Francisco Xavier Soares Filho

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  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná. MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal e Especialista em Políticas Públicas pelo Centro Universitário Internacional. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Técnico em Informática pela Sociedade Educacional de Santa Catarina. Docente da Faculdade do Litoral Paranaense - ISEPE-Guaratuba, nos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Contabilidade. Servidor público efetivo da Câmara Municipal de Itapoá, responsável pelo setor de tecnologia da informação, gestão de contratos e pregoeiro oficial. Experiência na área de Administração Pública (Licitações e Contratos), e Tecnologia da Informação (Softwares Livres, Análise de Sistemas, Desenvolvimento Web, CMS Joomla, Linguagem PHP, Servidor Web Apache e Banco de Dados MySQL). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Xavier Soares Filho
Nome em citações bibliográficas
SOARES FILHO, F. X.

Endereço


Endereço Profissional
Câmara Municipal de Itapoá, Setor de Tecnologia.
Rua Mariana Michels Borges
Itapema do Norte
89249000 - Itapoá, SC - Brasil
Telefone: (47) 34436146
Fax: (47) 34436146
URL da Homepage: http://www.camaraitapoa.sc.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Avaliação da acurácia das previsões de receita corrente líquida dos governos municipais do paraná por meio do modelo holt-winters,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: José Simão de Paula Pinto.
Coorientador: Ademir Clemente.
Palavras-chave: gestão; responsabilidade fiscal; gestão pública; administração; holt-winters.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
2015 - 2016
Especialização em Sustentabilidade e Políticas Públicas. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Adoção do processo legislativo eletrônico: substituição do papel por documento digital, na Câmara Municipal de Itapoá-SC.
Orientador: Maria Terezinha Hanel Antoniazzi Gardolinski.
2014 - 2015
Especialização em MBA Contabilidade Pública, Responsabilidade Fiscal. (Carga Horária: 450h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Evolução das despesas com pessoal dos Poderes Executivo e Legislativo municipais do litoral de Santa Catarina.
Orientador: Tatiane Antonovz.
2009 - 2011
Especialização em Gestão Pública. (Carga Horária: 510h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Transparência pública: argumentos para a tomada de decisão do gestor público na adoção do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
Orientador: José Simão de Paula Pinto.
2009 - 2013
Graduação em Administração Pública.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Orçamento participativo na nova administração pública: a busca das boas práticas nos municípios catarinenses.
Orientador: Alexandre Marino Costa.
2005 - 2008
Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Projeto de implantação de laboratórios de tecnologia em escolas públicas.
Orientador: Jorge Manuel Lages Fernandes.
2003 - 2004
Curso técnico/profissionalizante.
Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC, Brasil.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC, Brasil.
1993 - 2000
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Valentim, EMEFFV, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Administração de Conflitos. (Carga horária: 40h).
Assembléia Legislativa do Estado Santa Catarina, ALESC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação para conduzir o Processo de Escolha do Plano de Gestão. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação de Itapoá, SME-ITAPOÁ, Brasil.
2017 - 2017
Desenvolvimento de Gestores Públicos. (Carga horária: 40h).
Assembléia Legislativa do Estado Santa Catarina, ALESC, Brasil.
2017 - 2017
Formação Continuada em Ecocidadania - Projeto Babitonga Ativa. (Carga horária: 39h).
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
2016 - 2016
Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 20h).
Senado Federal, SENADO, Brasil.
2016 - 2016
Política Contemporânea. (Carga horária: 60h).
Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Lei de Acesso à Informação. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Gestão do Conhecimento Legislativo. (Carga horária: 60h).
Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Modalidades, tipos e fases de licitações. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Gestão Estratégica, Foco na Administração Pública. (Carga horária: 10h).
Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Câmara Municipal: Condutas vedadas em ano eleitoral. (Carga horária: 20h).
Centro de Estudos da Administração Pública, CEAP, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao Direito Constitucional. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.
2014 - 2014
Processo Legislativo da Câmara Municipal & Controle de Almoxarifado. (Carga horária: 20h).
PHD Gestão de Pessoas, PHD, Brasil.
2014 - 2014
Metodologia de Avaliação de Resultados da Produção Legislativa Municipal. (Carga horária: 20h).
V&V Vereadores e Vereadores Brasil, V&V BRASIL, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Análise de Investimentos. (Carga horária: 16h).
CM Crédito e Mercado Educação Corporativa, CM EDUCAÇÃO CORP, Brasil.
2014 - 2014
XII Congresso Catarinense de Municípios. (Carga horária: 20h).
Federação Catarinense de Municípios, FECAM, Brasil.
2014 - 2014
Atualização do Regimento Interno e da Lei Orgânica. (Carga horária: 20h).
Centro de Estudos da Administração Pública, CEAP, Brasil.
2014 - 2014
XVI Ciclo de Estudos de Controle Público. (Carga horária: 8h).
Tribunal de Contas de Santa Catarina, TC-SC, Brasil.
2013 - 2013
Licitação: Formação e Atualização de Pregoeiros. (Carga horária: 24h).
Instituição de Educação e Consultoria Corporativa, IEDUCORP, Brasil.
2011 - 2011
XI Ciclo de Estudos de Controle Público. (Carga horária: 10h).
Tribunal de Contas de Santa Catarina, TC-SC, Brasil.
2011 - 2011
Princípios Básicos da Gestão do Conheciment. (Carga horária: 35h).
Comunidade Virtual do Poder Legislativo, INTERLEGIS, Brasil.
2009 - 2009
Licitação, Contratos e Pregão. (Carga horária: 20h).
Federação Catarinense de Municípios, FECAM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Linux e suas Tendências de Mercado. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Salvamento Aquático. (Carga horária: 120h).
Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, SOBRASA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em ISAP - 111 Internet: Conceitos e Infraestrutura. (Carga horária: 4h).
Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Caiçara de Pesquisa e Ensino Superior, ICAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor nos seguintes Cursos: Bacharelado em Administração, nas disciplinas de Custos e Análise de Investimentos; Administração Estratégica; Administração de Sistemas; e Gestão Pública. Bacharelado em Ciências Contábeis, nas disciplinas de Tecnologia da Informação; e Sistemas de Informação Gerencial. Bacharelado em Engenharia de Produção, na disciplina de Tecnologia da Informação.


Câmara Municipal de Itapoá, CMI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente Administrativo II, Carga horária: 30
Outras informações
Agente Administrativo efetivo e estável, responsável pelo Setor de Tecnologia. Experiências profissionais: Treinamento de usuário. Implantação do sistema operacional Linux (Ubuntu) e BrOffice. Estruturação da Rede Interna (Segurança, Mapeamento, Squid, Configuração de Servidor de Arquivo). Implantação e manutenção do site da Câmara Municipal de Itapoá (www.camaraitapoa.sc.gov.br). Processo legislativo on-line, através do CMS Plone. Implantação dos e-mails oficiais (Ex: francisco@camaraitapoa.sc.gov.br). Implantação do e-mail com o Google Apps. Implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - Software Livre. Parceria com o Senado Federal - Interlegis. Política de TI voltada a utilização de software livre. Implantação do OpenFire - Política de segurança da rede cabeada e Wi-Fi. Implantação de sistema de telefonia Voip - Google Talk. Manutenção em hardware nos computadores da CMI. Suporte e Treinamento aos usuários. Implementação das transmissões ao vivo das Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e demais reuniões realizadas no plenário da Câmara Municipal de Itapoá. Implantação do Portal da Transparência.

Atividades

02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Municipal de Itapoá, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Permanente de Licitações.
10/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Municipal de Itapoá, .

Cargo ou função
Presidente Comissão de Patrimônio.
04/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Municipal de Itapoá, .

Cargo ou função
Pregoeiro.
03/2010 - Atual
Direção e administração, Câmara Municipal de Itapoá, .

Cargo ou função
Chefe do Setor de Informática.

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8
Outras informações
Tutor a distância do curso de especialização em Gestão Pública da UFPR.

Atividades

08/2014 - 04/2016
Ensino, Universidade Federal do Paraná-Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria

Diário de Itapoá, DI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Tecnologia
Outras informações
Experiência profissional com programação web em PHP e Java Script, configuração de hospedagem e servidor web Apache, web-designer, configuração e consultas em banco de dados MySQL. Conhecimento avançado no CMS Joomla 1.5, 2.5 e 3.0. Experiência em edição de imagens com o software Gimp. Experiência avançada com o sistema operacional Ubuntu. Técnicas e treinamento em Search Engine Optimization e nos padrões W3C.


Datasul Human Capital Management, DATASUL HCM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40
Outras informações
Experiência profissional em programação com atuação em empresa multinacional. Certificação em vários módulos empresariais do produto Datasul. Certificado Global em PROGRESS (linguagem de banco de dados/computação da Datasul). Inglês técnico avançado.


Escola Estadual Nereu Ramos, EEB NEREU RAMOS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Tecnologias Educacionais, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Tecnologias Educacionais, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Joinville, PM/Joinville, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na Secretaria de Bem Estar Social. Suporte e treinamento de usuário na utilização de sistemas de informação. Experiência: Administração de rede; Suporte ao usuário e Pacote Office e programador web.



Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
Transmissões ao vivo pela Internet e em alta definição, das reuniões do Poder Legislativo de Itapoá, com o uso exclusivo de softwares livres e sem a dependência de empresas terceirizadas

Projeto certificado pela empresa ITAPOA - CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES em 06/08/2018.
Descrição: Num parlamento do futuro, espera-se priorizar a participação cidadã, inclusive através do uso de tecnologias de informação para melhorar a accountability, aumentar a conectividade e interatividade dos Parlamentos com a Sociedade, garantir maior eficiência na tomada de decisões dos representantes eleitos ao ouvir as manifestações e demandas da sociedade, potencializar a publicidade e transparências do processo legislativo, e tudo isso para proporcionar maior controle social das ações dos representantes eleitos no Poder Legislativo. Nesse contexto, uma das ferramentas de TI atualmente disponíveis é a transmissão ao vivo e disponibilização das gravações de todas as reuniões que ocorrem no plenário das Casas Legislativas, diretamente nos respectivos sites institucionais. Com essa tecnologia, o cidadão consegue acompanhar pela internet, de qualquer lugar e em qualquer horário, o posicionamento dos parlamentares, as votações e discussões, leitura e publicidade dos Projetos de Lei, entre outros assuntos se passam no plenário. É uma forma de garantir a transparência e publicidade do processo legislativo municipal, e inclusive respeitar o princípio da legalidade, com a necessidade da observância aos prazos, atos, trâmites, direito das minorias, e demais aspectos legais definidos na Constituição Federal, Lei Orgânica, Regimento Interno e outras normas jurídicas infraconstitucionais. Mas para a implantação da ?TV Câmara?, é necessário garantir um projeto que prevê boa qualidade do serviço, inclusive com definições legais, para que essa tecnologia se torne uma garantia de serviço público ao cidadão, em caráter contínuo. Também é necessário privilegiar soluções com o uso de softwares livres, com vistas ao princípio da economicidade. E um último aspecto importante para ser privilegiado é a não dependência de empresas terceirizadas, pois dada a necessidade de continuidade desse serviço da TV Câmara, espera-se que os próprios servidores efetivos das Casas Legislativas consigam realizar os serviços de transmissão ao vivo e disponibilização das gravações, como um típico serviço público do Parlamento em favor da sociedade. É aí que chegamos no projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Itapoá. A partir do ano de 2009, iniciou-se o serviço da TV Câmara no âmbito do Poder Legislativo de Itapoá, mas somente a partir desse ano de 2018, que essa Casa de Leis iniciou as transmissões ao vivo em alta definição (Full HD), com uma excelente qualidade de sinal e sem oscilações, de maneira a proporcionar confiabilidade no serviço prestado. E também com garantias legais para o cidadão, com regras definidas no Regimento Interno da Casa para não depender da vontade do gestor em transmitir ou não as reuniões. Agora, está definido em Lei, no Regimento Interno. As características do projeto da Câmara Municipal de Itapoá são as seguintes: Usamos exclusivamente o software livre OBS (Open Broadcaster Software), a stream pelo Youtube, o Sistema Operacional Linux Ubuntu como servidor, e ?câmeras de segurança? em Full HD para DVR (baixo custo).
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francisco Xavier Soares Filho - Coordenador.
2016 - 2017
Implantação do Processo Legislativo 100% digital na Câmara Municipal de Itapoá
Descrição: O projeto de desenvolvimento tecnológico consiste em eliminar a utilização de papel e substituir os documentos dos processos legislativo e administrativos por meio de arquivos digitais, e com assinatura digital no padrão ICP Brasil. Trata-se de um projeto inovador e pioneiro no Brasil, em que busca dar maior eficiência administrativa, segurança jurídica aos documentos com assinatura digital, desburocratização dos serviços públicos, agilidade na tramitação, transparência dos processos legislativo e administrativos de uma Câmara Municipal, em que todos os documentos produzidos pela Câmara são disponibilizados na internet, em tempo real, para consulta pública dos cidadãos. Link da Exposição de Motivos e Justificativa do Projeto: http://sapl.camaraitapoa.sc.gov.br/sapl_documentos/materia/3240 Link da Regulamentação Legal - Resolução nº 14/2016: http://sapl.camaraitapoa.sc.gov.br/sapl_documentos/norma_juridica/2026_texto_integral Fluxograma do processo legislativo digital: http://sapl.camaraitapoa.sc.gov.br/sapl_documentos/materia/3243 Link para consulta de demais informações do Projeto: http://www.camaraitapoa.sc.gov.br/verificador.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2013 - 2013
Criação do Sitio do Mestrado em CIência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR
Descrição: O Sítio do Programa de Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Paraná, foi criado com o intuito de atualizar o antigo sítio, e passar novas informações necessárias para os alunos, técnicos, professores e a comunidade. O site foi desenvolvido exclusivamente com softwares livres, desde o banco de dados em MySQL, linguagem PHP, servidor web Apache, CMS Joomla, sistema operacional Ubuntu, ferramenta de edição gráfica Gimp, além da configuração do servidor web próprio do programa. Diversas inovações foram incorporadas no novo site, tais como uma agenda dinâmica alimentada diretamente pelo Google Agenda, criação de uma página do curso no facebook e twitter, publicação de todas as dissertações aprovadas, divulgação dos alunos atuais e egressos do mestrado, através de um iframe que recupera as informações da base CAPES, inclusão de um grande acervo de fotos próprias da infraestrutura do programa, layout limpo e dinâmico, com a estruturação do conteúdo num banco de dados, desenvolvimento de um sistema on-line de matrículas e formulários, inclusive com respostas automáticas para aprovação de novas matrículas e envio de conteúdo por e-mail. Sobre o conteúdo, destaque para uma interface fácil para consultar e pesquisar informações do programa, histórico, contato, documentos, eventos, imagens e notícias do programa, com vistas na Lei de Acesso à Informação e a Transparência Pública. Desenvolveu-se o site, explorando as necessidades relatadas pelo Coordenador, Secretaria, Técnicos, Alunos e Professores, seguida da técnica de benchmarking para extrair ideias de outros sítios com a mesma finalidade. Foi utilizado o CMS Joomla, uma tecnologia que permite diferentes níveis de acesso e de fácil manuseio. O site está em constante mudança e manutenção para atender a realidade no dia-a-dia de seus usuários..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Francisco Xavier Soares Filho - Integrante / José Simão de Paula Pinto - Coordenador.
2011 - 2012
Implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Descrição: Análise e desenvolvimento web do novo site, disponibilização da ferramenta para o Processo Legislativo On-Line, treinamento da equipe para a utilização do novo software, gerenciamento do projeto de implantação, cadastro dos Projetos de Lei Ordinários e Complementares entre os anos de 2009 e 2010, cadastro das Leis Ordinárias entre os anos de 2007 e 2010).
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - 2011
Criação do Sitio da Câmara Municipal de Itapoá-SC
Descrição: Desenvolvimento de um novo layout para o portal na internet da Câmara Municipal de Itapoá. Não houve nenhum custo adicional para a Casa, e foi utilizado softwares livres e o CMS Joomla, também gratuito. O novo portal tem um caráter de desenvolvimento contínuo e evolutivo. Oferece acesso aos vídeos e áudios das gravações das reuniões do plenário da Câmara, transmissão ao vivo, acesso ao portal da transparência, notícias, agenda, sistema de divulgação das licitações, divulgação de todo o processo legislativo on-line, tramitação dos projetos e proposições legislativas, divulgação das pautas, contato dos vereadores e da Câmara, entre outras informações e sistemas relevantes ao Poder Legislativo de Itapoá..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2010 - 2010
Servidor de Arquivo do Processo Legislativo - Todos os documentos digitalizados
Descrição: A organização dos arquivos e documentos produzidos pela Câmara de Itapoá, e também os documentos recebidos do Poder Executivo, ficam disponíveis na rede interna, e são guardados em formato digital. A ideia é basicamente a seguinte: Todos os documentos que tramitam na Câmara Municipal ficam agrupados num único computador-servidor, em formato digital, e esse computador oferece consulta para todos os vereadores e funcionários em modo leitura. Esses arquivos digitais são devidamente padronizados para garantir níveis satisfatórios de produção e principalmente segurança. Dessa forma os vereadores podem consultar facilmente todos os documentos da Casa, dando produtividade nos trabalhos legislativos, e diminuindo a quantidade de cópias impressas. Com esse recurso, os vereadores podem acessar qualquer documento, inclusive Projetos de Lei do Executivo, sem a necessidade de imprimir os documentos, e dessa forma gerando substancial economia de papel e toner de impressora. Em breve, essa possibilidade de consulta também estará disponível no site da Câmara..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisco Xavier Soares Filho - Coordenador.
2010 - 2010
Implantação do Sistema de Transmissão Ao Vivo das Reuniões da Câmara Municipal de Itapoá-SC
Descrição: Sem nenhum custo adicional, e com a utilização de um link de internet não dedicado de apenas 1,5 Mb, a Câmara Municipal de Itapoá implantou um sistema de transmissão das reuniões ao vivo. As gravações são disponibilizadas diretamente no site da Câmara Municipal, banner TV Câmara. Foi utilizado softwares gratuitos e um servidor stream dos EUA também gratuito. Com isso, a Casa busca garantir que o eleitor possa conferir, na íntegra, como seu vereador vota em cada um dos projetos apresentados, suas proposições e a postura que assume em plenário. Estas práticas antes não eram facilmente acompanhadas, em virtude de muitos eleitores não conseguirem comparecer nas reuniões ordinárias. O Projeto TV Câmara foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Casa. Há também um servidor dedicado para guardar os arquivos de gravações de qualquer Reunião, Audiência Pública, ou outra atividade oficial realizada no Plenário da Câmara de Itapoá. Após o término das gravações, é gerado um arquivo de áudio, que fica guardado em um robusto servidor. Dessa forma, o munícipe que quiser uma cópia da gravação de qualquer reunião oficial realizada no plenário da Câmara, após formalizar seu pedido junto à recepção da Câmara e mediante aprovação do Presidente, pode obter o arquivo em áudio. A importância do servidor está na proteção dos arquivos para eventuais falhas de sistemas e perdas de dados. Com procedimentos técnicos adequados, esses arquivos ficam 100% protegidos. Além disso, esse procedimento garante a possibilidade de funcionários e vereadores ouvirem as gravações em qualquer computador da Casa, seja para realizar trabalhos administrativos, ou para material político..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisco Xavier Soares Filho - Coordenador.
2010 - 2010
Adoção e substituição do sistema operacional Ubuntu Linux
Descrição: adoção do sistema operacional livre. A política de adoção de sistemas livres está em sintonia com a mais moderna cultura organizacional da administração pública. Além da economia com o não pagamento das licenças Microsoft, o sistema operacional Linux Ubuntu oferece grande desempenho e atende perfeitamente as necessidades dos funcionários e de todos os vereadores. A Câmara de Itapoá, respeitando a sua proporcionalidade, pode ser considerada como referência nacional na adotação do sistema operacional Linux. A diferença fica por conta da adoção além do setor administrativo, do apoio e utilização também por todos os vereadores. Como já mencionado, além dos funcionários, todos os vereadores utilizam o sistema operacional Linux Ubuntu. Isso demonstra o apreço dos vereadores de Itapoá pelo princípio da economicidade, e por entenderem se tratar de uma importante política de desenvolvimento de tecnologia regional..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisco Xavier Soares Filho - Coordenador.
2009 - 2009
Criação do Sitio do Jornal on-line Diário de Itapoá-SC
Descrição: O website da Internet intitulado Diário de Itapoá possui como slogan a frase ?Você bem informado sobre o dia-a-dia do município?. Tem como característica ser um jornal on-line que conta com informações sobre o município de Itapoá. Foi desenvolvido com a utilização de softwares livres, e conta com o CMS Joomla. É um site atualizado diariamente, permitindo uma maior cobertura dos acontecimentos locais e contribuindo para o fortalecimento de uma identidade itapoaense. A página inicial do site apresenta um visual moderno e traz as principais manchetes do Município em ordem cronológica, da mais recente à mais antiga. A referida página conta, também, com uma organizada divisão das editorias, onde se pode acessar as matérias por temas. Outro recurso da página inicial é o destaque dado aos últimos comentários dos leitores, últimas postagens no fórum, bem como últimas atualizações dos usuários da Rede Social. A home-page traz um menu prático para acesso às demais informações contidas no site, tais como: notícias, serviços e contatos. O site diferencia-se dos existentes no mercado pela constante atualização e a credibilidade que passa. Para tanto, ele é atualizado, no mínimo, uma vez ao dia, no que diz respeito ao plantão de notícias, com informações precisas e confiáveis, sem ceder espaços a especulações de fontes pouco confiáveis que possam não vir a ser confirmadas posteriormente. A posição do DI nos principais buscadores de conteúdo WEB também contribuiu para o aumento dos acessos. No Google, a tag trabalhada ?Itapoá? associado com outras palavras posicionam o site entre as primeiras colocações no google, através de técnicas de SEO..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2008 - 2016
Periódico: Diário de Itapoá


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: DIário de Itapoá


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
1º colocado, de 1 vaga, no concurso público para o cargo de Auditor da Prefeitura Municipal de Itapoá-SC - Edital nº 50/2015, Concurso organizado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina.
2015
2º colocado no concurso público para o cargo de Professor Substituto da Carreira de Magistério Superior para a disciplina de Administração - Gestão da Informação, da UFPR - Edital nº 176/2015, Pró-reitoria de Gestão de Pessoas - Universidade Federal do Paraná.
2014
4ª colocado, de 7 vagas, no concurso público para o cargo de Gestor Público da Prefeitura Municipal de Guaratuba - Edital nº 02/2013, Concurso organizado pela Universidade Federal do Paraná.
2014
4º colocado, de 10 vagas, no processo de seleção para o cargo de Tutor da Especialização em Gestão Pública - UFPR - Edital nº 113 CIPEAD/PROGRAD/UFPR, Departamento de Administração Geral e Aplicada - Universidade Federal do Paraná.
2008
2º colocado, de 2 vagas, no concurso público para o cargo de Agente Administrativo da Câmara Municipal de Itapoá-SC - Edital nº 02/2007, Concurso organizado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES FILHO, F. X.2016SOARES FILHO, F. X.; PINTO, J. S. P. ; CLEMENTE, A. . CRISE ECONÔMICA E A EVOLUÇÃO DAS DESPESAS COM PESSOAL NAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS DO LITORAL DE SANTA CATARINA. Congresso Virtual Brasileiro - Administração, v. 38, p. 13366-13383, 2016.

2.
SOARES FILHO, F. X.2016SOARES FILHO, F. X.; PINTO, J. S. P. ; CLEMENTE, A. . PREVISÃO DA RECEITA CORRENTE LIQUIDA DOS ENTES FEDERADOS: ANÁLISE DA ACURÁCIA DO MODELO GOVERNO VS MODELO HOLT-WINTER. Congresso Virtual Brasileiro - Administração, v. 38, p. 13408-13426, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES FILHO, F. X.. Prefeituras do Paraná cortam despesas para garantir o 13º. Gazeta do Povo, Curitiba-PR, 21 nov. 2014.

2.
SOARES FILHO, F. X.. Previsão de receitas de municípios do PR está descolada da realidade. Jornal Gazeta do Povo, Curitiba-PR, 18 set. 2014.

3.
SOARES FILHO, F. X.. Fiscalização ajuda cidades a gastar de forma eficaz. Gazeta do Povo, Curitiba-PR, 18 set. 2014.

4.
SOARES FILHO, F. X.. Palmas previu arrecadação maior entre 2006 e 2012. Gazeta do Povo, Curitiba-PR, 17 set. 2014.

5.
SOARES FILHO, F. X.. Especialistas destacam importância da transparência de dados públicos. Tribuna do Norte, Natal-RN, 21 ago. 2012.

6.
SOARES FILHO, F. X.. Depoimentos colhidos nas redes Interlegis. Jornal do Senado, Brasília, DF, 20 jun. 2012.

7.
SOARES FILHO, F. X.. Estudo recomenda uso do sistema. Agência Senado Federal, Brasília, DF, 23 maio 2012.

8.
SOARES FILHO, F. X.. Estudo recomenda uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Interlegis Brasil, Senado Federal - Brasília, p. 3 - 3, 20 maio 2012.

9.
SOARES FILHO, F. X.. Redes Interlegis - Depoimentos colhidos nas Redes Interligis. Portal Inter Jornal de Notícias, Maceió-AL.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES FILHO, F. X.. Casos de Sucesso: SAPL e a Adoção do Processo Legislativo 100% Eletrônico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES FILHO, F. X.. Transparência pública: argumentos para a tomada de decisão ao gestor público pela adoção do SAPL em Casas Legislativas de pequeno porte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SOARES FILHO, F. X.. Controle de Desenvolvimento de Serviços. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES FILHO, F. X.. III SECAD - Ética Profissional, pratique esta ideia (ISEPE Guaratuba-PR). 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SOARES FILHO, F. X.. Criação do Sitio próprio para as disciplinas ministradas no curso de Administração. 2016; Tema: Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia da Informação. (Site).

2.
SOARES FILHO, F. X.; PINTO, J. S. P. . Criação do Sitio do Mestrado em CIência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR. 2013. (Site).

3.
SOARES FILHO, F. X.. Criação do Sitio da Câmara Municipal de Itapoá-SC. 2012. (Site).

4.
SOARES FILHO, F. X.. Criação do Sitio do Jornal on-line Diário de Itapoá-SC. 2011. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES FILHO, F. X.. Palestra sobre Orçamento Pessoal. 2010. .

2.
SOARES FILHO, F. X.. Palestra sobre Orçamento Pessoal. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES FILHO, F. X.; SELEME, R.; VODOVOZ, E.. Participação em banca de Cleber Bianchessi. O planejamento estratégico como ferramenta para a gestão educacional no processo da evasão escolar do ensino técnico no colégio estadual Professora Maria Aguiar Teixeira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

2.
SOARES FILHO, F. X.; SELEME, R.; VODOVOZ, E.. Participação em banca de Fernando Boff. Efetividade da Política Municipal de Segurança Pública através da Guarda Municipal de Curitiba. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

3.
SOARES FILHO, F. X.; SELEME, R.; VODOVOZ, E.. Participação em banca de Márcia Regina. Gestão de pessoas e o comportamento organizacional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

4.
SOARES FILHO, F. X.; SELEME, R.; VODOVOZ, E.. Participação em banca de Vanessa Vernizi Hohmann Garcia. A capitação como instrumento para a gestão de competências: estudo de caso do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde do Paraná. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

5.
SOARES FILHO, F. X.; SELEME, R.; VODOVOZ, E.. Participação em banca de Isabel Cristina Hupalo. A utilização eficaz do Pregão Eletrônico para aquisições e serviços no órgão público federal ?x?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

6.
SOARES FILHO, F. X.; SELEME, R.; VODOVOZ, E.. Participação em banca de Virna Marini Pedrazzani. A modalidade de licitação Pregão na Administração Pública. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

7.
SOARES FILHO, F. X.; SELEME, R.; VODOVOZ, E.. Participação em banca de Claudinei Duarte de Lima. A data-base como programa motivacional de reconhecimento dos servidores municipais de Colombo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

8.
SOARES FILHO, F. X.; SELEME, R.; VODOVOZ, E.. Participação em banca de Farid Gelasco Maischitzky. Proposta de melhoria de processos voltados aos servidores públicos prestados à sociedade pelo DETRAN/PR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

9.
SOARES FILHO, F. X.; SELEME, R.; VODOVOZ, E.. Participação em banca de Jordão Pereira. Organização de Documentos em Processos de Afastamento de Servidores da UFPR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

10.
SOARES FILHO, F. X.; GIACOMINI, M. M.; COSTA, J. C. N.. Participação em banca de Letícia da Cruz dos Santos. Análise sobre objetivo profissional e seu interesse na sala de aula dos alunos de ensono médio do período noturno da Escola Estadual José Bonefácio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

11.
SOARES FILHO, F. X.; GIACOMINI, M. M.; COSTA, J. C. N.. Participação em banca de Vivian Cristina Gaspar. Estudo dos conflitos entre os servidores municipais para melhoria do processo educacional na Escola Municipal em Tempo Integral Leôncio Correia, em Paranaguá. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

12.
SOARES FILHO, F. X.; GIACOMINI, M. M.; COSTA, J. C. N.. Participação em banca de Leonete Cassemiro de Oliveira Paula. A imunidade tributária para entidades religiosas localizadas em Paranaguá ? PR, e a incidência do imposto sobre serviços da construção civil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

13.
SOARES FILHO, F. X.; GIACOMINI, M. M.; COSTA, J. C. N.. Participação em banca de Adelir de Fatima Hamud da Silveira. Análise e propostas para redução da evasão escolar da educação de jovens e adultos (EJA), no Colégio Est. Profa. Maria de L. R. Morozowski na cidade de Paranaguá. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

14.
SOARES FILHO, F. X.; GIACOMINI, M. M.; COSTA, J. C. N.. Participação em banca de Gisele Cristina Silva. Comportamento organizacional versus Serviço Público: Divergências perceptíveis da atuação e ritmo de trabalho da área educacional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

15.
SOARES FILHO, F. X.; GIACOMINI, M. M.; COSTA, J. C. N.. Participação em banca de Hallyson José Ramos da Silva. Programa escola aberta, do aprendizado a diversão. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES FILHO, F. X.. Participação em banca de Eduardo Alves de Souza.Gestão de Estoque da Casa do Pescado: A importância e as soluções de para uma boa gestão.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

2.
SOARES FILHO, F. X.. Participação em banca de Reginaldo Cristiano Mariano de Souza.Fidelização de clientes utilizando as redes sociais na Empresa Guará Surf.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

3.
SOARES FILHO, F. X.. Participação em banca de Fernando Hernaski Lima.Fidelização do cliente na empresa Tomelin Esportes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

4.
SOARES FILHO, F. X.; ZAGORSKI, N.; FERNANDES, R. P.; REZENDES, M.. Participação em banca de Carina Zaranski Taborda.Alternativas para pesquisas de preços nas licitações da Secretaria Municipal de Educação de Itapoá-SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

5.
SOARES FILHO, F. X.; ZAGORSKI, N.; FERNANDES, R. P.; REZENDES, M.. Participação em banca de Jamilson Zimermann da Silva.Gestão de Estoque informatizado na empresa Pescamar Entreposto de Pescados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

6.
SOARES FILHO, F. X.; TYBUR, P. P.; SCHEUER, L.. Participação em banca de Letícia Silva de Oliveira.Educação Corporativa no Banco do Brasil: uso de educação à distância com ferramentas de TI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

7.
SOARES FILHO, F. X.; TYBUR, P. P.; SCHEUER, L.. Participação em banca de Roberto Portugal Freixo.Análise da qualidade do atendimento de suporte técnico no setor de automação comercial da empresa GR8 Automação e Serviços. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
SOARES FILHO, F. X.; BISCAIA, L.; APOLINARIO, A. S. A. C.. 5ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9º EnGITEC - Senado Federal - Interlegis.Casos de Sucesso: SAPL e a Adoção do Processo Legislativo 100% Eletrônico. 2017. (Encontro).

2.
III SECAD - Semana da Administração (ISEPE). 2016. (Simpósio).

3.
I Fórum Regional de Cidades Digitais do Nordeste de SC. 2015. (Seminário).

4.
Curso preparatório para Análise de Investimentos. 2014. (Oficina).

5.
Processo legislativo da Câmara Municipal: da teoria à prática e e controle de almoxarifado. 2014. (Seminário).

6.
Sistema de Custos Aplicado ao Setor Pública. 2014. (Seminário).

7.
XII Congresso Catarinense de Municípios. 2014. (Congresso).

8.
XVI Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal - Tribunal de Contas de SC. 2014. (Encontro).

9.
II Fórum Catarinense de Gestão Pública. 2013. (Congresso).

10.
Licitações: Formação, Atualização de Pregoeiros e Sistema de Registro de de Preços. 2013. (Seminário).

11.
SuGestão III Jornada da Gestão da Informação. Transparência Publica em Sítios Eletrônicos. 2013. (Congresso).

12.
IV Plone Symposium South America. 2012. (Simpósio).

13.
V EnGITEC - Senado Federal.Transparência pública: argumentos para a tomada de decisão ao gestor público pela adoção do SAPL em Casas Legislativas de pequeno porte. 2012. (Encontro).

14.
V EnGITEC - Senado Federal. 2012. (Encontro).

15.
IV EnGITEC - Senado Federal. 2011. (Encontro).

16.
Federação Catarinense de Municípios. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES FILHO, F. X.. Encontro Latino‐americano de Edificações e Comunidades Sustentáveis ‐ ELECS 2013. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernando Hernaski Lima. Fidelização do cliente na empresa Tomelin Esportes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Orientador: Francisco Xavier Soares Filho.

2.
Eduardo Alves de Souza. Gestão de Estoque da Casa do Pescado: A importância e as soluções de para uma boa gestão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Orientador: Francisco Xavier Soares Filho.

3.
Reginaldo Cristiano Mariano de Souza. Fidelização de clientes utilizando as redes sociais na Empresa Guará Surf. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Orientador: Francisco Xavier Soares Filho.

4.
Carina Zaranski Taborda. Alternativas para pesquisa de preços em licitações públicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão. Orientador: Francisco Xavier Soares Filho.

5.
Jamilson Zimermann da Silva. Gestão de estoque informatizado na empresa Pescamar Entreposto de Pescados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão. Orientador: Francisco Xavier Soares Filho.

6.
Letícia SIlva de Oliveira. Educação corporativa no banco do Brasil: uso da educação à distância com ferramentas de TI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão. Orientador: Francisco Xavier Soares Filho.

7.
Roberto Portugal Freixo. Análise da Qualidade do Atendimento de Suporte Técnico no Setor de Automação Comercial da Empresa GR8 Automação e Serviços Ltda - ME. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão. Orientador: Francisco Xavier Soares Filho.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SOARES FILHO, F. X.. Controle de Desenvolvimento de Serviços. 2007.


Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES FILHO, F. X.. Estudo recomenda uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Interlegis Brasil, Senado Federal - Brasília, p. 3 - 3, 20 maio 2012.

2.
SOARES FILHO, F. X.. Especialistas destacam importância da transparência de dados públicos. Tribuna do Norte, Natal-RN, 21 ago. 2012.

3.
SOARES FILHO, F. X.. Estudo recomenda uso do sistema. Agência Senado Federal, Brasília, DF, 23 maio 2012.

4.
SOARES FILHO, F. X.. Redes Interlegis - Depoimentos colhidos nas Redes Interligis. Portal Inter Jornal de Notícias, Maceió-AL.

5.
SOARES FILHO, F. X.. Depoimentos colhidos nas redes Interlegis. Jornal do Senado, Brasília, DF, 20 jun. 2012.

6.
SOARES FILHO, F. X.. Palmas previu arrecadação maior entre 2006 e 2012. Gazeta do Povo, Curitiba-PR, 17 set. 2014.

7.
SOARES FILHO, F. X.. Prefeituras do Paraná cortam despesas para garantir o 13º. Gazeta do Povo, Curitiba-PR, 21 nov. 2014.

8.
SOARES FILHO, F. X.. Fiscalização ajuda cidades a gastar de forma eficaz. Gazeta do Povo, Curitiba-PR, 18 set. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
SOARES FILHO, F. X.. Transparência pública: argumentos para a tomada de decisão ao gestor público pela adoção do SAPL em Casas Legislativas de pequeno porte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES FILHO, F. X.. Casos de Sucesso: SAPL e a Adoção do Processo Legislativo 100% Eletrônico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES FILHO, F. X.. Encontro Latino‐americano de Edificações e Comunidades Sustentáveis ‐ ELECS 2013. 2013. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SOARES FILHO, F. X.; PINTO, J. S. P. . Criação do Sitio do Mestrado em CIência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR. 2013. (Site).

2.
SOARES FILHO, F. X.. Criação do Sitio do Jornal on-line Diário de Itapoá-SC. 2011. (Site).

3.
SOARES FILHO, F. X.. Criação do Sitio próprio para as disciplinas ministradas no curso de Administração. 2016; Tema: Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia da Informação. (Site).

4.
SOARES FILHO, F. X.. Criação do Sitio da Câmara Municipal de Itapoá-SC. 2012. (Site).




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