Mísia Macedo Dantas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8481061142354984
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco, campus CAA. Pesquisadora do RANDOM - Risco e Análise de Decisão em Operações e Manutenção. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Campina Grande. Ex-Bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na modalidade graduação sanduíche realizada na Université de Technologie de Compiègne - França. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mísia Macedo Dantas
Nome em citações bibliográficas
DANTAS, M. M.;DANTAS, M.M.;Dantas, M

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia de Produção.
Avenida da Arquitetura
Cidade Universitária
50740550 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 38795555
Ramal: 5595


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Cristiano Alexandre Virgínio Cavalcante.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2018
Mestrado em Engenharia de Produção - Centro Acadêmico do Agreste.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Proposição de Políticas Ótimas de Estoque Considerando Mais de Um Fornecedor na Cadeia de Suprimentos para a Problemática Newsvendor,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Rodrigo Sampaio Lopes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Grande área: Engenharias
2009 - 2015
Graduação em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS UM ESTUDO DAS PRÁTICAS EXISTENTES NAS PRINCIPAIS CONSTRUTORAS DE CAMPINA GRANDE ? PB.
Orientador: Fernando Schramm.
2012 - 2013
Graduação em Génie de Systèmes Mécaniques.
Universitè de Technologie de Compiègne, UTC, França.
com período sanduíche em Universitè de Technologie de Compiègne (Orientador: -).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Desenhista Copista - CAD. (Carga horária: 100h).
SENAI - Departamento Regional da Paraíba, SENAI/DR/PB, Brasil.



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS ÓTIMA DE ESTOQUE COM MAIS DE UM FORNECEDOR NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO
Descrição: O gerenciamento de estoque é um problema de grande interesse para os decisores na cadeia de suprimentos e a função de compras exerce um papel fundamental neste sentido. No entanto, a dinamicidade do mercado tem forçado os profissionais de compras a tomar decisões em condições de crescente incerteza. Além disso, os ciclos de vidas dos produtos têm se tornado cada vez mais curtos. Logo, gerenciar estoques de produtos do tipo Newsvendor é um grande desafio em virtude dos diferentes tipos de riscos que podem estar envolvidos como incerteza na demanda, rendimento e/ou capacidade aleatória do fornecedor, interrupção no fornecimento, entre outros. De acordo com a literatura pesquisada, existem alguns gaps que precisam ser melhor explorados como a retenção de clientes, a presença de um fornecedor de emergência com capacidade aleatória e a influência que o perfil de risco do varejista pode ter na política ótima de pedidos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo propor três novos modelos de decisão para a problemática Newsvendor. O Modelo 1 considera dois fornecedores regulares não confiáveis que entregam apenas uma percentagem do pedido quando sofrem uma interrupção e uma probabilidade de retenção de clientes que está associada à falta de estoque. Também foi proposto um caso especial em que as entregas parciais não são permitidas. Já o Modelo 2 considera a presença de dois fornecedores regulares não confiáveis e um fornecedor de emergência com capacidade aleatória que é acionado para cobrir a falta de estoque. E, o Modelo 3 busca incorporar o perfil de risco do varejista em um problema com um fornecedor regular confiável e um fornecedor de emergência com capacidade aleatória em que a demanda pode ter um caráter aditivo ou multiplicativo. Os resultados mostraram que os modelos são sensíveis aos parâmetros analisados, permitindo a obtenção de diversos insights gerenciais e ratificando a importância de se considerar as diferentes possíveis fontes de incerteza no processo decisório..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mísia Macedo Dantas - Integrante / Rodrigo Sampaio Lopes - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2014 - 2015
Formulação de Massas para Produção de Blocos Cerâmicos - Tecnologia da queima rápida
Descrição: As matérias-primas que fazem parte das massas utilizadas para fabricar produtos da cerâmica vermelha apresentam características químicas, mineralógicas e granulométricas que terão influência sobre o processamento e as propriedades finais dos produtos. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a influência da taxa de aquecimento sobre as transformações mineralógicas e morfológicas de massas, com diferentes faixas granulométricas, da cerâmica vermelha submetidas a temperaturas de 800 e 900°C, variando-se a taxa de aquecimento (10, 20, 30 e 40oC/min) e permanecendo na temperatura máxima durante 20 minutos. Serão utilizadas argilas provenientes de jazidas dos estados da Paraíba, as quais serão beneficiadas e caracterizadas através das técnicas de análises química, mineralógica, granulométrica e térmica. Posteriormente, serão formuladas massas que atendiam aos requisitos necessários para a fabricação de blocos e telhas, de acordo com o Diagrama de Winckler. Os corpos de prova serão conformados por prensagem e submetidos a tratamento térmico (secagem e queima) para avaliação das propriedades tecnológicas, tais como: absorção de água, retração de secagem e queima e determinar o módulo de ruptura à flexão. Após os tratamentos térmicos as modificações mineralógicas na estrutura cristalina das argilas serão avaliadas por meio de difração de raios X, a ênfase será analisar as transformações de fases e a composição das fases formadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mísia Macedo Dantas - Coordenador / Lisiane Navarro de Lima Santana - Integrante / Renato Correia dos Santos - Integrante.
2013 - 2014
ANALISE DE EVOLUÇÃO MICROESTRUTURAL DE MASSAS CERÂMICAS - INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mísia Macedo Dantas - Integrante / Lisiane N. L. Santana - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2012
Estudos de novas ocorrências de argilas Bentoniticas do Município de Pedra Lavrada,PB Visando seu Uso em Fluidos de Perfuração de Poços de Petróleo
Descrição: A Paraíba possui grandes reservas de argilas bentoníticas, sendo as maiores jazidas no município de Boa Vista, PB. Recentemente foram descobertos novos depósitos nos municípios de Cubatí e Pedra Lavrada-PB, criando uma grande expectativa de ampliação das novas reservas para produção industrial. Assim esse projeto tem como objetivo estudar as novas ocorrências de argilas esmectíticas do Município Pedra Lavrada, PB, que se constitui nas mais recentes ocorrências de argilas esmectiticas brasileiras que estão em processo de mineração incipiente. Desta forma esse projeto possibilitará estender os estudos realizados até o momento, visando organofilizar as novas ocorrências. Pretende-se adequar as variedades das ocorrências supra mencionadas para uso em fluidos de perfuração base água e base orgânica como viscosificante e avaliar os fluidos por meio de normas Petrobras. Este estudo proporcionará também a substituição de argilas organofílicas importadas por produtos nacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mísia Macedo Dantas - Integrante / Gelmires de Araújo Neves - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
OBTENÇÃO DE ARGILAS ORGANOFÍLICAS ATRAVÉS DE TENSOATIVOS NÃO IÔNICOS VISANDO SEU USO COMO CARGAS NANOMÉTRICAS EM MATRIZES POLIMÉRICAS
Descrição: No que se refere a uso de argilas organofílicas como cargas nanométricas um elevado número de trabalhos foram desenvolvidos, principalmente com uso de tensoativos iônicos e extrusão convencional. Porém, o uso de tensoativos não iônicos vem paulatinamente substituindo os tradicionais tensoativos iônicos, principalmente os sais quartenários de amônio, em virtude de seu elevado potencial de degradabilidade ambiental e sua melhor resistência a degradação térmica. Ainda assim, os organofilizados com tensoativos não iônicos têm sido pouco estudados, principalmente visando seu uso para cargas nanométricas em matrizes poliméricas. Logo, este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de argilas organofílicas a partir de tensoativos não iônicos e suas misturas visando uso como cargas nanométricas em matrizes poliméricas (nanocompósitos). Além disso, a importância dessa proposta também está baseada no desenvolvimento e na substituição das argilas organofílicas importadas por um produto nacional obtido com uso de tensoativos não iônicos. A caracterização das amostras das argilas estudadas foi efetuada através das técnicas: AG, DRX, EDX, ATG e ATD, sendo típica de argilas bentoníticas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mísia Macedo Dantas - Integrante / wilma sales cavalcanti - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
SÍNTESE DE NANOALUMINA UTILIZANDO ACETATO DE ALUMÍNIO E ATIVAÇÃO QUÍMICA
Descrição: Estudos têm demonstrado que sínteses químicas de materiais cerâmicos têm sido cada vez mais estudadas e otimizadas para a obtenção de partículas com características desejadas, principalmente em termos de tamanho e morfologia. Assim, esse trabalho teve por objetivo investigar a síntese de nanoaluminas alfa livre de aglomerados duros, a fim de se obter pós com características que possibilitem seu uso em processos de sinterização, através de um procedimento inédito de síntese de nanoalumina utilizando ativação química. Os resultados sugerem que os ataques mais eficientes foram com a solução 2,0 M por 2 e 4h obtidos a partir da decomposição do acetato a 650oC, ataque ácido e sua calcinação a 900oC, outro ataque eficiente foi com a amostra tratada com solução 0,5M por 1h, após calcinação a 1000oC. A partir do material obtido da decomposição do acetato a 650oC, ataque ácido e sua calcinação a 1000oC, observou-se que a quantidade de alumina alfa em todos os materiais aumentou significativamente com o aumento da temperatura de calcinação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, MIRTYS ALLAMANA FERREIRA2014 CARDOSO, MIRTYS ALLAMANA FERREIRA ; CHAVES, ALEXSANDRA CRISTINA ; DANTAS, M.M. ; DA SILVA, ISABELLE ALBUQUERQUE ; PEREIRA, I.D.S. ; NEVES, GELMIRES ARAÚJO ; FERREIRA, HEBER CARLOS . Particle Size Study of Smectite Clays from the City of Pedra Lavrada-PB. Materials Science Forum (Online), v. 775-776, p. 377-382, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
Dantas, M; Santos, M ; Silva, D ; Bezerra, I ; Vieira, Y . Occupational health and work safety at a car wash in Campina Grande, Brazil. Occupational Safety and Hygiene III. 1ed.: CRC Press, 2015, v. , p. 285-288.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Dantas, M; LOPES, R. S. ; Cavalcante, C. A. V. . Tolerância ao risco e fornecimento de emergência não confiável no contexto newsvendor. In: L Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. Proceedings of the Brazilian Symposium on Operations Research. Rio de Janeiro: SOBRAPO, 2018.

2.
EMERENCIANO, M. A. M. J. ; DANTAS, M. M. ; LOPES, R. S. . Aplicação da metodologia SMED para redução do tempo de setup em uma indústria de bobinas plásticas. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017, Joinville. A Engenharia de Produção e as novas tecnologias produtivas: indústria 4.0, manufatura aditiva e outras abordagens avançadas de produção, 2017.

3.
DANTAS, M. M.; LOPES, R. S. . Política ótima de pedidos considerando dois fornecedores não confiáveis e retenção de clientes: Uma abordagem Newsvendor. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2017, Blumenau. OPORTUNIDADE EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA: TECNOLOGIAS DE PONTAS USANDO PESQUISA OPERACIONAL, 2017.

4.
SANTOS, R. C. ; SANTANA, L. N. L. ; MENEZES, R. R. ; V. NETO, J. ; DANTAS, M. M. ; RODRIGUES, R.M. ; SOUZA, T. G. . FORMULAÇÃO DE MASSAS CERÂMICAS PARA A FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DA CERÂMICA VERMELHA. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. Anais do 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014. p. 1873-1880.

5.
COSTA, N. C. O. ; FREITAS, B. R. ; MAIA, E. V. D. F. ; DANTAS, M. M. . ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE SACOLAS PLÁSTICAS: UM ESTUDO DE CASO. In: XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2013, Salvador. A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
DANTAS, M. M.; LOPES, R. S. ; Cavalcante, C. A. V. . Tolerância ao risco e fornecimento de emergência não confiável no contexto newsvendor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
DANTAS, M. M.; LOPES, R. S. . Política ótima de pedidos considerando dois fornecedores não confiáveis e retenção de clientes: Uma abordagem Newsvendor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DANTAS, M. M.; CAVALCANTI, W. S. . Obtenção de Argilas Organofílicas através de Tensoativos não iônicos visando seu uso como cargas nanométricas em matrizes poliméricas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
L Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Tolerância ao risco e fornecimento de emergência não confiável no contexto newsvendor. 2018. (Simpósio).

2.
XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Política ótima de pedidos considerando dois fornecedores não confiáveis e retenção de clientes: Uma abordagem Newsvendor. 2017. (Simpósio).

3.
XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. ANÁLISE DA EVOLUÇÃO MICROESTRUTURAL DE MASSAS CERÂMICAS - INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO. 2014. (Congresso).

4.
Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Análise crítica do processo produtivo de uma indústria de sacolas plásticas: um estudo de caso. 2013. (Congresso).

5.
VIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Obtenção de Argilas Organofílicas através de Tensoativos não iônicos visando seu uso como cargas nanométricas em matrizes poliméricas. 2011. (Congresso).

6.
VII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grandeld e. Síntese de nanoalumina utilizando acetato de alumínio e ativação química. 2010. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARDOSO, MIRTYS ALLAMANA FERREIRA2014 CARDOSO, MIRTYS ALLAMANA FERREIRA ; CHAVES, ALEXSANDRA CRISTINA ; DANTAS, M.M. ; DA SILVA, ISABELLE ALBUQUERQUE ; PEREIRA, I.D.S. ; NEVES, GELMIRES ARAÚJO ; FERREIRA, HEBER CARLOS . Particle Size Study of Smectite Clays from the City of Pedra Lavrada-PB. Materials Science Forum (Online), v. 775-776, p. 377-382, 2014.



Outras informações relevantes


Bolsista Graduação Sanduíche pela Université de Technologie de Compiègne, França. Vigência: 07/2012 a 06/2013. Auxílio Financeiro: CAPES



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:18:14