Enderson Geraldo de Souza Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8173728927821737
  • Última atualização do currículo em 09/09/2018


Cursando o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Pará. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, área de concentração Antropologia, pela Universidade Federal do Pará. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade da Amazônia (Unama/PA) e jornalista regularizado com a DRT/PA 2457. Sou professor nos cursos de Comunicação Social da Faculdade Estácio do Pará, onde coordeno a linha de pesquisa "Comunicação, Cibercultura e Antropologia: a relação entre consumo, cultura e produção de sentidos na contemporaneidade" no Programa de Iniciação Científica. Lá também coordeno o projeto de extensão "Agência de Comunicação Além-Margem". Sou coordenador de conteúdo no Diário On Line (DOL), onde fui repórter por 4 anos. Em 2011 criei o Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas (CLIC) e, em 2013, o Festival de Audiovisual de Belém (FAB). Fui coordenador da Efe2, a Agência Experimental de Comunicação da Fapan e da Fapen e vice-coordenador do grupo de pesquisa "Comunicação, antropologia e filosofia: estética e experiência na comunicação visual urbana da contemporaneidade de Belém do Pará". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Enderson Geraldo de Souza Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, E. G. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Orientador: Flávio Leonel Abreu da Silveira.
2011 - 2013
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Insólitos sons da Amazônia: experiência e espírito de época na cena e circuito rock de Belém do Pará entre 1982 e 1993,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Antonio Mauricio Dias da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Belém do Pará; Experiência; Rock; Espírito de época; Sujeitos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2007 - 2010
Graduação em Comunicacao Social - Jornalismo.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: Belém e suas representações: uma compreensão do espírito de época da cidade a partir da estética musical das décadas de 1980 e 2000.
Orientador: Relivaldo Pinho de Oliveira.
2007 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2009




Formação Complementar


2013 - 2013
Filosofia da Arte e Crítica Musical na Cena Contem. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso Etnografia e Literatura. (Carga horária: 6h).
Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas (CLIC), CLIC, Brasil.
2013 - 2013
Sustentabilidade aplicada aos negócios (on line). (Carga horária: 10h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2013
Curso de Aperfeiçoamento Mídias na Educação. (Carga horária: 180h).
Site Learncafe, LEARNCAFE, Brasil.
2012 - 2012
Curso Livre sobre Produção Cultural (on line). (Carga horária: 20h).
Site Learncafe, LEARNCAFE, Brasil.
2012 - 2012
Curso Livre sobre Mapeamento Cultural (on line). (Carga horária: 12h).
Site Learncafe, LEARNCAFE, Brasil.
2012 - 2012
Empreendedorismo (on line). (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2007 - 2007
História da Literatura ? Leitores de Homero, com B. (Carga horária: 40h).
Centro de Cultura e Formação Cristã, CCFC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Estácio do Pará, ESTÁCIO FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Faculdade Paraense de Ensino, FAPEN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Faculdade Pan Amazônica, FAPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor


Agência Experimental de Comunicação Efe2, AGÊNCIA EFE2, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 12


Diário On Line, DOL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30


Departamento de Trânsito do Estado do Pará, DETRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: outro, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa, CESAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Diário do Pará, DP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30


Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
"Comunicação, Cibercultura e Antropologia: a relação entre consumo, cultura e produção de sentidos na contemporaneidade"
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Enderson Geraldo de Souza Oliveira - Coordenador.
2013 - Atual
Comunicação, antropologia e filosofia: estética e experiência na comunicação visual urbana da contemporaneidade de Belém do Pará
Descrição: A pesquisa objetiva estudar a comunicação visual urbana da contemporaneidade de Belém do Pará tendo como campos de saber principais a comunicação, a antropologia e a filosofia. A ideia central é de que essa comunicação visual, que pode se situar em anúncios publicitários, fachadas, vitrines de lojas, prédios comercias, se relaciona com o espírito contemporâneo e essa relação se dá de modo contextual e não mecânico entre características econômicas e estéticas, ou entre a experiência contemporânea e a estética comunicacional com a qual ela se liga. Para este estudo elege-se os conceitos de experiência e estética de Walter Benjamin e Clifford Geertz na busca da exposição dessa relação no objeto estudado. Verifica-se essa possibilidade de análise, através da comunicação, da antropologia e da filosofia, como propiciadora de um estudo que busca observar a realidade, a estética, como um dos sinais fundamentais de uma época, mas que não deve ser unicamente compreendida como seu sucedâneo, mas sim como sua expressão, sua manifestação perceptível. A contemporaneidade belenense exibe essas estéticas que são um tema não apenas fundamental, já estudado desde as Passagens Parisienses do século XIX, mas evocador para se pensar a condição contemporânea amazônica. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Enderson Geraldo de Souza Oliveira - Integrante / Ivana Cláudia Guimarães de Oliveira - Integrante / Priscila Ferreira Bentes - Integrante / José Augusto Mendes Lobato - Integrante / Robson Cardoso de Oliveira - Integrante / Ana Lúcia Prado Reis dos Santos - Integrante / Paulo Victor Santos Dias - Integrante / Ernani Pinheiro Chaves - Integrante / Relivaldo Pinho de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Novos Media, lugares e ciberespaço: o rock paraense e as novas formas de recepção e consumo de música em Belém do Pará
Descrição: Partindo da premissa de que a evolução tecnológica dos media pode corroborar para modificações em outras tecnologias e mesmo em processos socioculturais, buscamos investigar de que modo ocorre a recepção e consumo de produtos musicais (ou não) das bandas paraenses que são nosso objeto de estudo (na verdade, ?pontos de partida? para a análise): La Pupuña, Madame Saatan, Norman Bates e Suzana Flag. Sem objetivar fazer qualquer tipo de discussão estética das canções destes grupos, buscamos ainda discutir de que modo as novas possibilidades midiáticas presentes na capital paraense alteram a importância das apresentações ao vivo para tais bandas e para o público que as ?consome?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Agência de Comunicação Além-Margem
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Agência de Comunicação ?Além-Margem?: Comunicação popular e inovação em Belém do Pará
Descrição: A Agência Além-Margem visa suprir uma lacuna que há em Belém do Pará. Para compreender isto, devemos observar que aproximar alunos de cursos de Comunicação Social, em especial Jornalismo, do mercado é um grande desafio por parte das Instituições de Ensino Superior. Em geral, a solução encontrada é a criação de agências chamadas ?experimentais?, em que muitas vezes apenas se adaptam conteúdos externos ou ainda se reduzem a criação de pequenas notícias e suas veiculações nos canais das instituições. Em Belém, que possui apenas duas agências de notícias (Agência Belém, da Prefeitura, e Agência Pará, estatal) tal panorama não é diferente. O contexto fica ainda mais complexo se observamos a ausência de meios que ?pautam? ou ao menos apresentam conteúdos exclusivos e com maior apelo popular, em que a população se sinta representada e se reconheça. Tal carência é intensificada em áreas consideradas periféricas, em que por vezes o acesso à informação e veiculação são dificultados. É justamente levando em conta o panorama apresentado até aqui que a Além-Margem (s)urge. A agência a) oportuniza aos discentes uma ampliação da produção de conteúdo no jornalismo contemporâneo; b) adquirir experiência em trabalho voluntário e práticas ?novas? na área da Comunicação como a Educomunicação; c) inclusão dos mesmos em ações sociais que podem impactar os diversos espaços; d) fortalecimento e maior divulgação de pautas de áreas periféricas de Belém do Pará, tornando então a comunicação bem mais horizontal e não verticalizada, dependente dos grandes grupos do Estado e outras pequenas iniciativas alternativas; bem como e) na apresentação da estrutura jornalística não somente na linguagem, como na produção e f) percepção de possíveis talentos para a Comunicação, além de g) oportunizar aos estudantes de escolas públicas e centros comunitários conhecerem e vislumbrarem novas profissões..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio no Expocom Norte 2018 como orientador do trabalho "A mulher do moto táxi", de Thiago Favacho e Andreza Alves, Intercom e Universidade Federal de Rondônia.
2017
Prêmio no Expocom Norte 2017 como orientador do trabalho "Cerâmica Paraense, essa cultura é sua. Valorize!", de Jacyeli Carvalho e Marcia Lago - Categoria Anúncio impresso, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? Intercom.
2017
Prêmio no Expocom Norte 2017 como orientador do trabalho "Integrando a Comunicação: a Agência Experimental de Comunicação Efe2, de Belém do Pará" - Categoria Agência Jr. de Publicidade e Propaganda, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? Intercom.
2017
Indicado ao Prêmio Profissionais do Ano (Repórter Web), do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
2017
Finalista no Prêmio Professor Imprensa (Categoria Professor Imprensa) - Região Norte 2017, Portal Imprensa.
2017
Finalista no Prêmio Professor Imprensa (Categoria Orientador de TCC) - Região Norte 2017, Portal Imprensa.
2017
Título de Amigo da Escola, Escola Superior de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
2016
Finalista no Prêmio Professor Imprensa - Região Norte 2016, Portal Imprensa.
2014
Finalista na modalidade Profissionais do Ano - Voto Popular, do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo, Fiepa.
2011
Prêmio de Melhor Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social - Jornalismo. Avaliação de Prof. Dr. Ernani Chaves., Universidade da Amazônia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, E. G. S.2018OLIVEIRA, E. G. S.; COSTA, V. E. T. . De cidades e sociedades: estética, contextos e as tendências na representação urbana e da periferia em videoclipes da América Latina. PROA: Revista de Antropologia e Arte, v. 2, p. 177-203, 2018.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.2018OLIVEIRA, E. G. S.; BLANCO, D. A. L. . Música e identidades - El reggaetón contemporáneo de los Ticuna en la Amazonía. Revista Peabiru, v. Final, p. 19, 2018.

3.
OLIVEIRA, E. G. S.2018OLIVEIRA, E. G. S.; ROSA, J. C. A. ; REYER, A. M. B. . INTERAÇÃO, LINGUAGEM E IRONIA NA ?CENSURA? DA CAPA DA HQ ?CASTANHA DO PARÁ?, NA AMAZÔNIA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA, v. 7, p. 1, 2018.

4.
FIGUEIREDO, A. K.2017FIGUEIREDO, A. K. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Ensino público, cibercultura e educomunicação: o Projeto ?Tô Ligado!? e a transformação de estudantes em uma escola em Belém do Pará. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA, v. 6, p. 1, 2017.

5.
OLIVEIRA, E. G. S.2017OLIVEIRA, E. G. S.; BENTES, P. F. ; DIAS, P. V. S. . A estetização da violência e a representação urbana: Éder Oliveira e a Amazônia contemporânea. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA, v. 6, p. 1, 2017.

6.
ALVES, A.2016ALVES, A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . O Novo Ensino Médio: uma análise de diálogos na era da pós-verdade. Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia, v. 2, p. 1, 2016.

7.
OLIVEIRA, E. G. S.2016OLIVEIRA, E. G. S.. Isso é carimbó ? Hibridismo e simulações na canção da banda Do Amor. Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia, v. 2, p. 1, 2016.

8.
FIGUEIREDO, A. K.2016FIGUEIREDO, A. K. ; SOUZA, J. M. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Ensino público no Pará: os desafios da educação e a cibercultura no período contemporâneo. Revista Puçá, v. 2, p. 1-14, 2016.

9.
FAVACHO, T. S.2016FAVACHO, T. S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . ?Senhorita Andreza?: trajetória, sentidos e (re)construções no ciberespaço. Revista Puçá, v. 2, p. 1-17, 2016.

10.
OLIVEIRA, E. G. S.2011OLIVEIRA, E. G. S.. Bem mais Francis que qualquer outro: um ensaio sobre autonomia, poder e desafios no jornalismo cultural brasileiro na contemporaneidade. BOCC, Lisboa, Portugal.. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. 2011, p. 01-07, 2011.

11.
OLIVEIRA, E. G. S.2011OLIVEIRA, E. G. S.; MAIA, M. C. F. . MEDIA, MÚSICA E CIBERESPAÇO: OS NOVOS MODOS DE RECEPÇÃO E CONSUMO DE ROCK EM BELÉM DO PARÁ. Movendo Idéias (UNAMA), v. 18, p. 40, 2011.

12.
OLIVEIRA, E. G. S.2008OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; Sousa, Thamirs Magalhães . O Sujeito e o Sonho na Era da Fragmentação: Clube da Luta e Pós­Modernidade. Movendo Idéias (UNAMA), v. 13, p. 47-57, 2008.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Sobre a abrangência do conceito de entidade familiar e sua relação com o Estatuto da Família. Revista da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará, do Tribunal de Justiça do Pará - TJPA, Belém do Pará, 30 jan. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, E. G. S.; PINHEIRO, M. M. . Nostálgica e idealizada: representações da ?saudade? em Belém através das redes sociais. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2018, Vilhena - RO. Nostálgica e idealizada: representações da ?saudade? em Belém através das redes sociais, 2018.

2.
OLIVEIRA, E. G. S.; REYER, A. M. B. ; ROSA, J. C. A. . Preso e aprovado: discurso de ódio, catarse e (res)significações na polêmica aprovação de um detento no vestibular da Universidade Federal do Pará. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2018, Vilhena - RO. Preso e aprovado: discurso de ódio, catarse e (res)significações na polêmica aprovação de um detento no vestibular da Universidade Federal do Pará, 2018.

3.
ALVES, A. ; FIGUEIREDO, A. K. ; OLIVEIRA, E. G. S. . ?Repertório? de clichês? Uma análise semiótica das propagandas sobre os 400 anos de Belém nos jornais da capital paraense. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - Intercom Norte, 2018, Vilhena - RO. ?Repertório? de clichês? Uma análise semiótica das propagandas sobre os 400 anos de Belém nos jornais da capital paraense, 2018.

4.
ROSA, J. C. A. ; FAVACHO, T. S. ; DIAS, M. E. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Para encantar quem? A ​playlist​ ?Pará te encantar?, repetições e a idealização da música na Amazônia. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - Intercom Norte, 2018, Vilhena - RO. Para encantar quem? A ​playlist​ ?Pará te encantar?, repetições e a idealização da música na Amazônia, 2018.

5.
LIMA, S. J. F. ; LOPES, T. O. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Por todas as telas? A produção audiovisual paraense e as estratégias de visibilidade na Web. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - Intercom Norte, 2018, Vilhena - RO. Por todas as telas? A produção audiovisual paraense e as estratégias de visibilidade na Web, 2018.

6.
ALVES, A. ; MIRANDA, T. F. ; FAVACHO, T. S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . A castanha ?é? do Pará, da Amazônia ou do Brasil? Gastronomia, identidades e identificações no ciberespaço. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2018, Vilhena - RO. A castanha ?é? do Pará, da Amazônia ou do Brasil? Gastronomia, identidades e identificações no ciberespaço, 2018.

7.
ALMEIDA, P. ; OLIVEIRA, E. G. S. . A liberdade voa! Estética, empoderamento e ressignificações em Dove, de Pillar Point. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2018, Vilhena - RO. A liberdade voa! Estética, empoderamento e ressignificações em Dove, de Pillar Point, 2018.

8.
ALVES, A. ; CAVALCANTE, D. ; OLIVEIRA, E. G. S. . As ?ofensas seletivas? nas polêmicas dos reajustes: machismo e discurso de ódio nas críticas a Dilma Rousseff e a Michel Temer. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2018, Vilhena - RO. As ?ofensas seletivas? nas polêmicas dos reajustes: machismo e discurso de ódio nas críticas a Dilma Rousseff e a Michel Temer, 2018.

9.
SARMANHO, D. T. ; OLIVEIRA, E. G. S. . De Macarena ao Despacito: os percursos da música latina através do ciberespaço. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2018, Vilhena - RO. De Macarena ao Despacito: os percursos da música latina através do ciberespaço, 2018.

10.
SILVA, A. ; OLIVEIRA, C. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Preço da assinatura do Spotify aumentou! E agora? Netnografando o consumo do aplicativo no novo mercado fonográfico. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2018, Vilhena - RO. Preço da assinatura do Spotify aumentou! E agora? Netnografando o consumo do aplicativo no novo mercado fonográfico, 2018.

11.
FAVACHO, T. S. ; ALVES, A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . A mulher do moto táxi. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2018, Vilhena - RO. A mulher do moto táxi, 2018.

12.
OLIVEIRA, E. G. S.. Entrando no armário: música, imagem, moda e consumo em Stromae e Mosaert. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Entrando no armário: música, imagem, moda e consumo em Stromae e Mosaert, 2017.

13.
GONCALVES, C. B. ; SILVA, E. M. P. ; SANTOS, D. A. C. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Blog Marca Amazônia: conteúdos, imagens e imaginários no ciberespaço sobre a região amazônica. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Blog Marca Amazônia: conteúdos, imagens e imaginários no ciberespaço sobre a região amazônica, 2017.

14.
ALVES, A. ; SOUZA, J. M. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Catuaba para elas? Consumo e objetificação do corpo feminino nos rótulos de embalagens de catuaba. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Catuaba para elas? Consumo e objetificação do corpo feminino nos rótulos de embalagens de catuaba, 2017.

15.
FAVACHO, T. S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Do Igapó ao Ciberespaço: Arte e consumos nas performances de Berna Reale da Amazônia. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Do Igapó ao Ciberespaço: Arte e consumos nas performances de Berna Reale da Amazônia, 2017.

16.
FIGUEIREDO, A. K. ; PINHEIRO, M. M. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Entre baleias e novas (re)ações série 13 Reasons Why, ciberespaço e ressignificações. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Entre baleias e novas (re)ações série 13 Reasons Why, ciberespaço e ressignificações, 2017.

17.
CARVALHO, J. S. ; LAGO, M. C. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Festival do Folclore de Curuçá, na Amazônia: cultura popular, mercado e consumo na ?Terra do Folclore?. In: Festival do Folclore de Curuçá, na Amazônia: cultura popular, mercado e consumo na ?Terra do Folclore?, 2017, Curitiba-PR. Festival do Folclore de Curuçá, na Amazônia: cultura popular, mercado e consumo na ?Terra do Folclore?, 2017.

18.
ALVES, A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . InfoEquipe: uma revista de práticas educomunicativas no interior da Amazônia. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. InfoEquipe: uma revista de práticas educomunicativas no interior da Amazônia, 2017.

19.
CARVALHO, J. S. ; LAGO, M. C. ; CUNHA, P. G. ; OLIVEIRA, E. G. S. . João Doria Jr. e o slogan ?Acelera SP?: entre a liberdade de uso e o direito à posse da ?marca?. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. João Doria Jr. e o slogan ?Acelera SP?: entre a liberdade de uso e o direito à posse da ?marca?, 2017.

20.
VALENTE, A. F. ; OLIVEIRA JUNIOR, I. R. ; CARDIAS, E. H. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Mobilidade urbana e cibercultura: as dificuldades no transporte coletivo como oportunidade de negócio na Amazônia. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Mobilidade urbana e cibercultura: as dificuldades no transporte coletivo como oportunidade de negócio na Amazônia, 2017.

21.
MIRANDA, T. F. ; MAIA, A. ; ROSA, J. C. A. ; LOBO, R. ; CUNHA, T. P. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Não parece, mas é (tecno)brega: Música, imagem e identidade cultural na Amazônia contemporânea. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Não parece, mas é (tecno)brega: Música, imagem e identidade cultural na Amazônia contemporânea, 2017.

22.
MELO, D. ; ALVES, A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Para além dos trotes e dos parabéns: vestibular no Pará, marketing e a cultura da concorrência. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Para além dos trotes e dos parabéns: vestibular no Pará, marketing e a cultura da concorrência, 2017.

23.
ALVES, A. ; CUNHA, S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Por que mulher não paga entrada de festa? Dialogando com o Femvertising e a igualdade de gênero. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Por que mulher não paga entrada de festa? Dialogando com o Femvertising e a igualdade de gênero, 2017.

24.
SANTOS, D. A. C. ; GONCALVES, C. B. ; SILVA, E. M. P. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Tons e tons de verde: repetição e representação da Amazônia entre o público e em portais na Web. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2017, Curitiba-PR. Tons e tons de verde: repetição e representação da Amazônia entre o público e em portais na Web, 2017.

25.
CARVALHO, J. S. ; LAGO, M. C. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Cerâmica Paraense, essa cultura é sua. Valorize!. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional (Expocom ? Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), 2017, Curitiba-PR. Cerâmica Paraense, essa cultura é sua. Valorize!, 2017.

26.
SILVA, E. M. P. ; LIMA, S. J. F. ; LOPES, T. O. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Integrando a comunicação: a Agência Experimental de Comunicação Agência Efe2, de Belém do Pará. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional (Expocom ? Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), 2017, Curitiba-PR. Integrando a comunicação: a Agência Experimental de Comunicação Agência Efe2, de Belém do Pará, 2017.

27.
SANTOS, D. A. C. ; GONCALVES, C. B. ; SILVA, E. M. P. ; OLIVEIRA, E. G. S. . A Amazônia (ainda) é uma marca? ?Marca Amazônia?, representações e mudanças de paradigmas. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2017, Manaus-AM. A Amazônia (ainda) é uma marca? ?Marca Amazônia?, representações e mudanças de paradigmas, 2017.

28.
LAGO, M. C. ; CARVALHO, J. S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Cerâmica paraense e o dinamismo cultural: análise e apoio à divulgação e valorização dos ceramistas de Icoaraci. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2017, Manaus-AM. Cerâmica paraense e o dinamismo cultural: análise e apoio à divulgação e valorização dos ceramistas de Icoaraci, 2017.

29.
COSTA, V. E. T. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Entre cenas e circuitos: Breggae, produção musical e hibridismo cultural. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2017, Manaus-AM. Entre cenas e circuitos: Breggae, produção musical e hibridismo cultural, 2017.

30.
FIGUEIREDO, A. K. ; SOUZA, J. M. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Ensino público no Pará: os desafios da educação e a cibercultura no período contemporâneo. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2017, Manaus-AM. Ensino público no Pará: os desafios da educação e a cibercultura no período contemporâneo, 2017.

31.
ALVES, A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . O Novo Ensino Médio: uma análise de diálogos na era da pós-verdade. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2017, Manaus-AM. O Novo Ensino Médio: uma análise de diálogos na era da pós-verdade, 2017.

32.
GONCALVES, C. B. ; SANTOS, D. A. C. ; SILVA, E. M. P. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Blog ?Marca Amazônia?: comunicação, pesquisa e reflexões em poucos clicks. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Expocom ? Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), 2017, Manaus-AM. Blog ?Marca Amazônia?: comunicação, pesquisa e reflexões em poucos clicks, 2017.

33.
CARVALHO, J. S. ; LAGO, M. C. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Cerâmica Paraense, essa cultura é sua. Valorize!. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Expocom ? Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), 2017, Manaus-AM. Cerâmica Paraense, essa cultura é sua. Valorize!, 2017.

34.
GONCALVES, C. B. ; SANTOS, D. A. C. ; SILVA, E. M. P. ; OLIVEIRA, E. G. S. . ?Quando tudo termina é que na verdade começa?: o Cosanostra Caffé, de Belém do Pará. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Expocom ? Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), 2017, Manaus-AM. ?Quando tudo termina é que na verdade começa?: o Cosanostra Caffé, de Belém do Pará, 2017.

35.
LIMA, S. J. F. ; LOPES, T. O. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Site Vem Ver e a aposta na diversidade audiovisual do estado do Pará. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Expocom ? Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), 2017, Manaus-AM. Site Vem Ver e a aposta na diversidade audiovisual do estado do Pará, 2017.

36.
LIMA, S. J. F. ; SILVA, E. M. P. ; LOPES, T. O. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Integrando a Comunicação: a Agência Experimental de Comunicação Efe2, de Belém do Pará. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Expocom ? Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), 2017, Manaus-AM. Integrando a Comunicação: a Agência Experimental de Comunicação Efe2, de Belém do Pará, 2017.

37.
ROSA, J. C. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . (Aceito para publicação) Cuidado com a blitz! trânsito, cibercultura e produção de conteúdo em redes sociais na Amazônia. In: X Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), 2017, Viseu, Portugal. Cuidado com a blitz! trânsito, cibercultura e produção de conteúdo em redes sociais na Amazônia, 2017.

38.
FAVACHO, T. S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . (Aceito para publicação) Performances de Berna Reale, a ciberarte na Amazônia e a ?transfoconversão? no período contemporâneo. In: X Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), 2017, Viseu, Portugal. Performances de Berna Reale, a ciberarte na Amazônia e a ?transfoconversão? no período contemporâneo, 2017.

39.
FIGUEIREDO, A. K. ; SOUZA, J. M. ; OLIVEIRA, E. G. S. . (Aceito para publicação) O ensino público e a cibercultura no Pará: educação, discurso de resistência e acesso a comunicação. In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da Unesa, 2017, Rio de Janeiro. O ensino público e a cibercultura no Pará: educação, discurso de resistência e acesso a comunicação, 2017.

40.
FIGUEIREDO, A. K. ; PINHEIRO, M. M. ; OLIVEIRA, E. G. S. . VI, GOSTEI E PUBLIQUEI: EXPOSIÇÃO, INVASÃO DE PRIVACIDADE (?) E ESPETACULARIZAÇÃO EM ?TE VI NO ÔNIBUS?. In: X Simpósio Nacional da ABCiber, 2017, São Paulo - SP. VI, GOSTEI E PUBLIQUEI: EXPOSIÇÃO, INVASÃO DE PRIVACIDADE (?) E ESPETACULARIZAÇÃO EM ?TE VI NO ÔNIBUS?, 2017. p. 3385-3400.

41.
ROSA, J. C. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . AMAZÔNIA NA PISTA: MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS, CONSUMO E INFORMAÇÃO PERFIS DE TRÂNSITO DE BELÉM. In: X Simpósio Nacional da ABCiber, 2017, São Paulo - SP. AMAZÔNIA NA PISTA: MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS, CONSUMO E INFORMAÇÃO PERFIS DE TRÂNSITO DE BELÉM, 2017. p. 543-559.

42.
OLIVEIRA, E. G. S.; DIAS, P. V. S. . Fotografia e fantasmagoria na Amazônia: uma leitura benjaminiana da contemporaneidade em Belém do Pará. In: XV Intercom Norte 2016, 2016, Boa Vista-RR. Fotografia e fantasmagoria na Amazônia: uma leitura benjaminiana da contemporaneidade em Belém do Pará, 2016.

43.
OLIVEIRA, E. G. S.. ?La madame? Belém do Pará: a semiótica peirceana na representação musical da Amazônia. In: XV Intercom Norte 2016, 2016, Boa Vista-RR. ?La madame? Belém do Pará: a semiótica peirceana na representação musical da Amazônia, 2016.

44.
OLIVEIRA, E. G. S.; SILVA, E. M. P. ; GONCALVES, C. B. ; SANTOS, D. A. C. . A Palafita ?chique?: consumo, posicionamento e experiência em um bar, restaurante e casa de shows na Amazônia. In: XV Intercom Norte, 2016, Boa Vista-RR. A Palafita ?chique?: consumo, posicionamento e experiência em um bar, restaurante e casa de shows na Amazônia, 2016.

45.
OLIVEIRA, E. G. S.; COSTA, V. E. T. . Pelo bem, pelo mal: Oswald Canibal e a Amazônia urbana e contemporânea. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional 2016, 2016, São Paulo. Pelo bem, pelo mal: Oswald Canibal e a Amazônia urbana e contemporânea, 2016.

46.
OLIVEIRA, E. G. S.; GONCALVES, C. B. ; SILVA, E. M. P. ; SANTOS, D. A. C. . ?Impossível abandoná-lo?: tradição, experiência e consumo no Cosanostra Caffé e Tabacaria, em Belém do Pará. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional 2016, 2016, São Paulo. ?Impossível abandoná-lo?: tradição, experiência e consumo no Cosanostra Caffé e Tabacaria, em Belém do Pará, 2016.

47.
OLIVEIRA, E. G. S.; COSTA, V. E. T. . Devorada até o fim: representações da Amazônia segundo a banda Madame Saatan. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional 2016, 2016, São Paulo. Devorada até o fim: representações da Amazônia segundo a banda Madame Saatan, 2016.

48.
OLIVEIRA, E. G. S.; DIAS, P. V. S. . Cidade, contemporaneidade e (re)criação na internet: a estetização da periferia através da Favelawave. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Intercom Nacional 2015, 2015, Rio de Janeiro. Cidade, contemporaneidade e (re)criação na internet: a estetização da periferia através da Favelawave, 2015.

49.
OLIVEIRA, E. G. S.; SANTOS, R. C. S. . Ferramentas da Web 2.0 como meio de difusão das geociências: o caso do blog e página Estudando Geofísica. In: Thirteenth International Congress of the Brazilian Geophysical Society, 2013, Rio de Janeiro. Ferramentas da Web 2.0 como meio de difusão das geociências: o caso do blog e página Estudando Geofísica, 2013.

50.
OLIVEIRA, E. G. S.. Em cima dos palcos e com a força da tecnologia: Festival Se Rasgum, música na contemporaneidade e a alternativa independente. In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - Intercom Norte, 2010, Rio Branco-AC. Em cima dos palcos e com a força da tecnologia: Festival Se Rasgum, música na contemporaneidade e a alternativa independente, 2010.

51.
OLIVEIRA, E. G. S.; Elias do Carmo Santos . Web 2.0, produção e consumo de música na contemporaneidade: uma análise do site Bel Rock, de Belém do Pará. In: 6° Encontro de Música e Mídia, 2010, São Paulo. Web 2.0, produção e consumo de música na contemporaneidade: uma análise do site Bel Rock, de Belém do Pará, 2010.

52.
OLIVEIRA, E. G. S.; OLIVEIRA, L. F. . Telephone e All is full of love, Lady Gaga e Björk: Ícones da contemporaneidade (?). In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul, RS. Telephone e All is full of love, Lady Gaga e Björk: Ícones da contemporaneidade (?), 2010.

53.
OLIVEIRA, E. G. S.. Um novo lado da lua: The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna. In: VIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORTE - INTERCOM NORTE, 2009, Porto Velho. Um novo lado da lua: The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna, 2009.

54.
OLIVEIRA, E. G. S.. Um novo lado da lua:The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Um novo lado da lua:The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna, 2009.

55.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; SOUSA, T. M. . O Sujeito e o Sonho na Era da Fragmentação: Clube da Luta e Pós-Modernidade. In: VII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORTE - INTERCOM NORTE, 2008, Boa Vista. O Sujeito e o Sonho na Era da Fragmentação: Clube da Luta e Pós-Modernidade, 2008.

56.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; SOUSA, T. M. . O Sujeito e o Sonho na Era da Fragmentação: Clube da Luta e Pós-Modernidade. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, 2008, Natal. O Sujeito e o Sonho na Era da Fragmentação: Clube da Luta e Pós-Modernidade, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Em cima dos palcos e com a força da tecnologia: Festival Se Rasgum, música na contemporaneidade e a alternativa independente. In: 6° Encontro de Música e Mídia, 2010, São Paulo. Em cima dos palcos e com a força da tecnologia: Festival Se Rasgum, música na contemporaneidade e a alternativa independente, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . (Aceito para publicação) Para além dos trotes e dos parabéns: vestibular no Pará, marketing e a cultura de concorrência. In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da Unesa, 2017, Rio de Janeiro. Para além dos trotes e dos parabéns: vestibular no Pará, marketing e a cultura de concorrência, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, E. G. S.; DIAS, P. V. S. . Cidade, contemporaneidade e (re)criação na internet: a estetização da periferia através da Favelawave. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. 'O rock em Belém entre 1982 e 1993'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.; SANTOS, R. C. S. ; ARAUJO, O. . Ferramentas da Web 2.0 como meio de difusão das geociências: o caso do blog e página Estudando Geofísica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OLIVEIRA, E. G. S.. Palestra 'Internet como suporte para construção de conhecimento cientifico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, E. G. S.. Festa de reggae, som de rock: as relações entre o rock e o circuito de reggae em Belém do Pará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, E. G. S.; OLIVEIRA, Relivaldo Pinho de. . Imagens, imaginários e espírito de época em canções sobre o Círio de Nazaré. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
OLIVEIRA, E. G. S.. Comunicação: MEDIA, MÚSICA E CIBERESPAÇO: os novos modos de recepção e consumo de rock em Belém do Pará. III Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular, Faculdade Boa Viagem, Recife.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, E. G. S.; Elias do Carmo Santos . Comunicação WEB 2.0, PRODUÇÃO E CONSUMO DE MÚSICA NA CONTEMPORANEIDADE: uma análise do portal Bel Rock, de Belém do Pará. III Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular, Faculdade Boa Viagem, Recife.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, E. G. S.. Minicurso Do digital ao hiperreal: a imagem e a contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
OLIVEIRA, E. G. S.. "Música, imagem e contemporaneidade". Palestra promovida pelo Curso de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (Unama), 16 de maio de 2011, Unama Campus BR.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
OLIVEIRA, E. G. S.. Em cima dos palcos e com a força da tecnologia: Festival Se Rasgum, música na contemporaneidade e a alternativa independente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, E. G. S.. Em cima dos palcos e com a força da tecnologia: Festival Se Rasgum, música na contemporaneidade e a alternativa independente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, E. G. S.; Elias do Carmo Santos . Web 2.0, produção e consumo de música na contemporaneidade: uma análise do site Bel Rock, de Belém do Pará. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, E. G. S.; OLIVEIRA, L. F. . Telephone e All is full of love, Lady Gaga e Björk: Ícones da contemporaneidade (?). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, E. G. S.. ?La madame? Belém: uma leitura de ícones, índices e símbolos peirceanos na representação musical da cidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; SOUSA, T. M. . MINI CURSO:: O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno Contemporâneo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
OLIVEIRA, E. G. S.. Um novo lado da lua: The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; SOUSA, T. M. . MINI CURSO::O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
OLIVEIRA, E. G. S.. Um novo lado da lua: The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUSA, T. M. . MINI CURSO: Cinema e Pós-Modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
OLIVEIRA, E. G. S.. Um novo lado da lua:The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
OLIVEIRA, E. G. S.. Um novo lado da lua: The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
OLIVEIRA, E. G. S.. Um novo lado da lua: The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; MESQUITA, K. ; OLIVEIRA, L. F. ; CARVALHO, M. M. . Crítica e ?Achismo?: A crítica jornalística de cinema como direito à Informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; SOUSA, T. M. . O Sujeito e o Sonho na Era da Fragmentação: Clube da Luta e Pós-Modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; SOUSA, T. M. . O Sujeito e o Sonho na Era da Fragmentação: Clube da Luta e Pós-Modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUSA, T. M. ; FERREIRA, F. M. . MINI CURSO: O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno Contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; SOUSA, T. M. . O Sujeito e o Sonho na Era da Fragmentação: Clube da Luta e Pós-Modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, E. G. S.; SANTOS, R. C. S. ; ARAUJO, O. . Ferramentas da Web 2.0 como meio de difusão das geociências: o caso do blog e página Estudando Geofísica 2013 (Thirteenth International Congress of the Brazilian Geophysical Society).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. Festa de reggae, som de rock: as relações entre o rock e o circuito de reggae em Belém do Pará 2012 (Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Programa Circuito (TV Cultura): Festivais de Audiovisual. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CHAVES, E. P. ; OLIVEIRA, Relivaldo Pinho de. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Palestra ?Walter Benjamin e a fotografia de cidades?, com Ernani Chaves. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. Unama entrevista: Enderson Oliveira. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Blog de Enderson Oliveira. 2015; Tema: Diverso. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Linguagem no Audiovisual - Interfaces. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. Curso Vida e o clipe: história, estética e identidade em videoclipes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.. Minicurso Do digital ao hiperreal: a imagem e a contemporaneidade, dias 28 e 29 de setembro de 2011, 1º Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas (1º CLIC), Universidade Federal do Pará, Belém.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, E. G. S.; Sousa, Thamirs Magalhães . MINI CURSO: Cinema e Pós-Modernidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, E. G. S.; Sousa, Thamirs Magalhães . MINI CURSO:O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; Sousa, Thamirs Magalhães . MINI CURSO: O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno Contemporâneo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAGANCA, P. H. P. L.; OLIVEIRA, E. G. S.; MIRANDA, D. S. M.. Participação em banca de Jacques Douglas Menezes Cruz Júnior e Yuri Socorro Silva Tav.RExPA no Facebook Pedro - A rivalidade do clássico Re x Pa no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará.

2.
BRAGANCA, P. H. P. L.; MIRANDA, D. S. M.; OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Manoel Baía Afonso e Rafael Santos de Souza.Estudo de caso do programa Sócio Bicolor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará.

3.
BRAGANCA, P. H. P. L.; VILHENA, A. P.; OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Caique Silva da Silva e Gean Carvalho Martins.Bem-vindo à Cidade dos Pés Juntos - A utilização dos memes como estratégia de marketing digital do cemitério Jardim da Ressurreição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará.

4.
CAETANO, D.; OLIVEIRA, E. G. S.; CAVALCANTE, A.. Participação em banca de Heliana Santos, Mariana Lima e Jonas Rocha..Projeto Tipiti: a educomunicação como ferramenta de marketing social ? o caso do Colégio Avante e da Comunidade do Rio Fábrica, no Marajó. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

5.
PENAFORTE, S.; OLIVEIRA, E. G. S.; CARREIRA, L.. Participação em banca de Flávia Aylime Mendes Pereira.Da utopia do progresso à escravidão de um sonho: uma análise sobre o papel da propaganda na Amazônia de 1940 a 1943, a partir dos trabalhos de Jean Pierre Chabloz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

6.
PENAFORTE, S.; OLIVEIRA, E. G. S.; DUARTE, N.. Participação em banca de Andressa Mendes Pereira, Enderson Alves e Isadora Simas.Bar do Parque: estratégias de intervenção para preservação e reposicionamento do Bar do Parque, patrimônio histórico-cultural de Belém. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

7.
CAETANO, D.; CAVALCANTE, A.; OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Erick Silva e Watson Jr..Museu da Imagem e do Som do Pará: projetando novas memórias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

8.
BARROS, T. N.; GOMES, G.; OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Rennan Augusto de Souza Cunha.Mútua - Caixa de assistência dos profissionais do CREA-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

9.
BARROS, T. N.; OLIVEIRA, E. G. S.; GOMES, G.. Participação em banca de Valéria C. Souza da Silveira e Felipe dos Reis Pedroso.Ópera, o bonzão bonitão: reutilização e reposicionamento do cinema pornô em Belém do Pará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

10.
MATTOS, F.; BRAGANCA, P. L.; OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Karla Ruana Sousa e Letícia Maria Sacramento Miranda.Web Jornalismo: uma análise do processo de produção e veiculação de notícias do Diário Online (DOL). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Faculdade Estácio do Pará.

11.
SENA, A.; VILHENA, A. P.; OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Erlândia do Socorro Assis, Jefferson Oliveira.Música na laje: da margem ao centro do mundo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará.

12.
SENA, A.; OLIVEIRA, E. G. S.; SIQUEIRA, E.. Participação em banca de Carine Moara Silva.Platô Lab: um Plano de Comunicação do mercado audiovisual na web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará.

13.
TEIXEIRA, L.; OLIVEIRA, E. G. S.; MONTENEGRO, W.. Participação em banca de Roney Franco, Renata de Oliveira e Fabiane Ferreira.Sexismo na Publicidade: A mulher nos anúncios da década de 1950 até a segunda década do século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

14.
MONTENEGRO, W.; CAETANO, D.; OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Felipe Ataíde e Erick Carrera.Auteza - Limpeza Automotiva: Uma proposta de serviço sustentável para lava-jato. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

15.
CAETANO, D.; OLIVEIRA, E. G. S.; CAVALCANTE, A.. Participação em banca de Paula Marrocos.Planejamento Estratégico para o Lançamento da Marca ?Baronesa - Moda Fitness. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

16.
PENAFORTE, S.; OLIVEIRA, E. G. S.; MONTENEGRO, W.. Participação em banca de Maria do Socorro Batista e Joseph Farah.Somos Todos Cabanos: Planejamento de evento na escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Stelina Valmont, na Terra Firme, em Belém do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

17.
OLIVEIRA, E. G. S.; PENAFORTE, S.; NAZARETH, V.; MONTENEGRO, W.. Participação em banca de Victor Heitor Silva Ramos e João Ruy Vilhena.Lançamento da produtora Distúrbio Visual de Vídeos Humorísticos pra Internet - Abrindo as portas do mercado paraense nesse meio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

18.
OLIVEIRA, E. G. S.; VERGNE, A.; SOUSA, L.. Participação em banca de Elizabeth Conceição e Luana Miranda.Espaço Porã de Teatro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

19.
OLIVEIRA, E. G. S.; AMADOR, E.; SOUSA, L.. Participação em banca de Rock Almeida Guerreiro e Valéria Regina do Carmo Farias.Planejamento de Campanha do lançamento da linha de Camisaria RKG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino.

20.
COSTA, A. C. S.; OLIVEIRA, I. C. G.; OLIVEIRA, E. G. S.. Participação em banca de Édipo Queiróz Santiago.Os jogos de Realidade Alternativa e Encontros Comunicativos na Contemporaneidade: um estudo de caso com o ARG 8563893. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Pará.

21.
OLIVEIRA, E. G. S.; OLIVEIRA, R. P.. Participação em banca de Heitor da Silva Costa, Rodrigo Ribeiro Sardo, Ricardo Santos.A produção independente como vitrine da cultura em Belém. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade da Amazônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras Projeto R.U.A. - SECOM.Ciclo de Palestras Projeto R.U.A. - SECOM. 2013. (Outra).

2.
Thirteenth International Congress of the Brazilian Geophysical Society. Ferramentas da Web 2.0 como meio de difusão das geociências: o caso do blog e página Estudando Geofísica. 2013. (Congresso).

3.
1º Encontro Interseções: Arte, Design e Tecnologia. 2012. (Encontro).

4.
28ª. Reunião Brasileira de Antropologia. Festa de reggae, som de rock: as relações entre o rock e o circuito de reggae em Belém do Pará. 2012. (Congresso).

5.
Conferência Internacional ?Pós ? Modernidade: A comunicação e alteridade no mundo digital?, com Michel Maffesoli. 2012. (Outra).

6.
Fórum de Marketing Digital (DigiTalks). 2012. (Outra).

7.
Seminário Belém Do Pará II: Ambiente, História, Cultura e Sociedade.Imagens, imaginários e espírito de época em canções sobre o Círio de Nazaré. 2012. (Seminário).

8.
1º Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas - 1º CLIC.Minicurso Do digital ao hiperreal: a imagem e a contemporaneidade. 2011. (Encontro).

9.
Palestra na Universidade da Amazônia (Unama)."Música, imagem e contemporaneidade". 2011. (Outra).

10.
VIII Semana de Comunicação da Universidade da Amazônia.Do digital ao hiperreal: os caminhos da imagem no período contemporâneo. 2011. (Encontro).

11.
6° Encontro de Música e Mídia.Web 2.0, produção e consumo de música na contemporaneidade: uma análise do portal Bel Rock, de Belém do Pará. 2010. (Encontro).

12.
6° Encontro de Música e Mídia.Em cima dos palcos e com a força da tecnologia: Festival Se Rasgum, música na contemporaneidade e a alternativa independente. 2010. (Encontro).

13.
VII Semana de Comunicação Unama.Telephone e All is full of love, Lady Gaga e Björk: Ícones da contemporaneidade (?). 2010. (Outra).

14.
X Simpósio Nietzshe/Deleuze: Natureza e Cultura. 2010. (Simpósio).

15.
XVI Fórum Paraense de Letras.?La madame? Belém: uma leitura de ícones, índices e símbolos peirceanos na representação musical da cidade. 2010. (Outra).

16.
ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO ? ERECOM BELÉM 2009.MINI CURSO: O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno Contemporâneo. 2009. (Encontro).

17.
I MUSICOM - ENCONTRO DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E MÚSICA POPULAR.Um novo lado da lua: The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna. 2009. (Encontro).

18.
Jornalismo Ambiental ? Os desafios da cobertura na Amazônia: palestra de Marina Silva. 2009. (Outra).

19.
VIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORTE - INTERCOM NORTE. Um novo lado da lua: The Charque Side of the Moon, identidades e estética pós-moderna. 2009. (Congresso).

20.
CICLO DE PALESTRAS SOBRE ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA. 2008. (Outra).

21.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO TV E NOVAS MÍDIAS. 2008. (Oficina).

22.
SEMANA DE COMUNICAÇÃO UNAMA 2008.Crítica e ?Achismo?: A crítica jornalística de cinema como direito à informação. 2008. (Outra).

23.
SEMANA DE COMUNICAÇÃO UNAMA 2008 - Oficina Direção em Cinema e TV. 2008. (Oficina).

24.
VII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORTE - INTERCOM NORTE. O Sujeito e o Sonho na Era da Fragmentação: Clube da Luta e Pós-Modernidade. 2008. (Congresso).

25.
XIII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno Contemporâneo. 2008. (Outra).

26.
I SIMPÓSIO DE LETRAS UEPA - LINGUAGENS: CULTURA E IDENTIDADE. 2007. (Simpósio).

27.
SEMINÁRIO ?O PARÁ NAS ONDAS DO RÁDIO?. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, E. G. S.; COSTA, V. E. T. . Festival de Audiovisual de Belém 2016. 2016. (Festival).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. ; COSTA, V. E. T. . Festival de Audiovisual de Belém - FAB 2015. 2015. (Festival).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.; COSTA, V. E. T. ; SOUZA, A. C. A. . Festival de Audiovisual de Belém 2014. 2014. (Festival).

4.
MONTENEGRO, W. ; OLIVEIRA, E. G. S. ; SOUSA, L. ; PENAFORTE, S. . Semana de Comunicação Fapen/Fapan 2014. 2014. (Outro).

5.
OLIVEIRA, E. G. S.. Membro da Comissão Avaliadora das Atrações Culturais do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2014). 2014. (Congresso).

6.
OLIVEIRA, E. G. S.. Membro da Comissão Avaliadora dos Vídeos do Festival Universitário de Criação Audiovisual (Fusca). 2014. (Festival).

7.
OLIVEIRA, E. G. S.. V Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música - V MUSICOM. 2013. (Congresso).

8.
OLIVEIRA, E. G. S.. Festival de Audiovisual de Belém 2013. 2013. (Festival).

9.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. ; AMADOR, E. . Seminário Música, Comunicação e Identidades - Um debate sobres as formações e as dinâmicas das cenas musicais no Pará. 2013. (Congresso).

10.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. ; COSTA, V. E. T. . 3º CLIC - Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporânes. 2013. (Congresso).

11.
CHAVES, E. P. ; OLIVEIRA, Relivaldo Pinho de. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Palestra ?Walter Benjamin e a fotografia de cidades?, com Ernani Chaves. 2013. (Outro).

12.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. . CLIC em Cena. 2012. (Outro).

13.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. . 2º CLIC - Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas. 2012. (Congresso).

14.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. . 1º CLIC - Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas.. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Rodrigo Conceição da Silva. Mídias sociais como ferramentas de engajamento e mobilização em Belém do Pará.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social (Jornalismo)) - Faculdade Estácio do Pará. (Orientador).

2.
Tamiris Ferreira Miranda. Para além da gastronomia: a defesa da cultura paraense no ciberespaço. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. (Orientador).

3.
Maria Eduarda de Alencar Dias. Humor e tecnobrega nas redes sociais: nostalgia e consumo dos jovens na Belém contemporânea. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. (Orientador).

4.
Thayná Figueiredo Lanhellas. O ativismo digital e as marcas: interesse, mudança das marcas e o comportamento do consumidor no ciberespaço.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. (Orientador).

5.
Ana Karoline Oliveira Figueiredo. O Ensino Público e a Cibercultura no Pará: educação, discurso de resistência e acesso a comunicação. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. (Orientador).

6.
Andreza Tayná Alves Cardoso. A Mulher na divulgação das festas na metrópole da Amazônia. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. (Orientador).

7.
Sandy Nascimento Bendelaque. Comunicação e a Linguagem na Era dos Memes: futebol, humor e sociedade do Legado da Copa e Futebol Zueiro PA no ciberespaço. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. (Orientador).

8.
Thiago Soares Favacho. Consumo, ciberarte e a ?transfoconversão? da tradição para o meio tecnológico. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. (Orientador).

9.
Daniela Teles Sarmanho. O menino que sobreviveu: Análise dos vinte anos de Harry Potter como modelo de consumo e interação em massa. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social (Jornalismo)) - Faculdade Estácio do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ian C. Mesquita de Queiroz e Laise C. dos Santos Amaral. "Amor e ódio: homofobia e machismo na interação dos torcedores na página Futebol Zueiro PA no Facebook". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

2.
Iluna de Fátima Gavinho dos Reis. ?Influenciadores digitais: um olhar estratégico de mídia sob a visão dos publicitários?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

3.
Bruna Rafaella de Pinto Melo e Rosana Lopes Borges. ?Imbusão é bubagem?": comunicação, linguagem e memória na comunidade de Jaroeira, no Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

4.
Sylvio Romero Messias Silva Filho. ?Cultura local na mídia ? a importância do Youtube na produção de conteúdo regional?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

5.
Daniela Teles Sarmanho. De Macarena ao Despacito: como a música latina ?explodiu? através do ciberespaço. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

6.
Maria Marilene Fonseca de Lima. CLIMEP NEWS ? Proposta de implantação do Jornal Mural da Clínica de Medicina Preventiva do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

7.
Edgar Souza da Silva. Uma família sem talento? Keeping up with the Kardashians e o impacto na cultura pop. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

8.
Addam César da Silva e Silva; Christian Silva P. de Oliveira. Assinatura aumentou! Permanecer no Spotify ou migrar? Netnografando o aplicativo em um novo mercado fonográfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

9.
José Carlos Almeida da Rosa. Pelas ruas de Belém: cibercultura, consumo e produção de conteúdo dos perfis de trânsito nas mídias sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

10.
Mayana do Socorro Carvalho de Melo. '?E disse Ele: crescei e conectai-vos? ? uma análise sobre a mudança de comportamento da igreja a partir da influência dos meios digitais na comunicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

11.
Tamiris Ferreira Miranda. Além do consumo: a defesa do açaí no ciberespaço. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Estácio do Pará. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

12.
Jacyele Souza carvalho e Marcia da Costa Lago. Festival do Folclore de Curuçá: economia, consumo e comunicação na Terra do Folclore. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

13.
Sara Jeani Favacho Lima e Tamires de Oliveira Lopes. Blog VemVer e o mercado audiovisual paraense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)) - Faculdade Pan Amazônica. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

14.
Ana Flávia Valente, Elivandro H. Cardias e Ivan Oliveira Jr.. Projeto de lançamento do aplicativo Ver o Bonde para auxílio à mobilidade urbana e transporte coletivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

15.
Luana Paola Aleixo Correa. Como uma roupa tem o poder de informar? Letra A, igualdade para os Queer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

16.
Camila B. Gonçalves; Daniely C. Santos; Elen Mª da P. Silva. Novos tons para re(conhecer) a Amazônia: análise das representações e imaginários da possível ?Marca Amazônia? no ciberespaço no período contemporâneo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

17.
Daniela Gomes da Silva e Eva Carolina Góes Eymard. ?O chamego da Onete? - Uma análise sobre o alcance e consumo midiático da musa do carimbó. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Faculdade Estácio do Recife. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

18.
Antônio Carlos C. da Silva, Lex L. Tembra e Lunni N. Tembra. Construção de marca e campanha de lançamento do site ?Vitrine Job". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

19.
Deyvid Kened Cruz de Carvalho e Filipe de Almeida Lobato. Saúde, tecnologia e gamificação: uma proposta de criação e planejamento de campanha para o aplicativo Alergikds. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

20.
Jessica Hellen Costa de Sousa. Planejamento da Campanha ?Universitário Doador? e mobilização social entre alunos e funcionários da Fapan e da Fapen. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

21.
Elinor Rodrigues de S. Junior e Thieres Roberto P. Bentes. Música e Imagem na Amazônia: uma análise da periferia e da tecnologia através da banda Gang do Eletro e do cantor Jaloo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

22.
Ana Luiza Guedes Oliveira. LIBRONS: uma nova alternativa para comunicação inclusiva em agências bancárias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.

23.
Suelen Cristina Souza Costa. Planejamento de campanha da marca Ecos Calçados Ecológicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Paraense de Ensino. Orientador: Enderson Geraldo de Souza Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OLIVEIRA, E. G. S.2011OLIVEIRA, E. G. S.; MAIA, M. C. F. . MEDIA, MÚSICA E CIBERESPAÇO: OS NOVOS MODOS DE RECEPÇÃO E CONSUMO DE ROCK EM BELÉM DO PARÁ. Movendo Idéias (UNAMA), v. 18, p. 40, 2011.

2.
FIGUEIREDO, A. K.2016FIGUEIREDO, A. K. ; SOUZA, J. M. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Ensino público no Pará: os desafios da educação e a cibercultura no período contemporâneo. Revista Puçá, v. 2, p. 1-14, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Festa de reggae, som de rock: as relações entre o rock e o circuito de reggae em Belém do Pará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.; DIAS, P. V. S. . Cidade, contemporaneidade e (re)criação na internet: a estetização da periferia através da Favelawave. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Linguagem no Audiovisual - Interfaces. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.; Sousa, Thamirs Magalhães . MINI CURSO: Cinema e Pós-Modernidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.; Sousa, Thamirs Magalhães . MINI CURSO:O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, E. G. S.; FERREIRA, F. M. ; Sousa, Thamirs Magalhães . MINI CURSO: O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno Contemporâneo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, E. G. S.. Minicurso Do digital ao hiperreal: a imagem e a contemporaneidade, dias 28 e 29 de setembro de 2011, 1º Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas (1º CLIC), Universidade Federal do Pará, Belém.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. . 2º CLIC - Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas. 2012. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, E. G. S.. Festival de Audiovisual de Belém 2013. 2013. (Festival).

3.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. ; AMADOR, E. . Seminário Música, Comunicação e Identidades - Um debate sobres as formações e as dinâmicas das cenas musicais no Pará. 2013. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. ; COSTA, V. E. T. . 3º CLIC - Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporânes. 2013. (Congresso).

5.
OLIVEIRA, E. G. S.; SOUZA, A. C. A. ; COSTA, V. E. T. . Festival de Audiovisual de Belém - FAB 2015. 2015. (Festival).


Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, E. G. S.. Blog de Enderson Oliveira. 2015; Tema: Diverso. (Blog).



Outras informações relevantes


Enderson Oliveira também realizou estágios de observação e docência durante o curso de Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Pará e atuou como voluntário na Assessoria de Comunicação do VIII Acampamento Intercontinental da Juventude ? Pangea Camp, componente do Fórum Social Mundial 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 16:27:41