Hanny Angeles Gomide

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2704169052939799
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Possui graduação em Ciências e Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialização em Ensino de Ciências, Mestrado e Doutorado em Educação, promovida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. É membro do GeeA- Grupo de Estudos em Educação em Astronomia-UFU (www.geea.net.br). Tem experiência na área da Educação, atuando na formação de professores, no Ensino de Ciências e Biologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hanny Angeles Gomide
Nome em citações bibliográficas
GOMIDE, H. A.;GOMIDE, HANNY ANGELES

Endereço


Endereço Profissional
Escola Estadual Jerônimo de Arantes.
Rua dos Taróis, 60
Taiaman
38415-069 - Uberlandia, MG - Brasil
Telefone: (034) 32384877


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Modelos Mentais de estudantes dos ensinos fundamental e médio sobre o dia e a noite a partir de um referencial na superfície da Terra e fora dela., Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Daniel Longhini.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Conhecimentos de Astronomia presentes na estrutura dos argumentos de estudantes revelados a partir do trabalho com história problematizadora,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof: Dr. Marcos Daniel Longhini.
2009 - 2010
Especialização em Especialização em Ensino de Ciências. (Carga Horária: 417h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Análise da presença de conteúdos de Astronomia em uma década do Exame Nacional do Ensino Médio ( 1998-2008).
Orientador: Prof. Dr. Marcos Daniel Longhini.
1984 - 1985
Graduação em Biologia.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1981 - 1983
Graduação em Ciências.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Capacitação de Elaboração e Revisão de Itens de Ci. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
A utilização de freewares astronômicos para o ensi.
Instituto de Física da Universidade de São Paulo, IF-USP, Brasil.
2012 - 2012
Educação em Astronomia no Brasil: articulações pos.
Instituto de Física da Universidade de São Paulo, IF-USP, Brasil.
2011 - 2011
Modelos de argumentação no ensino de ciências: ela. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Estágio de Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
O potencial de uma proposta coletiva para o ensino. (Carga horária: 60h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
2009 - 2009
Astronomia Educação Básica - 2009. (Carga horária: 60h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Programa de Formação Continuada para Docentes. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
LINUX. (Carga horária: 40h).
Formação Inicial para Trabalho, PROMÉDIO, Brasil.
2006 - 2006
PROGESTÃO-Proj.capacitação a distância p gestores. (Carga horária: 270h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
1999 - 1999
Formação de Educadores em orientação sexual. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1998 - 1998
Atualização e Treinamento para Educadores. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
1997 - 1997
Atualização para Professores de 5ª a 8ª série. (Carga horária: 48h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
1997 - 1997
Proj. Assessoria:Re-Construindo novas metodologias. (Carga horária: 21h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1997 - 1997
WINDOWS-95/WORD. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
1997 - 1997
3º Treinamento de Orientadores de Aprendizagem. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em O Ensino de Ciências no 1ª grau. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.


Atuação Profissional



UNIESSA, UUESSA_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Aluna - Mestrado, Enquadramento Funcional: Não-

Atividades

2010 - 2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Educação em Astronomia

Universidade de Uberaba-convênio Debatef, UNIUBE- DEBATEF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professora de Metodologia da Pesquisa
Outras informações
Professora de Metodologia da Pesquisa em cursos de MBA em Gestão de Pessoas turma- II

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora de Metodologia e Prática de Pesqui
Outras informações
Professora da disciplina de "Metodologia e Prática de Pesquisa" no curso de pós-graduação em MBA-Gestão de Pessoas- Uberaba 1ªetapa 2012; perfazendo uma carga horária de 30h.


Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Não
Outras informações
Professora na Pós-Graduação de Metodologia da Pesquisa Científica do Curso de MBA em Gestão da qualidade e processos.


Instituto Educacional Fernando Oliveira Mota, INSTITUTO EDUC., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências da Natureza - 6º ao 9º

Atividades

2007 - 2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências com desenvolvimento de projetos

Colégio Equipe, COLÉGIO EQUIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências


Colégio São Paschoal/Pirlimpimpim, SÃO PASCHOAL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências


Escola Estadual Jerônimo de Arantes, E. E. JERÔNIMO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Biologia
Outras informações
Aprovada em concurso público pela Secretaria de Estado da Educação - MG, para o cargo de professora de Biologia, conforme publicado no MG de 06/01/2006.

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências da Natureza - 6º ao 9º
Outras informações
Aprovação em concurso público pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais: Professora de Ciências - concursada e nomeada em: 03/07/2002.

Atividades

02/2008 - 12/2008
Direção e administração, Curso de Biologia/Ciências, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Biologia/Ciências.
07/2002 - 07/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Escola Estadual Tubal Vilela da Silva, E.E.TUBAL VILELA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências

Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências

Atividades

1996 - 2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências e Laboratório
1985 - 1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências e Laboratório


Linhas de pesquisa


1.
Educação em Astronomia


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
OLHE-Observatório Local do Horizonte da Escola
Descrição: No atual ritmo de vida, o homem tem se distanciado de sua relação com a natureza, fazendo com que passemos a conhecer, cada vez menos, a respeito de nosso próprio entorno. Nesse contexto, incluímos o céu que, apesar de fazer parte de nosso horizonte dia e noite, no decorrer do tempo fomos perdendo nossa relação com ele, seja pelo uso excessivo de imagens, seja pela poluição luminosa que o vai apagando paulatinamente. Frente a tal situação, a proposta deste projeto é que os estudantes tenham possibilidade de realizar atividades nas quais estreitem seu vínculo com o ambiente local, especificamente, naquilo que está relacionado ao céu, tendo em vista tanto o potencial interdisciplinar que a Astronomia possui, quanto à capacidade de despertar a curiosidade dos aprendizes. Para tal intento, planejamos atividades que possam ser desenvolvidas tanto para o período diurno quanto para o noturno. Elas serão desenvolvidas com apoio de instrumentos, confeccionados com materiais resistentes à ação do tempo. Eles serão instalados em uma área aberta no próprio espaço escolar, a qual intitularemos de OLHE Observatório Local do Horizonte da Escola, que será a base para a realização das atividades. A partir da implantação do OLHE na Escola Estadual Jerônimo Arantes, em Uberlândia/MG, este projeto terá como objetivo investigar em que medida as atividades desenvolvidas em tal espaço contribuem na aprendizagem dos estudantes em Astronomia, principalmente, nos temas que envolvem o reconhecimento do céu a partir do horizonte local...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Era uma vez...um problema, Investigação sobre o emprego de histórias problematizadoras no ensino e na aprendizagem de Astronomia
Descrição: Em 2009, a Astronomia foi foco de muitos olhares. Com apoio da UNESCO, comemorou-se seu Ano Internacional, ocasião quando se completou quatro séculos das primeiras observações que Galileu, com sua luneta. O impacto dos resultados de tais observações mudou o curso da história da ciência e da própria importância que esta área de conhecimento passou a assumir. No entanto, pouco se tem feito a respeito de seu ensino, mesmo com respaldo de documentos oficiais. Quando se tece um olhar sobre o ensino de Astronomia, o que se verifica é a pouca importância que é dada. Apesar disso, esse cenário parece ir na contramão do que os estudantes anseiam, tendo em vista que são conteúdos que despertam sua atenção e curiosidade, motivando-os para seu estudo. Pesquisas apontam como um dos fatores, a incipiente formação em Astronomia dos professores. Outro possível fator que justifica este cenário são os recursos materiais empregados no ensino dessa área de conhecimento, via de regra, imaginados como instrumentos caros e inacessíveis à maior parte das escolas públicas. É a partir de tais ideias que esta pesquisa é proposta, ou seja, tem como objetivo investigar a respeito da viabilidade do uso de um recurso pedagógico na Educação em Astronomia, por nós intitulado, histórias problematizadoras (HP), tanto no que se refere aos seus resultados na aprendizagem dos alunos, quanto na formação de professores. As HP são textos curtos, que trazem em seu bojo uma situação hipotética, vivida por personagens fictícios, que conduzem o leitor a se enveredar em direção a um problema. Sua solução é buscada a partir de atividades em grupo, as quais são fomentadas por materiais que o professor disponibiliza aos alunos. No campo da aprendizagem, nossa investigação se dará com alunos da Educação Básica. No que se refere ao ensino, iremos implementá-las num curso de formação continuada de professores e analisar de que forma ela contribui para a formação em Astronomia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Hanny Angeles Gomide - Integrante / Marcos Daniel Longhini - Coordenador / João Batista Vieira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Curso de Extensão "Universo e Vida: uma abordagem interdisciplinar"
Descrição: Descrição: Por vezes, nos indagamos: o que é vida? Como e quando ela se originou? Só existe na Terra ou é provável que a encontremos em outros lugares do Universo, como algo mais abundante do que imaginamos? É algo durará para sempre ou tem um fim previsto? São diversas as questões e a ciência tem muitas prováveis respostas, ainda que nem todas comprovadas. É sobre isso que trata o curso ?Universo e Vida?, numa mistura de áreas como Astronomia, Biologia, Física e Geociências. Ele tem como eixo central não somente a discussão acerca de aspectos das diversas ciências que tratam a temática "vida", mas pensar em estratégias de ensino sobre esse tema para alunos da Educação Básica. Está organizado em encontros semanais de 3 horas de duração cada, perfazendo um total de 51 horas, distribuídos entre aulas teóricas e atividades práticas, ambas com enfoque na formação docente...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Hanny Angeles Gomide - Integrante / Marcos D. Longhini - Coordenador / Iara Maria Mora - Integrante.
2015 - 2015
Astronomia em Pauta
Descrição: Descrição: Trata-se de um curso com objetivo de promover uma educação científica que aproxime estudantes da Educação Básica de temas relacionados com a Astronomia, partindo de questionamentos presentes em seu dia a dia. É direcionado a alunos de Ensino Fundamental (I e II), além de estudantes de Médio. Cada versão do curso ocorrem em 6h, nas quais são desenvolvidas atividades teórico-práticas...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Hanny Angeles Gomide - Integrante / Marcos D. Longhini - Coordenador / Carolina Travaglia - Integrante.
2015 - Atual
Curso de Introdução à Astronomia para Educadores
Descrição: Descrição: Trata-se de um curso de formação continuada de professores da Educação Básica voltado para o ensino de Astronomia. Nele, por meio de atividades teórico-práticas, serão trabalhos os principais temas no que se refere a essa área de conhecimento, os quais, via de regra, fazem parte dos currículos das escolas de educação básica. Com isso, espera-se que o professor não só capacite-se em relação aos conteúdos de que necessita ensinar, mas também, acerca de estratégias a respeito de como ensiná-los. Temas a serem desenvolvidos: Estações do ano; sistema Sol-Terra-Lua; fases da Lua; ciclo de vida das estrelas; constelações; galáxias, origem do universo...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Hanny Angeles Gomide - Integrante / Marcos Daniel Longhini - Coordenador.
2012 - Atual
A ciência que o olho não vê: do micro ao macrocosmo
Descrição: Este projeto tem como objetivo divulgar, por meio de mostra de experiências, formas do universo microscópico e do macroscópico. Para tanto, são realizadas em diversas escolas de educação básica, na cidade de Uberlândia/MG, mostras de atividades que envolvem tanto o micro quanto o macrocosmo. Nestas atividades são apresentados à comunidade o microscópio e o telescópio, instrumentos que nos auxiliam na observação do micro e do macro, respectivamente. Assim, são realizadas, principalmente, observações de planetas e da lua, além de seres microscópicos como algas, protozoários e bactérias. Desta forma, é possível que a comunidade observe o que está muito distante de nossos olhos e o que está muito próximo, porém não visível a olho nu. Com a realização deste projeto pretendemos evidenciar o quanto há de ciência no mundo que nos cerca, permitindo-nos relacionar as observações com as atividades que realizamos cotidianamente...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Hanny Angeles Gomide - Integrante / Telma Cristina Dias Fernandes - Integrante / Iris M.A. LOPES - Integrante / Mariana Ferreira de Deus - Integrante / Marcos D. Longhini - Integrante / Iara Maria Mora - Coordenador / Ana Maria Pereira Gonçalves - Integrante / Jéssyca Elianne Flores Morgado - Integrante / Maria Eduarda de Pádua Alcântara - Integrante.
2011 - 2011
Curso de formação continuada de professores em Ensino de Astronomia
Descrição: Trata-se de um curso de formação continuada de professores da Educação Básica, voltado para questões relacionadas ao ensino de Astronomia. O foco é em torno de metodologias de ensino voltadas para Astronomia, que subsidiam os docentes em sua prática profissional. Especificamente, essa versão do curso, realizada em pareceria com o CEMEPE- Uberlândia/MG, está centrada no trabalho com as histórias problematizadoras para o ensino de Astronomia, a qual apoia-se no ensino por investigação como suporte teórico...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Hanny Angeles Gomide - Integrante / Telma Cristina Dias Fernandes - Integrante / Marcos Daniel Longhini - Coordenador / João Batista Vieira - Integrante / Mariana Ferreira de Deus - Integrante / Luana Xavier Mendes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMIDE, H. A.2017GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . Modelos mentais de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o dia e a noite: um estudo sob diferentes referenciais.. REVISTA LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, v. 24, p. 45-68, 2017.

2.
LONGHINI, M. D.2014LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . Aprendendo sobre o céu a partir do entorno: Uma experiência de trabalho ao longo de um ano com alunos de Ensino Fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 18, p. 49-71, 2014.

3.
LONGHINI, MARCOS DANIEL2013 LONGHINI, MARCOS DANIEL ; GOMIDE, HANNY ANGELES ; FERNANDES, TELMA CRISTINA DIAS . Quem somos nós?: perfil da comunidade acadêmica brasileira na educação em astronomia. Ciência & Educação, v. 19, p. 739-759, 2013.

4.
GOMIDE, H. A.;GOMIDE, HANNY ANGELES2013GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . Concepções de Terra de estudantes do Ensino Fundamental: o que revela uma atividade de ensino envolvendo sombras.. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 8, p. 145-158, 2013.

5.
GOMIDE, H. A.;GOMIDE, HANNY ANGELES2011 GOMIDE, H. A.; Longhini, M.D. . ANÁLISE DA PRESENÇA DE CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA EM UMA DÉCADA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (1998-2008). Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. -, p. 31/11-43, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . O céu dos alunos: os conhecimentos de Astronomia de estudantes do Ensino Médio com base em um referencial topocêntrico. In: Marcos Daniel Longhini. (Org.). Ensino de Astronomia na escola: concepções, ideias e práticas.. 1ªed.Campinas: Átomo, 2014, v. , p. 321-338.

2.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . Quando, Com o quê, Onde e Como se Ensina Astronomia?Um estudo sobre as concepções de professores em formação e em serviço.. In: LONGARESI, A.M.; BARAÚNA, S. M.; GUIMARÃES, I. V.. (Org.). Pesquisas Educacionais: formação e prática. 1ªed.Campinas: Alínea, 2012, v. , p. 153-173.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Longhini, M.D. ; GOMIDE, H. A. ; LUZ, T. M. . Observatório local do horizonte da escola - OLHE: uma proposta para o ensino de Astronomia. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2016, Goiânia. IV SNEA -Atas, 2016.

2.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . Concepções de Terra de Estudantes do Ensino Fundamental: o que revela uma atividade de Ensino Envolvendo Sombras. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de física, 2015, Uberlândia. XXI Simpósio Nacional de Ensino de física, 2015.

3.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . História Problematizadora: limites e possibilidades para o ensino de Astronomia. In: II Simpósio de Educação em Astronomia, 2012, São Paulo. Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2012.

4.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . Exame nacional do Ensino Médio (ENEM): conteúdos de Astronomia presentes na primeira década (1998-2008). In: I Encontro de Educação em Ciências e Matemática do programa de pós-graduação em Educãção da UFU, 2012, Uberlândia. I encontro de Educação em Ciências e Matemática do programa de pós-graduação em Educação da UFU, 2012.

5.
Longhini, M.D. ; GOMIDE, H. A. . Concepções de professores em formação e em serviço acerca de quando, com o quê, onde e como se ensina Astronomia. In: XI Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2011, Uberlândia. Seminário Nacional. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2011.

6.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . 'Era uma vez...'; Uma história problematizadora para o ensino de Astronomia.. In: I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011, Rio de Janeiro. Anais do I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011. p. 1-12.

7.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . Ensino de Astronomia: concepções de professores em formação e em serviço.. In: I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011, Rio de janeiro. Anais do I Simpósio Nacinal de Educação em Astronomia, 2011. p. 1-12.

8.
Viviane Rodrigues ; LAGE, M. A. G. ; URZETTA, F. C. ; GOMIDE, H. A. ; LOPES, I. M. ; FERNANDES, T. C. D. ; CUNHA, A. M. . Interface Universidade e Escola: contribuições de um projeto para o desenvolvimento profissional docente. In: VIII EPEC- Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciênciar e I CIEC- Cong, 2011, Campinas. Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

9.
GOMIDE, H. A.; FERNANDES, T. C. D. . As concepções de professores sobre epistemologia da Ciência e aprendizagem do aluno.. In: XV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

10.
FERNANDES, T. C. D. ; GOMIDE, H. A. . Saberes e práticas de professores de Ciências a respeito do construtivismo. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2010, Uberlândia. X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010.

11.
GOMIDE, H. A.; LIMA, S. C. ; Takahashi, E.K. . Bronzeamento Artificial: Uma proposta Metodológica dialogando com a Educação, Ciência e Sociedade.. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, IV Encontro Regional de Ensino de Biologia 5, V Congresso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales, 2010, Fortaleza. Revista SBEnBIO- Temas Polêmicos e o Ensino de Biologia, 2010.

12.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . 'Uma viagem luminosa às sombras': uma proposta metodológica para o ensino de Astronomia. In: I Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2010, Ituiutaba. I Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2010.

13.
FERNANDES, T. C. D. ; GOMIDE, H. A. . Produção de Textos a partir do documentário "Planeta Sagrado". In: VI Congresso de Alfabetização, IV Congresso de Educação Infantil e IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos- Metodologias para Aprendizagem de Língua Escrita", 2009, Uberlândia. VI Congresso de Alfabetização e IV Congresso de Educação Infantil e EJA: "metodologias para a aprendizagem da língua escrita, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. ; LUZ, T. M. . OBSERVATÓRIO LOCAL DO HORIZONTE DA ESCOLA ? OLHE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . Concepções de Terra de Estudantes do Ensino Fundamental: o que revela uma atividade de Ensino Envolvendo Sombras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . I SERIA- Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . O movimento do Sol no céu: os conhecimentos apontados por alunos do Ensino Médio a partir de um referencial topocêntrico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GOMIDE, H. A.; ROS, R. M. ; LUQUERO, R. M. . O sistema Solar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GOMIDE, H. A.. Metodologias Alternativas para o Ensino de Astronomia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . História problematizadora: limites e possibilidades para o ensino de Astronomia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): conteúdos de Astronomia presentes na primeira década (1998-2008). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GOMIDE, H. A.; Longhini, M.D. . "Era uma vez..." uma história problematizadora para o ensino de Astronomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Longhini, M.D. ; GOMIDE, H. A. . Ensino de Astronomia: concepções de professores em formação e em serviço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . Concepções de professores em formação e em serviço acerca de quando, com o quê, onde e como se ensina astronomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MORAES, V. R. ; LAGE, M. A. G. ; URZETTA, F. C. ; GOMIDE, H. A. ; LOPES, I. M. ; FERNANDES, T. C. D. ; CUNHA, A. M. . Interface Universidade e escola: contribuições de um projeto para o desenvolvimento profissional docente.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GOMIDE, H. A.; FERNANDES, T. C. D. . As concepções de professores sobre epistemologia da Ciência e aprendizagem do aluno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FERNANDES, T. C. D. ; GOMIDE, H. A. . Saberes e Práticas de professores de Ciências a respeito do Construtivismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GOMIDE, H. A.; LIMA, S. C. ; Takahashi, E.K. . Bronzeamento Artificial: Uma proposta metodológica dialogando com a Educação,Ciência e Sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
GOMIDE, H. A.. Estratégias metodológicas do ensino de Astronomia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GOMIDE, H. A.. Uma viagem luminosa às sombras: uma proposta metodológica para o ensino de astronomia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERNANDES, T. C. D. ; GOMIDE, H. A. . Produção de textos a partir do documentário "Planeta Sagrado". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GOMIDE, H. A.. As transformações que ocorre no nosso corpo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GOMIDE, H. A.. Revisão ABNT- Obra: 90 anos de Rádio no Brasil. 2016.

2.
GOMIDE, H. A.. Correção das provas de Biologia do Processo Seletivo/UNIFAL. 2008.

3.
GOMIDE, H. A.. Correção da prova de Biologia do Processo Seletivo/UFU. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . Planejamento escolar e prática docente cotidiana em Escolas de Educação Básica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . Planejamento escolas e prática docente cotidiana em Escolas de Educação Básica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMIDE, H. A.. Estudo em Astronomia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. ; MORA, I.M. . Universo e vida. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. ; TRAVAGLIA, C. . Curso de Introdução à Astronomia para educadores,. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. ; TRAVAGLIA, C. . Astronomia em Pauta. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. . II oficina de redação científica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . I Oficina de Redação Científica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GOMIDE, H. A.; ROS, R. M. . Horizonte Local e relógio de Sol. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GOMIDE, H. A.; ROS, R. M. . Simuladores dos movimentos das estrelas, do Sol e da Lua. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GOMIDE, H. A.. Metodologias alternativas para o ensino de Astronomia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GOMIDE, H. A.; ROS, R. M. ; LUQUERO, R. M. ; LUZ, T. M. ; FERNANDES, T. C. D. ; LOPES, I. M. . NASE - Network for Astronomy School Education. 2013.. 2013. (Instrutora de curso).

11.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. ; DEUS, M. F. ; FERNANDES, T. C. D. . O ensino de Astronomia a partir de um referencial topocêntrico empregando histórias problematizadoras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Longhini, M.D. ; GOMIDE, H. A. . Xl Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação escolar. 2011. (Monitora).

13.
Longhini, M.D. ; GOMIDE, H. A. . Atividades de Ensino de Astronomia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
Longhini, M.D. ; GOMIDE, H. A. . Curso de Astronomia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
Longhini, M.D. ; GOMIDE, H. A. . Atividades práticas para o ensino de Astronomia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
GOMIDE, H. A.. Ensino de Astronomia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
GOMIDE, H. A.. ETA Bom Jardim e ETE Aclimação. 2007 (Coordenadora) .

2.
GOMIDE, H. A.. Japão. 2007 (Orientadora) .

3.
GOMIDE, H. A.. Doenças transmitidas por insetos. 2007 (Orientadora) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.OS MODELOS MENTAIS DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O DIA E A NOITE: UM ESTUDO SOB DIFERENTES REFERENCIAIS. 2018. (Simpósio).

2.
IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.OBSERVATÓRIO LOCAL DO HORIZONTE DA ESCOLA ? OLHE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. 2016. (Simpósio).

3.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Concepções de Terra de Estudantes do Ensino Fundamental: o que revela uma atividade de Ensino Envolvendo Sombras. 2015. (Simpósio).

4.
Colóquio Internacional " A produção do conhecimento em Educação: balanços e perspectivas". 2014. (Outra).

5.
III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.O movimento do Sol no céu: os conhecimentos apontados por alunoss do Ensino Médio a partir de um referencial topocêntrico. 2014. (Simpósio).

6.
2º Encontro nacional de Políticas Avaliativas para a Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Encontro).

7.
I Oficina de capacitação e Elaboração de Itens para a Inclusão de Ciências Humanas e da Natureza no sistema de Avaliação da Educação Básica.I Oficina de capacitação e Elaboração de Itens para a Inclusão de Ciências Humanas e da Natureza no sistema de Avaliação da Educação Básica. 2013. (Oficina).

8.
Oficina de Revisão de Itens de Ciências da Natureza para o o Exame Nacional para Certificação de Competências de jovens e adultos. 2013. (Oficina).

9.
I Encontro de Educação em Ciências e Matemática.Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): conteúdos de Astronomia presentes na primeira década (1998-2008). 2012. (Encontro).

10.
II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.História problematizadora: limites e possibilidades para o ensino de Astronomia. 2012. (Simpósio).

11.
I Simpósio Nacional de educação em Astronomia."Era uma vez...": Uma história problematizadora para o ensino de Astronomia. 2011. (Simpósio).

12.
VIII ENPEC- Encontro Nacional de pesquisa em educação em Ciências IEC.Interface Universidade e Escola: contribuições de um projeto para o desenvolvimento profissional docente. 2011. (Encontro).

13.
XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação escolar.Concepções de professores em formação e em serviço acerca de quando, com o quê, onde e como se ensina astronomia. 2011. (Seminário).

14.
Atividade diálogos: O Trabalho do professor pesquisador Universitário. 2010. (Outra).

15.
Atividade Programada : Metodologia da pesquisa qualitativa II. 2010. (Outra).

16.
Fórum de Educação: A pesquisa sobre a formação de professores.. 2010. (Outra).

17.
I Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola.Uma viagem luminosa às sombras: uma proposta metodológica para o ensino de Astronomia. 2010. (Encontro).

18.
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia,IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 5, V Congresso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales..Bronzeamento Artificial: Uma proposta metodológica dialogando com a Educação, Ciência e Sociedade. 2010. (Encontro).

19.
VIII Seminário de formação docente. 2010. (Seminário).

20.
VIII Seminário Formação Docente e Práticas Pedagógicas. 2010. (Seminário).

21.
X Encontro de Pesquisa Em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e divulgação do conhecimento.Saberes e Práticas de professores de Ciências a respeito do construtivismo. 2010. (Encontro).

22.
XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.Professora representante da OBA na Escola E. Arantes Jerônimo. 2010. (Outra).

23.
XV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.As concepções de professores sobre epistemologia da Ciência e aprendizagem do aluno. 2010. (Encontro).

24.
XXII Semana Científica de Estudos Biológicos: Diferentes olhares sobre um mesmo mundo.Avaliador de apresentações de trabalhos durante a XXII Semana Científica de Estudos Biológicos. 2010. (Outra).

25.
XXII Semana Científica de Estudos Biológicos: Diferentes olhares sobre um mesmo mundo..Avaliador de apresentações de resumos durante a XXII Semana Científica de Estudos Biológicos. 2010. (Outra).

26.
I Congresso de Psicopedagogia Escolar: "Contribuições da Psicopedagogia para a Educação Escolar". 2009. (Congresso).

27.
VI Congresso de Alfabetização, IV Congresso de Educação Infantil e IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos- Metodologias para Aprendizagem da Língua Escrita.. Produção de textos a partir do documentário "Planeta Sagrado". 2009. (Congresso).

28.
Os novos Desafios para a Educação no Ensino Médio. 2008. (Outra).

29.
II Simpósio da Prática de Ensino de Biologia e Ciências. 2007. (Simpósio).

30.
Palestra: Saúde e Comportamento Vocal do Professor. 2007. (Outra).

31.
I Seminário do Conteúdo Básico Comum - "Saberes Docentes e a Prática Pedagógica". 2006. (Seminário).

32.
Palestra: "A auto-estima do profissional da educação no ambiente escolar". 2004. (Outra).

33.
Palestra: "Biologar - Este é o nosso verbo". 2004. (Outra).

34.
Palestra: "Os primeiros socorros para crianças e adolescentes em ambiente escolar". 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMIDE, H. A.. I Mostra Cultural. 2017. (Outro).

2.
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. ; ROS, R. M. ; LUQUERO, R. M. ; LUZ, T. M. ; FERNANDES, T. C. D. ; LOPES, I. M. . Curso NASE- - Network for Astronomy School Education. 2013.. 2013. (Outro).

3.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . Curso de Formação Continuada de Professores em Ensino de Astronomia. 2012. (Outro).

4.
MORA, I.M. ; Longhini, M.D. ; GOMIDE, H. A. . A ciência que o olho não vê: do micro ao macrocosmo. 2012. (Outro).

5.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. . Curso de Formação Continuada de professores em Ensino de Astronomia. 2011. (Outro).

6.
GOMIDE, H. A.. O Homem no século XXI. 2007. (Exposição).



Outras informações relevantes


* Participação do grupo de discussão em Biologia Celular e Corpo Humano do projeto: "O potencial de uma proposta coletiva para o ensino de Biologia, na transformação da prática docente dos professores", iniciado em agosto de 2008 e tendo findado em dezembro de 2008, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia, sob coordenação da Profa. Dra. Ana Maria de Oliveira Cunha, com carga horária de 20 horas.
* Frequentou como aluna ouvinte a disciplina "Astronomia básica e seu ensino" código GFC112, carga-horária de 60h. ocorrida no segundo semestre de 2011.
* Aprovada no proflin - Exame de proficiência na leitura de textos acadêmicos em lingua espanhola, na área de humanas, em 01 de setembro de 2010.
* Aprovada no proflin - Exame de proficiência na leitura de textos acadêmicos em lingua inglesa, na área de humanas, em 01 de março de 2012.
* Participou das atividades do GeeA- Grupo de Estudos sobre Educação em Astronomia, na Universidade federal de Uberlândia, no decorrer de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 9:03:44