Fabiane Elidia Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2694114368216564
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


É graduada em Licenciatura em Química (2008-2011) pelo Instituto Federal de São Paulo, Campus Sertãozinho. Possui aperfeiçoamento em "Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual", pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Campus Bauru (2013). Especialização em "Metodologia do Ensino de Ciências", oferecido pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural, Universidade de São Paulo, Campus São Carlos (CDCC-USP-SC). Atualmente discente no Mestrado profissional em ensino de Química na Universidade Federal de São Carlos- UFScar. Atua como docente efetiva de Química na rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Possui experiência em ensino de química, evasão, clube de ciências, formação de professores, argumentação no ensino de Química. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiane Elidia Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, F. E.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências.. (Carga Horária: 400h).
Centro de Divulgação Científica e Cultural - USP São Carlos, CDCC - USP/SC,, CDCC, Brasil.
Título: Uso de Blogs na Promoção da Argumentação no Ensino Médio de Química.
Orientador: Profa. Dra .Salete Linhares Queiroz.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Praticas Educacionais inclusivas na Área da Educação Inclusiva. (Carga Horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
Título: Práticas Educacionais inclusivas na Área da Deficiência Intelectual. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Prof. Dra. Vera Lúcia M.F. Capellini.
2008
Graduação em andamento em Licenciatura em Química.
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio.. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2012 - 2012
II Módulo do curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio.. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2010 - 2010
As atividades experimentais investigativas e seu potencial na avaliação.. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho., UNESP, Brasil.
2010 - 2010
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2010 - 2010
Grupo Operativo com Alunos do Curso de Licenciatura em Química.. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro (Iniciação Científica), Enquadramento Funcional: Discente


Secretaria de Educação, SESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II - Química, Carga horária: 20


Secretaria de Educação e Cultura de Sertãozinho, SECS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PEB II - Ciências, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - 2010
PROPOSTA DE MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE CLUBE DE CIÊNCIAS E CULTURA
Descrição: O Clube de Ciência e Cultura do IFSP Campus Sertãozinho propiciará um ambiente alternativo de ensino, popularização da ciência e aperfeiçoamento de professores de ciências. Nele, estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas da cidade de Sertãozinho e da região poderão participar de projetos de iniciação científica infanto-juvenil, sob orientação de uma Equipe de Colaboradores que inclui professores e estudantes do Curso de Licenciatura em Química do IFSP Campus Sertãozinho. Essa interação contribuirá positivamente para a educação científica de crianças e adolescentes e também para o desenvolvimento profissional de futuros professores de Ciências da Educação Básica. Os primeiros terão a oportunidade de vivenciar um processo de ensino-aprendizagem de ciências e cultura diferenciado daquele que normalmente é ministrado na escola, baseado em atividades e projetos que visam à iniciação científica e a cidadania crítica. Enquanto isso, estudantes de licenciatura terão oportunidade de discutir fundamentos teóricos metodológicos relacionados à educação em ciências, elaborar material didático, estratégias educativas e participar ativamente de pesquisas na área de Educação em Ciências, tendo oportunidade de vivenciar a construção de uma nova/outra cultura de formação, que consiste em adquirir experiência profissional, atendendo um número significativo de crianças e adolescentes da comunidade, obtendo desenvolvimento e identidade profissional no percurso da formação inicial...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiane Elidia Dias - Integrante / Rubens Francisco Ventrici de Souza - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Bolsa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, R.F.V2011 SOUZA, R.F.V ; DIAS, F. E. . PROPOSTA DE MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS E CULTURA. revista Iluminart, v. 1, p. 182, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, F. E.; SOUZA, R.F.V . Proposta de melhoria da formação de professores da educação básica através da criação de cluble de ciências e cultura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DIAS, F. E.; Souza,D.C ; Candido,W.R. . EVASÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA-IFSP-CAMPUS SERTÃOZINHO.PROPOSTA PARA REDUÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DIAS, F. E.. Evasão dos Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Proposta para Redução do Número de Alunos Evadidos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro d Projeto de Iniciação à docência do IFSP - PIBID/C.Aplicação de jogo para avaliação do aprendizado sobre vidrarias.. 2011. (Encontro).

2.
II Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciados de Física e de Matemática."Proposta de Melhoria na Formação de Professores da Educação Básica através da criação de clube de Ciências e Cultura".. 2010. (Encontro).

3.
VIII Evento de Educação em Química. 2010. (Encontro).

4.
EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2009. (Encontro).

5.
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica."Evasão do Curso de Licenciatura em Química - IFSP - Campus Sertãozinho-Proposta para Redução.. 2009. (Outra).

6.
I Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciados de Física e de Matemática."Evasão dos cursos de licenciatura em Ciências Exatas-Proposta para redução do número de alunos evadidos".. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, F. E.. Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2014. .

2.
DIAS, F. E.. Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2013. .



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, F. E.. Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2013. .

2.
DIAS, F. E.. Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 12:57:16