Jorge Luiz Garcia Van Dal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5270157648027912
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Mestre em Comunicação Social pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo (UniCesumar). Especialista em Marketing (Instituto Paranaense de Ensino). Especialista em Mídias Digitais (Fatecie). Professor Formador EAD - UniCesumar - Disciplinas Ministradas:Novas Mídias e Tecnologias em Marketing, Negócios Eletrônicos, Planejamento Estratégico de Marketing, Pesquisa de Marketing, Comunicação Empresarial e Negociação. Motivação de indivíduos e grupos de trabalho. Administração de Conflitos e Relacionamentos. Formação Sócio Cultural e Ética (Sociedade de Consumo, Sociedade em Rede, Convergência de Mídias, Cultura Participativa). Professor de pós-graduação na Faculdade Cidade Verde (FCV). Disciplina Ministradas Comunicação Empresarial. Professor de pós-graduação na Faculdade Alfa. Disciplinas ministradas: Comunicação Empresarial. e Gestão do Conhecimento nas Organizações. Conflitos, Poder e Negociação. Docente do curso de MBA Marketing - Comunicação, mercado e mídia (UniCesumar). Disciplina: Marketing Eletrônico e Novas Mídias. Professor universitário Faculdade ALFA - Disciplinas Ministradas: Planejamento em Produção Publicitária; Planejamento da Comunicação; Promoção e Merchandising; Administração de Marketing. Professor e Coordenador do curso de Marketing na Faculdade Fatecie. Disciplinas Ministradas: Produção Publicitária; Comportamento do Consumidor; Gestão da Comunicação Integrada de Marketing. Coordenador do NEA da Faculdade Fatecie. Ampla experiência como diretor, produtor e apresentador de programas de TV e planejamento de mídia para campanhas de publicidade na região noroeste do Paraná. Apresentador de programas eleitorais e estrategista em Marketing Eleitoral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Luiz Garcia Van Dal
Nome em citações bibliográficas
DAL, J. L. G. V.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Tecnologia e CIências do Norte do Paraná.
Rua Getúlio Vargas, 333
Centro
87700000 - Paranavaí, PR - Brasil
Telefone: (44) 34220716
URL da Homepage: www.fatecie.com


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA NA SOCIEDADE EM REDE: apropriação da cultura participativa pela publicidade,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Daniel dos Santos Galindo.
Palavras-chave: comunicação mercadológica; sociedade em rede; cultura participativa; publicidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2014 - 2015
Especialização em MBA Gestão da Comunicação e Mídias Digitais. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, FATECIE, Brasil.
Título: O comportamento do leitor na Era Digital.
Orientador: Victor Vinícius Biazon.
2009 - 2010
Especialização em MBA em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Instituto Paranaense de Ensino, Instituto, Brasil.
Título: Estratégia como vantagem competitiva.
Orientador: Prof. Ms. Narciso Américo Franzin.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento em Comunicação Integrada de Marketing. (Carga Horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: -. Ano de finalização: 2011.
2015
Graduação em andamento em Letras - Português e Inglês.
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em Comunicação Social - JOrnalismo.
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Título: O Texto no Telejornal.
Orientador: Elaine Guarnieri.




Formação Complementar


2016 - 2016
Capacitação em Educação a Distância - "Mediação Pedagógica no EAD".. (Carga horária: 24h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, FATECIE, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação em Educação a Distância - "EAD e as Novas Tecnologias".. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, FATECIE, Brasil.
2004 - 2004
INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGÓCIO VIA INTERNET. (Carga horária: 30h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia e CIências do Norte do Paraná, FATECI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Educação a Distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Marketing, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor e Coordenador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do curso superior de Tecnologia em Marketing. Professor das Disciplinas: - Produção Publicitária. - Comportamento do Consumidor. - Planejamento e Gestão da Comunicação. - Comunicação Integrada de Marketing. - Comunicação Integrada para Web. - Comunicação Empresarial. - Pesquisa e Análise de Mercado. - Administração Mercadológica. - Marketing Digital e Comércio Eletrônico. - Marketing Socioambiental. - Marketing de Relacionamento e Endomarketing. - Negociação e Tomada de Decisão.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-graduação., Carga horária: 12

Atividades

09/2009 - 12/2010
Direção e administração, Agência de Marketing e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador da Agência Experimental do Curso de Marketing da Faculdade Fatecie.

Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação., Carga horária: 4
Outras informações
Docente do curso de MBA Marketing - Comunicação, mercado e mídia. Disciplina: MARKETING ELETRÔNICO E NOVAS MIDIAS III.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Formador EAD, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas Ministradas: - Comunicação Empresarial e Negociação. - Pesquisa de Marketing. - Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. - Planejamento Estratégico de Marketing. - Negócios Eletrônicos. - Administração de Conflitos e Relacionamentos. - Motivação de indivíduos e grupos de trabalho. - Formação Sócio Cultural e Ética: Temas: Sociedade de Consumo, Sociedade em Rede, Convergência de Mídias, Cultura Participativa.


Faculdade de Tecnologia Alfa de Umuarama, FAU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor das disciplinas: Planejamento em Produção Publicitária; Planejamento da Comunicação; Promoção e Merchandising; Administração de Marketing.


Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, FATECIE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-graduação
Outras informações
Disciplinas Ministradas: - Gestão de Marcas. - Comunicação Empresarial.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Núcleo de Pós-graduação., Carga horária: 12


Multi Tv - Canal 20, MULTI TV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Direção Geral, Carga horária: 20
Outras informações
Sócio Proprietário da emissora. Apresentador de programas além de atuar na produção e responder pela Direção Geral.


Cia Vídeo Produções, CIA VÍDEO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 18


Jornal do Bairro, JB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Jornalista Responsável, Enquadramento Funcional: Editor Chefe, Carga horária: 8


Micro Power Informática, MPI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2012
Vínculo: Professor e Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Direção, Carga horária: 12
Outras informações
Proprietário da Escola de Informática Micro Power, desde fevereiro de 1998. Elaboração de Matriz curricular, planos de ensino e metodologia de diversos cursos nas áreas de: Informática Básica, Artes Gráficas, Editoração, Banco de Dados, Hardware, Redes, Internet e Web Design além de atuar como instrutor.


Faculdade Cidade Verde, FCV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação.



Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Jornal do Bairro
2008 - Atual
Periódico: Revista ACIAP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio EduCriação, VIAPAR.
2010
Moção Honrosa nº 21/2009, Câmara Municipal de Paranavaí.
2006
prêmio Sangue Novo de Jornalismo, Sindicato dos Jornalistas profissionais do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
VAN DAL, Jorge Luiz G. ; DAL, Jorge Van ; DAL, J. L. G. V. ; DAL, J. L. G. V. ; VANDAL, J. L. G. ; VANDAL, . Comunicação Empresarial e Negociação. 1. ed. Maringá: Unicesumar, 2018. v. 1. 200p .

2.
DAL, J. L. G. V.. Tecnologias no Ponto de Venda. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2017. v. 1. 185p .

3.
Silva, Ricardo Fermiano da ; DAL, J. L. G. V. . Comunicação empresarial e negociação. 1. ed. Maringá: Cesumar, 2013. v. 1. 163p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DAL, J. L. G. V.. Convergência de Mídias. Quem morre? Quem vive?. BOLETIM RPC TV, Curitiba Paraná, p. 14 - 14, 01 jul. 2012.

2.
DAL, J. L. G. V.. Eleições ou Vale-tudo. Jornal do Bairro, p. 2 - 2, 01 out. 2010.

3.
DAL, J. L. G. V.. "A ACIAP não representa só os comerciantes do centro da cidade". www.euleiojb.com, Paranavaí, p. 3 - 3, 01 maio 2010.

4.
DAL, J. L. G. V.. A crítica e a repercussão. Jornal do Bairro, p. 2 - 2, 01 mar. 2010.

5.
DAL, J. L. G. V.. Anuncie e venda mais. Revista da ACIAP (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí), Paranavaí, p. 31 - 32, 01 dez. 2009.

6.
DAL, J. L. G. V.. Comunicação Visual x Poluição Visual. Revista ACIAP - Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, Paranavaí, p. 20 - 22, 01 jun. 2009.

7.
VANDAL, J. L. G. ; DAL, J. L. G. V. . Cresce a procura por curso superior tecnológico. Revista ACIAP - Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, Paranavaí, p. 16 - 18, 01 jun. 2009.

8.
DAL, J. L. G. V.. Nasce o Jornal do Bairro. Jornal do Bairro, Paranavaí, 16 maio 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DAL, J. L. G. V.. Convergência de Mídias: O Receptor como Protagonista do Processo Comunicacional. In: 9º Interprogramas de Mestrado - Faculdade Cásper Líbero, 2013, São Paulo. Anais do 9º Interprogramas de Mestrado. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2013.

2.
DAL, J. L. G. V.; BIAZON, V. V. . O Impacto da Convergência de Mídias no Mercado Publicitário. In: XIII Congresso e Ciências da Comunicação da Região Sul - INTERCOM SUL, 2012, Chapecó. Intercom, 2012.

3.
DAL, J. L. G. V.. As relações de consumo na era da convergência de mídias: os novos rumos da publicidade no patamar da participação e da interação. In: II Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado ? ECOM, 2012, São Paulo. o re-pensar e o re-fazer da comunicação com o mercado, 2012.

4.
DAL, J. L. G. V.. Comunicação de marketing educacional a partir dos atributos de preferência do consumidor na escolha de uma instituição de ensino superior.\. In: IV SEMANA ACADËMICA ACADÊMICA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ, 2012, Paranavaí. IV SEMANA ACADËMICA ACADÊMICA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
DAL, J. L. G. V.. Comunicação na Era Digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DAL, J. L. G. V.. COMUNICAÇÃO COM O MERCADO NA ERA DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VANDAL, J. L. G. ; DAL, J. L. G. V. . Um novo tempo Paranavaí. 2008. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAL, J. L. G. V.. Gestão de Marcas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
DAL, J. L. G. V.. Mídias Digitais - Planejamento e Estratégias. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
DAL, J. L. G. V.. Comunicação Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
DAL, J. L. G. V.. YouTube e TV Digital. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
DAL, J. L. G. V.. Curso de Planejamento de Comunicação e Mídias RPC TV. 2013. .

6.
DAL, J. L. G. V.. GRPCOM - Treinamento de Mídia para ONGs - Projeto Serviços e Cidadania. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
DAL, J. L. G. V.. COMUNICAÇÃO COM O MERCADO NA ERA DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS. 2012. .

8.
DAL, J. L. G. V.; PAZZINI, Aleksander ; MENINE, R. . Você vai se apaixonar!. 2009. (Campanha publicitária).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DAL, J. L. G. V.; BIAZON, V. V.. Participação em banca de Márcio Almeida Magalhães.A constância como fator de equilíbrio nas empresas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

2.
DAL, J. L. G. V.; BIAZON, V. V.. Participação em banca de Iago dos Santos Moraes.Estudo da estratégia em Gestão de Marcas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

3.
DAL, J. L. G. V.; BIAZON, V. V.. Participação em banca de Josué Ayres da Silva; Jéssica Ruotolo Alves.O impacto estratégico da organização de eventos no segmento religioso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

4.
DAL, J. L. G. V.; BIAZON, V. V.. Participação em banca de Arielton Ferreira de Lima.A evolução do marketing esportivo no futebil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

5.
DAL, J. L. G. V.; BIAZON, V. V.. Participação em banca de Luis Fernando Maroni.Novas formas de comunicação na era da interatividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

6.
DAL, J. L. G. V.; BIAZON, V. V.. Participação em banca de Heitor Antunes Prince, Maurício Marques.Comportamento do Consumidor Jovem frente às novas tecnologias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

7.
DAL, J. L. G. V.; BIAZON, V. V.. Participação em banca de Marcelo de Campos Silva, Erik Vander.Estudo da estratégia de comunicação da Red Bull para o consumidor jovem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

8.
DAL, J. L. G. V.; BIAZON, V. V.. Participação em banca de Ana Paula Alves de Oliveira, Emanuele Prange.A influência das celebridades no comportamento de compra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

9.
Mai, Luanza Pavesi; Silva, Ricardo Fermiano da; DAL, J. L. G. V.. Participação em banca de Ricardo Fermiano da Silva.Fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor,. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e CIências do Norte do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DAL, J. L. G. V.. Comissão Julgadora do Concurso para criação da Logomarca da Avaliação Institucional FAFIPA. 2010. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado ? ECOM.As relações de consumo na era da convergência de mídias: os novos rumos da publicidade no patamar da participação e da interação.. 2012. (Outra).

2.
IV SEMANA ACADËMICA ACADÊMICA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ.Comunicação de marketing educacional a partir dos atributos de preferência do consumidor na escolha de uma instituição de ensino superior. 2012. (Outra).

3.
XIII Congresso e Ciências da Comunicação da Região Sul - INTERCOM SUL. O Impacto da Convergência de Mídias no Mercado Publicitário. 2012. (Congresso).

4.
FORUM DE MARKETING E NEGÓCIOS DO PARANÁ.A nova era da estratégia. 2010. (Outra).

5.
1º SIMPÓSIO MARINGAENSE DE JORNALISMO.Responsabilidade e Ética. 2003. (Simpósio).

6.
CIRCUITO RPC DE MARKETING.A arte de vender. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DAL, J. L. G. V.. Rally de Filmes. 2008. (Outro).

2.
VANDAL, J. L. G. ; DAL, J. L. G. V. ; VANDAL, . ASSESSORIA DE IMPRENSA - 34ª EXPO PARANAVAÍ. 2005. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Genival André da Silva e Denis Basilio Ferrira Cavaco. Endomarketing como ferramenta de valorização dos colaboradores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e CIências do Norte do Paraná. Orientador: Jorge Luiz Garcia Van Dal.

2.
Carlos Henrique Canabrava e João Carlos Frigatto. Causando impacto com Marketing de Guerrilha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e CIências do Norte do Paraná. Orientador: Jorge Luiz Garcia Van Dal.

3.
Edina Marina Rossi Arnaldi. Marketing direto na conquista e fidelização do cliente no ramo de hotelaria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e CIências do Norte do Paraná. Orientador: Jorge Luiz Garcia Van Dal.

4.
Elyse Biscola de Oliveira e Simara Aparecida Dias. Marketing verde e o desenvolvimento sustentável. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Associação Educacional União Tecnologia do Trabalho. Orientador: Jorge Luiz Garcia Van Dal.



Outras informações relevantes


CAMPANHA ELEITORAL 2008 e 2012
Jornalista Apresentador do programa eleitoral "Novo Tempo Paranavaí" do candidato eleito Prefeito de Paranavaí Rogério Lorenzetti pelo PMDB.
Âncora em mais de 40 programas exibidos durante o período eleitoral em todas as EMISSORAS e REPETIDORAS de TV aberta da região Noroeste do Paraná.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:30:36