Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2514918702563278
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São João del-Rei (2013) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é docente do Colégio Militar de Belo Horizonte e se dedica, também, a pesquisas no campo da História da Educação e História da Educação Matemática. É membro do Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (GHOEM) e possui interesse nos seguintes temas: "formação de professores de Matemática", "história da formação de professores de Matemática", "história da educação matemática", "história oral". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva
Nome em citações bibliográficas
PAIVA, P. H. A. A.;PAIVA, P. A. A.;PAIVA, PAULO HENRIQUE APIPE AVELAR DE

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Militar de Belo Horizonte, Colégio Militar de Belo Horizonte, Divisão de Ensino.
Avenida Marechal Esperidião Rosa, 400
São Francisco
31255000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33264946
URL da Homepage: www.cmbh.ensino.eb.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Entre as memórias do Campo das Vertentes: uma história da formação de professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria Laura Magalhães Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Educação Matemática; Formação de Professores; História Oral; São João del-Rei; Minas Gerais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação Matemática.
2009 - 2013
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Novas Tecnologias e Educação Matemática. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2012 - 2012
Ciclo de Seminários - GHOEM. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Narrativas, Oralidade, Hist.: Possibilidades p EM. (Carga horária: 40h).
Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática", GHOEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Pós-Graduando

Atividades

12/2014 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Integrante da equipe do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, coordenado pelos professores Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago. Maiores informações: http://www.pensaraeducacao.com.br/.
03/2015 - 07/2015
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Estágio de docência na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática I do curso de Pedagogia da FaE/UFMG, sob supervisão da professora Maria Manuela Martins Soares David..
03/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Cargo ou função
Representante discente da linha de Educação Matemática.

Revisão - Colégio e Pré-Vestibular, RCP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 10

Atividades

07/2012 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução ao cálculo
Matemática para ensino fundamental e médio
05/2013 - 09/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Treinamento para OBM níveis 1, 2 e 3
02/2013 - 04/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática para o concurso de CFSd - PMMG
08/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio, .

Cargo ou função
Coordenação da área de Matemática.

Instituto Auxiliadora, IA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Atividades

08/2011 - 07/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Graduando

Atividades

11/2010 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria do Curso de Matemática - COMAT, .

Cargo ou função
Representante discente no colegiado do curso de matemática da UFSJ.
03/2010 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico, .

Cargo ou função
Vice-presidente do Centro Acadêmico do curso de Matemática.

Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, AFESBJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - 01/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental II

Colégio Militar de Belo Horizonte, CMBH, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio Militar de Belo Horizonte, .

01/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geometria
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho Geométrico


Linhas de pesquisa


1.
História da Educação
2.
História da Educação Matemáitca
3.
História do CMBH


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Educação Matemática e História: diálogos entre o passado e o presente
Descrição: O projeto tem como escopo geral a investigação sobre relações entre História e Educação Matemática, particularmente aquelas usualmente denominadas História da Educação Matemática e História na Educação Matemática. Esses dois campos focalizam, em síntese, respectivamente, as manifestações da atividade matemática em práticas pedagógicas de circulação e mobilização do conhecimento matemático sob diversos aspectos, e as formas de participação da História da Matemática na Educação Matemática, entendida essa última como campo de ação pedagógica ou como campo de investigação. No que se refere às manifestações da atividade matemática em práticas de circulação e mobilização dos conhecimentos matemáticos do passado, confere-se destaque aos estudos que tomam os escritos autobiográficos como fonte ou objeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Um eestudo sobre o Papel das atividades curriculares de cunho acadêmico-científico-cultural na ele elevação do capital cultural dos alunos ingressantes na licenciatura em Matemática da UFSJ

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Romélia Mara Alves Souto em 23/05/2013.
Descrição: O Projeto integra um programa mais amplo de investigação na área de formação de professores para a educação básica, focalizando, em particular, temas afeitos à formação inicial de professores de Matemática. Por meio deste Projeto, realizamos um levantamento sobre o backgroud cultural dos alunos ingressantes na licenciatura em Matemática da UFSJ; investigamos o modo como as 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais, obrigatórias em todos os currículos das licenciaturas do País, vêm sendo implementadas nessa licenciatura; e identificamos em que medida esse componente curricular tem contribuído para elevar o capital cultural dos licenciandos em Matemática da UFSJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva - Integrante / Romélia Souto - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2011
Um estudo sobre o exercício da profissão docente entre os profissionais egressos da licenciatura em Matemática da UFSJ
Descrição: Por meio deste Projeto, realizamos um estudo sobre o exercício da profissão docente entre os profissionais egressos da Licenciatura em Matemática da UFSJ. Tal estudo visou à obtenção de dados que nos permitam melhor compreender a questão da atratividade da carreira docente a partir das experiências dos professores aqui formados e, então, levantar hipóteses e encaminhamentos para os cursos de formação de professores que oferecemos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva - Integrante / Romélia Mara Alves Souto - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa.
2009 - 2010
Algumas compreensões sobre a indisciplina e suas relações com o fracasso escolar em matemática
Descrição: Esse projeto procurou elencar algumas compreensões que oito professores da educação básica possuem acerca da indisciplina e relacionar tais concepções ao fracasso escolar do alunos em matemática. Por meio de entrevistas e de um tratamento qualitativo destas, estabelecemos categorias abertas que respondiam nossa indagação inicial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva - Integrante / Romélia Mara Alves Souto - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2012
Programa Insitucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: A segunda edição deste projeto pretendeu trabalhar em três novas escolas conveniadas, conta com a participação de mais pessoas integrando a equipe e, com características próprias, também quis capacitar o futuro profissional para o ensino à docência..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva - Integrante / Suelen Sabrina Silva - Integrante / Janete Maria Silva - Integrante / Dyonathan Resende Viana - Integrante / Viviane Cristina Almada de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2010
Programa Insitucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: Projeto inserido no Projeto Institucional PIBID/UFSJ, que tem como objetivos centrais incentivar novos profissionais para o exercício da docência no ensino básico, em escolas públicas, e capacitar os futuros professores para a produção e uso de materiais alternativos ao livro didático no ensino de matemática e para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras. O projeto conta com a participação de treze alunos-bolsistas da Licenciatura em Matemática da UFSJ e duas professoras-supervisoras, também bolsistas, que atuam na rede estadual de educação, em São João del-Rei..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva - Integrante / Romélia Mara Alves Souto - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAIVA, PAULO HENRIQUE APIPE AVELAR DE2017 PAIVA, PAULO HENRIQUE APIPE AVELAR DE; GOMES, MARIA LAURA MAGALHÃES . Aspectos históricos da formação de professores de Matemática em São João del-Rei-MG. Zetetiké (on line), v. 24, p. 344, 2017.

2.
SOUTO, ROMÉLIA MARA ALVES2013 SOUTO, ROMÉLIA MARA ALVES ; PAIVA, PAULO HENRIQUE APIPE AVELAR DE . A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma licenciatura em matemática. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 201-224, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, P. H. A. A.. A Formação de Professores de Matemática em São João del-Rei: um breve apanhado do início do curso de Ciências da Faculdade Dom Bosco. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

2.
PAIVA, P. H. A. A.; GOMES, M. L. M. . Histórias da formação de professores de Matemática: um possível cenário de pesquisa na região de São João del-Rei, MG. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru. Anais do II ENAPHEM, 2014.

3.
PAIVA, P. H. A. A.. (Re)construindo a História da Formação de professores de Matemática: uma proposta para a região de São João del-Rei, MG. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. XVIII EBRAPEM - Anais Eletrônicos, 2014.

4.
PAIVA, P. H. A. A.; SOUTO, R. M. A. . A bagagem cultural dos estudantes de matemática da UFSJ e as atividades acadêmico-científico-culturais. In: VI Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2012, Juiz de Fora. Anais do VI EMEM, 2012.

5.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . A indisciplina e o fracasso escolar em matemática - reflexos da ausência de sentidos para a escolarização. In: III Colóquio de Educação Matemática, 2011, Juiz de Fora. III Colóquio de Educação Matemática, 2011.

6.
CHINELLATO, T.G. ; GROSSI, F.C.D.P. ; OLIVEIRA, M.C.S. ; PAIVA, P. H. A. A. . A experiência do estágio e a violência escolar: um apanhado sobre a situação de algumas escolas. In: III Colóquio de Educação Matemática, 2011, Juiz de Fora. III Colóquio de Educação Matemática, 2011.

7.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . O siginificado da indisciplina e suas relações com o fracasso escolar em Matemática na visão de professores da escola básica. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática - X ENEM, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

8.
PAIVA, P. H. A. A.; SOUTO, R. M. A. . Indisciplina na Escola: elementos para reflexão sobre as práticas docentes. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. Indisciplina na Escola: elementos para reflexão sobre as práticas docentes, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . Egressos das licenciaturas que não desejam ser professores: traços do perfil dos docentes formados no curso de licenciatura em matemática da UFSJ. In: II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID, 2011, Goiânia. II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, P. H. A. A.; SOUTO, R. M. A. . Um estudo sobre o papel das atividades curriculares de cunho acadêmico-científico-cultural na elevação do capital cultural dos alunos ingressantes na licenciatura em matemática da UFSJ. In: XI Congresso de Produção Científica, 2013, São João del-Rei. XI Congresso de Produção Científica, 2013.

2.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . O USO DO CINEMA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA. In: X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012, São João del-Rei. X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012.

3.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . Um estudo sobre o exercício da profissão docente entre os profissionais egressos da licenciatura em Matemática da UFSJ. In: X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012, São João del-Rei. X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012.

4.
GROSSI, F.C.D.P. ; OLIVEIRA, M.C.S. ; PAIVA, P. H. A. A. ; CHINELLATO, T.G. . Abordagem matemática contada pelo acervo de obras raras da Universidade Federal de São João del-Rei. In: VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2011, São João del Rei. VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2011.

5.
PAIVA, P. H. A. A.; SOUTO, R. M. A. . História na Educação Matemática - um estudo sobre os trabalhos apresentados no VIII SNHM/2009. In: VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2011, São João del Rei. VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
PAIVA, P. H. A. A.. A Formação de Professores de Matemática em São João del-Rei: um breve apanhado do início do curso de Ciências da Faculdade Dom Bosco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PAIVA, P. H. A. A.; GOMES, M. L. M. . Histórias da formação de professores de Matemática: um possível cenário de pesquisa na região de São João del-Rei, MG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . O USO DO CINEMA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . Um estudo sobre o exercício da profissão docente entre os profissionais egressos da licenciatura em Matemática da UFSJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PAIVA, P. H. A. A.; SOUTO, R. M. A. . A bagagem cultural dos estudantes de matemática da UFSJ e as atividades acadêmico-científico-culturais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GROSSI, F.C.D.P. ; CHINELLATO, T.G. ; OLIVEIRA, M.C.S. ; PAIVA, P. H. A. A. . A experiência do estágio e a violência escolar: um apanhado sobre a situação de algumas escolas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . A indisciplina e o fracasso escolar em matemática - reflexos da ausência de sentidos para a escolarização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GROSSI, F.C.D.P. ; OLIVEIRA, M.C.S. ; PAIVA, P. H. A. A. ; CHINELLATO, T.G. . Abordagem matemática contada pelo acervo de obras raras da Universidade Federal de São João del-Rei. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PAIVA, P. H. A. A.; SOUTO, R. M. A. . História na Educação Matemática - um estudo sobre os trabalhos apresentados no VIII SNHM/2009. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . Egressos das licenciaturas que não desejam ser professores: traços do perfil dos docentes formados no curso de licenciatura em matemática da UFSJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . O siginificado da indisciplina e suas relações com o fracasso escolar em Matemática na visão de professores da escola básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PAIVA, P. H. A. A.; SOUTO, R. M. A. . Algumas compreensões sobre o significado da indisciplina e suas relações com o fracasso escolar em matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. . Um estudo sobre o exercício da profissão docente entre os profissionais egressos da licenciatura em Matemática da UFSJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PAIVA, P. H. A. A.; SOUTO, R. M. A. . Indisciplina na Escola: elementos para reflexão sobre as práticas docentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PAIVA, P. H. A. A.; SOUTO, R. M. A. . Algumas compreensões sobre a indisciplina e suas relações com o fracasso escolar em matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAIVA, P. H. A. A.; SILVA, J. M. ; SILVA, S. S. ; VIANA, D. R. ; ARAUJO, C. D. N. . Minicurso sobre medidas e grandezas para alunos da educação básica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIEIRA, L. J.; ARAUJO, D. M. F.; ARAUJO, G. H. S.; ARAUJO, J.; PAIVA, P. H. A. A.; RAMALHO, V. H. B.; MOURA, S. M.. Concurso para professor de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Belo Horizonte. 2018. Colégio Militar de Belo Horizonte.

2.
SOUZA, E. Q.; LIMA, V. A.; SIMOES, F. M.; PAIVA, P. H. A. A.; PEREIRA, I. R.. Concurso para professor militar de Matemática do Colégio Militar de Belo Horizonte. 2018. Colégio Militar de Belo Horizonte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Provas Presenciais para Seleção das Equipes Brasileiras para a XII IOAA e X OLAA. Planetário para professores. 2018. (Olimpíada).

2.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.A Formação de Professores de Matemática em São João del-Rei: um breve apanhado do início do curso de Ciências da Faculdade Dom Bosc. 2016. (Encontro).

3.
II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Histórias da formação de professores de Matemática: um possível cenário de pesquisa na região de São João del-Rei, MG. 2014. (Congresso).

4.
VI Encontro Mineiro de Educação Matemática. A bagagem cultural dos estudantes de matemática da UFSJ e as atividades acadêmico-científico-culturais. 2012. (Congresso).

5.
X Congresso de Produção Científica da UFSJ. Um estudo sobre o exercício da profissão docente entre os profissionais egressos da licenciatura em matemática da UFSJ. 2012. (Congresso).

6.
I Colóquio de Matemática da Região Sudeste. 2011. (Congresso).

7.
III Colóquio de Educação Matemática. A indisciplina e o fracasso escolar em matemática - reflexos da ausência de sentidos para a escolarização. 2011. (Congresso).

8.
VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. História na Educação Matemática - um estudo sobre os trabalhos apresentados no VIII SNHM/2009. 2011. (Congresso).

9.
I Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2010. (Congresso).

10.
IX Congresso de Produção Científica. Algumas compreensões sobre o significado da indisciplina e suas relações com o fracasso escolar em matemática. 2010. (Congresso).

11.
VII Semana da Matemática. Um estudo sobre o exercício da profissão docente entre os profissionais egressos da licenciatura em Matemática da UFSJ. 2010. (Congresso).

12.
X Encontro Nacional de Educação Matemática - X ENEM.O siginificado da indisciplina e suas relações com o fracasso escolar em Matemática na visão de professores da escola básica. 2010. (Encontro).

13.
III Fórum das Licenciaturas da UFSJ. 2009. (Outra).

14.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática. Indisciplina na Escola: elementos para reflexão sobre as práticas docentes. 2009. (Congresso).

15.
VI Semana da Matemática da UFSJ. Algumas compreensões sobre a indisciplina e suas relações com o fracasso escolar em matemática. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUTO, R. M. A. ; PAIVA, P. H. A. A. ; SANCHES, C. F. M. ; COURA, F. C. F. ; MATOS, F. A. ; FERREIRA, F. N. ; TOLEDO, J. C. ; ESCHER, M. A. ; OLIVEIRA, V.C.A. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; CHINELLATO, T.G. ; OLIVEIRA, M.C.S. . VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. 2011. (Congresso).

2.
PAIVA, P. H. A. A.; ESCHER, M. A. . Novas Tecnologias e Educação Matemática (Curso de Extensão). 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mariana Souto Lima. Uma história da trajetória das mulheres no Colégio Militar de Belo Horizonte. Início: 2018 - Colégio Militar de Belo Horizonte. (Orientador).

2.
Raquel Emília Jardim Lima. Uma história da trajetória das mulheres no Colégio Militar de Belo Horizonte. Início: 2018 - Colégio Militar de Belo Horizonte. (Orientador).

3.
Ana Letícia Almeida Duarte. Uma história da trajetória das mulheres no Colégio Militar de Belo Horizonte. Início: 2018 - Colégio Militar de Belo Horizonte. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:39:16