Michele Savaris

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7670186136303054
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui Graduação em Letras Licenciatura - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É mestre em Literatura de Língua Espanhola (2011) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atuou como professora de língua espanhola em escolas de idiomas e na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Foi professora do Curso de Letras da Universidade La Salle (Canoas/RS) ministrando disciplinas de língua espanhola, língua portuguesa, literatura latino-americana e espanhola. Atualmente, é professora de língua portuguesa, língua espanhola e literatura do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau - e coordenadora do projeto de extensão intitulado "Fotonarrativa". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Michele Savaris
Nome em citações bibliográficas
SAVARIS, Michele

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Blumenau.
Rua Bernardino José de Oliveira
Badenfurt
89070270 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 37021700


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras "Bestiario", "Final del juego" e "Las armas secretas" de Julio Cortázar, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ruben Daniel Méndez Castiglioni.
Palavras-chave: Julio Cortázar; Fotografía; Contos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: La fotografía como elemento (re)contructor de la memoria en "Escenas de cine mudo" de Julio Llamazares e "Retrato en sepia" de Isabel Allende.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Márcia Hoppe Navarro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2008
Graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: LA IMAGEN FOTOGRÁFICA COMO REPRESENTACIÓN DE LA MEMORIA EN LA LITERATURA.
Orientador: Márcia Hoppe Navarro.




Formação Complementar


2012 - 2012
CELPCYRO 15 anos e três tempos na ficção de Cyro M. (Carga horária: 8h).
Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins, CELPCYRO, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Origens do gaúcho mítico - poesia gauchesca rio-p. (Carga horária: 30h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2009 - 2009
Borges em Cinco Lições. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (RS), SMCPA, Brasil.
2009 - 2009
Colóquio: História, Literatura e Oralidade. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Discutindo a Modernidade Literária. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Grandes Mitos da Litaratura Ocidental. (Carga horária: 40h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Cultura Espanhola. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola e Literatura, Carga horária: 12


Zumbi dos Palmares Pré-Vestibular, ZPPV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60


Organização Não-Governamental Popular, ONGEP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 2


Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de extensão


2018 - Atual
Fotonarrativa: escrevendo com luz e palavras
Descrição: Narrar sempre foi uma necessidade intrínseca ao ser humano e, ao longo dos tempos, foram utilizadas diversas formas de satisfazê-la. A narração implica o registro das memórias, a organização e ressignificação dos fatos no sentido temporal e espacial, além da construção social do sujeito-autor. Nesse sentido, o presente trabalho busca estabelecer um diálogo consistente entre fotografia e palavra a partir do pressuposto de que ambos são reconhecidos como textos, ainda que apresentem linguagens distintas. O projeto divide-se em três etapas a partir das quais se discute: a) os aspectos teóricos acerca do campo fotográfico e seus desdobramentos, b) processos de escrita, reescrita e correspondências entre a linguagem verbal e fotográfica e c) a constituição de alguns gêneros textuais como resultados de situações narrativas. Ao longo dos encontros, busca-se atrelar a teoria e a prática a partir da execução de tarefas que têm como objetivo pensar a fotografia e o texto escrito a partir do ponto de vista narrativo e provocando uma expansão para o campo artístico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Michele Savaris - Coordenador / Cíntia Barbosa Passos - Integrante / Claudia Zimmer Cezar de Cerqueira - Integrante / Sabrina Mueller - Integrante.
2017 - 2018
Fotonarrativa: da imagem ao texto escrito
Descrição: O projeto "Fotonarrativa: da imagem ao texto escrito" tem como objetivos: utilizar a fotografia como meio para contar histórias; refletir sobre a linguagem que ampara a fotografia; discutir e compreender processos de construção do texto fotográfico e escrito; aperfeiçoar a expressão oral e escrita através das narrativas fotográficas; desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a percepção através do ato de fotografar; aprofundar o senso crítico a partir das discussões acerca dos diversos temas presentes nas fotografias e nos textos escritos. Por meio das imagens, os participantes ampliam seus conhecimentos sobre o campo da fotografia e constroem narrativas, buscando estratégias de aproximação entre a linguagem fotográfica e escrita. O projeto propõem diversas atividades que buscam aprimorar a escrita a partir dessa construção de histórias que parte das imagens fotográficas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAVARIS, Michele2018SAVARIS, Michele. Traços da linguagem fotográfica em 'La isla a mediodía'. CADERNO DE LETRAS (UFPEL), v. 1, p. 177-193, 2018.

2.
SAVARIS, Michele2016SAVARIS, Michele; AGUIAR, J. B. . LA INVENCIÓN DE MOREL: UM TRAÇO DA IDENTIDADE LITERÁRIA LATINO-AMERICANA. Caderno de Letras (digital) UFPEL, v. 1, p. 75-91, 2016.

3.
SAVARIS, Michele2011SAVARIS, Michele. As versões hispanoamericanas da Bela Adormecida: gênero, memória e intertextualidade. Contingentia (UFRGS), v. 6, p. 165, 2011.

4.
SAVARIS, Michele2010SAVARIS, Michele; RIVA, A. F. ; CESAR, D. . Olga: biografia e memória cultural. Literatura em debate (URI), v. 4, p. 26-34, 2010.

5.
SAVARIS, Michele2010SAVARIS, Michele. A inserção das imagens fotográficas como estratégia narrativa na obra Nadja. Contingentia (UFRGS), v. 5, p. 412-420, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SAVARIS, Michele. Mário de Andrade e a escrita da luz. In: Luiz Coronel. (Org.). Mário de Andrade e Oswald de Andrade: texto e contexto da modernidade. 1ªed.Porto Alegre: Mecenas, 2017, v. 1, p. 216-217.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SAVARIS, Michele; PEDRUZZI, T. . Miguel de Cervantes e Dom Quixote: duas vidas em reflexo. Arte SESC - Cultura por toda parte, Porto Alegre, p. 62 - 66, 02 set. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SAVARIS, Michele. O resgate do passado e a organização dos fatos em Infância de Graciliano Ramos. In: VI Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada, 2015, Porto Alegre. Espaço/Espaços. Porto Alegre: Editoração Eletrônica, 2015. p. 223-232.

2.
SAVARIS, Michele. A inserção das imagens fotográficas como estratégia narrativa na obra Nadja. In: Seminário Nacional de Vanguardas, Surrealismo e Modernidade: Europa e Américas, 2010, Porto Alegre. Seminário Nacional de Vanguardas, Surrealismo e Modernidade: Europa e Américas. Porto Alegre, 2010. v. 01. p. 412-420.

Apresentações de Trabalho
1.
SAVARIS, Michele. Cortázar en Brasil: primeras apariciones. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SAVARIS, Michele. III Congresso Internacional nuevos horizontes de Iberoamérica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SAVARIS, Michele. Cinquenta anos em cem: isso é tempo de solidão?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SAVARIS, Michele; RIVA, A. F. . As versões hispnoamericanas da bela adormecida: gênero, memória e intertextualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIVA, A. F. ; SAVARIS, Michele . A voz por detrás do silêncio: uma análise dos contos El collar de camándulas e La bella durmiente, de Rosario Ferré.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SAVARIS, Michele. A inserção das imagens fotográficas como estratégia narrativa na obra Nadja. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SAVARIS, Michele. La imagen fotográfica como representación de la memoria en la literatura 2008 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
SAVARIS, Michele; PEDRUZZI, T. ; PITOL, Celso Augusto Uequed . Dom Quixote e suas andanças. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SAVARIS, Michele; PEDRUZZI, T. ; PITOL, Celso Augusto Uequed . Dom Quixote e suas andanças.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SAVARIS, Michele; RIVA, A. F. ; AGUIAR, J. B. ; QUENARD, A. N. . A canção de caráter social do século XX: por uma unidade Latino-Americana. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SAVARIS, Michele; LAFIN, Gabrielle Carvalho. Participação em banca de Juliana Devitte Graziola.Lazarillo de Tormes e a influência da igreja. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SAVARIS, Michele. III Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania. 2017. Instituto Federal Catarinense.

2.
SAVARIS, Michele; Gregis, Hilaine; MACHADO, E.; PASCA, A. S.. Processo de seleção. 2015. Universidade La Salle - Canoas.

3.
SAVARIS, Michele; Gregis, Hilaine; MACHADO, E.; PASCA, A. S.. Processo de seleção. 2014. Universidade La Salle - Canoas.

4.
MACHADO, E.; Gregis, Hilaine; Fleck, Maria Luiza steiner; SAVARIS, Michele. VIII Concurso Literário do Curso de Letras. 2013. Universidade La Salle - Canoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania. 2017. (Feira).

2.
Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania. 2017. (Oficina).

3.
21º Encontro Regional do PROLER de Blumenau. 2016. (Outra).

4.
JORGE LUIS BORGES: VIDA, ESCRITURA E CRÍTICA.. 2016. (Outra).

5.
Ciclo de palestras: Literaturas em diálogo.La fotografía como elemento (re)constructor de la memoria en "Retrato en sepia" de Isabel Allende y "Escenas de cine mudo" de Julio Llamazares. 2015. (Outra).

6.
IV Congreso Internacional - Ciencias, tecnologías y culturas: Diálogos entre las disciplinas del conocimiento. Fotografía y memoria en las obras literarias "Escenas de cine mudo" y "Retrato en sepia". 2015. (Congresso).

7.
Curso sobre contos de Julio Cortázar. 2014. (Encontro).

8.
Tentativas sobre Borges - Cuentos: "Emma Zunz" y "El Sur". 2014. (Encontro).

9.
VI Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada.O resgate do passado e a organização dos fatos em. 2014. (Outra).

10.
Escritores. 2010. (Outra).

11.
IV Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada - Zonas Francas: Novas transações comparatistas.As versões hispanoamericanas da Bela Adormecida: gênero, memória e intertextualidade. 2010. (Outra).

12.
O literário e a história. 2010. (Seminário).

13.
Seminário Nacional de Vanguardas, Surrealismo e Modernidade: Europa e Américas.A inserção das imagens fotográficas como estratégia narrativa na obra Nadja.. 2010. (Seminário).

14.
Bioma Pampa. 2009. (Seminário).

15.
Festival de Inverno. 2009. (Outra).

16.
Literatura, História e Oralidade. 2009. (Seminário).

17.
Projeto Filosofia e Literatura. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAVARIS, Michele; SILVA, Péricles da Rocha . Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania. 2017. .

2.
SAVARIS, Michele; ROSA, L. R. . Ciclo de palestras "Literaturas em diálogo" - Ano III. 2017. (Outro).

3.
SAVARIS, Michele; ROSA, L. R. . Ciclo de palestras. 2016. (Outro).

4.
SAVARIS, Michele; PEDRUZZI, T. ; PITOL, Celso Augusto Uequed ; AGUIAR, J. B. ; DELGADO, H. O. K. . O nascimento de um cavaleiro. 2016. (Exposição).

5.
SAVARIS, Michele; PEDRUZZI, T. ; ROSA, L. R. . Ciclo de palestras: "Literaturas em diálogo". 2015. (Outro).

6.
SAVARIS, Michele. Seminário Nacional de Vanguardas, Surrealismo e Modernidade: Europa e Américas. 2010. (Outro).

7.
SAVARIS, Michele. IV Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada - Zonas francas: Novas Transações comparatistas. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elisabete Aparecida Espíndola dos Santos. A importância do brincar no processo de alfabetização e aprendizagem. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Latu Sensu na Pequena Infância) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviane Deitos. RASGOS FANTÁSTICOS EN LOS CUENTOS ?LA CALLE DE LOS MENDIGOS? Y ?NOVENO PISO? DE MARIO LEVRERO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Michele Savaris.

2.
Tatiane Bedin. ANÁLISE ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PERANTE ALUNOS E PROFESSORES EM ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE (RS). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Michele Savaris.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SAVARIS, Michele; PEDRUZZI, T. ; PITOL, Celso Augusto Uequed . Dom Quixote e suas andanças.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 6:51:07