Lucas Schenoveber dos Santos Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9449895346740462
  • Última atualização do currículo em 14/02/2019


Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), área de concentração Análise do Discurso Francesa. Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Foi pesquisador colaborador no grupo Englishes around the World da Unioeste de Foz do Iguaçu. Atuou como professor de língua inglesa e portuguesa nas redes pública e privada nos níveis fundamental, médio e superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Schenoveber dos Santos Junior
Nome em citações bibliográficas
SANTOS JUNIOR, L. S.;SCHENOVEBER, L.S.Jr.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Entremeios da Análise do Discurso e Estudos da Tradução: Uma Análise Discursiva das Traduções de Manuais de Smartphone.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Pedro Luis Navarro Barbosa.
2017 - 2018
Especialização em TEFL Certificate. (Carga Horária: 150h).
University of Toronto, UTORONTO, Canadá.
Título: Teaching English in Foreign Countries.
2010 - 2011
Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos. (Carga Horária: 440h).
Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, FAESI, Brasil.
Título: As dificuldades envolvidas no processo de produção, leitura e compreensão de textos escritos, de um aluno diagnosticado com TDAH ? Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Orientador: Mirtes Teis.
2007 - 2010
Graduação em Letras Português - Inglês.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Interferência da língua materna na produção escrita dos alunos de letras..
Orientador: Isis Ribeiro Berger.




Formação Complementar


2013 - 2013
Introdução à Plataforma Moodle de Ensino a Distânc. (Carga horária: 16h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento para Aplicadores do TOEFL.
Mastertest - Certificação Internacional, MASTERTEST, Brasil.
2012 - 2012
Toefl Preparation. (Carga horária: 120h).
International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.
2012 - 2012
High Advanced. (Carga horária: 120h).
International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.
2011 - 2011
Oxford Teachers' Academy. (Carga horária: 18h).
Oxford University Press, OUP, Inglaterra.
2011 - 2011
Avaliação de Aprendizagem.
Rede Católica de Educação, RCE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Portuguesa - Ensino Médio; Língua Portuguesa - Graduação; Formação de Professores - Pós Graduação (Profop).

Atividades

08/2013 - 08/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Linguísitca
08/2013 - 08/2014
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Linguística
08/2013 - 08/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Linguística
08/2013 - 08/2014
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Linguística
08/2013 - 08/2014
Ensino, Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Profissão Professor
08/2013 - 08/2014
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Linguística

Aula em Foco, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Autoria de material didático
Outras informações
Produção de material didático/metodológico do componente curricular de Língua Inglesa para plataforma educacional, com intuito de auxiliar os professores do ensino fundamental na aplicação dos conteúdos exigidos pela nova Base Nacional Comum Curricular.


Editora Positivo, EP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assessor Pedagógico de Língua Inglesa


Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor da disciplina Linguística Aplicada (80h) para o curso de Letras - Libras EaD.

Atividades

07/2017 - 02/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada

Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada: Business English

Atividades

04/2015 - 10/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Business English

Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, AFESBJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22


Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

2005 - 2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Centro Interativo Educacional - Faesi, FAESI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Magistério; Língua Portuguesa - Enfermagem.


Centro Universitário Franciscano do Paraná, FAE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Língua Inglesa no curso de Letras Português-Inglês. Professor de Língua Portuguesa nos cursos de Filosofia e Psicologia.

Atividades

03/2015 - 07/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
03/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês II
Inglês III

CNA - Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5


Colégio Nossa Senhora de Fátima, CONSFAT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor


Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, FAESI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa no projeto "Jovem Aprendiz".


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Externo, Carga horária: 4


Wizard, WZD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

2007 - Atual
Ensino, Inglês, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês

Richmond Educação LTDA, RE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Freelancer, Carga horária: 4
Outras informações
Produção de Material para a disciplina de Língua Inglesa segmento Ensino Fundamental - Anos Finais.



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
O inglês no mundo: questões de hegemonia, multinacionalidade e uso e suas implicações para formação de professores
Descrição: As questões acerca da multinacionalidade e do caráter hegemônico da língua inglesa, bem como seu papel como língua franca geram implicações sociais e, também, para a formação de professores. Entre professores em serviço, há desconhecimento ou confusão quanto os conceitos de World Englishes, English as a Língua Franca, International English (Phillipson, 1992; Kachru, 1996; Crystal, 2003; Widdowson, 2003, Jenkins, 2006; et al) e os impactos destas variedades/funções da língua na sociedade, considerando os aspectos político, econômico e sociais que levaram ao longo da história com que o inglês se tornasse hoje, reconhecidamente, um idioma global. Este projeto de pesquisa, de caráter exploratório, visa revisar na literatura as pesquisas que já foram realizadas na área, com vistas a promover reflexões e encorajar pesquisas entre professores pré e em serviço acerca das relações que se estabelecem mundialmente através da língua inglesa e seus impactos na sociedade...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Schenoveber dos Santos Junior - Integrante / Isis Ribeiro Berger - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Membro do Braz Tesol, Braz Tesol.
2011
ELSA - English Language Skills Assessment, ELSA - CNA.
2011
TOEFL - Test of English as a Foreign Language, ETS.
2010
Test of English for International Communication, ETS - Educational Testing Service.
2010
Membro do Braz Tesol, Braz Tesol.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.. The Influence of the Mother Tongue in the Written production of Brazilian learners of English. The Polyglot: Lumina Spargo, Augusta State University - GA, p. 34 - 38, 20 mar. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.. TRADUTOR: SUJEITO VISÍVEL DA TRADUÇÃO. In: IX Enditec - Encontro Nacional de Difusão Tecnológica, 2013, Medianeira. IX Enditec - Encontro Nacional de Difusão Tecnológica Anais 2013. Medianeira: UTFPR, 2013. p. 12-18.

2.
SANTOS JUNIOR, L. S.; PARAHYBA, M. R. . ADÉLIA MARIA WOELLNER: MEMÓRIA E VIVÊNCIA - RECORDAÇÕES. In: V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação e Letras, 2010, Foz do Iguaçu. Os espaços de formação, difusão e produção do conhecimento nos cursos de Enfermagem, Letras e Pedagogia, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.. ENTREMEIOS DA ANÁLISE DO DISCURSO E ESTUDOS DA TRADUÇÃO EM ANÁLISE DISCURSIVA DAS NOTAS DE AVISO EM MANUAIS DESMARTPHONE. In: 18ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2015, Marechal Cândido Rondon. 18ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2015.

2.
SANTOS JUNIOR, L. S.; Ribeiro, I . A INTERFERÊNCIA DO PORTUGUÊS NOS TEXTOS ESCRITOS PELOS ALUNOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS: LINGUAGEM, CULTURA E IDENTIDADE, 2010, Foz Do Iguaçu. IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS: LINGUAGEM, CULTURA E IDENTIDADE, 2010.

3.
SANTOS JUNIOR, L. S.; Ribeiro, I . A interferência da língua materna na produção escrita dos acadêmicos de Letras. In: 9º Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça. Caderno de Programação e Resumos do 9º ENCONTRO DO CELSUL. Palhoça: Editora Unisul, 2010. p. 184-184.

4.
SANTOS JUNIOR, L. S.; PARAHYBA, M. R. . O JOGO EDUCATIVO E A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS: LINGUAGEM, CULTURA E IDENTIDADE, 2010, Foz do Iguaçu. IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS: LINGUAGEM, CULTURA E IDENTIDADE, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Diálogos entre Análise do Discurso Francesa e Estudos da tradução: a questão dos manuais de smartphones. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Doodles e Wordclouds: gêneros discursivos emergentes e tecnologia digital na aula de língua inglesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS JUNIOR, L. S.. ENTREMEIOS DA ANÁLISE DO DISCURSO E ESTUDOS DA TRADUÇÃO EM ANÁLISE DISCURSIVA DAS NOTAS DE AVISO EM MANUAIS DE SMARTPHONE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Tradutor: Sujeito Visível da Tradução. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS JUNIOR, L. S.. English Around the World and Across Cultures: Impacts and Perspectives for Language Teaching Education in Brazil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Formação Docente: os desafios da carreira inicial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SANTOS JUNIOR, L. S.; Ribeiro, I . Interference of Portuguese in the EFL students' writings. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Jogo Educativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS JUNIOR, L. S.. O Jogo Educativo e a Experiência do Estágio de Docência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Interferência do Português nas redações dos alunos de Inglês como Língua Estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Avaliação: fundamentos e procedimentos. Curitiba: Editora Positivo, 2017 (E-book).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Tecnologia como metodologia: inovação na sala de aula. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Tecnologia em sala de aula: crush ou ranço?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) - nível 2. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS JUNIOR, L. S.; PARAHYBA, M. R. . Jogo Educativo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.; WINTER, L.M.; SANTOS, R.. Participação em banca de Ana Sartório Cardoso. A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR PARA A ALFABETIZAÇÃO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
SANTOS JUNIOR, L. S.; WINTER, L.M.; SANTOS, R.. Participação em banca de Lilian Biazotto. A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
SANTOS JUNIOR, L. S.; SANTOS, N.; NICODEM, M. F. M.. Participação em banca de Daniel Sousa da Silva. A AFETIVIDADE EM SALA DE AULA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
SANTOS, N.; NICODEM, M. F. M.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Adrielle da Silva Rodrigues. A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
SANTOS JUNIOR, L. S.; NICODEM, M. F. M.; SANTOS, N.. Participação em banca de Vanessa Voidginski. AS DIFICULDADES DA ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
SANTOS, N.; NICODEM, M. F. M.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Kelly Arnold dos Santos. Métodos de avaliação pedagógica no ensino de língua portuguesa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
WINTER, L.M.; SANTOS, R.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Thais Simeoni Pirez. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
SANTOS, R.; WINTER, L.M.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Valdirene Alexandrino Reis Magalhães. A IMPORTÂNCIA DE IMPOR LIMITES NA ESCOLA: DISCUSSÕES SOBRE A INDISCIPLINA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
WINTER, L.M.; OBANA, J. E. G.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Thais Barcelos Claudino Diniz. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
LOPES, S. M.; JULIANO, J. M. M.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Joseane Novaes da Silveira. INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO REGULAR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
SANTOS, N.; NICODEM, M. F. M.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Vanessa Voidginski. APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO 3 ANO DO EF. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

12.
WINTER, L.M.; SANTOS, R.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Thais Simeoni Pirez. CONTRIBUIÇOES DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

13.
SANTOS, C. O.; SANTOS, R.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Neusa Maria Marques Nogueira Orfan. O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

14.
SANTOS JUNIOR, L. S.; RIBEIRO, J. S. M.; MAGALHÃES, V. L.. Participação em banca de VERÔNICA PIRES VESSANI JANUÁRIO. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

15.
MAGALHÃES, V. L.; RIBEIRO, J. S. M.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Adriana de Carvalho Medeiros. QUANDO NOVOS PERSONAGENS ENTRAM EM CENA: A FOTOGRAFIA E O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL NO MUNICÍPIO DE LOANDA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

16.
SANTOS JUNIOR, L. S.; MAGALHÃES, V. L.; RIBEIRO, J. S. M.. Participação em banca de Éder Henrique de Oliveira. A UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

17.
SANTOS, R.; SANTOS JUNIOR, L. S.; OLIVEIRA, R. E. C.. Participação em banca de Pricila Basilio Marçal Lorencini. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UM INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO 8º ANO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

18.
OLIVEIRA, R. E. C.; SANTOS, R.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Rosemari Aparecida Pedroso Szezerbatz. POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

19.
SANTOS JUNIOR, L. S.; SANTOS, R.; OLIVEIRA, R. E. C.. Participação em banca de Andréia dos Santos. PLANEJAMENTO DE ENSINO: SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL PAPA PIO XII.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

20.
SANTOS JUNIOR, L. S.; SANTOS, R.; JULIANO, J. M. M.. Participação em banca de Alvaro Barbosa da Silva. O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO PARANÁ - UM ESTUDO DE CASO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

21.
SANTOS, R.; LIMA, I. C.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Evandro Franco da Conceição. INFLUÊNCIA DO CAPITAL NA PROPOSTA DE CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

22.
SANTOS, N.; LOPES, S. M.; SANTOS JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Laudiceia Camargo Correia Gomes. A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES NAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Capacitação Docente. 2018. (Encontro).

2.
V SEPEL - Seminário de Pesquisa em Letras. 2018. (Seminário).

3.
English Around the World and Across Cultures: Impacts and Perspectives for Language Teaching Education in Brazil..English Around the World and Across Cultures: Impacts and Perspectives for Language Teaching Education in Brazil.. 2012. (Oficina).

4.
IV Congresso Nacional - Conexão RCE 2011. 2011. (Congresso).

5.
Programa Circuito Docente Avaliação de Aprendizagem. 2011. (Oficina).

6.
STAGIUM 2011 - Seminário de Encerramento do Estágio de Docência em Letras.Formação Docente: os desafios da carreira inicial. 2011. (Seminário).

7.
12th Braz - Tesol National Convention.Interference of Portuguese in the EFL students' writings. 2010. (Outra).

8.
IV Encontro Internacional de Letras: Linguagem, Cultura e Identidade. 2010. (Encontro).

9.
V SEPECEL - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação e Letras. 2010. (Outra).

10.
V SEPECEL - SEMINÁRIO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO.Jogo Educativo. 2010. (Seminário).

11.
V SEPECEL - SEMINÁRIO DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO. 2010. (Seminário).

12.
III Encontro Internacional de Letras e I Encontro Nacional de Transculturalidade, Linguagem e Educação. 2009. (Encontro).

13.
IV SEPECEL - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEL - Centro de Educação e Letras. 2009. (Seminário).

14.
II Encontro Internacional de Letras. 2008. (Encontro).

15.
III SEPECEL - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação e Letras. 2008. (Seminário).

16.
Encontro Internacional de Acadêmicos de Letras: Diálogo das Letras com as Artes e as Multiculturas. 2007. (Encontro).

17.
II SEPECEL - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação e Letras. 2007. (Seminário).

18.
Cultura em Foco - Reduções Jesuítas do Paraguai e Argentina. 2006. (Outra).

19.
I Ciclo de Palestras do Curso de Goegrafia. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.. III Encontro Internacional de Letras e I Encontro Nacional de Transculturalidade, Linguagem e Ensino. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Luiza Gilio Ferla. METODOLOGIAS PARA PRÁTICAS DE LEITURA NAS AULAS DE PORTUGUÊS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Lucas Schenoveber dos Santos Junior.

2.
Francielly Sperandio de Souza. O USO DE BLOG PARA AMPLIAR O APRENDIZADO DE LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA INGLESA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Lucas Schenoveber dos Santos Junior.

3.
Denise de Melo Bonato. UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Lucas Schenoveber dos Santos Junior.

4.
Priscylla Clivati Faustino Lobo. Dificuldades no Aprendizado da Língua Inglesa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Lucas Schenoveber dos Santos Junior.

5.
Silvanete Mara da Costa Silva. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NAS SÉRIES INICIAIS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Lucas Schenoveber dos Santos Junior.

6.
Valeria Cristina França Alves. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E A METODOLOGIA NA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Lucas Schenoveber dos Santos Junior.

7.
Lorinaldo Evangelista da Silva Souza. A Estratégia da Leitura para a Formação do Educando no Ensino Fundamental I. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Lucas Schenoveber dos Santos Junior.

8.
Alvaro Barbosa da Silva. O ensino de Língua Inglesa do Paraná - Um estudo de caso. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Lucas Schenoveber dos Santos Junior.

9.
Vanessa Voidginski. APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO 3 ANO DO EF. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Lucas Schenoveber dos Santos Junior.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.. English Around the World and Across Cultures: Impacts and Perspectives for Language Teaching Education in Brazil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS JUNIOR, L. S.. Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) - nível 2. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Aprovado em 4º lugar no concurso público edital nº 008/2014 INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:33:56