Maycon Kennedy Barbosa Moleta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2472693234937524
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (2007), Especialização em Gestão de Sistema Educacional. Atualmente é professor no ensino Superior da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e professor-intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em Sala de Recursos Multifuncional pelo Governo do Estado de Roraima. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação superior e educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, surdez, LIBRAS e inclusão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maycon Kennedy Barbosa Moleta
Nome em citações bibliográficas
MOLETA, M. K. B.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2009
Especialização em Gestão de Sistema Educacional. (Carga Horária: 400h).
Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Título: GESTÃO EM ESCOLA INCLUSIVA: ANÁLISE DO ATENDIMENTO AO DEFICIENTE AUDITIVO/SURDO DO ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA..
Orientador: Wanderley Gurgel de Almeida.
2004 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DE NOVAS METODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: Ana Aparecida Vieira de Moura.




Formação Complementar


2013 - 2013
Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. (Carga horária: 20h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2008 - 2008
PROLIBRAS.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Interpretação Língua de Sinais/Português. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Educação Superior do Espírito Santo, IESES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina de LIBRAS, Carga horária: 4


Faculdade Montenegro, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de LIBRAS, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Boa Vista, PMBV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 25


Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário


Governo do Estado de Rorâima, GOVERNO/RR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Libras em Sala de Recursos, Carga horária: 25

Atividades

02/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
LIBRAS
02/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
LIBRAS

Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Atividades

07/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS, FUNDAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, GESTÃO E DOCÊNCIA, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, DIDÁTICA GERAL E CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS


Projetos de pesquisa


2015 - 2015
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a Língua Portuguesa para o Ensino de Surdos no município de Pacaraima.
Descrição: A LIBRAS precisa ser reconhecida como língua, forma de expressão e comunicação da comunidade surda em todo o território nacional, para a construção da política inclusiva, por isso, há necessidade de efetivação do aprendizado da LIBRAS como forma de comunicação entre surdos e surdos, e surdos e ouvintes do município de Pacaraima.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) .
Integrantes: Maycon Kennedy Barbosa Moleta - Coordenador / MARINALVA DA SILVA BRITO - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
A Educação Inclusiva: Base teórica e adaptações pedagógicas para atendimento às pessoas público-alvo da educação especial e dislexia em sala de aula.
Descrição: Este projeto visa contribuir para a política inclusiva voltada ao reconhecimento da diversidade de potencialidades individuais das pessoas com deficiência e diferenças. Bem como, promover novas formas de pensar e fazer educação, tanto especial como inclusiva no município de Boa Vista. E ainda, fomentar o reconhecimento das diferenças na aprendizagem a partir da visão das múltiplas inteligências, bem como contribuir na formação continuada dos professores do ensino regular em todos os níveis de ensino, regulada pela legislação educacional vigente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (5) .
Integrantes: Maycon Kennedy Barbosa Moleta - Coordenador / MARINALVA DA SILVA BRITO - Integrante.
2015 - 2015
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a Língua Portuguesa para o Ensino de Surdos no município de Pacaraima.
Descrição: Projeto voltado para o ensino da LIBRAS como língua das pessoas com surdez e processo de estratégias de ensino de Língua Portuguesa voltada para surdos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) .
Integrantes: Maycon Kennedy Barbosa Moleta - Coordenador / MARINALVA DA SILVA BRITO - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Língua Brasileira de Sinais.


Idiomas


Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica

Demais tipos de produção técnica
1.
MOLETA, M. K. B.. Língua Brasileira de Sinais. 2011. .

2.
MOLETA, M. K. B.. Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2010. .

3.
MOLETA, M. K. B.. Libras em Contexto. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PETERNELLA, Alessandra; MOLETA, M. K. B.; LIMA, Perla Alves Martins. Participação em banca de Eulidiane de Souza Moreira.Um estudo de caso: as práticas pedagógicas utilizadas para incluir um aluno com surdez no processo de ensino aprendizagem em uma escola municipal de Boa Vista/RR.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

2.
DIAS, Sheila Graziele Acosta; PETERNELLA, Alessandra; MOLETA, M. K. B.. Participação em banca de Rosa Dirmenia de Lima Silva.Educação Infantil e a Educação Inclusiva: Discussão acerca do tema a partir de uma experiência em uma escola do município de Boa Vista - RR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

3.
MARQUES, Jackson Hansen; Deon, Ana Paula da Rosa; MOLETA, M. K. B.. Participação em banca de Cristina Paiva Pinto.O Processo de Leitura na Escola Campo: refletindo as práticas pedagógicas no 2º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública da cidade de Boa Vista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

4.
SGUARIO, Edson; KONO, Claudia Piedade Rodrigues; MOLETA, M. K. B.. Participação em banca de BRUNA DINIZ.A Importância do Planejamento Coletivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

5.
LUCENA, Zilene Duarte de; MESQUITA, Ana Maria Medeiros Góes; MOLETA, M. K. B.. Participação em banca de Elisregina de Jesus Paiva; Sandy Monteiro da Silva Magalhães.Planejamento Participativo em Sala de Aula - desafios e possibilidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo de Debate: Tradutores Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa no Estado de Roraima.Formação, Atuação e Articulação com os espaços educacionais. 2016. (Simpósio).

2.
III Feira de Psicologia e Educação Especial: Caminhos para Inclusão.Surdez em Questão. 2009. (Outra).

3.
III Expo - Pedagógica e Científica.Adaptação da Obra de Agnelo Pacheco. 2005. (Outra).

4.
Oficina de Matemática "Material Dourado". 2004. (Oficina).

5.
I Seminário Estadual de Educação - Por Uma Educação de Qualidade. 2003. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCISCA SILVA E SILVA. A Prática Pedagógica no Processo de Inclusão dos Alunos com Deficiência Metal Leve. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia. Orientador: Maycon Kennedy Barbosa Moleta.

2.
GILVANA SILVA SANTOS. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISE SOBRE A INCLUSÃO DO DEFICIENTE MENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ENSINO REGULAR EM BOA VISTA-RR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia. Orientador: Maycon Kennedy Barbosa Moleta.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 20:08:43