Dalmir Rogério Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8892640500335012
  • Última atualização do currículo em 20/05/2018


É Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, professor titular das disciplinas "Estética do Espetáculo" e "Cenografia e Indumentária I e II" no Curso de Teatro (bacharelado e licenciatura) da Universidade Anhembi Morumbi (desde 2017) onde é Coordenador do "Laboratório de Pesquisa para Design da performance, Objeto e Espaço". atua na área de visualidades da cena: cenografia, arquitetura corporal e boneco/objeto. Membro do GT " Poéticas Visuais , Espaciais e Sonoras" e o "Fórum de Editores" da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Performáticas (ABRACE) . É cenógrafo e figurinista nas companhias Truk- Teatro de Bonecos (desde 2009), Morpheus Teatro (desde 2010) e Sobrevento (desde 2015). É membro do "Núcleo de Pesquisa de Traje de cena, Indumentária e Tecnologia" e do "GT- Traje de cena" (Colóquio de Moda) (desde 2010) - coordenados pelo Prof. Dr. Fausto Viana. É Integrante do "GT de Cenografia" do IFTR (desde 2017), coordenado por Prof Dr. Nick Hunt e Professora Dra. Sophia Pantovouvaki, membro das comissões científicas do "Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda" (desde 2014) e do "Congresso Internacional de Design e Informação"(desde 2017). Pesquisa as possíveis relações entre as dimensões visuais, materiais e simbólicas entre corpo, traje de cena,boneco/objeto e espaço na cena teatral contemporânea. Autor junto ao Prof. Dr. Fausto Viana de "Figurino e Cenografia para Iniciantes"(Companhia das Letras e Cores, 2015). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dalmir Rogério Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, Dalmir Rogério

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi (Campus-Moóca).
Rua Doutor Almeida Lima,1134
Mooca
03164000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 27904500
URL da Homepage: http://portal.anhembi.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: As dimensões do traje de cena no Giramundo e no Royal de Luxe, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Fausto Roberto Poço Viana.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Giramundo, Royal de Luxe; traje de cena; teatro de bonecos; teatro de animação; Giramundo; Royal de Luxe.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Cenografia.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2010 - 2012
Mestrado em Artes Cênicas.
Escola de Comunicações e Artes, ECA- USP, Brasil.
Título: Alinhaves entre traje de cena e moda: Estudos a partir de Grabriel Villela e Ronaldo Fraga,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Doutor Fausto Roberto Poço Viana.
Palavras-chave: traje de cena; moda; Gabriel Villela; Ronaldo Fraga.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Design de Cena.
Escola Superior de Teatro e Cinema, ESTEC, Portugal.
Ano de interrupção: 2008
2001 - 2004
Graduação em letras.
Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
Título: Teatro- Arte: O professor artista.
Orientador: professora Doutora Regina Selan.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino). (Carga horária: 96h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino). (Carga horária: 96h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Técnicas de Costura e Acabamentos. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC (SP), Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino). (Carga horária: 96h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Curso Livre de ?Conservação Preventiva de Tecidos?. (Carga horária: 30h).
Centro Técnico Templo das Artes, CTTA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Modelagem e Criação de Trajes de Cena. (Carga horária: 45h).
Escola de Comunicações e Artes, ECA- USP, Brasil.
2011 - 2011
O Brasil Profundo por Gabriel Villela. (Carga horária: 40h).
Teatro Vivo, TEATRO VIVO, Brasil.
2011 - 2011
Trajes Costurados com Jum Nakao; Ronaldo Fraga;.
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
2009 - 2009
Poetica da destr..
Grupo de Teatro IX, G. TEATRO IX, Brasil.
2009 - 2009
Confecção, Dramaturgia e manipulação de bonecos. (Carga horária: 200h).
centro de estudos de teatro de Animação, CETA (CIA TRUKS), Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Estagio em cenografia, figurino e marionetes.
CIA Teatral Criadores de Imagens, CRIADORES DE IMA, Portugal.
2006 - 2007
Extensão universitária em Exp. em Lit. Brasileira.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2006
Formação do Ator.
teatro escola macunaíma, MACUNAÍMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: professor titular, Enquadramento Funcional: professor do programa de graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Professor titular nas Disciplinas Estética do Espetáculo, Cenografia e Indumentária I e II do Curso de Teatro

Atividades

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Anhembi Morumbi (Campus-Moóca), .

02/2017 - Atual
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
cenografia e indumentária I, cenografia e indumentária II, estética do espetáculo

Grupo Sobrevento, SOBREVENTO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: sem vínculo, Enquadramento Funcional: cenografo e figurinista, Carga horária: 4


CIA Truks de Teatro, CIA TRUKS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cenografo e figurinista, Carga horária: 20
Outras informações
Cenografo responsável pela coordenação do ateliê criação, confecção e manutenção dos bonecos, cenários. Figurino dos bonecos e dos atores sob a direção de Henrique Sitchin, fundador e coordenador geral da Cia. Truks de Teatro de Bonecos.


Morpheus Teatro, MORPHEUS TEATRO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: sem vínculo, Enquadramento Funcional: cenógrafo e figurinista
Outras informações
Trabalhos de cenografia realizados sem vínculo empregatícios. Realizados em periodos de montágens de espetáculos.


O Casulo, O CASULO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: sem vínculo, Enquadramento Funcional: cenógrafo, restaurador


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: estagiário


teatro escola macunaíma, MACUNAÍMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de interpretação, Carga horária: 4


Cia Rapsodos de Mil Fabulas, CIA RAPSODOS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: artista integrante, Enquadramento Funcional: Figurinista e ator
Outras informações
Figurinista e ator atua como parceiro de trabalho sob cood. de Paco Abreu em cursos oficinas workshops relacionados a form. do ator contador de historias e a trad. popular



Linhas de pesquisa


1.
visualidades da cena e ativismo


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Teatralidade como dispositivo potencializador da imagem-levante na relação entre corpo e objeto
Descrição: Este projeto propõe ampliar a noção relacional entre corpo e objeto desenvolvida na Tese de Doutorado ?As dimensões do traje de cena no Giramundo e no Royal de Luxe? (2017), a partir da noção de teatralidade como dispositivo potencializador na arquitetura corporal que por sua vez pode ser semiotizada como imagem- levante por meio do estado transitivo da matéria na relação com o espaço-corpo. Trata-se de um estudo da perspectiva das visualidades da cena e de sua incidência no âmbito dos espetáculos teatrais, ações/ performances, intervenções e/ou ocupações instalativas, manifestações públicas e imigrações que propiciem refletir os aspectos de teatralidade e suas clivagens metonímicas e performativas. Desta forma interessa pontuar o movimento interno da teatralidade como dispositivo: entre a representação e a performatividade; e seu movimento externo: deslocamento como categoria, que definiu a arte da segunda metade do século XX para os espaços sociais e cotidianos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Dalmir Rogério Pereira - Coordenador.
2017 - Atual
Teatralidade como dispositivo potencializador da imagem-levante na relação entre corpo e objeto
Descrição: Este projeto propõe ampliar a noção relacional entre corpo e objeto desenvolvida na Tese de Doutorado ?As dimensões do traje de cena no Giramundo e no Royal de Luxe? (2017), a partir da noção de teatralidade como dispositivo potencializador na arquitetura corporal que por sua vez pode ser semiotizada como imagem- levante por meio do estado transitivo da matéria na relação com o espaço-corpo. Trata-se de um estudo da perspectiva das visualidades da cena e de sua incidência no âmbito dos espetáculos teatrais, ações/ performances, intervenções e/ou ocupações instalativas, manifestações públicas e imigrações que propiciem refletir os aspectos de teatralidade e suas clivagens metonímicas e performativas. Desta forma interessa pontuar o movimento interno da teatralidade como dispositivo: entre a representação e a performatividade; e seu movimento externo: deslocamento como categoria, que definiu a arte da segunda metade do século XX para os espaços sociais e cotidianos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Dalmir Rogério Pereira - Coordenador.
2013 - 2017
As dimensões do traje de cena no Giramundo e no Royal de Luxe
Descrição: Esta pesquisa é um estudo sobre o traje de cena na relação boneco/objeto e ator/manipulador, a partir das dimensões materiais, visuais e simbólicas que o constituem. O estudo abarca dois estudos de caso: a companhia mineira de teatro de bonecos Giramundo e a companhia francesa de teatro de rua Royal de Luxe.A hipótese é que o traje de cena no teatro de animação adquire significados específicos quando se expande sua investigação e entendimento para além do traje do boneco, alcançando a relação boneco/objeto e ator / manipulador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Dalmir Rogério Pereira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2012
Alinhaves entre traje de cena e moda: Estudos a partir de Gabriel Villela e Ronaldo Fraga
Descrição: Esta pesquisa é um estudo acerca das intersecções entre teatro e moda, através do aspecto ritualístico do traje de cena, a partir do trabalho do diretor e figurinista Gabriel Villela em Romeu e Julieta (1992, junto ao Grupo Galpão de Teatro); e do trabalho do estilista Ronaldo Fraga, no desfile Nara Leão (2007)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Dalmir Rogério Pereira - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - Atual
Acervo e memoria no Sobrevento
Descrição: Organização e restauração, catalogação e exposição do acervo de traje de cena e bonecos do grupo de teatro Sobrevento.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Dalmir Rogério Pereira - Coordenador / Luiz André Cherubini - Integrante / Sandra Vargas - Integrante.
2015 - 2015
Crossing
Descrição: Projeto de cenografia e traje de cena na área de teatro de animação pré-selecionado para representar a Escola de Comunicações e Artes na seleção nacional de trabalhos para o Stand das Escolas (Brasil) na Quadrienal de Praga 2015. Projeto de cenografia e traje de cena na área de teatro de animação selecionado para o Stand das Escolas (Brasil) na Quadrienal de Praga 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: teatro/performance.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: visualidades da cena/cenografia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: arquiteturas do corpo/ traje de cena.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: estética do espetáculo.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: teatro de animação.


Idiomas


Inglês
Compreende BemLê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Doutor em Artes Cênicas, ECA-USP , FAPESP.
2017
APC de melhor espetáculo de Teatro "BERENICES" Grupo Morpheus, APC.
2012
Mestre em Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes (ECA- USP).
2011
Triga de Ouro, Equipe Brasil/Quadrienal de Praga.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Viana, Fausto ; PEREIRA, Dalmir Rogério . Figurino e Cenografia para Iniciantes. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras e Cores, 2015. 47p .

2.
Viana, Fausto ; PEREIRA, Dalmir Rogério . Figurino e Cenografia para Iniciantes. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Entrevista- Dalmir Rogério. In: Fausto Viana; Carolina Bassi. (Org.). Dalmir Rogério. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014, v. 1, p. 87-96.

2.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Ensaiando sobre Traje de Cena e Moda. In: Fausto Viana; Rosane Muniz. (Org.). Ensaiando sobre Traje de Cena e Moda. 1ed.Sâo Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012, v. 1, p. 223-241.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O Espaço em William Kentridge como Dispositivo Operador de Subjetivação. In: IX Reunião Científica ABRACE, 2017, Natal. Anais ABRACE, 2017.

2.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O OBJETO COMO DISPOSITIVO DE DESSUBJETIVAÇÃO DA ARQUITETURA CORPORAL EM PORQUE O SR. R. ENLOUQUECEU?. In: 13° Colóquio de Moda, 2017, Bauru. Anais 13°Colóquio. São Paulo, 2017.

3.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O TRAJE ENTRE O HOMEM E O BONECO. In: 12º Colóquio de Moda ? 9ª Edição Internacional 3º Congresso de Iniciação Científica em Design e Moda 2016, 2016, João Pessoa- Paraíba (PB). 12º Colóquio de Moda, 2016.

4.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O ESCAFANDRO NO ROYAL DE LUXE: O TRAJE SUPERDIMENSIONADO DO GIGANTE MERGULHADOR. In: CIMODE, 2016, Buenos Aires (Argentina). CIMODE, 2016.

5.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O TRAJE DO BONECO PRÉ-HISPÂNICO NA MESOAMÉRICA. In: 11º Colóquio de Moda ? 8ª Edição Internacional 2º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda 2015, 2015, Curitiba. Colóquio de Moda. São Paulo, 2015.

6.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O Traje de Cena em ?Giz?.. In: 10° COLOQUIO DE MODA , 10° EDIÇÃO INTERNACIONAL e 1° CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CINETÍFICA EM DESIGN E MODA, 2014, Fortaleza. ANAIS DO 10° COLOQUIO DE MODA E 10°, 2014.

7.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Traje de Cena e Teatro de Bonecos: Um estudo de caso de 'O Gigante de Guadalajara?. In: 9° Colóquio de Moda, GT- Traje de Cena, 2013, Fortaleza. Anais do 9° Colóquio de Moda, 2013.

8.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Ensaiando sobre Moda: Indumentária e moda falamos da mesma coisa?. In: Colóquio de Moda, 2012, Maringá. Colóquio de Moda, 2012.

9.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Ronaldo Fraga e a Moda Teatralizada: Um Estudo de Caso acerca do Desfile Nara Leão. In: CIMODE, 2012, Guimarães (Portugal). 1° Congresso Internacional de Moda e Design, 2012.

10.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Ensaio Sobre Traje de Cena. In: 8° Colóquio de Moda, 2011, Rio de Janeiro. Colóquio de Moda, 2011.

11.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Moda Teatralizada: o traje de cena nos desfiles de Ronaldo Fraga. In: Quadrienal de Praga, 2011, Praga. Diário das Escolas. São Paulo: FUNARTE, 2011. v. 1. p. 87-92.

12.
PEREIRA, Dalmir Rogério; Viana, Fausto ; Muniz, Rosane . As Delicadas Tramas de Gabriel Villela. In: Quadrienal de Praga, 2011, Praga. Diário dos Pesquisadores. São Paulo: FUNARTE, 2011. p. 75-80.

13.
PEREIRA, Dalmir Rogério. A Criação do Figurino por Gabriel Villela: Um Estudo de Caso. In: 7° Colóquio de Moda, 2010, São Paulo. Anais do 8° Colóquio de Moda, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério. As dimensões do traje de cena no Giramundo e no Royal de Luxe. In: IFTR, 2017, São Paulo. Scenography Working Group's, 2017.

2.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Traje de Cena e Teatro de Bonecos: ?O Gigante de Guadalajara? como acontecimento Teatral. In: 11° Seminário de Estudos de Formas Animadas., 2014, . Jaraguá do Sul. Anais do 11° Seminário de Estudos de Formas Animadas., 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério. As dimensões do traje de cena no Giramundo e no Royal de Luxe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Elementos de teatro de animação e cenografia contemporânea a partir do Giramundo e do Royal de Luxe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Dimensões do Traje de Cena na relação corpo, objeto e espaço. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O Escafandro no Royal de Luxe: O Traje Superdimensionado do Gigante Mergulhador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O TRAJE ENTRE O HOMEM E O BONECO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O Traje do Boneco Pré-Hispânico na Mesoamérica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O Traje de Cena em ?Giz?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Traje de Cena e Teatro de Bonecos: ?O Gigante de Guadalajara? como acontecimento Teatral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Traje de Cena e Teatro de Bonecos: Um estudo de caso de ?O Gigante de Guadalajara?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Ronaldo Fraga e a Moda Teatralizada: Um Estudo de Caso acerca do Desfile Nara Leão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Ensaiando sobre Moda: Indumentária e moda falamos da mesma coisa?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Ensaio Sobre Traje de Cena. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEREIRA, Dalmir Rogério. A Criação do Figurino por Gabriel Villela: Um Estudo de Caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Restauro de bonecos da Companhia de teatro de Animação: O Casulo. 2015.

2.
Viana, Fausto ; PEREIRA, Dalmir Rogério . Stand da Mostra das Escolas Quadrienal de Praga. 2011.

3.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Restauro e manutenção de bonecos, cenário e figurino na Companhia Truks de Teatro de Boonecos. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Demolição. 2017. (Maquete).

2.
PEREIRA, Dalmir Rogério. RELATÓRIO FINAL DA PESQUISA DE DOUTORADO Traje de Cena e o Teatro de Bonecos: O Giramundo e o Royal de Luxe.. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Acervo O Casulo. 2015. (Manutenção de obra artística/Restauração).

4.
PEREIRA, Dalmir Rogério. 2° RELATÓRIO CIENTÍFICO PARCIAL DA PESQUISA DE DOUTORADO: Traje de Cena e o Teatro de Bonecos: O Giramundo e o Royal de Luxe.. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
PEREIRA, Dalmir Rogério. RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO DA PESQUISA DE DOUTORADO Traje de Cena e o Teatro de Bonecos: O Giramundo e o Royal de Luxe.. 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
PEREIRA, Dalmir Rogério. 1° RELATÓRIO CIENTÍFICO PARCIAL DA PESQUISA DE DOUTORADO: Traje de Cena e o Teatro de Bonecos: O Giramundo e o Royal de Luxe.. 2014. (Relatório de pesquisa).

7.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Senhor dos Sonhos. 2011. (Manutenção de obra artística/Restauração).

8.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Big Bang. 2011. (Manutenção de obra artística/Restauração).

9.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Maquetes do Stand da Mostra das Escolas na Quadrienal de Praga. 2011. (Manutenção de obra artística/Restauração).

10.
PEREIRA, Dalmir Rogério; Lucas F. Souza ; Daniella Cancino ; Daniela Farias . A Fonte. 2011. (Maquete).

11.
PEREIRA, Dalmir Rogério; Viana, Fausto . 3 palavras.com. 2011. (Maquete).

12.
PEREIRA, Dalmir Rogério. A Bruxinha. 2010. (Manutenção de obra artística/Restauração).

13.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Cidade Azul. 2010. (Manutenção de obra artística/Restauração).

14.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Gigante. 2010. (Manutenção de obra artística/Restauração).

15.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Indumentaria e Elementos de cena. 2009. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério; CHERUBINI, L. A. . Escombros. 2017. Teatral.

2.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Ilha do Pacífico. 2016. Teatral.

3.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Berenice. 2016. Teatral.

4.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Poesia Cênica. 2016. Teatral.

5.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Cancioneiras. 2016. Teatral.

6.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Expedição Pacífico. 2016. Teatral.

7.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Exposição de Teatro de Bonecos. 2015. Teatral.

8.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Acampatório. 2015. Teatral.

9.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Última Notícia. 2014. Teatral.

10.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Construtório. 2013. Teatral.

11.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Por Uma Estrela. 2012. Teatral.

12.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Odisséia. 2007. Teatral.

13.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Umoja: O Canto do Conto. 2007. Teatral.

14.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Fábulas. 2006. Teatral.

15.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O Despertar da Primavera. 2006. Teatral.

16.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Homoextremos. 2006. Teatral.

17.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Herói: A Influência do Mito do Herói no Homem Contemporâneo. 2005. Teatral.

18.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Os Clovis na Rota Felliniana. 2005. Teatral.

19.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O Bode de Floresbela. 2005. Teatral.

20.
PEREIRA, Dalmir Rogério. O Mendigo e o Imperador. 2005. Teatral.

21.
PEREIRA, Dalmir Rogério. A Invasão. 2004. Teatral.

Artes Visuais
1.
SITCHIN, H. ; PEREIRA, Dalmir Rogério . Teatro para Crianças Problemáticas e Solucio-Lunáticas. 2016. Ilustração.

2.
Viana, Fausto ; Muniz, Rosane ; PEREIRA, Dalmir Rogério . Diário das Escolas. 2011. Ilustração.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Viana, Fausto ; PEREIRA, Dalmir Rogério . Stand Mostra das Escolas (Quadrienal de Praga). 2011 (Stand).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ITALIANO, Isabel; Viana, Fausto; BASSI, Carolina.; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Aglair Nigro Mello. Traje Interior no Século XIX: construção passo a passo de cinco estruturas. 2018. Dissertação (Mestrado em TÊXTIL E MODA) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CINTRA, Wagner; LIMA, Reynuncio Napoleão; PEREIRA, Dalmir Rogério; SILVA, Agnaldo Valente; SANTOS, Luis Carlos Ribeiro. Participação em banca de Kely Elias de Castro. Trinta anos a beira do abismo: o grupo sobrevento do virtuosismo da animação de bonecos ao objeto puro. 2018. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
Viana, Fausto; PIRES, Beatriz; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Sandra Regina Facioli Pestana. La Pocha Nostra: traje de cena em performance. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Viana, Fausto; ITALIANO, Isabel; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Maria Celina Gil Reis Boeira. Os Potenciais Narrativos do Bordado nas Artes Cênicas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério; MAGNO, Adriana; BOER, Simoni.. Participação em banca de Bruna B de Souza, Fernanda de M. Mendes, Marcela S. Nakamura.Analise da Caracterização do Coro das Velhas no Processo de Montagem de Lisistrata a partir do conceito de Mascaramento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Elis Regina Alonso Lagua.Reflexão acerca da presença humana nos espetáculos de Teatro Visual encenados oelo Teatro Didático da Unesp. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Artes-Cênicas) - Instituto de Artes da Unesp.

3.
Ramos, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Henrique Vasques Leite.As Influências dramaturgicasde Beckett na onbra de Matéi Visniec. Analise das obras : Fim de Partida e Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
Ramos, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Letícia Alves da Silva.Comparações estéticas das obras ' O país está consternado' e 'Black Mirror'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
Ramos, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Bruna Paula de Carvalho.Eu não sou mais sua coelhina:Visão de Bauman Sobre as Relações Liquisa na Cena de Matei Visniec. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
Ramos, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Dalton Hector Araujo.Performance como processo de criação na peça 'O Pais está consternado'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
Ramos, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Gustavo Vieira Pombo, Leandro Lopes de Oliveira.Peter Brook e o Espaço Vazio: Um estudo sobre a possibilidades cênicas no espetáculo 'O Pais está consternado'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

8.
MAGNO, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Allan Correa dos Santos, Iraci Barbosa dos Santos.Dramaturgismo e direção: diálogos para a criação do espetáculo 'O País está consternado'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

9.
MAGNO, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Priscila Cintra Castro.A expressividade da Cena- o desenvolvimento corporal do ator no palco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

10.
MAGNO, Adriana; Pedro Paulo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Cynthia Mazzierro, Fernando F. Haro, Guillherme Viana.A trajetória do herói na personagem Lisístrata de Aristófanes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

11.
MAGNO, Adriana; Pedro Paulo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Ana Mota da Silva, Bianca Tocaccelli Sisto, Jéssyca Rianho.A Fraqueza da Mulher sob o contexto Histórico-social na obra Lisistrata. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

12.
MAGNO, Adriana; Pedro Paulo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Aline Registro, Daniela Teruya, Isabelle Viegas.Analise e Comparação das peças 'Lisístrata:, a greve do sexo' e 'Casa de Bonecas'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

13.
MAGNO, Adriana; Pedro Paulo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de José Arcivaldo Correia da Silva, Lenira C. de Oliveira.Proposta de Estética Alegórica para os figurinos/traje de cena de alguns personagens que representam o poder na obra 'O espectador Condenado a Morte'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

14.
MAGNO, Adriana; Pedro Paulo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Gabriela de Oliveira.A Figura Cega nas obras de Matéi Visniec. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

15.
MAGNO, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Andressa J. Nunes, Danielle B. Xavier.As façanhas do metateatro:eEspectador, ator ou personagem?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

16.
MAGNO, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de João Félix, Lucas de Souza Marinho.Os artigos 138 e 342 do Código Penal na Obra O espectador Condenado a Morte'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

17.
MAGNO, Adriana; PEREIRA, Dalmir Rogério; Braga, Marcelo. Participação em banca de Saniel F. Seles, Juliana X. de Lima, Marcela Rocha.Os Significados dos Trajes dos Orixás Transportados para utilização no contexto teatral: O traje de cena da personagem Joana na montagem do grupo ato falho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

18.
MAGNO, Adriana; Braga, Marcelo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Barbara G. Parisi.Investigando a dramaturgia : Análise das Ações das Personagens Jasão e Joana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

19.
MAGNO, Adriana; PEREIRA, Dalmir Rogério; Braga, Marcelo. Participação em banca de Julia l.T. Santos , Rodney Cardoso.O Espaço Cênico no Processo Criativo: Uma Reflexão a partir da Experiência no Desenvolvimento da Montagem de 'Gota D' Agua'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.

20.
MAGNO, Adriana; Pedro Paulo; PEREIRA, Dalmir Rogério. Participação em banca de Bruna dos Santos Vieira, Carolina F. de C. Barbosa.A influência do Arquétipo de Afrodite na Personagem , Lisístrata de Aristófanes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mostra de Teatro de São Paulo- MIT SP.Textos cotidianos em cena. 2018. (Outra).

2.
Mostra de Teatro de São Paulo- MIT SP.Intersecções entre poéticas não verbais. 2018. (Outra).

3.
Dimensões visuais e materiais: Possibilidades simbólicas entre o corpo e o espaço. Dimensões visuais e materiais: Possibilidades simbólicas entre o corpo e o espaço. 2017. (Exposição).

4.
IFTR. As dimensões do traje de cena no Giramundo e no Royal de Luxe. 2017. (Congresso).

5.
12° Colóquio de Moda. O TRAJE ENTRE O HOMEM E O BONECO. 2016. (Congresso).

6.
CIMODE. O ESCAFANDRO NO ROYAL DE LUXE: O TRAJE SUPERDIMENSIONADO DO GIGANTE MERGULHADOR. 2016. (Congresso).

7.
Stand da Mostra Nacional das Escolas na Quadrienal de Praga 2015.Crossing. 2015. (Outra).

8.
10° Edição Internacional e 1° Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, GT- Traje de Cena.O Traje de Cena em ?Giz?. 2014. (Seminário).

9.
11° Seminário de Estudos de Formas Animadas..Traje de Cena e Teatro de Bonecos: ?O Gigante de Guadalajara? como acontecimento Teatral.. 2014. (Seminário).

10.
Brasil Labirintos Compartilhados: seleção de trabalhos para Mostra dos Estudantes Brasileiros na Quadrienal de Praga 2015. Crossing. 2014. (Exposição).

11.
9° Colóquio de Moda, GT- Traje de Cena.Traje de Cena e Teatro de Bonecos: Um estudo de caso de ?O Gigante de Guadalajara?.. 2013. (Seminário).

12.
Colóquio de Moda.Ensaio Sobre Traje de Cena. 2012. (Outra).

13.
Seminário de Figurino.Ensaio Sobre Traje de Cena e Moda. 2012. (Seminário).

14.
Colóquio de Moda.Ensaiando sobre Moda: Indumentária e moda falamos da mesma coisa?. 2011. (Outra).

15.
Quadrienal de Praga.Ronaldo Fraga e a moda teatralizada. 2011. (Outra).

16.
Coloquio de Moda.A criação de figurinos por Gabriel Villela- um estudo de caso. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Desenho da Performance e Espaço: processos investigativos através da imagem e forma. 2018. (Exposição).

2.
PEREIRA, Dalmir Rogério. 3º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. 2017. (Congresso).

3.
PEREIRA, Dalmir Rogério. CIDI (8° Congresso Internacional de Design e Informação. 2017. (Congresso).

4.
PEREIRA, Dalmir Rogério. IFTR. 2017. (Congresso).

5.
PEREIRA, Dalmir Rogério. Dimensões visuais e materiais: Possibilidades simbólicas entre o corpo e o espaço. 2017. (Exposição).

6.
MARTINS, M. ; SENA, T. V. ; PEREIRA, Dalmir Rogério . 3º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. 2016. (Congresso).

7.
MARTINS, M. ; SENA, T. V. ; PEREIRA, Dalmir Rogério . 2º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. 2015. (Congresso).

8.
Viana, Fausto ; Muniz, Rosane ; MATSUDA, Juliana ; PEREIRA, Dalmir Rogério ; BASSI, Carolina. . II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Figurino, 2013. 2013. (Outro).

9.
TRUHLAR, P. ; SLOVACEK, P. ; PEREIRA, Dalmir Rogério . Gepetos de Praga: A arte viva das marionetes da Republica Tcheca. 2012. (Exposição).

10.
Viana, Fausto ; PEREIRA, Dalmir Rogério . Stand Mostra das Escolas (Quadrienal de Praga). 2011. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Ana Luisa T. Hernandes. Teatralidade e Performatividade no Espaço Cênico do Espetáculo 'O Rei da Vela' 91967 e 20170.). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Viana, Fausto ; PEREIRA, Dalmir Rogério . Figurino e Cenografia para Iniciantes. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, Dalmir Rogério. CIDI (8° Congresso Internacional de Design e Informação. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro pesquisador do "Núcleo de Pesquisa Traje de Cena , Indumentária e Tecnologia" coordenado pelo Prof. Dr. Fausto R. P. Viana



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 18:49:50