Patrícia Nogueira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6898961761804995
  • Última atualização do currículo em 28/01/2013


Psicóloga, mestre em Linguistica Aplicada pela Unicamp; com especialização em Psicologia Clínica pela PUC-RJ e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena (1998). Experiência na área de Psicologia Clínica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Nogueira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, P. N.

Endereço


Endereço Profissional
Consultório Particular.
Rua Francisco Novaes, 64
Vila Ana Rosa Novaes
12700-000 - Cruzeiro, SP - Brasil
Telefone: (12) 31441048


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Silenciamento de singularidades: o discurso sobre o aluno,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Subjetividade, discurso, relação professor-aluno.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
2004 - 2005
Especialização em Psicologia Clínica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Transferência: o manejo peculiar em psicanálise com crianças.
Orientador: Elizabeth da Rocha Miranda.
1994 - 1998
Graduação em Psicologia - Formação de psicólogo/ Licenciatura.
Centro Universitário Salesiano de Lorena.
Título: Os Valores e o Processo de Individuação no final da Adolescência.
Orientador: Conrado Neves Sathler.
1990 - 1993
Curso técnico/profissionalizante.
E.E.P.S.G. Oswaldo Cruz.




Formação Complementar


2005 - 2007
Formação em Psicanálise.
Formações Clínicas do Campo Lacaniano - RJ.


Atuação Profissional



Consultório Particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 20


Escola Superior de Cruzeiro.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6


Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia
Outras informações
Módulo de Desenvolvimento Cognitivo com duração de 30 horas.


Centro Universitário Salesiano de Lorena, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Curso de Extensão
Outras informações
Curso de extensão para graduandos em Psicologia sobre Psicopatologia.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Regente on line, Enquadramento Funcional: Regente on line
Outras informações
A disciplina foi coordenada pela Profa. Dra. Maria José Rodrigues Faria Coracini, com duração de 30h, sendo que 15h foram destinadas às atividades on line. Foi ministrada no âmbito do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu "Linguagem, Práticas Discursivas e Criança" para professores da educação infantil da Prefeitura Municipal de Campinas e desenvolvida no IEL/UNICAMP.


Faculdades Integradas de Cruzeiro.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Substituição de professor, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 8
Outras informações
Substituição de professor de Psicologia na disciplina de Psicologia da Aprendizagem, na turma do 2o. semestre de Pedagogia.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJ.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Área de Desenvolvimento, Carga horária: 40
Outras informações
Programação e acompanhamento dos cursos técnicos.Trabalho desenvolvido junto aos docentes e discentes da instituição.

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente


Colégio Cristo Rei.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente alfabetização, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. N.. Dos diagnósticos no cotidiano escolar: a criança enquanto objeto de gozo na contemporaneidade. In: I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade, 2011, Rio de Janeiro. I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade, 2011.

2.
SILVA, P. N.. Os "problemas de aprendizagem" nas classes de alfabetização: silenciamento de singularidades. In: XV SETA - Seminário de Teses em Andamento, 2009, Campinas. XV SETA - Caderno de Resumos, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. N.. Silenciamento de singularidades: "problemas de aprendizagem" nas classes de alfabetização. In: XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, psicanálise e educação na cultura contemporânea, 2010, Belo Horizonte. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, 2010. v. 1. p. 9-310.

2.
SILVA, P. N.. Passo a passo: um caminhar com a Psicologia Jurídica. In: III Congresso Ibero-americano de Psicologia Jurídica, 2000, São Paulo. Anais do III Congresso Ibero-americano de Psicologia Jurídica. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2000. v. I. p. 285-286.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, P. N.. Dos diagnósticos no cotidiano escolar: a criança enquanto objeto de gozo na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, P. N.. Silenciamento de singularidades: "problemas de aprendizagem" nas classes de alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, P. N.. Silenciamento de singularidades: o discurso sobre o aluno em processo de alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, P. N.. Os "problemas de aprendizagem" no dizer de professores das classes de alfabetização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, P. N.. Os "problemas de aprendizagem" no dizer dos professores das classes de alfabetização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, P. N.. Alfabetização: representações dos professores sobre distúrbios de aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, P. N.. Passo a passo: um caminhar com a Psicologia Jurídica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade. Dos diagnósticos no cotidiano escolar: a criança enquanto objeto de gozo na contemporaneidade. 2011. (Congresso).

2.
Tecnologias (de si): ensino, diversidade e identidade. 2011. (Seminário).

3.
A psicanálise e o discurso pedagógico. 2010. (Oficina).

4.
Didática das línguas, linguagem e modernidade. 2010. (Outra).

5.
II Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso.Silenciamento de singularidades: o discurso sobre o aluno em processo de alfabetização. 2010. (Seminário).

6.
X Jornada Corpolinguagem e III Encontro Outrarte. 2010. (Encontro).

7.
XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, psicanálise e educação na cultura contemporânea.Silenciamento de singularidades: "problemas de aprendizagem" nas classes de alfabetização. 2010. (Encontro).

8.
IX Jornada Corpolinguagem e II Encontro Outrarte - entreAto: o analítico e o poético. 2009. (Encontro).

9.
Seminário de Pesquisas sobre Identidades e Discurso.Os "problemas de aprendizagem" no dizer de professores das classes de alfabetização. 2009. (Seminário).

10.
XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Alfabetização: representações dos professores sobre distúrbios de aprendizagem. 2009. (Congresso).

11.
XV Seminário de Teses em Andamento.Os "problemas de aprendizagem" nas classes de alfabetização: silenciamento de singularidades. 2009. (Seminário).

12.
Ser-para-o-sexo:infâncias e errâncias - IX Jornadas de Formações Clínicas do Campo Lacaniano. 2007. (Encontro).

13.
O que posso saber? - VIII Jornadas de Formações Clínicas do Campo Lacaniano. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, P. N.. II Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso. 2010. (Outro).

2.
SILVA, P. N.. Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 2:50:30