Marcos Rangel de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5218215948561915
  • Última atualização do currículo em 26/01/2018


Aluno do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (desde 2015). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE (2010). Integra o grupo de pesquisa Estudos Sociais e Históricos das Estatísticas Públicas, associado à ENCE/IBGE, coordenado pelo professor Nelson de Castro Senra. Atua como docente e pesquisador nas áreas de Sociologia e História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Rangel de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M. R.

Endereço


Endereço Profissional
Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Rua Feliciano Sodré, s/nº
Santa Lúcia
25266-000 - Duque de Caxias, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em População, território e estatísticas públicas.
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Orientador: Miguel Antonio Pinho Bruno.
Coorientador: Daniela Patti do Amaral.
2008 - 2010
Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Título: Desigualdades socioespaciais no Município de Duque de Caxias, RJ: uma abordagem interescalar,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Cesar Ajara.
Coorientador: Ismenia Blavatsky de Magalhaes.
Palavras-chave: desigualdade; território; segregação socioespacial.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Distribuição Espacial / Especialidade: Distribuição Espacial Urbana.
1989 - 1995
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Comunidade Nossa Senhora Aparecida: uma comunidade eclesial de base.
Orientador: Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros.




Atuação Profissional



Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Sem vínculo funcional
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisa Estudos Sociais e Históricos das Estatísticas Públicas. Participa do projeto de pesquisa sobre o Convênio Inter-Administrativo das Estatísticas Educacionais e Conexas, de 1931, sob a coordenação do Prof. Nelson de Castro Senra

Atividades

2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Ciências Estatísticas, .


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I - Ensino Médio, Carga horária: 16


Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, P/DUQUE CAXIAS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I - Ensino Fundamental, Carga horária: 15



Linhas de pesquisa


1.
Estatísticas Públicas: Estado e Nação. Tempos, processos, significados


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
A produção das estatísticas brasileiras na confluência de esforços em torno do 'Convênio Inter-Administrativo das Estatísticas Educacionais e Conexas' (1907-1945)
Descrição: A pesquisa tem o objetivo geral de estudar as inflexões positivas ocorridas, diretamente, na apreensão da realidade da educação brasileira, bem assim, em decorrência, na maturação da atividade estatística brasileira, ainda descontínua e assistemática. Essas inflexões se deram a partir do ?Convênio Inter-Administrativo das Estatísticas Educacionais e Conexas? , proposto, discutido e assinado durante a IV Conferência Nacional de Educação, em 1931. Esse Convênio será, depois, implantado e executado pela Diretoria de Informações, Estatística e Divulgação do recém-criado Ministério da Educação e Saúde Pública, e servirá de fundamento à ulterior criação do IBGE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.


Idiomas


Inglês
Lê Bem.
Espanhol
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, M. R.. O Convênio Estatístico no contexto da produção estatística anterior e dos debates educacionais em torno da IV Conferência Nacional de Educação. In: Nelson de Castro Senra. (Org.). Organizando a coordenação nacional : estatística, educação e ação política na Era Vargas. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2014, v. , p. 169-198.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. R.; BRUNO, M. A. P. . Os jovens que não trabalham nem estudam e a política educacional do Estado do Rio de Janeiro: um estudo exploratório. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, M. R.. A redução das matrículas no Estado do Rio de Janeiro: uma análise exploratória com base no Censo Escolar (2007-2015). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, M. R.; GOMES, F. O. A. . Democratização da permanência na escola: uma análise exploratória para o Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, M. R.. O Convênio Estatístico de 1931 à luz da produção da Diretoria Geral de Estatística de 1907 a 1930. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, M. R.. A construção de tipologia socioeconômica como forma de identificar áreas prioritárias para políticas públicas - uma proposta para o Município de Duque de Caxias, RJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LIMA, M. R.. Análise das assimetrias socioeconômicas verificadas entre os bairros do Município de Duque de Caxias, RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LIMA, M. R.. Desigualdades socioespaciais no Município de Duque de Caxias: dados de escolaridade e renda dos responsáveis por domicílios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, M. R.. A IV Conferência Nacional de Educação e o Convênio Estatístico: breve relatório sobre a pesquisa no arquivo da Associação Brasileira de Educação. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.Os jovens que não trabalham nem estudam e a política educacional do Estado do Rio de Janeiro: um estudo exploratório. 2017. (Encontro).

2.
XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação.A redução das matrículas no Estado do Rio de Janeiro: uma análise exploratória com base no Censo Escolar (2007-2015). 2017. (Simpósio).

3.
VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Democratização da permanência na escola: uma análise exploratória para o Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

4.
Seminário 50 anos de REDUC: ganhos, perdas e danos. 2011. (Seminário).

5.
XIV Encontro Nacional da ANPUR.A construção de tipologia socioeconômica como forma de identificar áreas prioritárias para políticas públicas - uma proposta para o Município de Duque de Caxias, RJ. 2011. (Encontro).

6.
17º Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Análise das assimetrias socioeconômicas verificadas entre os bairros do Município de Duque de Caxias, RJ. 2010. (Encontro).

7.
1º Encontro de Pós-Graduação em Demografia e Áreas Afins. 2010. (Encontro).

8.
2ª Conferência do Plano Municipal de Educação. 2010. (Outra).

9.
Colóquio Política, História da Educação e História da Infância nas Cidades.Desigualdades socioespaciais em Duque de Caxias: dados de escolarização e renda. 2010. (Outra).

10.
5º Seminário Fluminense de Indicadores. 2009. (Seminário).

11.
Seminário Plano Diretor de Duque de Caxias: construindo o projeto de uma cidade para todos.Participação popular na elaboração do Plano Diretor e na gestão da política urbana. 2005. (Seminário).

12.
Lançamento da campanha "De olho no seu voto".De olho no seu voto na Baixada Fluminense. 2004. (Outra).

13.
1ª Conferência Nacional das Cidades. 2003. (Outra).

14.
Projeto Vida e Cidadania.Educação, desigualdade social e violência. 2003. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LIMA, M. R.. O Convênio Estatístico no contexto da produção estatística anterior e dos debates educacionais em torno da IV Conferência Nacional de Educação. In: Nelson de Castro Senra. (Org.). Organizando a coordenação nacional : estatística, educação e ação política na Era Vargas. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2014, v. , p. 169-198.



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público: Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - Edital nº 45 (02 dez. 2014) - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Disciplina: Sociologia - 3º lugar - Nomeação publicada no Diário Oficial da União de 03 ago. 2015, seção 2, p. 15.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 20:00:29