Andrius Felipe Roque

Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível C

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2986729356842304
  • Última atualização do currículo em 19/02/2018


Licenciado em LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Curitiba e mestrando em Letras - Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É servidor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Pinhais, na carreira de Técnico em Assuntos Educacionais. Mantém interesse em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Educação e Filosofia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrius Felipe Roque
Nome em citações bibliográficas
FELIPE ROQUE, A.;ROQUE, ANDRIUS FELIPE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Pinhais.
Rua Humberto de Alencar Castello Branco
Jardim Amélia
83330200 - Pinhais, PR - Brasil
Telefone: (041) 33754970
URL da Homepage: pinhais.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Orientador: Luís Gonçales Bueno de Camargo.
2015 - 2016
Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE SUPERAÇÃO DA EVASÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
Orientador: Diana Gurgel Pegorini.
2009 - 2013
Graduação em Licenciatura em Letras protuguês-Inglês.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Neotropical, INPCON, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto E-Tec, Carga horária: 20


Cursos Preparatórios para Concurso Público, CURSINHOS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: informal, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa
Outras informações
Ministração de aulas de Interpretação de texto e redação em diversos cursos preparatórios para concursos público. Curso Cenpre; E2N - Cursos e Treinamentos


Associação Franciscana de Ensino Sr. Bom Jesus, AFESBJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 30


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: graduando bolsista de IC, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Gêneros acadêmicos: análise constitutiva e elaboração de sequencias didáticas
Descrição: Após a análise da estrutura de funcionamento dos operadores argumentativos no gênero artigo acadêmico, realizada no primeiro ano do projeto, passamos à proposta de uma sequência didática que permitisse o ensino dessa marca linguística de forma sistematizada e aprofundada. Para isso, recorremos ao uso de sequências didáticas propostas pelo Grupo de Genebra, o qual releva o trabalho com os gêneros textuais, também em acordo com os documentos oficiais que orientam o ensino de língua materna no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Andrius Felipe Roque - Integrante / Aline Cristina de Souza - Integrante / Karoline Schulze de Oliveira - Integrante / Luciana Pereira da Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2009 - 2010
Gêneros acadêmicos: análise constitutiva e elaboração de sequências didáticas
Descrição: Trabalho com a análise da constituição de determinados gêneros textuais acadêmicos. Meu subprojeto, contudo, repousou sobre a análise linguísitica dos operadores argumentativos no gênero artigo artigo acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Andrius Felipe Roque - Integrante / Ágata Rosalina Erhart - Integrante / Aline Cristina de Souza - Integrante / Caroline da Silva Santos - Integrante / Jeferson Barboza Torres - Integrante / Karoline Schulze de Oliveira - Integrante / Tassia Raffo Setti - Integrante / Luciana Pereira da Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10


Projetos de extensão


2015 - 2017
Morada dos Saberes: repensando educação, ambiente e sociedade
Descrição: Morada dos Saberes: repensando educação, ambiente e sociedade? é um projeto realizado pelo Instituto Neotropical (INPCON), com o patrocínio da Petrobras e Governo Federal. Foi iniciado em março de 2015, após seleção pública pelo edital "Comunidades", que faz parte do Programa Petrobras Socioambiental. O objetivo é a consolidação de um espaço socioambiental diferenciado em São Mateus do Sul. O Morada dos Saberes funciona como um centro de informação, mobilização comunitária e formação ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
JET - Jornal Escolar Trilíngue
Descrição: Analisar a implantação da comunicação social e da produção jornalística no IFPR Câmpus Pinhais é o centro deste projeto. Nesse intuito, é pensada a sistematização de veículos de informação e a promoção do conhecimento dos diversos componentes da Instituição (infraestrutura, programas acadêmicos, recursos pessoais, fatos históricos etc.) Ao longo do projeto, então, os estudantes discutem a prática comunicativa, conhecem ferramentas técnicas úteis ao jornalismo e avaliam possíveis mídias e modelos adequados ao Câmpus..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Mundi


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Melhor trabalho de ciências humanas, Sessão nº 30, do XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, UTFPR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROQUE, ANDRIUS FELIPE2017ROQUE, ANDRIUS FELIPE; IASINSKI, LUCIANA PEREIRA . Elementos em transição em Os Meninos Crescem e a Última Tropa, de Domingos Pellegrini. REVISTA NEP - NÚCLEO DE ESTUDOS PARANAENSES DA UFPR, v. 3, p. 160-172, 2017.

2.
IASINSKI, LUCIANA PEREIRA2017IASINSKI, LUCIANA PEREIRA ; ROQUE, ANDRIUS FELIPE ; WOJCIECHOWSKI, T. . PROJETO TRILÍNGUE DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ ? CAMPUS PINHAIS: UMA DISCUSSÃO. Revista Mundi Sociais e Humanidades, v. 2, p. 1, 2017.

3.
FELIPE ROQUE, A.;ROQUE, ANDRIUS FELIPE2016FELIPE ROQUE, A.. CORONELISMO E RESISTÊNCIA EM 'FOGO MORTO'. O Guari (União da Vitória), v. 2016, p. online, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FELIPE ROQUE, A.; BIANCO . Alegres memórias de um cadáver: embates da sabedoria tupiniquim. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná (CELLIP), 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: Uel, 2011. v. 1.

2.
FELIPE ROQUE, A.; SILVA, L. P. . Proposta de sequência didática para o ensino de operadores argumentativos no gênero artigo acadêmico. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná (CELLIP), 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: Uel, 2011. v. 1.

3.
FELIPE ROQUE, A.. Proposta de sequência didática para o ensino de operadores argumentativos no gênero artigo acadêmico. In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE), 2011, Ponta Grossa. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE). Curitiba: UTFPR, 2011. v. 1.

4.
FELIPE ROQUE, A.; SILVA, L. P. . OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS. In: XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE), 2010, Cornélio Procópio - PR. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE-2010), Cornélio Procópio, PR, 6 a 8 de Outubro de 2010. Curitiba: UTFPR, 2010. v. 2. p. 45-48.

Apresentações de Trabalho
1.
ROQUE, ANDRIUS FELIPE. A terceira margem do sertão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROQUE, ANDRIUS FELIPE; CANESTRARO, C. D. . A poética das fotografias e as imagens da poesia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ROQUE, ANDRIUS FELIPE; CANESTRARO, C. D. . A poética das fotografias e as imagens da poesia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FELIPE ROQUE, A.. Excitação Poética: sexualidade, desejo e relações de poder na literatura brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FELIPE ROQUE, A.. OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FELIPE ROQUE, A.; MANOSSO, P. Z. . A Sibila: projeções paternas, críticas ao papel do homem e aos tipos femininos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
FELIPE ROQUE, A.. Proposta de sequência didática para o ensino de operadores argumentativos no gênero artigo acadêmico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FELIPE ROQUE, A.; BIANCO . Alegres memórias de um cadáver: embates da sabedoria tupiniquim. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FELIPE ROQUE, A.; SILVA, L. P. . Proposta de sequência didática para o ensino de operadores argumentativos no gênero artigo acadêmico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FELIPE ROQUE, A.. OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FELIPE ROQUE, A.. OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FELIPE ROQUE, A.. OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FELIPE ROQUE, A.; ERHART, A. R. ; Souza ; SANTOS, C. S. ; TORRES, J.B. ; OLIVEIRA ; SETTI, T. R. . Gêneros acadêmicos: Análise constitutiva e elaboração de sequência didática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FELIPE ROQUE, A.. A Interatividade Socioambiental por meio da Literatura. São Mateus do Sul - PR: Pixsul Studio, 2016 (Apostila).

2.
FELIPE ROQUE, A.; NASCENTES, Z. C. . OS DIAS DO DEMÔNIO e a arquetípica relação entre personagens e terra 2013 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROQUE, ANDRIUS FELIPE. Produção textual ? Estratégias significativas para ler e produzir. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FELIPE ROQUE, A.; RICETTI, J. ; BIANCONI, G. V. . Oficina Escrita criativa: a interatividade socioambiental por meio da ficção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FELIPE ROQUE, A.; PAIXAO, M. V. . Ficção e Marketing. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FELIPE ROQUE, A.; RICETTI, J. . Oficina Palavras, Olhares e Retratos Locais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FELIPE ROQUE, A.. Proposta de sequência didática para o ensino de operadores argumentativos no gênero artigo acadêmico. 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
FELIPE ROQUE, A.; SILVA, L. P. . OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS. 2010. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semana Acadêmica de Letras da UTFPR. 2011. (Outra).

2.
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE).Proposta de sequência didática para o ensino de operadores argumentativos no gênero artigo acadêmico. 2011. (Seminário).

3.
VII Congresso Internacional da Abralin. OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS. 2011. (Congresso).

4.
XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná (CELLIP).Alegres memórias de um cadáver: embates da sabedoria tupiniquim. 2011. (Seminário).

5.
II Semana acadêmica de Letras da UTFPR.OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS. 2010. (Outra).

6.
IX Encontro do CELSUL.OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS. 2010. (Encontro).

7.
I SEMANA DE LETRAS DA UTFPR.Gêneros acadêmicos: Elaboração de sequências didáticas.. 2009. (Seminário).

8.
LITERATURA E JORNALISMO - Feira de livros do SESC-PR. 2009. (Oficina).

9.
XIX SEMINÁRIO DO CELLIP. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROQUE, ANDRIUS FELIPE; BIANCONI, G. V. ; CANESTRARO, C. D. ; TIEPPO, E. ; ZAVALA, A. B. P. . III Mostra de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do IFPR Pinhais. 2017. (Outro).

2.
SOETHE, P. A. ; TORQUATO, A. C. ; COELHO, M. ; AGUIAR, F. ; MEDEIROS, A. ; AGUIAR, L. W. T. ; ROQUE, ANDRIUS FELIPE . Colóquio Outras Margens - 50 anos sem Guimarães Rosa. 2017. (Outro).

3.
FELIPE ROQUE, A.. II Tô Ligad@! Colóquio de gêneros, sexualidades e diversidades. 2016. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 11:42:46