Adriana de Carvalho Alves

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  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Doutoranda Bolsista no Programa de "Educação, Arte e História da Cultura" na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Integração da América Latina pelo PROLAM/USP, Especialista em "História, Sociedade e Cultura" pela PUC/SP. Graduação em História e em Pedagogia. Professora efetiva na Prefeitura do Município de São Paulo, atuou como Assistente Técnica de Educação no Núcleo de Educação Étnico-racial, SME/DOR/NEER. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Indígena, História Latino-Americana e Correntes Migratórias Contemporâneas e sua intersecção com a Educação Escolar. Foi integrante do "Canto Libre", grupo musical composto por brasileiros e chilenos, em que desenvolveu pesquisa e divulgação da música e artes visuais latino-americanas e da Associação Brasileiro-chilena de Amizade. Colaboradora Voluntária no Coletivo "Si, Yo Puedo". Participa do Grupo Ameríndio, onde interpreta canções do repertório latino-americano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana de Carvalho Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, A. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação, Arte e História da Cultura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Orientador: João Clemente de Sousa Neto.
Palavras-chave: Educação para Imigrantes; Pedagogia Intercultural; Formação de Educadores.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Integração da América Latina.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Brasil e Argentina, mediação pela Cultura: a constribuição dos indígenas ao projeto nacional à luz dos textos de José de Alencar e Domingo Faustino Sarmiento.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Luiz Antonio Lindo.
Palavras-chave: identidade nacional; Literatura; Indígenas; Projetos nacionais; Representação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.
2017
Especialização em andamento em Gestão da Educação Pública. (Carga Horária: 510h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2008 - 2010
Especialização em História, Sociedade e Cultura. (Carga Horária: 460h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Sarmiento: presença dos conceitos de terra, tradição e raça na literatura argentina do século XIX.
Orientador: Maria Angélica V. M. C. Soler.
2005 - 2007
Graduação em História.
Faculdades Integradas Teresa Martin, FATEMA, Brasil.
1998 - 2002
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
EE CEFAM da Lapa, CEFAM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Migrações internacionais Contemporâneas. (Carga horária: 4h).
Escola do Parlamento, CMSP, Brasil.
2018 - 2018
Walter Benjamin: Experiência, Mediação pelas Novas Tecnologias e o Novo. (Carga horária: 16h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Povos Indígenas entre Olhares. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2016 - 2016
Educação Indígena no município de São Paulo. (Carga horária: 18h).
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME, Brasil.
2016 - 2016
Migração como Direito Humano: rompendo o vínculo com o Trabalho Escravo. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME, Brasil.
2016 - 2016
EL CANTAR TIENE SENTIDO - INTRODUÇÃO AO ESPANHOL POR MEIO DE CANÇÕES SOCIAI. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME, Brasil.
2016 - 2016
São Paulo de todos os Imigrantes. (Carga horária: 24h).
Escola do Parlamento, CMSP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Políticas Linguísticas para a Ed. Escolar Indígena. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2015 - 2015
Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça. (Carga horária: 42h).
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME, Brasil.
2015 - 2015
Olhares para a Imigração: contribuições para uma educação intercultural. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal de Educação/ Diretoria de Orientação Técnica, SME/DOT, Brasil.
2015 - 2015
Iconografia I - Iconografia dos Santos. (Carga horária: 25h).
Centro Luso Italiano de Conservação e Restauro, CLICR, Portugal.
2015 - 2015
Educación Intercultural. (Carga horária: 4h).
Universidad de Los Lagos, ULAGOS, Chile.
2014 - 2015
Extensão universitária em Culturas e História dos Povos Indígenas. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em HISTÓRIAS, CULTURAS INDÍGENAS E A CIDADE DE SÃO PA. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2013 - 2013
A conquista da Cidadania LGBT:. (Carga horária: 30h).
Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
2013 - 2013
A Escola no Combate ao Trabalho Infantil. (Carga horária: 60h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2012 - 2013
Pedagogia para Licenciados. (Carga horária: 3600h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2012 - 2012
Educação para as Relações Etnicorraciais. (Carga horária: 24h).
Prefeitura do Municipio de São Paulo, PMSP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ensino de História: saberes e práticas. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Bullyng: agressões silenciosas da escola. (Carga horária: 28h).
Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINPEEM, Brasil.
2011 - 2011
As multiplas linguagens na escola - Artes. (Carga horária: 28h).
Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINPEEM, Brasil.
2010 - 2010
Ler e escrever em todas as áreas. (Carga horária: 12h).
Prefeitura do Municipio de São Paulo, PMSP, Brasil.
2009 - 2009
"Noções básicas de Windows, Word e Web". (Carga horária: 12h).
Prefeitura do Municipio de São Paulo, PMSP, Brasil.
2009 - 2009
História da Palestina e os desafios da atualidade. (Carga horária: 12h).
Instituto de Cultura Árabe, ICARABE, Brasil.
2008 - 2008
Tempos e Espaços para a infância e suas Linguagens. (Carga horária: 14h).
Prefeitura do Municipio de São Paulo, PMSP, Brasil.
2008 - 2008
Tempos e Espaços para a infância e suas Linguagens. (Carga horária: 14h).
Prefeitura do Municipio de São Paulo, PMSP, Brasil.
2008 - 2008
"Educação infantil: direito das crianças". (Carga horária: 4h).
Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINPEEM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em A invenção da América Latina. (Carga horária: 33h).
Fundação Memorial da América Latina, MEMORIAL, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Religião e Sociedade na América Latina. (Carga horária: 42h).
Fundação Memorial da América Latina, MEMORIAL, Brasil.
2007 - 2007
Biocombustíveis- fundamentos e aplicações. (Carga horária: 9h).
Fundação Memorial da América Latina, MEMORIAL, Brasil.
2007 - 2007
A criança de 0-6 anos, concepção de infância. (Carga horária: 4h).
Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINPEEM, Brasil.
2007 - 2007
O trabalho pedagógico junto ao aluno com Dislexia. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação/ Diretoria de Orientação Técnica, SME/DOT, Brasil.
2005 - 2005
"Concepção curricular de educação infantil". (Carga horária: 4h).
Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINPEEM, Brasil.
2005 - 2005
"Analfabetismo funcional e suas consequências ...". (Carga horária: 4h).
Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINPEEM, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetiva, Carga horária: 40
Outras informações
Assistente Técnico Educacional do Núcleo de Educação para as Relações Étnicorraciais, na Diretoria de Orientação Técnica, atuando em dois eixos de trabalho: Ensino de História e Cultura Indígena - implementação da Lei 11.645/08- e Educação para Imigrantes. Subsídios para o trabalho pedagógico intercultural.


Prefeitura do Municipio de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: efetiva, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Educação Infantil (0 a 6 anos). Professora de Educação Básica, lecionando a disciplina de História no Ensino Fundamental II.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação para Imigrantes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Alves, Adriana de Carvalho.  Data: 22/10/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, A. C.2018ALVES, A. C.; GERVAZ, Camila . A história e a cultura latino-americana nas aulas de espanhol. Intersecciones, v. 3, p. 18-25, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, A. C.. O que cabe no currículo escolar? reflexões sobre Interculturalidade e Identidade. In: Vilma Maria da Silva. (Org.). Vivências e Práticas Educacionais. 1ed.São Paulo: Livro Alternativo, 2018, v. 1, p. 11-18.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, A. C.. Ensino de História e Cultura Indígena: trabalhando com conceitos, desconstruindo estereótipos. Revista Espaço Acadêmico - ISSN 1519-6186. Vol.XIV, Nº 168. pp.42--54.. Revista Espaço Acadêmico, Maringa, Paraná- Brasil, p. 42 - 54, 15 maio 2015.

2.
ALVES, A. C.. Contribuições para o ensino de História e Cultura Indígena no Ensino Fundamental. DRE em Revista. ISSN 2318-9959. v. 2. ano II. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo, SP. p. 19-21.. DRE em Revista, São Paulo, p. 19 - 21, 10 maio 2014.

3.
ALVES, A. C.. Bolívia: descobrindo a Pachamama. Latinoamericano, São Paulo, 09 fev. 2008.

4.
ALVES, A. C.. Violeta Parra. Latinoamericano: comunicação e cultura popular da América Latina, 24 out. 2007.

5.
ALVES, A. C.. Madres de la Plaza de Mayo, patrimônio da América Latina. Latinoamericano: comunicação e cultura popular da América Latina, 18 jun. 2007.

6.
ALVES, A. C.. Mulheres lutadoras do século XIX. Latinoamericano: comunicação e cultura popular da América Latina, 20 abr. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, A. C.. Estratégias metodológicas para o ensino de História Indígena na cidade de São Paulo. In: II Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina (CIPIAL), 2018, Santa Rosa, Argentina. Actas del II Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina (CIPIAL). Santa Rosa, Argentina: EdUNLPam, 2016. v. 1. p. 1365-1381.

2.
ALVES, A. C.; SOUZA NETO, J. C. . PERCEPÇÕES SOBRE A PRESENÇA IMIGRANTE EM SÃO PAULO E A INTERFACE COM A ESCOLA CONTEMPORÂNEA. In: XXIV Encontro Regional da ANPUH-São Paulo, 2018, Guarulhos. XXIV Encontro Regional da ANPUH-São Paulo. São Paulo: ANPUH, 2018. v. 1. p. 1-17.

3.
ALVES, A. C.; SILVA, C. S. . Educação para Imigrantes: uma experiência na Formação de Professores na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. In: I Simpósio Nacional 'Por uma escola Inovadora e Inclusiva: desafios à Educação do século XXI', 2017, Poços de Caldas, MG. Anais do I Simpósio Nacional ?Por uma escola inovadora e inclusiva". Poços de Caldas: UFAL:MG, 2017. v. 1. p. 299-316.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, A. C.. 'Percepções sobre a presença imigrante em São Paulo e a interface com a escola contemporânea'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALVES, A. C.. EDUCAÇÃO PARA IMIGRANTES: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A POSTURA, CURRÍCULO, APRENDIZAGENS E A CULTURA ESCOLAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ALVES, A. C.. Imigrantes Latinos nas escolas paulistanas: está em curso a construção da Interculturalidade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ALVES, A. C.. Oficina 'A Sociodiversidade Indígena aplicada na Docência: lei 11.645/08'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALVES, A. C.. A experiência de uma gestão (Rodas de conversa: escola e universidade). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, A. C.; GERVAZ, Camila . Oficina O ensino de espanhol e a diversidade: um diálogo com as temáticas étnico-raciais e (i)migrantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALVES, A. C.. A Construção Curricular com base em Direitos de Aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALVES, A. C.. Estratégias metodológicas para o Ensino de História Indígena na cidade de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ALVES, A. C.. O currículo escolar e a Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ALVES, A. C.. As construções da visão do 'bom' e do 'mau' selvagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALVES, A. C.. Os grandes vultos da história da América Latina. E as mulheres?: aportes para a discussão de gênero no currículo escolar.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ALVES, A. C.. A Literatura Afro-brasileira e Indígena na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ALVES, A. C.. Currículo escolar em SP: estratégias para o Ensino de História e Cultura Indígena. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ALVES, A. C.. América Latina: os discursos sobre a barbárie e a civilização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ALVES, A. C.. Exército de Cristo na América: Jesuítas na visão de Sarmiento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALVES, A. C.. O terror das fronteiras: a Araucania na visão de Sarmiento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, A. C.; SILVA, Vilma Maria . Fazeres Pedagógicos e os Processos Educativos. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
YURA, D. ; ALVES, A. C. . Cultura Brasileira para estudantes hispano-falantes. 2017.

2.
ALVES, A. C.; CARDOSO, F. B. . ?Leituraço?: Leituras em direitos humanos'. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, A. C.. O direto à educação da população migrante. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ALVES, A. C.. Migração como direito humano: Rompendo o vínculo com o trabalho escravo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
ALVES, A. C.. Autista não, Imigrante!. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ALVES, A. C.. Diversidade Curricular cria acolhida. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ALVES, A. C.. Como preparar as escolas brasileiras para receber migrantes e refugiados?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
ALVES, A. C.. Garantir educação de qualidade para imigrantes passa por articular comunidade e repertórios culturais. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
ALVES, A. C.. Mais do que a matrícula: Direito à educação de imigrantes deve integrar cultura, cidade e comunidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
ALVES, A. C.. Diferenças entre ideal romântico indígena no Brasil e na Argentina são tema de pesquisa do Prolam. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, A. C.. Decolonização Curricular: vivencias e reflexões sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALVES, A. C.; OTERO, G. A. P. ; BARALDI, C. . Comitê Intersetorial de Política Municipal para a População Imigrante. 2016. (Políticas Públicas).

3.
ALVES, A. C.. História e Cultura Indígena: um compromisso de toda a comunidade escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALVES, A. C.; RIGHI, D. ; CARDOSO, F. B. . O que é importante lembrar no ?dia do índio?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação Didática).


Produção artística/cultural
Música
1.
ALVES, A. C.; Taleikis, PU . Intervenção Musical no Seminário 'Ditaduras no Cone Sul- 50 anos depois'. 2014. Interpretação.

2.
ALVES, A. C.; Taleikis, PU . Canto Libre. Fim de Semana na Praça - Memorial da América Latina. 2013. Interpretação.

3.
ALVES, A. C.. Canto Libre. Por Memória e Justiça.. 2013. Interpretação.

4.
ALVES, A. C.; Taleikis, PU . Canto Libre. Música latino-americana na Virada Cultural. 2007. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, A. C.; SOUSA NETO, J. C.. Participação em banca de DAYANE KARINE BELLINI DE ASSIS.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MENINA NEGRA NA SOCIEDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALVES, A. C.. Jurada Calificadora en el IV Concurso de Musica y Poesia de los Inmigrantes. 2015. Centro de Apoio e Pastoral do Migrante.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL & SIMPOSIO DE POS-GRADUAÇÃO. EDUCAÇÃO PARA IMIGRANTES: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A POSTURA, CURRÍCULO, APRENDIZAGENS E A CULTURA ESCOLAR. 2018. (Congresso).

2.
XXIV Encontro Estadual da ANPUH - Seção São Paulo."Percepções sobre a presença imigrante em São Paulo e a interface com a escola contemporânea. 2018. (Encontro).

3.
XXV Mostra de Pós-Graduação. 2018. (Outra).

4.
Encuentro Internacional Minga por La Paz, El Buen Vivir y La Noviolencia.Imigrantes Latinos nas escolas paulistanas: está em curso a construção da Interculturalidade?. 2017. (Encontro).

5.
Roda de Conversa"O que é Escola Sem Partido?".O que é Escola Sem Partido?. 2017. (Outra).

6.
Simpósio Nacional Por uma Escola Inovadora e Inclusiva.Educação Para Imigrantes: Uma Experiência Na Formação De Professores Na Rede Municipal De Ensino De São Paulo. 2017. (Simpósio).

7.
I Fórum "A América Latina no currículo: vivenciando a Cultura e refletindo sobre as práticas pedagógicas".Yo no canto por cantar: possibilidades de utilização da música latinoamericana nas atividades didáticas. 2016. (Oficina).

8.
II Congreso Internacional de los Pueblos Indigenas de America Latina. Estratégias metodológicas para o ensino de História Indígena na cidade de São Paulo. 2016. (Congresso).

9.
II Congresso Municipal de Educação para as Relações Étnico-raciais. 2016. (Congresso).

10.
IV Jornada Pedagógica da DRE Butantã: Currículo emancipatório em Movimento.Educação para Imigrantes na RMESP, vamos falar de Interculturalidade?. 2016. (Outra).

11.
Seminário Mulheres Imigrantes e Políticas Públicas na Cidade de São Paulo. 2016. (Seminário).

12.
"Índio Cidadão: exibição e debate mediado por Ailton Krenak". 2015. (Oficina).

13.
"Literatura Índígena: Modos de Usar". 2015. (Oficina).

14.
22ª Oficina de Ensino de História e Educação da ANPUH/SP. 2015. (Oficina).

15.
Forum "Ciências Humanas e a Política Nacional Curricular em Debate". 2015. (Outra).

16.
I Semana "Educação Inclusiva: qualidade social para todos".A contribuição da Literatura para o fortalecimento das identidades. 2015. (Encontro).

17.
I Semana de Educação da DRE Itaquera.EDUCAÇÃO DA DIVERSIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: QUALIDADE SOCIAL PARA TODOS. 2015. (Encontro).

18.
IV CEPIAL Congreso de Cultura y Educación Para la Integración de America Latina. Dezembro Imigrante: experiencia de política pública de acolhimento de Imigrantes na Rede Municipal de Educação de São Paulo. 2015. (Congresso).

19.
Seminário "Encontro com professores: África para professores, África na sala de aula". 2015. (Seminário).

20.
Seminário "Encontro com professores: imprensa, mídias e racismo". 2015. (Seminário).

21.
"Encontro com professores: Cartografias do poder e do saber". 2014. (Seminário).

22.
20ª Oficina de Ensino de História da ANPUH/SP. 2014. (Oficina).

23.
32º Congresso da CNTE "Educação, Desenvolvimento e Inclusão Social!""". 2014. (Congresso).

24.
Curso Educação em Direitos Humanos na Perspectiva da Cidade Educadora.As construções da visão do "bom" e do "mau" selvagem. 2014. (Outra).

25.
Ditaduras no Cone Sul: 50 anos depois. 2014. (Seminário).

26.
Educação e Imigração: acesso, permanência e valorização da diversidade.Mediação. 2014. (Encontro).

27.
Encontro com com Educadores- Tuca Vieira e Carlos Prado. 2014. (Encontro).

28.
Encontro com professores: Literatura e Resistência. 2014. (Encontro).

29.
Encontro com Professores: resistir para Viver. 2014. (Seminário).

30.
I Congresso Municipal de Educação Étnico-Racial. Coordenação da mesa de "Relato de práticas pedagógicas". 2014. (Congresso).

31.
II Diálogos sobre as Infâncias na DRE Jaçanã/Tremembé.A Literatura Afro-brasileira e Indígena na Educação Infantil. 2014. (Seminário).

32.
II Jornada Pedagógica da DRE Butantã.O currículo escolar e a educação para as relações étnico-raciais. 2014. (Encontro).

33.
Perfil do Educando e da Educanda da EJA: desafios e perspectivas. 2014. (Seminário).

34.
Primeiro Colóquio Interdisciplinar Travessias Culturais: Caminha Guaman Poma en la Guairá,. 2014. (Simpósio).

35.
Seminário "Negritude Midiática". 2014. (Seminário).

36.
Seminário Vozes e Olhares Cruzados 3 "Trabalho: entre sonho e realidade". 2014. (Seminário).

37.
I Conferência de Educação Étnico-racial do Estado de São Paulo. 2013. (Outra).

38.
Seminário 10 anos da lei 10639/03- Balanço e Perspectivas.Currículo escolar em São Paulo: estratégias para o Ensino de História e Cultura Indígena. 2013. (Seminário).

39.
Seminário Momentos e Lugares da História da Educação Indígena. 2013. (Seminário).

40.
Simpósio Internacional "O mundo em convulsão". 2013. (Simpósio).

41.
V Seminário de Educação " A teoria e a prática na formação do professor: dilemas e e e desafios"e."Reflexões sobre a consolidação do currículo de História e aportes para o ensino de História e Cultura Indígena. 2013. (Seminário).

42.
Simpósio Internacional "A esquerda na América Latina". 2012. (Simpósio).

43.
III ?Simpósio de Filologia e Cultura Latino-Americana?."José de Alencar, leitor dos cronistas". 2011. (Simpósio).

44.
IV Semana de História e Geografia da UNIESP."Discursos sobre civilização e barbárie". 2011. (Encontro).

45.
VI ?Semana de Filologia? da Universidade de São Paulo."O exército de cristo na América: jesuítas na visão de Sarmiento". 2011. (Simpósio).

46.
II Simpósio de Filologia e Cultura Latino-Americana."O terror das fronteiras: a Araucania na visão de Sarmiento". 2010. (Simpósio).

47.
"1968: Ecos na América Latina". 2008. (Seminário).

48.
"Atelier de Clio-oficinas de História: O cinema e a mundialização da economia". 2008. (Oficina).

49.
"XIX Congresso anual dos profissionais de educação no ensino municipal". 2008. (Congresso).

50.
XXVIII Encontro nacional dos estudantes de História. 2008. (Encontro).

51.
"Como contornar situações difíceis em sala de aula". 2007. (Oficina).

52.
"Cuba e as novas lideranças políticas". 2007. (Outra).

53.
"XVIII Congresso anual dos profissionais em educação no ensino municipal". 2007. (Congresso).

54.
Ciclo de Palestras do Curso de História das Faculdades Integradas Teresa Martin. 2007. (Outra).

55.
I Encontro de Educação Infantil do CEU PAZ. 2007. (Encontro).

56.
Projeto "No princípio era a Ação" - oficina literária. 2007. (Oficina).

57.
"Diálogos e Reflexões-encontro de educadores" (Por ti, América- arte pré-colombiana). 2006. (Encontro).

58.
"Concepção de escola e educação". 2004. (Seminário).

59.
Fórum Mundial de Educação- Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Congresso).

60.
"Concepção de Educação e Infãncia". 2003. (Seminário).

61.
"Cem anos de Cecília Meirelles".poesias de Cecília Meirelles. 2001. (Oficina).

62.
"Grêmios estudantis e a construção da cidadania". 2001. (Seminário).

63.
" Mesa-redonda: Ciência, Educação e Inclusão Digital". 2001. (Outra).

64.
"Mesa-redonda: Inclusão Digital". 2001. (Outra).

65.
"Palestra: A mitocondria em tres atos". 2001. (Outra).

66.
VIII Congresso "O ser e o ter numa sociedade tecnológica". 2001. (Congresso).

67.
"Ouvidos dourados, a arte de ouvir as histórias ( ... para depois contá-las). 2000. (Oficina).

68.
XI Encontro "Conversando sobre Educação". 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, A. C.. Roda de conversa ?Educação para Imigrantes na cidade de São Paulo: desafios e possibilidades?.. 2017. (Outro).

2.
ALVES, A. C.; SILVA, C. S. ; SANTOS, E. C. . I Jornada Municipal de Educação para as Relações Étnico-raciais. 2016. (Outro).

3.
ALVES, A. C.; SILVA, C. S. . O Mostra Cultural "Brasil Latino". 2016. (Festival).

4.
ALVES, A. C.. O Fórum "A América Latina no Currículo: vivenciando a Cultura e refletindo sobre a prática pedagógoca. 2016. (Outro).

5.
RIGHI, D. ; ALVES, A. C. . II Congresso Municipal de Educação para as Relações Étnico-raciais. 2016. (Congresso).

6.
ALVES, A. C.; OTERO, G. A. P. ; SILVA, C. S. . II Mostra Cultural Dezembro Imigrante nos CEUs/2015. 2015. (Outro).

7.
ALVES, A. C.; CARDOSO, F. B. . Seminário ?Resistência Indígena e Educação: História, Lutas e Perspectivas?. 2014. (Outro).

8.
ALVES, A. C.; CARDOSO, F. B. . Seminários "A presença indígena na cidade de São Paulo". 2014. (Outro).

9.
ALVES, A. C.; CARDOSO, F. B. . Curso "A presença Indígena na cidade de São Paulo". 2014. (Outro).

10.
ALVES, A. C.; CARDOSO, F. B. . I Congresso Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2014. (Congresso).

11.
ALVES, A. C.; CARDOSO, F. B. ; RIGHI, D. . I Mostra Cultural "Agosto Indígena nos CEUs/2014". 2014. (Outro).

12.
ALVES, A. C.; OTERO, G. A. P. . I Mostra Cultural Dezembro Imigrante nos CEUs/2014. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DAYANE KARINE BELLINI DE ASSIS. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MENINA NEGRA NA SOCIEDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana de Carvalho Alves.

2.
Luciana Moraes (Co-Orientação). Projetos Salas de Leitura na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: funcionamento e formação de alunos e professores leitores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Orientador: Adriana de Carvalho Alves.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, A. C.. Ensino de História e Cultura Indígena: trabalhando com conceitos, desconstruindo estereótipos. Revista Espaço Acadêmico - ISSN 1519-6186. Vol.XIV, Nº 168. pp.42--54.. Revista Espaço Acadêmico, Maringa, Paraná- Brasil, p. 42 - 54, 15 maio 2015.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ALVES, A. C.; RIGHI, D. ; CARDOSO, F. B. . O que é importante lembrar no ?dia do índio?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação Didática).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, A. C.. Diferenças entre ideal romântico indígena no Brasil e na Argentina são tema de pesquisa do Prolam. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ALVES, A. C.. Mais do que a matrícula: Direito à educação de imigrantes deve integrar cultura, cidade e comunidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ALVES, A. C.. Como preparar as escolas brasileiras para receber migrantes e refugiados?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, A. C.; CARDOSO, F. B. . I Congresso Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2014. (Congresso).

2.
ALVES, A. C.; CARDOSO, F. B. ; RIGHI, D. . I Mostra Cultural "Agosto Indígena nos CEUs/2014". 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Colaboradora voluntária no Coletivo "Si, Yo Puedo", que visa garantir informações sobre o acesso à Educação, Saúde, Trabalho e Documentação para a população Imigrante e Refugiada residente em São Paulo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 19:25:42