Caroline de Almeida Delgado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1426651144193694
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pós-graduanda em Literatura, Cultura e Memória no IFF- Fluminense. Lecionou no Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus no Projeto Mulheres Mil como professora de Língua Portuguesa. Atualmente faz parte do corpo docente do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), atuando como professora nas disciplinas de Língua Portuguesa; Análise do Discurso; Literatura Brasileira I; Teoria da Literatura I; e Língua Portuguesa Instrumental nos cursos de Direito, Odontologia e Letras. Neste último atua também como Coordenadora. É tutora na disciplina Língua Portuguesa na Educação II no curso de Pedagogia (CEDERJ) e professora de Língua Portuguesa pelo programa de Apoio ao Ensino na UENF nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo e Biologia. Atua como coordenadora dos estagiários do curso de Letras no projeto Remição de Pena pela Leitura no presídio e na Casa de Detenção de Campos dos Goytacazes. Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Literatura, Linguística, Análise do Discurso e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline de Almeida Delgado
Nome em citações bibliográficas
DELGADO, C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Fluminense, Faculdade de Filosofia de Campos.
Rua Tenente-Coronel Cardoso - de 133 a 557 - lado ímpar
Centro
28010801 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 21013355


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: A autoficção em Um Sopro de Vida de Clarice Lispector,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Analice Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Literatura, autoficção, Clarice Lispector.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Literatura.
2016 - 2016
Aperfeiçoamento em Curso de Francês C1. (Carga Horária: 40h).
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
Título: Língua Francesa C1. Ano de finalização: 2016.
2008 - 2013
Graduação em Letras - Português e Francês.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
A Salesianidade e suas implicações para a educação. (Carga horária: 12h).
Rede Salesianas de Escolas, SALESIANO, Brasil.
2014 - 2014
Poesia Contemporânea. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação Continuada de Prof. de Língua Estrangeira. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Estágio de formação de professores de francês. (Carga horária: 12h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Cultura e Literatura do Quebec e ensino do FLE. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Cultura, Literatura e ensino do FLE. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Fluminense, UNIFLU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

09/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia de Campos, Faculdade de Filosofia de Campos.

Atividade realizada
Professora participante do Comitê de Ética.
08/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia de Campos, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Letras.
02/2017 - Atual
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2016 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Análise do Discurso
Teoria da Literatura
Literatura Brasileira
02/2016 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2016 - 07/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual e Língua Portuguesa

Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Linguagens PRONATEC, Carga horária: 20


Instituto Politécnico de Ensino, IPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5

Atividades

03/2015 - 07/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Centro Educacional Bilingue Sunflower, CES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Educação Laura Vicunha, IELV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


CAIC Rio Grande, CAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Francês PIBID, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Autoficção e variações (auto)biográficas: tendências contemporâneas da escrita do eu
Descrição: O projeto surgiu a partir das inquietações nos estudos sobre a autoficção pela professora Kelley B. Duarte. Sua tese de doutoramento (UFRGS) intitulada: A escrita autoficcional e híbrida de Régine Robin: mobilidades nos percursos da memória. A professora explorou os aspectos da autoficção enquanto novo gênero. Com isso surgiu à possibilidade de expandir seus estudos e pesquisas sobre este novo gênero em âmbito nacional, com a seleção de um corpus ficcional de escritores brasileiros que praticam a autofcção. O projeto foi aprovado em 2011 e , desde então, as pesquisas e estudos neste período foram de análise de duas importantes obras de escritores brasileiros: Carlos Heitor Cony - Quase memória , Quase romance e Luíz Andreoli de Moraes - O pastel Voador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Caroline de Almeida Delgado - Integrante / Kelley Baptista Duarte - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2011
Estudo da Mitologia Kaingang e sua influência na cultura do sul do Brasil
Descrição: A cultura do Rio Grande do Sul está marcada pela presença de palavras provenientes da cultura indígena, mormente no que se refere aos topônimos. Ocorre que, embora muitas pesquisas tenham sido feitas para desvendar o sentido que as palavras originais na língua nativa da região que formaram esses nomes, parece-nos, que pouco se tem feito para buscar, no seio dos mitos primitivos dessa cultura que sentido elas tinham em relação à origem, existência e destino dos indivíduos. O que nos parece necessário garimpar é essa cultura primitiva que está na raiz da formação antiga dos nomes. Embora seja difícil se chegar a um resultado completo e acabado, parece-nos possível desvendar os rastros desse passado ainda presente na alma dos que ainda aqui hoje estão e portam em seu íntimo as marcas do DNA desses habitantes primitivos. Este trabalho deseja rastrear na cultura presente dos Kaingangues contemporâneos os traços dessa cultura ainda presentes depois de tantos anos de dominação da cultura europeia e mesmo africana às quais esses indivíduos foram submetidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Caroline de Almeida Delgado - Integrante / Profª Drª Maria Cristina Freitas Brisolara - Integrante / Bruna Cipollatti Lopes - Integrante / Emma Helena Torino - Integrante / Josiane Porto da Rosa - Integrante / Oscar Luiz Brisolara - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2012 - Atual
Contando Histórias para Velhos Amigos
Descrição: O projeto Contando Histórias para velhos amigos é um projeto social criado em junho de 2012, tem o intuito de levar a literatura para os idosos do Asilo de Pobres de Rio Grande. O projeto conta com a colaboração da professora Liane Bonato, e a acadêmica Lucimara Ulguim..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Caroline de Almeida Delgado - Coordenador / Liane Bonato - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Literatura.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:10
Delgado, Caroline de Almeida  Data: 22/05/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Talita Barros2017Talita Barros ; Paolla dos Santos Souza ; DELGADO, C. A. . Entre a ficção e memória durante a Ditadura Militar no Brasil. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 745-753, 2017.

2.
DELGADO, C. A.2014DELGADO, C. A.. Um olhar autoficcional em Um sopro de vida de Clarice Lispector. Revista Científica Linkscienceplace, v. 1, p. 177-192-192, 2014.

3.
DELGADO, C. A.2013DELGADO, C. A.. A escrita autoficcional em Um sopro de vida de Clarice Lispector. Revista Arandu (Dourados), v. 66, p. 1-64, 2013.

4.
DELGADO, C. A.2012DELGADO, C. A.; DUARTE, Kelley . Teorias Canadenses da autoficção na obra de escritores brasileiros: Uma interface teórico-ficcional. Revista Interfaces Brasil-Canadá, v. XI, p. 1-6-1, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
DELGADO, C. A.. A autoficção em Um sopro de vida de Clarice Lispector. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DELGADO, C. A.. A escrita autoficcional em Um sopro de vida de Clarice Lispector. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DELGADO, C. A.. ANÁLISE DA VOZ MÉDIA NA NARRATIVA INDÍGENA ?LENDA DA AURAUCÁRIA E DA GRALHA AZUL?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DELGADO, C. A.. " A avaliação oral em língua francesa". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BATISTA, D. S. ; DELGADO, C. A. . Remição de pena pela leitura sob o olhar do docente de Letras. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2017 (Capítulo de Livro no prelo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Talita Barros; Analice Martins; Beta, Thiago; DELGADO, C. A.. Participação em banca de Victor da Penha Miranda.À luz da tarde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas) - Instituto Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana Acadêmica da Licenciatura em Letras. 2017. (Outra).

2.
I Semana Acadêmica da Licenciatura em Letras.Modalidade de comunicação oral da área temática Estudos Literários e Educação. 2017. (Outra).

3.
Encontro das Licenciaturas 2015 Semana Acadêmica da UENF. 2015. (Congresso).

4.
V CICC Congresso Internacional de Conhecimento Científico. 2015. (Congresso).

5.
X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2015. (Congresso).

6.
II Jornada PIBID Pedagogia.O Intercultural no ensino aprendizagem de língua estrangeira - Uma análise dos métodos de ensino. 2014. (Outra).

7.
Jornada de Filosofia: O ensino de Filosofia em Debate. 2013. (Seminário).

8.
Jornada Literária: Análise do Discurso Literário da Obra de Maria Alice Barroso. 2013. (Seminário).

9.
XIII Mostra de Pós Graduação UENF. Língua e Cultural: Uma análise de métodos de ensino de Francês. 2013. (Congresso).

10.
Desafios do Ensino de Línguas Estrangeiras em Séries Iniciais. 2012. (Simpósio).

11.
I CIFLE - Colóquio Internacional de Formação de professores de línguas estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino. 2012. (Congresso).

12.
III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem Pensamento, Cultura e Tecnologia. A Interculturalidade no ensino de língua estrangeira: O Intercultural como aliado no ensino aprendizagem de língua francesa. 2012. (Congresso).

13.
II Movimenta Letras 2012 Reflexões do Universo (des)conhecido das Letras. 2012. (Seminário).

14.
Stage de Formation des Professeurs de Français du Rio Grande do Sul 2012. 2012. (Congresso).

15.
VIII Semana Acadêmica de Letras Formação Curricular que temos e o e o currículo que queremos!?. 2012. (Seminário).

16.
I Colóquio de estudos literários do debate em Crítica, história e Teorias literárias. 2011. (Seminário).

17.
I Movimenta Letras. 2011. (Seminário).

18.
Semana Acadêmica de Letras.A avaliação Oral em língua francesa. 2011. (Seminário).

19.
VIII Semana Acadêmica de Letras Formação Curricular: O currículo que temos e o currículo que queremos. 2011. (Seminário).

20.
XI Congresso Internacional - ABECAN. TEORIAS CANADENSES DA AUTOFICÇÃO NA OBRA DE ESCRITORES BRASILEIROS: UMA INTERFACE TEÓRICO-FICCIONAL. 2011. (Congresso).

21.
XVI Congresso Internacional de la ALFAL. ANÁLISE DA VOZ MÉDIA NA NARRATIVA INDÍGENA ?LENDA DA AURAUCÁRIA E DA GRALHA AZUL?. 2011. (Congresso).

22.
IX Mostra de Produção Universitária FURG.A avaliação oral em língua francesa. 2010. (Seminário).

23.
Cultura e Literatura do Quebec e ensino do FLE (Francês Língua Estrangeira). 2008. (Congresso).

24.
II Congresso Internacional de Estudos Históricos: Imprensa, História, literatura e Informação.. 2007. (Congresso).

25.
Seminário Nacional de História da Literatura. 2007. (Seminário).

26.
V Semana Acadêmica - Língua, Linguagem e Ensino: Múltiplas perspectivas e possibilidades. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DELGADO, C. A.. Licenciatura, Literatura e Arte em tempos de Ditadura. 2018. (Outro).

2.
DELGADO, C. A.; CRISPIM, E. . VII Semana Acadêmica da UENF - Encontro das Licenciaturas 2015. 2015. (Congresso).

3.
DELGADO, C. A.; CRISPIM, E. . X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 20:46:54