José Pedro Schardosim Simão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4305682045202863
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Professor Substituto de Informática no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Tubarão. Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFSC (2018), com período sanduíche na Université TÉLUQ (Canadá). Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (Bel.), também pela UFSC (2015), com período sanduíche na University of Windsor (Canadá). Colabora nos grupos de pesquisa Laboratório de Experimentação Remota (RExLab/UFSC) e Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Interdisciplinar (GPEI/IFSC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Pedro Schardosim Simão
Nome em citações bibliográficas
SIMÃO, J. P. S.;Simão, José Pedro Schardosim;J. P. Simão;SIMÃO, JOSÉ PEDRO;Simao, Jose Pedro Shardosim;Shardosim Simao, J.P.;Shardosim Simao, Jose Pedro;SCHARDOSIM SIMAO, JOSE PEDRO;SIMAO, J.P.S.;SIMAO, J. P. S.;SCHARDOSIM SIMÃO, JOSÉ PEDRO;SIMAO, JOSE PEDRO SCHARDOSIM

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Tubarão.
Rua Deputado Olices Pedra de Caldas - de 223/224 a 1199/1200
Dehon
88704296 - Tubarão, SC - Brasil
Telefone: (48) 33019100
URL da Homepage: http://tubarao.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Télé-Université, Université du Québec (Orientador: Hamadou Saliah-Hassane).
Título: Modelo para Registro de Dados de experiências de aprendizagem em laboratórios remotos utilizando a especificação Experience API,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: João Bosco da Mota Alves.
Coorientador: Juarez Bento da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
2018
Especialização em andamento em Tecnologias para Educação Profissional. (Carga Horária: 424h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em University of Windsor (Orientador: Michele Fitzgerald).
Título: RELLE: Sistema de Gerenciamento de Experimentos Remotos.
Orientador: Juarez Bento da Silva.
Bolsista do(a): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
2008 - 2011
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Novas Tecnologias na Aprendizagem: Didática Aplicada. (Carga horária: 12h).
Instituto Phorte Educação, IP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Novas Tecnologias na Aprendizagem: Políticas Educacionais. (Carga horária: 12h).
Instituto Phorte Educação, IP, Brasil.
2016 - 2017
Français semi-intensif. (Carga horária: 72h).
College Platon, CP, Canadá.
2013 - 2014
English Language Improvement Program. (Carga horária: 480h).
University of Windsor, UW, Canadá.
2011 - 2013
Communicative English Program. (Carga horária: 200h).
Instituto de Idiomas Yázigi, IIY, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Curso Básico de Linux. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Mecatrônica Básica com Arduíno. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Sistemas I
Fundamentos de Sistemas da Informação
Interface Humano-Computador
Programação para Internet I
Programação para Internet II

Télé-Université, Université du Québec, TELUQ, Canadá.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsa concedida pelo Governo do Canadá, através da chamada 2016 do programa Emerging Leaders in the Americas (ELAP)

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa e Educação, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
RExLab - Laboratório de Experimentação Remota

Atividades

04/2016 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado Pleno do PPGTIC.
04/2016 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado Delegado do PPGTIC.
03/2016 - 07/2016
Estágios , UFSC - Campus Araranguá, .

Estágio realizado
Estágio de Docência - Estrutura de Computadores - Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
GT-MRE - Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel


Escola Wizard, EW, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
VISIR+: Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquiry-based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR
Descrição: Este projeto visa a ampla área de Engenharia Elétrica e Eletrônica e, dentro dela, o tema da teoria e prática de circuitos. Tem como objetivo definir, desenvolver e avaliar um conjunto de módulos educacionais que incluam experiências práticas, virtuais e remotas, suportadas por um laboratório remoto chamado Virtual Instruments Systems In Reality (VISIR). A natureza de cada experiência (hands-on, virtual, real-remote) tem um impacto na percepção dos alunos sobre o comportamento dos circuitos, sendo, portanto, obrigatório para entender como esses diferentes objetos de aprendizagem podem ser organizados juntos para permitir a compreensão e aumentar suas habilidades baseadas em laboratório. Esta é a preocupação da metodologia de ensino e aprendizagem subjacente, favorecendo, em particular, a autonomia dos alunos para descobrir como funcionam os circuitos, através de uma abordagem baseada em inquérito. VISIR + reúne o poder do melhor laboratório remoto para experiências com circuitos elétricos e eletrônicos e a longa história de colaboração entre os parceiros do consórcio da Argentina, Áustria, Brasil, Portugal, Espanha e Suécia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
GT-MRE: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 14/02/2015.
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver e implantar uma plataforma que integre ambiente virtual de ensino e de aprendizagem através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, acessados por dispositivos móveis ou convencionais, e complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta contribuir e estimular a integração da tecnologia na rede pública de ensino. Esta proposta contempla a construção e validação da plataforma, disponibilizando um ambiente que permita trabalhar com sistemas físicos reais através de Internet, preferencialmente através de dispositivos móveis. A arquitetura proposta é baseada em recursos de hardware e de software opensource, a fim de, favorecer a replicação do projeto, e integração destes em um ambiente distribuído de ensino e aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Akassio Miranda Silva - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Marta Adriana da Silva Cristiano - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Carine Heck - Integrante / Caroline Porto Antonio - Integrante / Josiel Pereira - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Tiago Januário Carvalho - Integrante / Marina Rocha Daros - Integrante / Andréia Panchera Schneider - Integrante / Alex Sandro Moretti - Integrante / Carinna Nunes Tulha - Integrante.Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 14/02/2015.
Descrição: Este projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas. A capacitação dos docentes, que será precedida por diagnóstico baseado no modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), terá sua formalização através da realização de mini cursos, oficinas e palestras que abordarão temas e estudos de casos referente a integração da tecnologia na educação. A integração da tecnologia se dará através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado para o projeto e disponível fisicamente também nas escolas, acessados por dispositivos convencionais ou móveis, que serão complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta dar encaminhamento metodológico, consolidar e expandir o projeto ?piloto? que atualmente desenvolvemos em duas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino no município de Araranguá- SC, e assim ampliar e possibilitar o acesso de alunos e professores às ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem, principalmente nas áreas das disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), na Educação Básica, proporcionando mais disponibilidade e rapidez, por meio de um ambiente condizente com a realidade discente. A arquitetura em implementação utiliza recursos open source, experimentos remotos desenvolvidos no RExLab a partir de plataforma open hardware de construção própria e também do uso da plataforma Raspberry Pi e conteúdos didáticos abertos. As ferramentas computacionais de código aberto para dispositivos móveis auferem ao projeto caráter inovador e susceptível de reutilização, além de baixo custo. Espera-se com esta proposta de projeto ampliar e consolidar o projeto piloto em desenvolvimento, implantar e avaliar de forma mais consistente a metodologia proposta que objetiva o desenvolvimento de Planos de Ensino e Planos Aulas, baseados no modelo TPACK, que contemplem a integração curricular das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e então compartilhar a experiência e todos os conteúdos didáticos e tecnologia gerada com outras instituições de ensino interessadas em replicar o modelo, a expertise adquirida a partir da execução do projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Akassio Miranda Silva - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / João Bosco da Mota Alves - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Marta Adriana da Silva Cristiano - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Carine Heck - Integrante / Caroline Porto Antonio - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Tiago Januário Carvalho - Integrante / Marina Rocha Daros - Integrante / Andréia Panchera Schneider - Integrante / Carinna Nunes Tulha - Integrante / Cristina Amboni da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Utilização de Experimentação Remota em Dispositivos Móveis para a Educação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 18/05/2013.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Akassio Miranda Silva - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Daniel Maciel - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Eduardo Simões - Integrante / Luana De Bem Giareta - Integrante / Mariluci Inácio Alexandre - Integrante / Marta Adriana da Silva Cristiano - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2016
block.ino - Ambiente de programação em blocos para controle remoto de um Arduino

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 15/06/2017.
Descrição: Desenvolvimento de uma plataforma para programação utilizando linguagem de blocos de um Arduino controlado remotamente..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2015 - 2017
RELLE - Ambiente de Aprendizagem com Experimentos Remotos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 24/05/2017.
Descrição: Um sistema de gerenciamento de experimentos controlados remotamente.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante.Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista de la Educacion a Distancia
2018 - Atual
Periódico: European Journal of Engineering Education


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Campus Mobile - Melhor aplicativo na categoria Educação, Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:14
Total de citações:9
Simão, José Pedro Schardosim  Data: 08/11/2016

Outras
Total de trabalhos:21
Total de citações:34
Simão, José Pedro Schardosim  Data: 08/11/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, J.2018PEREIRA, J. ; SIMÃO, J. P. S. ; SILVA, I. N. ; ALVES, J. B. M. ; SILVA, J. B. ; ALVES, G. R. . Implantação e Utilização do Laboratório Remoto VISIR em Instituições de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 10, p. 1-10, 2018.

2.
NICOLETE, PRISCILA CADORIN2017NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER ; CRISTIANO, MARTA ADRIANA DA SILVA ; Simão, José Pedro Schardosim ; DA-SILVA, JUAREZ BENTO . Technology Integration Actions in Mathematics teaching in Brazilian Basic Education: Stimulating STEM disciplines. Revista de la Educacion a Distancia, v. 1, p. 7, 2017.

3.
HECK, C.2017HECK, C. ; COELHO, K. S. ; SIMÃO, J. P. S. ; SILVA, I. N. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. . Experiência de Integração da Experimentação Remota No Ensino de Física Do Ensino Médio: Percepção dos Alunos. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1-10, 2017.

4.
SIMÃO, J. P. S.2017SIMÃO, J. P. S.; SILVA, K. N. ; PEREIRA, J. ; BERNARDINO, G. S. ; CANTO, J. Z. ; TRIERWEILLER, A. C. ; ESTEVES, P. C. L. . Inovação Educativa e Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 1, 2017.

5.
ANTONIO, CAROLINE PORTO2016ANTONIO, CAROLINE PORTO ; LIMA, JOÃO PAULO ; ALVES, JOÃO BOSCO ; SILVA, JUAREZ BENTO ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO . Merging a Remote Microscope and Virtual Worlds: Teaching Kingdom Plantae on Basic Education. International Journal of Online Engineering, v. 12, p. 27, 2016.

6.
DE LIMA, JOÃO PAULO CARDOSO2016DE LIMA, JOÃO PAULO CARDOSO ; CARLOS, LUCAS MELLOS ; SCHARDOSIM SIMÃO, JOSÉ PEDRO ; PEREIRA, JOSIEL ; MAFRA, PAULO MANOEL ; DA SILVA, JUAREZ BENTO . Design and implementation of a remote lab for teaching programming and robotics. IFAC-PapersOnLine, v. 49, p. 86-91, 2016.

7.
SILVA, JUAREZ BENTO DA2016SILVA, JUAREZ BENTO DA ; Simão, José Pedro Schardosim ; CRISTIANO, MARTA ADRIANA DA SILVA ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; HECK, CARINE ; COELHO, KARINE DOS SANTOS . A DC Electric Panel Remote Lab. International Journal of Online Engineering, v. 12, p. 30, 2016.

8.
BENTO DA SILVA, JUAREZ2014 BENTO DA SILVA, JUAREZ ; ROCHADEL, WILLIAN ; SCHARDOSIM SIMAO, JOSE PEDRO ; VAZ DA SILVA FIDALGO, ANDRE . Adaptation Model of Mobile Remote Experimentation for Elementary Schools. IEEE-RITA, v. 9, p. 28-32, 2014.

9.
ROCHADEL, WILLIAN2013 ROCHADEL, WILLIAN ; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO ; RIBEIRO ALVES, GUSTAVO ; MARCELINO, RODERVAL ; GRUBER, VILSON . Extending access to remote labs from mobile devices in educational contexts. International Journal of Online Engineering, v. 9, p. 9-13, 2013.

10.
SILVA, J. B.2013 SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; SIMÃO, J. P. S. ; FIDALGO, A. V. S. . Uso de dispositivos móveis para acesso a Experimentos Remotos na Educação Básica. IEEE-RITA, v. 1, p. 129-134, 2013.

11.
SIMÃO, J. P. S.2013SIMÃO, J. P. S.; LIMA, J. P. C. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, F. N. ; SIMAO, J. P. S. ; MEZZARI, T. F. . Gamification nas Organizações: Estudo Bibliométrico da Produção Científica na Área. In: Eliane Pozzebon; Luciana Bolan Frigo; Paulo João Martins; Robson Rodrigues Lemos. (Org.). Jogos digitais e analógicos: novas perspectivas em computação, design, educação e arte. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. , p. 35-50.

2.
ALVES, J. B. M. ; SILVA, J. B. ; ANTONIO, C. P. ; SIMAO, J. P. S. ; NICOLETE, P. C. ; COELHO, K. . Microscópio Remoto: Experimentação remota aplicada ao ensino de ciências. In: Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo, Giovani Lunardi Mendonça. (Org.). Tecnologias da Informação e Comunicação: Pesquisa e Inovação. 1ed.Araranguá: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016, v. , p. 63-77.

3.
ANTONIO, CAROLINE PORTO ; Simão, José Pedro Schardosim ; Alves, João Bosco da Mota ; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; Coelho dos Santos, Aline . Using 3D Virtual Worlds Integrated to Remote Experimentation in Sciences Teaching. In: Ricardo Alexandre Peixoto de Queirós, Mário Teixeira Pinto. (Org.). Gamification-Based E-Learning Strategies for Computer Programming Education. 1ed.Hershey: IGI Global, 2016, v. , p. 195-220.

4.
NICOLETE, P. C. ; CRISTIANO, M. A. S. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SIMAO, J.P.S. ; HECK, C. ; LUZ FILHO, S. S. . Ações tecnoeducativas por meio da Experimentação Remota: um estudo de caso em aulas de física do Ensino Básico. In: José Miguel García; Mónica Báez Sus. (Org.). Educación y Tecnologías en Perspectiva: 10 Años de Flacso Uruguay. 1ed.Montevideo: Flacso Uruguay, 2016, v. , p. 144-167.

5.
SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; SIMAO, J.P.S. ; BILESSIMO, S. M. S. ; NICOLETE, P. C. . Using Mobile Devices for Conducting Experimental Practices in Basic Education. In: Maria Teresa Restivo, Alberto Cardoso, António Mendes Lopes. (Org.). Online Experimentation: Emerging Technologies and IoT. 1ed.Barcelona: IFSA Publishing, 2015, v. 1, p. 401-418.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, J. ; SIMÃO, J. P. S. ; SILVA, I. N. ; ALVES, J. B. M. ; SILVA, J. B. ; ALVES, G. R. . Relato de implantação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em uma instituição brasileira. In: II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018, Araranguá. Anais do II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. Araranguá: Hard Tech, 2018.

2.
SIMÃO, J. P. S.; PEREIRA, J. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Padrões para Interoperabilidade de Dados em Aplicações Educacionais. In: II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018, Araranguá. Anais do II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. Araranguá: Hard Tech, 2018.

3.
SIMÃO, J. P. S.; CARLOS, L. M. ; SALIAH-HASSANE, H. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Model for Recording Learning Experience Data from Remote Laboratories Using xAPI. In: XIII Latin American Conference on Learning Technologies, 2018, São Paulo. Procedings of CLEI-LACLO 2018, 2018.

4.
SIMAO, J.P.S.; LIMA, J. P. C. ; SALIAH-HASSANE, H. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Laboratórios Online Móveis em um Ambiente de Experimentação Colaborativo. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017, São Paulo. Anais do CSBC 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

5.
SIMÃO, J. P. S.; SILVA, K. N. ; PEREIRA, J. ; BERNARDINO, G. S. ; CANTO, J. Z. ; TRIERWEILLER, A. C. ; ESTEVES, P. C. L. . Inovação Educativa e Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2017, Araranguá. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. Araranguá: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. p. 42-52.

6.
PEREIRA, J. ; SILVA, I. N. ; SIMÃO, J. P. S. ; CARLOS, L. M. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; ALVES, G. R. . Modelo de Repósitorio de Práticas Didáticas de Circuitos Elétricos e Eletrônicos Utilizando o Laboratório Remoto VISIR. In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE, 2017, Joinville. Anais do COBENGE 2017. Brasilia: ABENGE, 2017.

7.
SALIAH-HASSANE, H. ; SIMAO, J. P. S. ; LIMA, J. P. C. ; ALVES, G. R. C. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Mobile laboratories as an alternative to conventional remote laboratories. In: 15th LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology, 2017, Boca Raton. Proceedings of the 15th LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology. Boca Raton: LACCEI, 2017.

8.
ROQUE, G. R. ; IZIDORO, C. L. ; SILVA, K. N. ; SIMÃO, J. P. S. ; ALVES, G. R. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . Utilização do Laboratório Remoto VISIR como Recurso Educacional num Curso de Engenharia Mecatrônica. In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE, 2017, Joinville. Anais do COBENGE 2017. Brasilia: ABENGE, 2017.

9.
SIMAO, J. P. S.; LIMA, J. P. C. ; HECK, C. ; COELHO, K. ; CARLOS, L. M. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . A remote lab for teaching mechanics. In: 2016 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2016, Madrid. 2016 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2016. p. 176.

10.
CARLOS, LUCAS MELLOS ; LIMA, JOÃO PAULO DE ; Simão, José Pedro Schardosim ; SILVA, JUAREZ . block.ino: Um experimento remoto para ensino de lógica de programação, robótica e eletrônica básica. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia, 2016. p. 151.

11.
NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; DA SILVA CRISTIANO, MARTA ADRIANA ; DA SILVA, JUAREZ BENTO ; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER ; Simão, José Pedro Schardosim ; BENAVIDES, KRYSCIA DAVIANA RAMÍREZ ; DA MOTA ALVES, JOÃO BOSCO . Mathematics and technological integration in the Brazilian basic education as motivation to STEM. In: the 3rd International Conference, 2015, Porto. Proceedings of the 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality - TEEM '15. New York: ACM Press, 2015. p. 591.

12.
ANTONIO, CAROLINE PORTO ; DE LIMA, JOAO PAULO CARDOSO ; BOSCO DA MOTAALVES, JOAO ; MARCELINO, RODERVAL ; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; SIMAO, JOSE PEDRO SCHARDOSIM . Remote experiments and 3D virtual world in education. In: 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015, Ponta Delgada. 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015. p. 65.

13.
BENTO DA SILVA, JUAREZ ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; ADRIANA DA SILVA CRISTIANO, MARTA ; SIMAO, JOSE PEDRO SCHARDOSIM ; ROCHADEL, WILLIAN ; DAROS, MARINA ROCHA ; BOSCO DA MOTA ALVES, JOAO ; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER . A mobile remote experimentation environment for basic education. In: 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015, Ponta Delgada. 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015. p. 120.

14.
ANTONIO, CAROLINE PORTO ; DE LIMA, JOAO PAULO CARDOSO ; BOSCO DA MOTA ALVES, JOAO ; MARCELINO, RODERVAL ; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; SIMAO, JOSE PEDRO SCHARDOSIM . A remote experimentation and 3D virtual world for basic education. In: 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015, Ponta Delgada. 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015. p. 157.

15.
ADRIANA DA SILVA CRISTIANO, MARTA ; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; SERAFIM DA LUZ FILHO, SILVIO ; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; SIMAO, JOSE PEDRO SCHARDOSIM ; SCHNEIDER, ANDREIA ; BOSCO DA MOTA ALVES, JOAO . Using TPACK to assess integration of remote experiments in Basic Education. In: 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015, Ponta Delgada. 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015. p. 325.

16.
SIMAO, J.P.S.; DE LIMA, J.P.C. ; ROCHADEL, W. ; DA SILVA, J. B. . Remote labs in developing countries an experience in Brazilian public education. In: 2014 IEEE Global Humanitarian Technology Conference (GHTC), 2014, San Jose. IEEE Global Humanitarian Technology Conference (GHTC 2014). p. 99.

17.
ROCHADEL, WILLIAN ; DA SILVA, JUAREZ BENTO ; Simao, Jose Pedro Shardosim ; DA COSTA ALVES, GUSTAVO RIBEIRO . Educational application of remote experimentation for mobile devices. In: 2013 10th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2013, Sydney. 2013 10th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2013. p. 1.

18.
SILVA, J. B. ; MARCELINO, R. ; ROCHADEL, W. ; GRUBER, V. ; SIMÃO, J. P. S. . Using mobile remote experimentation to teach physics in public school. In: International Conference on Interactive Computer (ICBL 2013), 2013, Florianópolis. ICBL 2013- International Conference on Interactive Computer, 2013.

19.
ROCHADEL, WILLIAN ; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; Shardosim Simao, Jose Pedro ; FIDALGO, ANDRE VAZ DA SILVA . Application of mobile devices and remote experiments for physics teaching in elementary education. In: 2013 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2013, Berlin. 2013 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2013. p. 880.

20.
SIMÃO, J. P. S.; LIMA, J. P. C. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Games Educacionais Baseados em Experimentação Remota Móvel. In: II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2013, Araranguá. Anais do II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIMÃO, J. P. S.; COUTINHO, L. C. M. ; SILVA, J. B. . Desenvolvimento e implantação de um modelo de acesso exclusivo para experimentação remota. In: I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2015, Araranguá. Anais do I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Araranguá: Laboratório de Experimentação Remota, 2015. p. 30-40.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, J. P. C. ; SIMÃO, J. P. S. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Aplicação da Experimentação Remota no Ensino Básico Através de Dispositivos Móveis. In: II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2013, Araranguá. Anais do II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2013.

2.
SIMÃO, J. P. S.; LIMA, J. P. C. ; FERREIRA, L. S. ; SILVA, J. B. . Jogos Eletrônicos Educacionais Integrando Experimentação Remota para Dispositivos Móveis. In: XXI Jornadas de Jóvenes Investigadores de la AUGM, 2013, Corrientes. XXI Jornadas de Jóvenes Investigadores de la AUGM. Corrientes: UNNE, 2013.

3.
LIMA, J. P. C. ; SIMAO, J.P.S. ; ROCHADEL, WILLIAN ; SILVA, J. B. . Utilização da Experimentação Remota em Dispositivos Móveis na Educação. In: XXI Jornadas de Jóvenes Investigadores de la AUGM, 2013, Corrientes. Ciencia para el Desarrollo de los Pueblos, 2013. p. 161-162.

Apresentações de Trabalho
1.
ROQUE, G. R. ; SIMÃO, J. P. S. ; MOTA NETO, J. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . Remote Experimentation in Higher Education: Programming Languages in Mechatronics Engineering and Industrial Automation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SIMAO, J.P.S.; PEREIRA, J. ; LIMA, J. P. C. ; CARLOS, L. M. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . A Learning and Managing Environment for Remote Labs. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CRISTIANO, M. A. S. ; SILVA, J. B. ; LUZ FILHO, S. S. ; BILESSIMO, S. M. S. ; NICOLETE, P. C. ; SIMÃO, J. P. S. ; SCHNEIDER, A. P. ; ALVES, J. B. M. . Using TPACK to assess integration of remote experiments in Basic Education. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DAROS, M. R. ; LIMA, J. P. C. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. ; SIMÃO, J. P. S. . Remote Experimentation applied in Basic Education using an Architecture Implemented with Raspberry Pi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, J. B. ; NICOLETE, P. C. ; CRISTIANO, M. A. S. ; SIMÃO, J. P. S. ; ROCHADEL, W. ; DAROS, M. R. ; ALVES, J. B. M. ; BILESSIMO, S. M. S. ; LIMA, J. P. C. . A Mobile Remote Experimentation environment for Basic Education. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SIMÃO, J. P. S.; COUTINHO, L. C. M. ; SILVA, J. B. . Desenvolvimento e Implantação de um Modelo de Acesso Exclusivo para Experimentação Remota. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SIMÃO, J. P. S.; LIMA, J. P. C. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Remote Labs in Developing Countries: An experience in Brazilian public education. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, A. M. ; SIMÃO, J. P. S. ; SILVA, J. B. . O uso do OpenSim como um ambiente social 3D aplicado a educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SIMÃO, J. P. S.; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. da . Utilização de aplicações em realidade aumentada para o apoio ao ensino-aprendizado de ciências no ensino básico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SIMÃO, J. P. S.; GIRARDI, M. . Simulações Computacionais de Modelos com Motivação Biológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ROCHADEL, W. ; SIMÃO, J. P. S. ; SILVA, J. B. . Aplicações de HTML 5 em jogos educacionais para smartphones. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GIRARDI, M. ; SIMÃO, J. P. S. . Simulações de Monte Carlo para Modelos tipo Predador-Preso Cíclico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1.
SIMÃO, J. P. S.; BERGMANN, M. S. . Informática I: Inrodução à Informática. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
SALIAH-HASSANE, H. ; SIMÃO, J. P. S. . Réseaux et sécurité informatique. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutoriais).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
SIMÃO, J. P. S.; ALVES, J. B. M. ; LIMA, J. P. C. ; SILVA, J. B. ; CARLOS, L. M. ; BILESSIMO, S. M. S. . RELLE - AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COM EXPERIMENTOS REMOTOS. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120160012-2, data de registro: 19/09/2016, título: "RELLE - AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COM EXPERIMENTOS REMOTOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. ; SIMÃO, J. P. S. ; CARLOS, L. M. ; LIMA, J. P. C. . block.ino. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018051789-7, data de registro: 30/04/2016, título: "block.ino" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARQUES, J. S.; SIMÃO, J. P. S.; RAYMUNDO, G. M. C.. Participação em banca de Sandra Schuh. Avaliação da aprendizagem na pedagogia da alternância. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional) - Instituto Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3rd Experiment@ International Conference ? exp.at?15.A Remote Experimentation and 3D Virtual World for Basic Education. 2015. (Outra).

2.
3rd Experiment@ International Conference - exp.at'15.Remote Experiments and 3D Virtual World in Education. 2015. (Outra).

3.
I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.Desenvolvimento e Implantação de um Modelo de Acesso Exclusivo para Experimentação Remota. 2015. (Seminário).

4.
IEEE Global Humanitarian Technology Conference (GHTC). Remote Labs in Developing Countries: An experience in Brazilian public education. 2014. (Congresso).

5.
I Simpósio de Games da UFSC.O uso do OpenSim como um ambiente social 3D aplicado a educação. 2012. (Simpósio).

6.
I INTEROPDAY Microsoft. 2011. (Outra).

7.
II Semana de Iniciação à Pesquisa e Extensão.Simulações de Monte Carlo para Modelos tipo Predador-Preso Cíclico. 2011. (Outra).

8.
I Semana Acadêmica do Campus UFSC Araranguá. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; SIMÃO, J. P. S. . II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. 2018. (Congresso).

2.
SIMÃO, J. P. S.. I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. 2017. (Congresso).

3.
SIMÃO, J. P. S.. II Workshop Integrador de Inovação e Tecnologias na Educação. 2017. (Outro).

4.
SIMAO, J.P.S.. I Workshop Integrador de Inovação e Tecnologias na Educação. 2015. (Outro).

5.
SIMÃO, J. P. S.. I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. 2015. (Outro).

6.
SIMÃO, J. P. S.. I Semana Acadêmica de Tecnologias da Informação e Comunicação. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paulo de Lima Paul. Uso das TDIC e Ferramentas da Qualidade para Avaliação e Proposta de Melhorias em um Curso Técnico. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Iuri Rafael Destro. Uso da Realidade Aumentada no Ensino Profissional e Tecnológico. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 20:36:59