Maria Clara Baldez Boing

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  • Última atualização do currículo em 10/09/2017


Graduada em Comunicação Social - Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED e integra o Grupo de Pesquisa CNPq Curriculos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CUNADI). Educadora, com experiência em museus de arte e centros culturais, e pesquisadora na área de Educação, se envolvendo com temas como cotidianos, práticas museais, formação de educadores e narrativas. Se interessa pelos usos dos públicos nos museus, aproximações entre processos pedagógicos e processos artísticos e a educação praticada nos/dos/com os cotidianos. Atua como Educadora de Projetos, nas interfaces entre escolas e museu pelos programas de Visitas Educativas e Formação com Professores da Escola do Olhar no Museu de Arte do Rio, onde trabalha desde 2013. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Clara Baldez Boing
Nome em citações bibliográficas
BOING, M. C. B.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A educação praticada no/com o MAR: o que nos dizem gestos e narrativas dos educadores do museu?,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
Palavras-chave: Educação; Museus; Formação de educadores; Mediação Cultural; Narrativas; Gestos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
2007 - 2011
Graduação em Comunicação Social- Cinema.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A influência da pintura impressionista no cinema.
Orientador: Silvio Tendler.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Sociedade Brasileira de Educação Colégio Santo Inácio, SBECSI, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Do que estamos falamos quando falamos em mediação cultural?. (Carga horária: 36h).
Escola de Artes Visuais - Parque Lage, EAV, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação para Mediadores do MAR.
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2009 - 2009
Direção de Arte para Cinema e Televisão. (Carga horária: 44h).
Pólo de Pensamento Contemporâneo, POP, Brasil.


Atuação Profissional



Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educadora de Projetos, Carga horária: 44
Outras informações
Atuar na gestão da equipe de educadores e, junto com a coordenação pedagógica, conceber e executar o programa de formação continuada da equipe. Desenvolver com a Gerência de Educação as ações de envolvimento, participação, relacionamento, integração e formação com diferentes públicos do museu, com foco na comunidade escolar. Planejar e executar os programas e projetos da Escola do Olhar, na articulação com secretarias de governo, ONGs, Associações, Instituições de Formação, pesquisa e projetos culturais e sociais.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora Supervisora, Carga horária: 44
Outras informações
Supervisão da equipe de educadores, desenvolvendo ações de formação e reflexão e atuando no planejamento organizacional e operacional da equipe. Conceber e planejar ações educativas relacionadas às linhas de atuação do museu. Propor práticas relacionadas aos programas públicos do MAR.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Pesquisa, planejamento e realização de visitas educativas, assim como Conversas de Galerias e Atividades Educativas com visitantes espontâneos; participação do programa de formação continuada de Educadores, palestras e workshops realizados no museu.


Rede Globo de Televisão, RGT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Editor de VT, Carga horária: 44
Outras informações
Edição e revisão técnica de filmes e séries da programação do canal. Tradução e legendagem do inglês para o português.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio na Divisão de Cinema: assistente de produção, edição linear, legendagem e arquivo de taipes.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário da ilha de edição, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
AS AUDIOVISUALIDADES E AS REDES DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE TECIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES ? UM ESTUDO COM VÍDEOS ESCOLARES CONTRA HOMOFOBIA COMPARTILHADOS NO YOUTUBE.
Descrição: Este projeto de pesquisa, em continuidade aos estudos que temos desenvolvido na interface currículo, narrativas audiovisuais e diferença, busca investigar, problematizar e alargar as redes de significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores/as, dentro-fora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o propósito de contribuir com as práticas-teorias que buscam pensar, desnaturalizar e combater a discriminação, a inferiorização e a violência contra mulheres e contra as pessoas consideradas como desviantes em relação aos modos hegemonicamente legitimados de experimentar as potências do corpo, tais como homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros, entre outros, nos cotidianos escolares. Nosso interesse está na problematização dos processos de produção de conhecimentos e de subjetividades tecidos com as demandas curriculares da formação em suas articulações com as apropriações cotidianas de formas-conteúdos audiovisuais e com as múltiplas possibilidades de ação docente que se engendram nessa trama. Entendemos que a formação, como processo de invenção de si e de mundo, se tece com o que é aprendido nos diferentes contextos em que se vive, entre eles o dos usos das mídias. O recorte do estudo atual visa o mapeamento e a análise com os/as estudantes de Pedagogia de vídeos contra a homofobia produzidos como trabalhos escolares e divulgados no site de compartilhamento YouTube na internet. Em um levantamento exploratório, encontramos vídeos produzidos por estudantes de diferentes níveis em ensino, da educação básica à superior, das redes públicas e privadas de várias regiões do país, em diferentes disciplinas. Articulando múltiplos regimes de imagens (feitas com celular, webcam, máquina fotográfica, imagens de arquivo, etc), de sons (depoimentos, diálogos, leitura de textos, músicas, ruídos, silêncios, etc) e formatos (documentário, ficção, videoclipe, etc), essas narrativas audiovisuais se situam no limiar das audiovisualidades contemporâneas, embaçando fronteiras entre códigos, linguagens e recepção-produção. Essas produções, para além das técnicas e tecnologias, hibridizam também concepções teóricas e políticas sobre gênero e sexualidade e se constituem em um dos modos pelos quais o debate sobre a homofobia se forja e atravessa os cotidianos escolares, enfrentando e ao mesmo tempo compondo com as políticas educacionais e os programas governamentais. A pesquisa será desenvolvida em quatro eixos: 1) memórias fílmicas, a partir do qual pretendemos avançar no mapeamento do consumo e das apropriações de obras cinematográficas pelos/as estudantes de Pedagogia; 2) exibição de filmes produzidos pela indústria audiovisual (ficção e documentário) que abordam especificamente a temática de gênero e sexualidade, acompanhada por leitura de textos e debates sobre a questão proposta; 3) mapeamento, exibição e debates sobre os vídeos contra a homofobia produzidos por estudantes de diferentes redes de ensino e divulgados no YouTube, seguida da análise dessas produções visando à identificação das concepções teóricas e políticas que as atravessam; 4) produção de audiovisuais contra o preconceito e a violência contra mulheres e a população LGBT com as/os estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Maria Clara Baldez Boing - Integrante / Maria da Conceição Silva Soares - Coordenador / Simone Gomes da Costa - Integrante / Cristiano Sant'Anna de Medeiros - Integrante / Leonardo Amaro Nolasco da Silva - Integrante / Nelson Santiago - Integrante / Rosane Tesch de Oliveira - Integrante / Bruno Costa Lima Rossato - Integrante / Fabiana Mendes Folly - Integrante / Brenda da Silva Ferreira - Integrante / Diogo Vieira Nascimento - Integrante / Vinícius Leite Reis - Integrante / Gabrielle Clara de A. Freitas - Integrante / Felipe dos S. Ferraz Pires - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BOING, M. C. B.; NICHOLS, N. C. . Do que não se mede, do que não se vê. In: Lisette Lagnado. (Org.). O nome do medo. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Arte do Rio, 2017, v. 1, p. 47-49.

2.
COSTA, S. G. ; BOING, M. C. B. ; SANTIAGO, N. . Entre putas e lutas - ou breves considerações sobre o filme Puta Luta. In: Virginia de Oliveira Silva; Janaine Aires. (Org.). Cinema paraibano e gênero. 1ed.João Pessoa: Xeroca, 2015, v. 1, p. 205-229.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HEITOR, G. K. ; BOING, M. C. B. . Do things Exist Unseen? Creation and Experimentation in Continuing Education with Educators at Rio Art Museum. Wrong Wrong, Lisboa, p. 1 - 14, 10 jun. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOING, M. C. B.. A educação praticada no/com o Museu de Arte do Rio: Modos de habitar o museu. In: IX Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. p. 1-18.

2.
BOING, M. C. B.; COSTA, S. G. ; SANTIAGO, N. . Considerações sobre o filme Tomboy: Diálogos entre educação, cinema e sexualidade. In: VIII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias, 2015, Rio de Janeiro. Movimentos sociais e educação. Rio de Janeiro: UERJ, 2015.

3.
BOING, M. C. B.; SANTIAGO, N. ; COSTA, S. G. . Tomboy: um diálogo entre educação, cinema e sexualidade. In: III Seminário Nacional de educação, diversidade sexual e direitos humanos, 2014, Vitória. # 3 Seminário Nacional de educação, diversidade sexual e direitos humanos. Vitória: UFES, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BOING, M. C. B.; SANTIAGO, N. ; COSTA, S. G. . Tomboy: Atravessamentos entre educação, cinema e sexualidade.. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. Ativismos das dissidências sexuais e de gênero. Salvador: UFB, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BOING, M. C. B.. A educação praticada no/com o Museu de Arte do Rio: Modos de habitar o museu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BOING, M. C. B.; HEITOR, G. K. . Do things exist unseen? Criticism, creation and experimentation in continuing education with educators at the Museu de Arte do Rio (MAR). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BOING, M. C. B.. Apresentação da Escola do Olha do Museu de Arte do Rio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BOING, M. C. B.. A educação praticada no/com o MAR: o que nos dizem gestos e narrativas dos educadores do museu?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BOING, M. C. B.; SANTIAGO, N. ; COSTA, S. G. . Tomboy: Atravessamentos entre educação, cinema e sexualidade.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BOING, M. C. B.; SANTIAGO, N. ; COSTA, S. G. . Considerações sobre o filme Tomboy: Diálogos entre educação, cinema e sexualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BOING, M. C. B.; SANTIAGO, N. ; COSTA, S. G. . Tomboy: um diálogo entre educação, cinema e sexualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
HEITOR, G. K. ; BOING, M. C. B. ; MELO, J. . Concepção e coordenação geral do V Curso de Formação de Mediadores: Mediação e processos participativos. 2017.

2.
BOING, M. C. B.. Educadora de projetos da edição de Material Educativo: Escola do Olhar - Práticas Educativas do Museu de Arte do Rio - 2013 - 2015. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
BOING, M. C. B.. Coordenação da sessão de apresentação de trabalhos 3 do eixo temático 'Redes educativas, cotidianos e práticas culturais e a questão da democracia' do IX seminário internacional redes educativas e as tecnologias. 2017. (Coordenação da sessão de apresentação de trabalhos).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: Currículo, Criação e Heterotopias e I Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade,.Painel: Arte no espaço do sentido. 2017. (Seminário).

2.
IV Jornada de Arte e Educação do Museu de Arte do Rio.O MAR como inspiração para pesquisas acadêmicas.. 2016. (Outra).

3.
A arte como ferramenta de aprendizagem na primeira infância. 2013. (Encontro).

4.
Das paredes às redes: educação e tecnologia, corpo e subjetividade. 2013. (Encontro).

5.
Histórias de Fantasmas para Gente Grande. 2013. (Simpósio).




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