Pedro Alexandre Cabral de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2765416068024362
  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí, graduação em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (2010), pós graduação em Administração Estratégica pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT. Atualmente é professor de cursos de graduação e pos graduação da Facid Wyden e Analista de Negócios. Tem experiência na área de Marketing e Administração de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos temas: ferramentas de gerenciamento de dados, Slice And Dice (análises cruzadas), Construção de Painéis de Indicadores (Scorecards) e Dashboards, Inteligência Artificial, Analise de concorrência e mapeamento de oportunidades em mídias especializadas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Alexandre Cabral de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, P. A. C.;CABRAL, P.A.

Endereço


Endereço Profissional
INFOWAY.
AV SENADOR AREA LEAO,1399
JOQUEI
64049-110 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 31316111
URL da Homepage: www.infoway-pi.com.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: O USO DO DATAMINING NA DESCOBERTA DE MARCAS IDENTITÁRIAS DO PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO DA REDE SOCIAL TWITTER,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Gustavo Fortes Said.
Palavras-chave: DATA MINING; Identidade; Twitter; Redes Socias.
2010 - 2012
Especialização em Administração Estratégica. (Carga Horária: 360h).
CEUT, CEUT, Brasil.
Título: A utilização do manager by wire na gestão eficiente de plano de saúde..
2005 - 2009
Graduação em ADMINISTRAÇÃO.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Pentaho Business Intelligence Open Source. (Carga horária: 32h).
Ambiente Livre, AL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Gestão em Midia Socias - Monitoramento e Métricas. (Carga horária: 9h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2011 - 2011
Business Intelligence com Pentaho. (Carga horária: 66h).
4Linux, 4LINUX, Brasil.
2009 - 2009
Postura, Qualidade no Trabalho e Atendimento. (Carga horária: 10h).
GB Consultoria em Etiqueta, GB, Brasil.
2009 - 2009
Gestão de Projeto. (Carga horária: 8h).
Portfolio Gestão e Capacitação, PORTFOLIO, Brasil.
2008 - 2008
Mercado de Capitais. (Carga horária: 10h).
CEUT, CEUT, Brasil.
2002 - 2002
Viabilidade de Negócios. (Carga horária: 20h).
Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor, ICCAPE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Integral Diferencial, FACID, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da Disciplina Administração Mercadológica, Planejamento Estratégico, Pesquisa Operacional


Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho, ICF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das disciplinas Marketing, Sistema de Informação Gerencial, Gestão de Projetos, Logistica e Jogos de Negócios


INFOWAY, INFOWAY, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 44


Instituto de Estudos Empresariais, IEMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pos- Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da Disciplina Criatividade Organizacional

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pos- Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da Disciplina Pesquisa de Mercado

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pos- Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da disciplina Marketing de Serviço


CEUT, CEUT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor 20h, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Disciplina de Monitoramento e Métrica para Web


UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pos- Graduação em Marketing Digital, Carga horária: 12
Outras informações
Professor da Disciplina Fundamentos de Marketing Digital

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pos- Graduação em Marketing Digital, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da disciplina Uso e acesso a serviços digitais


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TEMPORÁRIO, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das disciplinas Marketing, Sistema de Informação Gerencial e Planejamento estratégico e Jogos Empresarial


Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor 20h, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das disciplinas Marketing, Sistema de Informação Gerencial, Planejamento estratégico e Gestão da Inovação


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: PROFESSOR TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROVISORIO, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das disciplinas Produção e Gestão de Mercados


PagContas, PAGCONTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Creditos Digitais, Carga horária: 44



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Sistemas de Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing.


Prêmios e títulos


2014
Turma Professor Pedro Alexandre Cabral, Formandos da turma de Administração, UEMA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CABRAL, P.A.2012 CABRAL, P.A.. A utilização da Tecnologia de Informação na gestão de planos de saúde: um estudo de caso sobre processo de tomada de decisão no IAPEP SAUDE. Revista do Tribunal de Contas do Estado do Piaui, v. 16, p. 110-122, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SAID, G. F. (Org.) ; CABRAL, P.A. (Org.) . IV Encontro Internacional da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação: Livro de Resumos. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2016. 87p .

Capítulos de livros publicados
1.
SAID, G. F. ; CABRAL, P.A. . A sociedade na era do big data: dados demais, filtros de menos. In: Gustavo Said. (Org.). Tecnologias Midiáticas e Subjetividade. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 163-188.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CABRAL, P.A.; VIANA, THAMIRYS. D. . O uso do Data Mining e a descoberta de novos enquadramentos noticiosos: uma análise sobre o Programa Mais Médicos no G1.com e Estadão.com. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, 2014, Braga. O uso do Data Mining e a descoberta de novos enquadramentos noticiosos: uma análise sobre o Programa Mais Médicos no G1.com e Estadão.com, 2014.

2.
CABRAL, P.A.; VIANA, THAMIRYS. D. . A cultura do consumo e as influências junto ao consumido final: um estudo sobre o processo de compra de iphones no Brasil. In: VII Semana de comunicação do CEUT, 2014, Teresina. A cultura do consumo e as influências junto ao consumido final: um estudo sobre o processo de compra de iphones no Brasil, 2014.

3.
CABRAL, P.A.; SAID, G. F. . A sociedade na era do big data: Dados demais, filtros de menos. In: V Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, 2014, Campo Grande. A sociedade na era do big data: Dados demais, filtros de menos, 2014.

4.
VIANA, THAMIRYS. D. ; CABRAL, P.A. . A repercussão das ações Socialmente Responsáveis na decisão de compra dos consumidores: uma análise da Natura, suas ações e influência junto ao público. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, 2014, Braga. A repercussão das ações Socialmente Responsáveis na decisão de compra dos consumidores: uma análise da Natura, suas ações e influência junto ao público, 2014.

5.
CABRAL, P.A.; VIANA, THAMIRYS. D. . O USO DO DATA MINING PARA DESCOBERTA DE ENQUADRAMENTOS DURANTE A ECLOSÃO DAS MANIFESTAÇÕES NOS SITES G1 E ESTADÃO. In: V Simpósio de Ciberjornalismo, 2013, Campo Grande. Rotinas Produtivas, 2013.

6.
CABRAL, P.A.; VIANA, THAMIRYS. D. . A produção de conteúdo na internet: Uma análise na relação entre quantidade de recursos disponíveis nos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo e o tempo de permanência dos usuários nos portais de noticias do Piauí. In: VI Semana de Comunicação do Ceut, 2013, TERESINA. A produção de conteúdo na internet: Uma análise na relação entre quantidade de recursos disponíveis nos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo e o tempo de permanência dos usuários nos portais de noticias do Piauí, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
SAID, G. F. ; OLIVEIRA, P. A. C. . Mikhail Bakhtin e as redes sociais: um diálogo possível?. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, P. A. C.; VIANA, THAMIRYS. D. . O USO DO DATA MINING PARA DESCOBERTA DE ENQUADRAMENTOS DURANTE A ECLOSÃO DAS MANIFESTAÇÕES NOS SITES G1 E ESTADÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PASSOS, E. B. ; CARVALHO, N. P. ; ABREU, J. A. O. ; SILVA, D. V. S. ; ARAUJO, W. S. ; OLIVEIRA, P. A. C. . Cangaço Wargame. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
SAID, G. F. ; CABRAL, P.A. . Tecnologias Midiáticas e Subjetividade. 2016. (Editoração/Livro).

2.
SAID, G. F. ; CABRAL, P.A. . IV Encontro Internacional da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação: Livro de Resumos. 2016. (Editoração/Livro).

3.
OLIVEIRA, P. A. C.. Gestão de Marketing Digital. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA, P. A. C.. Ferramentas de Gestão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA, P. A. C.. Gestão de Mercado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
OLIVEIRA, P. A. C.. Matemática Financeira com HP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, P. A. C.. Excel Avançado. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, P. A. C.; EMERITO, M. B.; SOUSA FILHO, C.. Participação em banca de Willame Lucas de Carvalho.Revista Game versus: Um outro lado do gamer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.

2.
OLIVEIRA, P. A. C.. Participação em banca de Natacha Vivianne Assunção Santaos.Empreendedorismo Sustentável: Um estudo de caso na Empresa Llotus Teresina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.

3.
OLIVEIRA, P. A. C.. Participação em banca de Thiago Werler de Oliveira Soares.Marketing de Relacionamento: importância e aplicabilidade em uma Instituição Financeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.

4.
OLIVEIRA, P. A. C.; SOUSA, R. M. C.; FARIAS, G. A.. Participação em banca de Jaqueline de Oliveira Sousa.Análise dos sistemas de informação gerencial: Um estudo de caso no Instituto Federal do Piauí na cidade de Piriripiri. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual do Piauí.

5.
OLIVEIRA, P. A. C.; MACHADO, C. O.; RAMOS, S. M. S.. Participação em banca de Clicia Waléria Costa e Silva.Práticas de aprendizagem organizacional na capacitação dos colaboradores da empresa brasileira de correios e telegrafos em Teresina-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual do Piauí.

6.
OLIVEIRA, P. A. C.; PINHEIRO, H. D.; PESSOA, M. V. B.. Participação em banca de Bruna Lais Dias Batista.Uma análise da relação do processo de treinamento com os objetivos de desempenho da produção: Um estudo de caso na empresa Cerâmica Mafrense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, P. A. C.; CRUZ, A. C.; SOUSA, A.. Proceso Seletivo para professor em Administração. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Internacional Sobre Tecnologias Midiáticas e Subjetividade.O uso do cloud computer nas rotinas produtivas. 2014. (Seminário).

2.
Simpósio De Marketing e Mídias Digitais.Novos caminhos do marketing 3.0. 2014. (Simpósio).

3.
Ciclo de Palestras em Administração.Novas Tecnologias e o mercado de trabalho. 2011. (Encontro).

4.
HSM Expomanagement 2010. 2010. (Congresso).

5.
Office Trade. 2010. (Congresso).

6.
Encontro Regional de Estudantes de Administração.Inovações Tecnologicas e Oportunidades Empresariais. 2009. (Encontro).

7.
Office Trade. 2009. (Congresso).

8.
Semana Academica de Administraçao da Uespi.Empresas Virtuais. 2009. (Outra).

9.
VII Simposio de Informatica do Instituto Federal de Computação Ciência e Tecnologia. 2009. (Simpósio).

10.
Office Trade. 2008. (Congresso).

11.
InfoCefet - PI. 2007. (Encontro).

12.
Programa "Acreditar em você".Regras do Trabalho. 2007. (Outra).

13.
IX Semana de Administração da UESPI. 2005. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Heloísa Cristina Gomes Cariri, Regina Maria Lopes de Assis. A influência das relações interpessoais no combate a evasão escolar na educação de jovens e adultos no centro educativo municipal prof. PAULO DE TARSO FREITAS MACHADO, EM PIRIPIRI.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Pedro Alexandre Cabral de Oliveira.

2.
Faustino Soares de Lima. ANÁLISE DO GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO: Um estudo de Caso sobre a maternidade Evangelina Rosa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Pedro Alexandre Cabral de Oliveira.

3.
Antonio Rafael Menezes Bevilaqua. Sistema Eletronico Do Serviço De Informação Ao Cidadão (E-Sic): Estudo De Caso Da Aplicabilidade Da Lei De Acesso a Informação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Pedro Alexandre Cabral de Oliveira.

4.
Wellington Lopes da Silva. O PORTAL MEIO NORTE NA REDE SOCIAL FACEBOOK: UMA ANÁLISE CRÍTICA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Gradução em Marketing Digital) - UNINOVAFAPI. Orientador: Pedro Alexandre Cabral de Oliveira.

5.
Luiza Alilar de Moraes Santana Silva. As Vantagens e desvantagens do pregão como modalidade de licitação na Administração Pública. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Pedro Alexandre Cabral de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Márcia Azevedo e Silva. Gestão da inovação: um estudo de caso da empresa Infoway. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Pedro Alexandre Cabral de Oliveira.

2.
Társila Cibele Gomes e Silva. A influência do neuromarketing na decisão de compra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Pedro Alexandre Cabral de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SAID, G. F. (Org.) ; CABRAL, P.A. (Org.) . IV Encontro Internacional da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação: Livro de Resumos. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2016. 87p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, P. A. C.. Gestão de Marketing Digital. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, P. A. C.. Ferramentas de Gestão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, P. A. C.. Gestão de Mercado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 5:21:40