Bárbara Malveira Orfanó

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8956050148689090
  • Última atualização do currículo em 27/06/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Linguística Aplicada - Mary Immaculate College, University of Limerick (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais e faz parte do corpo docente do Programa de pós graduação em Estudos Linguísticos: linha de pesquisa intitulada ensino /aprendizagem de línguas estrangeiras . Participa como orientadora do curso de pós graduação em Línguística Aplicada do Mary Immaculate College-Irlanda (modalidade online). Coordena o Núcleo de Estudos de Línguas para Fins Acadêmicos da UFMG e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística de Corpus,Corpora de Aprendizes, Discurso Acadêmico Oral e Escrito da Língua Inglesa , Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa com Foco no Contexto Acadêmico e na formação de professores de Língua Inglesa. Desde 2018 é diretora do Instituto Confúcio da UFMG e coordena o Centro de Estudos da Ásia Oriental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bárbara Malveira Orfanó
Nome em citações bibliográficas
ORFANÓ, B. M.;ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Applied Linguistics.
Mary Immaculate College, University of Limerick, MIC-UL, Irlanda.
Título: The Representation of spoken language:a corpus based study of sitcom discourse, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Professor Michael McCarthy and Dr. Anne O'Keeffe.
2001 - 2003
Especialização em Letras. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Activities in the English classroom.
1997 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2014 - Atual
Direção e administração, Programa de Pós-graduação em Letras, .

Cargo ou função
vice-coordenador.
10/2013 - Atual
Direção e administração, Coordenadoria do curso de Letras-COLET-UFSJ, .

Cargo ou função
membro do colegiado do curso de Letras.
02/2013 - Atual
Ensino, Teoria Literaria e Critica da Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminario de Projeto de Pesquisa
08/2010 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado em Avaliacao em Lingua Inglesa
Estagio Supervisionado em Producao de Material Diddatico em Lingua Inglesa
Gêneros Acadêmicos em Inglês
Ingles Pre-Intermediario
Pratica Curricular: Leitura Critica na sala de aula de Lingua Inglesa
Pratica Curricular: Linguistica de Corpus na sala de aula de Lingua Inglesa
08/2010 - Atual
Extensão universitária , Curso de Linguas-Expressions, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora Pedagógica de Língua Inglesa.

University of Limerick, UL, Irlanda.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Department of Language and Cultural Studies Disciplina ministrada: Corpora Studies


Mary Immaculate College, University of Limerick, MIC-UL, Irlanda.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Area de atuacao: Professora Assistente graduacao Bacharel em Artes (TEFL-EFL) Professora graduacao dos cursos : Bacharel em Artes e Educacao (TEFL-EFL)


Centro Universitario Newton Paiva, N/A, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: celestista formal, Enquadramento Funcional: celetista formal, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas Ministradas Ingles I Ingles II


Colegio Marista Dom Silverio, CMDS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14
Outras informações
Professora de Ingles Ensino Fundamental Ensino Medio


Colegio Neusa Rocha, N/A, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Ingles Fundamental I Fundamental II Coordenadora da area de Lingua Inglesa


Sociedade de Cultura Inglesa, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Ingles niveis: Intermediario e avancado



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A interlíngua de estudantes universitários brasileiros: uma análise léxico-gramatical em corpora de aprendizes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Deise Prina Dutra em 23/02/2016.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Descrição e analise linguística da interlíngua de aprendizes brasileiros de inglês tendo como foco o contexto acadêmico: um estudo baseado em corpora

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Deise Prina Dutra em 06/02/2017.
Descrição: O objetivo geral deste projeto e descrever e analisar a interlíngua dos alunos matriculados nas disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais contribuindo com a expansão do Corpus de Inglês para Fins Acadêmicos (CorIFA) que atualmente esta sendo desenvolvido na Faculdade de Letras- UFMG sob a coordenação da professora Deise Prina Dutra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bárbara Malveira Orfanó - Coordenador / Deise Prina Dutra - Integrante / Jéssica Ceritello - Integrante / Annallena de Souza Guedes - Integrante.
2013 - 2015
Os processos de representação social em práticas discursivas nos seriados de TV norte- americanos: estudos baseados em Linguística de Corpus com foco na oralidade.
Descrição: Este projeto propõe analisar os processos de representação social em seriados de TV norte- americanos através do uso da linguagem. As representações sociais são sistemas de crenças e ideologias que são construídas nas práticas sociais pelas instituições, como estado, escola, igreja, família e mídia. Essas representações corroboram para a manutenção ou a mudança das estruturas sociais. Práticas sociais e rituais envolvem linguagem, logo, é pela linguagem que apropriamos as regras, as crenças e valores do grupo do qual fazemos parte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Sintaxe da Língua Inglesa em uso: aspectos descritivos/comparativos com a língua portuguesa
Descrição: O presente projeto visa à investigação de aspectos gramaticais da língua inglesa, assumindo perspectivas variadas, com possível contribuição para a discussão relacionada à descrição do uso de formas linguísticas do inglês (LI) por si mesmas ou em interface com o uso de formas linguísticas do português (LP), num viés comparativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
COBAI - Corpus Oral Brasileiro de Aprendizes de Inglês
Descrição: Este projeto propõe-se a compilação de um corpus oral de intelíngua de aprendizes brasileiros de língua inglesa. Sua fase inicial compilará 50 gravações de 15 minutos cada, incorporando uma narrativa, uma entrevista e uma descrição. A fase inicial do COBAI será incorporado ao projeto internacional LINDSEI (Louvain International Database of Spoken English Interlanguage) , com base na Universidade de Louvain,.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Modalidade na produção oral e/ou escrita de alunos aprendizes de língua inglesa: um estudo baseado na linguística de corpus
Descrição: O objetivo do projeto é analisar a modalidade na língua inglesa na produção oral e escrita de aprendizes de inglês tendo como base teórica e metodológica a Linguística de Corpus. Para tanto utilizamos dois corpora: o Corpus de Aprendizes brasileiros de Inglês (CaBrl), e o Louvain Corpus of Native English Essays ? LOCNESS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Analisando pacotes lexicais em corpora de aprendizes
Descrição: O projeto tem como objetivo identificar, analisar e mapear os pacotes lexicais mais recorrentes no discurso de aprendizes da lingua inglesa. Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2001
Iniciacao a Pratica de Ensino de Lingua Inglesa
Descrição: Projeto promovido pelos Cursos Especiais de Linguas Classicas e Modernas do Centro de Extensao da Faculdade de Letras da UFMG.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Ensino de Língua e Cultura Chinesa
Descrição: O projeto tem como objetivo: (a) promover cursos de língua e cultura chinesa para a comunidade interna e externa à UFMG; (b) desenvolver pesquisas didático-pedagógicas, linguísticas e culturais ligadas ao ensino e aprendizagem da língua chinesa e (c) desenvolver material didático para o ensino do chinês-mandarim para falantes do português..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Programa Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras
Descrição: O Programa ?Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras? tem como proposta integrar projetos de extensão que visem também ao ensino e à pesquisa e cujo foco seja a formação de professores de línguas estrangeiras, especificamente a língua inglesa, tanto no nível continuado quanto inicial.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - Atual
Inglês para Fins Acadêmicos
Descrição: O projeto Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) tem como objetivo ministrar aulas para alunos de todas as áreas do conhecimento da UFMG e prepará-los para o uso da língua inglesa em contextos acadêmicos. O IFA conta com bolsistas da pós-graduação em estudos linguísticos e literários e atende em média 400 alunos por semestre. O contexto de ensino de língua para fins acadêmicos requer do professor conhecimentos da área específicos, sendo muito desafiador para os professores e bolsistas. Os professores das disciplinas IFA preparam atividades conjuntamente com os bolsistas o que torna a oportunidade de ensino muito valiosa permitindo o aprimoramento dos recursos didáticos utilizados nas aulas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bárbara Malveira Orfanó - Coordenador / Deise Prina Dutra - Integrante / Climene Arruda - Integrante / Leonardo Pereira Nunes - Integrante / Lívia Terra - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Domínios da Lingu@gem
2015 - 2015
Periódico: Revista de Estudos da Linguagem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Mccarthy, M. 2005  Data: 05/08/2005

Artigos completos publicados em periódicos

1.
TENUTA, ADRIANA MARIA2015 TENUTA, ADRIANA MARIA ; OLIVEIRA, ANA LARISSA A M ; ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA . How Brazilian learners express modality through verbs and adverbs in their writing: a corpus-based study on n-grams. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 31, p. 333-357, 2015.

2.
ORFANÓ, B. M.;ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA2014ORFANÓ, B. M.; OLIVEIRA, A. L. A. ; Tenuta, A . Modalidade epistêmica por meio do uso de advérbios: um estudo baseado em corpora sobre o discurso escrito de aprendizes. Letras & Letras (Online), v. 30, p. 105-121, 2014.

3.
ORFANÓ, B. M.;ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA2012ORFANÓ, B. M.; Tenuta, A ; OLIVEIRA, A. L. A. . HOW BRAZILIAN LEARNERS EXPRESS MODALITY IN THEIR WRITING: A CORPUS-BASED STUDY ON LEXICAL BUNDLES.. Intercâmbio (PUCSP), v. 26, p. 1, 2012.

4.
ORFANÓ, B. M.;ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA2011ORFANÓ, B. M.. Identifying topics in casual conversation: a corpus based study of sitcom discourse. Revista do SELL, v. 3, p. 44-61, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
ORFANÓ, B. M.; NUNES, L. P. . O uso de minimizadores nos diálogos do seriado Friends: um estudo à luz da Teoria da Polidez. In: Gustavo Ximenes Cunha; Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira. (Org.). Múltiplas perspectivas do trabalho de face nos estudos da linguagem. 1ed.BELO HORIZONTE: FALE, 2018, v. 1, p. 227-242.

2.
ORFANÓ, B. M.; NUNES, L. P. . Corpus Linguistics and English Teaching: challenges and possibilities. In: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira,;Júnia de Carvalho Fidelis Braga. (Org.). Inspiring Insights from an English Teaching Scene. 1ed.Belo Horizonte: , 2017, v. 1, p. 188-204.

3.
ORFANÓ, B. M.; NUNES, L. P. . DDT as a Proposal for Language Awareness: grammar study, word choice and semantic prosody. In: Ana Larissa Adorno Marciotto de Oliveira; Junia Fidelis Braga. (Org.). Inspiring insights from an English teaching scene. 1ed.Belo Horizonte: , 2017, v. 1, p. 172-188.

4.
OLIVEIRA, A. L. A. ; ORFANÓ, B. M. ; MIRANDA, M. V. . NOMINALIZAÇÕES EM TEXTOS ACADÊMICOS DE PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB): ALGUNS ASPECTOS COGNITIVO-FUNCIONAIS DA ESTRUTURA ARGUMENTAL DOS DEVERBAIS E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE PB. In: Gian, Rosa; Atti, Francesca; Chulata, Katia; Morleo Francesco. (Org.). De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. 1ed.Leece: Universidade de Salento, 2017, v. 1, p. 3269-3289.

5.
OLIVEIRA, A. L. A. ; ORFANÓ, B. M. . Modalidade na produção oral de aprendizes brasileiros: um estudo sobre corpora, sintaxe e ensino de línguas.. In: Fernando Zolin-Vesz. (Org.). Recortes em Linguística Aplicada Estudos em Homenagem à Professora Ana Antônia de Assis Peterson. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2015, v. 40, p. 20-35.

6.
ORFANÓ, B. M.. High Frequency Itens in a Corpus of Sitcom Discourse: Some differences between pseudo and real conversation. In: Ana Maria T. Ibaño; Lívia Pretto Mottin;Simone Sarmento;Tony Berber Sardinha. (Org.). Pesquisas e Perspectivas em Linguística de Corpus. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2015, v. 1, p. 1-549.

7.
ORFANÓ, B. M.. Corpo e Estética na Mídia: uma análise do seriado Nip Tuck á luz da Linguística de Corpus. In: Eneida Maria de Souza; Antônio Luiz Assunção; Melissa Gonçalves Boechat. (Org.). Corpo, Arte e Tecnologia. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, v. 1, p. 9-363.

8.
ORFANÓ, B. M.; Deise Prina Dutra ; SARDINHA, T. B. . Stance bundles in learner corpora. In: Aluisio;Tagnin. (Org.). New Language Technologies and Linguistic Research: A Two-Way Road.. 1ed.Newcastle: Cambridge Scholars, 2014, v. , p. 2-18.

9.
ORFANÓ, B. M.. O jogo de imagens leitor-leitura-livro: o caso Harry Potter. In: Eneida Maria de Souza; Dylia Lysardo-Dias; Gustavo Moura Braganca. (Org.). Sobrevivencia e devir da leitura. 1ed.Belo Horizonte: Autentica, 2014, v. 1, p. 241-250.

10.
ORFANÓ, B. M.. Analysing the use of vague language in spoken interlanguage: a corpus-based study of a group of Brazilian university students learning English as a second language. In: Sylviane Granger;Gaetanelle Gilquin; Fanny Meunier. (Org.). Twenty years of learner corpus research: looking back, moving ahead. 1ed.Louvain: Presses universitaires de Louvain, 2013, v. 1, p. 367-376.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Mello. H ; Ávila, L ; Neto,N ; ORFANÓ, B. M. . LINDSEI-BR: an oral English interlanguage corpus.. In: VII GSCP International Conference: Speech and Corpora, 2013, Belo Horizonte. Proceedings of the VII GSCP International Conference: Speech and Corpora. Florença: Firenze University Press, 2013. v. 1. p. 85-86.

2.
ORFANÓ, B. M.. You´re so not talking to m elike that:analising conflict talk in a corpus of sitcom discourse. In: VII GSCP International Conference: Speech and Corpora, 2013, Belo Horizonte. Proceedings of the VII GSCP International Conference. Floirença: Firenze University Press, 2013. v. 1. p. 331-335.

3.
CAETANO, M. C. ; ORFANÓ, B. M. . O discurso da sustentabilidade e o Brasil: um estudo baseado na linguística de corpus com foco na mídia digital. In: 1º Congresso Internacional de Letras, Artes e Cultura: linguagem, memória e arte- interfaces, 2013, São João del-Rei. 1º Congresso Internacional de Letras, Artes e Cultura: linguagem, memória e arte- interfaces. São João del-Rei, 2013. p. 1201-1209.

4.
Deise Prina Dutra ; ORFANÓ, B. M. ; SARDINHA, T. B. . Bundles in learner corpora: what a type and token analysis can reveal. In: XI Encontro Brasileiro de Linguística de Corpus, 2012, São Carlos. XI Anais do ELC 2012, 2012.

5.
ORFANÓ, B. M.; Thais Marques . Analisando um corpus oral de aprendizes: um estudo comparativo. In: X Encontro De linguística de Corpus, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Encontro de Linguística de Corpora: aspectos metodológicos dos estudos de corpora, 2012. p. 364-381.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ORFANÓ, B. M.. Vague language in pseudo and in real conversation: corpus based analysis. In: BRAZ-TESOL, 2010, São Paulo. BRAZ-TESOL:The Art of teaching. São Paulo.

2.
ORFANÓ, B. M.. High Frequency itens in pseudo and real conversation. In: Encontro Brasileiro de Linguistica de Corpus, 2010, Porto Alegre. Anais do X Encontro Brasileiro de Linguística de Corpus, 2010.

3.
ORFANÓ, B. M.; MURPHY, B. . Corpus based study on vagueness: pseudo versus real conversation. In: BAAL, 2006, Cork. Corpus-based studies on discourse, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
ORFANÓ, B. M.. So you have to follow different methods and clearly there are so many methods: analyzing assertiveness in Brazilian university students spoken interlanguage. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ORFANÓ, B. M.; Deise Prina Dutra ; Almeida, A . Conectivos causais em inglês: investigando corpora de aprendizes brasileiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ORFANÓ, B. M.. The use of Pragmatic Markers in Spoken Interlanguage: a Corpus-Based Study of a Group of Brazilian University Students.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ORFANÓ, B. M.. O uso de marcadores pragmáticos na interlíngua de aprendizes universitários brasileiros de inglês: um estudo baseado em corpus.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ORFANÓ, B. M.; ARRUDA, C. ; NUNES, L. P. . Ensino/Aprendizagem em Disciplina de Inglês para Fins Acadêmicos: Relatos de Experiências Bem-sucedidas de Internacionalização da UFMG.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA. Building a Large Scale Corpus of Academic English in a Brazilian university context. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA; SOUZA, E. P. ; COSTA, D. ; GUEDES, A. . Corpus Linguistics Tools for Editing. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ORFANÓ, B. M.; ARRUDA, C. ; NUNES, L. P. ; PASSIG, C. . Inglês para Fins Acadêmicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ORFANÓ, B. M.; OLIVEIRA, A. L. A. . A pre-modifciação do sintagma nominal em corpus de aprendizes por meio de verbos não-finitos do tipo ING: um estudo com base em corpora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ORFANÓ, B. M.; SADE, L. A. . O Programa Ingles Sem Fronteiras na UFSJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ORFANÓ, B. M.. Modalidade na produção oral de aprendizes brasileiros: um estudo sobre corpora, sintaxe e ensino de línguas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ORFANÓ, B. M.; CAETANO, M. C. . O discurso da sustentabilidade e o Brasil: um estudo baseado na linguística de corpus com foco na mídia digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ORFANÓ, B. M.. Corpus Linguistics and Language Teaching. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Deise Prina Dutra ; ORFANÓ, B. M. ; BOHORGUEZ, C. ; Mello. H . Diamesia-related bundles across native and non-native written and oral corpora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ORFANÓ, B. M.; OLIVEIRA, A. L. A. ; Tenuta, A . A expressão da modalidade na conversa semi-espontânea de aprendizes brasileiros de inglês: um estudo baseado em corpus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ORFANÓ, B. M.. O jogo de imagens leitor-livro: o caso Harry Potter. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ORFANÓ, B. M.. Línguística de Corpus e suas aplicações para os estudos da linguagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
ORFANÓ, B. M.; Malheiros, P . Projeto Parcerias: ensinando e aprendendo inglês na escola pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ORFANÓ, B. M.. O discurso da sustentabilidade e o Brasil: um estudo à luz dos Novos Letramentos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ORFANÓ, B. M.; MURPHY, B. ; Palma- Fahey, M. . He's no Omar Sharif but he's a good man: exploring gender-related humour and sexuality in television discourse. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ORFANÓ, B. M.; Deise Prina Dutra . Bundles in learner corpora:what type and token analysis can reveal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ORFANÓ, B. M.; OLIVEIRA, A. L. A. . Teaching undergraduate students to use Corpus linguistics in EFL classrooms: new pedagogical perspectives. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
ORFANÓ, B. M.. Corpo e estética na mídia: o seriado NIP TUCK. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
OLIVEIRA, A. L. A. ; ORFANÓ, B. M. . Modalização em ensaios acadêmicos: o que isso revela sobre como alunos brasileiros de graduação expressam atitude em inglês?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ORFANÓ, B. M.. O discurso da sustentabilidade e o Brasil: um estudo baseado na linguística de corpus.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ORFANÓ, B. M.. Analysing the use of vague language in learner corpora discourse: A corpus based study of a group of Brazilian university students learning English as a second language. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ORFANÓ, B. M.. A pragmatic view on how boosters are used in a corpus of sitcom discourse:. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ORFANÓ, B. M.. Analisando os itens mais frequentes em um corpus oral de aprendizes de língua inglesa: descobertas e reflexões.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ORFANÓ, B. M.. Corpus Linguistics in the English Classroom. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
ORFANÓ, B. M.; FRANK, A. . Projeto Parcerias: ensinando e aprendendo inglês na escola pública. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
ORFANÓ, B. M.. A IDENTIFICAÇÃO DE TÓPICOS NA CONVERSA CASUAL: UM ESTUDO BASEADO EM CORPORA SOBRE O DISCURSO NA MÍDIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
ORFANÓ, B. M.. High frequency items in a corpus of sitcom discourse:pseudo versus real conversation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
ORFANÓ, B. M.. High Frequency itens in pseudo and real conversation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
ORFANÓ, B. M.. A corpus-based study on the use of vague language. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
ORFANÓ, B. M.. I?m not gonna let you get away with this.? Argumentation in pseudo conversation. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
ORFANÓ, B. M.. Vague Category Markers: pseudo versus real conversation : a corpus-based study of sitcom discourse. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
ORFANÓ, B. M.; MURPHY, B. . She does stocks shares and the whole lot?: vague category markers in pseudo versus real conversation. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
ORFANÓ, B. M.. Narratives in Context. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
ORFANÓ, B. M.. Improving writing through communicative activities. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
ORFANÓ, B. M.. Analysing Context and Discourse through Comic Books. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
REIS, A. K. O. ; ORFANÓ, B. M. ; SILVA, C. M. M. B. ; JORDAO, C. M. ; OLIVEIRA, E. C. ; LOPES, M. F. V. ; MEDEIROS, V. S. . Assessoria de Avalicao da Area de Letras Portugues- Ingles. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA. OS PHRASAL VERBS E SEU USO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE APRENDIZES DA LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE BASEADA EM CORPUS DE ESTUDANTES BRASILEIROS. 2016.

2.
REIS, A. K. O. ; ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA ; SILVA, C. M. M. B. ; JORDAO, C. M. ; OLIVEIRA, E. C. ; LOPES, M. F. V. ; MEDEIROS, V. S. . Comissão Avaliadora Área _ENADE. 2016.

3.
ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA. As metáforas do pensamento e do discurso em textos de divulgação científica sobre Alzheimer: um olhar comparativo sobre os jornais o Globo e USA Tay.od. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, A. L. A. ; ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA . Tópicos Especiais em Ensino de Língua Inglesa: ensino de LI movido por dados. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ORFANÓ, B. M.. Modalidade sob a Perspectiva da Língua em Uso. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Deise Prina Dutra ; ORFANÓ, B. M. . Ensino de Língua Inglesa com base em Corpora. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
OLIVEIRA, A. L. A. ; ORFANÓ, B. M. . Semantics. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
ORFANÓ, B. M.. Language and Technology. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
O'Keeffe.A ; ORFANÓ, B. M. ; Vaughn.E ; Clancy.B . Evaluating oral asesment in Cambridge Exams. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Tenuta, A; ORFANÓ, B. M.; Fromm, G.. Participação em banca de Priscilla Tulipa da Costa. Os Phrasal verbs n aprodução escrita de aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua: uma análise baseada em corpus. 2017. Dissertação (Mestrado em letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ORFANÓ, B. M.; Mello. H; Ávila, L. Participação em banca de Matheus Espíndola Ferreira. A metáfora nova de Nelson Rodrigues.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Linguística/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ORFANÓ, B. M.; LOPES, M. F. V.; Araujo, A. D. Participação em banca de Sheyla Vieira de Lima Lapa. O livro de gramática de Língua Inglesa e o enfoque dado aos verbos modais e em seus usos.. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

4.
Tenuta, A; ORFANÓ, B. M.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Camila Aparecida Martins. A relação entre a complexidade do sintagma nominal e o princípio da informação em narrativas orais e escritas de crianças com e sem TDAH. 2016.

5.
ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA; LOPES, M. F. V.; NOGUEIRA, M. T.. Participação em banca de Larisse Carvalho de Oliveira. A Modalidade Deôntica em Discurso Profissional na Mídia Televisiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

6.
OLIVEIRA, A. L. A.; ORFANÓ, B. M.; CARMO, C. M.. Participação em banca de Monique Vieira Miranda. Processos verbais em artigos científicos: uma análise com base na língua em uso. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA; Deise Prina Dutra; PAIXAO, C. A.. Participação em banca de Andressa RodriguesGomide. Processing a learner corpus to identify differences: the influence of task genre an student background. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
Deise Prina Dutra; ORFANÓ, B. M.; DUTRA, P. B.. Participação em banca de Danilo Duarte Costa. Linking Adverbials in Applied Linguistics Research Articles: a corpus-based studies. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
Tenuta, A; OLIVEIRA, A. L. A.; ORFANÓ, B. M.. Participação em banca de Vanessa Cristina Oliveira Wright. Os sintagmas nominais do ingles: um estudo comparativo de corpus entre o uso de determinantes na producao escrita de falantes nativos do ingles e aprendizes brasileiros. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
TERZI, A. M.; ORFANÓ, B. M.; CARMO, C. M.. Participação em banca de Lucas Leonel Pereira. A relação entre judeu e não judeu em textos do movimento religioso Bnei Noach: um estudo sociocultural à luz da Análise Crítica do Discurso. 2014 - Universidade Federal de São João Del-Rei.

11.
Deise Prina Dutra; OLIVEIRA, A. L. A.; ORFANÓ, B. M.. Participação em banca de Luciana Aguiar de Oliveira. As reclamacoes em um contexto de formacao continuada de professores de ingles. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
CARMO, C. M.; ORFANÓ, B. M.; MACHADO, I. L.. Participação em banca de Adriana Maria Cunha. DASPU: para uma compreensao da construcao identitaria das prostitutas em entrevistas. 2013. Dissertação (Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

13.
ORFANÓ, B. M.; Deise Prina Dutra; Mello. H. Participação em banca de Marlei Rose Renzetti Tartoni. A Linguistica de Corpus no Ensino de Ingles: Um experimento com to e for. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
ORFANÓ, B. M.; FERREIRA, L. C.; Tenuta, A; LENZ, P.. Participação em banca de Suellen Martins. Frames e Metáforas na Construção de um Modelo Cognitivo Idealizado sobre a Doença de Alzheimer: um estudo sobre a divulgação científica brasileira e norte-americana.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Deise Prina Dutra; Mello. H; ORFANÓ, B. M.; Almeida, A. Participação em banca de Annalena de Souza Guedes. A Interlíngua na Escrita Acadêmica de Estudantes Universitários: um estudo baseado em corpora de aprendizes de inglês. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
ORFANÓ, B. M.; LOPES, M. F. V.; LIMA JUNIOR, R. M.. Participação em banca de Sheyla Vieira de Lima Lapa. Análise funcionalista de modais sociais nas seções de explicação e de atividades em lesagramáticas de língua ing. 2016.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA; VALADARES, M. G. P. F.; SOUZA, R. A.. Participação em banca de Lara Kimberly Pedra Barbosa.A Study of Age of Onset and Self-Assessed Proficiency among Brazilian L2 Users of Engish. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ORFANÓ, B. M.; WRIGHT, W.; OLIVEIRA, A. L. A.. Participação em banca de Livia Miranda de Lima Santos.Modificadores de Sintagma Nominal em Ingles. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ORFANÓ, B. M.; Mello. H; NUNES, L. P.; TAVARES, K.; QUARESMA, F.. Concurso Público de Títulos para Professor Adjunto- Língua e Linguística Inglesa. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ORFANÓ, B. M.; Gomes, R.J; Carneiro. M. Concurso professor substituto língua Inglesa. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ORFANÓ, B. M.. Concurso Público professor de Língua Inglesa. 2017. Colégio Técnico.

4.
OLIVEIRA, L. M.; BASTOS, A.; ORFANÓ, B. M.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto - CPD 069/2014, na área de Língua Inglesa e Literaturas em Inglês. 2014. Universidade Federal de São João Del-Rei.

5.
ORFANÓ, B. M.; SADE, L.; NARRACI, E.. Professor substituto Língua Inglesa. 2013. Universaidade Federal de São João Del-Rei.

Outras participações
1.
ORFANÓ, BÁRBARA MALVEIRA. Processo Seletivo do Programa de Mobilidade Discente Internacional para Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - Programa Minas Mundi. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ORFANÓ, B. M.; NUNES, L. P.; ARRUDA, C.. Seleção de bolsista para o PIFD - Programa de Incentivo à Formação Docente. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ORFANÓ, B. M.; Feitosa, M.. selecao de monitores para a disciplina oral skills. 2011.

4.
ORFANÓ, B. M.; Pagano. A. Comissão julgadora da sessão de posters do X Encontro Brasileiro de Línguística de Corpus. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
ORFANÓ, B. M.. Seleção de monitores para a disciplina de língua inglesa. 2010. Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
ORFANÓ, B. M.; QUINTANA, S.; SADE, L.. participacao em banca de progressao docente. 2010. Universaidade Federal de São João Del-Rei.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SETED- Seminário de Teses e Dissertações.n/a. 2016. (Seminário).

2.
7th IGALA: Resignifying gender and sexuality in Language and Discourse. Exploring gender-related humour and sexuality in television discourse. 2012. (Congresso).

3.
Congresso Internacional da ABRAPUI- Associação brasileira do professores de inglêss. Teaching undergraduate students to use Corpus linguistics in EFL classrooms: new pedagogical perspectives. 2012. (Congresso).

4.
Corpo, arte e tecnologia.Corpo e estética na mídia: o seriado NIP TUCK. 2012. (Seminário).

5.
Encontro Internacional sobre Novos Letramentos: globalizacao e ensino. O discurso da sustentabilidade e o Brasil: um estudo à luz dos Novos Letramentos. 2012. (Congresso).

6.
GSPC- Speech and Corpora. A corpus-based study on how Brazilian learners of English express attitude in spontaneous conversation. 2012. (Congresso).

7.
GSPC- Speech and Corpora. LINDSEI-BR: an oral English interlanguage corpus. 2012. (Congresso).

8.
XI Encontro Brasileiro de Linguística de Corpus. Bundles in learner corpora: what a type and token analysis can reveal. 2012. (Congresso).

9.
SEMEX- Semana de Extensão e Iniciação Científica. Projeto Parcerias: ensinando e aprendendo inglês na escola pública. 2011. (Congresso).

10.
SETED- Seminário de Teses e Dissertações.n/a. 2011. (Seminário).

11.
BRAZ-TESOL. A corpus-based study on the use of vague language. 2010. (Congresso).

12.
Encontro Brasileiro de Linguistica de Corpus.High Frequency itens in pseudo and real conversation. 2010. (Encontro).

13.
IVACS Annual Symposium University of Edinburgh..High Frequency Items: a corpus based study of sitcom discourse. 2009. (Simpósio).

14.
4th Inter-Varietal Applied Corpus Studies (IVACS), University of Limerick, Ireland. ?I?m not gonna let you get away with this.? Argumentation in pseudo conversation. 2008. (Congresso).

15.
3rd Inter-Varietal Applied Corpus Studies (IVACS) group at University of Nottingham, UK. Vague Category Markers: pseudo versus real conversation : a corpus-based study of sitcom discourse. 2006. (Congresso).

16.
British Association for Applied Linguistics (BAAL), University College Cork, Ireland. She does stocks shares and the whole lot?: vague category markers in pseudo versus real conversation. 2006. (Congresso).

17.
2nd IVACS Conference on 'Analyzing Discourse in Context', Queen's University, Belfast, Northern Ireland.. Analysing Context and Discourse through Comic Books. 2004. (Congresso).

18.
Centre for Applied Language Studies (CALS) First Postgraduate Research Conference.Improving writing through communicative activities. 2004. (Encontro).

19.
Researching Language in Context. IVACS Annual Symposium Queen?s University.Narratives in Context. 2004. (Simpósio).

20.
Semana de Eventos da faculdade de Letras.Atividades para a sala de aula de Lingua Inglesa. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ORFANÓ, B. M.; NUNES, L. P. ; ARRUDA, C. ; TOCAIA, L. ; HIRAKAWA, D. ; MATTOS, E. . I Jornada do Núcleo de Línguas para Fins Acadêmicos. 2018. (Outro).

2.
ORFANÓ, B. M.; LYSARDO-DIAS, D. ; LAGUARDIA, A. ; MARTINS, A. B. ; TOLENTINO, E. C. ; SOUZA, E. M. ; BOECHAT, M. G. . Corpo, arte e tecnologia. 2012. (Congresso).

3.
Alves, F ; Deise Prina Dutra ; Fromm, G. ; MAGALHAES, C. ; Mello. H ; Neves, M. ; ORFANÓ, B. M. . X Encontro Brasileiro de Linguistica de Corpus. 2011. (Congresso).

4.
ORFANÓ, B. M.. SELET- Seminário de Estágios do curso de Letras. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Mello. O programa Fulbright Foreign Language Teaching Assistant Como Política Linguística na Promoção do Português nos Estados Unidos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Gustavo Garcia. English Learners? Beliefs on Oral Accuracy. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Suelen Martins. As metáforas do pensamento e do discurso em textos de divulgação científica sobre Alzheimer: um olhar comparativo sobre os jornais o Globo e USA Today.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Ana Carolina de Paiva Romão. Compilação, descrição e análise linguística da interlíngua de aprendizes brasileiros de inglês tendo como foco o contexto acadêmico: um estudo baseado em corpora. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa-UFMG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Taiane MicheleÁvila. As identidades sociais construídas em livros didáticos de língua inglesa.. 2017. Dissertação (Mestrado em Promel) - Universaidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

2.
Renata Kellen Dias. A oficialização da imoralidade: representações identitárias sobre o kit escola sem homofobia em comentários do youtube. 2016. Dissertação (Mestrado em Promel) - Universaidade Federal de São João Del-Rei, . Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

3.
Taiane Michele Ávila. AS IDENTIDADES SOCIAIS CONSTRUÍDAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA. 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Campos. Teachers? belief in English teaching in Brazilian public schools: a case study.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

2.
Nayara Fernandes de Carvalho. O uso das redes sociais no processo de aprendizagem de língua inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universaidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

3.
Renata Passos. Analisando as conjunções mais frequentes em um corpus de jornal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

4.
Thaís Helena Marques. Análise comparativa dos pacotes lexicais utilizados por aprendizes da língua inglesa: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universaidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

5.
Francine N. Alves de Oliveira. Quadrinos em língua inglesa: possibilidades de uso em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universaidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

6.
Xenia Luíza Silva. O ensino de língua inglesa para deficientes visuais: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

Iniciação científica
1.
Luana Mara Campos Lima. Analisando itens modalizadores em um corpus oral de aprendizes de inglês: um estudo comparativo.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universaidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

2.
Xenia Luiza Silva. O Ensino de Inglês para deficientes visuais:. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.

3.
Thaís Helena Pereira Marques. Analisando um corpus oral de aprendizes: um estudo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Bárbara Malveira Orfanó.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ORFANÓ, B. M.; Deise Prina Dutra . Bundles in learner corpora:what type and token analysis can reveal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Disciplinas ministradas na pos-graduacao
Seminario de Projeto de Pesquisa

Disciplinas ministradas na graduacao
Estagio Supervisionado em Avaliacao em Lingua Inglesa
Estagio Supervisionado em Producao de Material Diddatico em Lingua Inglesa
Pratica Curricular: Leitura Critica na sala de aula de Lingua Inglesa
Pratica Curricular: Linguistica de Corpus na sala de aula de Lingua Inglesa
Ingles Pre-Intermediario
Ingles Avancado
Ingles Instrumental
Ingles para fins academicos: foco na leitura e escrita (online)
Habilidades Orais em Lingua Inglesa
Formas e aspectos verbais em Lingua Inglesa
Inglês para Fins Acadêmicos

Coordeonadora Pedagogica do Programa Ingles sem Fronteiras- NucLi- UFSJ (2013-2015)
vice-coordenadora do prgrama ETAs- CAPES- Fullbright- UFSJ (2013-2015)
Coordenadora de area de Lingua Inglesa do Projeto de Extensao de Linguas - EXPRESSIONS (2010-2013)
Membro do colegiado de graduacao em Letras - COLET (2013-2015)
Supervisora de Língua Inglesa do CENEX-UFMG

Grupos de pesquisa:
1- IVACS- Inter-Variation Analysis of Corpus studies (Mary Immaculate College- University of Limerick-UL)
2- Gramalu- UFMG
3- GELC- Grupo de Estudos em Linguistica de Corpus



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 9:51:39