Marcello Carlos Portela Bonino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7847959939521686
  • Última atualização do currículo em 19/09/2015


Mestre em Psicologia da Saúde. MBA em Administração, MBA em Engenharia de Operações. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1994). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico e Marketing. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcello Carlos Portela Bonino
Nome em citações bibliográficas
BONINO, M. C. P.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Psicologia da Saúde.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Capital psicológico e adesão ao tratamento: um estudo com pacientes com hipertensão arterial sistêmica.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Mirlene Maria Matias Siqueira.
2004 - 2007
Especialização em Engenharia e Gestão de Operações de Manufaturas e. (Carga Horária: 420h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A adoção da abordagem sistêmica (soft systems methodology) no entendimento do problema de baixo desempenho no lançamento de um novo medicamento.
Orientador: Adherbal Caminada Netto..
2000 - 2002
Especialização em MBA Executivo. (Carga Horária: 610h).
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
Título: n/d.
Orientador: n/d.
1990 - 1994
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Propriedade Intelectual: Gestão e Auditoria. (Carga horária: 60h).
Instituto Internacional de Ciências Sociais.
2008 - 2008
Curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 160h).
Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
2004 - 2004
Extensão universitária em Consultor em Gestão. (Carga horária: 97h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
1998 - 1998
Introduction to Product Management. (Carga horária: 97h).
The Chartered Institute of Marketing.


Atuação Profissional



SAINT PAUL EDUCACIONAL LTDA., SPE LTDA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Superior, Carga horária: 4


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Discente


Bonino Projetos de Marketing, BONINO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Diretor
Outras informações
Desenvolvimento de projetos nas áreas educação e marketing para a indústria farmacêutica e de alimentos.


Euro RSCG Life, EURO LIFE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chief of Strategy Officer


Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, CRISTÁLIA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos


Abbott Laboratórios do Brasil, ABBOTT, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Superior, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas de planejamento estratégico na pós graduação (CECUR).


Associação Instituto Sapientiae, SAPIENTIAE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador da sub- disciplina: Marketing


Produtos Roche Quimicos e Farmaceuticos, PRODUTOS ROCHE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos


Schering do Brasil, SCHERING, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos


Bky Farmacêutica, BKY, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos


Organon Farmacêutica, ORGANON, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos


Bristol-Myers Squibb Farmaceutica, BRISTOL-MYERS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos


Medley Indústria Farmaceutica, MEDLEY, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento Estratégico e Portfol, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BONINO, M. C. P.. Marketing Professional. In: Edson Borges Jr; Leila Montenegro Silveira Farah; Sylvia Sanches Cortezzi. (Org.). REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA. 1ed.São Paulo: Editora Atheneu, 2011, v. 1, p. 1-326.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. A. ; SILVA, É. C. ; BONINO, M. C. P. ; SIQUEIRA, M. M. M. ; FERREIRA, S . Percepções de Saúde e de Suporte Social Organizacional: Um Estudo com Trabalhadores Universitários.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BONINO, M. C. P.; Martha Terenzo . Comportamento do Consumidor em Lojas de Material de Construção e Home Centers.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BONINO, M. C. P.; Antonio Cardone ; Carlos Eduardo Simões ; Jean Ferreira . Acesso à saúde: Definir e compreender o mercado brasileiro crescente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BONINO, M. C. P.. O processo de desenvolvimento de novos produtos: um guia de decisão para o gerenciamento do processo.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde & Congresso Ibero Americano de Psicologia da Saúde. 2011. (Congresso).

2.
IX Seminário Internacional PROTESTE de Defesa do Consumidor. 2011. (Seminário).

3.
Estratégias Avançadas de Pesquisa de Produtos.O Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos: Um guia de decisão para o gerenciamento do processo.. 2002. (Seminário).

4.
Real Time Marketing. 1998. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 15:38:49