Mirley Nádila Pimentel Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3529805688445515
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Graduada em Pedagogia, Mestre, Doutorada em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenou um Projeto de Inclusão Digital, do Laboratório de Pesquisa Multimeios, da UFC, em parceria com o Ministério das Comunicações, intitulado Assentamentos Digitais -@AD. Atua nas seguintes áreas: Metodologia Científica, Formação e Prática Docente, Estágio Supervisionado, , Formação de Gestores de Laboratório de Informática Educativa, Formação de Professores e Programas de Iniciação a Docência com uso de Tecnologias Digitais , Introdução de Tecnologias e Currículo, Educação a Distância, Inclusão Digital, Metodologia para o Ensino e Aprendizagem e Resolução de Problemas: Sequência Fedathi, Mapeamento Cognitivo da Pesquisa e Aprendizagem. Foi Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível B, como coordenadora pedagógica do projeto Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID), do Laboratório de Pesquisa Multimeios FACED/UFC (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mirley Nádila Pimentel Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, M. N. P.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Orientador: Julio Wilson Ribeiro.
Palavras-chave: Formação de Professores; Tecnologias digitais na educação; Didática.
2012 - 2014
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA AUSUBELIANA E DA SEQUÊNCIA FEDATHI: AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Júlio Wilson Ribeiro.
Coorientador: Herminio Borges Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de Profesores; Aprendizagem Significativa; Sequência Fedathi.
2008 - 2011
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O Ambiente Virtual TelEduc/Multimeios na Perspectiva de Professores da UFC.
Orientador: Antônia Lis de Maria Martins Torres.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2014
Formação de Professores.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Professores para a Educação de Jovens.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada para Professores Tutores. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFCE, Brasil.


Atuação Profissional



PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, PNAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora Educacional, Carga horária: 12


Faculdade Latino Americana de Educação, FLATED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Tutor a Distância, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância
Outras informações
Professora Tutora da disciplina: Educação, Sociedade e Trabalho, do curso: Secretaria Escolar, do projeto:Profuncionário do IFCE

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutora a Distância, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância
Outras informações
Professora Tutora da disciplina de Educação a Distância do Curso Técnico Informática do IFCE


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações
Professora Tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos, para professores de municípios do estado do Ceará

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Laboratório de Pesquisa Multimeios do Projeto de Extensão Intitulado Portal do Professor e banco Internacional de Objetos Educacionais-PROBIOE

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 20
Outras informações
Formadora da Disciplina optativa Novas Tecnologias e Educação a Distância, ofertada para os cursos de Pedagogia, Psicologia, Ciências da Computação da Universidade Federal do Ceará

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Extensão do Projeto Intitulado Biblioteca Virtu@l Inclusão Digital para EJA e terceira Idade

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Formadora da Disciplina Educação a Distância, ofertada pelo curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: @NAVE Aprendendo a Navegar, Enquadramento Funcional: Voluntaria, Carga horária: 12


Centro Cultural do Banco do Nordeste, CCBNB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Serviços Prestados, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Serviços Prestados, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Faculdade Kurios, FACULDADE KURIOS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Serviços Prestados, Enquadramento Funcional: Serviços Prestados
Outras informações
Professora da Disciplina Metodologia Científica no curso de Especialização em Psicopedagogia


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível B, como coordenadora pedagógica do projeto Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID), do Laboratório de Pesquisa Multimeios FACED/UFC. Atuação pedagógica em Educação a Distância e Teletrabalho, Inclusão Digital, Suporte Técnico Pedagógico, Informática Educativa. WebComunicação



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
OMNI 2015/2018 - currículO, aprendizageM, tecnologia educacioNal e avalIação.
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC, que realiza ações integradas de pesquisa e pedagógicas, articulando a Graduação, através do Departamento de Fundamentos da Educação, e os Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) e Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA). Defende uma abordagem teórico-metodológica e prática, de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, focada no cenário educativo da integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIC) e currículo, que visa propiciar, ao educador e pesquisador, a maturação de inter-relações entre: estes campos de conhecimentos, a pesquisa em educação e o desenvolvimento de novos saberes, que possam eventualmente permitir a emergência de novas percepções e formas complexas e multidimensionais de se repensar, avaliar e ressignificar a ação e prática pedagógicas. Entre os temas da educação, relacionados às ações do projeto, destacam-se: mapeamento cognitivo da pesquisa e aprendizagem, transdisciplinaridade, complexidade, construtivismo, aprendizagem significativa e colaborativa, uso pedagógico das TIC, avaliação do desenvolvimento da aprendizagem, educação ambiental, educação científica e matemática e formação de professores. É destacada a necessidade de se repensar a concepção de um (web)currículo mais flexível e aberto à incorporação daquilo que venha a emergir do novo, através do movimento criado nos espaços da pesquisa e dos atos educativo e pedagógico, na perspectiva de favorecer a integração do currículo prescrito a um processo dinamicamente ativo, destacando-se as experiências colaborativas, vivenciadas por professores, pesquisadores e alunos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID)
Descrição: Descrição: O Projeto Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID) é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará(UFC), que tem como objetivo promover a Inclusão Digital, através da implantação de uma Unidade de Inclusão Digital(UID), composta por computadores conectados a inter-net,em Projetos de Assentamento (PA), no estado do Ceará, tem como parceiros o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária?INCRA/Ce, o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA As ações do CRID são pautadas em metodologias de formações desenvolvidas no MM, sob a coordenação do Prof. Dr. Hermínio Borges Neto, que abordam o ensino e aprendizagem com base na resolução de problemas a partir da fundamentação teórica e metodológica da Sequência Fedathi e os princípios de sustentabilidade do CRID, que são: a Garantia de Pleno Funcionamento do Ambiente, Continuidade de Acesso, Qualidade do Acesso, Instrumento para Qualificação Profissional, Acompanhamento Técnico-pedagógico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Mirley Nádila Pimentel Rocha - Integrante / Hermínio Borges Neto - Coordenador / Jeriane da Silva Rabelo - Integrante / Agercicleiton Coelho Guerra - Integrante.
2014 - 2015
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Descrição: Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: 1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; 3. Avaliações sistemáticas; 4. Gestão, mobilização e controle social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estágio Supervisionado.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELGAÇO, L. S.2017MELGAÇO, L. S. ; SOUZA, M. M. L. ; ROCHA, M. N. P. . EDUCAÇÃO, SUJEITO E TRABALHO. ESFERA CRIATIVA, v. 1, p. 1, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, J. W. ; ROCHA, M. N. P. ; VALENTE, J. A. ; OKADA, A. ; GALIAZZI, M. C. ; GOES, U. T. T. ; SILVA, R. D. S. E. . TIC e práticas na formação do educador-coinvestigador: inter-relações entre transdisciplinaridade, cognição e docência na coaprendizagem assíncrona e construção de conhecimentos e saberes. In: Fernando José Spanhol; Giovanni Ferreira de Farias; Márcio Vieira de Souza. (Org.). EAD, PBL e o desafio da educação em rede: metodologias ativas e outras práticas na formação do educador coinvestigador. 1ed.São Paulo: Blucher, 2018, v. 4, p. 26-73.

2.
ROCHA, M. N. P.; SANTANA, A. C. S. ; SALDANHA, L. N. M. ; FRANCA, R. C. . Formação em serviço nos centros rurais de inclusão digital: reflexões sobre /a partir da sequência Fedathi. V Seminário Web Currículo: Educação e Cultura Digital. 1ed.São Paulo: , 2017, v. 1, p. 362-.

3.
ROCHA, M. N. P.; RIBEIRO, J. W. ; SANTOS, M. J. C. . O TelEduc como ferramenta pedagógica para ampliar a relação professor- conteúdo-aluno: uma perspectiva de uso na disciplina de Didática I. In: Alice Nayara dos Santos, Pedro Rogério. (Org.). O TelEduc como ferramenta pedagógica para ampliar a relação professor- conteúdo-aluno: uma perspectiva de uso na disciplina de Didática I. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2013, v. 1, p. 2-413.

4.
ROCHA, M. N. P.; RIBEIRO, J. W. . Formação de Professores: Uma análise bibliografica dos saberes necessários para se promover a integração pedagógica das Tecnologias Digitais. In: Alice Nayra Santos; Sabrina Linhares Gomes; José Gabriel Neto. (Org.). Formação de Professores: Uma análise bibliografica dos saberes necessários para se promover a integração pedagógica das Tecnologias Digitai. 56ed.Fortaleza-CE: Imprece, 2013, v. 1, p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. N. P.; SANTANA, A. C. S. . Formação Inicial de Professores em Serviço no Laboratório de Pesquisas Multimeios: Reflexões sobre o Ser Docente nos Centros Rurais de Inclusão Digital. In: II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017), 2017, Manguanguape-PB. II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017), 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. N. P.; LIMA, F. W. ; BARBOSA, J. C. ; BORGES NETO, H. . O Projeto CRID como proposta de Inclusão Digital e o desenvolvimento econômico local em comunidades rurais.. In: III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016, Fortaleza. III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016.

2.
SILVA, V. M. T. ; ROCHA, M. N. P. ; BORGES NETO, H. . O Planejamento como Instrumento de Sistematização das Atividades do Projeto CRID. In: III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016, Fortaleza. III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016.

3.
BARBOSA, J. C. ; ROCHA, M. N. P. ; BORGES NETO, H. . Uma perspectiva de inclusão digital através do projeto centros rurais de inclusão digital ? CRID. In: III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016. III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016.

4.
GAMA, T. G. V. ; ROCHA, M. N. P. ; BORGES NETO, H. . A inclusão digital como alternativa para a diminuição do êxodo rural: o projeto CRID como agente transformador. In: III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016. III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016.

5.
RABELO, J. S. ; ROCHA, M. N. P. ; BORGES NETO, H. . As contribuições do projeto CRID para a Formação Docente de licenciandos em uma instituição pública do ceará. In: III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016. III MULTIENCONTROS DA FACED: PRÁTICAS DISCENTES, SABERES DIFERENTES, 2016.

6.
ROCHA, M. N. P.; RIBEIRO, J. W. . Formação de Professores: Uma Análise Bibliográfica dos Saberes Necessários para se Promover a Integração Pedagógica das Tecnologias Digitais. In: I Enlece: Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino da UFC, 2013, Fortaleza. I Enlece: Encontro da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino da UFC, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, D. L. S. ; ROCHA, M. N. P. ; BORGES NETO, H. ; ALVES, T. L. . Criação e edição de vídeo: um relato sobre no projeto CRID, do assentamento Che Guevara-Ocara/Ce (CRID: uma proposta de comunidades digitais rurais). In: XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016, Fortaleza. XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016.

2.
SANTANA, A. C. S. ; ROCHA, M. N. P. ; SALDANHA, L. N. M. ; FRANCA, R. C. . Web comunicação no CRID: reflexões sobre a educomunicação na formação docente num projeto de extenção universitária. In: XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016, Fortaleza. XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016.

3.
FROTA, M. A. ; ROCHA, M. N. P. ; BORGES NETO, H. ; NOBRE, R. G. . Ferramentas digitais: um relato sobre mediação pedagógica no Centros Rurais de Inclusão Digital. In: XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016. XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016.

4.
FRANCA, R. C. ; ROCHA, M. N. P. ; SALDANHA, L. N. M. ; SANTANA, A. C. S. . Histórias de vida de jóvens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo. In: XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016, Fortaleza. XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016.

5.
ALVES, T. L. ; ROCHA, M. N. P. ; BORGES NETO, H. ; MENDES, D. L. S. . Docência virtual: um estudo sobre o teletrabalho no projeto Centros Rurais de Inclusão Digital- CRID. In: XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016. XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016.

6.
SILVA, V. M. T. ; ROCHA, M. N. P. ; BORGES NETO, H. ; SANTANA, A. C. S. . Trabalho mediado por resolução de problemas uma reflexão sobre processos de lugares e não lugares no projeto CRID. In: XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016. XXV ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2016.

7.
ROCHA, M. N. P.; BORGES NETO, H. ; CALDAS FILHO, O. F. M. . Web Rádio: Um relato sobre a experiência no projeto Assentamentos Digitais -@AD. In: I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA DO CEARÁ, 2014, SOBRAL-CEARÁ. I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA DO CEARÁ, 2014.

8.
BORGES NETO, H. ; SOUSA, G. B. V. ; ROCHA, M. N. P. ; BEMFICA, G. O. ; BATISTA, J. B. ; PAULA, B. S. S. . As Potencialidades de Utilização dos Objetos Educacionais na Educação. In: Encontros Universitários 2013, da Universidade Federal do Ceará, XXII Encontro deExtensão, 2013, Fortaleza. As Potencialidades de Utilização dos Objetos Educacionais na Educação, 2013.

9.
BORGES NETO, H. ; COSTA, Z. B. ; ROCHA, M. N. P. ; SOUZA, T. S. ; PAULA, B. S. S. ; BATISTA, J. B. . O Projeto de Inclusão Sociodigital @AD nos Assentamentos Coqueirinho e Jucá Grosso. In: Encontros Universitários 2013, da Universidade Federal do Ceará, XXII Encontro deExtensão, 2013, Fortaleza. O Projeto de Inclusão Sociodigital @AD nos Assentamentos Coqueirinho e Jucá Grosso, 2013.

10.
BORGES NETO, H. ; FELIX, N. G. S. ; ROCHA, M. N. P. ; SILVA JUNIOR, R. C. ; BATISTA, J. B. ; PINHEIRO, A. C. M. . Uma Experiência de Ensino a Distância no Projeto @AD:Formação de Gestores no assentamento de Jucá Grosso. In: Encontros Universitários 2013, da Universidade Federal do Ceará, XXII Encontro deExtensão, 2013, Fortaleza. Uma Experiência de Ensino a Distância no Projeto @AD:Formação de Gestores no assentamento de Jucá Grosso, 2013.

11.
SILVA, J. R. L. ; BORGES NETO, H. ; ROCHA, M. N. P. ; PAULA, B. S. S. ; SOUZA, T. S. ; BATISTA, J. B. . Construção da Escrita e Prática da Oralidade:Uma Experiência de Inclusão Digital em Assentamentos Digitais-@AD. In: Encontros Universitários 2013, da Universidade Federal do Ceará, XXII Encontro deExtensão, 2013, Fortaleza. Encontros Universitários 2013, da Universidade Federal do Ceará, XXII Encontro deExtensão, 2013.

12.
BORGES NETO, H. ; ROCHA, M. N. P. ; MARQUES, K. L. ; BATISTA, J. B. ; PINHEIRO, A. C. M. . Assentamentos Digitais-Uma Experiência de Alfabetização e Letramento Digital em Assentamentos Rurais no Interior do Ceará. In: Encontros Universitários 2013, da Universidade Federal do Ceará, XXII Encontro deExtensão, 2013. Assentamentos Digitais-Uma Experiência de Alfabetização e Letramento Digital em Assentamentos Rurais no Interior do Ceará.

13.
SILVA, L. M. D. ; ROCHA, M. N. P. . Projeto @AD: Uma Proposta de Inclusão Digital Em Áreas Rurais. In: Encontros Universitários 2012, da Universidade Federal do Ceará, XXI Encontro deExtensão, 2012, Fortaleza. Projeto @AD: Uma Proposta de Inclusão Digital Em Áreas Rurais, 2012.

14.
SILVA, L. M. D. ; ROCHA, M. N. P. ; BORGES NETO, H. ; TORRES, A. L. M. M. ; MATOS, F. C. C. ; SOARES, R. L. . O Modelo de Tutoria da Disciplina Educação a Distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.. In: 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2012, São Luiz, Maranhão. 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2012.

15.
SOARES, R. L. ; ROCHA, M. N. P. ; SILVA, L. M. D. ; SILVA, L. M. ; TORRES, A. L. M. M. ; MATOS, F. C. C. . Uma Análise da Avaliação da Aprendizagem na Disciplina de Educação a Distância/MM/FACED/UFC. In: XXII Encontro de Iniciação a Docência da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, 2012, Fortaleza. XXII Encontro de Iniciação a Docência da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, 2012.

16.
ROCHA, M. N. P.; TORRES, A. L. M. M. . O Ambiente Virtual TelEduc/Multimeios na Perspectiva de Professores da UFC. In: I COLÓQUIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - COINDO, 2012, Fortaleza. I COLÓQUIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - COINDO, 2012.

17.
ROCHA, M. N. P.; CASTRO, A.C ; COSTA, Z. B. ; BORGES NETO, H. . Perspectivas dos Alunos do curso Biblioteca Virtu@l e inclusão digital para EJA e 3ª idade a respeito o uso do computador e da internet. In: XX Encontro de Extensão, 2011, Fortaleza. In:Encontro de Extensão, 2011.

18.
QUEIROZ, J. M. S. ; BEZERRA, A. G. S. ; ROCHA, M. N. P. ; MATOS, F. C. C. . Bibliotequinha Virtua@L: Atividades de Informática Educativa com Jogos Infantis on-line pa Crianças de 5 a 12 anos. In: Encontros Universitários 2011, da Universidade Federal do Ceará, XX Encontro deExtensão, 2011. Encontros Universitários 2011, da Universidade Federal do Ceará, XX Encontro deExtensão, 2011.

19.
CAVALCANTE, P.V. ; ROCHA, M. N. P. . A vivência dos direitos fundamentais da criança no contexto da educação infantil. In: IV Encontro de Práticas Docentes, 2010, Fortaleza. In: Encontro de Práticas Docentes, 2010.

20.
CASTRO, A.C ; SALDANHA, L. N. M. ; SANTOS, J. A. ; ROCHA, M. N. P. ; YOUNG, R. S. . Fórum de discussão: um ambiente de construção individual ou construção coletiva?. In: XIX Encontro de Iniciação à Docência, 2010, Fortaleza. In:Encontro de Iniciação a Docência, 2010.

21.
PONTE, M. R. ; ROCHA, M. N. P. ; SILVA FILHO, A. B. . Exploração Sexual de Adolecentes na Cidade de Fortaleza:Resgate da Resiliência. In: Encontros Universitarios, 2009, Fortaleza. Encontros Universitarios, 2009.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
BORGES NETO, H. ; ROCHA, M. N. P. ; SILVA, V. M. T. ; SALDANHA, L. N. M. ; SANTANA, A. C. S. . Blog do CRID. 2016. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, M. N. P.; SANTANA, A. C. S. ; SILVA, V. M. T. . Produção e Edição de Imagem com ênfase em fotografias e uso de smartphones para o projeto CRID. 2016. (Formação de Professores).

2.
SANTANA, A. C. S. ; BORGES NETO, H. ; ROCHA, M. N. P. ; SALDANHA, L. N. M. . Produção e Edição de vídeo em software livre Openshot, para o canal Multimeios UFC no You Tube. 2016. (Formação de Professores).

3.
SANTANA, A. C. S. ; BORGES NETO, H. ; SALDANHA, L. N. M. ; ROCHA, M. N. P. . Produção e Edição de Podcast com soudclaud. 2016. (Formação de Professores).

4.
SANTANA, A. C. S. ; ROCHA, M. N. P. ; SILVA, V. M. T. ; BORGES NETO, H. ; SALDANHA, L. N. M. . Produção de recursos digitais para a Web Comunicação para o Projeto CRID Multimeios. 2016. (Formação de Professores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCHA, M. N. P.; BORGES NETO, H.; BRANDAO, D. M.. Participação em banca de Juliana Ferreira Rocha Félix.Eu usava a Sequência Fedathi e não sabia: Um relato sobre a prática docente na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
ROCHA, M. N. P.; BORGES NETO, H.; FRANCA, R. C.. Participação em banca de Virginia Maria Tavares da Silva.MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ON LINE: UMA PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA NOS CENTROS RURAIS DE INCLUSÃO DIGITAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

3.
BORGES NETO, H.; ROCHA, M. N. P.; BEZARRA, A.M.S.. Participação em banca de Igor Márcio do Nascimento Azevedo.A percepção inicial dos estudantes de graduação em Pedagogia/UFC sobre Educação a Distância e contribuições da EaD para sua Inclusão Digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

4.
NOGUEIRA, J. I. M.; PINHEIRO, A. C. M.; ROCHA, M. N. P.. Participação em banca de Robert Victor Campos de Holanda.O PRINCIPIO DE CAVALIERE E APLICAÇÕES NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO PARA CÁLCULO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

5.
NOGUEIRA, J. I. M.; PINHEIRO, A. C. M.; ROCHA, M. N. P.. Participação em banca de Roberto Junior Mota.O USO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COMO AUXILIO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOMENTRIA PLANA NO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

6.
DINIZ, F. E.; PINHEIRO, A. C. M.; ROCHA, M. N. P.. Participação em banca de Luziane Alves de Oliveira.OS JOGOS DE TABUADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

7.
DINIZ, F. E.; PINHEIRO, A. C. M.; ROCHA, M. N. P.. Participação em banca de Benoni Raimundo dos Santos Neto.O USO DE JOGOS MATÉMÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO:UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

8.
PEREIRA, A. C. C.; PINHEIRO, A. C. M.; ROCHA, M. N. P.. Participação em banca de Antonio Aleixo de Sousa.O MOVIMENTO DE MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: ORIGEM E PRECURSORES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

9.
PEREIRA, A. C. C.; PINHEIRO, A. C. M.; ROCHA, M. N. P.. Participação em banca de Sandra Pereira Sôto Camurça.A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM:CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATÉMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

10.
PEREIRA, A. C. C.; PINHEIRO, A. C. M.; ROCHA, M. N. P.. Participação em banca de Verusca Batista Aves.A RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR COMO RECURSO DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LOGARITMO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.

11.
PEREIRA, A. C. C.; PINHEIRO, A. C. M.; ROCHA, M. N. P.. Participação em banca de José Helison da Silva.O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB UA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII Conferência Internacional sobre Informática na Educação. 2017. (Outra).

2.
II Media Weekend.Oficina Criação de Marcas Intergalácticas. 2016. (Oficina).

3.
II Media Weekend.Oficina Design Computacional para Inclusão Estelar. 2016. (Oficina).

4.
II Media Weekend. 2016. (Encontro).

5.
II Media Weekend. 2016. (Encontro).

6.
II Media Weekend.Oficina Criatividade para Mentes Vulcanas. 2016. (Encontro).

7.
II Media Weekend.Oficina Desenho por Observação Interestelar. 2016. (Encontro).

8.
II Media Weekend. 2016. (Encontro).

9.
I Conferência Nacional de Educação Matemática e Ensino de Ciências.Conferência Nacional de Educação Matemática e Ensino de Ciências. 2014. (Encontro).

10.
I Encontro de Educação Aberta e a Distância do Ceará. Web Rádio: Um relato sobre a experiência no projeto Assentamentos Digitais -@AD. 2014. (Congresso).

11.
I Enlece: Encontro da Linha Educação Currículo e Ensino. 2013. (Encontro).

12.
I Seminário de Estágio Survesionado: Múltiplos Olhares. 2013..Um relato de Experências no Estágio Supervisionado do Curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará. 2013. (Encontro).

13.
Seminario Unilab A Educação Aberta e a Distância em Instituições de Ensino Superior. 2011. (Seminário).

14.
III Semana de Pedagogia. 2010. (Outra).

15.
II Workshop de Televisão Digital: Interatividade e Educação. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, M. N. P.. I Conferência Nacional de Educação Matemática e Ensino de Ciências. 2014. (Outro).

2.
ROCHA, M. N. P.. I Seminário de Estágio Survesionado: Múltiplos Olhares. 2013. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, M. N. P.. I Conferência Nacional de Educação Matemática e Ensino de Ciências. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 20:21:02