Tatiane Pereira de Souza

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  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Tatiane Pereira de Souza é doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Bolsa CAPES, UNESP). Possui graduação em Pedagogia com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Rio Preto (2008), graduação em Gestão Educacional pelo Centro Universitário de Rio Preto (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Bolsa CAPES, NEAB, UFSCar, 2012), onde atuou como Professora-Orientadora do Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais - NEAB/SEaD/UFSCar (2013). É pesquisadora Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), do Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD) e do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, inscritos no CNPq. É Fundadora e Coordenadora do AKOMA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades & Memórias associado ao CLADIN-LEAD-NUPE da UNESP-FCLAr. Tem experiência na área da Educação e das Ciências Sociais com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: processos educativos, culturas, culturas populares e tradicionais, diversidade étnica e cultural; Áfricas; Congado; pertencimentos, identidades, memórias e culturas; equidade; gênero e sexualidade; educação ambiental e relações étnicorraciais, sobretudo, nas áreas da Educação das Relações Étnicorraciais, Antropologia, Sociologia, História e Filosofia de Áfricas e de suas Diásporas Negras. Vem atuando, principalmente, com docência e formação de professores, profissionais da educação, servidores públicos e privados, capacitando pessoas e instituições para sustentabilidade, valorização das africanidades, inclusão social e respeito às diferenças. E-mail: tatianedoutora@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiane Pereira de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, T. P.;SOUZA, Tatiane Pereira de.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.
Rod. Araraquara-Jaú Km 1
Campos Ville
14800901 - Araraquara, SP - Brasil
Telefone: (16) 33346200
URL da Homepage: http://www.fclar.unesp.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Permanências Africanas no Congado Brasileiro, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Permanências africanas; Identidades; cultura; congado; África; Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Áfricas: processos educativos presentes no Terno de Congada Chapéus de Fitas,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2010
Graduação em Pedagogia - Gestão Educacional.
Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, Brasil.
Título: O Desenvolvimento do Comportamento Humano em Organizações: O Papel do Pedagogo.
Orientador: Profª. M.Sc. Maria Christina Justo Pereira.
2006 - 2009
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena.
Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, Brasil.
Título: Áfricas: a construção da identidade negra também passa pela escola.
Orientador: Profª. M.Sc. Maria Sueli Ribeiro da Silva.
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos - MEC, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2015
Diálogos Sobre Produção Cultural. (Carga horária: 10h).
Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, SMPIR, Brasil.
2012
Curso de Formação em Tutoria Virtual SEAD-UFSCar. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011
Extensão universitária em IV Curso A ONU e as Questões Internacionais.
ONU-UNIC e Laboratório de Direitos Humanos-UFRJ, UNIC-LADIH, Brasil.
2016 - 2016
Seminário Enfrentando o Racismo Institucional. (Carga horária: 3h).
Conselho Regional de Psicologia São Paulo, CRPSP, Brasil.
2016 - 2016
Curso Educação Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça. (Carga horária: 60h).
Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, AE, Brasil.
2012 - 2012
Identidade Étnicorracial Negra: as abordagens dos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2012 - 2012
O Pensamento de Frantz Fanon: contribuições para a. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2010 - 2010
Curso Excelência na Educação:Pensamento Africano. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Elaboração e Administração de Projetos Sociais. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Introdutório ao Folclore e Danças Folclóricas. (Carga horária: 51h).
Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de São Jos, FAPERP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Processo Formativo Escv-Com-Vida/CEAD-UFOP, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como tutora formadora e enraizadora no Curso Escolas Sustentáveis e Com-Vida do CEAD-Universidade Federal de Ouro Preto -MG.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Ciências Sociais Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN)

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD)

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE)

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada - Sociologia da Educação II - Departamento de Ciências da Educação - FCL/UNESP/Araraquara

Atividades

05/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.

Atividade realizada
Coordenadora-fundadora do AKOMA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades & Memórias/GT- NUPE-FCL-ARARAQUARA-CLADIN-LEAD (CNPq).
10/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação II
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, .


Prefeitura de Potirendaba, PP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil Creche Duca, Carga horária: 30
Outras informações
Professora na Creche Municipal Jesus José Attab (Duca)


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora-Pesquisadora da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD‐UFSCar) pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos termos da resolução nos termos da Resolução CD/FNDE nº26/2009. Função: orientação de monografias do curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, NEAB-UFSCar.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasilieros NEAB / UFSCar na Linha de Pesquisa Relações Étnico-Raciais e Educação

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora do Grupo de estudo: Relações Étnicorraciais e Educação vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasilieros NEAB / UFSCar.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Membra do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos - CNPQ, durante mestrado em Educação, na linha de pesquisa Relações Étnico-Raciais e Educação, vinculada ao NEAB/UFSCar. Objetivo: Investigar práticas sociais situadas em ambientes não escolares e escolares e os processos educativos por elas desencadeados, conformados, consolidados, referentes às informações, valores, competências, atitudes, posturas, geradores de significados, a partir da perspectiva dos desqualificados e marginalizados pela sociedade, com eles pesquisando em comunidades de trabalho, lançando mão de metodologias dialógicas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 4
Outras informações
Assessoria no IV Ciclo de Práticas Culturais e Educação. Este projeto reúne as comunidades de estudantes indígenas e africanos, grupos de cultura popular e tradicional, desenvolvendo atividades culturais que visem superar dificuldades encontradas por estes coletivos na universidade, fortalecer identidades e divulgar as culturas afro e indígenas.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Articuladora Associação de Pós-Graduação-APG, Carga horária: 4
Outras informações
As associações de pós-graduandos/as existem como entidade representativa dos/as estudantes de pós-graduação, lutando por melhores condições de trabalho e estudo para desenvolverem as pesquisas e aprendizagens. O papel da APG inclui tratativas por mais bolsas, mais e maiores valores de financiamentos e investimentos de universidades. Toda sua atuação inclui também articulações com a entidade nacional de pós-graduandos, a ANPG, e com as demais APGs do país, para lutar por direitos que muitas vezes estão acima da esfera da universidade, como a regulamentação da pós-graduação, maior financiamento para o setor, licença maternidade e paternidade, etc. Além disso, apesar da universidade parecer uma ?bolha?, separada da sociedade, ela interage, responde e influencia setores não relacionados diretamente à pós-graduação. Assim, se fazem necessárias também a participação e o acompanhamento das lutas que se dão em âmbito nacional, além de um retorno ao povo brasileiro do seu investimento na universidade a partir do pagamento de seus impostos.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-coordenadora
Outras informações
III Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrei no curso de pedagogia da UFSCar a disciplina "Didaticas e relacões etnicorraciais" em parceria com a Profa. Dra. Sonia Stella Araújo-Oliveira, Ementa: A disciplina focaliza a educação das relações étnico-raciais como dimensão indispensável à Didática, campo de investigação da ciência Pedagogia, que estuda meios, instrumentos, modalidades, estratégias utilizadas para ensinar e aprender, situando-os histórica, social e culturalmente. Busca conhecer e compreender didáticas próprias a diferentes raízes étnico-raciais que constituem a nação brasileira, a fim de fortalecer a formação de cidadãos, sujeitos de direitos, participantes e comprometidos com a construção de uma sociedade justa para todos e respeitosa com a diversidade cultural. Preocupa-se com a construção de conhecimentos, posturas, valores, atitudes, sensibilidades éticas, competências e critérios, mediações, instrumentos, modalidades, estratégias para aprender-ensinar-aprender

Atividades

03/2010 - 03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação., .

10/2010 - 10/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Articulação e organização da vinda do Professor Visitante Dr. Wade Nobles da Universidade Estadual de São Francisco / EUA..

E.E.I.P.I. Raquel Veronezzi Marques da Silva, E.E.I.P.I., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 37, Regime: Dedicação exclusiva.


Projeto Cidadão- Núcleo Arnaldo Afini, PC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio pela Secretaria Municipal da Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos da Cidadania e Faperp - Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto. Funções: Docência; Socialização das crianças e adolescentes ao grupo; Apoio pedagógico; Identificação de dificuldades dos alunos; Desenvolvimento de atividades de criatividade e motivação.


Programa AABB Comunidade, AABB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio pela Secretaria Municipal da Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos da Cidadania e Fulbeas - Fundação Líbero Badaró de Ensino, Assistência Social e Cultura. Funções: Docência; Apoio pedagógico aos alunos para produção de texto e leitura; Desenvolvimento de atividades com jogos pedagógicos, dinâmica de grupo, dramatização; Incentivo a pesquisa; Elaboração de relatórios; Elaboração e docência da Oficina ?Leitura Cidadã?


Projeto Cidadão - Núcleo Vitória Régia, PC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Docência, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio pela Secretaria Municipal da Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos da Cidadania e Faperp - Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto. Funções: Docência; Apoio pedagógico aos alunos; Elaboração de instrumentos, recursos e materiais para as aulas; Elaboração e docência da Oficina ?Leitura?.


Associação Lar de Menores, ALARME, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora da Biblioteca; apoio pedagógico, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funções: Monitora da biblioteca; Apoio pedagógico em relação aos livros; Atendimento ao público e aos alunos; Organização de livros; Controle de entrada e saída de livros; Elaboração e docência do Projeto ?DAFE ? Dança Afro-Brasileira na Escola: as relações étnicorraciais na cultura do país?.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Docência e monitoria da biblioteca, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante


Associação Protetora do Congado, APC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora de Planejamento
Outras informações
Funções: Assessoria, apoio pedagógico, desenvolvimento e elaboração nas ações: Festa do Congado; Encontro de Bandeiras; Curso Aprender a Empreender parceria SEBRAE; Assessoria ao Terno de Congada Chapéus de Fitas.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento da tese de doutorado intitulada "Permanências Africanas no Congado Brasileiro" vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na linha Diversidade, Identidades e Direitos, ao CLADIN-LEAD-NUPE-FCLAR-UNESP, respectivamente ao Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), ao Laboratório de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diversidade (LEAD) e ao Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão (NUPE).

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento da dissertação de mestrado "Áfricas: processos educativos presentes no Terno de Congada Chapéus de Fitas" vinculada ao Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, ao Grupo de Estudos Práticas Sociais e Processos Educativos e ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Aluno especial, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina EDA 5024-3-1 ? Direito à Educação sob a Perspectiva da Pedagogia Social, ministrada pelo Prof. Dr. Roberto da Silva, Professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Na ocasião elaborei o relatório intitulado "Educação das Relações Étnico-Raciais reflexões e diálogos com a Pedagogia Social".



Linhas de pesquisa


1.
Área de Processos de Ensino e de Aprendizagem.
2.
Estudos africanos e afro-brasileiros, identidade, cultura, festas populares e religião - CLADIN-LEAD-NUPE-FCLAR-UNESP.
3.
Pensamento social brasileiro, diversidade, educação, direitos humanos, desenvolvimento social e nacionalidades africanas - CLADIN-LEAD-NUPE-FCLAR-UNESP.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Diversidades Não-Normativas
Descrição: A partir de referenciais das africanidades, o projeto propõe um amplo diálogo com o mundo social e acadêmico com o intuito de discutir as interseccionalidades e as diversidades não normativas como mecanismo de superação das barreiras impostas pelo racismo e pelas discriminações, sobretudo de gênero, raça/etnia, sexualidade e assexualidade na sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tatiane Pereira de Souza - Coordenador / Erick Pires da Silva - Integrante.
2017 - Atual
Bonecas diversas e educação das relações étnico-raciais
Descrição: Nosso objetivo principal é confeccionar bonecas que além de representar a diversidade étnico-racial presente na sociedade brasileira, também performam e ilustram por meio de sua estética os enredos das contações de histórias e de brincadeiras, protagonizadas pelas crianças e mediadas por nós, por meio de histórias selecionadas a partir das experiências, principalmente das populações negras e indígenas em diálogo com outros grupos sociais. Estima-se apresentar os universos plurais dessas experiências, abordando tanto as situações do cotidiano das crianças, quanto os eventos ocorridos na história do Brasil. Acredita-se ser essa uma válida contribuição para a valorização das diferentes culturas e o reconhecimento dessas na produção, desenvolvimento e formação do pensamento e da cultura brasileira. Trazer as bonecas comprometidas com enredos antiracistas na contação de histórias e na proposta das brincadeiras, protagonizadas pelas crianças, podem sim contribuir para o desenraizamento de práticas ofensivas à diversidade. Trazer essas bonecas envolvidas com novas narrativas e formas de brincar, pode e muito contribuir para que as crianças reconheçam que existem diferentes formas de ser pessoa situada num determinado corpo, numa determinada cultura, numa geração e classe social, dentre outras categorias. De todo modo, nossa observação perpassa por compreender que percepções e elaborações expressam as crianças quando brincam com bonecas representativas da diversidade étnico-racial?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tatiane Pereira de Souza - Coordenador / Ana Cláudia Magnani Delle Piagge - Integrante.
2014 - Atual
Permanências Africanas no Congado Brasileiro
Descrição: Este projeto pretende identificar, descrever e compreender as permanências africanas dentro do Congado e de que forma elas influenciam a identidade dos grupos e o sentimento de pertença de seus participantes. Busca-se desvelar a África e seus elementos culturais presentes nas práticas, nas celebrações e no imaginário de seus descendentes congadeiros. A pesquisa se realizará por meio de uma abordagem qualitativa com referências na etnografia. Assim, os dados coletados nas conversas aprofundadas, nas rodas de conversas, no convívio com os grupos e demais participantes da pesquisa serão registrados, transcritos, organizados e interpretados à luz da análise de conteúdo. Espera-se com isso descobrir, construir e sistematizar conhecimentos acerca da permanência africana no interior do Congado, respectivamente dos grupos que dele participam. Palavras-chave: Permanências africanas; Identidades; Cultura; Congado. Pesquisa vinculada ao CLADIN - Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra; ao LEAD- Laboratório de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diversidade, ao NUPE- Núcleo Negro da UNESP para a Pesquisa e Extensão e ao AKOMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades & Memórias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Tatiane Pereira de Souza - Coordenador / Dagoberto José Fonseca - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2012
Áfricas: processos educativos presentes no Terno de Congada Chapéus de Fitas
Descrição: Esta pesquisa, intitulada, ?Áfricas: processos educativos presentes no Terno de Congada Chapéus de Fitas" busca identificar e compreender processos educativos próprios da participação dos(as) mais velhos(as) e mais novos(as) no Terno de Congada Chapéus de Fitas, localizado na cidade de Olímpia-SP. Esses objetivos são orientados pela seguinte questão de pesquisa: O que aprendem uns com os(as) outros(as) congadeiros(as) mais novos(as) e mais velhos(as)?As referências teóricas que elucidam os caminhos e compreensões desta pesquisa estão situadas no contexto sociopolítico: do Mundo Africano ? África e Diáspora ? e, da América Latina, sem excluir as possibilidades de diálogo com outras visões e perspectivas de mundo, tais como as de matriz indígena, europeia, asiática. As discussões teóricas abordam compreensões e entendimentos sobre: práticas sociais e processos educativos; aportes para compreender a cultura - cultura de matriz africana - interculturalidade; identidade e pertencimento étnicorracial; educação de matriz africana, e seus desdobramentos no aprender-ensinar-aprender-ensinar como um processo permanente do educar-se e do educar entre as pessoas. O presente estudo se realizou por meio de uma abordagem da investigação qualitativa, adotando a observação compreensiva e as conversas aprofundadas individuais como procedimentos metodológicos, organizados e analisados com princípios na fenomenologia. A análise e interpretação dos dados foram feitas sob a forma de descrição compreensiva, desvelando processos educativos que envolvem a fé, a devoção, a resistência, o respeito ao mais velho, a família, a inspiração, a força, a identidade, o sentimento de pertencimento, a alegria, a espiritualidade, a vivência do sagrado, a parceria colaborativa, as formas de resistir e sobreviver às adversidades, discriminações e preconceitos, aprendizados e ensinamentos entre mais velhos e mais novos que são uteis como formas de viver e conviver no terno de congada e na sociedade. Portanto, a prática social da congada não somente celebra o sagrado, o ancestral, como também ensina a celebrar a vida. Palavras- chave: Práticas sociais, Processos educativos, Aprendizagens entre gerações, Culturas, Congada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tatiane Pereira de Souza - Coordenador / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2010
O Desenvolvimento do Comportamento Humano em Organizações: O Papel do Pedagogo
Descrição: A ascensão do conhecimento no mundo atual, o impacto das novas tecnologias e a necessidade constante de inovação e criatividade ampliaram profundamente o significado das pessoas nas organizações, que delas dependem para atingir seus objetivos e suas missões. Tais transformações geraram novas demandas de educação e treinamento, uma vez que se alterou substancialmente o conteúdo do trabalho, abrindo o espaço organizacional para a atuação do pedagogo. A Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade. Através de pesquisa bibliográfica, com base em vários autores, buscou-se estudar a função pedagógica em instituições, sobre as atribuições do pedagogo em espaços extra-escolares. Ele pode atuar profissionalmente na função docente, mas, também atuar na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e extra-escolares. Pode, ainda, atuar na articulação de projetos pedagógicos prestando assessoramento e coordenação pedagógica, consultoria, avaliação e pesquisa educacional nos diversos espaços, planejando, implementando e avaliando processos de ensino e aprendizagem; desenvolvendo e executando treinamentos junto aos profissionais de Instituições, bem como organizar e coordenar cursos de qualificação técnica; enfim, implementar programas de escolaridade formal e programas de aprendizagem inicial e continuada nas empresas. Pesquisadores atuais defendem a posição de que as áreas de atuação do pedagogo são amplas na sociedade contemporânea e que isso deve ser contemplado na formação desse profissional. Uma tendência considerada inevitável e irreversível é a de que as empresas são cada vez mais o local onde acontece a maior parte do ensino e do aprendizado, da educação organizacional continuada. Palavras ? chave: Educação. Atuação do pedagogo. Empresa. Escola. Terceiro setor. Comportamento humano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Áfricas: A Construção da Identidade Negra também passa pela Escola
Descrição: O presente trabalho propõe o resgate histórico da identidade negra, bem como a contextualização das relações problemáticas no âmbito escolar, cujo objetivo é identificar as ações educacionais e o trato pedagógico no processo de construção e/ou desconstrução da identidade numa perspectiva multicultural da educação. Na forma mais ampla e dialética, essas reflexões nos permitem tentar compreender os caminhos complexos e históricos que envolvem a construção da identidade negra e sua relação com o contexto escolar. Essa construção será exercida também por dimensões e particularidades pessoais e sociais que não dicotomizam na vida social. Portanto, sob o enfoque da pluralidade cultural, da diversidade étnica e da educação das relações étnico-raciais, este estudo contribuirá para a construção de um espaço mais democrático, constituído pela re-significação de olhares plurais, para uma pedagogia anti-racista, para uma instrução mais igualitária e antidiscriminatória. Palavras ? chave: educação das relações étnico-raciais - cultura ? identidade ? multiculturalismo e racismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
Temas Sociais e Educacionais da Atualidade
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
AKOMA Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades & Memórias
Descrição: O AKOMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades & Memórias, foi concebido por mim em 2016, mas fundado em 25 de maio de 2017, no Dia da África, data em que realizou sua primeira atividade de inauguração - a ?VI Semana Acadêmica Africana e o I Seminário AKOMA? - em parceria com o GEPUA (Grupo de Estudos e Pesquisa União Africana). O AKOMA está associado ao Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), ao Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD) e ao Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE) da UNESP-FCL-Araraquara, inscritos no CNPq sob supervisão do Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tatiane Pereira de Souza - Coordenador / Geander Barbosa das Mercês - Integrante.
2010 - 2011
IV Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação
Descrição: O IV Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação é uma atividade ligada ao Programa de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Graduação-UFSCar, que conta com o apoio e a participação do NEAB ? Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, da CAASCAR - Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e dos estudantes da Moradia da UFSCar campus São Carlos. As atividades são construídas em diálogo com esses grupos e possibilita intercâmbios, atividades e apresentações de diferentes matrizes e realidades. O Ciclo é um projeto da UFSCar que visa difundir a Memória Social e o Patrimônio Imaterial das culturas populares, dos povos indígenas, afro-brasileiros e africanos por meio de ações culturais construídas pelos próprios estudantes pertencentes a estes grupos e comunidades. Estas ações consistem em diferentes atividades que são desenvolvidas na UFSCar, em escolas públicas, centros culturais, pontos de cultura e outros espaços da cidade de São Carlos e região. O projeto conta com a parceria do Neab, do Programa de Ações Afirmativas e dos estudantes do grupo de pesquisa e prática em danças brasileiras Girafulô, do curso de Pedagogia da Terra e dos estudantes da Moradia da UFSCar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
II Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação
Descrição: Descrição: O III Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação visa dar continuidade a iniciativa histórica da UFSCar em 2008 que é resultado de uma parceira entre NEAB/UFSCar, Programa de Ações Afirmativas, estudantes de grupos de cultura popular,estudantes africanos e indígenas, estudantes do curso de Pedagogia da Terra e estudantes da Moradia. O projeto visa difundir a Memória Social e o Patrimônio Imaterial das culturas populares, dos povos indígenas, afro-brasileiros e africanos por meio de ações culturais construídas pelos próprios estudantes pertencentes a estes grupos e comunidades. Estas ações consistem em diferentes atividades que serão desenvolvidas na UFSCar, em escolas públicas, centros culturais e outros espaços da cidade de São Carlos e região. Entre as atividades estão: Palestras e debates, grupo de estudo sobre cultura popular,oficinas culturais, exposições, apresentações culturais, etc. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Integrantes: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Coordenador / N'GHETER NAPAM SAMI - Integrante / SIMONE GIBRAN NOGUEIRA - Integrante / VIVIAN PARREIRA - Integrante / TATIANE PEREIRA DE SOUZA - Integrante / EVALDO RIBEIRO OLIVEIRA - Integrante / Flavio Santiago - Integrante..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Fazendo Nossa Parte no "Terno de Congada Chapéu de Fitas"
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tatiane Pereira de Souza - Coordenador / Liliane Cristina Deliberto - Integrante / Tatiane Cristina de Assis - Integrante / Nelci Antunes de Sá - Integrante.Financiador(es): Centro Universitário de Rio Preto - Cooperação.
2008 - 2008
Fazendo Nossa Parte
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Cine Clube Educativo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Cadernos de Campo: Revista em Ciências Sociais - UNESP/FCLAr


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: RBEB - Revista Brasileira de Educação Básica
2017 - Atual
Periódico: Revista de Educação Popular - PROEXC/UFU


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação para as Relações Étnico-Raciais.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia, Sociologia e Filosofia Africanas do Continente e da Diáspora.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Aprovada em concurso público para o Cargo de Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Município de São Paulo, PMSP.
2014
Reconhecimento de mérito acadêmico- XI Conquistas acadêmicas e científicas: um reconhecimento, Centro Universitário de Rio Preto.
2014
Bolsa CAPES - PPGCS/UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - MEC-Brasil.
2013
Menção honrosa na orientação da monografia de especialização intitulada "Promovendo a igualdade racial na escola" de Luciana Valeria da Silva, Universidade Federal de São Carlos.
2012
Mestre em Educação, Universidade Federal de São Carlos.
2010
Reconhecimento de mérito acadêmico- VI Conquistas acadêmicas e científicas: um reconhecimento, Centro Universitário de Rio Preto.
2010
Troféu Fidelidade "Aristides dos Santos", Conselho Afro-Brasileiro do Município de São José do Rio Preto.
2010
Bacharel em Pedagogia Gestão Educacional, Centro Universitário de Rio Preto.
2010
Bolsa CAPES - PPGE/UFSCAR, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - MEC-Brasil.
2009
Licenciada em Pedagogia, Centro Universitário de Rio Preto.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, T. P.. Continuidades bantu-africanas presentes na Congada e em outras manifestações da cultura afro-brasileira. In: Ana Caroline da Silva de Jesus; Whellder Guelewar. (Org.). Terça Afro : território de afetos. 1ed.São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2016, v. 1, p. 10-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, T. P.. Iyá Mi ? o dia em que minha mãe mudou minha vida! Racismo na infância e protagonismo afro-materno. Agência Áfricas, 21 maio 2015.

2.
SOUZA, T. P.. Consciência Negra. Afropress é uma Agência de Notícias.

3.
SOUZA, T. P.. Tatiane, Tata Ashaki, Afritati: da vivência à reflexão. AfroPress.

4.
SOUZA, T. P.. A tradição do Racismo no Brasil. AfroPress.

5.
SOUZA, T. P.. Racismo na infância: o dia em que minha mãe mudou minha vida!. Pragmatismo Político.

6.
SOUZA, T. P.. Iyá Mi ? o dia em que minha mãe mudou minha vida! Racismo na infância e protagonismo afro-materno. Geledés - Instituto da Mulher Negra.

7.
SOUZA, T. P.. 'No 13 de maio quando o senhor me batia? - Festa do Congado, a tradição da resistência. Afropress.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, T. P.; FONSECA, D. J. . Antigo Reino do Kôngo: origens da memória histórica do Congado. In: XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/FCLAr ?Democracia?, 2017, Araraquara - SP. Democracia - XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/FCLAr ?Democracia?. Araraquara, 2017. p. 503-522.

2.
PIAGGE, A. C. M. D. ; SOUZA, Tatiane Pereira de. . Educação, interculturalidade e diversidade: percepções de crianças na brincadeira com bonecas. In: VI Congresso Brasileiro de Educação: educação e formação humana: práxis e transformação, 2017. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação: v. 2 educação e formação humana: práxis e transformação social: Relatos de Experiência, 2017. v. 2. p. 1307-1314.

3.
SOUZA, T. P.. Herança Bantu Africana no Congado Brasileiro. In: do IV Seminário Internacional da Pós-graduação em Ciências Sociais ?Desafio das Ciências Sociais para a compreensão do presente? da UFU, 2016, Uberlândia. do IV Seminário Internacional da Pós-graduação em Ciências Sociais ?Desafio das Ciências Sociais para a compreensão do presente, 2016. p. 666.

4.
SOUZA, T. P.. África e suas permanências culturais no Congado Brasileiro. In: XIII Semana da Pós-Graduação em Ciências Sociais: nas teias da memória e da imaginação., 2014, Araraquara. XIII Semana da Pós-Graduação em Ciências Sociais: nas teias da memória e da imaginação: anais do evento.. Araraquara: Gráfica UNESP, 2014. p. 686-698.

5.
SOUZA, T. P.; SILVA, P. B. G. E. . Educação e identidade negra presentes na Congada. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste- Anpedinha, 2011, Rio de Janeiro-RJ. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

6.
SOUZA, T. P.; SILVA, P. B. G. E. . Processos educativos presentes na congada: contribuições para o fortalecimento da identidade e pertencimento étnico-racial. In: III Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: 90 anos do nascimento de Paulo Freire, 2011, São Carlos. Anais do III Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos: 90 anos do nascimento de Paulo Freire, 2011. v. 3.

7.
SOUZA, T. P.; SILVA, M.S.R. . MULTICULTURALISMO: A IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA. In: II Mostra Científica da ANPG e XXII Congresso Nacional de Pós-Graduandos, 2010, Rio de Janeiro-RJ. Anais da III Mostra Científica da ANPG, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIAGGE, A. C. M. D. ; SOUZA, Tatiane Pereira de. . Percepções de crianças no brincar com bonecas: interculturalidade e identidade na educação infantil. In: II Congresso de Educação PET PEDAGOGIA e XI Amostra de Pesquisas em Educação 2017, 2017, Araraquara. Anais do II Congresso de Educação PET PEDAGOGIA e XI Amostra de Pesquisas em Educação 2017, 2017. p. 25-26.

2.
SOUZA, T. P.. África e suas permanências culturais no Congado Brasileiro. In: XIII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Nas teias da memória e da imaginação, 2014, Araraquara. XIII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Nas teias da memória e da imaginação. Araraquara: Gráfica UNESP, 2014. p. 686.

3.
SOUZA, T. P.; SILVA, P. B. G. E. . ÁFRICAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA TAMBÉM PASSA PELA CONGADA. In: VI Mostra de Pesquisa e Produção em Psicologia da Educação, 2010, São Paulo - SP. CADERNO DE RESUMOS- VI Mostra de Pesquisa e Produção em Psicologia da Educação ? PUC-SP/PED - 2010, 2010.

4.
SOUZA, T. P.; ASSIS, T. C. ; DELIBERTO, L.C ; Sá, N.A. ; PEREIRA, M. C. J. . O desenvolvimento do comportamento humano em organizações:o papel do pedagogo (no prelo). In: VI Congresso Científico da UNIRP, 2009, São José do Rio Preto. Anais do 6° Congresso Científico da UNIRP. São José do Rio Preto, 2009.

5.
SOUZA, T. P.; MIRANDA, M. J. ; SILVA, M.S.R. ; Diego Mahfouz Faria Lima . ÁFRICAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA TAMBÉM PASSA PELA ESCOLA - no prelo. In: V Congresso Científico da UNIRP, 2008. Anais do 5º Congresso Científico da UNIRP. São José do Rio Preto: UNIRP, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, T. P.; FONSECA, D. J. . Antigo Reino do Kôngo: origens da memória histórica do Congado. In: XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais 'Democracia ' UNESP., 2017, Araraquara. Caderno de Resumos XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2017.

2.
FERREIRA, Diogo José ; MERCÊS, G.B. ; SOUZA, T. P. ; SOUZA, Tatiane Pereira de. . Notas sobre a formação do pensamento afro-brasileiro por meio da memória de Beatriz Nascimento, Manuel Querino e Abdias Nascimento. In: XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais 'Democracia ' UNESP., 2017, Araraquara. Caderno de Resumos, 2017.

3.
HORTA, A.P.S ; SOUZA, Tatiane Pereira de. ; PRADO, L. R. S. . As experiências da saúde e da doença em meio às práticas religiosas. In: IV Seminário de Antropologia da UFSCar, 2017, São Carlos. Caderno de Resumos IV Seminário de Antropologia da UFSCar, 2017.

4.
PIAGGE, A. C. M. D. ; SOUZA, Tatiane Pereira de. . Educação, interculturalidade e diversidade: percepções de crianças na brincadeira com bonecas. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ?Educação e Formação Humana: práxis e transformação soci, 2017, Bauru. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação: v. 1: educação e formação humana: práxis e transformação social: relatos de experiências, 2017. p. 104.

5.
SOUZA, T. P.. Herança Bantu Africana no Congado Brasileiro. In: IV Seminário Internacional da Pós-graduação em Ciências Sociais ?Desafio das Ciências Sociais para a compreensão do presente?, 2016, Uberlândia. IV Seminário Internacional da Pós-graduação em Ciências Sociais ?Desafio das Ciências Sociais para a compreensão do presente?, 2016. p. 666-680.

6.
SOUZA, T. P.. Identidade, Memória e Relações Étnicorraciais na Congada. In: Caderno de Resumos da XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais UNESP/FCLAr, 2016, Araraquara. CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEMPOS DE CRISE: NOVOS DISPOSITIVOS DE CONTROLE E RETRAÇÃO DE DIREITOS, 2016.

7.
Larissa Nascimento ; SANTOS, E. F. ; SOUZA, T. P. . Ações Afirmativas na UFSCar: rediscutindo a participação do negro no ensino superior. In: COPENE- Congresso de Pesquisadores/as Negros/as, 2012, Florianópolis-SC. Caderno de Resumos, 2012. p. 38-323.

8.
SOUZA, T. P.; SILVA, M.S.R. ; PINHEIRO, N. S. . Congada: o palco da vida. In: VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), 2010, Rio de Janeiro-RJ. Resumo do VI COPENE, 2010.

9.
SOUZA, T. P.; SILVA, M.S.R. . Cultura e educação: a construção da identidade negra no processo educativo (no prelo). In: VI Congresso Científico da UNIRP, 2009, São José do Rio Preto. Anais do 6º Congresso Científico da UNIRP, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Pedagogia e diálogos sociais: perspectivas e convergências na prática pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, T. P.; FONSECA, D. J. . Antigo Reino do Kôngo: origens da memória histórica do Congado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, T. P.. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) na UNICAMP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HORTA, A.P.S ; SOUZA, Tatiane Pereira de. ; PRADO, L. R. S. . As experiências da saúde e da doença em meio às práticas religiosas no GT ?Religiões no Mundo Contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIAGGE, A. C. M. D. ; SOUZA, Tatiane Pereira de. . Noções identitárias de crianças no brincar com bonecas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PIAGGE, A. C. M. D. ; SOUZA, T. P. . Percepções de crianças no brincar com bonecas: interculturalidade e identidade na educação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, T. P.. ?Notas sobre identidade negra e a educação das relações étnicorraciais na congada?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, Tatiane Pereira de.; PIAGGE, A. C. M. D. . Educação, Interculturalidade e Diversidade: Percepções de Crianças na Brincadeira com Bonecas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PIAGGE, A. C. M. D. ; SOUZA, Tatiane Pereira de. . Identidade, Educação e Percepções de crianças no brincar com bonecas diversas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Encontro - Inclusão Social na UNIP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Educação não é mercadoria: estratégias para uma pedagogia da resistência na IV Semana da Educação - Educar sem Temer: Os reflexos da política do sistema educacional brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PIAGGE, A. C. M. D. ; SOUZA, Tatiane Pereira de. . Percepções de crianças no brincar com bonecas: educação e identidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, T. P.. A Importância de Educar os Relacionamentos Étnicorraciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SOUZA, T. P.. Identidade, Memória e Relações Étnicorraciais na Congada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Os disfarces do racismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Vídeo-Aula sobre Educação para Relações Étnicorraciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SOUZA, T. P.. Estética e Beleza da Mulher: Percepções de Resistência da Cultura Negra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SOUZA, T. P.; SERAFIM, E. . Ancestralidade e Identidade sentidos de Pertencimento, Resistência e Resiliência da Cultura Afro-Brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SOUZA, T. P.; RIBEIRO, J. . Afetividade e solidão da mulher negra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SOUZA, T. P.; ARAUJO, S. M. ; CAIXETA, B. . Afetividade de Mulheres Negras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SOUZA, T. P.; FAUSTINO, D. M. ; ALVES, C. . Os Desafios da Mulher Negra e do Homem Negro nas Relações Afetivas e Estruturação Familiar (Feminismo Negro; Masculinidade Negra; Amor Afrocentrado). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SOUZA, T. P.. Relações Étnico-Raciais e o Direito à Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SOUZA, T. P.; FARIAS, M. ; BEZERRA, N. . Genocídio da Juventude Negra Brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SOUZA, T. P.. A lei 10.639/03, o ensino superior e a formação de professores/as. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Educação Escolar Quilombola no IX Curso de formação de gestores e educadores do Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SOUZA, T. P.; SANTOS, E. F. ; Larissa Nascimento . Ações Afirmativas na UFSCar: rediscutindo a participação do negro no ensino superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
SOUZA, T. P.. Os cantos dos congadeiros: construções e reflexões para negros em sua vivência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SOUZA, T. P.; FERNANDES, E. ; LIMA, M. R. P. ; CASSEB, H. ; PEREIRA, M. M. . Gestão Ambiental, Inclusão e Sustentabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SOUZA, T. P.; SILVA, P. B. G. E. . Educação e identidade negra presentes na Congada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
SOUZA, T. P.; SILVA, P. B. G. E. . Processos Educativos presentes na congada: contribuições para o fortalecimento da identidade e pertencimento étnico-racial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
SOUZA, T. P.. Congada: o palco da vida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SOUZA, T. P.; SILVA, M.S.R. . Cultura e Educação: a construção da identidade negra no processo educativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SOUZA, T. P.. Palestra África: Educação das relações etnicorraciais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SOUZA, T. P.. Áfricas: a legislação e as relações etnicorraciais na educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SOUZA, T. P.; ASSIS, T. C. ; PEREIRA, M. C. J. . O desenvolvimento do comportamento humano em organizações: o papel do pedagogo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SOUZA, T. P.; MIRANDA, M. J. ; Diego Mahfouz Faria Lima . Áfricas: a construção da identidade negra também passa pela escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SOUZA, T. P.. Discriminação e Desigualdade Racial: Promovendo a Educação e a Cultura Afro-Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SOUZA, T. P.. "A importância da consciência negra na cultura escolar". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SOUZA, T. P.. Palestra Consciência negra: protagonismo e resistência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SOUZA, T. P.. Mulheres negras: protagonismo feminismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Famílias negras no Curso de Pastoral e Relações de Gênero promovido pelo CESEEP e Instituto Geledés. 2017.

2.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Oficina de Turbantes no Curso de Pastoral e Relações de Gênero promovido pelo CESEEP e Instituto Geledés. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Coordenação da sessão de Comunicação Oral do Eixo de Educação Infantil na XI Amostra de Pesquisas em Educação do II Congresso de Educação do PET Pedagogia UNESP. 2017.

2.
SOUZA, T. P.. III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, Democracia e Desenvolvimento sem Racismo. 2013.

3.
SOUZA, T. P.. Pareceres sobre monografias concorrentes à distinção Menção Honrosa à contribuição a Educação das Relações Étnico-Raciais. 2013.

4.
SOUZA, T. P.. II Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial "O avanços, os desafios e as perspectivas da política regional de promoção da igualdade racial". 2009.

5.
SOUZA, T. P.. Capacitação de professores Áfricas: a aplicabilidade da legislação - Lei nº 10.639/03. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, Tatiane Pereira de.; CÂNDIDO, W.L . Festa da Congada de Ituiutaba no Programa Manhã Vitoriosa - 21/05/2018 - 1º Bloco. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOUZA, Tatiane Pereira de.; SANTO, T. V. A . O negro no Brasil de hoje - Programa Ponto de Vista - da TV Câmara São José do Rio Preto Rio Preto. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Documentário AFRO BRASIL' Documentary - Stephen J. Grant. 2016.

4.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Coaching de Empoderamento da Mulher Negra. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J. F. ; FERREIRA, J. B. . Congada luta para manter tradições africanas- Globo Rural - Rede Globo. 2009.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUZA, T. P.. Afritati - Vitrine das relações étnicoculturais. 2015. (Rede social).

2.
SOUZA, T. P.. Afritati - Pesquisa & Produção Cultural. 2015. (Blog).

3.
SOUZA, T. P.. Racismo na infância e protagonismo afro-materno. 2015; Tema: Iyá Mi ? o dia em que minha mãe mudou minha vida!. (Blog).

4.
SOUZA, T. P.. Escolas Sustentáveis e Com-Vida Turma Bragança Paulista-SP. 2015. (Rede social).

5.
SOUZA, T. P.; COSTA, G. F. G. ; FERREIRA, J. ; FERREIRA, M. F. B. . Terno De Congada Chapéus de Fitas. 2014. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIAGGE, A. C. M. D. ; SOUZA, Tatiane Pereira de. . Mini Curso A contação de histórias como forma de transmissão da cultura africana e afro-brasileira no III Congresso de Educação PET Pedagogia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Oficina ?Expressões culturais e brincadeiras? no Colóquio de Infâncias e Juventudes Negras do Sul da Bahia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOUZA, T. P.. ?Construindo uma Educação para a Equidade? - implementação da Lei.10.639/2003. 2015. .

4.
SOUZA, T. P.; SANTOS, E. F. ; NASCIMENTO, L. A. C. ; FREDERICO, R. . Identidade Étnicorracial Negra: as abordagens dos estudos culturais e da Afrocentricidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUZA, T. P.; SILVA, P. B. G. E. ; et.al . Sala de discussão: Educar-se nas Relações Étnicorraciais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FERREIRA, J.B. ; FERREIRA, J.F. ; SOUZA, T. P. . Aula Aberta Panorama da Cultura Negra Brasileira: formas de memória e resistência!. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOUZA, T. P.. Curso de Extenão Universitária "Cine Clube Educativo". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SOUZA, T. P.. Oficina de Leitura Cidadã 2007e 2008 - Projeto Cidadão. 2008. (Oficina).

9.
SOUZA, T. P.. Projeto DAFE - Dança Afro-Brasileira na Escola: as relações étnicorraciais na cultura do país. 2005/2006. 2006. (Projeto).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SOUZA, T. P.; . TALGA, Jaqueline Vilas Boas ; VASCONCELOS, Ana Luísa F. ; CONCEICAO, J. G ; OLIVEIRA, Elaine Moura e Silva ; FERREIRA, Manuela Lowenthal . Reescrito. 2014. Performática.

2.
FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. ; SOUZA, T. P. ; et.al . Congada luta para manter tradições.. 2009. Coreográfica.

Artes Visuais
1.
SOUZA, T. P.; FRANCELINO, C.M. ; NUNES, C. ; ANDRE, L. ; et.al . EXposição de Artistas Plástico e Arteãos Afro-Descendentes. 2009. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA, T. P.; et.al . Cortejo Afro. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, T. P.; DOMINGUES, A. B. C.. Participação em banca de Sueli Ribeiro Mota. Educar para e nas relações étnico-raciais na escola - contribuições para a educação infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SOUZA, T. P.; DOMINGUES. A. B. C.. Participação em banca de Sagiani Machado. Literatura infanto-juvenil: para construir e/ou destruir identidades.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
SOUZA, T. P.; DOMINGUES. A. B. C.. Participação em banca de Rosalina de Lazaro. A dança afro-brasileira como elemento de valorização da cultura nas aulas de educação física. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
SOUZA, T. P.; DOMINGUES. A. B. C.. Participação em banca de Ângela Regina Doimo. Jogos e Brincadeiras Indígenas e Africanas na Escola. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
SOUZA, T. P.; DOMINGUES. A. B. C.. Participação em banca de Luciana Valeria da Silva. Promovendo a Igualdade na Escola. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
SOUZA, T. P.; DOMINGUES. A. B. C.. Participação em banca de Edna Rodrigues Souza. A identidade negra e as práticas pedagógicas na primeira infância de 0 a 3 anos.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
SOUZA, T. P.; CARVALHO, A. C.. Participação em banca de Mariangela Segantine. A inserção da cultura africana no currículo escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
SOUZA, T. P.; CARVALHO, A. C.. Participação em banca de Melissa Yane de Moraes Murzani Valeretto. DOTO: VER, OUVIR E SENTIR. Formação de professores em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Jales - SP). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
SOUZA, T. P.; DOMINGUES. A. B. C.. Participação em banca de Micheli Bocchi Dias. As relações étnico-raciais e a sua representação nos espaços de leitura de escolas de Educação Infantil (Jales-SP). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONSECA, D. J.; SOUZA, T. P.; MERCÊS, G.B.. Participação em banca de Danusa de Oliveira Jeremin.A presença negra no espaço teatral: uma análise sobre esteriótipos, visibilidade e invisibilidade negra no teatro brasileiro. 2017.

2.
FONSECA, D. J.; SOUZA, T. P.; MERCÊS, G.B.. Participação em banca de Roberta Elaine Santos de Lima.A intelectualidade negra: o intelectual negro da diáspora.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
54º Festival do Folclore de Olímpia. 2018. (Outra).

2.
IV CONAPIR - Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial em Brasília.Fui delegada representando as Mulheres Negras, participante do GT 07 - Educação e Cultura. 2018. (Outra).

3.
XVII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais FCLAr-UNESp. Debatedora do Grupo de Trabalho Relações étnico-raciais. 2018. (Congresso).

4.
53º Festival do Folclore de Olímpia - FEFOL. 2017. (Outra).

5.
IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial - Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos. 2017. (Outra).

6.
IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial ? o Brasil na década dos afrodescendentes 2017 em São Carlos. 2017. (Outra).

7.
Palestra ?Cosmopolítica e Saberes Afroindígenas: Anti-Epistemologias do Respeito e ContraOntologias da Mistura?pelo Prof. Dr. Marcio Goldman no I Ciclo de Encontros Antropológicos da UNESP. 2017. (Outra).

8.
Palestra Narrativas Biográficas e Etnográficas: Experiência e Meshwork, uma Esquina? pela Profa. Dra. Suely Kofes - UNICAMP no I Ciclo de Encontros Antropológicos da UNESP. 2017. (Encontro).

9.
Roda de Conversa Diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE),. 2017. (Outra).

10.
XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais "Democracia " UNESP. Antigo Reino do Kôngo: origens da memória histórica do Congado. 2017. (Congresso).

11.
2º CHÁ CULTURAL da UNESP, campus de Jaboticabal.Os disfarces do racismo. 2016. (Encontro).

12.
I Fórum Protagonismo Feminino.Congada, palco de vidas. 2016. (Encontro).

13.
XIV Semana de Ciências Sociais da UFSCar. A tradição oral como herança africana no Congado. 2016. (Congresso).

14.
III Pensando Áfricas e suas Diásporas e I Encontro de Antropologia e Educação.Os cantos dos congadeiros: construções e reflexões para negros em sua vivência. 2012. (Encontro).

15.
Seminário Internacional da Afro-Descendência 20 anos de NEAB/UFSCar: desafios ante a maturidade. 2012. (Seminário).

16.
VII COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. 2012. (Congresso).

17.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste- Anpedinha.Educação e identidade negra presentes na Congada. 2011. (Encontro).

18.
I Seminário do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

19.
2º Seminário de Pesquisas em Práticas Sociais e Processos Educativos. 2010. (Seminário).

20.
3º Encontro de Consciência Negra.Educação e diversidade humana. 2010. (Encontro).

21.
46º Festival do Folclore de Olímpia.Apresentação cultural com o Terno de Congada Chapéus de Fitas. 2010. (Outra).

22.
Encontro de Conselhos Municipais e de Lideranças de Comunidades Negras no Estado de São Paulo. 2010. (Encontro).

23.
Encontro de Educação Popular em Saúde da Região Sudeste.Representando o Movimento Negro. 2010. (Encontro).

24.
Fórum Educação Afirmativa Sankofa IPEAFRO. 2010. (Outra).

25.
III Mostra Científica da ANPG e XXII Congresso Nacional de Pós-Graduandos. MULTICULTURALISMO: A IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA. 2010. (Congresso).

26.
I Pré-Conferência Nacional de Cultura Afro-Brasileira. 2010. (Congresso).

27.
I Seminário PBID-UFSCar.Sala de discussão educar-se nas Relações Étnicorraciais. 2010. (Seminário).

28.
Oficina Corporeidade negra no brincar: jogos africanos e afro-brasileiros como instrumento educativo. 2010. (Oficina).

29.
Oficina Matriz Africana e Ação educativa. 2010. (Oficina).

30.
VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as). 2010. (Congresso).

31.
VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as). Congada: o palco da vida. 2010. (Congresso).

32.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS)-COPENE. Congada: o palco da vida. 2010. (Congresso).

33.
VI Conquistas Acadêmicas e Científicas: um reconhecimento.Reconhecimento de Mérito Acadêmico. 2010. (Outra).

34.
VI Mostra de Pesquisa e Produção em Psicologia da Educação.ÁFRICAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA TAMBÉM PASSA PELA CONGADA. 2010. (Outra).

35.
100ª Festa de São Benedito em Aparecida do Norte.Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2009. (Outra).

36.
45º Festival do Folclore de Olímpia.Apresentação cultural com o Terno de Congada Chapéus de Fitas. 2009. (Outra).

37.
51º Congresso da União Nacional do Estudantes. 2009. (Congresso).

38.
II Conferência Estadual da Promoção da Igualdade Racial. 2009. (Outra).

39.
II Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial. 2009. (Outra).

40.
II Encontro de Consciência da UNIRP "Não só agora, mas sempre é tempo de mudança" - Barack Obama.A legislação e a Educação das Relações Étnico-Raciais. 2009. (Encontro).

41.
II Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional "Entre Rios e Trilhos".Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2009. (Outra).

42.
II Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional "Entre Serras e Águas".Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2009. (Outra).

43.
IX Semana do Curso de Pedagogia e V Encontro de Egressos do Curso de Pedagogia -: Pedagogia: para além da docência.debatedora da Mesa Redonda: As possibilidades de atuação do pedagogo. 2009. (Encontro).

44.
Palestra "Sustentabilidade das organizações do terceiro setor". 2009. (Outra).

45.
VI Congresso Científico da UNIRP. O Desenvolvimento do Comportamento Humano nas Organizações: O papel do pedagogo. 2009. (Congresso).

46.
VI Congresso Científico da UNIRP. Cultura e Educação: a construção da identidade negra no processo educativo.. 2009. (Congresso).

47.
1º Encontro da Consciência Negra.Brasil Crioulo. 2008. (Encontro).

48.
4ª Atividade de Inverno: Semana de Minicursos da Pedagogia. 2008. (Outra).

49.
Capacitação A Formação Moral da Criança e a Disciplina Escolar. 2008. (Outra).

50.
Ciclo de Atualização do Curso de Pedagogia. 2008. (Outra).

51.
Curso de Capacitação de Educadores do Projeto Cidadão. 2008. (Outra).

52.
I Conferência Estadual GLBTT: Direitos humanose políticas públicas. 2008. (Outra).

53.
I Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional "Entre Serras e Águas".Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2008. (Outra).

54.
Palestra Herança indígena e africana: o conceito de ser humano e a educação. 2008. (Outra).

55.
V Congresso Científico da UNIRP. 2008. (Congresso).

56.
VIII Semana do Curso de Pedagogia e IV Encontro de Egressos - Pedagogia em Formação. 2008. (Encontro).

57.
43º Festival do Folclore.Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2007. (Outra).

58.
5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE Brasil-África: Um rio chamado atlântico. 2007. (Outra).

59.
Mês da Consciência Negra Povo de Zumbi, Avance.Direitos Humanos: perspectivas dacomunidade negra. 2007. (Outra).

60.
Programa Revelando São Paulo.Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2007. (Outra).

61.
Seminário Regional de Educação e Relações Raciais. 2007. (Seminário).

62.
42º Festival do Folclore.Terno de Congada Chapéus de Fitas. 2006. (Outra).

63.
Seminário Internacional de Políticas de Ações Afirmativas. 2006. (Seminário).

64.
VI Semana da Pedagogia da UNIRP.Temas Sociais e Educacionais da Atualidade. 2006. (Outra).

65.
VI Semana do Curso de Pedagogia e II Encontro de Egressos da UNIRP: A Pedagogia e o Direito à Educação: Novos desafios. 2006. (Encontro).

66.
19º Encontro de Companhia de Reis de Monte Aprazível. 2005. (Encontro).

67.
41º Festival do Folclore.Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2005. (Outra).

68.
Festa de Cultura Popular de Ubatuba "Caiçarada".Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2005. (Outra).

69.
II Conferência Nacional do Meio Ambiente. 2005. (Outra).

70.
I Interset - Encontro Internacional Paulista e II FIAM- Fórum Intercambial da Alta Mogiana. 2005. (Encontro).

71.
1ª Beca: Motra de Brinquedo e Jogos Pedagógicos. 2004. (Outra).

72.
5º Encontro de Bandeiras de Santos Reis de Severínia. 2004. (Encontro).

73.
I Semana da Mulher: Perpectivas da Musa do Século XXI. 2004. (Outra).

74.
Palestra Motivação Pessoal e Profissional. 2004. (Outra).

75.
39º Festival do Folclore.Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2003. (Outra).

76.
6º ECAL - Encontro Cultural de Arte Livre de Guairá.Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2003. (Encontro).

77.
38º Festival do Folclore.Terno de Congada Chapéu de Fitas. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, Tatiane Pereira de.; MERCÊS, G.B. ; SILVA, E. P. ; FONSECA, D. J. . Caravana Queermuseu. 2018. (Outro).

2.
SOUZA, Tatiane Pereira de.; SILVA, E. P. ; FONSECA, D. J. ; MERCÊS, G.B. . I Semana Queerlombo. 2018. (Outro).

3.
SOUZA, T. P.. Palestra Narrativas Biográficas e Etnográficas: Experiência e Meshwork, uma Esquina? pela Profa. Dra. Suely Kofes - UNICAMP no I Ciclo de Encontros Antropológicos da UNESP. 2017. (Outro).

4.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Palestra ?Cosmopolítica e Saberes Afroindígenas: Anti-Epistemologias do Respeito e ContraOntologias da Mistura?pelo Prof. Dr. Marcio Goldman no I Ciclo de Encontros Antropológicos da UNESP. 2017. (Outro).

5.
SOUZA, Tatiane Pereira de.; FONSECA, D. J. ; CHALOBA, R. F. S . VI Semana Acadêmica Africana e I Seminário AKOMA da UNESP-FCLAr - ?Novos rumos e desafios?. 2017. (Outro).

6.
SOUZA, Tatiane Pereira de.. Palestra ?Negras e Negros Inventores, Cientistas e Pioneiros: Contribuições para o desenvolvimento da Humanidade? pelo Prof. Me. Carlos Eduardo Dias Machado no I Ciclo de Encontros Antropológicos da UNESP. 2017. (Outro).

7.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J. F. ; FERREIRA, J. B. . 15º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2016. (Outro).

8.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J. F. ; FERREIRA, J. B. . 14º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2015. (Outro).

9.
PEREIRA, D. M. ; SOUZA, T. P. ; AGUIAR, J. G. ; FERNANDES, K. N. ; SANTOS, J. M. ; OLIVEIRA, H. H. . I Encontro Presencial dos Cursos de Extensão e de Especialização do Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA da UFOP. 2015. (Outro).

10.
PEREIRA, D. M. ; SOUZA, T. P. ; OLIVEIRA, H. H. ; AGUIAR, J. G. ; FERNANDES, K. N. ; SANTOS, J. M. ; PINTO, J. R. ; POTIGUARA, E. L. S. ; BRANCO, C. F. C. . III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. 2015. (Congresso).

11.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J. B. . 13º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2014. (Outro).

12.
SOUZA, T. P.; CHAVES, A. ; MOREIRA, A. ; FERNANDES, A. C. R. ; VASCONCELOS, A. L. F. ; PAIVA, C. E. A. ; TALGA, J. V. B. ; CONCEICAO, J. G. ; VIANA, K. D. ; FERREIRA, M. L. ; MARTINS, M. ; EZIQUIEL, N. F. ; CAMPOS, R. R. ; FIDELIS, T. . XIII Semana de Pós Graduação: Nas teias da memória e da imaginação. 2014. (Congresso).

13.
SOUZA, T. P.. III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, Democracia e Desenvolvimento sem Racismo. 2013. (Outro).

14.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J. F. ; FERREIRA, J. B. . 12º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2013. (Outro).

15.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J. B. ; FERREIRA, J. F. . 11º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2012. (Outro).

16.
SOUZA, T. P.. VII COPENE - Congresso de Pesquisadores/as Negros/as. 2012. 2012. (Congresso).

17.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J. B. ; FERREIRA, J. F. . 10º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2011. (Outro).

18.
SOUZA, T. P.; NASCIMENTO, L. A. C. ; SANTOS, E. F. ; VELOZO, F. . Semana de Calourada Malick: A coisa tá ficando preta. 2011. (Outro).

19.
SOUZA, T. P.; NASCIMENTO, L. A. C. ; VELOZO, F. . I Feira Afro-Indígena & Convidados (IV Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação). 2011. .

20.
SOUZA, T. P.; SILVA, P. B. G. E. ; SABADINI., C. P. ; SILVA, V. P. . IV Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação. 2011. (Outro).

21.
FERREIRA, J. B. ; FERREIRA, J. F. ; SOUZA, T. P. . 9º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2010. (Outro).

22.
SOUZA, T. P.; SILVA, P. B. G. E. ; SANTIAGO, F. ; SILVA, V. P. . II Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação. 2010. (Outro).

23.
SOUZA, T. P.; BRITO, S.R.D . IX Semana do Curo de Pedagogia e V Encontro de Egressos do Curso de Pedagogia -: Pedagogia: para além da docência. 2009. (Outro).

24.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 7º Encontro de Bandeiras de Santos Reis. 2009. (Outro).

25.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 8º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2009. (Outro).

26.
SOUZA, T. P.; NUNES, C. ; FRANCELINO, C.M. . Mês da Conciência Negra de 2009 "Cada vez mai próximos". 2009. (Outro).

27.
FRANCELINO, C.M. ; SOUZA, T. P. ; NUNES, C. . Oficina Regional de Fortalecimento Institucional. 2009. (Outro).

28.
SOUZA, T. P.; FRANCELINO, C.M. ; NUNES, C. ; et.al . Sessão Solene Troféu Fidelidade. 2009. (Outro).

29.
SOUZA, T. P.; FRANCELINO, C.M. ; et.al ; NUNES, C. . Chá da Tarde - Projeto:"Mulheres negras em ação". 2009. (Outro).

30.
SOUZA, T. P.. 1º Encontro da Consciência Negra - A gente precisa ver o luar. 2008. (Outro).

31.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 6º Encontro de Bandeiras de Santos Reis. 2008. (Outro).

32.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 7º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2008. (Outro).

33.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 5º Encontro de Bandeiras de Santos Reis. 2007. (Outro).

34.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.B. ; FERREIRA, J.F. . 6º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2007. (Outro).

35.
SOUZA, T. P.; SILVA, J.R. S. . I Encontro da Juventude Negra de São José do Rio Preto - ENJUNE. 2006. (Outro).

36.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 4º Encontro de Bandeiras de Santos Reis. 2006. (Outro).

37.
FERREIRA, J.F. ; SOUZA, T. P. ; FERREIRA, J.B. . 5º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2006. (Outro).

38.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 3º Encontros de Bandeiras de Santos Reis. 2005. (Outro).

39.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 4º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2005. (Outro).

40.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 2º Encontros de Bandeiras de Santos Reis. 2004. (Outro).

41.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 3º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2004. (Outro).

42.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 1º Encontros de Bandeiras de Santos Reis. 2003. (Outro).

43.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 2º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2003. (Outro).

44.
SOUZA, T. P.; FERREIRA, J.F. ; FERREIRA, J.B. . 1º Festa do Congado de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sagiani Machado. Literatura infanto-juvenil: para construir e/ou destruir identidades. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Tatiane Pereira de Souza.

2.
Rosalina de Lazaro. A dança afro-brasileira como elemento de valorização da cultura nas aulas de educação física. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Tatiane Pereira de Souza.

3.
Ângela Regina Doimo. Jogos e Brincadeiras Indígenas e Africanas na Escola. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Tatiane Pereira de Souza.

4.
Luciana Valeria da Silva. Promovendo a Igualdade na Escola. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Tatiane Pereira de Souza.

5.
Edna Rodrigues Souza. A identidade negra e as práticas pedagógicas na primeira infância de 0 a 3 anos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Tatiane Pereira de Souza.

6.
Sueli Ribeiro Mota. Educar para e nas relações étnico-raciais na escola - contribuições para a educação infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Tatiane Pereira de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SOUZA, T. P.. Continuidades bantu-africanas presentes na Congada e em outras manifestações da cultura afro-brasileira. In: Ana Caroline da Silva de Jesus; Whellder Guelewar. (Org.). Terça Afro : território de afetos. 1ed.São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2016, v. 1, p. 10-.



Outras informações relevantes


Publicação aceita para 1ª edição do Livro "Áfricas: processos educativos do Terno de Congada Chapéus de Fitas" pela Editora Appris (aguardando financiamento); É congadeira do Terno de Congada Chapéus de Fitas; Membro da Associação Brasileira dos Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN). (filiação 2010); Coordenadora fundadora do AKOMA - Grupo de Estudos e Pesquisas, 2016; Membro fundador do MALICK: Coletivo de Vivências e Estudos Africanos; Eleita delegada para I Pré-Conferência Nacional de Cultura Afro-Brasileira, Fundação Cultural Palmares ? MinC em 2010; Conselheira da Sociedade Civil Organizada do Conselho Municipal do Orçamento Participativo de São José do Rio Preto, Secretaria Mun. dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência Raça e Etnias. SJRP em 2009; Conselheira do Conselho Afro-Brasileiro do Município de São José do Rio Preto, Biênio 2009/201, 2011-2013, Prefeitura e Conselho Afro-Brasileiro de São José do Rio Preto em 2009;Eleita delegada para a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania - São Paulo em 2009; Eleita delegada para a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Presidência da República - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualde Racial ? SEPPIR - II CONAPIR em 2009; Eleita delegada para a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania - São Paulo em 2013;  Eleita delegada para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Presidência da República - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualde Racial ? SEPPIR, 2013; Eleita delegada IV CONAPIR 2018; Candidata ao Conselho Nacional de Política Cultural - Setorial de Culturas Afro-Brasileiras de São Paulo (SP) http://cultura.gov.br/votacultura/foruns/sp-afro-brasileiro/,%202015; Integra a Comissão de Articulação do IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa;



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