Marcelo Luiz da Costa

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  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Formado em História pela Universidade de São Paulo é graduado também em Pedagogia, possuindo mais de 10 anos de atuação na educação básica e pedagogia social. Como professor no ensino superior leciona em cursos de graduação e pós graduação nas áreas e temas da História, Fundamentos da Educação, Formação Docente (Pedagogia), Teorias Curriculares, Projetos Sociais e Políticas Públicas. É mestre em Educação e professor da rede municipal de São Paulo, atualmente cursando doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Luiz da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, M. L.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Senac, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro.
Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823
Jurubatuba
04696000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 56827300
URL da Homepage: www.sp.senac.br/ead


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: ?O poder do povo e o povo no poder: o problema da participação política dos trabalhadores em perspectiva anarquista no Brasil (1906-1964).?,
Orientador: Edson Passetti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Anarquismo; Movimentos Sociais; Democracia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política / Especialidade: Teoria Política Contemporânea.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: sindicalismo.
2010 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Princípios políticos de liberdade. Prática pedagógica libertária em São Paulo - (1912-1919),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Carlos Bauer.
Bolsista do(a): UNINOVE CAPES PROSUP, UNINOVE, Brasil.
2009 - 2010
Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Superior. (Carga Horária: 400h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Formação crítica versus formação reflexiva nos currículos de graduação.
Orientador: Carlos Bauer.
2003 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
1998 - 2004
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Formação de Tutores para a Educação à Distância. (Carga horária: 30h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Aperfeiçoamento do Professor do 1º Ano. (Carga horária: 30h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Aperfeiçoamento para o Professor no EAD. (Carga horária: 30h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação e Formação para EAD. (Carga horária: 100h).
Instituto EADVIRTUAL Ensino e Pesquisa, INST. EADVIRTUAL, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores para Inclusão Digital. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Gestão do Terceiro Setor. (Carga horária: 42h).
Federação de Obras Sociais, FOS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor na Pós-Graduação EAD na Especialização em Docência para a Educação Profissional Professor na Pós-Graduação EAD na Especialização em Projetos Sociais e Políticas Públicas


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Educ. Inf. Ens. Fund I, Carga horária: 18


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22
Outras informações
Professor na Licenciatura em Pedagogia; Professor na Licenciatura EAD em Pedagogia;


GETUSP Cursos Livres Ltda, GETUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor e Autor de Material Didático, Carga horária: 10
Outras informações
Há mais de 6 anos professor, e autor de material didático na área de Cultura Contemporânea (englobando conteúdos de História, Geografia, Geopolítica e Atualidades), História e Pedagogia em curso preparatório voltado para universitários inscritos no exame de transferência para USP. Matérias lecionadas: História do Brasil I Metodologia da História Elementos de História Moderna e Contemporânea Bases Históricas e Filosóficas da Educação


Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor na Licenciatura em Pedagogia;


SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 40


Instituto Santanense de Ensino Superior, UNISANT"ANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Docência em História Contemporânea ? Projeto de Capacitação de Portadores de Necessidades Especiais, pelo programa de inclusão da instituição-1º. semestre de 2009.


Instituto Social Santa Lucia, SANTA LUCIA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações
Programa São Paulo Protege - CAPE De julho de 2007 a maio de 2009 como coordenador de serviço conveniado Presença Social nas Ruas da Prefeitura de São Paulo voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua, dentro das políticas públicas da Proteção Especial da assistência social, em execução pela SMADS-Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através da Organização Santa Lucia.


Educandus Tecnologia Educacional, EDUCANDUS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenador, Carga horária: 20
Outras informações
Programa Escola da Juventude De maio de 2005 a novembro de 2006, trabalhando em programa do governo do Estado de São Paulo, junto ao Escola da Família, como coordenador de área, em programa híbrido (EAD-presencial) de inclusão digital e suplência no Ensino Médio (modalidade EJA ? Educação de Jovens e Adultos) aos finais de semana, realizado em escolas públicas do governo estadual.


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, PSICO-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor e Autor de Material Didático, Carga horária: 8
Outras informações
Cursinho Psico-USP (curso pré-vestibular do Instituto de Psicologia da USP) De janeiro de 2002 a agosto de 2005 atuando em cursinho alternativo, projeto de inclusão do Instituto de Psicologia da USP voltado para estudantes de baixa renda, como professor de História na frente de História Geral e História do Brasil, coordenador de Área e autor de material didático.


Cursinho da Poli - Grêmio Politécnico da USP, CURSINHO DA POLI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Cursinho da Poli - Grêmio Politécnico da USP De março de 2000 a janeiro de 2003, compondo a equipe de professores responsáveis pelo Plantão de Dúvidas na área de História, aulas extras, complementares, de reforço, substitutivas e de revisão.


Escola Islâmica-Brasileira - Sociedade Beneficente Muçulmana, SBM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações
Escola Islâmica Brasileira Mais de 2 anos, de 2004 a 2006, como professor de História no Ensino Médio e Fundamental (Sistema Anglo), desenvolvendo formação humanista e preparação para o vestibular.


Colégio Neolatino, NEOLATINO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor nas disciplinas História, Ética e Cidadania, no Ensino Fundamental, e Sociologia, no Ensino Médio, em 2003.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
?O poder do povo e o povo no poder: o problema da participação política dos trabalhadores em perspectiva anarquista no Brasil (1906-1964).?
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende abordar o problema da participação política dos trabalhadores na experiência democrática brasileira sob a perspectiva anarquista. Por experiência democrática concebe-se a abertura política ocorrida a partir de 1946, já que desde a instauração do regime republicano no Brasil e durante o sistema político-social oligárquico da República Velha, balizado pelo coronelismo, pelo voto de cabresto e pelas fraudes eleitorais, a Causa dos trabalhadores era tratada como ?caso de polícia?. Com a assim chamada ?Revolução de 30? e a ditadura do Estado Novo, a ação política dos trabalhadores foi duramente golpeada, por um lado, pela cooptação, ainda que consentida por setores operários, do sindicalismo de tipo corporativista e do trabalhismo nacional-populista e, por outro lado, pela repressão do regime autoritário. Entre 1946 e 1964 a mobilização politica dos trabalhadores continuaria associada ao corporativismo sindical e sob as teias dos nacional-populismos. Essa opção histórica, no entanto, nunca foi a opção de autonomia dos trabalhadores pensada pelos anarquistas, que, por meio do jornal Acção Direta denunciariam a cooptação política do proletariado pelo discurso populista, a ilusão da crença nas eleições como canal de participação política, bem como a necessidade de um sindicalismo autônomo em lugar da tutela do Estado. Assim, aquilo que se poderia configurar como poder do povo na democracia ? soberania popular ? para os anarquistas, constituiu-se como meio institucional de cooptação e controle da questão social no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Luiz da Costa - Coordenador / Edson Passetti - Integrante.
2010 - 2012
Projetos educativos, conscientização política e crítica social: a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura. (1964-1979)
Descrição: : Pretendemos nos debruçar na localização documental e análise de determinadas práticas invisíveis de resistência produzidas no cotidiano social, que tiveram um papel importante numa etapa de nossa história em que a conscientização política, a existência de uma educação crítica e transformadora e a defesa dos mais elementares direitos e da cidadania não eram possíveis ou mesmo tolerados. Mas as pessoas e os grupos que a desenvolveram existiram e ousaram se manifestar através da efetivação de determinadas experiências culturais voltadas, principalmente, para o esclarecimento e conscientização da população. Neste sentido, precisam ser lembradas e discutidas pela historiografia e reconhecidas no universo das práxis educacionais que se produziram no período de vigência da ditadura militar brasileira (1964-1979)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcelo Luiz da Costa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Nove de Julho - Cooperação.
2010 - 2011
Princípios políticos de liberdade. Prática pedagógica libertária em São Paulo - (1912-1919)
Descrição: O projeto de dissertação em nível de Mestrado visa analisar as experiências de educação libertária em São Paulo, sua praxis pedagógica e os seus princípios teóricos norteadores. Procura-se, com isto, detectar as nuanças do desenvolvimento no Brasil das matrizes da pedagogia libertária até a década de 1930, visto que, elaborada sob o modelo das escolas modernas de Paul Robin e Francisco Ferrer, cuja verificação se deu na Espanha no início do século XX, a primeira escola moderna foi fundada em São Paulo como modelo por educadores anarquistas, o que imputa refletir em que medida as práticas pedagógicas naquela escola expressaram os princípios básicos pedagogia libertária de Robin e Ferrer. Orientador: Prof. Dr. Carlos Bauer.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcelo Luiz da Costa - Integrante / Carlos Bauer de Souza - Coordenador.Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política/Especialidade: Teoria Política Contemporânea.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: Teoria Sociológica.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Terceiro Setor.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Aprovado em 2º lugar na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR para professor substituto no Departamento de Ciências Humanas e Educação, edital 038/2016., Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.
2013
Aprovado em 3º lugar no concurso para docentes (edital 017/2013) do Centro Universitário Fundação Santo André, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIL, Centro Universitário Fundação Santo André, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIL.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil - Volume 2. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. v. 1. 424p .

2.
MEIHY, J. C. S. B. ; RIBEIRO, S. L. S. ; SANTOS, A. P. ; COSTA, M. L. . Vozes da Marcha pela Terra. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998. v. 1. 254p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, M. L.. Fundamentos para o Ensino de História. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; NÓBREGA, Maria Luiza Sardinha de; TODARO, Monica. (Org.). Metodologias de Ensino: entre a reflexão e a pesquisa. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 10, p. 95-117.

2.
SOUZA, C. B. ; COSTA, M. L. . A Canção de Protesto nos festivais da Música Popular Brasileira: um aspecto educativo no embate ideológico.. In: Carlos Bauer. (Org.). Educação além da escola: a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1984). 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2012, v. , p. 89-136.

3.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . História Social: considerações para a História da Educação. In: Carlos Bauer. (Org.). Teoria da História - A Educação no Brasil. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2011, v. 1, p. 89-106.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M. L.. O povo e o poder: elementos da crítica anarquista à condição operária nos anos 1950. In: XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. São Paulo: ANPUH, 2017. v. unico.

2.
COSTA, M. L.. Educação e crítica social no Brasil do início do século XX: trabalhadores e libertários. In: HIstória: por que e para quem? - XIII Encontro Regional da ANPUH - São Paulo, 2016, Assis. Anais do XIII Encontro Regional da ANPUH de São Paulo. São Paulo: ANPUH - Associação Nacional de História, 2016.

3.
COSTA, M. L.. Lições do associativismo anarquista: marcos pedagógico e sindical. In: 2º Encontro da Rede de Pesquisadores Sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (Rede ASTE), 2015, São Paulo. Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. v. 2.

4.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . Princípios políticos de liberdade: a experiência pedagógica libertária em São Paulo (1912-1940). In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ANPED, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED SUDESTE, 2011. v. 1.

5.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . Nas ruas, no sindicato e na escola: prática libertária e educação (1901-1919). In: VIII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições Escolares: as 'pedagogias alternativas', 2011, São Paulo. Anais do VIII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições Escolares:. São Paulo: Marketing UNINOVE, 2011. v. 1. p. 1-27.

6.
SOUZA, C. B. ; HAMEL, Thérèse ; QUEIROZ, J. J. ; COSTA, M. L. . Princípios políticos de liberdade: práxis pedagógica libertária em São Paulo (1912-1940). In: VII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares: universidade - historia, formação e compromisso social, 2010, São Paulo. Anais do VII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares: Universidade - história, formação e compromisso social. São Paulo: UNINOVE, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . Princípios políticos de liberdade: a experiência pedagógica libertária em São Paulo (1912-1940). In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Princípios políticos de liberdade: a experiência pedagógica libertária em São Paulo (1912-1940). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2011. v. 1.

2.
SOUZA, C. B. ; HAMEL, Thérèse ; QUEIROZ, J. J. ; COSTA, M. L. . Princípios políticos de liberdade: práxis pedagogica libertária em São Paulo (1912-1940). In: VII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares - Universidade: história, formação e compromisso social, 2010, São Paulo. Anais do VII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares: Univesidade - história, formação e compromisso social. São Paulo: UNINOVE, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, M. L.. O povo e o poder: elementos da crítica anarquista à condição operária nos anos 1950. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, M. L.. Educação Libertária no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, M. L.. Lições do associativismo anarquista: marcos pedagógico e sindical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . Princípios políticos de liberdade: a experiência pedagógica libertária em São Paulo (1912-1940). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . Nas ruas, no sindicato e na escola: práticas libertárias e educação (1901-1919). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, C. B. ; HAMEL, Thérèse ; QUEIROZ, J. J. ; COSTA, M. L. . Principios políticos de liberdade: práxis pedagógica libertária em São Paulo (1912-1940). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, M. L.; SILVA, R. R. ; AHAGON, V. . Educação Libertária no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
AZEVEDO, A. B. L. ; COSTA, M. L. . Filosofia e Serviço Social. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão Técnica de Conteúdo para plataforma de Educação à Distância (EAD)).

2.
COSTA, M. L.; SANTOS, C. R. G. . Formação Socio-Histórica do Brasil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Conteúdo para EAD).

3.
COSTA, M. L.; MARTINS, A. . Metodologia do Ensino de HIstória. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Conteúdo para EAD).

4.
COSTA, M. L.. Cultura Contemporânea. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIX Simpósio Nacional de História.O povo e o poder: elementos da crítica anarquista à condição operária nos anos 1950. 2017. (Simpósio).

2.
Encontro de Pesquisadores Rumo ao V Seminário Internacional da Rede ASTE.Lições do associativismo anarquista: marcos pedagógico e sindical. 2014. (Encontro).

3.
I Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas da Educação Básica. 2014. (Congresso).

4.
Semana de Estudos do Curso de Pedagogia.Educação Liibertária no Brasil. 2014. (Simpósio).

5.
VIII Coloquio de Pesquisas sobre Instituições Escolares: "pedagogias alternativas".. Nas ruas, no sindicato e na escola: prática libertária e educação (1901-1919). 2011. (Congresso).

6.
III Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2010. (Congresso).

7.
VII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares - Universidade: história, formação e compromisso social. Princípios políticos de liberdade: práxis pedagógica libertária em São Paulo (1912-1940). 2010. (Congresso).

8.
Simpósio Internacional.Os novos rumos da históra oral. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . VIII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições Escolares: "pedagogias alternativas". 2011. (Congresso).

2.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. ; HAMEL, Thérèse . VII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições Escolares: universidade - história, formação e compromisso social. 2010. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MEIHY, J. C. S. B. ; RIBEIRO, S. L. S. ; SANTOS, A. P. ; COSTA, M. L. . Vozes da Marcha pela Terra. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998. v. 1. 254p .

1.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . História Social: considerações para a História da Educação. In: Carlos Bauer. (Org.). Teoria da História - A Educação no Brasil. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2011, v. 1, p. 89-106.

2.
SOUZA, C. B. ; COSTA, M. L. . A Canção de Protesto nos festivais da Música Popular Brasileira: um aspecto educativo no embate ideológico.. In: Carlos Bauer. (Org.). Educação além da escola: a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1984). 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2012, v. , p. 89-136.

3.
COSTA, M. L.. Fundamentos para o Ensino de História. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; NÓBREGA, Maria Luiza Sardinha de; TODARO, Monica. (Org.). Metodologias de Ensino: entre a reflexão e a pesquisa. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 10, p. 95-117.


Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, M. L.. Educação Libertária no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
COSTA, M. L.; MARTINS, A. . Metodologia do Ensino de HIstória. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Conteúdo para EAD).

2.
AZEVEDO, A. B. L. ; COSTA, M. L. . Filosofia e Serviço Social. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão Técnica de Conteúdo para plataforma de Educação à Distância (EAD)).

3.
COSTA, M. L.; SANTOS, C. R. G. . Formação Socio-Histórica do Brasil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Conteúdo para EAD).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, M. L.; SILVA, R. R. ; AHAGON, V. . Educação Libertária no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. . VIII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições Escolares: "pedagogias alternativas". 2011. (Congresso).

2.
COSTA, M. L.; SOUZA, C. B. ; HAMEL, Thérèse . VII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições Escolares: universidade - história, formação e compromisso social. 2010. (Congresso).



Outras informações relevantes


Como professor nos ensinos fundamental II e médio em escolas particulares, possui experiência nas áreas de História, Ética, Cidadania e Sociologia, também em cursinhos pré-vestibulares, sendo autor de material didático. No nível superior, atuação nas áreas de História, Teoria Política e Pedagogia, tendo ainda atuado como coordenador de projetos sociais e educacionais nos governos estadual e municipal de São Paulo, dedicando-se à Educação de Jovens e Adultos EJA e à população de rua. Aprovado em 3º lugar no concurso para docentes (edital 017/2013) do Centro Universitário Fundação Santo André, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIL e em 2º lugar na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR para professor substituto no Departamento de Ciências Humanas e Educação, edital 038/2016.



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