Tatiane Kelly Pinto de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3961735447301108
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O objeto de estudo refere-se à formação e profissão docente, especialmente dos professores que lecionam no ensino básico. Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG. Possui experiência com a docência de ensino básico, lecionando Sociologia e História, desde 2008. No primeiro semestre de 2011 foi estagiária no curso de Pedagogia da UEMG, na disciplina de História da Educação. Trabalhou como tutora a distância no curso de História da Unopar em 2012. No segundo semestre de 2012 foi professora de História da Cultura Afro-brasileira na Fundação Helena Antipoff. Em 2013 foi tutora a distância do TEIA(FAE/UFMG) no curso de Educação Integral e Integrada e entre 2014 e 2016 exerceu tutoria à distância na UEMG, no curso de Pedagogia. Atualmente é professora designada da UEMG, iniciando suas atividades em 2014. Também é coordenadora do Curso de História da UEMG - Divinópolis. Tem pesquisas em andamento na instituição que objetivam investigar o processo de escolha do curso superior, o perfil dos graduandos das Licenciaturas e suas perspectivas profissionais em relação à docência, bem como a aproximação ou distanciamento dos alunos concluintes do ensino médio da carreira docente. Tem projetos de extensão em andamento relacionados à temática trajetórias e percursos escolares dos alunos do ensino médio, bem como ao resgaste da cultura afrobrasileira na educação básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiane Kelly Pinto de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, T. K. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Rua Paraiba 29
Funcionários
31630900 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32395913


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Ensino de Sociologia: elementos da prática docente no Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dra. Santuza Amorim da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Habitus Docente; Formação docente; Práticas Docentes.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2009
Graduação em HISTORIA.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Evento de Alinhamento para aplicação da ANA. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação Técnico-Pedagógica em EAD. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Disciplina Isolada. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Curso de História, Unidade Divinópolis.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas lecionadas: História da Educação Brasileira, Bases Pedagógicas do Trabalho Escolar e Prática Docente, Estágio Supervisionado.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de História da Educação, História da Infância,CMC de Geografia e Metodologia do Trabalho Científico I. Unidade Ibirité

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Aluno de mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Direção e administração, Unidade Divinópolis, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de História.
02/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
História da Infância
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação II - Estágio docência realizado sob orientação da Profa. Dra. Ana Amélia Borges

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9
Outras informações
Professora de História no ensino fundamental (6º ano).

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora designada de História no Ensino Médio.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 5
Outras informações
Professora de História no ensino médio.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de História no ensino fundamental.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de História no ensino médio.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de História nos ensinos fundamental e médio.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14
Outras informações
Professora designada para o conteúdo de Sociologia na Rede Estadual de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 13
Outras informações
PROFESSORA DESIGNADA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE ATÉ DEZEMBRO DE 2009. CONTEÚDO LECIONADO: SOCIOLOGIA. ATUAÇÃO: ENSINO MÉDIO.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9
Outras informações
Substituição de férias-prêmio. Aulas ministradas no Ensino Médio do conteúdo de Sociologia.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 19
Outras informações
Substituição de licença maternidade. Aulas ministradas do conteúdo de História para o Ensino Fundamental, Médio e EJA.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
PROFESSORA DESIGNADA NA REDE ESTADUAL DE SANTA LUZIA DE 08 A 12/2008. CONTEÚDO LECIONADO: SOCIOLOGIA. ATUAÇÃO: ENSINO MÉDIO.

Atividades

03/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Sociologia no Ensino Médio
08/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Sociologia no Ensino Médio

Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Designada, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de História da Cultura-Afro Brasileira no curso de Educação Física.

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Cultura-Afro Brasileira

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância
Outras informações
Tutora a Distância do curso de Educação Integral e Integrada.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária no Setor de Registro e Arquivo Acadêmico da FAFICH/UFMG. Atuação na área de recuperação da memória institucional.


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor Presencial, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 6
Outras informações
Tutora presencial do curso de História à Distância.


Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, APM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Professora no curso de formação de soldados (CSTAPO 2016), lecionando História da PMMG.


CAED UFJF, CAED UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Subcoordenador estadual, Carga horária: 20
Outras informações
Subcoordenador estadual da ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização


Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 18
Outras informações
Professora designada no sistema socioeducativo em Ribeirão das Neves (MG)


Colégio Tiradentes da Polícia Militar, CTPM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de História da educação básica.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Trajetórias escolares e ingresso no ensino superior: percursos e mobilizações de estudantes no acesso à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Descrição: Considerando os diferenciados percursos que indivíduos ou grupos de indivíduos realizam ao longo do processo de escolarização, esta proposta de pesquisa tem como objetivo analisar as trajetórias e mobilizações escolares dos estudantes de uma Universidade Pública, considerando os fatores que contribuíram para o ingresso no Ensino Superior. A hipótese problematizada é a de que cada uma das espécies de capital (econômico, cultural, social) associada às trajetórias e investimentos escolares (individuais e familiares) teve influência na escolha do curso e subsequente aprovação no vestibular, bem como os percursos escolares traçados no Ensino Fundamental e Médio de melhor qualidade. Através de uma abordagem qualitativa, os instrumentos de investigação que serão adotados compreendem questionários e entrevistas narrativas, de modo a levantar aspectos da trajetória social e escolar dos sujeitos que permitiram a inserção no ensino superior. Busca-se, nesse sentido, contribuir com as discussões sobre as trajetórias e mobilizações escolares e, consequentemente, as estratégias de escolarização das classes populares, das camadas médias e das mais abastadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador / RODRIGO CARREGAL - Integrante / MARAÍSA INÊS DE ASSIS - Integrante.
2018 - Atual
Sociedade e capital: um estudo sobre as políticas econômicas no final do século XX
Descrição: A questão que se encontra no cerne da discussão deste projeto de pesquisa aborda, sob a perspectiva da historiografia econômica, a dicotomia política e econômica estabelecida na segunda metade do século XX, principalmente nos anos mais próximos ao fin de siécle e a conclusão da Guerra Fria, entre dois sistemas econômicos (social democracia e neoliberalismo) e suas respectivas aplicações/experiências no campo das políticas sociais e econômicas. Busca-se nesta investigação estabelecer uma relação entre a teoria econômica aplicada no final do século XX e suas transformações sociais ocorridas no período, a partir da análise de seções específicas do jornal Financial Times nos números impressos durante os anos de 1973-2000, a fim de perceber o funcionamento de mecanismos econômicos e políticos na sociedade ocidental durante os anos citados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador / Marcos Paulo da Silva - Integrante.
2017 - 2017
(Des)interesse pela docência: processo de escolha do curso superior por alunos concluintes do Ensino Médio
Descrição: A investigação busca aprofundar a discussão sobre a importância que o ingresso na universidade proporciona ao indivíduo, mesmo que, em sua maioria, os alunos concluintes do ensino médio apresentem indecisão quanto ao curso escolhido. Ressalta-se que o desconhecimento da profissão escolhido, o baixo prestígio social e econômico entre outros fatores podem impactar o desempenho do estudante ao longo da graduação e alguns acabam desistindo de prosseguir com os estudos, pois percebem que o curso não corresponde as suas expectativas. Dito isso, a pesquisa busca compreender o processo de escolha do curso superior pelo jovem concluinte do Ensino Médio de uma escola pública e de uma escola particular de Divinópolis-MG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador / MARCELO GOMES AMARAL - Integrante.
2017 - 2017
A escolha da carreira pelos alunos do 3º ano do ensino médio: aproximação e distanciamento
Descrição: Nos dias atuais presencia-se um grande número de estudantes que estão finalizando o Ensino Médio e almejam realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, é necessário considerar as dificuldades relacionadas à escolha da carreira, especialmente no que diz respeito à escolha pela docência: desprestígio da profissão; baixos salários; sobrecarga de trabalho; entre outros elementos. Dito isso, essa pesquisa busca considerar os elementos que impactam o processo de escolha do curso superior pelo jovem concluinte do Ensino Médio, de uma escola privada em Belo Horizonte (MG), considerando se vislumbram o ofício docente e os fatores socioeconômicos que influenciam na escolha da profissão. A metodologia pautada numa abordagem qualitativa, recorreu à aplicação de questionários aos alunos concluintes do Ensino Médio (maiores de 18 anos) e entrevista com os sujeitos. Os achados da investigação revelaram que os estudantes (80%) não conciliaram estudos e atuação profissional durante o percurso da educação básica, facilitando, assim, a preparação para o vestibular. Além disso, destacaram 71% dos estudantes pretendem ingressar em cursos que que se afastam do ofício de professor, dentre eles, Direito, Sistema de Informações, Administração, Odontologia, Engenharia Metalúrgica, Psicologia, Relações Econômicas Internacionais, Publicidade e Propaganda. Os estudantes ainda afirmaram as dificuldades que o professor enfrenta na atualidade; a maioria apontou os baixos salários, a desvalorização profissional e a indisciplina dos alunos, o que os afasta da escolha pela profissão docente. Percebeu-se com essa investigação um cenário já revelado por outros estudos: o número de estudantes que pretendem atuar como professores vem se tornando cada vez menor, tornando preocupante o quadro educacional no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador / Tatiane Augusto Alvino dos Santos - Integrante.
2016 - 2017
Ensino superior em Pedagogia: perfil socioeconômico dos alunos, razões de escolha do curso e pretensões quanto à profissão docente
Descrição: O estudo visa compreender o processo de escolha do curso superior e a perspectiva na docência, de modo a contribuir para a discussão sociológica sobre as trajetórias escolares e, consequentemente, a educação superior. Torna-se relevante investigar em quais condições se deu o processo de escolha pela licenciatura em Pedagogia e as perspectivas que os licenciandos têm sobre a docência, considerando se, de fato, vislumbram esse destino profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador / Carla Moreira de Lana Vieira - Integrante.
2016 - 2016
Representações Sociais dos graduandos sobre a escolha da carreira e do trabalho docente
Descrição: A pesquisa busca compreender quais são as representações sociais que os graduandos do curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Ibirité) têm acerca da profissão docente. Com isso, intenciona-se, também, conhecer quem são os licenciandos da instituição, bem como os interesses envolvidos na escolha do curso e as perspectivas de atuação na docência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador / Tatiane Augusto Alvino dos Santos - Integrante.
2015 - 2015
ENSINO SUPERIOR: processo de escolha do curso e perspectiva na docência
Descrição: Este projeto intenciona levantar o perfil dos egressos das licenciaturas da UEMG - Unidade Ibirité, bem como o interesse pela docência. Essa investigação justifica-se porque muitos professores exercem a docência sem formação ou preparo necessários, contribuindo para a desqualificação do ofício. Apontamos, também, a importância de (re)conhecer o perfil de futuros educadores que a Instituição têm recebido, principalmente porque a Unidade vive um momento de criação de departamentos, estruturação curricular, entre outras mudanças impactantes na área de pesquisa e extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2010 - 2012
Projeto de dissertação: Ensino de Sociologia: elementos da prática docente
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
A trajetória negra contada e cantada por meio do samba
Descrição: O projeto extensionista visa reconhecer o samba como uma das manifestações culturais de resistência do povo negro em nossa história na afirmação de sua cultura e identidade. Nesse sentido, o interesse em retratar o samba como uma das manifestações culturais de resistência do povo negro em uma instituição escolar situada na cidade de Divinópolis (MG), em uma área de vulnerabilidade social, junto a jovens que estão concluindo a educação básica, levou em consideração a importância resgatar a contribuição negra para a história e cultura do Brasil, bem como valorizar aspectos da memória social e musical do samba. No que diz respeito à escolha do lócus de pesquisa (extensão) será realizado um levantamento junto a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) sobre o índice de violência e indisciplina escolar na rede estadual na cidade de Divinópolis (MG) e, posteriormente definir em qual instituição escolar será trabalhado o projeto, considerando escolas em vulnerabilidade social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador / MARAÍSA INÊS DE ASSIS - Integrante.
2017 - 2017
Processo de escolha do curso superior: desafios, angústias e interesses profissionais dos jovens concluintes do ensino médio em Divinópolis (MG)
Descrição: O projeto extensionista buscou oferecer orientações acerca da escolha do curso superior, considerando um momento crucial na trajetória escolar dos estudantes concluintes do ensino médio. Nesse aspecto, foi realizado um encontro com alunos do 3º ano de uma escola publica de Divinópolis (MG). A escolha da instituição considerou escolas que estivessem localizadas na periferia da cidade, bem como o baixo capital informacional deste publico sobre o ingresso no ensino superior. Com a intenção de propiciar ações de extensão da UEMG que estabelecessem uma relação entre a Universidade e outros setores da sociedade, esta proposta buscou aprofundar estudos que têm discutido a escolha das profissões e, em especial, o interesse por cursos de licenciatura. Ao longo do trabalho realizado, notamos que muitos alunos nem sequer se inscreveram para o ENEM e a maioria não vislumbra tentar o vestibular neste ano de 2017, isto é, quando estão concluindo o Ensino Médio. Entre os motivos que pudemos constatar para a não participação no certame, a preparação para o processo foi o mais citado pelos estudantes. Também, constatou-se que grande maioria dos discentes concilia estudos e trabalho e, nesse aspecto, podemos inferir que os alunos trabalhadores estão, de certo modo, mais preocupados com questão de sobrevivência e mercado de trabalho do que com a longevidade dos estudos. No que se refere ao interesse por cursos de licenciatura, considerando que a UEMG - Unidade Divinópolis oferta tais cursos, dos concluintes que se interessam por ingressar no ensino superior, não foi constado interesse pela área de formação de professor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho - Coordenador / Franciely Carolina dos Santos - Integrante / Letícia Peixoto Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - 2018
Periódico: 7º Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro: violências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Professora Homenageada, UEMG - Unidade Ibirité.
2015
50 melhores pôsteres que compuseram a Mostra Especial do 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO, UEMG - Unidade Ibirité.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, T. K. P.2018CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR E ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE: a opção pela docência segundo os graduandos da UEMG ? Ibirité. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 2, p. 196-215, 2018.

2.
CARVALHO, T. K. P.2016CARVALHO, T. K. P.; ALMEIDA, D. C. A. R. ; GOMES, M. E. S. . O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: apontamentos do V Seminário Nacional sobre formação de educadores de jovens e adultos. Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP, v. 4, p. 27-43, 2016.

3.
CARVALHO, T. K. P.2016CARVALHO, T. K. P.; PAIM, E. A. ; LEITE, F. S. ; DIAS, H. C. M. . A construção da identidade étnico-racial da criança negra na educação infantil. Revista Querubim, v. 04, p. 60-65, 2016.

4.
CARVALHO, T. K. P.2016CARVALHO, T. K. P.; BRITO, N. C. S. ; TELES, L. W. R. . A Escolha pela Profissão Docente:quem são os alunos das licenciaturas?. Democratizar (Faetec), v. 9, p. 97-107, 2016.

5.
CARVALHO, T. K. P.2015CARVALHO, T. K. P.; RIBEIRO, P. ; NUNES, R. C. ; SILVA, S. R. . 12 O uso de materiais didáticos na educação infantil: estudo comparativo de práticas e saberes docentes em instituições públicas e privadas. Revista Querubim, v. 2, p. 90-95, 2015.

6.
CARVALHO, T. K. P.2015CARVALHO, T. K. P.. Os impactos da globalização na educação: desafios da profissão docente. Revista Temporis (ação), v. 15, p. 117-126, 2015.

7.
CARVALHO, T. K. P.2015CARVALHO, T. K. P.; CORREIA, S. S. ; SOUZA, I. M. ; SALES, G. M. S. . A utilização de recursos pedagógicos adaptados na educação inclusiva: desafios e possibilidades de praticas docentes. Democratizar (Faetec), v. VIII, p. 36-48, 2015.

8.
CARVALHO, T. K. P.2014CARVALHO, T. K. P.. O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: FORMAÇÃO, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. Temporis (Ação), v. 14, p. 99, 2014.

9.
CARVALHO, T. K. P.2012CARVALHO, T. K. P.; SILVA, S. A. . Os discursos na escola básica: educação libertadora ou reprodutora. Vertentes (UFSJ), v. 20, p. 54, 2012.

10.
CARVALHO, T. K. P.2011CARVALHO, T. K. P.. A Importância da Sociologia no Mundo Pós-Moderno. Democratizar (Faetec), v. V, p. 1-14, 2011.

11.
CARVALHO, T. K. P.2011CARVALHO, T. K. P.. A prática e o fazer docente: considerações sobre o ensino da sociologia. Tempo & Memória, v. 10, p. 1-14, 2011.

12.
CARVALHO, T. K. P.2011 CARVALHO, T. K. P.. HABITUS DOCENTE: É POSSÍVEL ENSINAR SOCIOLOGIA COM FORMAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS?. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 5, p. 136-159, 2011.

13.
CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de Carvalho2011CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de Carvalho ; CARVALHO, T. K. P. . Violência Simbólica em contextos escolares: o discurso de autoridade no filme "Entre os Muros da Escola". Poiésis (Catalão), v. 9, p. 102-119, 2011.

14.
Santuza Amorim da Silva2010Santuza Amorim da Silva ; CARVALHO, T. K. P. . PERCURSO FORMATIVO E PERCURSO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU. Cadernos da pedagogia (UFSCar. Online), v. 4, p. 57-69, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, T. K. P.. Ensino de Sociologia: Elementos da prática docente no ensino médio. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, T. K. P.; SILVA, S. A. . O ensino de Sociologia na escola básica: elementos da prática docente. In: PEREIRA, Júlio Emílio Diniz; DINIZ; Margareth; SOUZA, João Valdir Alves.. (Org.). PRODOC: 20 anos de pesquisas sobre a profissão, a formação e a condição docentes. 1ed.: Autêntica, 2017, v. 1, p. 65-78.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, T. K. P.. Discursos de Autoridade e violência em contextos escolares: analisando narrativas fílmicas. In: 7º Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro: violências, 2018, Divinópolis. 7º Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro: violências, 2018. v. 1. p. 1-10.

2.
CARVALHO, T. K. P.. Abordagem da cultura afro brasileira e indígena em livros didáticos. In: 7º Seminário de História e Memória do Centro-Oeste Mineiro, 2018, Divinópolis. Anais de Trabalhos Completos - 7º Seminário de História e Memória do Centro-Oeste Mineiro, 2018. v. 1. p. 1-8.

3.
CARVALHO, T. K. P.. Formação Inicial em Pedagogia e perspectivas na educação básica. In: 5º Seminário de Educação e Formação Humana, 2016, Belo Horizonte. 5º Seminário de Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. BELO HORIZONTE: UEMG, 2016. v. 1. p. 1-12.

4.
CARVALHO, T. K. P.. Formação Inicial em Pedagogia e perspectivas na educação básica. In: 5º Seminário de Educação e Formação Humana, 2016, Belo Horizonte. 5º Seminário de Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. BELO HORIZONTE: UEMG, 2016. v. 1. p. 1-12.

5.
CARVALHO, T. K. P.; Santuza Amorim da Silva . Estratégias Docentes na Escola Básica: implicação dos discursos e contra-discursos. In: VIII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2011, Mariana. ESTRATÉGIAS DOCENTES NA ESCOLA BÁSICA: IMPLICAÇÃO DOS DISCURSOS E CONTRA-DISCURSOS, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, T. K. P.. Exercício da docência pelos alunos da UEMG-Ibirité: (DES)interesse do ofício de professor. In: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Divinópolis. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Divinópolis: UEMG, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
CARVALHO, T. K. P.. A inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ensino fundamental. In: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Divinópolis. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Divinópolis: UEMG, 2017. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, T. K. P.; SANTOS, T. A. A. . A escolha da carreira pelos alunos do 3º ano do ensino médio: aproximação e distanciamento das licenciaturas. In: 19 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Diamantina. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Diamantina: UEMG, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
CARVALHO, T. K. P.; AMARAL, M. G. . (Des)interesse pela docência: processo de escolha do curso superior por alunos concluintes do Ensino Médio. In: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Divinópolis. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Diamantina: UEMG, 2017. v. 19. p. 1-1.

3.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . Ensino Superior: Processo de escolha do curso e perspectiva na docência.. In: 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016, Porto Seguro. 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016. v. 68.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, T. K. P.; ASSIS, M. I. . À margem da universidade: o ingresso de camadas populares no ensino superior divinopolitano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, T. K. P.. Discursos de autoridade e violência em contextos escolares: analisando narrativas fílmicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . Graduandos da UEMG (Ibirité): processo de escolha do curso e perspectiva na docência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARVALHO, T. K. P.. Formação inicial em Pedagogia e perspectivas na educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CARVALHO, T. K. P.. A inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, T. K. P.. Exercício da docência pelos alunos da UEMG-Ibirité: (DES)interesse do ofício de professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . ENSINO SUPERIOR: processo de escolha do curso e perspectiva na docência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . A escolha dos cursos pelos alunos da UEMG - Ibirité. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . Processo de escolha do curso superior pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio: (des) interesse pela docência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, T. K. P.; ALMEIDA, M. L. D. A. ; SOUSA, H. G. ; ALMEIDA, S. L. . AVALIAÇÃO SISTÊMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: As influências do PROALFA no planejamento das práticas pedagógicas de professores do 3º ano do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, T. K. P.; PAULA, S. A. C. ; SILVA, S. M. A. . O papel da escola na reprodução das desigualdades escolares: perspectiva de Pierre Bourdieu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, T. K. P.. As manifestações da Síndrome de Burnout entre os professores de uma escola pública em Ibirité ? MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CARVALHO, T. K. P.. Análise de práticas e saberes docentes na educação básica: o ensino de Sociologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO, T. K. P.; AZEVEDO, A. . O bullying na escola: discussões de intervenções pedagógicas e práticas docentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, T. K. P.; SILVEIRA, A. E. S. ; CARMO, M. A. . Abordagem da cultura afrobrasileira, africana e indígena nos livros didáticos dos anos inicias na rede estadual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARVALHO, T. K. P.; SALES, G. M. S. ; SOUZA, I. M. ; CORREIA, S. S. . A utilização de recursos pedagógicos adaptados na educação inclusiva: desafios e possibilidades de praticas docentes com alunos de 0 a 6 anos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARVALHO, T. K. P.; XAVIER, A. F. ; SILVA, E. M. ; FRANCA, J. A. . Brincar na educação infantil: concepções e práticas docentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARVALHO, T. K. P.. Diversidade Sociocultural na Contemporaneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CARVALHO, T. K. P.; Santuza Amorim da Silva . Estratégias docentes na escola básica: implicação dos discursos e contra-discursos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, T. K. P.. Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018.

2.
CARVALHO, T. K. P.. 1º Encontro de Pesquisa e Extensão da UEMG - Divinópolis. 2018.

3.
CARVALHO, T. K. P.. 17º Seminário de Pesquisa da UEMG. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, T. K. P.. A escolha do livro didático: possibilidades e desafios na formação de professores. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARVALHO, T. K. P.. Elaboração de pré-projeto de pesquisa em Ciências Humanas: elementos estruturadores. 2017. .

3.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . Ensino Superior em Pedagogia: perfil socioeconômico dos alunos, razões de escolha do curso e pretensões quanto à profissão docente. 2017. (Relatório de pesquisa).

4.
CARVALHO, T. K. P.; SANTOS, T. A. A. . A escolha da carreira pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio: aproximação ou distanciamento das licenciaturas. 2017. (Relatório de pesquisa).

5.
CARVALHO, T. K. P.; SANTOS, T. A. A. . Representações sociais dos graduandos sobre a escolha da carreira e do trabalho docente. 2016. (Relatório de pesquisa).

6.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . ENSINO SUPERIOR: processo de escolha do curso e perspectiva na docência. 2015. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, J. H.; CARVALHO, T. K. P.. Participação em banca de Eric de Souza Guimarães.Mudanças do Ensino Médio pela Lei 13415 de 2017: progresso e retrocesso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
CARVALHO, T. K. P.; MEIRA, C. J.. Participação em banca de Adrielle Karine Macêdo; Agnes Araújo Pereira; Ive Santos.Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: caminhos da Educação Inclusiva no Brasil (1930-1970). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
CARVALHO, T. K. P.; ALVES, R. O.; VARETO, P. A. V.. Participação em banca de Alaize Dias Gualter; Gilvanete Costa Baess; Patrícia Freitas.Relações étnico-raciais na literatura infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
MEIRA, C. J.; SANTOS FILHO, A. F.; CARVALHO, T. K. P.. Participação em banca de Túlio Mateus Gomes de Sousa.Possíveis contribuições do Programa Sathya Sai Baba de Educação em valores humanos para a formação integral do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
VARETO, P. A. V.; CARVALHO, T. K. P.. Participação em banca de Edgar Duarte Assis; Mary Lúcia Rodrigues; Luis Carlos Novaes.Reflexões sobre o ensino de história da matemática e a construção do conhecimento matemático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
CARVALHO, T. K. P.; VARETO, P. A. V.. Participação em banca de Luís Henrique Alves da Silva; Maria Zilda Gomes Furbino.Apresentando a Geometria Plana para alunos com necessidades educacionais especiais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
CARVALHO, T. K. P.; CARVALHO, M.. Participação em banca de Cristina da Silva Braga.O uso da literatura como processo facilitador de alunos autistas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
CARVALHO, T. K. P.; BENFICA, W. A.; CARVALHO, M.. Participação em banca de Wendy Lorrayne Fernandes de Oliveira.A importância dos contos de fadas no imaginário infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

9.
CARVALHO, T. K. P.; IZIDORIO, M.; MARTINS, R. R.. Participação em banca de Cristiane A. Ferreira, Emanuelle H, Lima; Tatiane P. I. Sant.A Perspectiva da educação inclusiva sob o olhar de estagiários de apoio a crianças com necessidades educacionais especiais de uma escola pública de Ibirité (MG). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

10.
CARVALHO, T. K. P.; AZEVEDO, F. L. M.; FERREIRA, J. H.. Participação em banca de Flávia Silva Paiva.História, Memória e Narrativa Histórica: trabalho com fontes na Escola Municipal Dr. Wilson Veado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

11.
CARVALHO, T. K. P.; AZEVEDO, F. L. M.; PIRES, J. R. F.. Participação em banca de Regina Patrícia Pereira Pita.Memórias de um campo alagado: a construção da hidrelétrica de Itaipava no município de Carmo do Cajuru (MG). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

12.
CARVALHO, T. K. P.; MEIRA, C. J.; ARAUJO, W. B.. Participação em banca de Francislene Pereira; Rosilane Ferreira; Mariana Azevedo.A literatura infantil nos contos clássicos: identidade, valores éticos e construção da autonomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

13.
CARVALHO, T. K. P.; MEIRA, C. J.. Participação em banca de Jane Oliveira Matos; Daiane do Prado Almeida.Avaliação na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

14.
CARVALHO, T. K. P.; SILVA, Grazielle Dias; RUAS, T. S.. Participação em banca de Rejaine Marques da Silva; Valdete Carmo Castro.Relações de Gênero na Formação Docente: análise de documentos oficiais e discursos de alunos e gestores do curso de Pedagogia de Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

15.
CARVALHO, T. K. P.; VARETO, P. A. V.; MEIRA, C. J.. Participação em banca de Adriana Pires; Ângela Vitor da Silva; Josiane Lopes Santos.A educação para o trânsito nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições e reflexões para a formação do cidadão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

16.
CARVALHO, T. K. P.; JUNQUEIRA, C. M.. Participação em banca de Maria Aparecida Gonçalves.Rap, poemas de denúncias: a voz e a literatura do negro periférico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

17.
CARVALHO, T. K. P.; IZIDORIO, M.. Participação em banca de Daniele Luaci de Pádua; Maria Clemência Damasceno.Sala Ambiente: uma janela de aprendizagem no ensino da língua inglesa na educação especial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

18.
CARVALHO, T. K. P.; ALVES, R. O.. Participação em banca de Vilma Santos Werneck.Alfabetização cartográfica: perspectivas e abordagem de livros didáticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

19.
CARVALHO, T. K. P.; SARAIVA, W. M.. Participação em banca de Marci Carmem Silva, Patrícia dos Santos Reis, Sara Aparecida.A brinquedoteca e sua relação com a aprendizagem em uma escola da educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

20.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, A. K.. Participação em banca de Ronan Teixeira Pinto Muniz; Túlio César Rocha dos Santos.As contribuições da Educação Física para a diminuição do bullyng. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

21.
CARVALHO, T. K. P.; BENFICA, W. A.. Participação em banca de Simone Brito de Andrade; Valéria do Socorro Ramos.Educação Indígena: um olhar para a alfabetização bilingue. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

22.
CARVALHO, T. K. P.; SILVA, Grazielle Dias. Participação em banca de Aline Xavier; Cleidy Dutra; Flávia Rodrigues..Recursos didático-pedagógicos utilizados na educação infantil para alunos com deficiência motora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

23.
CARVALHO, T. K. P.; SILVA, Grazielle Dias. Participação em banca de Grasiele Correa; Jéssica Portela Luciano; Thamiris Machado.Síndrome de Burnout e o trabalho docente: estudo de caso em duas escolas da Rede Pública Estadual de Belo Horizonte e Região. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

24.
CARVALHO, T. K. P.; SILVA, Grazielle Dias. Participação em banca de Carlos Antônio, Luciana Souza Candida; Suellen Pereira.O processo de ressocialização de adolescentes autores de ato infracional: uma experiência na Escola Jovem Protagonista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
CARVALHO, T. K. P.. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE). 2018. Guia do Estudante.

2.
CARVALHO, T. K. P.. Parecerista do(s) curso(s) de Pedagogia da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2017.. 2017. ABRIL S/A.

Outras participações
1.
CARVALHO, T. K. P.; AZEVEDO, F. L. M.; PRAXEDES, V. L.; ANJOS, C. M. V.. Banca Extraordinária. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
CARVALHO, T. K. P.. 12º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
CARVALHO, T. K. P.. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 08/2017 ? PIBIC-FAPEMIG/UEMG. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
CARVALHO, T. K. P.. Avaliação de Resumos para 18º Seminário de Pesquisa da UEMG. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
CARVALHO, T. K. P.. Comissão de Avaliação de Projetos - PAEX/UEMG. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
CARVALHO, T. K. P.. Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
CARVALHO, T. K. P.; MEIRA, C. J.. II Seminário de Pesquisa do curso de Pedagogia. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro de Pesquisa e Extensão da UEMG - Divinópolis.1º Encontro de Pesquisa e Extensão da UEMG - Divinópolis. 2018. (Seminário).

2.
20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Parecerista de resumos submetidos ao 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. (Seminário).

3.
7º Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro: violências.Grupo de Trabalho Violências, Educação e Relações Sociais. 2018. (Seminário).

4.
Semana Acadêmica de História. 2018. (Outra).

5.
Semana Acadêmica de História.Grupo de Trabalho: História Geral. 2018. (Outra).

6.
19º Seminário de Pesquisa e Extensão.(DES)INTERESSE PELA DOCÊNCIA: PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR POR ALUNOS C. 2017. (Seminário).

7.
Reunião Ampliada OSFE. 2017. (Outra).

8.
II Jornada Pedagógica.Mediador de Sessão Coordenada. 2016. (Outra).

9.
II Jornada Pedagógica.Desafios: cuidar e nutrir na educação infantil do século XX. 2016. (Outra).

10.
17º Seminário de Pesquisa.ENSINO SUPERIOR: processo de escolha do curso e perspectiva na docência. 2015. (Seminário).

11.
A influência do território sobre as escolhas escolares das famílias - u. 2015. (Outra).

12.
Entre a escola e a família: nuances de um (des)encontro. 2015. (Outra).

13.
Seminário de Pesquisa.Seminário de Pesquisa de Trabalhos de Conclusão de Curso. 2015. (Seminário).

14.
16º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2014. (Seminário).

15.
Saúde Vocal.Curso de Saúde Vocal. 2014. (Outra).

16.
XXXII Encontro Anual Helena Antipoff. 2014. (Encontro).

17.
Curso de Aperfeiçoamento em EAD. 2013. (Outra).

18.
Docentes na Educação Básica Brasileira, o caso de Minas Gerais: debatendo os resultados finais da pesquisa. 2011. (Seminário).

19.
Formação para Tutores Centro Universitário Claretiano.Formação para Tutores Centro Universitário Claretiano. 2011. (Outra).

20.
VIII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Estratégias Docentes na Escola Básica: Implicação dos discursos e contra-discursos. 2011. (Simpósio).

21.
VIII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2011. (Simpósio).

22.
III Simpósio Internacional Trabalho, relações de trabalho, educação e identidade. 2010. (Simpósio).

23.
50 anos de História: comemoração do cinquentenário do curso..O Projeto História 50 Anos. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, T. K. P.; SILVA, M. P. . I Encontro Acadêmico do Curso de História. 2018. (Outro).

2.
CARVALHO, T. K. P.; SANTIAGO, S. ; ALCANTARA, A. . Semana Acadêmica do Curso de História. 2018. (Outro).

3.
CARVALHO, T. K. P.; MEIRA, C. J. . Resoluções e Diretrizes dos Cursos de Licenciaturas e de Pedagogia. 2015. (Outro).

4.
CARVALHO, T. K. P.; MEIRA, C. J. . I Seminário de Pesquisa do curso de Pedagogia. 2015. (Outro).

5.
CARVALHO, T. K. P.; MEIRA, C. J. . I Jornada Pedagógica. 2015. (Outro).

6.
CARVALHO, T. K. P.. 1º PASSEIO CULTURAL - UEMG IBIRITÉ. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vânia Cristina Sátiro. A ESCOLA COMO INSTRUMENTO DA DESIGUALDADE SOCIAL: IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Ana Laura Alves Alvim. O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DA BRASILIDADE DURANTE A ERA VARGAS (1930-1945). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maraísa Inês de Assis. A trajetória negra contada e cantada por meio do samba. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Paulo Roberto Anastácio. TRAJETÓRIAS ESCOLARES E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR: PERCURSOS E MOBILIZAÇÕES DAS CLASSES POPULARES, DAS CAMADAS MÉDIAS E DAS ELITES NO ACESSO A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Marcos Paulo da Silva. Sociedade e capital: um estudo sobre as políticas econômicas no final do século XX. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, LUCAS LOPES; FERREIRA, THIAGO.. A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOCENTES SEGUNDO AS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DO CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

2.
ALMEIDA, M.; ALMEIDA; N. CASTRO, V.. A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR: concepções e práticas docentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

3.
VIEIRA, Carla Moreira de Lana; VIEIRA, Liliane Rachel.. Processo de escolha do curso superior pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio: (des) interesse pela docência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

4.
SILVA, Taiane Costa; OLIVEIRA, Vanusa; ROCHA, Andreza.. As manifestações da Síndrome de Burnout entre os professores de uma escola pública em Ibirité ? MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

5.
Maria de Lourdes Souza Camilo Rezende. Crianças com TDAH: desafios e possibilidades do trabalho docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

6.
SOUSA, Helmo; ANDRADE, Maria Lúcia; ALMEIDA, Stéfani Luis.. Avaliação sistêmica no ensino fundamental: as influências do PROALFA no planejamento das práticas pedagógicas de professores do 3º ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

7.
SILVA, Suellen Maximiliane Alves; PAULA, Silvana Aparecida.. O papel da escola na perspectiva de Pierre Bourdieu: um estudo bibliográfico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

8.
Keila de Jesus; Teilaine Gonçalves Borges; Elaine de Jesus. Possíveis contribuições do lúdico para o desenvolvimento da leitura nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

9.
Eliziane Lomeu Braga; Neuza Maria Batista. A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: Análise de Práticas e Saberes Docentes na educação básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

10.
Giane Sales; Ilza Souza; Simone Correia. A utilização de recursos pedagógicos adaptados na educação inclusiva: desafios e possibilidades de praticas docentes com alunos de 0 a 6 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

11.
Adriely Silveira; Márcia Andrade. Abordagem da cultura afrobrasileira, africana e indígena nos livros didáticos dos anos inicias na rede estadual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

12.
Ana Francisca Xavier; Eliane da Silva; Janaína França. Brincar na educação infantil: concepções e práticas docentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

13.
Érica A. N. Paim; Francielle C. S. Leite; Hanna C. M. Dias. A construção da identidade racial da criança negra na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

14.
Luana Winner Rocha Teles; Nathane Cecília Sales de Brito. Atratividade da carreira docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

15.
Dayane Cristina Alves dos Reis; Maria Eduarda de Souza Gomes. Formação de Educadores para a Educação de Jovens e Adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

16.
MONTEIRO, A; ANDRADE, M; SANTOS, R; SANTIAGO, R.. A inclusão do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade nos anos iniciais do ensino fundamental: análise de práticas docentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

17.
PINTO, J.; SILVA, M.; SILVA, M.. O bullying nos anos iniciais: análises e intervenções pedagógicas em uma escola da rede municipal de Contagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

18.
RIBEIRO, P.; NUNES, R; SILVA, S.. Formação de professores na Educação Infantil: análise sobre os saberes docentes e perfil dos profissionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

19.
BARCELOS, ANGELA, L.; CELESTINO, M.. O perfil do professor alfabetizador: concepções e práticas docentes em uma escola municipal.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

Iniciação científica
1.
Marcelo Gomes Amaral. (Des)interesse pela docência: processo de escolha do curso superior por alunos concluintes do Ensino Médio. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

2.
Tatiane Augusto Alvino dos Santos. A escolha da carreira pelos alunos do 3º ano do ensino médio: aproximação ou distanciamento das licenciaturas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

3.
Carla Moreira de Lana Vieira. Ensino Superior em Pedagogia: perfil socioeconômico dos alunos, razões de escolha do curso e pretensões quanto à profissão docente. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

4.
Tatiane Augusto Alvino dos Santos. Representações sociais dos graduandos sobre a escolha da carreira e do trabalho docente. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, PAPQ. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.

5.
Carla Moreira de Lana Vieira. ENSINO SUPERIOR: processo de escolha do curso e perspectiva na docência. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Tatiane Kelly Pinto de Carvalho.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARVALHO, T. K. P.2014CARVALHO, T. K. P.. O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: FORMAÇÃO, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. Temporis (Ação), v. 14, p. 99, 2014.

2.
CARVALHO, T. K. P.2015CARVALHO, T. K. P.; RIBEIRO, P. ; NUNES, R. C. ; SILVA, S. R. . 12 O uso de materiais didáticos na educação infantil: estudo comparativo de práticas e saberes docentes em instituições públicas e privadas. Revista Querubim, v. 2, p. 90-95, 2015.

3.
CARVALHO, T. K. P.2015CARVALHO, T. K. P.. Os impactos da globalização na educação: desafios da profissão docente. Revista Temporis (ação), v. 15, p. 117-126, 2015.

4.
CARVALHO, T. K. P.2015CARVALHO, T. K. P.; CORREIA, S. S. ; SOUZA, I. M. ; SALES, G. M. S. . A utilização de recursos pedagógicos adaptados na educação inclusiva: desafios e possibilidades de praticas docentes. Democratizar (Faetec), v. VIII, p. 36-48, 2015.

5.
CARVALHO, T. K. P.2016CARVALHO, T. K. P.; ALMEIDA, D. C. A. R. ; GOMES, M. E. S. . O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: apontamentos do V Seminário Nacional sobre formação de educadores de jovens e adultos. Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP, v. 4, p. 27-43, 2016.

6.
CARVALHO, T. K. P.2016CARVALHO, T. K. P.; PAIM, E. A. ; LEITE, F. S. ; DIAS, H. C. M. . A construção da identidade étnico-racial da criança negra na educação infantil. Revista Querubim, v. 04, p. 60-65, 2016.

7.
CARVALHO, T. K. P.2016CARVALHO, T. K. P.; BRITO, N. C. S. ; TELES, L. W. R. . A Escolha pela Profissão Docente:quem são os alunos das licenciaturas?. Democratizar (Faetec), v. 9, p. 97-107, 2016.

8.
CARVALHO, T. K. P.2018CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR E ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE: a opção pela docência segundo os graduandos da UEMG ? Ibirité. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 2, p. 196-215, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, T. K. P.. Análise de práticas e saberes docentes na educação básica: o ensino de Sociologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, T. K. P.; AZEVEDO, A. . O bullying na escola: discussões de intervenções pedagógicas e práticas docentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, T. K. P.; SILVEIRA, A. E. S. ; CARMO, M. A. . Abordagem da cultura afrobrasileira, africana e indígena nos livros didáticos dos anos inicias na rede estadual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, T. K. P.; SALES, G. M. S. ; SOUZA, I. M. ; CORREIA, S. S. . A utilização de recursos pedagógicos adaptados na educação inclusiva: desafios e possibilidades de praticas docentes com alunos de 0 a 6 anos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARVALHO, T. K. P.; XAVIER, A. F. ; SILVA, E. M. ; FRANCA, J. A. . Brincar na educação infantil: concepções e práticas docentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . ENSINO SUPERIOR: processo de escolha do curso e perspectiva na docência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . A escolha dos cursos pelos alunos da UEMG - Ibirité. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . Processo de escolha do curso superior pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio: (des) interesse pela docência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, T. K. P.; ALMEIDA, M. L. D. A. ; SOUSA, H. G. ; ALMEIDA, S. L. . AVALIAÇÃO SISTÊMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: As influências do PROALFA no planejamento das práticas pedagógicas de professores do 3º ano do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, T. K. P.; PAULA, S. A. C. ; SILVA, S. M. A. . O papel da escola na reprodução das desigualdades escolares: perspectiva de Pierre Bourdieu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, T. K. P.. As manifestações da Síndrome de Burnout entre os professores de uma escola pública em Ibirité ? MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, T. K. P.; VIEIRA, C. M. L. . Graduandos da UEMG (Ibirité): processo de escolha do curso e perspectiva na docência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CARVALHO, T. K. P.. Formação inicial em Pedagogia e perspectivas na educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CARVALHO, T. K. P.. A inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, T. K. P.. Exercício da docência pelos alunos da UEMG-Ibirité: (DES)interesse do ofício de professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARVALHO, T. K. P.; ASSIS, M. I. . À margem da universidade: o ingresso de camadas populares no ensino superior divinopolitano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARVALHO, T. K. P.. Discursos de autoridade e violência em contextos escolares: analisando narrativas fílmicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, T. K. P.. Elaboração de pré-projeto de pesquisa em Ciências Humanas: elementos estruturadores. 2017. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, T. K. P.; MEIRA, C. J. . Resoluções e Diretrizes dos Cursos de Licenciaturas e de Pedagogia. 2015. (Outro).

2.
CARVALHO, T. K. P.; SILVA, M. P. . I Encontro Acadêmico do Curso de História. 2018. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovação em concursos publicos:
1. Professor Substituto de História no Centro Pedagógico - UFMG (2014).
2. Professor da educação básica da SEE/MG (2011).
3. Professor da educação superior UEMG (2014).
4. Professor da educação básica da SEE/MG (2018).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 6:06:57