediate I. (Carga horária: 57h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2006 - 2006
Upper-Intermediate II. (Carga horária: 57h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2005 - 2005
Intermediate I. (Carga horária: 53h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2005 - 2005
Intermediate II. (Carga horária: 53h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2004 - 2005
Débutant - A2. (Carga horária: 240h).
Francophone - École de Français, FRANCOPHONE, Brasil.
2004 - 2004
Pre-Intermediate I. (Carga horária: 53h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2004 - 2004
Pre-Intermediate II. (Carga horária: 53h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2003 - 2003
Basic III. (Carga horária: 96h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2002 - 2003
Élémentaire - A1. (Carga horária: 240h).
Francophone - École de Français, FRANCOPHONE, Brasil.
2002 - 2002
Basic II. (Carga horária: 96h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2001 - 2001
Basic I. (Carga horária: 96h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2000 - 2000
CHatterbox1. (Carga horária: 64h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante bolsista, Carga horária: 8


Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Francês do CENID - Centro de Idiomas


Projeto RONDON - Governo Federal - Ministério da Defesa, RONDON, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Rondonista - Voluntário, Enquadramento Funcional: Rondonista, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Estadual Minas Gerais, EEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Planejamento e Regência de aulas de língua inglesa para o Ensino Médio na Escola Estadual Minas Gerais.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Planejamento e Regência de aulas de língua inglesa para o Ensino Fundamental na Escola Estadual Minas Gerais.


Colégio Tiradentes da Polícia Militar, CTPM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Planejamento e Regência de aulas de língua portuguesa e suas literaturas para o Ensino Médio no Colégio Tiradentes da Polícia Militar.


Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, CENEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Planejamento e Regência de aulas de língua portuguesa e suas literaturas para o Ensino Fundamental no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.


Francophone - École de Français, FRANCOPHONE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Colaborator, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 10


Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - Estudante Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista pelo PET, Enquadramento Funcional: Professora de Francês - Petiana, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2009 - Atual
Ensino, A1 A B2 - Langue Française, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Francês
05/2013 - 09/2013
Estágios , Departamento de Letras, .

Estágio realizado
Planejamento e Regência de aulas de língua inglesa para o Ensino Médio na Escola Estadual Minas Gerais.
08/2012 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

11/2012 - 04/2013
Estágios , Departamento de Letras, .

Estágio realizado
Planejamento e Regência de aulas de língua inglesa para o Ensino Fundamental na Escola Estadual Minas Gerais.
08/2009 - 12/2012
Extensão universitária , Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Vive la France.
03/2012 - 06/2012
Estágios , Departamento de Letras, .

Estágio realizado
Planejamento e Regência de aulas de língua portuguesa e suas literaturas para o Ensino Médio no Colégio Tiradentes da Polícia Militar.
08/2011 - 12/2011
Estágios , Departamento de Letras, .

Estágio realizado
Planejamento e Regência de aulas de língua portuguesa e suas literaturas para o Ensino Fundamental no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.

Liceu Albert Sabin, SABIN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2


Aliança Francesa, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25



Linhas de pesquisa


1.
Literatura Francesa e Análise Literária


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A construção da ironia e da historicidade nos contos de guerra de Maupassant: Boule de suif; Mademoiselle Fifi; Deux amis; L?aventure de Walter Schnaffs; Le père Milon
Descrição: A guerra Franco-Prussiana deixou uma marca notável na história dos franceses, que por sua vez, tendo o território brutalmente invadido e bombardeado, tiveram por muito tempo sentimentos de asco e rancor dos alemães. Os contos de guerra de Maupassant surgem alguns anos após a Guerra Franco-prussiana, de 1880 a 1883, em meio ao realismo francês, no qual o foco não eram os heróis, mas os miseráveis, como as prostitutas e os operários. O momento histórico é crucial na construção da narrativa, pois ele oferece suporte para a construção da verossimilhança do conto. O pano de fundo está preenchido pela memória histórica e por fatos verossímeis, o que nos leva a perceber o efeito do real que Maupassant transmite para o enredo e para as personagens. Maupassant, a partir de seu olhar sobre a sociedade e sobre a guerra, soube produzir narrativas fieis à realidade, soube ressaltar os pequenos detalhes de cada episódio narrado. Este trabalho propõe desvendarmos os efeitos de sentido da construção da ironia e da historicidade dos principais contos de Guerra de Maupassant. A historicidade é fundamental na construção de todas essas narrativas, e a ironia parece ser o ponto central dessas obras. Objetiva-se verificar o quão é importante a História na análise destes contos, pois é ela que oferece o suporte para a construção da obra. É pertinente estudar Maupassant, pois o autor francês se diferenciou do Realismo/Naturalismo, enquanto programas, e preocupou-se não só em dissecar o mundo e os homens, mas delatar a realidade de forma parcial a partir de suas opiniões sobre a natureza humana. A obra de Maupassant, como a de todos os grandes escritores da literatura, é atemporal, ou seja, ao mesmo tempo em que discute as questões de sua época, discorre e problematiza as questões da humanidade, portanto, torna-se durável por gerações e gerações e é considerada uma obra de arte. Para análise e aprofundamento teórico iniciais, utilizaremos Teoria da Literatura, de Aguiar e Silva e L?effet de réel; obra de Roland Barthes. Além dessas obras fundamentais, também nos servirão vários outros textos teóricos como, por exemplo, os textos de Muecke, Hutcheon, Bosi, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
A Construção da Personagem Feminina em Boule de Suif
Descrição: O conto Boule de Suif, de Maupassant, surge dez anos após a Guerra Franco-prussiana, em 1880, em meio ao realismo francês, no qual o foco não eram os heróis, mas os miseráveis, como as prostitutas e os operários. A personagem feminina do conto é uma cortesã e sua construção é feita de modo peculiar, ligada à política, à religião, aos valores de heroísmo e ao seu comportamento. Objetiva-se, neste trabalho, verificar quão importante é a História na análise deste conto, pois é ela que oferece o suporte para a construção do texto. Interessa-nos particularmente a ironia que constitui a personagem, a hipocrisia incrustada na sociedade da época, e os conteúdos simbólicos que envolvem a personagem principal. A metodologia é essencialmente bibliográfica, contando com a análise e o aprofundamento teórico de Ironia e o irônico, de Muecke; Teoria do Romance, de Lukács; e Conceitos de crítica e História da crítica moderna, de Wellek. O foco na personagem feminina é fundamental para a proposta, posto que ela engendra as tensões da narrativa. PALAVRAS-CHAVE: Literatura Francesa; Maupassant; Personagem; Ironia; Historiografia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Clarissa Navarro Conceição Lima - Integrante / Fani Miranda Tabak - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Bolsa.
2011 - 2012
Espaços de uma ilha desconhecida
Descrição: O intento deste trabalho é mostrar através da topoanálise como o imaginário, os sonhos, os ideais e as ações perante a ?ilha? são criados a partir da análise do conto de Saramago "A ilha desconhecida". Visa-se também mostrar o papel dos personagens construídos pelo narrador e pelo espaço. Esta proposta tem por fim, igualmente, discorrer sobre o tema da procura do homem em busca de si mesmo..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
A produção de texto no ambiente universitário
Descrição: A correção de textos sempre foi alvo de muitas discussões entre aqueles que se preocupam com o ensino da língua portuguesa. O questionamento acerca da forma mais adequada de análise de um texto ainda é fortemente debatido porque prevalece na escola a prática de correção dos problemas estruturais. Esse modo de correção não retorna para o aluno o texto como um lugar de aprendizagem, mas como um corpo que precisa ser higienizado, revisado. Diante disso, o grupo de estudos da Escrita na Universidade da UFTM tem se apoiado nas concepções de reescrita, tal como defendidas por Possenti (2010), para desenvolver uma metodologia de correção visando à constituição de alunos e professores como interlocutores no processo de produção textual. O objetivo é fazer com que os produtores de textos, alunos dos cursos de licenciaturas da UFTM, compreendam que a escrita não é inspiração, mas trabalho com e sobre a linguagem. Esse modo de trabalho com o texto é relevante para que se coloque como leitor de seus próprios textos e critique-os com a ajuda de outras opiniões dadas pelos interlocutores (professor e demais corretores)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Clarissa Navarro Conceição Lima - Integrante / Marinalva Vieira Barbosa - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2012
Vive la France!
Descrição: Para atender ao grande interesse dos alunos, especialmente os de Letras, o projeto ?Vive la France? visa o ensino informal da língua e da cultura francesa, já que a França é um dos países mais influentes do ocidente e é um dos principais destinos turísticos estrangeiros. Assim, desperta a curiosidade de pessoas do mundo todo por sua arquitetura, artes, moda e gastronomia e o seu idioma é um dos mais influentes, cultos e belos do mundo. O projeto também procura ampliar a cultura dos alunos no que diz respeito a ?conhecimento de mundo?, já que muitas informações sobre o país (sua história, seus monumentos, seus pontos turísticos, suas ?celebridades?, a origem de seu idioma) serão trabalhadas no projeto. Para os alunos do curso de Letras, que constituem seu principal público-alvo, é sempre pertinente o aprendizado de mais uma língua estrangeira, e já que as licenciaturas da universidade são de Português/Inglês ou Português/Espanhol, o ensino de língua Francesa enriquece o conhecimento e a cultura dos acadêmicos. Sua relevância é expressiva, visto que ela é a 13ª língua mais falada no mundo, presente no cotidiano de mais de 72 milhões de pessoas pelo mundo. Além dos acadêmicos da UFTM, o projeto também é aberto à comunidade, trazendo benefícios a um público tanto externo como interno. Há alunos de outras licenciaturas que se interessam e participam do projeto, como dos cursos de Ciências Biológicas, Química, Serviço Social, Física, História e Matemática. Respeitando a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão, Vive La France conta com a pesquisa bibliográfica de vários livros e apostilas a fim da montagem de material para a aula. Também é feita a pesquisa da cultura francesa para conhecimento dos participantes. O projeto já possui um caráter imanente de ensino de língua estrangeira, e por ser aberto à comunidade, firma-se como um projeto de extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Clarissa Navarro Conceição Lima - Coordenador / Ozíris Borges Filho - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
DALF niveau C2, Alliance Française.
2012
Certificat de Langue Française - Niveau Supérieur, Cours de Civilisation Française de la Sorbonne.
2010
Certificat de Langue Française - Niveau Avancé, Cours de Civilisation Française de la Sorbonne.
2010
DALF niveau C1, Aliance Française.
2009
DELF niveau B2, Aliance Française.
2007
Certificat de langue française - Niveu A2+, Centre International d'Antibes.
2007
FCE (First Certificate in English), University of Cambridge ESOL.
2005
DELF niveau B1, Aliance Française.
2005
PET (Preliminary English Test), University of Cambridge ESOL.
2004
DELF niveau A1, Aliance Française.
2004
KET (Key English Test), University of Cambridge ESOL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, C. N. C.2017 LIMA, C. N. C.. ?La morte? , um conto fantástico e realista de Guy de Maupassant. Lettres Françaises, v. 18, p. 75-89, 2017.

2.
LIMA, C. N. C.2015 LIMA, C. N. C.; TABAK, F. M. . A construção da personagem feminina em ?Boule de suif?. LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA), v. 16, p. 141-161, 2015.

3.
LIMA, C. N. C.2015 LIMA, C. N. C.; MACHADO, G. M. . Os contos de guerra de Maupassant, uma espécie de testemunho. LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA), v. 16, p. 237-259, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, C. N. C.. O conflito entre duas formações discursivas opostas em relação ao governo de Hugo Chávez. In: II Jornadas Internacionales Lavandera - sociolingüística y análisis del discurso, 2013, Buenos Aires. II Jornadas Internacionales Lavandera - Resúmenes, 2013. p. 229-231.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, C. N. C.. Uma possível leitura de 'Cemitério Marinho', de Paul Valéry. In: 4º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Cadernos de Resumos. Maringá: UEM, 2016. v. 4. p. 234-234.

2.
LIMA, C. N. C.; MACHADO, G. M. . A construção da ironia e da historicidade nos contos de Guy de Maupassant: Boule de suif; Mademoiselle Fifi; Deux amis; L'aventure de Walter Schnaffs; Le père Milon. In: XVI Seminário de Pesquisa do Programa de pós-graduação em Estudos Literários, 2015, Araraquara. Trabalhos completos do XVI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários / XVI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara: FCL-UNESP, 2015. p. 374-378.

3.
LIMA, C. N. C.; MACHADO, G. M. . A ironia e a historicidade no conto L?aventure de Walter Schnaffs de Guy de Maupassant. In: V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM, 2015, Uberaba - MG. V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM: Programação e Resumos, 2015. p. 102-103.

4.
LIMA, C. N. C.. Confronto entre a Semântica Lexical e o Ensino: análise das relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia e a construção do saber nos livros didáticos. In: IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2013, Uberaba. Caderno de Programação e Resumos, 2013. v. 4.

5.
LIMA, C. N. C.. Nomeações na esfera jornalística: a imagem de Osama Bin Laden construída através de mecanismos de referenciação. In: 61º Seminário do GEL, 2013, São Paulo. Caderno de Programação e Resumos. São Paulo: FFLCH/USP, 2013. v. 61.

6.
LIMA, C. N. C.. O lirismo de Camões no episódio de Inês de Castro. In: IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia. Caderno de Resumo - Pôsteres. Goiânia: UFG, 2013. v. 4. p. 106-107.

7.
LIMA, C. N. C.. O sinistro - Topoanálise de um conto de Charles Dickens. In: IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2013, Uberaba. Caderno de Programação e Resumos, 2013. v. 4.

8.
LIMA, C. N. C.; TABAK, F. M. . A construção da personagem feminina em Boule de Suif. In: XXI Jornada de Iniciação Científica - UFTM, 2013, Uberaba. XXI Jornada de Iniciação Científica, 2013.

9.
LIMA, C. N. C.. Revisão gramatical e literária - Tardes no PET-Letras. In: I SELE - 1ª Semana de Letras da UFTM, 2011, Uberaba. Caderno de Resumos da SELE, 2011. v. 1. p. 18-18.

10.
LIMA, C. N. C.. Sem medo de falar. In: XVI ENAPET - Diversidade Cultural e Integração do Conhecimento, 2011, Goiânia. XVI ENAPET, 2011.

11.
LIMA, C. N. C.; BARBOSA, J. B. ; BARBOSA, M. V. ; PINTAR, K. C. . Redações: uma nova visão de correções. In: II Seminário de Formação de Professores, qualidade de ensino e inlusão - UFTM, 2010, Uberaba. II Seminário de Formação de Professores - UFTM, 2010.

12.
LIMA, C. N. C.; PINTAR, K. C. . O uso da propaganda televisiva em sala de aula: reflexão sobre técnicas argumentativas. In: I Seminário de Formação de Professores, 2009, Uberaba. Caderno de Resumos e Programação. Uberaba: UFTM, 2009.

13.
LIMA, C. N. C.. Vive La France. In: V Jornada de Extensão Universitária e II Semana Acadêmica - UFTM, 2009, Uberaba. V Jornada de Extensão Universitária e II Semana Acadêmica - UFTM, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, C. N. C.. LA MORTE, UM CONTO FANTÁSTICO E REALISTA DE GUY DE MAUPASSANT. LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA), 2017.

2.
LIMA, C. N. C.; MACHADO, G. M. . OS CONTOS DE GUERRA DE MAUPASSANT, UMA ESPÉCIE DE TESTEMUNHO. Lettres Francaises (UNESP Araraquara), 2016.

3.
LIMA, C. N. C.; TABAK, F. M. . A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA EM BOULE DE SUIF. Lettres Francaises (UNESP Araraquara), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, C. N. C.. La Littérature Française: un coup d'oeil sur le Romantisme et le Réalisme. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, C. N. C.. O Corcunda de Notre-Dame, A Bela e a Fera e Chapeuzinho Vermelho: Disney ou Literatura Francesa?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, C. N. C.. Machado de Assis e Guy de Maupassant, dois autores marcados pelo riso torto.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LIMA, C. N. C.; GARSON, D. C. . Littérature Antillaise: Rue de Cases Nègres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, C. N. C.. Uma possível leitura de 'Cemitério Marinho', de Paul Valéry. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LIMA, C. N. C.. Um testemunho velado, uma forma de ler Maupassant. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, C. N. C.. A ironia e a historicidade no conto L?aventure de Walter Schnaffs de Guy de Maupassant. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LIMA, C. N. C.. Guy de Maupassant e a inversão das cartas na guerra franco-prussiana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LIMA, C. N. C.. A construção da ironia e da historicidade nos contos de guerra de Maupassant: Boule de suif; Mademoiselle Fifi; Deux amis; L'aventure de Walter Schnaffs; Le Père Milon. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
LIMA, C. N. C.. O conflito entre duas formações discursivas opostas em relação ao governo de Hugo Chávez.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LIMA, C. N. C.. O lirismo de Camões no episódio de Inês de Castro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LIMA, C. N. C.; BORGES FILHO, O. . O sinistro - Topoanálise de um conto de Charles Dickens.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
LIMA, C. N. C.. Nomeações na esfera jornalística: a imagem de Osama Bin Laden construída através de mecanismos de referenciação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
LIMA, C. N. C.; BARBOSA, J. B. . Confronto entre a Semântica Lexical e o Ensino: análise das relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia e a construção do saber nos livros didáticos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
LIMA, C. N. C.; TABAK, F. M. . A construção da personagem feminina em Boule de Suif. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
LIMA, C. N. C.. Minha experiência de estudar na França. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LIMA, C. N. C.; TABAK, F. M. . A construção da personagem feminina em Boule de Suif. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
LIMA, C. N. C.. Revisão gramatical e literária - Tardes no PET-Letras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
LIMA, C. N. C.; BORGES FILHO, O. . Sem medo de falar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
LIMA, C. N. C.; NAVARRO, T. H. ; PINTAR, K. C. . VIVE LA FRANCE! - Oficina de Língua, Cultura e Civilização Francesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
LIMA, C. N. C.. Redações: uma nova visão de correções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
LIMA, C. N. C.. PET Letras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
LIMA, C. N. C.; PINTAR, K. C. ; BARBOSA, J. B. . O uso da propaganda televisiva em sala de aula: reflexão sobre técnicas argumentativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
LIMA, C. N. C.. Vive La France. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, C. N. C.. Tradução do Conteúdo da Página Institucional do IFTM no Idioma Francês, 2014. (Tradução/Outra).

2.
LIMA, C. N. C.. CRONOTOPIAS ROMANESCAS: GERMINAL. Uberaba - MG: Revista InterteXto - UFTM, 2010. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, C. N. C.. Uberaba registra aumento na procura por cursos durante período de férias. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA, C. N. C.. Curso de Letras e o I Encontro de Língua, Cultura e Civilização Francesa - UFTM. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, C. N. C.. La Chanson Française. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, C. N. C.. Littérature e Cinéma francophone: Rue de Cases Nègres. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, C. N. C.. Baudelaire: le poète maudit. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, C. N. C.. Le petit prince e suas passagens. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LIMA, C. N. C.. Vive la France! Língua, Cultura e Civilização Francesas - Colégio Objetivo Sonho Meu. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LIMA, C. N. C.. Maupassant e seus contos de guerra. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
LIMA, C. N. C.. Curso preparatório de francês para o Ciências Sem Fronteiras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
LIMA, C. N. C.; PINTAR, K. C. . Vive la France!. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
LIMA, C. N. C.; NAVARRO, T. H. ; PINTAR, K. C. . Vive la France!. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
LIMA, C. N. C.. Vive la France!. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
LIMA, C. N. C.. Vive la France!. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
LIMA, C. N. C.. Apresentação do Hino Nacional da França - I Encontro de Língua, Cultura e Civilização Francesa. 2011. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LIMA, C. N. C.. Poesia & Primavera. 2010 (Recitação de poesia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º CIELLI - 4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Uma possível leitura de "Cemitério Marinho", de Paul Valéry. 2016. (Congresso).

2.
III SELIT ? Do direito à literatura às funções da literatura: perspectivas de abordagem no atual contexto.Um testemunho velado, uma forma de ler Maupassant. 2016. (Seminário).

3.
VII Workshop da Pós-Graduação em Letras da UNESP. 2016. (Outra).

4.
III Congresso Internacional do PPG-Letras - Caminhos da Literatura: contextos, contatos e contrastes - XVI Seminário de Estudos Literários. Guy de Maupassant e a inversão das cartas na guerra franco-prussiana. 2015. (Congresso).

5.
IV Café & Literatura: Faces & Espectros de Edgar Allan Poe: o homem, o escritor, o crítico, o teórico. 2015. (Encontro).

6.
Palestra: "Por que uma gramática brasileira?" Prof. Marcos Bagno. 2015. (Outra).

7.
V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A ironia e a historicidade no conto L?aventure de Walter Schnaffs de Guy de Maupassant. 2015. (Simpósio).

8.
XVI Seminário de pesquisa do programa de pós-graduação em Estudos Literários.A construção da ironia e da historicidade nos contos de guerra de Maupassant: Boule de suif; Mademoiselle Fifi; Deux amis; L'aventure de Walter Schnaffs; Le Père Milon. 2015. (Seminário).

9.
II Café & Literatura: Bloomsday - Um tributo à James Joyce e à obra Ulysses, um dia na vida do Curso de Letras. 2014. (Encontro).

10.
I Seminário de Pesquisas sobre o Gótico (SEG). 2014. (Seminário).

11.
61º Seminário do GEL.Nomeações na esfera jornalística: a imagem de Osama Bin Laden construída através de mecanismos de referenciação. 2013. (Seminário).

12.
I Café & Literatura: A trajetória do vampiro - Entre o passado e o presente: a trajetória do vampiro: Os (des)caminhos do The Giaour, The Vampyre, Carmilla, Drácula, Lestat e Crepúsculo. 2013. (Encontro).

13.
II Jornadas Internacionales Lavandera - sociolingüística y análisis del discurso. O conflito entre duas formações discursivas opostas em relação ao governo de Hugo Chávez. 2013. (Congresso).

14.
IV ENALIC ? Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do Pibid.Intérprete em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. 2013. (Encontro).

15.
IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O sinistro - Topoanálise de um conto de Charles Dickens. 2013. (Simpósio).

16.
IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.CONFRONTO ENTRE A SEMÂNTICA LEXICAL E O ENSINO: ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE SINONÍMIA, ANTONÍMIA, HIPONÍMIA, HIPERONÍMIA E A CONSTRUÇÃO DO SABER NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2013. (Simpósio).

17.
IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.O lirismo de Camões no episódio de Inês de Castro. 2013. (Simpósio).

18.
Lançamento do Livro "A lei e o desejo" do Professor Bruno Curcino Mota. 2013. (Outra).

19.
I Simpósio dos Grupos de Pesquisa em Letras: pesquisas em Estudos Variacionistas (GEVAR) e em Narrativa poética, historiografia e gênero - UFTM.A construção da personagem feminina em Boule de Suif. 2012. (Simpósio).

20.
Seminário do Projeto Práticas de leitura: formação continuada de professores - Programa mais leitura - capacitação de mediadores. 2012. (Encontro).

21.
V Feira de Profissões, I Feira Mobilidade Andifes Santander e I Feira Ciências sem Fronteiras da UFTM.Minha experiência de estudar na França. 2012. (Encontro).

22.
I Encontro de Língua, Cultura e Civilização Francesa.A Marselhesa ? Hino da França. 2011. (Encontro).

23.
III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2011. (Simpósio).

24.
I INTERPET - UFTM. Vive la France! - Oficina de língua, cultura e civilização francesa. 2011. (Congresso).

25.
I SELE - Semana de Letras da UFTM. Revisão Gramatical e Literária - Tardes no PET. 2011. (Congresso).

26.
IV Feira de Profissões da UFTM.PET - Programa de Educação Tutorial. 2011. (Oficina).

27.
Seminário Inaugural do Projeto Práticas de leitura: formação continuada de professores - Programa mais leitura - capacitação de mediadores. 2011. (Seminário).

28.
XVI ENAPET. Sem medo de falar. 2011. (Congresso).

29.
III Semana Acadêmica da UFTM. 2010. (Outra).

30.
II Seminário de Formação de Professores.Redações - uma nova visão de correções. 2010. (Seminário).

31.
Lançamento do Livro "Professor, Leitura e Escrita" da Professora Jauranice Rodrigues Cavalcanti. 2010. (Outra).

32.
Poesia & Primavera.Les Contemplations - Victor Hugo. 2010. (Outra).

33.
VII Seminário de Leitura e Reflexão - "Guia politicamente incorreto da história do Brasil". 2010. (Seminário).

34.
Conferência "The odd structure of the U.S.University, how it got that way, and what it means for students and education" - Prof. PhD. Charles Bazerman. 2009. (Outra).

35.
II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos. 2009. (Simpósio).

36.
II Semana Acadêmica da UFTM. 2009. (Outra).

37.
I Seminário de Formação de Professores.O uso da propaganda televisiva em sala de aula: reflexão sobre técnicas argumentativas. 2009. (Seminário).

38.
V Jornada de Extensão Universitária e II Semana Acadêmica.Vive La France. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMARGO, L. M. C. ; LIMA, C. N. C. . II Café & Literatura: Bloomsday - Um tributo à James Joyce e à obra Ulysses, um dia na vida do Curso de Letras. 2014. (Outro).

2.
LIMA, C. N. C.. I Seminário de Pesquisas sobre o Gótico (SEG). 2014. (Congresso).

3.
LIMA, C. N. C.. IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2013. (Congresso).

4.
TABAK, F. M. ; BARBOSA, J. B. ; LIMA, C. N. C. . I Simpósio dos Grupos de Pesquisa em Letras: pesquisas em Estudos Variacionistas (GEVAR) e em Narrativa poética, historiografia e gênero - UFTM. 2012. (Congresso).

5.
LIMA, C. N. C.. Viagem Cultural. 2011. (Outro).

6.
LIMA, C. N. C.; BORGES FILHO, O. . I SELE - Semana de Letras da UFTM. 2011. (Congresso).

7.
LIMA, C. N. C.. I Encontro de Língua, Cultura e Civilização Francesa. 2011. (Congresso).

8.
LIMA, C. N. C.. II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos Literários. 2009. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIMA, C. N. C.2017 LIMA, C. N. C.. ?La morte? , um conto fantástico e realista de Guy de Maupassant. Lettres Françaises, v. 18, p. 75-89, 2017.


Cursos de curta duração ministrados
1.
LIMA, C. N. C.. Curso preparatório de francês para o Ciências Sem Fronteiras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 8:44:01