Daniel Zanella dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2087025805168093
  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


Atualmente é professor EBTT em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal Catarinense, atuando na área de Música. Também é estudante do curso de Doutorado em Música da Universidade Federal do Paraná sob orientação do Prof. Dr. Norton Eloy Dudeque. Sua pesquisa envolve o estudo da apropriação do personagem indígena nos poemas sinfônicos de Heitor Villa-Lobos. Foi professor colaborador do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de Música e Tecnologia entre os anos de 2015 e 2016. Possui Licenciatura em Música pela UDESC e Mestrado em Musicologia/Etnomusicologia pela mesma instituição. Por cinco semestres foi bolsista de iniciação científica do grupo de pesquisa MUSICS (Música, Cultura e Sociedade), coordenado pelos professores Dr. Marcos Holler e Dr. Acácio Piedade. Entre 2009 e 2010 participou do projeto de pesquisa Tempo Recomposto: caminhos de ida e de volta entre composição e análise, orientado pelo professor Dr. Acácio Piedade, que teve como objeto de estudo o conjunto de 24 prelúdios e fugas Op. 87 do compositor russo Dmitri Shostakivich (1906-1975). Entre 2010 e 2011 participou do projeto de pesquisa Koellreutter e Scelsi: dois caminhos da estética e música japonesa e indiana na música do século XX, com a orientação do professor Dr. Luigi Irlandini, no qual pesquisou a música dos compositores Giacinto Scelsi (1905-1988) e Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005). Sua pesquisa de mestrado envolveu a análise de elementos de significado como tópicas musicais e narratividade no poema sinfônico Uirapuru (1917) de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Zanella dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, D. Z.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em Música.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Orientador: Norton Eloy Dudeque.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise Musical; música do século XX; Música no contexto sóciocultural e histórico; Musicologia-Etnomusicologia; Narratividade; Villa-Lobos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2013 - 2015
Mestrado em Música.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Narratividade e tópicas em Uirapuru (1917) de Heitor Villa-Lobos,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Acácio Tadeu de Camargo Piedade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise Musical; Musicologia-Etnomusicologia; Narratividade; Teoria Musical; Uirapuru; Villa-Lobos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2012
Graduação em Licenciatura em Música.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Para além das Fronteiras: diversidade na música de Hermeto Pascoal.
Orientador: Luigi Antonio Irlandini.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Audio e Acústica. (Carga horária: 24h).
Omid Academia de Audio, OAA, Brasil.
2011 - 2013
Francês - Estágio Básico. (Carga horária: 144h).
Euro Idiomas, EI, Brasil.
2008 - 2009
Inglês Avançado.
Uptime Consultants, UPTIME, Brasil.
2002 - 2003
Profissional em Informática. (Carga horária: 129h).
Elite Treinamento, ELITE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado CAPES, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação científica do projeto Koellreutter e Scelsi: dois caminhos da estética e música japonesa e indiana na música do século XX, orientado pelo professor Dr. Luigi Antonio Irlandini.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa "Tempo Recomposto: caminhos de ida e de volta entre composição e análise", orientado pelo professor Dr. Acácio Piedade.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação científica do projeto "Estudos em análise e musicologia: da estrutura do texto musical ao contexto sócio-cultural e histórico", orientado pelo professor Dr. Acácio Piedade.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de trabalho do Estúdio de Gravação do departamento de música da UDESC. Atuava também como monitor das disciplinas ministradas no Estúdio.


Escola de Música Nelson Musical, EMNM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de instrumento musical, Carga horária: 20


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de extensão


2016 - 2016
Instrumentos musicais com material reciclado
Descrição: Este projeto tem como objetivo proporcionar aos usuários da APAE de Brusque uma experiência musical significativa através da construção de instrumentos musicais com material reciclado e da prática de ritmos musicais de diferentes lugares. O projeto tem a forma de uma oficina semanal a ser desenvolvida com duas turmas de usuários e professores da APAE. Antes das oficinas os materiais recicláveis serão coletados e preparados, de forma que os usuários da APAE possam manipulá-los e fazer a montagem dos instrumentos. Na oficina os usuários aprenderão sobre os instrumentos musicais, noções elementares de organologia e consciência ambiental. Em seguida eles construirão instrumentos com os materiais recicláveis e aprenderão como se tocá-los por meio de ritmos musicais de diferentes culturas. Este projeto é vinculado ao programa de extensão ?Núcleo de Cultura e Arte? do IFC-Brusque..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Zanella dos Santos - Coordenador.
2016 - 2016
FIC Violão e Notação Musical
Descrição: O curso foi destinado à iniciação dos estudantes à técnica instrumental do violão e à leitura da notação musical tradicional direcionada ao instrumento. Foram trabalhados aspectos técnicos da execução do instrumento através de atividades práticas com repertório e estudos direcionados, visando o desenvolvimento dos aspectos motores e artísticos envolvidos na prática musical com o violão. Complementarmente, o curso ofereceu o estudo de leitura de partitura direcionada ao violão através de atividades teóricas via EAD e atividades práticas em sala de aula. O objetivo do curso foi iniciar os estudantes à técnica e notação do repertório violonístico, garantindo autonomia para os estudos individuais posteriores ao encerramento do curso e a formação de público crítico para o repertório do instrumento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Zanella dos Santos - Coordenador.
2016 - Atual
Núcleo de Cultura e Arte
Descrição: O programa de extensão Núcleo de Cultura e Arte tem por objetivo promover diversas ações, como cursos, oficinas, palestras, seminários, apresentações culturais e artísticas, entre outras, que contribuam para o desenvolvimento cultural e artístico da cidade de Brusque e região. As ações vinculadas ao programa priorizam as demandas sociais regionais, preferencialmente com abordagens multidisciplinares e integradas ao ensino e à pesquisa da instituição, de acordo com as características individuais de cada projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Zanella dos Santos - Coordenador / Fernanda Marcon - Integrante / Helder Félix de Souza - Integrante / Jéssyca Finantes do Carmo Bózio - Integrante / Cristiane Denise Vidal - Integrante / Camila Maria Corrêa Rocha - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA MÚSICA (ONLINE)


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, D. Z.2009 SANTOS, D. Z.; PIEDADE, A. T. C. . Os 24 prelúdios e fugas, Op. 87, de Shostakovich: uma análise do prelúdio e fuga n. 4 em Mi menor.. DAPesquisa, v. 3, p. 1-7, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. Z.. O indianismo de Villa-Lobos: uma revisão sobre sua gênese, significados e características. In: IV Simpósio Villa-Lobos, 2018, São Paulo. Anais do IV Simpósio Villa-Lobos. São Paulo: ECA-USP, 2018. p. 138-158.

2.
SANTOS, D. Z.. Tópicas musicais nos poemas sinfônicos indianistas de Heitor Villa-Lobos: Canto de Pássaro e Floresta Tropical. In: III Simpósio Villa-Lobos, 2017, São Paulo. Anais do III SImpósio Villa-Lobos. São Paulo: ECA/USP, 2017. p. 83-99.

3.
SANTOS, D. Z.. Níveis de significação musical em Uirapuru de Heitor Villa-Lobos. In: IV Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2016.

4.
SANTOS, D. Z.. A voz do passarinho encantado: considerações sobre o uso de Leitmotiv em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos. In: I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA, 2014, Salvador. Anais do I Congresso da TeMA, 2014. v. 1. p. 75-82.

5.
SANTOS, D. Z.. Uirapuru de Villa-Lobos e Sam Zebba: uma análise comparativa entre música e cena. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.

6.
SANTOS, D. Z.; PIEDADE, A. T. C. . Ligeti e Penderecki nos anos 1960: composição da sonoridade através de clusters. In: XXIII Congresso Nacional da ANPPOM, 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso Nacional da ANPPOM, 2013.

7.
SANTOS, D. Z.. Um brasileiro que faz música: considerações sobre o pensamento musical de Hermeto Pascoal. In: Simpósio de Pesquisa em Música - SIMPEMUS, 2013, Curitiba. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música. Curitiba: DeArtes, 2013. p. 164-171.

8.
SANTOS, D. Z.. A música misturada de Hermeto Pascoal: considerações sobre a faixa ?Ailin?, do disco Mundo Verde Esperança (2002).. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM, 2012.

9.
SANTOS, D. Z.; IRLANDINI, L. A. . O papel da improvisação no processo criativo de Giacinto Scelsi (1905-1988). In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. A fuga (marcha-rancho) de Edino Krieger., 2011. p. 921-926.

10.
SANTOS, D. Z.; PIEDADE, A. T. C. . O motivo 1-5-6-5 nos 24 Prelúdios e Fugas, Op. 87 de Dmitri Shostakovich.. In: Congresso da Anppom 2010, 2010, Florianópolis. Anais do congresso da Anppom, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, D. Z.. O indianismo de Villa-Lobos: uma revisão sobre sua gênese, significados e características. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, D. Z.. Tópicas musicais nos poemas sinfônicos indianistas de Heitor Villa-Lobos: Canto de Pássaro e Floresta Tropical. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, D. Z.. Níveis de significação musical em Uirapuru de Heitor Villa-Lobos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, D. Z.. Musicalização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, D. Z.. A voz do passarinho encantado: considerações sobre o uso de Leitmotiv em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, D. Z.. Uirapuru de Villa-Lobos e Sam Zebba: uma análise comparativa entre música e cena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, D. Z.; PIEDADE, A. T. C. . Ligeti e Penderecki nos anos 1960: composição da sonoridade através de clusters. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, D. Z.. Um brasileiro que faz música: considerações sobre o pensamento musical de Hermeto Pascoal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, D. Z.. A música misturada de Hermeto Pascoal: considerações sobre a faixa ?Ailin?, do disco Mundo Verde Esperança (2002).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, D. Z.; IRLANDINI, L. A. . O papel da improvisação no processo criativo de Giacinto Scelsi (1905-1988). 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SANTOS, D. Z.; IRLANDINI, L. A. . O papel da improvisação no processo criativo de Giacinto Scelsi (1905-1988). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, D. Z.; PIEDADE, A. T. C. . O motivo 1-5-6-5 nos 24 Prelúdios e Fugas de Dmitri Shostakovich. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, D. Z.; PIEDADE, A. T. C. . O motivo 1-5-6-5 nos 24 Prelúdios e Fugas, Op. 87 de Dmitri Shostakovich. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, D. Z.. A voz do passarinho encantado: considerações sobre o uso de leitmotiv em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2014 (Resumo).


Produção artística/cultural
Música
1.
SANTOS, D. Z.. XXXII Audição de Alunos e Professores da Escola de Música Nelson MusicaIl. 2014. Diversas.

2.
SANTOS, D. Z.. XXXI Audição de Alunos e Professores da Escola de Música Nelson Musical. 2013. Diversas.

3.
SANTOS, D. Z.. XXX Audição de Alunos e Professores da Escola de Música Nelson Musical. 2012. Diversas.

4.
SANTOS, D. Z.. XXIX Audição de Alunos e Professores da Escola de Música Nelson MusicaIl. 2011. Diversas.

5.
SANTOS, D. Z.. XXVIII Audição de Alunos e Professores da Escola de Música Nelson MusicaIl. 2010. Diversas.

6.
SANTOS, D. Z.. XXVII Audição de Alunos e Professores da Escola de Música Nelson MusicaIl. 2009. Diversas.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS, D. Z.. História da Música. 2008 (Oficina).

2.
SANTOS, D. Z.. III Encontro e Extensão. 2007 (Concerto Musical).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, D. Z.. X Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. 2017. Instituto Federal Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. 2017. (Congresso).

2.
XXIV Congresso da ANPPOM. Uirapuru de Villa-Lobos e Sam Zebba: uma análise comparativa entre música e cena. 2014. (Congresso).

3.
I Colóquio de Etnomusicologia da Unespar/FAP. 2013. (Simpósio).

4.
XXIII Congresso Nacional da ANPPOM. Ligeti e Penderecki nos anos 1960: composição da sonoridade através de clusters. 2013. (Congresso).

5.
XXII Congresso Nacional da ANPPOM. A música misturada de Hermeto Pascoal: considerações sobre a faixa "Ailin", do disco Mundo Verde Esperança. 2012. (Congresso).

6.
XXII Congresso Nacional da ANPPOM. 2012. (Oficina).

7.
XXI Congresso Nacional da ANPPOM. 2011. (Oficina).

8.
A Música de Béla Bartók. 2009. (Oficina).

9.
Juízo de Gosto na Música das Últimas Décadas - Fernando de Mattos. 2009. (Oficina).

10.
XI Festival de Música de Itajaí - Oficina de Arranjo com Ian Guest. 2008. (Oficina).

11.
XI Festival de Música de Itajaí - Oficina de Percussão Corporal com Barbatuques. 2008. (Oficina).

12.
XI Festival de Música de Itajaí - Oficina de Violão com Marco Pereira. 2008. (Oficina).

13.
X Festival de Música de Itajaí - Oficina de Guitarra com Genil Castro. 2007. (Oficina).

14.
X Festival de Música de Itajaí - Oficina de Improvisação com Genil Castro. 2007. (Oficina).

15.
X Festival de Música de Itajaí - Oficina de Produção Fonográfica com Luiz Meira. 2007. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. Z.. III Semana Acadêmica de Informática. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, D. Z.. Ciclo de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Ensino. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:35:07