Liégie Alher Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3370013397461498
  • Última atualização do currículo em 04/09/2013


Zootecnista , atualmente aluna de mestrado do Programa de Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Liégie Alher Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, L. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS.
Av. Colombo,5.790
Jd. Universitário
87020-900 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (0044) 32614040
URL da Homepage: www.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2012
Mestrado em andamento em Agronomia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil. Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Erasmo Renesto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2007
Graduação em andamento em Zootecnia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Atuação Profissional



Aliança Biotecnologia, ALIANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista CNPQ PIBIC-UEM, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista CNPQ PIBIC-UEM, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista CNPQ PIBIC-UEM, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Expressão do mRNA de genes mitocondriais e de crescimento associado a eficiência alimentar em codorna de postura e corte.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Avaliação da expressão do gene da calpastatina em diferentes raças de ovinos
Descrição: O mercado de carne ovina tem crescido de forma significativa, o que tem despertado o interesse de pesquisadores em melhorar a qualidade do seu produto final. A maciez da carne é uma característica sensorial de grande interesse, e esta pode ser afetada pela presença em demasia da calpastatina. A calpastatina é um potencial marcador molecular, conhecer a sua expressão, pode ajudar a melhorar a maciez da carne. As técnicas de análise de expressão gênica permitem estudar inúmeros genes simultaneamente, identificar aqueles que estejam diferencialmente expressos e eventualmente agrupá-los quanto ao seu envolvimento em diferentes situações fisiológicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
ESTUDO DAS VARIANTES ALÉLICAS DO GENE DA alphaS1-CASEÍNA EM CABRAS LEITEIRAS
Descrição: No Brasil a caprinocultura têm pouco destaque no setor produtivo, estando na região Sudeste e Nordeste do país o maior número de animais. O leite de cabra é considerado pelo mercado consumidor como um produto nobre e de conhecido valor nutritivo. A seleção baseada na variação genética do gene da alphaS1-caseína tem sido utilizada na seleção de cabras leiteiras na França, fazendo parte dos programas de seleção neste país. Embora no Brasil a produção de leite de cabra de maneira sistematizada ainda esteja nos seus primórdios, estudos na área da biologia molecular poderão representar um ponto de partida para que este mercado seja mais representativo. O conhecimento da variabilidade genética deste gene nos rebanhos leiteiros poderá contribuir para melhorar a sistematização nos criatórios, podendo os produtores optar por rebanhos com alta produção de alphaS1-caseína no leite (leite para produção de queijos) ou rebanhos para baixos teores de alphaS1-caseína (leite destinado ao consumo de idosos e crianças alérgicas). Além disso, este estudo estará contribuindo com conhecimentos na área básica, fornecendo novos dados de literatura sobre a variabilidade genética de caprinos no Brasil...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Análise de polimorfismo no éxon 6 do gene da calpastatina em ovinos
Descrição: A calpastatina é um inibidor específico da calpaína, esta por sua vez é uma enzima que atua no estado de maciez da carne. O gene da calpastatina possui variações e estes polimorfismos apontam uma relação com a maciez da carne. A variação no gene calpastatina em ovinos está sendo investigada pela amplificação do fragmento que contém todo o exon 6 utilizando reação em cadeia da polimerase (PCR) e a técnica de SSCP (Single-strand conformation polymorphisms ). Desta forma o objetivo desse trabalho é investigar e associar os polimorfismos no gene da calpastatina com características de carcaça em ovinos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VESCO, A. P.2012VESCO, A. P. ; SILVA, S. C. C. ; BAGATOLI, A. ; GASPARINO, E. ; MARQUES, D. S. ; MARQUES, L. A. . Identificação de bactérias ruminais via PCR - Multiplex utilizando DNA extraído diretamente do liquido ruminal fresco e conservado em metanol. Acta Tecnológica, v. 7, p. 8-12, 2012.

2.
SILVA, S. C. C.2011SILVA, S. C. C. ; VESCO, A. P. ; GASPARINO, E. ; BAGATOLI, A. ; MARQUES, L. A. ; MARQUES, D. S. . . Frequencia alélica e genotípica do gene DGAT1 em uma população de bovinos de leite. Archivos de Zootecnia, v. 60, p. sn-sn, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, L. A.; BAGATOLI, A. ; VESCO, A. P. ; SILVA, S. C. C. ; GASPARINO, E. . Análise do Polimorfismo no Éxon 6 do gene da Calpastatina em Caprinos. In: Mostra Cientifica de Zootecnia, 2010, Maringá. Análise do Polimorfismo no Éxon 6 do gene da Calpastatina em Caprinos, 2010.

2.
GASPARINO, E. ; SILVA, S. C. C. ; VESCO, A. P. ; MARQUES, L. A. . Amplificação do gene 16S rRNA de bactérias do líquido ruminal de bovinos. In: VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010, Maringá. Amplificação do gene 16S rRNA de bactérias do líquido ruminal de bovinos, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, L. A.; SILVA, S. C. C. ; GASPARINO, E. ; MARQUES, D. S. . Utilização de Enzimas de Restrição para Detecção de Polimorfismos no Gene do Hormônio do Crescimento em Coturnix japônica.. In: XXII Reunión Latinoamericana de Producción Animal, 2011, Montevideo. XXII Reunión Latinoamericana de Producción Animal, 2011.

2.
MARQUES, L. A.; SILVA, S. C. C. ; GASPARINO, E. ; MARQUES, D. S. ; VESCO, A. P. . Expressão do mRNA COX III, no músculo do peito de codornas em diferentes idades.. In: XXII Reunión Latinoamericana de Producción Animal, 2011, Montevideo. XXII Reunión Latinoamericana de Producción Animal, 2011.

3.
MARQUES, L. A.; BAGATOLI, A. ; VESCO, A. P. ; SILVA, S. C. C. ; GASPARINO, E. . Análise de polimorfismo no éxon 6 do gene da calpastatina em caprinos. In: XXXI Congresso Paranaense dos Estudantes de Zootecnia, 2010, Maringá. . Análise de polimorfismo no éxon 6 do gene da calpastatina em caprinos, 2010.

4.
BAGATOLI, A. ; MARQUES, L. A. ; GASPARINO, E. . Comparação da presença de polimorfismo no gene GDF-9 em diferentes raças de ovinos. In: VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal. In: VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010, Maringá. Comparação da presença de polimorfismo no gene GDF-9 em diferentes raças de ovinos. In: VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, L. A.. Análise do Polimorfismo no Éxon 6 do gene da Calpastatina em Caprinos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, L. A.. Estágio. 2010. (Estágio voluntário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Paranaense de genética. 2012. (Encontro).

2.
XXVII Semana de Zootecnia. 2011. (Outra).

3.
Reunião Técnica em Bovinocultura Leiteira. 2010. (Outra).

4.
VII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal. 2010. (Simpósio).

5.
XXVI Semana de Zootecnia. 2010. (Outra).

6.
Simpósio da Cadeia Produtiva Avícola. 2008. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, L. A.. XXVII Semana de Zootecnia. 2011. (Outro).

2.
MARQUES, L. A.. VII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 19:50:45