Luis de Souza Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7724273112419783
  • Última atualização do currículo em 01/04/2018


Possui graduação (licenciatura) em Geografia (2011) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nesta mesma universidade cursou mestrado em Geografia na linha "Geografia e Relações de Poder", cursa doutorado em História Social do território na linha "Território, movimentos sociais e relações de poder" e atua como pesquisador do núcleo Urbano, Território e Mudanças contemporâneas. Foi professor de Geografia do ensino fundamental e médio no Colégio Externato Lagoa (2012), no Educandário Nelson Costa ( 2012), Centro Educacional mundo novo (2015), Escola Municipal Neydi Angélica (2017), Escola Sarah Dawsey (2017-2018) e atualmente é Professor I de Geografia da Secretária Municipal de Cultura e Educação do município de Magé, atuando na Escola Municipal Ruth Taldo França.Tem experiência no campo da Geografia, com ênfase em Geografia humana. Atua principalmente nos seguintes temas:Território usado, Metrópole e modernização, mercado socialmente necessário, pesca artesanal e cartografia da ação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luis de Souza Junior
Nome em citações bibliográficas
SOUZA JUNIOR, L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade estadual do rio de janeiro.
Rua Dr Francisco Portela,1470
Patronato
24435-005 - Sao Goncalo, RJ - Brasil
Telefone: (21) 37052227


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Centralidade econômica popular espaço e memória: o mercado de pescado na praça Xv de novembro (1980-1991),
Orientador: Catia Antonia da Silva.
2013 - 2015
Mestrado em Geografia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Os circuitos da economia urbana na metrópole fluminense: uma análise sobre os mercados de pescado no município de Niterói (RJ),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Catia Antonia da Silva.
2007 - 2011
Graduação em Geografia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Território, Modernização e Outros Saberes: da modernização na Baía de Guanabara e São Gonçalo ao território da pesca em Itaoca.
Orientador: Catia Antonia da Silva.
Bolsista do(a): Universidade estadual do rio de janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Capacitação de professores (lixos e resíduos). (Carga horária: 4h).
Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, COMPERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista PIBIC/ UERJ, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista (ID), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Secretaria municipal de educação e cultura Magé, SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplinas ministradas Geografia -ensino fundamental Geografia ensino fundamental-(educação de jovens e adultos)


Escola Municipal Barão de Iriri, EMBI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina ministrada Geografia- ensino fundamental


Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella, EMDOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplinas ministradas Geografia- ensino fundamental (educação de jovens e adultos)


Externato Lagoas, EL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas: Geografia -ensino fundamental Geografia- ensino médio


Educandário Nelson Costa, ENC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Geografia- ensino fundamental


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: AT-NS, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Teresópolis, PMT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 12


Escola Sarah Dawnsey, ESD, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Rio de Janeiro, Rio de pescadores: memórias e narrativas na produção da cidade
Descrição: Narrar, contar histórias de vida, histórias do trabalho é realizar a capacidade de relatar o cotidiano dos trajetos do corpo no espaço. Ouvir e transcrever as falas dos pescadores é compreender a história da cidade a partir do olhar dos homens simples, trabalhadores, homens e mulheres, coletores de peixes, mariscos, camarões, siris e caranguejos que, na calada da noite, realizam suas atividades antes da sociedade urbana acordar. Esses trabalhadores fazem produzir historicamente, geografias da existências, historicidades da vida coletiva de base popular. Contribuem na produção da história social da cidade do Rio de Janeiro, ainda que pouco visíveis, seu frutos coletados dão sabor ao cotidiano carioca e fazem parte da vida das tessituras da identidade carioca, tais como as lagoas, as baías, as praias e as águas que compõem a geografia do Rio de Janeiro. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa e de publicação vem elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a geografia e a história, no diálogo ainda com a Sociologia de Ana Clara Torres Ribeiro, buscando dar visibilidade as vozes, narrativas e memórias dos antigos pescadores artesanais nas localidades de pesca da cidade do Rio de Janeiro, principalmente: Copacabana, Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba e Sepetiba. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Luis de Souza Junior - Integrante / Catia Antonia da Silva - Coordenador.
2012 - Atual
Modernização, território e cartografia da ação social: Análise da Cadeia produtiva, das condições de trabalho e das formas de luta dos trabalhadores da Pesca Artesanal no Rio de Janeiro
Descrição: A pesca artesanal é considerada pelo Estado brasileiro como atividade econômica e de trabalho. Seus trabalhadores são donos dos meios de produção e realizam a extração de pescado ou coleta de mariscos e caranguejos. Vivem, em geral, em condições de muita pobreza devido à estrutura precária de sua economia e devido à deterioração das condições ambientais: poluição das águas das baías e dos rios por falta de saneamento, processo de industrialização e de urbanização. A consequência tem sido a redução das áreas de pesca e navegação por causa da pressão de ocupação e de modernização espacial nas áreas tradicionais de comunidade de pescadores, de embarque e de venda de pescado. Consequências sociais sentidas são a pauperização, pobreza social e forte segregação social e espacial desses trabalhadores, quer seja em seu habitat, quer seja em sua condição de trabalho e na arte de pescar. Neste sentido, é objetivo desse projeto analisar as condições de trabalho e de realização de sua atividade na cadeia produtiva da pesca, identificar os impactos da modernização urbana-industrial na atividade, mapear as áreas de risco e as formas de lutas e de reivindicações do movimento dos pescadores no Estado do Rio de Janeiro e contribuir por meio de propostas metodológicas na melhoria dessas condições por meio de novos indicativos às políticas públicas para o setor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Economia politica do Território:Análise da Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal na Metrópole do Rio de Janeiro
Descrição: A economia política do território é ferramenta conceitual, teórica e metodológica importante para a análise da cadeia produtiva da pesca artesanal em contextos metropolitanos, porque serve para a elucidar como as relações entre a sociedade e o Estado interferem nas forças produtivas do circuito econômico e lhes moldam a relação com o espaço. O território constitui, portanto, categoria analítica que enseja compreender a dialética socioespacial dessa totalidade, por meio da análise tanto dos conflitos que o Estado e as grandes corporações geram na economia da pesca artesanal, quanto dos efeitos que tais conflitos produzem no viver dos pescadores que desta se mantêm. Trata-se do enfrentamento cotidiano de ações entre diversos agentes que dividem o mesmo espaço geográfico ? a metrópole, formada por múltiplos tipos de atividades econômicas, de ações estatais e de disputa de projetos. Utilizar a economia política como princípio e instrumento metodológico de análise contribui para o estudo da pesca artesanal, desde 1919 definida esta pelo Estado brasileiro como atividade econômica e de trabalho. Os coletores e pescadores são geralmente donos dos meios de produção com que extraem peixes ou colhem mariscos e caranguejos, forma de economia e de trabalho antiquíssima e primária, que no Brasil remonta ao período colonial e se realiza num circuito produtivo que envolve todo um conjunto de atividades: tecer redes de pesca, construir embarcações, aplicar técnicas pesqueiras, e vender por atacado e a varejo no comércio urbano. Costumam os trabalhadores amargar condições de muita pobreza, às quais os submetem a estrutura precária de sua economia, a poluição com que as indústrias e o saneamento básico deficiente deterioram as águas marítimas e fluviais, e o fato de que as áreas de pesca e de navegação, assim como as de venda de pescado e as que as comunidades de pescadores tradicionalmente habitam, vêm diminuindo, por causa da ocupação urbana e modernização espacial que os grandes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIA DA AÇÃO: O LABORATÓRIO DE ESTUDOS METROPOLITANOS DO GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO: URBANO, TERRITÓRIO E MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS-DGEO-FFP-UERJ ATUANDO JUNTO AO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO CARLOS MAIA , SÃO GONÇALO
Descrição: O LEME - Laboratório de Estudo Metropolitano faz parte do Grupo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças contemporâneas é reconhecido pela UERJ e CNPq, desde 2003. Agrega vários projetos e atividades de pesquisa nas seguintes linhas: Ensino da Metrópole, Atlas das Regiões metropolitanas Brasileiras, Trabalho e políticas públicas na metrópole, vínculos sociais e cartografia da Ação. Pesca artesanal na Baía de Guanabara. Tem como intenção integrar e compartilhar entre professores, estudantes, pesquisadores e representantes de movimentos sociais, questões pertinentes às mudanças em contexto urbano brasileiro em diferentes escalas de compreensão dos fenômenos socioespaciais, buscando, neste sentido, caminhar na construção coletiva do reconhecimento conceitual e metodológico a respeito de mutações a partir da compreensão das relações que organizam o território. O presente projeto tem como finalidade a solicitação de apoio aos projetos: projeto de educação ambiental ? baia limpa que vem se desenvolvendo no Colégio Estadual Carlos Maia, desde 1 de outubro de 2009, junto com à Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, instituição sindical dos pescadores artesanais, Estamos apresentando e realizando oficinas na escola com os dados obtidos desde 5 de janeiro de 2009, por meio de atividades de investigação, mapeamento e tratamento dos dados. O outro projeto em andamento no colégio, iniciou em 30 de novembro de 2009 que se intitula: Território da juventude: Experiências em Cartografia da ação ? são Gonçalo, RJ em conjunto com LASTRO-IPPUR-UFRJ, tem como finalidade realizar atividades com as turmas do 5º ano sobre a percepção e propostas das crianças sobre as condições de vida em São Gonçalo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Menção honrosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA JUNIOR, L.2015SOUZA JUNIOR, L.. Os usos do território e os circuitos da economia urbana:a comercialização do pescado no município de Niterói (RJ). Revista Tamoios (Online), v. 11, p. http://www.e-pu, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA JUNIOR, L.. BRASIL E MOÇAMBIQUE: Diálogos geográficos sobre a pesca artesanal.. 1. ed. Rio de Janeiro: CONSEQUÊCIA, 2016.

2.
SOUZA JUNIOR, L.; CRUZ, B. O. (Org.) . Pesca Artesanal e produção do espaço: desafios para produção geográfica. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2014. v. 1. 172p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA JUNIOR, L.. Metrópole, Território e Economias situadas: os mercados populares de pescado no município de Niterói. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia, 2017, Porto Alegre. Geografia, Ciência e Política: do pensamento à ação, da ação ao pensamento., 2017.

2.
SOUZA JUNIOR, L.; Euzebio, Rodrigo C. . O CIRCUITO ESPACIAL DA PESCA EM NITEROI (RJ): uma análise da produção e comercialização do pescado na praia de Itaipu. In: Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Vitória. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos: a AGB no contexto das lutas sociais frente ao projetos hegemônicos, 2014.

3.
SOUZA JUNIOR, L.. Os saberes locais e os megaempreendimentos: o cotidiano dos pescadores artesanais frente aos ordenamentos territoriais na Baía de Guanabara. In: II Seminário Nacional Espaços Costeiros, 2013, Salvador. II Seminário Nacional Espaços Costeiros, 2013.

4.
SOUZA JUNIOR, L.. O poder local e o mercado de São Pedro: comércio popular ou mercantilização cultural. In: IV Seminário Nacional Métropole: Governo, sociedade e território III Colóquio Internacional Metrópole em perspectivas, 2013, São Gonçalo. Metrópole dos invisiveis e ação social: tempo espaço e movimento & Contradições do desenvolvimento brasileiro no contexto da América Latina, 2013.

5.
Euzebio, Rodrigo C. ; SOUZA JUNIOR, L. ; RAINHA, F. A. . Linguagem cartográfica e ação socioambiental: as oficinas de educação socioambiental no colegio Carlos Maia. In: V Seminário Vozes da Educação, 2013, São Gonçalo. Formação Docente- Experiência, Politicas e Memórias Polifônicas, 2013.

6.
Euzebio, Rodrigo C. ; SOUZA JUNIOR, L. . Cartografia da ação e ação socioambiental na escola:caminhos feográficos para construção de uma educação ambiental crítica. In: Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia, 2013, João Pessoa. Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: Refortmas curriculares em Questão, 2013.

7.
SOUZA JUNIOR, L.; Euzebio, Rodrigo C. . MODERNIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE E TRABALHO: OS DESAFIOS DA PESCA ARTESANAL NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.. In: III SEMINÁRIO NACIONAL METRÓPOLE: GOVERNO, SOCIEDADE E TERRITÓRIO II COLÓQUIO INTERNACIONAL METRÓPOLES EM PERSPECTIVAS, 2010, São Gonçalo. III SEMINÁRIO NACIONAL METRÓPOLE: GOVERNO, SOCIEDADE E TERRITÓRIO II COLÓQUIO INTERNACIONAL METRÓPOLES EM PERSPECTIVAS, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA JUNIOR, L.. ATLAS DAS REGIÕES METROPOLITANAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO. In: 21ºUERJ SEM MUROS, 2010, Rio de Janeiro. 21ºUERJ SEM MUROS, 2010.

2.
SOUZA JUNIOR, L.. Trabalho e qualificação na Métropole do Rio de Janeiro e as especificidades da pesca artesanal na Baía de Guanabara. In: IV semonário FFP para todos, 2010. Iv seminário FFP para todos, 2010.

3.
SOUZA JUNIOR, L.. Cartografia da ação e novas possibilidades para o ensino da metrópole. In: IV seminário FFP para todos, 2010. Iv seminário FFP para todos, 2010.

4.
SILVA, C. A. ; RIBEIRO, A.C.T. ; SCHIPPER, I. ; SOUZA JUNIOR, L. . CARTOGRAFIA DA AÇÃO E METRÓPOLE: COMPREENDENDO O TERRITÓRIO DE SÃO GONÇALO E AS EXPERIENCIAS NA ESCOLA. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. ?CRISE, PRÁXIS E AUTONOMIA: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E DE ESPERANÇAS, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA JUNIOR, L.. Metrópole, Território e Economia situada: Os mercados populares de pescado no município do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SOUZA JUNIOR, L.; RAINHA, F. A. ; Euzebio, Rodrigo C. . Ambientes e ocupação da região da Baía de Sepetiba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA JUNIOR, L.. Os circuitos da economia da pesca em Niterói. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA JUNIOR, L.; RAINHA, F. A. ; RIBEIRO, L. H. L. ; SOUZA, L. E. . Produção Social do Espaço e as artes de resolver a vida: narrativas sobre os sujeitos invisíveis na metrópole fluminense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA JUNIOR, L.. O poder local e o mercado de São Pedro: comércio popular ou mercantilização popular?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Euzebio, Rodrigo C. ; SOUZA JUNIOR, L. ; RAINHA, F. A. . Linguagem cartográfica e ação socioambiental: as oficinas de educação socioambiental no colegio Carlos Maia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SOUZA JUNIOR, L.. Os saberes locais e os megaempreendimentos: o cotidiano do pescadores artesanais frente aos ordenamentos territoriais na baía de Guanabara. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SOUZA JUNIOR, L.. Precarização da atividade pesqueira na Baía de Guanabara perante a reestruturação produtiva.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA JUNIOR, L.; Euzebio, Rodrigo C. . MODERNIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE E TRABALHO: OS DESAFIOS DA PESCA ARTESANAL NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SOUZA JUNIOR, L.; Euzebio, Rodrigo C. . MODERNIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE E TRABALHO: OS DESAFIOS DA PESCA ARTESANAL NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA JUNIOR, L.. Relatório técnico cientifico referente ao mês de dezembro de 2010 à Julho de 2011. 2011.

2.
SOUZA JUNIOR, L.. RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO REFERENTE AO PERÍODO DE ABRIL DE 2009 A OUTUBRO DE 2010. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA JUNIOR, L.. Os circuitos da pesca no município de Niterói. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA JUNIOR, L.; Euzebio, Rodrigo C. . Conflitos territoriais costeiros:em busca de uma geografia das existências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Encontro Nacional da Associação de Pós Graduação e Pesquisa em em. 2017. (Encontro).

2.
II Ciclo de debates do Grupo de pesquisa- Urbano, Território e mudanças contemporâneas.Pesca artesanal na Baía de Guanabara. 2011. (Encontro).

3.
II Seminário Educação Popular, movimentos sociais e formação de professores:Dialogo entre saberes e experiências Brasileiras.Experiências da cartografia da ação com a proposta de educação ambiental na Escola Esradual Carlos Maia. 2011. (Seminário).

4.
II Seminário Educação Popular, movimentos sociais e formação de professores:Dialogo entre saberes e experiências Brasileiras.Educação Socioamniental e a Cartografia da Ação: Desafios para os pescadores e o Ensino da Geografia. 2011. (Seminário).

5.
IV seminário FFP para todos.Metropole do Rio de Janeiroe novas possibilidades para o ensino da metrópole. 2010. (Encontro).

6.
IV seminário FFP para todos.Trabalho e qualificação na Métropole do Rio de Janeiro e as especificidades da pesca artesanal na Baía de Guanabara. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA JUNIOR, L.. II Ciclo de debates do grupo de pesquisa-Urbano, Território e mudanças contemporâneas. 2011. (Outro).

2.
SOUZA JUNIOR, L.. III SEMINÁRIO NACIONAL METRÓPOLE: GOVERNO, SOCIEDADE E TERRITÓRIO & COLÓQUIO INTERNACIONAL METRÓPOLES EM PERSPECTIVAS. 2010. (Congresso).

3.
SOUZA JUNIOR, L.. IISEMINÁRIO NACIONAL METRÓPOLE: GOVERNO, SOCIEDADE E TERRITÓRIO & II COLÓQUIO INTERNACIONAL METRÓPOLES EM PERSPECTIVAS. 2010. (Congresso).

4.
SOUZA JUNIOR, L.. IV Simpósio internacional de Geografia Agrária/ V Simpósio Nacional de Geografia Agrária. 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 15:04:05