Luciana Pletsch Galhardi

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  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Mestra em Comunicação Social pela Pucrs. Publicitária graduada pela Unijuí. Atualmente é a diretora criativa da Age Design, empresa especializada na criação de marcas e sites. Tem 10 anos de experiência no mercado publicitário, trabalhando em agências de publicidade, no setor de criação. Desenvolve pesquisas científicas nas áreas da estética, consumo, imaginário, publicidade, audiovisual, e internet com o foco nos processos midiáticos. É membro do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura - Comunicação, Memória e Design (CNPQ) e atua na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais da Unisinos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Pletsch Galhardi
Nome em citações bibliográficas
GALHARDI, L. P.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: A memória da emoção: o audiovisual publicitário no universo multimídia,
Orientador: Gustavo Daudt Fischer.
2010 - 2012
Mestrado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: IMAGINÁRIO E EMOÇÃO: TRÊS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS. DA NATURA COSMÉTICOS.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Juremir Machado da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Título: A ESTÉTICA DA NATUREZA DOS ANIMAIS APLICADA NA CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: Análise semiótica de sete anúncios da campanha.
Orientador: Paulo Ernesto Scortegagna.




Formação Complementar


2008 - 2008
Produção Gráfica.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2005 - 2005
Adobe Photoshop. (Carga horária: 24h).
Star Five Cursos Profissionalizantes, SFCP, Brasil.
2005 - 2005
CorelDRAW. (Carga horária: 24h).
Big Master Computação, BMC, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Outro (bolsista parcial), Enquadramento Funcional: Mestranda


Adequá Comunicação Integrada, ADEQUÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Diretora de Criação, Carga horária: 8


Agência Tauris, AGT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Diretora de Arte, Carga horária: 9


Agência Zeppelin Publicidade, ZP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Assistente de arte, Carga horária: 7


Seven Publicidade e Propaganda, SPP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Assistente de criação, Carga horária: 7



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A "imagem-emoção" publicitária em vídeos publicitários mais vistos em 2015: interfaces e usos na web
Descrição: Este é meu projeto de doutoramento que está em andamento na Instituição de ensino UNISINOS sob a orientação do prof. doutor Gustavo daudt Fischer. A ideia de ?imagem-emoção publicitária? é um conceito, um constructo, que criei sobre a emoção e que pretendo desenvolver nesta pesquisa. A ?imagem-emoção? se refere não somente à imagem, mas também ao som, ao texto e o que mais encontrar pelo caminho. Na tentativa de responder ?o que no audiovisual publicitário produz a ideia de emoção? verificarei se a emoção se atualiza nos vídeos, ou seja, o que dura em todos, portanto, a duração (Bergson) é o foco. A pesquisa pertence à linha de pesquisa 1 da Unisinos: Mídias e Processos Audiovisuais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Pletsch Galhardi - Coordenador.
2010 - 2012
IMAGINÁRIO E EMOÇÃO: Três Campanhas Publicitárias da Natura Cosméticos.
Descrição: A pesquisa analisou o apelo emocional como uma alternativa persuasiva, presente em publicidades para seduzir e envolver o receptor, fazendo da persuasão um agente contribuinte na conquista de corações e mentes. Visou compreender, do ponto de vista da emissão da mensagem, como a comunicação empresarial utiliza o apelo emocional em sua comunicação publicitária, escolhendo a Natura Cosméticos como objeto de análise. Assim, a pesquisa procurou entender através da sociologia compreensiva de Maffesoli, como a empresa se dirige aos seus públicos, e, sobretudo, qual é o formato dos elementos visuais e discursivos, apresentados neste tipo de comunicação, que contribuem para a construção do imaginário e do laço social. Trabalho concluído, sob orientação do Prof. Dr. Juremir Machado da Silva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:10
Total de citações:32
GALHARDI, Luciana.  Data: 01/03/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GALHARDI, L. P.2016GALHARDI, L. P.. ARTIGO: Audiovisual Publicitário Televisivo: Apontamentos Preliminares sobre Construtos de Emoção. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, v. 2016, p. 1-15, 2016.

2.
GALHARDI, L. P.2015 GALHARDI, L. P.. ARTIGO: A Publicidade e Emoção: o uso da estética como estratégia de venda. Revista Estética, v. 11, p. 1-18, 2015.

3.
GALHARDI, L. P.2014 GALHARDI, L. P.. ARTIGO: Publicidade Emocional: a prática no cotidiano como forma de divulgar a marca construindo imaginários.. Sessões do Imaginário (Impresso), v. 19, p. 64-73, 2014.

4.
GALHARDI, L. P.2012GALHARDI, L. P.. ARTIGO: A Ética da comunicação na hipermodernidade: a Responsabilidade social refletida na propaganda. Sessões do Imaginário (Impresso), v. 17, p. 78-86, 2012.

5.
GALHARDI, L. P.2012GALHARDI, L. P.. RESUMO: Imaginário e Emoção: Três campanhas publicitárias da Natura Cosméticos.. Revista FAMECOS (Impresso), v. 19, p. 597-598, 2012.

6.
GALHARDI, L. P.2011GALHARDI, L. P.. ARTIGO. Comercialização do Bem-Estar: a estética da sedução publicitária. Sessões do Imaginário (Online), v. 24, p. 98-109, 2011.

7.
GALHARDI, L. P.2011GALHARDI, L. P.. ARTIGO. O imaginário e a estética da sedução publicitária. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 3, p. 1-11, 2011.

8.
GALHARDI, L. P.2010GALHARDI, L. P.. RESENHA: A instrução utilitária da publicidade.. Revista FAMECOS (Online), v. 17, p. 334-337, 2010.

9.
GALHARDI, L. P.2005GALHARDI, L. P.. ARTIGO. Psicologia das cores: Análise em anúncios publicitários. Coleção Cadernos Unijuí, v. 1, p. 116-124, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
GALHARDI, L. P.. Estética e imaginário na publicidade: emoções estendidas às marcas. In: Patricia Bieging; Victor Aquino. (Org.). Olhares do sensível: experiências e dimensões estéticas em comunicação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, v. 1, p. 27-42.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GALHARDI, L. P.. Audiovisual Publicitário Televisivo: Apontamentos Preliminares sobre Construtos de Emoção. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Intercom, 2016. v. 1. p. 1-15.

2.
GALHARDI, L. P.. O caráter mágico da televisão: a sedução publicitária de produtos cosméticos. In: II Pró-Pesq PP ? Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2011, São Paulo. Como anda a publicidade? : porque pesquisar faz bem. São Paulo: Editora Schoba Ltda, 2011. p. 760-770.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GALHARDI, L. P.. O dicurso emocional utilizado pela publicidade: do contrato persuasivo à estratégia visada. In: XI Seminário Internacional da Comunicação., 2011, Porto Alegre. Mídias Locativas e Transmídia: de que Meios e Mensagens estamos Falando?. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. v. 11. p. 74-74.

Apresentações de Trabalho
1.
GALHARDI, L. P.. Audiovisual Publicitário Televisivo: Apontamentos Preliminares sobre Construtos de Emoção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GALHARDI, L. P.. PALESTRA: A emoção na publicidade audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GALHARDI, L. P.. PALESTRA. Trajetória Profissional e Acadêmica de um Publicitária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GALHARDI, L. P.. O caráter mágico da televisão: a sedução publicitária de produtos cosméticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GALHARDI, L. P.. O dicurso emocional utilizado pela publicidade: do contrato persuasivo à estratégia visada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GALHARDI, L. P.. ARTIGO. Estética e Imaginário na Publicidade: emoções estendidas às marcas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014 (E-book).

2.
GALHARDI, L. P.. A ética da comunicação na hipermodernidade: a responsabilidade social refletida na propaganda 2011 (Artigo).

3.
GALHARDI, L. P.. Análise da comunicação persuasiva aplicada em revistas femininas 2010 (Artigo).

4.
GALHARDI, L. P.. Leitura semiótica de uma mensagem publicitária: elementos formadores de significado 2010 (Artigo).

5.
GALHARDI, L. P.. Internet como alternativa de redução de custos para a divulgação publicitária das empresas 2010 (Artigo).

6.
GALHARDI, L. P.. O incentivo empresarial para a mudança social: projetos da Natura 2010 (artigo).

7.
GALHARDI, L. P.. A comunicação como ferramenta na conquista de corações e mentes da opinião pública 2010 (Artigo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
GALHARDI, L. P.. Site para Clínica Médica. 2015; Tema: Desenvolvimento de layout para o site de uma clínica familiar de reumatologia e gastroenterologia. (Site).

2.
GALHARDI, L. P.. Blog pessoal para mulher transexual. 2015; Tema: desenvolvimento de layout. (Blog).

3.
GALHARDI, L. P.. Site para empresa fotográfica. 2015; Tema: desenvolvimento de layout. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
GALHARDI, L. P.. Criação de Marca e identidade visual para Clínica de Cardiologia. 2015. (Criação de marca).

2.
GALHARDI, L. P.. Criação de marca e identidade visual para Dra. Joise Giarolo - endocrinologista. 2015. (Marca e identidade visual).

3.
GALHARDI, L. P.. Criação de Marca e identidade visual para Produto alimentício. 2015. (Marca e identidade visual).

4.
GALHARDI, L. P.. Criação de marca e identidade visual para Dra. Paula Stefenon - endocrinologista. 2015. (Marca e identidade visual).

5.
GALHARDI, L. P.. criação de marca e identidade visual para Dra. Nathália Tessele Barreto - psiquiatria. 2015. (marca e identidade visual).

6.
GALHARDI, L. P.. Criação de Marca e identidade visual para Estúdio Fotográfico. 2015. (marca e identidade visual).

7.
GALHARDI, L. P.. Criação de Marca e identidade visual para empresa de proteção radiológica. 2015. (marca e identidade visual).

8.
GALHARDI, L. P.. criação de Marca e identidade visual para restaurante de frutos do mar. 2015. (marca e identidade visual).

9.
GALHARDI, L. P.. Criação de Marca e identidade visual para pizzaria. 2015. (Marca e identidade visual).

10.
GALHARDI, L. P.. criação de Marca e identidade visual para Estúdio Fotográfico. 2015. (marca e identidade visual).

11.
GALHARDI, L. P.. Criação de marca e identidade visual para Dra. Claudine Felden - endocrinologista. 2014. (marca e identidade visual).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GALHARDI, L. P.. Jurada dos trabalhos produzidos pelos alunos de Publicidade e Propaganda, no evento Festicom. 2015. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Festival da Comunicação (FESTICOM). PALESTRA: A emoção na publicidade audiovisual. 2016. (Congresso).

2.
Festival da Comunicação (FESTICOM).Jurada dos trabalhos produzidos pelos alunos de Publicidade e Propaganda, no evento Festicom. 2015. (Encontro).

3.
Profissional do ano. PALESTRA: Trajetória profissional e acadêmica de uma publicitária. 2015. (Exposição).

4.
20º Compós. 2011. (Congresso).

5.
II Pró-Pesq PP ? Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. O caráter mágico da televisão: A sedução publicitária de produtos cosméticos. 2011. (Congresso).

6.
XI Seminário Internacional da Comunicação. Mídias Locativas e Transmídia: de que Meios e Mensagens estamos Falando?.O dicurso emocional utilizado pela publicidade: do contrato persuasivo à estratégia visada.. 2011. (Seminário).

7.
De olho no mercado - elaboração de portfolio. 2007. (Oficina).

8.
De olho no mercado - fotografia digital. 2007. (Oficina).

9.
Fórum Integrado de Comunicação Social. 2007. (Encontro).

10.
II Fórum Integrado de Comunicação - Comunicação e Marketing. 2006. (Encontro).

11.
II Fórum Integrado de Comunicação - Qual é a sua tribo?. 2005. (Encontro).

12.
9ª Semana Acadêmica do curso de Comunicação Social. 2004. (Encontro).




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