Mychelline Souto Cunha

Bolsista de Doutorado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 19/04/2018


Doutoranda do CIn - UFPE, cuja pesquisa está relacionada a jogos, sou mestre em Ciência da computação pela UFPE (2016), especificamente em Informática na Educação, cuja pesquisa norteia os conhecimentos sobre a identificação de requisitos para Softwares Educacionais. A graduação é em Licenciatura em Ciência da Computação pela UFPB - Campus IV (2013). Durante a graduação atuei como professora (estagiária) de Robótica Educativa, programação e pensamento computacional, em escolas do Ensino Fundamental localizadas em João Pessoa. Além disso, fui professora formadora de Capacitação do Projeto de Informática na Educação - Proinfo I/MEC. Outra experiência foi como professora de Informática básica na EEEFM. Mons Pedro Anísio, localizada na Cidade de João Pessoa, o público era do ensino médio. Trabalhei também como coordenadora pedagógica na empresa Multiforme Tecnologia - Franquia da Lego Education na Paraíba. A principal atividade era realizar treinamentos com os professores, o objetivo era utilizar a robótica para promover o aprendizado lúdico. De 2016 à 2018 atuei como professora do ensino superior na Faculdade São Miguel nas seguintes disciplinas: física para jogos digitais, fundamentos de jogos digitais e Sistema de apoio a decisão. Atualmente sou professora substituta do IFPB- Santa Rita e de robótica educativa no Colégio Casa Forte - PE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mychelline Souto Cunha
Nome em citações bibliográficas
Cunha.S.M


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A definir,
Orientador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: EDUCATALOG4RE: UM CATÁLOGO DE REQUISITOS PARA AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Carla Taciana Lima Lourenco Silva Schuenemann.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2013
Graduação em Licenciatura em Ciência da computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Identificação de ferramentas para apoiar o Ensino de Programação Orientada a Objetos.
Orientador: Prof. DSc. Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.
2002 - 2004
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Edificações.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.




Formação Complementar


2014
Inglês.
Instituto Brasileiro de Línguas, IBL, Brasil.
2014
Start: Computação Gráfica para Iniciantes.
SAGA - Escola de game, arte digital e animação, SAGA, Brasil.
2012 - 2012
Mini-curso Construct 2. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Mini-curso Unity 3D. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 20

Atividades

07/2012 - 05/2015
Ensino, Lic. em Ciência da Computação, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Informática Básica, Redes, Manutenção de hardware, Aplicativos Comerciais Livres, Sistema Opreacional

Secretaria da Educação, Esporte e Cultura, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador - Proinfo I /MEC, Carga horária: 4


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora de Calculo Vetorial, Carga horária: 12

Atividades

08/2009 - 04/2010
Ensino, Computação e Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Vetorial

Multiforme Tecnologia, MULTIFORME, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Softwares Educativos; Pensamento Computacional, Jogos Digitais; Ambientes de Aprendizagem, Engenharia de Software

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
O estágio docência atendeu a disciplina de Engenharia de Requisitos, ela é ofertada pela graduação de Sistema de Informação


Faculdade São Miguel, FSM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas: física para jogos digitais, fundamentos ara jogos digitais e sistema de apoio a decisão.


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Software educacional e prática de ensino em computação



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Uma Abordagem de Engenharia de Requisitos para Linhas de Produto de Software
Descrição: Uma Linha de Produtos de Software (LPS) é um grupo de produtos de software com características comuns e variáveis, que também pode ser chamada de família de produtos. As características de uma LPS precisam ser documentadas explicitamente para possibilitar o reuso estratégico dos seus artefatos. A Engenharia de Requisitos para especificar uma Linha de Produtos de Software (LPS) é responsável por capturar as suas variabilidades, relacionar os diferentes tipos de requisitos, tais como organizacionais, não-funcionais e funcionais, além de manter o rastreamento entre eles. Atualmente a captura desta informação é feita usando os modelos de features, mas estes modelos não capturam requisitos não-funcionais (RNF) explicitamente e nem a influência positiva/negativa destes requisitos para alcançar configurações alternativas de um produto na LPS. Este projeto visa definir um processo de engenharia de requisitos para LPS que integre uma abordagem de engenharia de requisitos orientada a objetivos, para elicitar a variabilidade da LPS e configurar produtos na LPS com base nos RNFs, e uma técnica de especificação de cenários de caso de uso com separação de interesses transversais, para capturar o comportamento dos produtos da LPS de forma modularizada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Estudo e Aplicação de Técnicas de Controle e Segurança
Descrição: Este projeto tem como foco o estudo de três tipos de etiquetas de controle, a saber, Código de Barras, QRCode e RFID. Pretende-se estudar as características, funcionamento aplicações e limitações de cada uma dessas tecnologias de forma comparativa entre as mesmas, evidenciando o contexto em que cada uma delas é mais apropriada. Pretende-se dar um enfoque maior em RFID por ser uma tecnologia que permite uma maior flexibilidade em relação as outras devido a ser uma tecnologia que utiliza a transmissão em rádio-frequência, o que facilita bastante o processo de leitura de suas informações. Na verdade o RFID foi proposto como uma tecnologia para substituir as tecnologias vigentes de identificação, a exemplo do Código de Barras. Este trabalho é o ponto de inicial de um estudo sobre as técnicas de controle e segurança, física e lógica, da informação. A partir do estudo dessas técnicas se fará possível o planejamento da segurança de sistemas visando a proteção e integridades dos ativos envolvidos, sejam eles dados computadorizados ou elementos físicos que necessitem ser protegidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2013
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ( PIBID )
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Capacitação de Docentes e Discentes da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio do Litoral Norte
Descrição: Na região de Rio Tinto, algumas escolas já possuem laboratórios de informática, mas não há pessoas preparadas para utilizar este ambiente com foco no seu potencial educacional. A partir desta necessidade, este programa de extensão visa proporcionar a inclusão digital de professores, ressaltando as vantagens do uso da informática em suas atividades. Dessa forma, as atividades propostas contribuem para uma maior segurança do professor ao utilizar um ambiente de informática, para a utilização de recursos básicos e até avançados, mas de fácil aprendizado, como ferramentas da web 2.0, em suas atividades, além de apresentar ferramentas de EaD para que sua qualificação também possa ser realizada através de cursos à distância. Além de capacitar os docentes da rede pública de ensino fundamental e médio do Litoral Norte, este programa também visa capacitar discentes e motivá-los a participar das diversas Olimpíadas de Informática promovidas atualmente. Pretende-se despertar nos alunos o interesse em computação, atualmente imprescindível na formação básica de todo estudante, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e uma boa dose de competição saudável. Isto permitirá que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área de Computação antes de fazer sua escolha para o vestibular..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Novas Tecnologias Educacionais nas Escolas Públicas do Vale do Mamanguape
Descrição: Esse projeto tem como objetivo capacitar os professores que atuam nas escola públicas do vale do Mamanguape, afim de enquadrá-los na nova realidade tecnológica em que a sociedade vive..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Software Educacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Pensamento Computacional.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Educacionais.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ambientes de Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
10 Lugar no Desafio Gamedu ( Softwares Educacionais), UFRN.
2013
Láurea Acadêmica, Universidade Federal da Paraíba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Cunha.S.M2015Cunha.S.M; REBOUCAS, A. . Objetos de Aprendizagem para auxiliar o ensino de conceitos do Paradigma de Programação Orientada a Objetos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.

2.
Cunha.S.M2015Cunha.S.M; SILVA, C. ; SILVA, D. R. D. ; TEDESCO, P. C. A. R. . Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o uso de Teorias de Aprendizagem em Softwares Educacionais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.

3.
SCAICO, P. D.2012 SCAICO, P. D. ; Cunha.S.M ; CUNHA, F. ; ALENCAR, Y. . Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 36377, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Cunha.S.M; TEDESCO, P. C. A. R. . Uma Revisão sistemática da Literatura sobre conhecimentos, habilidades, atitudes e competências desejáveis para auxiliar a aprendizagem de programação. In: III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2017, Reicife. III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2017.

2.
Cunha.S.M; SILVA, C. . Um catálogo de requisitos pedagógicos para auxiliar o desenvolvimento de Softwares Educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2017, Recife. Aprendizagem das Coisas, com foco em discussões sobre como podemos utilizar o suporte tecnológico fornecido pela Internet das Coisas, 2017.

3.
LISBOA, J. ; Cunha.S.M . O PROCESSO INCLUSIVO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE COM AUXILIO DO SOFTWARE EDUCACIONAL: APRENDENDO INFORMÁTICA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2016, Campina Grande. Educação, inclusão e envelhecimento, 2016.

4.
Cunha.S.M; SOARES, I. ; PEREIRA, S. ; FERRER, V. . Tabuada Da Velha: Um Jogo Educacional Sobre Adição e Subtração. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió. I Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação ? Apps.Edu - CBIE/LACLO 2015, 2015.

5.
FARIAS, A. B. ; PEREIRA, M. ; Cunha.S.M ; ALENCAR, R. . Educação em Saúde no Brasil: uma revisão sobre aprendizagem móvel e desafios na promoção de saúde no Brasil. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió. XXI Workshop de Informática na Escola (WIE), 2015.

6.
Cunha.S.M; MACEDO, E. R. ; CUNHA, F. O. ; SCAICO, P. D. . Um relato histórico da prática docente em disciplinas de estágio contado por estudantes da Licenciatura em Computação. In: CSBC, 2013, Maceio. WEI, 2013.

7.
SCAICO, P. D. ; DANTAS, V. ; FARIAS, A. B. ; OLIVEIRA, F. C. ; Cunha.S.M . ATIVA: Atividades Virtuais de Apoio Aplicadas ao Ensino de Programação. In: CSBC, 2013, Maceio. WEI, 2013.

8.
FARIAS, A. B. ; CUNHA, F. O. ; Cunha.S.M ; SCAICO, P. D. . Promoting digital inclusion of public school teachers through new technologies: An experience report. In: XXXIX Latin American Computing Conference, 2013, Puertoazul/Naiguata/Venezuela. Latin American Symposium of Computing and Society, 2013.

9.
SCAICO, P. D. ; DANTAS, V. ; FARIAS, A. B. ; BATISTA, A. C. ; CUNHA, F. O. ; PEIXOTO, M. M. ; Cunha.S.M . An experience using virtual activities to support introductory programing learners. In: XXXIX Latin American Computing Conference, 2013, Puerto azul/Naiguata/Venezuela. XXI Iberoamerican Congress on Higher Education in Computing (CIESC-2013), 2013.

10.
Cunha.S.M; FARIAS, A. B. ; CUNHA, F. O. ; SCAICO, P. D. . Proposta para Construção de Sequências Didáticas para aulas de Matemática com uma Atividade de Computação Desplugada (aceito para publicação). In: In: Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), 2013, Porto Alegre - RS. Anais da XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2013. v. 9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PALOMA, L. ; Cunha.S.M ; SOUZA, K. M. E. ; ARRUDA, V. D. D. S. ; FARIAS JUNIOR, I. . FABLES MAKER: UM JOGO EDUCATIVO PARA AUXILIAR O. DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM TEA. In: TISE, 2017, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2017. v. 13.

2.
Cunha.S.M; Raposo, E. H. ; VITORIO, S. ; CUNHA, F. O. ; COSTA, T. K. L. ; BARRETO, M. A. . Formação pedagógica dos professores no ensino superior. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2010, João Pessoa. WLC ? Workshop de Licenciatura em Computação, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. A. ; Cunha.S.M . Alfafarm: Um Jogo Educacional de Língua Portuguesa, desenvolvido com base na taxonomia de Bloom e no behaviorismo. In: TISE, 2017, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2017. v. 13.

2.
DANILO, V. ; PALOMA, L. ; KEVYN, J. ; Cunha.S.M . NOVA T: um jogo educacional sobre o sistema solar. In: WITIC- Workshop Interdisciplinar de Tecnologia Informação e Comunicação, 2016, Recife. WITIC- Workshop Interdisciplinar de Tecnologia Informação e Comunicação, 2016.

3.
MONTEIRO, A. ; BARBOSA, L. ; AZEVEDO, J. ; Cunha.S.M . ElectroNoobs: um jogo educacional para auxiliar o ensino da eletrônica básica. In: WITIC- Workshop Interdisciplinar de Tecnologia Informação e Comunicação, 2016, Recife. WITIC- Workshop Interdisciplinar de Tecnologia Informação e Comunicação, 2016.

4.
Cunha.S.M; DANTAS, V. ; PEREIRA, S. . Boolean Boom ? Um jogo para apoiar o ensino aprendizado de expressões lógicas. In: TISE, 2015, Chile. XX Congresso Internacional de Informática educativa, 2015.

5.
SILVA NETO, D. P. ; Cunha.S.M ; SILVA, C. . Uma Comparação entre Técnicas de Modelagem de Requisitos Orientados a Objetivos e a Aspectos. In: II Escola Paraiba de Informática, 2012, João Pessoa. Workshop de Iniciação Cientifica da II Escola Paraibana de Informática (II EPI), 2012.

6.
SILVEIRA, A. ; MORAIS, A. ; ASSIS, E. ; DANTAS, J. ; OLIVEIRA, J. ; ANDRADE, M. V. ; Cunha.S.M ; HENRIQUE, V. ; LOPES, E. ; ALMEIDA, L. ; COSTA, T. K. L. ; REBOUCAS, A. ; SILVA, C. ; DANTAS, V. . Levando a Informática à Sala de Aula por meio da Qualificação de Docentes de Escolas Públicas do Litoral Norte. In: II Semana de Ciência e Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura -, 2011, João Pessoa. Anais do Encontro de Extensão da UFPB.

7.
RAPOSO, E. ; Cunha.S.M ; MELO, S. R. V. ; BARRETO, M. A. . Formação pedagógica dos professores no ensino superior. In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2010, Natal - RN. 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Apresentações de Trabalho
1.
DANILO, V. ; PALOMA, L. ; KEVYN, J. ; Cunha.S.M . NOVA T: um jogo educacional sobre o sistema solar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MONTEIRO, A. ; BARBOSA, L. ; AZEVEDO, J. ; Cunha.S.M . ElectroNoobs: um jogo educacional para auxiliar o ensino da eletrônica básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SCAICO, P. D. ; DANTAS, V. ; FARIAS, A. B. ; BATISTA, A. C. ; CUNHA, F. ; OLIVEIRA, F. M. ; TAVARES, G. ; LAURENTINO, M. X. ; PEIXOTO, M. M. ; Cunha.S.M . ATIVA: Atividades Virtuais de Apoio Aplicadas ao Ensino de Porgramação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Cunha.S.M; MACEDO, E. R. ; CUNHA, F. . Um Relato Histórico da Prática Docente em Disciplinas de Estágio Contado por Estudantes da Licenciatura em Computação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA NETO, D. P. ; Cunha.S.M ; SILVA, C. . Uma Comparação entre Técnicas de Modelagem de Requisitos Orientados a Objetivos e a Aspectos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FARIAS, A. B. ; Cunha.S.M ; CUNHA, F. O. ; SCAICO, P. D. . Atividades Desplugadas: Maneira Lúdica de Ensinar Conceitos Computacionais (Oficina). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVEIRA, A. ; MORAIS, A. ; ASSIS, E. ; DANTAS, J. ; OLIVEIRA, J. ; ANDRADE, M. V. ; Cunha.S.M ; HENRIQUE, V. ; LOPES, E. ; ALMEIDA, L. ; COSTA, T. K. L. ; REBOUCAS, A. ; SILVA, C. ; DANTAS, V. . Levando a informática á sala de aula por meio da qualificação de docentes de escolas públicas do litoral norte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Cunha.S.M; SCAICO, A. . Estudo e Aplicação de Técnicas de Controle e Segurança - PIBIC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FARIAS, A. B. ; Cunha.S.M ; CUNHA, F. O. ; SCAICO, P. D. . Atividades desplugadas: uma maneira lúdica de ensinar conceitos computacionais 2012 (SENID - Seminário Nacional de Inclusão Digital (Oficina)).

2.
Cunha.S.M; COSTA, S. S. . Monitor e Professor, trabalhando com material concretono ensino do cálculo Vetorial 2009 (XI Encontro de extensão (PROBEX) e XXII Encontro de Iniciação à docência).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Desafio Gamedu de Jogos Digitais 2014. Desafio Gamedu. 2014. (Olimpíada).

2.
Unigames 2014.Oficina de Introdução a Unreal Engine 4. 2014. (Oficina).

3.
Unigames 2014 - Ambiente Digital da Unicap.Ludificação - Games além do entretenimento. 2014. (Encontro).

4.
6º Conahpa-Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Tecnologias Contemporâneas: Acessibilidade Digital e seus Desafios. 2013. (Congresso).

5.
Palestra sobre Desenvolvimento de Jogos Digitais: Design e Computação em evidência. 2013. (Outra).

6.
XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação-CSBC. Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação. 2013. (Congresso).

7.
I Seminário Nacional de Inclusão Digital -Tecnologias e metodologias de Inclusão digital na Cibercultura.I Seminário Nacional de Inclusão Digital: Tecnologia e metodologias de inclusão digital na na cibercultura. 2012. (Seminário).

8.
VIII SEMEP - Seminário e exposição sobre profissões.Seminário e exposição sobre profissões. 2012. (Seminário).

9.
22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola. 2011. (Simpósio).

10.
I Workshop do projeto PIBID - Sem Matemática não Existe Computação.Sem Matemática não Existe Computação. 2011. (Encontro).

11.
2010 Wireless Systems International Meeting. 2010 Wireless Systems International Meeting. 2010. (Congresso).

12.
I Simpósio sobre formação docente e tecnologias do conhecimento - Desafios da Educação a Distância -.I Simpósio sobre formação docente e tecnologias do conhecimento. 2010. (Simpósio).

13.
I Simpósio sobre formação docente e tecnologias do conhecimento - Desafios da Educação a Distância -.Oficina de Robótica pedagógica. 2010. (Oficina).

14.
I Workshop de Licenciatura em Computação - SBIE.Formacao pedagogica dos professores no ensino superior. 2010. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cunha.S.M. 6º Conahpa - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. 2013. (Congresso).

2.
Cunha.S.M. XXI Simposio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). 2010. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão



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