Alessandra Fernandes Baccaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6774637848072335
  • Última atualização do currículo em 27/10/2018


Doutoranda em Ciências e Educação na Faculdade de Medicina da USP, graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP (2010) e graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado - FFAP (1994). Integrante do Grupo de Pesquisa em Neuropsiquiatria do Centro de Pesquisa do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP e do Laboratório de Investigação Médica de Neuroimagem em Psiquiatria (LIM 21) vinculado ao Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Fernandes Baccaro
Nome em citações bibliográficas
BACCARO, A.;BACCARO, A.F.;BACCARO, ALESSANDRA;Alessandra Baccaro


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Medicina (Ciências Médicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Alessandra Carvalho Goulart.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: acidente vascular cerebral; depressão; prejuízo cognitivo; neuroimagem; biomarcadores.
2010 - 2014
Mestrado em Medicina (Ciências Médicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: VALIDAÇÃO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DA ENTREVISTA TELEFÔNICA PARA AVALIAÇÃO DO ESTADO COGNITIVO (TELEPHONE INTERVIEW FOR COGNITIVE STATUS) EM PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Alessandra Carvalho Goulart.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: acidente vascular cerebral; prejuízo cognitivo; entrevista telefonica; validação de instrumento.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
2005 - 2010
Graduação em psicologia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: a formação do psicologo: a capacidade pessoal em foco.
Orientador: angela piza.
1990 - 1994
Graduação em comunicação social.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
1985 - 1989
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Valor Preditivo de biomarcadores e neuroimagem cerebral na evolução da depressão e prejuízo cognitivo pós acidente vascular cerebral a longo prazo no estudo EMMA
Descrição: Dados estatísticos recentes revelam o acidente vascular cerebral (AVC) como o responsável por cerca de 5,7 milhões de mortes, das quais 87% foram reportadas em países com baixo e médio nível socioeconômico. No Brasil, o AVC em associação à hipertensão foi responsável pela ocorrência de 52 mil mortes em 2012, sendo classificada como a terceira causa de mortalidade no país. Estatísticas nacionais recentes reportam um risco de morte por AVC duas vezes maior em áreas com baixo nível socioeconômico (SES) comparativamente às áreas com maior SES na cidade de São Paulo. Apesar do impacto da doença cerebrovascular como um importante problema de saúde pública, poucos recursos têm sido direcionados em estratégias para controle dos fatores de risco, sistematização das redes públicas de atendimento médico, e principalmente de reabilitação e suporte dos pacientes acometidos pelo AVC. Além das limitações físico-motoras, o paciente no pós-AVC, frequentemente pode desenvolver alterações neuropsicológicas compatíveis com sintomas depressivos e prejuízo cognitivo que podem evoluir para depressão grave e demência. Estima-se que a depressão pós-AVC possa ocorrer em torno de 30-50% dos casos, e geralmente está associada a uma piora do estado cognitivo, prejuízo da recuperação da função motora e aumento da mortalidade. Além do prejuízo da doença primária, a depressão pós-AVC também está associada a uma deterioração da qualidade de vida. Portanto, elaboramos uma proposta, que visa uma avaliação estendida em uma sub-amostra da coorte prospectiva EMMA (Estudo de Mortalidade e Morbidade do Acidente Vascular Cerebral), que prevê o acompanhamento evolutivo da depressão e prejuízo na função cognitiva pós-AVC, e o valor prognóstico da neuroimagem e biomarcadores relacionados à lesão vascular na sobrevida a longo prazo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Fernandes Baccaro - Integrante / MIRIAM CANDIDO - Integrante / Andre Russowsky Brunoni - Integrante / Brunoni, Andre Russowsky - Integrante / Goulart, Alessandra C. - Coordenador / Claudia Costa Leite - Integrante / Adriana Basto Conforto - Integrante / Isabela Bensenor - Integrante / WANG, YUAN-PANG - Integrante / LOTUFO, PAULO A - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Depressão e Prejuízo Cognitivo Pós-Acidente Vascular Cerebral: Avaliação Expandida no Estudo de Mortalidade e Morbidade do AVC (estudo EMMA), São Paulo-Brasil
Descrição: O paciente pós- acidente cerebral vascular (AVC) frequentemente pode desenvolver alterações neuropsicológicas como sintomas depressivos e prejuízo cognitivo que podem evoluir para depressão grave e demência. Estima-se que a depressão pós-AVC possa ocorrer em cerca de 30-50% dos casos, e geralmente está associada a uma piora do estado cognitivo, prejuízo da recuperação da função motora e aumento da mortalidade. Propomos, portanto, a incorporação de um subprojeto para avaliação de depressão pós-AVC no seguimento de até 1 ano nos participantes da coorte prospectiva do Estudo de Mortalidade e Morbidade do Acidente Vascular Cerebral (EMMA). Metodologia: Pacientes consecutivos serão convocados a partir da admissão no Hospital Universitário da USP e serão acompanhados em seguimento de 28 dias, 180 dias e 1 ano. No seguimento de 28 dias, todos os pacientes serão submetidos a exame de Ressonância Magnética para avaliação do quadro neurológico, e também serão entrevistados em baterias específicas para a depressão (Structured Clinical Interview for DSM-4 - SCID-I, Patient Health Questionnaire - PHQ-9, Hamilton Depression Rate Scale - HDRS-31); escalas de avaliação do estado cognitivo (Telephone Interview Cognitive Status - TICS-M, Mini Exame do Estado Mental - MEEM, Montreal Cognitive Assessment - MoCA); e avaliação de qualidade de vida (Stroke Scale Quality of Life - SSQOL, Short Term Form - SF-36). Nos seguimentos de 180 dias e 1 ano, os pacientes serão acompanhados via telefônica para reavaliação através das escalas PHQ-9, TICS-M e SSQOL. Resultados esperados: Acreditamos que esse estudo virá corroborar na investigação dos fatores de risco mais relevantes para o desenvolvimento de sintomas depressivos e prejuízos cognitivos em indivíduos acometidos pelo AVC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Validação da versão em portugues da Entrevista Telefonica para Avaliação do Estado Cognitivo (TICS-M) em pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral
Descrição: Introdução: Dados revelam o AVC como principal problema de saúde pública na América Latina e principal causa das mortes no Brasil. Além das limitações físico-motoras, 30 % dos pacientes AVC podem desenvolver alterações neuropsicológicas, geralmente associadas a uma piora do estado cognitivo, e evoluir para demência. O prejuízo cognitivo afeta significativamente a reabilitação funcional e pode associar-se a um risco aumentado de mortalidade em até 3 vezes nestes pacientes. O diagnóstico mais precoce de prejuízo cognitivo e/ou demência, por sua vez, permite maior eficácia das intervenções terapêuticas. No entanto, os instrumentos disponíveis atualmente na avaliação cognitiva podem oferecer dificuldades na prática clínica e em estudos epidemiológicos. Uma avaliação inicial cognitiva que possa ser realizada via telefone implicaria em redução custos e tempo. Este estudo pretende validar a versão brasileira da Entrevista Telefônica para Avaliação do Estado Cognitivo - versão modificada (TICS-M) para estimar prejuízo cognitivo e demência em pacientes pós-AVC. Métodos: O processo de adaptação transcultural será realizado nas seguintes etapas: Etapa I: tradução da versão original em Inglês para Português por um indivíduo com conhecimentos prévios sobre o tema sob estudo (T1) e outro sem conhecimentos prévios sobre o tema (T2); Etapa 2: síntese das duas traduções para resolução das discrepâncias (versão T1-T2); Etapa 3: retro-tradução de cada versão traduzida (duas versões) para o Inglês; Etapa 4: revisão geral e produção da versão pré-final; Etapa 5: o instrumento deverá ser aplicado em uma amostra com 30 sujeitos para validação da versão. Posteriormente, será realizada a validação desta versão traduzida da TICS-M em subamostra de 90 casos consecutivos de AVC (primeiro episódio) 6 meses após evento na coorte EMMA (Estudo de Mortalidade e Morbidade do AVC). Os pacientes serão classificados em 3 grupos: sem prejuízo cognitivo, com prejuízo cognitivo (leve e moderado) e com d.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Fernandes Baccaro - Coordenador / SEGRE, ADRIANA - Integrante / MIRIAM CANDIDO - Integrante / Andre Russowsky Brunoni - Integrante / Isabela Bensenor - Integrante / Goulart, Alessandra C. - Integrante / Lotufo, Paulo Andrade - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2009 - 2013
Tratamento do Transtorno Depressivo Maior com Estimulação Transcraniana por Corrente Continua e Sertralina: um ensaio clínico, randomizado, fatorial
Descrição: O objetivo deste estudo é determinar se a estimulação transcraniana por corrente direta é um tratamento eficaz para depressão maior, quando comparado (e combinados) de sertralina e placebo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Fernandes Baccaro - Coordenador / Andre Russowsky Brunoni - Integrante / Isabela Bensenor - Integrante / Felipe Fregni - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Identificação das estratégias de coping em pacientes bipolares I e II
Descrição: Esta pesquisa busca identificar quais estratégias de coping que pacientes bipolares I e II utilizam frente aos sinais prodrômicos da mania / hipomania e em situações de estresse, através da aplicação de entrevista com bateria de testes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Fernandes Baccaro - Integrante / erika leonardo - Coordenador / Ricardo Moreno - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
ABEP 10 anos, ABEP - Associação Brasileira de Ensino da Psicologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BACCARO, ALESSANDRA2014 BACCARO, ALESSANDRA; SEGRE, ADRIANA ; WANG, YUAN-PANG ; BRUNONI, ANDRÉ R ; SANTOS, ITAMAR S ; LOTUFO, PAULO A ; BENSEÑOR, ISABELA M ; GOULART, ALESSANDRA C . Validation of the Brazilian-Portuguese version of the Modified Telephone Interview for cognitive status among stroke patients. Geriatrics and Gerontology International, v. n/a, p. n/a-n/a, 2014.

2.
2Brunoni, Andre Russowsky2013Brunoni, Andre Russowsky ; Valiengo, Leandro ; BACCARO, A. ; Zanao, Tamires Araujo ; OLIVEIRA, J. F. ; de Oliveira, Janaina Farias ; Goulart, Alessandra C. ; Boggio, Paulo Sérgio ; Lotufo, Paulo Andrade ; Bensenor, Isabela M. ; Fregni, Felipe . The Sertraline vs Electrical Current Therapy for Treating Depression Clinical Study. JAMA Psychiatry, v. 70, p. 383, 2013.

3.
5GARCIA, M. R. V.2010GARCIA, M. R. V. ; SEGRE, A. ; BACCARO, A. ; CANDIDO, M. ; SILVA, LIGIA MARIA ; COSTA, LUCICLECIA . Mulheres Guerreiras: identidade feminina e profissional entre vendedoras ambulantes da cidade de São Paulo. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP), v. 09/10, p. 2010, 2010.

4.
3Brunoni, Andre Russowsky2010Brunoni, Andre Russowsky ; Valiengo, Leandro ; BACCARO, ALESSANDRA ; Zanao, Tamires Araujo ; de Oliveira, Janaina Farias ; Vieira, Giselly Pereira ; Bueno, Viviane Freire ; Goulart, Alessandra C. ; Boggio, Paulo Sérgio ; Lotufo, Paulo Andrade . Sertraline vs. ELectrical Current Therapy for Treating Depression Clinical Trial - SELECT TDCS: Design, rationale and objectives. Contemporary Clinical Trials, p. 2009, 2010.

5.
4BACCARO, A.2010BACCARO, A.; BRUNONI, A. R. ; Bensenor, I. ; FREGNI, F. . Hypomanic episode in unipolar depression during transcranial direct current stimulation. Acta Neuropsychiatrica, v. 22, p. 316-318, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BACCARO, A.F.; CANDIDO, M. ; SEGRE, ADRIANA . A Formação do Psicólogo - A Capacitação Pessoal em foco. 1. ed. balti: novas edições academicas, 2018. v. 1. 188p .

2.
BACCARO, A.F.; GOULART, ALESSANDRA C . TICS-M - Entrevista Telefônica para Avaliação do Estado Cognitivo. 1. ed. balti: nova ediçoes academicas, 2017. v. 1. 107p .

Capítulos de livros publicados
1.
BACCARO, A.; DUARTE, D. . Reabilitação Cognitiva no Traumatismo Cranioencefálico. In: Felipe Fregni; Paulo Sergio Boggio; André Russowsky Brunoni. (Org.). Neuromodulação Terapêutica - Principios e Avanços da Estimulação Cerebral Não Invasiva em Neurologia, Reabilitação, Psiquiatria e Neuropsicologia. 1ed.São Paulo: Sarvier, 2011, v. , p. 394-406.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BACCARO, A.; SEGRE, A. ; CANDIDO, M. . A formação do psicólogo: a capacitação pessoal em foco. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, são paulo. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009.

2.
BACCARO, A.; SEGRE, A. ; CANDIDO, M. ; COSTA, LUCICLECIA ; SILVA, LIGIA MARIA . Vendedoras ambulantes na região metropolitana: identidade feminina e identidade profissional. In: I Colóquio de Qualidade de Vida, Saúde e Trabalho, 2008, SÃO PAULO. Clínica e Gestão, 2008.

3.
BACCARO, A.; SEGRE, A. ; CANDIDO, M. . Vendedoras ambulantes na região metropolitana: identidade feminina e identidade profissional. In: I Colóquio de Qualidade de Vida, Saúde e Trabalho, 2008, SAO PAULO. I Colóquio de Qualidade de Vida, Saúde e Trabalho, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
BACCARO, ALESSANDRA; WANG, YUAN-PANG ; CANDIDO, MIRIAM ; CONFORTO, ADRIANA BASTOS ; BRUNONI, ANDRÉ RUSSOWSKY ; LEITE, CLAUDIA DA COSTA ; FILHO, GERALDO BUSATTO ; LOTUFO, PAULO A ; BENSEÑOR, ISABELA M ; GOULART, ALESSANDRA C . Post-stroke depression and cognitive impairment: study design and preliminary findings in a Brazilian prospective stroke cohort (EMMA study). JOURNAL OF AFFECTIVE DISORDERS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BACCARO, A.; BRUNONI, A. R. ; FREGNI, F. . Brief hypomanic episode during bilateral transcranial direct current stimulation: a case report. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BACCARO, A.; CANDIDO, M. ; SEGRE, A. ; Piza, A.M.S.T. . A formação do psicólogo: a capacitação pessoal em foco.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BACCARO, A.; Boggio, Paulo Sérgio ; FREGNI, F. . Episódio hipomaníaco breve durante estimulação transcraniana bilateral por corrente contínua: relato de caso.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BACCARO, A.; Leonardo, e. ; Moreno, R. ; Oliveira, R.G. . Estratégias e Estilos de Coping em pacientes bipolares: resultados preliminares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BACCARO, A.; SEGRE, A. ; CANDIDO, M. . A formação do psicólogo: a capacitação pessoal em foco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BACCARO, A.; SEGRE, A. ; CANDIDO, M. . Vendedoras ambulantes na região metropolitana de São Paulo: identidade feminina e identidade profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BACCARO, A.; SEGRE, A. ; CANDIDO, M. . Vendedoras ambulantes na região metropolitana de São paulo: identidade feminina e identidade profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Treinamento e Pesquisa em Diagnóstico Psiquiátrico. 2010. (Oficina).

2.
Teinamento para aperfeiçoamento da confiabilidade na aplicação das escalas HAM-D, MADRS e YMRS. 2010. (Oficina).

3.
Encontro de Humanização do Hospital São Paulo. 2009. (Encontro).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:31:06