Débora Alfaro São Martinho da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5531549041064584
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Possui experiência no magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental I e Ensino Superior. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase na História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação brasileira, Educação Infantil e ensino de ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Alfaro São Martinho da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. A. S. M.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: As ideias pedagógicas e a inovação na Primeira República brasileira: entre a tradução cultural e a gramática da escola, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: História da Educação Brasileira; História das Ideias Pedagógicas; Impressos; Intelectuais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: José Scaramelli: a trajetória de vida e as interlocuções de um educador e intelectual brasileiro predecessor do Manifesto do Pioneiro da Educação Nova,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Alessandra Arce Hai.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: História da Educação Brasileira; História das Ideias Pedagógicas; Escola Nova; José Scaramelli; Didática; Metodologia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A importância do ensino de ciências para a construção do processo de criação e desenvolvimento da criança pré-escolar.
Orientador: Alessandra Arce.
1996 interrompida
Graduação interrompida em 1997 em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Ano de interrupção: 1997




Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista PIDICT, Enquadramento Funcional: Bolsista PIDICT, Carga horária: 12
Outras informações
Como bolsista PIDICT atuei na área do ensino de ciências para a Educação Infantil do Banco de Objetos Educacionais do MEC,que conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a parceria do Ministério de Ciência e Tecnologia; tendo como principais atividades: implementar aulas nesta área do conhecimento para o respectivo nível de ensino.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Como estagiária atuei na área de Educação Infantil do Banco de Objetos Educacionais do MEC,que conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a parceria do Ministério de Ciência e Tecnologia; tendo como principais atividades: pesquisar, selecionar e cadastrar objetos educacionais de ciências, pertinente ao respetivo nível de ensino, para o repositório de recursos educacionais digitais como vídeos, jogos educacionais, animações, simulações, imagens, mapas interativos, entre outros; com o intuito de atender à educação básica, profissionalizante e superior, nas diversas áreas do conhecimento, com uma perspectiva de inclusão digital e socialização do saber.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Colaboração no Projeto de Extensão "Assessoria à Instalação e Funcionamento da Sala de Africanidades do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira de São Carlos", atuando na: organização e monitoramento de exposições sobre Africanidades; realização de atividades com visitantes das exposições; estudos sobre preconceitos étnico-raciais.


Prefeitura Municipal de São Carlos - SP, PMSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 30
Outras informações
Magistério das Séries Iniciais Ensino Fundamental I


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - 2017
Apropriações, representações e divulgação do ideário da educação nova a partir dos olhares de professores paulistas, partícipes do movimento das missões de ensino no início do século XX no Brasil
Descrição: A pesquisa tem por objetivo compreender o movimento das ideias pedagógicas em circulação no Brasil entre os anos de 1900 e 1930, por meio dos impressos de Orestes Guimarães, Carlos da Silveira, Cesar Pietro Martinez e José Scaramelli, intelectuais da educação que difundiram o modelo paulista de ensino, considerado o mais moderno e científico, por assentar-se nos pressupostos da educação nova. O período delimitado é caracterizado pelo movimento das ?missões? de ensino, nos quais professores paulistas seguiam em comissão a outros Estados a fim de reorganizarem e renovarem, administrativa e pedagogicamente, seus sistemas escolares segundo os princípios da educação nova. Busca-se apreender e analisar como os fundamentos teórico-práticos, propalados pelos teóricos internacionais da educação nova, foram apropriados, adaptados ao contexto brasileiro e divulgados por estes educadores, no momento histórico de ?preparação do terreno? para a consolidação do ideário escolanovista no Brasil. Investiga-se se haveria uma unidade de pensamento acerca da concepção de educação nova difundida pelos intelectuais estudados, de modo a promover uma unificação e nacionalização do sistema de ensino brasileiro. A relevância da pesquisa está na (re)descoberta de registros fundamentais para a compreensão e a reconstituição da história da escola pública brasileira a partir da apreensão do movimento das ideias pedagógicas do período e sua expressão na prática cotidiana do trabalho docente. Como guias metodológicos serão considerados: o caráter concreto do conhecimento histórico-educacional, a perspectiva de longa duração; o olhar analítico-sintético no trato com as fontes; a articulação do singular e do universal e a atualidade da pesquisa histórica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Débora Alfaro São Martinho da Silva - Integrante / Alessandra Arce - Coordenador.
2011 - 2013
José Scaramelli: um bandeirante do ensino paulista na implementação e divulgação de uma didática e metodologia da Educação Nova para a infância brasileira
Descrição: Esta pesquisa tem por tema o estudo do movimento das ideias pedagógicas em circulação no Brasil no período da Primeira República, mediante a trajetória de vida e das interlocuções de um intelectual da educação brasileira, José Scaramelli, intelectual partícipe das missões de professores paulistas. Seu objetivo consiste em apreender, analisar e compreender como os ideais do Movimento da Educação Nova adentram no cenário educacional brasileiro, sendo apropriados e adaptados à realidade da época por este educador. A proposição de um novo modelo pedagógico que indica para a escola brasileira resultaria em algo inovador ou constituiria uma reprodução de tais sistemas de pensamento? Para isso foram tomados como categoria de análise os conceitos de didática e metodologia no conjunto de sua obra, produzida no período de 1914 a 1931. Como guias metodológicos para a análise dos resultados serão considerados o caráter concreto do conhecimento histórico-educacional, a perspectiva de longa duração, o olhar analítico-sintético no trato com as fontes, a articulação do singular e do universal e a atualidade da pesquisa histórica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Débora Alfaro São Martinho da Silva - Integrante / Alessandra Arce - Coordenador.
2009 - 2009
A importância do ensino de ciências para a construção do processo de criação e desenvolvimento da criança pré-escolar
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar se é possível ensinar ciência na educação infantil. Se as crianças desta faixa etária são capazes de desenvolver conceitos científicos e quais os benefícios deste ensino no no processo de criação e no aprendizado futuro destas crianças. Estas categorias são discutidas sob a ótica da psicologia histórico-cultural, que tem Vigotski, Leontiev, Luria e Elkonin, seus principais expoentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Débora Alfaro São Martinho da Silva - Integrante / Alessandra Arce - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Revista Internacional de Formação de Professores


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, D. A. S. M.2015SILVA, D. A. S. M.. Teoria de estado e políticas públicas Sociais: um estudo sobre a influência do pensamento neoliberal nos rumos tomados pela educação brasileira a partir da década de 1990. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 315-330, 2015.

2.
SILVA, D. A. S. M.2013 SILVA, D. A. S. M.; ARCE, A. . José Scaramelli e o esboço de uma Escola Nova Brasileira. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 214-237, 2013.

3.
SILVA, D. A. S. M.2008SILVA, D. A. S. M.; CARVALHO, C. B. ; PEREIRA, J. P. ; SOUSA, M. C. . O Sentido "da" e "na" Matemática. Cadernos da pedagogia (UFSCar. Online), v. 2, p. 68-73, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARCE, A. ; SILVA, D. A. S. M. ; VAROTTO, Michele . Ensinando Ciências na Educação Infantil: descobrindo-se e descobrindo o mundo!. 1. ed. Campinas: Alínea, 2011. v. 1. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, D. A. S. M.; ARCE, A. . Ensinar Ciência aos Pequeninos: a ampliação dos horizontes da criança na descoberta de si e do mundo. In: Alessandra Arce. (Org.). O trabalho pedagógico com crianças de até três anos. 1ed.Campinas: Alínea, 2014, v. , p. 81-103.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VAROTTO, Michele ; ARCE, A. ; SILVA, D. A. S. M. . As Cores do Arco-Íris. Guia Prático do Professor de Educação Infantil, p. 04 - 09, 01 ago. 2016.

2.
VAROTTO, Michele ; ARCE, A. ; SILVA, D. A. S. M. . Descobrindo as sensações. Guia Prático de Educação Infantil, p. 04 - 11, 01 mar. 2016.

3.
VAROTTO, Michele ; ARCE, A. ; SILVA, D. A. S. M. . O Mundo dos Dinossauros. Guia Prático de Educação Infantil, São Paulo, p. 12 - 16, 01 jan. 2015.

4.
VAROTTO, Michele ; ARCE, A. ; SILVA, D. A. S. M. . Atenção! Animais em Perigo!. Guia Prático de Educação Infantil, São Paulo, p. 24 - 27, 01 jun. 2014.

5.
VAROTTO, Michele ; ARCE, A. ; SILVA, D. A. S. M. . De onde vem para onde vai a água. Guia Prático de Educação Infantil, São Paulo, p. 22 - 25, 01 dez. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . A circulação de saberes pedaógicos nas primeiras décadas dos novecentos no Brasil: um estudo a partir da influência dos educadores paulistas. In: XI Congresso Luso-brasileiro de História da Educação (COLUBHE), 2016, Porto. Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação, 2016. p. 3-13.

2.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . José Scaramelli e o projeto de Escola Nova para a infância brasileira. In: XI Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA), 2014, Toluca. Sujeitos, poder y disputas por la educación. El Colegio Mexiquense: Zinacantepec, 2014. p. 3287-3299.

3.
SILVA, D. A. S. M.. O bandeirismo paulista na cruzada pela educação: um estudo sobre a participação de professores do estado de São Paulo na reforma pernambucana. In: X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação (COLUBHE), 2014, Curitiba. Percursos de desfios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014.

4.
SILVA, D. A. S. M.; ARCE, A. . A literatura escolar infantil de José Scaramelli: um projeto de formação do futuro cidadão republicano brasileiro. In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (COLUBHE), 2014, Curitiba. Percursos e desafios na História da Educação Luso-brasileira, 2014.

5.
SILVA, D. A. S. M.; ARCE, A. . A difusão da Educação Nova por meio dos impressos de um bandeirante do ensino paulista: José Scaramelli. In: VII Congresso BrasileIro de História da Educação (CBHE), 2013, Cuiabá. Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013.

6.
SILVA, D. A. S. M.. A educação matemática enquanto prática social: desvelando o papel sociopolítico deste campo do conhecimento. In: VII Seminário sobre A produção do conhecimento em educação, 2013, Campinas. Política educacional do século XXI: paradoxos, limites e possibilidades, 2013. p. 445-451.

7.
SILVA, D. A. S. M.; SERAFIM, R. B. ; LUIZ, M. C. . O papel da coordenação no trabalho pedagógico da UAC. In: I Encontro dos Profissionais da Educação Infantil, 2008, São Carlos. I Encontro dos Profissionais da Educação Infantil, 2008.

8.
SILVA, D. A. S. M.; PEREIRA, J. P. ; CARVALHO, C. B. ; SOUSA, M. C. . Matemática na educação infantil: a importância do desenvolvimento dos sentidos. In: IX Encontro Paulista de Educação Matemática, 2008, Bauru. IX Encontro Paulista de Educação Matemática. Bauru: SBEM/SBEM-SP, 2008. p. 1-9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . The dissemination of pedagogical ideas in the first brazilian republic. In: 37 Internacional Standing Conference for History of Education (ISCHE), 2015, Istambul. Culture and Education, 2015. p. 450-451.

2.
BALDAN, M. ; SILVA, D. A. S. M. . Circulation, appropriation and dissemination of pedagogical ideas of the New School Movement in the XX Century: the (in)visibility of José Scaramelli.. In: 34 Internacional Standing Conference for History of Education (ISCHE), 2012, Genebra. Internationalisation in Education (18th - 20th centuries), 2012. v. 1. p. 227.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. A. S. M.. A circulação de saberes pedaógicos nas primeiras décadas dos novecentos no Brasil: um estudo a partir da influência dos educadores paulistas. In: XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto. Investigar, intervir e preservar: caminhos da História da Educação Luso-Brasileira, 2016. p. 245.

2.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . O bandeirismo paulista e a difusão da Educação Nova na primeira República brasilieira. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE), 2015, Maringá. Matrizes Interpretativas e Internacionalização, 2015. p. 533.

3.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . José Scaramelli: um professor na implementação e divulgação de uma didática e de uma metodologia da Educação Nova para a instrução brasileira na Primeira República. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE), 2015, Maringá. Matrizes Interpretativas e Internacionalização, 2015. p. 532.

4.
SILVA, D. A. S. M.. José Scaramelli e o projeto de Escola Nova para a infância brasileira. In: XI Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA), 2014, Toluca. XI Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana: sujeitos, poder y disputas por la educación. Zinacantepec, 2014. p. 131-132.

5.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . Livros de leitura e manuais didático-metodológico nas bibliotecas históricas da escola normal de São Carlos e Caetano de Campos: um estudo a partir das ideias pedagógicas em circulação na Primeira República brasileira para a formação de professores e do ensino elementar. In: II Simpósio Iberoamericano, 2013, Buenos Aires. Historia, Educación, Patrimonio Educativo, 2013.

6.
SILVA, D. A. S. M.. A educação matemática enquanto prática social: desvelando o papel sociopolítico deste campo do conhecimento. In: VII Seminário sobre 'A produção do conhecimento em educação' - Política educacional do século XXI: paradoxos, limites e possibilidades, 2013, Campinas. VII Seminário sobre, 2013. p. 94-95.

7.
SILVA, A. L. C. ; SILVA, D. A. S. M. ; SILVA, P. B. G. e . Sala de Africanidades: contribuindo para a inclusão social. In: Congresso Nacional de Inclusão & Diversidade, 2008, São José dos Campos. Congresso Nacional de Inclusão & Diversidade, 2008. v. 1. p. 45.

8.
SILVA, D. A. S. M.; LUIZ, M. C. ; SERAFIM, R. B. . O trabalho da coordenadora pedagógica em uma instituição de Educação Infantil. In: XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2008, São Carlos. XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2008. v. 4. p. 820.

9.
SILVA, D. A. S. M.; SOUSA, M. C. ; CARVALHO, C. B. ; PEREIRA, J. P. . As sensações no ensino de matemática. In: XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2008, São Carlos. XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2008. v. 4. p. 817.

10.
SILVA, A. L. C. ; SILVA, D. A. S. M. ; Petronilha Beatriz Gonçalves Silva . Sala de africanidades como instrumento de conhecimento, valorização desconstrução de preconceitos étnicos raciais. In: VI Encontro de extensão: conhecimento e diversidade cultural, 2007, São Carlos. 7a. Jornada Científica da UFSCar, 2007. v. 3. p. 2188.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. A. S. M.. Alfabetização e Letramento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, D. A. S. M.; ARCE, A. . Os educadores paulistas e a circulação dos saberes pedagógicos no Brasil (1900-1930). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, D. A. S. M.. A circulação de saberes pedagógicos nas primeiras décadas dos novecentos no Brasil: um estudo a partir da influência dos educadores paulistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . The dissemination of pedagogical ideas in the first brazilian republic. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, D. A. S. M.. José Scaramelli: um professor na implementação e divulgação de uma didática e metodologia da Educação Nova para a instrução brasileira na primeira República. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, D. A. S. M.. O bandeirismo paulista e a difusão da Educação Nova na primeira República brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . José Scaramelli e o projeto de Escola Nova para a infância brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, D. A. S. M.. O bandeirismo paulista na cruzada pela educação: um estudo sobre a participação de professores do estado de São Paulo na reforma pernambucana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . A literatura escolar infantil de José Scaramelli: um projeto de formação do futuro cidadão republicano brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, D. A. S. M.; HAI, A. A. . Apropriações, representações e divulgação do ideário da Educação Nova, a partir dos olhares de professores paulistas, partícipes do movimento das missões de ensino no início do século XX no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SILVA, D. A. S. M.; ARCE, A. . A difusão da Educação Nova por meio dos impressos de um bandeirante do ensino paulista: José Scaramelli. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, D. A. S. M.. A educação matemática enquanto prática social: desvelando o papel sociopolítico deste campo do conhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SILVA, D. A. S. M.; ARCE, A. . Livros de leitura e manuais didático-metodológicos nas bibliotecas históricas da Escola Normal de São Carlos e da Escola Caetano de Campos: um estudo a partir das ideias pedagógicas em circulação na primeira República brasileira para a formação de professores e dos alunos do ensino elementar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SILVA, D. A. S. M.. Alfabetização e letramento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVA, D. A. S. M.; SERAFIM, R. B. . O papel da coordenação no trabalho pedagógico da UAC. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SILVA, D. A. S. M.; PEREIRA, J. P. ; CARVALHO, C. B. ; SOUZA, M. C. . Matemática na educação infantil: a importância do desenvolvimento dos sentidos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SILVA, D. A. S. M.; LUIZ, M. C. ; SERAFIM, R. B. . O trabalho da coordenadora pedagógica em uma instituição de educação infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SILVA, D. A. S. M.; SOUZA, M. C. ; PEREIRA, J. P. ; CARVALHO, C. B. . As sensações no ensino de matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SILVA, A. L. C. ; SILVA, D. A. S. M. ; SILVA, P. B. G. e . Sala de africanidades: um meio para a desconstrução do preconceito racial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
SILVA, A. L. C. ; SILVA, D. A. S. M. ; Petronilha Beatriz Gonçalves Silva . Sala de africanidades: contribuindo para a inclusão social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SILVA, A. L. C. ; SILVA, P. B. G. e ; SILVA, D. A. S. M. . Sala de africanidades como instrumento de conhecimento, valorização e desconstrução de preconceitos étnico-raciais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, D. A. S. M.; VITOR, M. A. B.; PETRENAS, R. C.. Participação em banca de Giovana Taveira.Representação do pedagogo e identidade profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Asser Porto Ferreira.

2.
SILVA, D. A. S. M.; VITOR, M. A. B.; PETRENAS, R. C.. Participação em banca de Karina de Cássia Corolin.A importância do lúdico no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Asser Porto Ferreira.

3.
SILVA, D. A. S. M.; PETRENAS, R. C.; VITOR, M. A. B.. Participação em banca de Nayara Gabrielly Faria Leite.A importância da família no desenvolvimento da aprendizagem da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Asser Porto Ferreira.

4.
SILVA, D. A. S. M.; PINHEIRO, R. C.; MARCONDES, K. H. B.. Participação em banca de Elida Constant Moreira Santana.As práticas pedagógicas para o trabalho da relações étnico-raciais no contexto da pré-escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Asser Porto Ferreira.

5.
SILVA, D. A. S. M.; PINHEIRO, R. C.; MARCONDES, K. H. B.. Participação em banca de Ana Carolina Sodré.Creches: identidade docente e práticas educativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Asser Porto Ferreira.

6.
SILVA, D. A. S. M.; SILVA, A. L. C.; CONCEIÇÃO FILHO, Júlio César. Participação em banca de Carolina Candido Pereira.Pedagogia Empresarial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Asser Porto Ferreira.

7.
SILVA, D. A. S. M.; SILVA, A. L. C.; CONCEIÇÃO FILHO, Júlio César. Participação em banca de Luciano Moreira.Conselho escolar e suas contribuições para uma gestão democrática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Asser Porto Ferreira.

8.
SILVA, D. A. S. M.; SILVA, A. L. C.; CONCEIÇÃO FILHO, Júlio César. Participação em banca de Mônica Rosa Cavalcante.Ensino Superior brasileiro: do elitismo e exclusão aos caminhos da democratização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Asser Porto Ferreira.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Estudos Integrados ASSER.Alfabetização e Letramento. 2017. (Outra).

2.
Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED).Simpósio Internacional de Educação e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016. (Simpósio).

3.
XII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA). A trajetória de um educador do ensino paulista na propagação do pensamento educativo brasileiro no início do século XX: José Scaramelli. 2016. (Congresso).

4.
37 Internacional Standing Conference for History of Education (ISCHE). The dissemination of pedagogical ideas in the first brazilian republic. 2015. (Congresso).

5.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). O bandeirismo paulista na cruzada pela educação: um estudo sobre a participação de professores do estado de São Paulo na reforma pernambucana. 2015. (Congresso).

6.
VI Seminário de Teses e Dissertações.Apropriações, representações e divulgação do ideário da Educação Nova, a partir dos olhares de professores paulistas, partícipes do movimento das missões de ensino no início do século XX no Brasil. 2014. (Seminário).

7.
X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação (COLUBHE). A literatura escolar infantil de José Scaramelli: um projeto de formação do futuro cidadão republicano brasileiro. 2014. (Congresso).

8.
XI Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA). José Scaramelli e o projeto de Escola Nova para a infância brasiliera. 2014. (Congresso).

9.
XI Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA). Actores 1. 2014. (Congresso).

10.
II Simposio Iberoamericano: História, Educación, Patrimonio educativo.Livros de leitura e manuais didático-metodológicos nas bibliotecas históricas da Escola Normal de São Carlos e da Escola Caetano de Campos: um estudo a partir das ideias pedagógicas em circulação na primeira República brasileira para a formação de profess. 2013. (Simpósio).

11.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. A difusão da Educação Nova por meio dos impressos de um bandeirante do ensino paulista: José Scaramelli. 2013. (Congresso).

12.
VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação: Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades.A educação matemática enquanto prática social: desvelando o papel sociopolítico deste campo do conhecimento. 2013. (Seminário).

13.
Programa Escola Ativa - Módulo III.Alfabetização e Letramento. 2010. (Outra).

14.
Congresso de Linguística em Homenagem à Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves. 2008. (Congresso).

15.
I Encontro dos Profissionais de Educação Infantil (UFSCar).O Papel da coordenação no trabalho pedagógico da UAC. 2008. (Encontro).

16.
IX Encontro Paulista de Educação Matemática.Matemática na Educação Infantil: a importância do desenvolvimento dos sentidos. 2008. (Encontro).

17.
VIII Jornada do HISTEDBR. 2008. (Outra).

18.
XVI Jornada de Iniciação Científica (CIC).O trabalho da coordenadora pedagógica em uma instituição de educação infantil. 2008. (Outra).

19.
II Ciclo de Colóquios em Filosofia e História da Educação: Alfabetização e História do Ensino da Língua Portuguesa na Escola Fundamental Brasileira. 2007. (Outra).

20.
III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde. 2007. (Encontro).

21.
IV Semana da Educação UFSCar: Pensando a Educação para o Século XXI. 2007. (Outra).

22.
Conferência HISTEDBR: Educação, Trabalho e Juventude. 2006. (Outra).

23.
Conferência HISTEDBR: História das Idéias Pedagógicas. 2006. (Outra).



Outras informações relevantes


Atividade de Monitoria junto à disciplina de Estágio Supervisionado em Administração, Supervisão Escolar e Orientação Esducacional (2008).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 23:01:35