Nívea Silva Vieira

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  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF/2014) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ) com previsão de conclusão em fevereiro de 2019. Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2004), na Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP-SG), e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2008). Foi bolsista CNPQ, entre 2006-2008 e 2010-2014. Pesquisadora associada aos grupos de pesquisa COLEMARX (UFRJ) e Núcleo de Pesquisas sobre Estado e Poder no Brasil (UFF), e ao Programa Integrado de Pesquisas e Cooperação Técnica na Baixada Fluminense (PINBA/UERJ-FEBF). Realizou o estágio de Pós doutorado pelo Programa Nacional de Pesquisadores Residentes (PNAP-R/2014-2015). Integra o Grupo Interinstitucional de estudos sobre Estado, Poder e Educação (GIEPE) e coordena o Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas Gramsci na Baixada (UERJ-FEBF) e o projeto de extensão "Universidade, Conhecimento e Sociedade". Experiência no magistério em redes de ensino públicas e privadas no estado do Rio de Janeiro, na educação básica e superior. Trabalhou com o ensino de História na Rede estadual do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2014, no Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nívea Silva Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, N. S.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Reforma Gerencial da Educação e a Nova Regulação do Trabalho Docente: uma análise sobre o Centro de Estudos e Pesquisa Educação, Cultura e Ação Comunitária,
Orientador: Vânia Motta.
Coorientador: Roberto Leher.
2010 - 2014
Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA.
Programa de Pós Graduação em História (UFF), PPGHIS, Brasil.
Título: O PÚBLICO E O PRIVADO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: THÉO LOBARINHAS PIÑEIRO.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Cidades Possíveis: uma análise dos debates dos projetos de construção e reconstrução de casas particulares no Distrito Federal (1892-1906),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria Paula Nascimento Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Reforma Urbana: sob o olhar dos homens de letra.
Orientador: Marcelo de Souza Magalhães.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Biblioteca Nacional, BN, Brasil.
Bolsista do(a): Programa Nacional de Apoio aos Pesquisadores - Resisdentes, PNAP-R, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

06/2016 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .

Atividade de extensão realizada
Grupo Interinstitucional de Estudos Gramsci na Baixada.
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .

03/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escola como espaço político-pedagógico
Estágio Superviosionado
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências Atuais do Ensino de História
Estágio Superviosionado

Biblioteca Nacional, BN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Estágio de Pós-doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de Pós-doutorado realizado na Biblioteca Nacional, iniciado em 2014 e previsão de término no primeiro semestre de 2015.


Secretaria Estadual de Educação (RJ), SEE-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I - História, Carga horária: 12


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: estudante/pesquisadora, Enquadramento Funcional: estudante/pesquisadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Outro (estudante bolsista), Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Assembléia Legislativa do Estado do Rio de janeiro, ALERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino de História e Patrimônio. Projeto de valorização do patrimônio histórico do estado do Rio de Janeiro através de projeto de ensino de História em parceria com escolas e professores das redes públicas e privada.


Centro Educacional José do Patrocínio, CEJOP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Ensino Fundamental e Ensino Médio


Colégio e Curso Ação 1, AÇÃO 1, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Colégio e Curso Ação 1 - Unidade Cascadura (Ensino Fundamental) Colégio e Curso Ação 1 - Unidade Jacarepaguá (Ensino Fundamental)



Linhas de pesquisa


1.
Trabalho e Educação - Projeto "O trabalho dos Oficineiros no Programa Mais Educação: voluntariado ou precariado?"


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O trabalho dos oficineiros no Programa Mais Educação: voluntariado ou precariado?
Descrição: A pesquisa "O trabalho dos oficineiros no Programa Mais Educação: voluntariado ou precariado?" está sendo desenvolvida, desde julho de 2016, com previsão de término em fevereiro de 2019, inscrita como projeto de pesquisa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no interior da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). A investigação tem como objetivo compreender os desdobramentos do Programa Mais Educação na intensificação do trabalho nas escolas públicas, através da inserção do trabalho voluntário, a partir da atividade desempenhada pelos oficineiros. A investigação trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a revisão de fontes primárias relativas ao referido programa federal para ampliação da jornada escolar e aplicação de questionários e entrevistas com os oficineiros. O andamento da pesquisa deverá responder se estes, ao ingeressar no trabalho nas redes públicas de ensino, passam da condição de voluntários à de trabalhadores em condição de intensificação da precariedade do trabalho nas escolas de Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
A Educação em tempo integral e a intensificação da precariedade do trabalho escolar: uma análise da atuação do Centro de Estudos e Pesquisa Educação, Cultura e Ação Comunitária
Descrição: A pesquisa "A Educação em tempo integral e a intensificação da precariedade do trabalho escolar: uma análise da atuação do Centro de Estudos e Pesquisa Educação, Cultura e Ação Comunitária" está sendo desenvolvida, desde março de 2015, com previsão de término em fevereiro de 2019, como requisito ao título de doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A investigação tem como objetivo compreender os desdobramentos da atuação do CENPEC, importante organização social vinculada ao banco Itaú, fundada em 1987, no campo educacional, em geral, e, em particular, no projeto que se tornou política pública federal para ampliação da jornada escolar no Brasil. A hipótese é que o projeto formulado pelo CENPEC e materializado, enquanto política pública, no Programa Mais Educação venha provocando a intensificação do trabalho nas escolas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Negociantes, Imprensa e Poder: uma análise das disputas pela direção da Associação Comercial do Rio de Janeiro (1889-1916)
Descrição: Projeto de pesquisa realizado como exigência do pós-doutoramento realizado junto à Biblioteca Nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
A ACRJ e o Porto: definição e redefinição das políticas púlicas
Descrição: Pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense com o apio do CNPQ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Cidades Possíveis: uma análise dos debates dos projetos de construção e reconstrução de casas particulares no Distrito Federal (1892-1906)
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido para obtenção do título de mestre.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Universidade, Conhecimento e Sociedade
Descrição: O projeto de extensão Universidade, Conhecimento e Sociedade tem como objetivo realizar atividades de formação com professores das redes públicas de Educação Básica da Baixada Fluminense: reuniões mensais de estudos, oficinas em parceria com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) e elaboração de materiais didáticos. O projeto é uma iniciativa do Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas Gramsci na Baixada, sendo coordenado pela prof. Dr.ª Nivea Vieira..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Nívea Silva Vieira - Coordenador / Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa - Integrante / Eduardo D"Avilla - Integrante / Renata Spadetti Tuão - Integrante / Márcia Spadetti - Integrante / Maria Teresa Cavalcanti - Integrante / Amália Dias - Integrante / Carlos Maurício Franklin lapa - Integrante / Fabrício Fonsaca da Silva - Integrante / Paula Cristina Pereira Guimarães - Integrante / Luiza Colombo - Integrante / Aline Laia - Integrante / Márcio Douglas Floriano - Integrante / Angélica Bauer - Integrante / Priscila Cruz - Integrante / Rose Ébano - Integrante / Amanda Rodrigues - Integrante / Cristiane Dias - Integrante / Bárbara Evangelista - Integrante / Sara Rodrigues - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas Gramsci na Baixada
Descrição: O Grupo Interinstitucional de Estudos Gramsci na Baixada reúne pesquisadores e alunos de instituições municipais, estaduais e federais de ensino e pesquisa situadas na Baixada Fluminense (UERJ, UFRRJ, IFRJ, SME-DC, Museu Aberto do São Bento). O grupo se dedica à leituras e debates sobre a obra produzida pelo intelectual marxista italiano Antônio Gramsci em reuniões ordinárias realizadas na Faculdade de Educação da Baixada Fluminenses na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, situada no município de Duque de Caxias. O grupo tem ainda como proposta a realização do Seminário Antônio Gramsci em parceria com o Grupo Interinstitucional Estado, Poder e Educação (GIEPE)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Trabalho Docente.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História do Brasil República.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Aprovação em segundo lugar no Concurso para Professor Adjunto em Ensino de História, UERJ (Maracanã).
2014
Título de Doutora em História, PPGH-UFF.
2014
Aprovação na seleção pública para o estágio de pós-doutoramento, Programa Nacional Apoio à Pesquisadores Residentes.
2014
Aprovação na seleção de provas e títulos no programa de Pós Graduação em Educação, UFRJ.
2009
Aprovação em concurso de prova e títulos para cargos efetivo no magistério da Rede Estadual do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).
2009
Aprovação em seleção de prova e títulos no Programa de Pós Graduação em História, UFF.
2008
Título de Mestre em História Social, PPGHIS-UFRJ.
2005
Aprovação na seleção de prova e títulos para o Programa de Pós Graduação em história Social, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, N. S.2017VIEIRA, N. S.. O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A CONSTRUÇÃO DA POLTÍCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DA TERCEIRA VIA. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 1, p. 429-440, 2017.

2.
LAMOSA, R. A. C.2017LAMOSA, R. A. C. ; VIEIRA, N. S. . O PROGRAMA DE PROMOÇÃO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA E CARIBE. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 1, p. 484-495, 2017.

3.
VIEIRA, N. S.2010VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. ; JORGE, J. . Educação Ambiental e Política Pública: fundamentos teóricos de uma abordagem sócio ambiental.. Centro de Informacion y Gestion Tecnologica. Avances, v. 2, p. 43-62, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. . A REDE LATINO AMERICANA TODOS PELA EDUCAÇÃO: OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ATUAÇÃO EMPRESARIAL NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO. In: VI Seminário da ANPAE-RJ, 2017, Niterói. Anais do VI Seminário da ANAPE-RH. Niterói: ANPAE, 2017. v. 11.

2.
VIEIRA, N. S.. A AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR NO BRASIL E AS PARCERIAS PÚBLICO - PRIVADAS: A HEGEMONIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. João Pessoa: ANPAE, 2017. v. 1. p. 1-14.

3.
LAMOSA, R. A. C. ; VIEIRA, N. S. . F UNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ATUAÇÃO DA REDE LATINO - AMERICANA DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PARA A EDUCAÇÃO. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. João Pessoa: ANPAE, 2017. v. 11. p. 1-14.

4.
VIEIRA, N. S.. O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A CONSTRUÇÃO DA POLíTiCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DA TERCEIRA VIA. In: VI Seminário da ANPAE-RJ, 2017, Niterói. Anais do VI Seminário da ANAPE-RJ. Niterói: ANPAE, 2017. v. 1.

5.
VIEIRA, N. S.. Trabalho Voluntário no Programa Mais Educação. In: XII Reunião ANPED, 2016, Vitória. XII Reunião da ANPED/SUDESTE. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, 2016. v. 1. p. 1068-1083.

6.
VIEIRA, N. S.. Negociantes, imprensa e poder: uma análise das disputas pela direção da Associação comercial do Rio de Janeiro (1889-1916). In: XVII Encontro de História da ANPUH-RJ, 2016, Nova Iguaçu. Anais XVII Encontro de História da ANPUH-RJ. Rio de Janeiro: ANPUH, 2016. v. 1. p. 01-09.

7.
VIEIRA, N. S.. ESTADO, CLASSE SOCIAL E POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL NA TRANSICÃO DO SECULO XIX PARA O XX. In: IX Simpósio Nacional Estado e Poder: Gramsci na Pesquisa Histórica, 2016, Niterói. Anais do IX Simpósio Nacional Estado e Poder: Gramsci na Pesquisa Histórica. Niterói: Núcleo de Pesquisa Estado e Poder no Brasil, 2016. v. 1. p. 137-147.

8.
VIEIRA, N. S.. A HEGEMONIA DO CENPEC SOBRE AS POLÌÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO e ESPAÇO INTEGRAL NO BRASIL NO SECULO XXI. In: IX Simpósio Nacional Estado e Poder: Gramsci na Pesquisa Histórica, 2016, Niterói. Anais do IX Simpósio Nacional Estado e Poder: Gramsci na Pesquisa Histórica. Niterói: Núcleo de Pesquisa Estado e Poder no Brasil, 2016. v. 1. p. 827-838.

9.
VIEIRA, N. S.. A Associação Comercial do Rio de Janeiro e as alianças estratégicas. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis: ANPUH, 2015. v. 1. p. 1-12.

10.
VIEIRA, N. S.. André Rebouças: o intelectual orgânico dos negociantes. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. XVII Simpósio Nacional de História, 2013. v. 1. p. 1.

11.
VIEIRA, N. S.. Portos naturais e portos modernos: a situação dos portos nacionais na passagem para a modernidade. In: XV Encontro Regional de História, 2012, São Gonçalo. XV Encontro Regional deHistória - Ofício do historiador: ensino e pesquisa. São Gonçalo, 2012. v. 1.

12.
VIEIRA, N. S.. O PÚBLICO E O PRIVADO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI SNH, 2011. v. 1. p. 1-16.

13.
VIEIRA, N. S.. ENTRE SAVEIROS E VAPORES: O ARCAICO E O MODERNO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO. In: I CONGRESSO FLUMINENSE DE HISTÓRIA ECONÔMICA, 2011, NITERÓI. I CONGRESSO FLUMINENSE DE HISTÓRIA ECONÔMICA, 2011.

14.
VIEIRA, N. S.. Negociantes no porto do rio: uma análise da atuação da Associação Comercial do Rio de Janeiro sobre as políticas públicas portuárias. In: VI Simpósio Nacional Estado e Poder; Cultura, 2010, Aracaju. VI Simpósio Estado e Poder: Cultura, 2010.

15.
VIEIRA, N. S.. A ACRJ e o Porto: o olhar dos empresários sobre o porto do Rio na primeira grande reforma portuária. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 2010, Rio de Janeiro. ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 2010.

16.
VIEIRA, N. S.. Questões do Pós-abolição: debates no legislativo municipal do Rio de Janeiro sobre a regulamentação do serviço de nutris. In: II Semana Acadêmica de História - Trabalho, Hierarquias e Realações Sociais, 2009, Nova Iguaçu (UFRRJ). II Semana Acadêmica de História - Trabalho, Hierarquias e Realações Sociais, 2009.

17.
VIEIRA, N. S.. O Porto do Rio e a ACRJ: entre o público e o privado. In: Seminário Portos E Cidades: Economia, Sociedade e as Articulações do Brasil com o Mundo., 2009, Niterói. Seminário Portos E Cidades: Economia, Sociedade e as Articulações do Brasil com o Mundo., 2009.

18.
VIEIRA, N. S.. A Cidade Possível: uma analise dos projetos de transformação do espaço urbano do Rio de Janeiro 1892-1906. In: XII ANPUH- Usos do Passado, 2006, Niterói. XII ANPUH - USOS DO PASSADO, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, N. S.. A AMPLIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO ESCOLAR. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2016, Cuiabá. Anais do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Cuiabá: UFMT, 2016. v. 1. p. 424-424.

2.
VIEIRA, N. S.. ESTADO, PODER E EDUCAÇÃO NO BRASIL NOS SÉCULOS XX e XXI. In: IX Simpósio Nacional Estado e Poder: Gramsci na Pesquisa Histórica, 2016, Niterói. Anais do IX Simpósio Nacional Estado e Poder: Gramsci na Pesquisa Histórica. Niterói: Núcleo de Pesquisa Estado e Poder no Brasil, 2016. v. 11. p. 825-825.

Artigos aceitos para publicação
1.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. . A REDE LATINO AMERICANA TODOS PELA EDUCAÇÃO: OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ATUAÇÃO EMPRESARIAL NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2017.

2.
VIEIRA, N. S.. O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A CONSTRUÇÃO DA POLíTiCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DA TERCEIRA VIA. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, N. S.. IX Seminário ANtônio Gramsci: o Estado brasileiro em tempos imperiais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIEIRA, N. S.. O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A CONSTRUÇÃO DA POLíTiCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DA TERCEIRA VIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. . A REDE LATINO AMERICANA TODOS PELA EDUCAÇÃO: OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ATUAÇÃO EMPRESARIAL NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. . Fundamentos Históricos da atuação da Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
VIEIRA, N. S.. A AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR NO BRASIL E AS PARCERIAS PÚBLICO - PRIVADAS: A HEGEMONIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
VIEIRA, N. S.. A ampliação da jornada escolar no Brasil sob a hegemonia do capital: o voluntariado e a intensificação do trabalho precário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. . A Rede Latino Americana Todos pela Educação :os Fundamentos Históricos da Atuação Empresarial na Defesa do Direito a educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
VIEIRA, N. S.. Trabalho Voluntário no Programa Mais Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VIEIRA, N. S.. Negociantes, imprensa e poder: uma análise das disputas pela direção da Associação comercial do Rio de Janeiro (1889-1916). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIEIRA, N. S.. A AMPLIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VIEIRA, N. S.. A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO BRASIL SOB A HEGEMONIA DO CAPITAL E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO PRECÁRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VIEIRA, N. S.. A ACRJ e as políticas públicas no porto do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VIEIRA, N. S.. A Hegemonia do CENPEC sobre as políticas de educação em tempo e espaço integral no Brasil no século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
VIEIRA, N. S.. Gramsci no Império Brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
VIEIRA, N. S.. ESTADO, CLASSE SOCIAL E POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL NA TRANSICÃO DO SECULO XIX PARA O XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
VIEIRA, N. S.. Classe Social, Imprensa e Poder: a pedagogia da Associação Comercial do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
VIEIRA, N. S.. Questões Contemporâneas do Ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
VIEIRA, N. S.. Ensino de História e as disputas pelo saber escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
VIEIRA, N. S.. Educação, sustentabilidade e a nova regulação do trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
VIEIRA, N. S.. André Rebouças: o ntelectual orgânico dos negociantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
VIEIRA, N. S.. O Ensino de História no contexto da reforma gerencial da educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
VIEIRA, N. S.. XV Encontro Regional de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
VIEIRA, N. S.. Trabalho docente e o ensino de História na Rede estadual do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
VIEIRA, N. S.. ENTRE SAVEIROS E VAPORES: O ARCAICO E O MODERNO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
VIEIRA, N. S.. O PÚBLICO E O PRIVADO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
VIEIRA, N. S.. A ACRJ e o Porto: o olhar dos empresários sobre o porto do Rio na primeira grande reforma portuária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
VIEIRA, N. S.. Negociantes no porto do rio: uma análise da atuação da Associação Comercial do Rio de Janeiro sobre as políticas públicas portuárias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
VIEIRA, N. S.. O Porto do Rio e a ACRJ: entre o público e o privado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
VIEIRA, N. S.. Questões do Pós Abolição: debates no legislativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
VIEIRA, N. S.. A Cidade Possível: uma analise dos projetos de transformação do espaço urbano do Rio de Janeiro 1892-1906. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIEIRA, N. S.. As políticas públicas no Estado brasileiro. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LAMOSA, R. A. C.; LOUREIRO, Carlos F.; VIEIRA, N. S.. Participação em banca de Fabrício Fonseca da Silva. O novo modelo de educação escolar na rede estadul do Rio de Janeiro: agencias e agentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
LAMOSA, R. A. C.; OTRANTO, Célia R.; VIEIRA, N. S.. Participação em banca de Carlos Maurício Franklin Lapa. A Reforma do Estado: Novos Modelos de Gestão do Trabalho Escolar e a Reação Sindical Docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
LAMOSA, R. A. C.; OTRANTO, Célia R.; VIEIRA, N. S.. Participação em banca de Carlos Maurício Franklin Lapa. A Reforma do Estado: Novos Modelos de Gestão do Trabalho Escolar e a Reação Sindical Docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
LAMOSA, R. A. C.; SOUZA, J. S.; VIEIRA, N. S.. Participação em banca de Carlos Maurício Franklin Lapa. O NOVO MODELO DE GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR E A REAÇÃO SINDICAL DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
LAMOSA, R. A. C.; SOUZA, J. S.; VIEIRA, N. S.. Participação em banca de Fabrício Fonseca da Silva. NOVO MODELO DE GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: AGENTES E AGÊNCIAS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LAMOSA, R. A. C.; VIEIRA, N. S.; GRAZINOLI, D. C.. Participação em banca de Allan do Carmo Dilva. Desigualdades de acesso e geografia objetiva de oportunidades na educação infantil em Nova Iguaçu (RJ). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
LAMOSA, R. A. C.; VIEIRA, N. S.; GRAZINOLI, D. C.. Participação em banca de Aline Carla Batista de Laia. Gestão do Trabalho Escolar e Qualidade na Educação Infantil: uma análise a partir das escolas de educação infantil da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
LAMOSA, R. A. C.; VIEIRA, N. S.; GRAZINOLI, D. C.. Participação em banca de Renata Conceição leal da Silva. A gestão pública do trabalho docente em uma unidade de educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAMOSA, R. A. C.; LAMARAO, M. V. M.; VIEIRA, N. S.. Participação em banca de Maria Tereza Lima.A Polícia Militar na Escola Pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
LAMOSA, R. A. C.; VIEIRA, N. S.; SOUZA, J. S.. Participação em banca de Paula Cristina Pereira Guimarães.A REAÇÃO DOCENTE A INSERÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NAS ESCOLAS NO CONTEXTO DE REFORMA GERENCIAL DA GESTÃO DO TRABALO ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
LAMOSA, R. A. C.; VIEIRA, N. S.; SOUZA, J. S.. Participação em banca de Eneila Geaquinto.A Avaliação Nacional da Alfabetização no contexto da Reforma Gerencial da Educação: uma análise sobre as implicações na gestão do trabalho docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C.; MACHADO, L.. Participação em banca de Anngélica Chrystian de Oliveira Silva.Da Disciplinaridade à Transdisciplinaridade: a importancia da transcendência curricular para produção de novas práticas pedagógicas em tempos complexos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VIEIRA, N. S.. Banca de correção de provas do vestiular. 2011. Universidade Federal Fluminense.

2.
VIEIRA, N. S.. Banca de correção de provas do vestiular. 2009. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Classe Dominante, Estado Ampliado e Educação no Brasil.A ampliação da jornada escolar no Brasil sob a hegemonia do capital: o voluntariado e a intensificação do trabalho precário. 2017. (Simpósio).

2.
IX Seminário Antônio Gramsci.Estado Ampliado em tempos imperiais: um estudo sobre a atuação do Partido dos Negociantes. 2017. (Seminário).

3.
VI Seminário da ANPAE-RJ.O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A CONSTRUÇÃO DA POLíTiCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DA TERCEIRA VIA. 2017. (Seminário).

4.
XIII Encontro Estadual da ANFOPE RJ: O Plano Nacional de Educação em Tempos de Crise.O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A CONSTRUÇÃO DA POLíTiCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DA TERCEIRA VIA. 2017. (Encontro).

5.
XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH.O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A POLíTiCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL. 2017. (Simpósio).

6.
XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação - Estado , Política e Gestão da educação: tensões e agendas em (des)construção.Fundamentos Históricos da atuação da Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação. 2017. (Simpósio).

7.
IX Simpósio Nacional Estado e Poder.A Hegemonia do CENPEC sobre as políticas de educação em tempo e espaço integral no Brasil no século XXI. 2016. (Simpósio).

8.
V Congresso Latino Americano de História Econômica. A ACRJ e as políticas públicas no porto do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

9.
VIII Seminário Antônio Gramsci: Estado. Hegemonia e Educação no Brasil.A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO BRASIL SOB A HEGEMONIA DO CAPITAL E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO PRECÁRIO. 2016. (Seminário).

10.
VI Seminário Antônio Gramsci. 2016. (Seminário).

11.
V Seminário Antônio Gramsci. 2016. (Seminário).

12.
XII Reunião da ANPED/Sudeste. Trabalho Voluntário no Programa Mais Educação. 2016. (Congresso).

13.
XVII Encontro de História da ANPUH-RJ.Negociantes, imprensa e poder: uma análise das disputas pela direção da Associação comercial do Rio de Janeiro (1889-1916). 2016. (Encontro).

14.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).A AMPLIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO ESCOLAR. 2016. (Encontro).

15.
III Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Seminário).

16.
II Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Seminário).

17.
I Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional. Classe Social, Imprensa e Poder: a pedagogia da Associação Comercial do Rio de Janeiro. 2015. (Congresso).

18.
IV Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Seminário).

19.
Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Seminário).

20.
XXVIII Simpósio Nacional de História.A ACRJ e a organização dos Negociantes. 2015. (Simpósio).

21.
EXPOCAMP.Educação, sustentabilidade e a nova regulação do trabalho docente. 2014. (Encontro).

22.
XXVII Simpósio Nacional de História.André Rebouças: o intelectual orgânico dos negociantes". 2013. (Simpósio).

23.
XV Encontro Regional de História.Portos naturais e portos modernos: a situação dos portos nacionais na passagem para a modernidade. 2012. (Encontro).

24.
I CONGRESSO FLUMINENSE DE HISTÓRIA ECONÔMICA. ENTRE SAVEIROS E VAPORES: O ARCAICO E O MODERNO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO. 2011. (Congresso).

25.
XXVI Simpósio Nacional de História.O PÚBLICO E O PRIVADO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX. 2011. (Simpósio).

26.
VI Simpósio Estado e Poder: Cultura.Negociantes no porto do rio: uma análise da atuação da Associação Comercial do Rio de Janeiro sobre as políticas públicas portuárias. 2010. (Simpósio).

27.
XIV Encontro Regional da ANPUH - RJ.A ACRJ e o Porto: o olhar dos empresários sobre o porto do Rio na primeira grande reforma portuária. 2010. (Encontro).

28.
II Semana Acadêmica de História - Trabalho, Hierarquias e Realações Sociais.Questões do Pós-abolição: debates no legislativo municipal do Rio de Janeiro sobre a regulamentação do serviço de nutris. 2009. (Seminário).

29.
Seminário Portos E Cidades: Economia, Sociedade e as Articulações do Brasil com o Mundo..O Porto do Rio ea ACRJ: entre o público e o privado. 2009. (Seminário).

30.
XII ANPUH- Usos do Passado. A Cidade Possível: uma analise dos projetos de transformação do espaço urbano do Rio de Janeiro 1892-1906. 2006. (Congresso).

31.
Semana de História, Religião, poder e sociedade. 2004. (Simpósio).

32.
X Encontro Regional de História da ANPUH: Historia e Biografia. 2003. (Congresso).

33.
VIII Semana de História: O negro e a Contemporaneidade. 2002. (Simpósio).

34.
VII Colóquio de Estudos medievais e Ibéricos: ?O Ocidente tardo medievo e a gênese da modernidade?. 2001. (Simpósio).

35.
XXI Encontro Nacional dos Estudantes de História: Tema; América latina: Explosão Pobreza e Resistência. 2001. (Encontro).

36.
VI Semana de História: Historia e cultura na antiguidade. 2000. (Encontro).

37.
XX encontro Nacional dos Estudantes de Historia. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTI, M. T. ; LAMOSA, R. A. C. ; VIEIRA, N. S. . I Seminário Educação, Estado e Poder. 2017. (Outro).

2.
VIEIRA, N. S.; THESS, A. ; CASTELO, R. ; LAMOSA, R. A. C. . V Seminário Antônio Gramsci. 2016. (Outro).

3.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. ; CASTELO, R. ; THESS, A. . VI Seminário Antônio Gramsci. 2016. (Outro).

4.
VIEIRA, N. S.; CASTELO, R. ; LAMOSA, R. A. C. . VIII Seminário Antônio Gramsci: Estado, Hegemonia e Educação no Brasil. 2016. (Outro).

5.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. ; THESS, A. ; CASTELO, R. . II Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Outro).

6.
Nívea Silva Vieira ; THESS, A. ; CASTELO, R. ; VIEIRA, N. S. . III Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Outro).

7.
THESS, A. ; CASTELO, R. ; LAMOSA, R. A. C. ; VIEIRA, N. S. . IV Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Outro).

8.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. ; THESS, A. ; CASTELO, R. . I Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VIEIRA, N. S.2010VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. ; JORGE, J. . Educação Ambiental e Política Pública: fundamentos teóricos de uma abordagem sócio ambiental.. Centro de Informacion y Gestion Tecnologica. Avances, v. 2, p. 43-62, 2010.

2.
VIEIRA, N. S.2017VIEIRA, N. S.. O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A CONSTRUÇÃO DA POLTÍCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DA TERCEIRA VIA. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 1, p. 429-440, 2017.

3.
LAMOSA, R. A. C.2017LAMOSA, R. A. C. ; VIEIRA, N. S. . O PROGRAMA DE PROMOÇÃO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA E CARIBE. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 1, p. 484-495, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. . A REDE LATINO AMERICANA TODOS PELA EDUCAÇÃO: OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ATUAÇÃO EMPRESARIAL NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2017.

2.
VIEIRA, N. S.. O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A CONSTRUÇÃO DA POLíTiCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DA TERCEIRA VIA. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, N. S.. XV Encontro Regional de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VIEIRA, N. S.. Trabalho docente e o ensino de História na Rede estadual do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VIEIRA, N. S.. André Rebouças: o ntelectual orgânico dos negociantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VIEIRA, N. S.. O Ensino de História no contexto da reforma gerencial da educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VIEIRA, N. S.. Questões Contemporâneas do Ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIEIRA, N. S.. Ensino de História e as disputas pelo saber escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VIEIRA, N. S.. Educação, sustentabilidade e a nova regulação do trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VIEIRA, N. S.. Classe Social, Imprensa e Poder: a pedagogia da Associação Comercial do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VIEIRA, N. S.. Trabalho Voluntário no Programa Mais Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIEIRA, N. S.. Negociantes, imprensa e poder: uma análise das disputas pela direção da Associação comercial do Rio de Janeiro (1889-1916). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VIEIRA, N. S.. A AMPLIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VIEIRA, N. S.. A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO BRASIL SOB A HEGEMONIA DO CAPITAL E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO PRECÁRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VIEIRA, N. S.. A ACRJ e as políticas públicas no porto do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VIEIRA, N. S.. A Hegemonia do CENPEC sobre as políticas de educação em tempo e espaço integral no Brasil no século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
VIEIRA, N. S.. Gramsci no Império Brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
VIEIRA, N. S.. ESTADO, CLASSE SOCIAL E POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL NA TRANSICÃO DO SECULO XIX PARA O XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
VIEIRA, N. S.. IX Seminário ANtônio Gramsci: o Estado brasileiro em tempos imperiais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
VIEIRA, N. S.. O CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC) E A CONSTRUÇÃO DA POLíTiCA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DA TERCEIRA VIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. . A REDE LATINO AMERICANA TODOS PELA EDUCAÇÃO: OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ATUAÇÃO EMPRESARIAL NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. . Fundamentos Históricos da atuação da Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
VIEIRA, N. S.. A AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR NO BRASIL E AS PARCERIAS PÚBLICO - PRIVADAS: A HEGEMONIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
VIEIRA, N. S.. A ampliação da jornada escolar no Brasil sob a hegemonia do capital: o voluntariado e a intensificação do trabalho precário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. . A Rede Latino Americana Todos pela Educação :os Fundamentos Históricos da Atuação Empresarial na Defesa do Direito a educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. ; THESS, A. ; CASTELO, R. . II Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Outro).

2.
THESS, A. ; CASTELO, R. ; LAMOSA, R. A. C. ; VIEIRA, N. S. . IV Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Outro).

3.
VIEIRA, N. S.; THESS, A. ; CASTELO, R. ; LAMOSA, R. A. C. . V Seminário Antônio Gramsci. 2016. (Outro).

4.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. ; CASTELO, R. ; THESS, A. . VI Seminário Antônio Gramsci. 2016. (Outro).

5.
VIEIRA, N. S.; CASTELO, R. ; LAMOSA, R. A. C. . VIII Seminário Antônio Gramsci: Estado, Hegemonia e Educação no Brasil. 2016. (Outro).

6.
CAVALCANTI, M. T. ; LAMOSA, R. A. C. ; VIEIRA, N. S. . I Seminário Educação, Estado e Poder. 2017. (Outro).

7.
VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. A. C. ; THESS, A. ; CASTELO, R. . I Seminário Antônio Gramsci. 2015. (Outro).




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