Márcia Saviczki Pinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5679856878762927
  • Última atualização do currículo em 29/03/2018


Mestre em Linguagens e saberes na Amazônia. Especialista em Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa e Literaturas. Especialista em Educação Infantil. Graduada em Letras - Língua Portuguesa - e graduanda de Pedagogia - segunda licenciatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Saviczki Pinho
Nome em citações bibliográficas
PINHO, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Saberes que curam: uma incursão sobre a tradução dos nomes de plantas na região Bragantina,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: CARMEN LUCIA REIS RODRIGUES.
2011 - 2012
Especialização em Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 420h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Título: Produção textual na Educação Infantil.
2010 - 2011
Especialização em Ens. Aprendiz. de Língua Portuguesa e Literaturas. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Estudos de fonologia como aporte para o ensino de língua portuguesa nas séries iniciais.
Orientador: Professora Drª. Raimunda Benedita Cristina Caldas.
2017
Graduação em andamento em Pedagogia - Segunda Licenciatura.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2004 - 2009
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Mundo Encantado dos Pequenos Autores.
Orientador: Rosa Helena Sousa de Oliveira.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Formação de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e .... (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
PESQUISA LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
I SEBRAPE. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Formação cont para prof dos anos iniciais da ed bá. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
UMÁPE? a dêixis espacial em línguas indígenas amaz. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Ser educ na atualidad: desafios da formaç e da pra. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
A leitura no contexto escolar. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Form. Docente em Ens. Religioso Escolar. (Carga horária: 180h).
Diocese de Bragança, DIOCESE, Brasil.
2009 - 2009
Of de capacitação para prof: Literatura Infantil. (Carga horária: 60h).
Fundação Curro Velho, FCV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: PARFOR, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DA DISCIPLINA ARTE E EDUCAÇÃO
Outras informações
ATUAÇÃO: PROFESSORA PELO PARFOR - POLO BRAGANÇA-PA DISCIPLINA: ARTE E EDUCAÇÃO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 20
Outras informações
Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos Teórico e Metodológico do Ensino de Português Turma: 01A (2014.2) Carga horária: 75h

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA CEDIDA, Carga horária: 20
Outras informações
ATUAÇÃO: PROGRAMA ARTE NA ESCOLA VÍNCULO: PROFESSORA CEDIDA PELA SECRETARIA MUNICÍPIO DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA-PA


SECRETARIA MUNICIPAL DE BRAGANÇA, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 100


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 100
Outras informações
PROFESSORA CEDIDA À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.


Secretaria Municipal de Educação / Bragança, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 20


PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/UFPA, PARFOR/UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: PROFESSOR COLABORADOR, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ARTE E EDUCAÇÃO
Outras informações
A DISCIPLINA TEVE COMO CARGA HORÁRIA 60H.



Outros Projetos


2013 - Atual
Arte na Escola
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Márcia Saviczki Pinho - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte na Escola.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tradução de Saberes Culturais na Amazônia.


Idiomas


Inglês
, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PINHO, M. S.; Carmen Lúcia Reis Rodrigues . A PESQUISA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA COMUNIDADE DE VILA-QUE-ERA: UM PERCURSO PELA TERMINOLOGIA E TRADUÇÃO. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontinele de Alencar; Fernando Alves da Silva Júnior. (Org.). INCLUSÃO E PRESERVAÇÃO DE SABERES PARA O BOM VIVER. 1ed.São Carlos /SP: Pedro e João Editores, 2015, v. , p. 65-76.

2.
PINHO, M. S.. SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DOS NOMES DE PLANTAS NA REGIÃO BRAGANTINA. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; José Guilherme dos Santos Fernandes; Fernando Alves da Silva Júnior; Larissa Fontinele (orgs.). (Org.). MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS. 1ed.: Pipa Comunicação, 2014, v. , p. 99-106.

Apresentações de Trabalho
1.
PINHO, M. S.. A Gestão da Aprendizagem na perspectiva do currículo integrado: do conhecimento local para o global. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PINHO, M. S.. SIMPÓSIO SOBRE LÉXICO, LEXICOGRAIA, TERMINOLOGIA E TRADUÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PINHO, M. S.. I Encontro do IV ciclo de Diálogos Freireanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PINHO, M. S.. Organização do trabalho pedagógico em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PINHO, M. S.. I ENCONTRO REGIONAL DE PESQUISA EM TRABALHO EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INFÂNCIAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PINHO, M. S.; GALVAO, R. M. S. ; CORREA, D. R. ; MESQUITA, A. M. A. . BRINCAR, CRIAR E INOVAR: REFLETINDO O CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BRAGANÇA-PA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PINHO, M. S.. I SEMINÁRIO - CURRÍCULO, ORMAÇÃO DE PROESSORES E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUESTÕES E DESAFIOS CONTEMPORÃNEOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
PINHO, M. S.. SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DE TERMINOLOGIA DAS PLANTAS MEDICINAIS DA COMUNIDADE vILA-QUE-ERA, BRAGANÇA-PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PINHO, M. S.. SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DE TERMINOLOGIA DAS PLANTAS MEDICINAIS DA COMUNIDADE vILA-QUE-ERA, BRAGANÇA-PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PINHO, M. S.. Saberes que curam: uma incursão sobre a tradução dos nomes de plantas na região bragantina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PINHO, M. S.. PLANTAS MEDICINAIS: TERMINOLOGIA E TRADUÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
PINHO, M. S.. SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DOS NOMES DE PLANTAS NA REGIÃO BRAGANTINA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PINHO, M. S.. APRENDENDO VOAR NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO: UMA PRÁTICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE BRAGANÇA-PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
PINHO, M. S.. SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DOS NOMES DE PLANTAS NA REGIÃO BRAGANTINA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
PINHO, M. S.. SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DOS NOMES DE PLANTAS NA REGIÃO BRAGANTINA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PINHO, M. S.. Níveis de Desenvolvimento da Escrita nas Séries Iniciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
PINHO, M. S.. Gêneros Textuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PINHO, M. S.. AVALIAÇÃO EM ARTES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PINHO, M. S.. A Leitura no contexto escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINHO, M. S.. NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS. 2013. .

2.
Silva-Oliveira, Gláucia Caroline ; PINHO, M. S. . MERO, O SENHOR DAS PEDRAS. 2010. (Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAES, M. F. D.; PINHO, M. S.. Participação em banca de Patrícia do Socorro dos Prazeres Barrados.A leitura nas séries iniciais: uma realidade no segundo ano a escola municipal de Ensino Infanti e Fudamental Santa Terezina do Município de São João de Pirabas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
PINHO, M. S.; PAES, M. F. D.. Participação em banca de Rosely Lago de Sena Costa.As causas da evasão escolar de Jovens e Adultos (EJA) 2º na Escola Guajarina Menezes e Silva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
PINHO, M. S.; PAES, M. F. D.. Participação em banca de José Mesquita da Silva.Dificuldade do desenvolvimento da habilidaded de leitura dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro do IV ciclo de Diálogos Freireanos. 2017. (Encontro).

2.
I ENCONTRO REGIONAL DE PESQUISA EM TRABALHO EDUCAÇÃO, POLÓTICAS PÚBLICAS E INFÂNCIAS. 2017. (Encontro).

3.
I SEMINÁRIO - CURRÍCULO, ORMAÇÃO DE PROESSORES E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUESTÕES E DESAFIOS CONTEMPORÃNEOS. 2017. (Seminário).

4.
I SILETTRAD INTERNACIONAL. 2017. (Simpósio).

5.
IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 E III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA - IX FIPED.BRINCAR, CRIAR E INOVAR: REFLETINDO O CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BRAGANÇA-PA. 2017. (Seminário).

6.
Jornada de Mobilização Educacional 2017.A Gestão da Aprendizagem na perspectiva do currículo integrado: do conhecimento local para o global. 2017. (Oficina).

7.
Seminário de Educação Infantil: Refletindo o currículo e práticas educativas ena educação infantil.Organização do trabalho pedagógico em sala de aula. 2017. (Oficina).

8.
AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL - DINTER. 2015. (Outra).

9.
III SIMPÓSIO TRADUMEMO.SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DE TERMINOLOGIA DAS PLANTAS MEDICINAIS DA COMUNIDADE vILA-QUE-ERA, BRAGANÇA-PA. 2015. (Simpósio).

10.
II OFICINA DE METODOLOGIA E PESQUISA.SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DE TERMINOLOGIA DAS PLANTAS MEDICINAIS DA COMUNIDADE vILA-QUE-ERA, BRAGANÇA-PA. 2015. (Oficina).

11.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, COMO ME FIZ PROFESSOR (A)? A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.APRENDENDO VOAR NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO: UMA PRÁTICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE BRAGANÇA-PA. 2014. (Seminário).

12.
I SEMINÁRIO TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE. 2014. (Seminário).

13.
I SEMINÁRIO TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE.PLANTAS MEDICINAIS: TERMINOLOGIA E TRADUÇÃO. 2014. (Seminário).

14.
QUARTAS DE PESQUISA. 2014. (Outra).

15.
QUARTAS DE PESQUISA.SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DOS NOMES DE PLANTAS NA REGIÃO BRAGANTINA. 2014. (Outra).

16.
II ISLINS - SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DOS NOMES DE PLANTAS NA REGIÃO BRAGANTINA. 2013. (Simpósio).

17.
RECURSOS INFORMATIZADOS PARA TRATAMENTO DE DADOS E ELABORAÇÃO DE GLOSSÁRIO ELETRÔNICO. 2013. (Oficina).

18.
3º Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil. 2011. (Seminário).

19.
3º SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL - PROFESSOSR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS, PESQUISAS E PRÁTICAS EM DEBATE. 2011. (Seminário).

20.
II Seminário do Curso de Especialização em Educação Infantil. 2011. (Seminário).

21.
II SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL - CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2011. (Seminário).

22.
Jornada Pedagógica da E. E. E. F. M. Profª Maria de Nazaré Cézar Pinheiro.Gêneros Textuais. 2011. (Outra).

23.
JORNADA PEDAGÓGICA - SEMED.AVALIAÇÃO EM ARTES. 2010. (Encontro).

24.
A leitura no contexto escolar.Para convidados e participantes. 2009. (Oficina).

25.
I Encontro de Formação de professores para Classes Multisseriadas.Professor Facilitador. 2009. (Encontro).

26.
Palestra - Cine Arte: Pedro Bial percorre universo de Guimarães Rosa. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINHO, M. S.. Seminário de Educação Infantil: brincar, criar e inovar: reletindo o currículo e práticas educativas na educação infantil. 2017. (Outro).

2.
PINHO, M. S.. I SEMINÁRIO TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PINHO, M. S.. A Leitura no contexto escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PINHO, M. S.. SABERES QUE CURAM: UMA INCURSÃO SOBRE A TRADUÇÃO DOS NOMES DE PLANTAS NA REGIÃO BRAGANTINA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PINHO, M. S.. Saberes que curam: uma incursão sobre a tradução dos nomes de plantas na região bragantina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 17:00:16