Alessandra Manoel Porto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3031388391440706
  • Última atualização do currículo em 13/06/2018


Alessandra Manoel Porto possui mestrado em Letras (Análise do Discurso) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, orientada pela Prof.ª Dra. Claudete Cameschi de Souza e coorientada pela Profª. Dra. Vânia M. Lescano Guerra. Concluiu Pós-Graduação em Letras intitulada ?Perspectivas para uma Nova Gramática da Língua Portuguesa? pela Fundação Educacional de Fernandópolis em 2000. Possui graduação em Pedagogia pela FAFICLE (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, 1994), habilitação em Letras, Português/Inglês também pela FAFICLE. Possui formação em Magistério pela EE ?Prefeito José Ribeiro? ? Paranapuã. É professora titular de cargo da SEE/SP na EE José do Santos-Aspásia, Diretoria de Ensino de Jales, onde atua como Vice-Diretora. Foi professora na Fatec Prof. José Camargo, Jales por três anos; atualmente leciona no Colégio Objetivo de Santa Fé do Sul. Possui experiência em tutorias online e em projetos educacionais. Suas pesquisas concentram-se na área de Letras (Análise do Discurso de Linha Francesa). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Manoel Porto
Nome em citações bibliográficas
PORTO, A. M.

Endereço


Endereço Profissional
EE José dos Santos, Educação.
Avenida José Gonçalves Valentim 43
Centro
15763-000 - Aspasia, SP - Brasil - Caixa-postal: 000
Telefone: (17) 36641125
Ramal: 000
Fax: (17) 36641173


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Um olhar discursivo sobre as representações de língua e linguagem dos professores Terena,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Claudete Cameschi de Souza.
Coorientador: Vânia Maria Lescano Guerra.
Bolsista do(a): Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
Palavras-chave: identidade; indígena; sociedade; discurso; língua.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Educação Especial.
Faculdades Integradas Urubupunga, FIU, Brasil.
Título: O processo de inclusão nas escolas de ensino regular.
1999 - 2000
Especialização em Perspectiva para uma Nova Gramática da Língua Port. (Carga Horária: 480h).
Fundação Educacional de Fernandópolis, FEF, Brasil.
Título: Leitura: Socialização e Libertação.
Orientador: Prof. Dr. Rogério Chociay / Profª Ms. Maria do Carmo M. Dias.
1993 - 1994
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, FAFICLE, Brasil.
1990 - 1992
Graduação em Letras.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, FAFICLE, Brasil.
1987 - 1989
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Estadual Prefeito José Ribeiro, EE, Brasil.




Formação Complementar


2014
Prevenção do uso de drogas para educadores. (Carga horária: 180h).
Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação sobre Práticas da Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2012 - 2012
Formação de Tutores. (Carga horária: 40h).
Fundação Padre Anchieta, FPQA, Brasil.
2012 - 2012
Curso Formação de Tutores. (Carga horária: 80h).
CENEDI, CENEDI, Brasil.
2012 - 2012
Formação de Tutores. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2012 - 2012
SD: aprendendo por meio de resenhas. (Carga horária: 64h).
Itaú Social e CENPEC, ANÁLISE DOS EFEI, Brasil.
2009 - 2009
Grandes Temas da Atualidade. (Carga horária: 54h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2009 - 2009
As Oficinas de HL e Exp. Matemáticas na ETI. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e Instituto Ayrton Senna, SEE/SP - IAS, Brasil.
2008 - 2009
Programa Intel Educar Curso Fundamentos Básicos.
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2008 - 2008
Uma educação inovadora e eficaz para formar jovens. (Carga horária: 35h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo / Instituto Ayrton Senna, SEE/SP - IAS, Brasil.
2008 - 2008
Grandes Temas da Atualidade. (Carga horária: 44h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2008 - 2008
Grandes Temas da Atualidade. (Carga horária: 44h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2007 - 2007
Desenvolvendo as Cpacidades de leitura e escrita. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2007
Capacitação a Distância para Gesores Escolares. (Carga horária: 300h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede: o currículo em áreas. (Carga horária: 160h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2005 - 2005
Gestão Escolar e Tecnologia. (Carga horária: 80h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2004 - 2005
Ensino Médio em Rede - Fase 1. (Carga horária: 160h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2004 - 2004
Educação Ambiental. (Carga horária: 8h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2004 - 2004
Educação Ambiental. (Carga horária: 10h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2004 - 2004
Educação Ambiental. (Carga horária: 8h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2004 - 2004
Educação Ambiental. (Carga horária: 8h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2003 - 2004
Programa Letra e Vida. (Carga horária: 180h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2002 - 2002
More Than Words. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2000 - 2000
Sherlock Inglês: Of course, my dear teacher?. (Carga horária: 30h).
Diretoria de Ensino - Região de Jales, DE- JALES, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Jales, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16


Escola Técnica "Centro Paula Souza", ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5


Fundação Padre Anchieta, FPQA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor do Curso Inglês Online, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor de duas turmas de 40 alunos do Ensino Médio do Estado de São Paulo no componente curricular de Inglês.


Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Educação Básica, Carga horária: 40
Outras informações
PEB II de Língua Portuguesa de 1992 a 2002- PC (Professor Coordenador- Ciclo II (Ensino Fundamental) e Ensino Médio )Coordenação Pedagógica da EE " José dos Santos - Aspásia de 2003 até o presente momento.


Prefeitura Municipal de Paranapuã, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Telefonista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PORTO, A. M.2013PORTO, A. M.; GUERRA, V. M. L. . Um olhar discursivo sobre a representação da língua (indígena e portuguesa) dos professores Terena: identidade e poder. Papéis (UFMS), v. 17, p. 11-37, 2013.

2.
PORTO, A. M.2013PORTO, A. M.. LINGUAGEM DE PROFESSORES TERENA, REGIÃO AQUIDAUANA ? MS. Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos, v. 1, p. 1-6, 2013.

3.
PORTO, A. M.2013PORTO, A. M.; Guerra . Subjetividade e discurso: a representação da língua (indígena e portuguesa) para professores Terena. Rua (UNICAMP), v. 1, p. 191-211, 2013.

4.
PORTO, A. M.2011PORTO, A. M.. A Literatura e suas abordagens: raça, cultura etnia. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 13, p. 145-153, 2011.

5.
PORTO, A. M.2011PORTO, A. M.. Concepções de língua e linguagem de professores Terena, Região Aquidauana, MS. Revista do SELL, v. Vol. 1, p. 26-34, 2011.

6.
PORTO, A. M.2011 PORTO, A. M.. A celebração do outro - Maria José R. F. Coracini - Resenha. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 477-482, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PORTO, A. M.. Representações de língua e linguagem de professores Terena. 1. ed. Maldova: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 165p .

Capítulos de livros publicados
1.
Guerra ; PORTO, A. M. . Entre as relações de ensino da língua e as representações dos professores Terena, o movimento identitário.. In: Benites, Flávio Roberto Gomes. (Org.). A língua nossa de todo dia. 1ed.Cáceres - MS: UNEMAT, 2015, v. 1, p. 38-63.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PORTO, A. M.. Uma escola inclusiva é relamente inclusiva?. Folha Regional, p. 01 - 17, 23 ago. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORTO, A. M.. A língua e a linguagem como representação identitária para professores Terena, região Aquidauana - (MS). In: II Econtro Regional do Gelco, 2012, Três Lagos - MS. AS PESQUISAS EM LETRAS: DIVERSIDADE E ENSINO, 2011. p. 264-276.

2.
PORTO, A. M.; GUERRA, V. M. L. . As concepções de Língua e Linguagem de Professores Terena. In: I Colóquio do NECC - projetos críticos na Pós-graduação, 2010, 2010, Campo Grande. I Colóquio do NECC - projetos críticos na Pós-graduação, 2010, 2010. v. V 1. p. 221-232.

Apresentações de Trabalho
1.
PORTO, A. M.; FAVARO, S. M. S. . I SITEF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PORTO, A. M.; Guerra . A representação da língua (indígena e portuguesa) para professores Terena: subjetividade e discurso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PORTO, A. M.. As representações de língua e linguagem de professores Terena, da Região Aquidauana - MS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PORTO, A. M.. Concepções de língua e linguagem de professores Terena, Região Aquidauana, MS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PORTO, A. M.. Entre a Lingua e a Linguagem, o processo identitário dos professores Terena de Aquidauna (MS). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PORTO, A. M.. Concepções de língua e linguagem de professores Terena, Região Aquidauana, MS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PORTO, A. M.. As concepções de língua e linguagem de professores Terena em Miranda- MS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PORTO, A. M.. As concepções de lingua e linguagem de professores Terena da Aldeia Lalima, em Miranda-MS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PORTO, A. M.; Guerra . As concepções de língua e linguagem de professores Terena da aldeia Lalima, em Miranda (MS). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PORTO, A. M.; Outros . Chaves da literatura: mulheres em pauta!. 2012.

2.
PORTO, A. M.; Outros (Professores do Ensino Fundamental - Ciclo II) . Viva L'Itália: 140 anos da imigração italiana. 2012.

3.
PORTO, A. M.; utros (Professores do Ensino Fundamental - Ciclo II) . Onde está a Matemática?. 2012.

4.
PORTO, A. M.; Outros (Professores do Ensino Fundamental - Ciclo II) . Eu e você: iguais, mas diferentes ou diferentes, mas iguais?. 2011.

5.
PORTO, A. M.; Outros . Somos iguais... somos diferentes... Eu gosto de respeito, e você?. 2011.

6.
PORTO, A. M.; Outros (Professores do Ensino Fundamental - Ciclo II) . A mídia e você. 2010.

7.
PORTO, A. M.; Outros (Professores do Ensino Fundamental - Ciclo II) . Projeto viva Japão: uma história a contar.... 2008.

8.
PORTO, A. M.; Outros . Quero VERDE NOVO. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
PORTO, A. M.. Currículo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PORTO, A. M.; Evanivaldo C. Silva Júnior ; Sema M. da Silva Fávaro . Fatecnologia. 2015. (Editoração/Outra).

3.
São Paulo, SEE ; PORTO, A. M. . Programa Intel Educar- Curso Fundamentos Básicos - Mediadores - Intel. 2008. .

Demais trabalhos
1.
PORTO, A. M.; Outros (Professores do Ensino Fundamental - Ciclo II) . Eu e você: iguais, mas diferentes ou diferentes, mas iguais?. 2011 (Pedagógico) .

2.
PORTO, A. M.; Outros . Somos iguais... somos diferentes... Eu gosto de respeito, e você?. 2011 (Projeto Pedagógico) .

3.
PORTO, A. M.; Outros (Professores do Ensino Fundamental - Ciclo II) . A mídia e você. 2010 (Projeto Pedagógico) .

4.
PORTO, A. M.; Outros (Professores do Ensino Fundamental - Ciclo II) ; São Paulo, SEE . Viva Japão: uma história a contar.... 2008 (Pedagógico) .

5.
PORTO, A. M.; Outros ; São Paulo, SEE . Quero ver de novo. 2007 (Projeto pedagógico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PORTO, A. M.; SOARES, L.; Binheli, P L L. Participação em banca de Ariane Parra Vicente e outros..APLICATIVO PARA DISPOSITIVO MÓVEL ANDROID DE GERENCIAMENTO FINANCEIRO PESSOAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Manutenção e Suporte em Informática) - Escola Técnica "Centro Paula Souza".



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PORTO, A. M.; LOPES, S. C.; FAGUNDES, G.. Aviso 277/01/2014 - Inglês Instumental. 2014. Escola Tecnica - Centro Paula Souza.

2.
PORTO, A. M.; LOPES, S. C.; FAGUNDES, G.. Aviso 277/01/2014 - Linguagem, Trabalho e Tecnologia. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Minicurso "Como elaborar um currículo".Como elaborar um currículo. 2018. (Oficina).

2.
Minicurso "Como elaborar um currículo".Como elaborar um currículo. 2016. (Oficina).

3.
Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico. 2015. (Simpósio).

4.
III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.A língua e a linguagem como representação identitária para professores Terena, região Aquidauana - (MS). 2012. (Simpósio).

5.
II Encontro Regional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO).As representações de língua e linguagem de professores Terena, da Região Aquidauana - MS. 2011. (Encontro).

6.
III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.Concepções de língua e linguagem de professores Terena, Região Aquidauana, MS. 2011. (Simpósio).

7.
III Seminário de Pesquisa sobre identidade e discurso.Entre a Língua e a Linguagem, o processo identitário dos professores Terena de Aquidauna (MS). 2011. (Seminário).

8.
IX Congresso latino-americano de Estudos do Discurso - ALED 2011. Concepções de língua e linguagem de professores Terena, Região Aquidauana, MS. 2011. (Congresso).

9.
Acordo ortográfico: implicações didáticas. 2010. (Seminário).

10.
I colóquio do NECC: projetos críticos na Pós-graduação.As concepções de lingua e linguagem de professores Terena da Aldeia Lalima, em Miranda-MS. 2010. (Simpósio).

11.
II Encontro em Análise do Discurso: Discursos sobre identidade. 2010. (Seminário).

12.
Linguagem, ensino e variação. 2010. (Seminário).

13.
VII Seminario em Educação e II Colóquio de Pesquisa.As concepções de língua e linguagem de profesores Terena, em Miranda - MS. 2010. (Seminário).

14.
V Seminário de Pesquisa do Mestrado em Letras.As concepções de língua e linguagem de professores Terena da aldeia Lalima, em Miranda-MS. 2010. (Seminário).

15.
2ª Conferência Municipal de Saúde.Conferência Municipal de Saúde. 2007. (Outra).

16.
Curso de Capacitação de "Balcão Térmico".Suprimento Escolar. 2007. (Outra).

17.
Festivais da SEE/SP.Poesia (orientação à aluno). 2004. (Outra).

18.
Festivais da SEE/SP.Teatro (orientação aos alunos). 2003. (Outra).

19.
Festivais da SSE/SP.Dança (orientação ao grupo de alunos). 2003. (Outra).

20.
Gincana da Cidadania.Teatro (orientação aos alunos). 2003. (Outra).

21.
VI Mostra Cultural Estudantil/II Mostra Poética.Poesia (orientação à aluno). 2000. (Outra).

22.
IV Mostra Cultural Estudantil de Jales.Teatro (orientação a alunos). 1998. (Outra).

23.
Ensino Religioso. 1994. (Oficina).

24.
II Semana de Estudos Acadêmicos.Técnicas de Redação - A descoberta do Homem e do mundo através das palavras. 1994. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CMDCA, O. M. ; PORTO, A. M. . Meus filhos, minha vida. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Revisão de TCC. Alves; Henrique Felipe. SISGERE: Projeto de Monitoramento de Estufas Gerenciadas por Sistema Web e Aplicado à Cultura do Feijão. Fatec. Jales, 2013.

Revisão de TCC. BONELO; Edilson da Silva; GONZALEZ; Victor Luiz. MAISPEDIDOS: Sistema Web de Pedidos de Alimentos. Fatec. Jales, 2013.

Aprovação em Concurso Público - FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) na disciplina de Comunicação e Expressão - 2014 (DO de 12/06/2104).

Manuscrito aceito para publicação 2016 (em formatação).em forma de livro pela "Novas Edições Acadêmcias".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 10:48:39