Vicente Reis de Souza Farias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6058328715943177
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), com o projeto "Sons do horror - Análise sonora de jogos do gênero survival horror". Bolsista pela FAPESB. Atual professor do Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicas (CECULT) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de concentração de Música e Cultura, tem como foco disciplinas de gravação, captação de áudio, produção musical e artemídia. Atua como Sound Designer em projetos de jogos eletrônicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vicente Reis de Souza Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, Vicente R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Team Zeroth, Zeroth.
Rua Chile
Centro
40020000 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 81033337
URL da Homepage: http://www.teamzeroth.com/


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Sons do horror,Orientador: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: análise; som; horror; jogos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Sound Design.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: game audio.
2015
Graduação em andamento em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Design.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Sofá - Design de um protótipo de aplicativo para Social TV.
Orientador: Taygoara Aguiar.
2007 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Ano de interrupção: 2008




Formação Complementar


2015 - 2015
Oficina de Sound Design como Sonoridade Total. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2015 - 2015
Home Studio. (Carga horária: 64h).
DB Cursos de Áudio, DB, Brasil.
2014 - 2014
Curso Tecnologias Livres na Criação Artística 1. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Fundamentals of Audio and Music Engineering. (Carga horária: 60h).
University of Rochester, UR, Estados Unidos.
2010 - 2010
Preparação para certificação PMP/CAPM. (Carga horária: 80h).
3PTA - Project Management, 3PTA, Brasil.
2008 - 2009
Capacitação Profissional em Computação Gráficaão. (Carga horária: 130h).
AIS - Escola de Informática Avançada, AIS, Brasil.
2007 - 2007
AutoCAD 2005 3D. (Carga horária: 40h).
Real e Dados, RD, Brasil.
2007 - 2007
AutoCAD 2005 2D. (Carga horária: 40h).
Real e Dados, RD, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Oficinas de violão. (Carga horária: 128h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

11/2015 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESPACOS DE INTERCONHECINMENTO: LABORATORIO DE ARTEMIDIA I
ESPACOS DE INTERCONHECINMENTO: LABORATORIO DE ARTEMIDIA II
ESPACOS E ACUSTICA
ESTUDIO I - CAPTACAO E GRAVACAO SONORA
SEMINARIOS ESPECIAIS EM CULTURA, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS VI
SONORIZAÇAO
SONORIZAÇAO II

Team Zeroth, T. ZTH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Co-fundador, Enquadramento Funcional: Sound Designer, Carga horária: 20

Atividades

2013 - 2017
Serviços técnicos especializados , Zeroth, .

Serviço realizado
Criação de Sound Effects - Gravação e captação de áudio - Implementação de assets de áudio no motor do jogo - Planejamento de Desenho Sonoro.

Real & Dados, R&D, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Professor prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Atividades

2011 - 2015
Ensino, Editoração, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Adobe Indesign
Adobe Photoshop
Corel Draw
2011 - 2015
Ensino, Computação Gráfica Avançada, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Adobe Illustrator - Avançado
Adobe Photoshop - Avançado
2011 - 2015
Ensino, Web Design, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Adobe DreamWeaver
Adobe Fire Works
HTML e CSS

Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, FPC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20


Ligue Site, LS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Web Designer, Carga horária: 40


Gamenyx, GMXY, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Sound Design.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Composição Musical.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Aprovado em 1º lugar para Professor Auxiliar na cadeira de Gravação e Captação de Som, Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) - Universidade Federal do Recôncavo.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FARIAS, Vicente R. S.. Camaleon. O uso do Pure Data como ferramenta de criação artística para performances ao vivo. In: Carolina Fialho Silva; Cláudio Manoel Duarte de Souza. (Org.). Camaleon. O uso do Pure Data como ferramenta de criação artística para performances ao vivo. 2ed.Santo Amaro: , 2016, v. 1, p. 97-102.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, Vicente R. S.. A produção de sentidos na construção sonora de videogames. In: XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2018, Manaus. XXVIII Congresso da Anppom, 2018.

2.
FARIAS, Vicente R. S.. POR QUE HÁ POUCAS MULHERES JOGANDO ONLINE? Espiral do silêncio e sexismo nos jogos online.. In: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2018, Belo Horizonte. Anais -> 2018 - XXVII COMPÓS: BELO HORIZONTE/MG, 2018.

3.
FARIAS, Vicente R. S.; Cardoso, J. F. . A experiência estética em Amnesia, the dark descent. In: Intercom 2017, 2017, Curitiba. Anais Intercom, 2017.

4.
FARIAS, Vicente R. S.. Padrões estéticos do som do horror nos videogames. In: XXI ENCONTRO DA SOCINE, 2017, João Pessoa. ANAIS DE TEXTOS COMPLETOS DO XXI ENCONTRO DA SOCINE, 2017. p. 707-712.

5.
FARIAS, Vicente R. S.; MORAES, Tharcisio ; SANTOS, Victor . FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity 5 para a construção de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio. In: SBGames 2016, 2016, São Paulo. Proceedings SBGames, 2016. v. 12.

6.
FARIAS, Vicente R. S.. A sinestesia nos jogos eletrônicos - Uma análise da obra de Tetsuya Mizuguchi. In: SBGames 2016, 2016, São Paulo. Proceedings SBGames, 2016. v. 12.

7.
FARIAS, Vicente R. S.; HONORATO, J. V. S. . FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity utilizando o FMOD Studio.. In: SBGames 2015, 2015, Teresina. SBGames 2015, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, Vicente R. S.. A produção de sentidos na construção sonora de videogames. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FARIAS, Vicente R. S.. A produção de sentidos emergente no game Amnesia, the dark descent. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FARIAS, Vicente R. S.; MORAES, T. V. C. . O papel da imersão nos jogos eletrônicos: Audio Game Breu , um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FARIAS, Vicente R. S.. Padrões estéticos do som do horror nos videogames. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FARIAS, Vicente R. S.. Participação na mesa Acessibilidade e Tecnologias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FARIAS, Vicente R. S.. A experiência estética em Amnesia - the dark descent. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FARIAS, Vicente R. S.; MORAES, Tharcisio ; SANTOS, Victor . FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity 5 para a construção de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
FARIAS, Vicente R. S.; HONORATO, J. V. S. . FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity utilizando o FMOD Studio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
FARIAS, Vicente R. S.; MORAES, T. V. C. . Produção Sonora para Games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FARIAS, Vicente R. S.. Papos & Ideias sobre Games: Trilhas e Efeitos Sonoras: Os Sons que movem os Games. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FARIAS, Vicente R. S.. Sofá - Design de um protótipo de aplicativo para Social TV. 2013 (Trabalho de conclusão de curso).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
FARIAS, Vicente R. S.; MORAES, T. V. C. . Gravação e Mixagem da peça Ludum - Composta por Tharcísio Vaz. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FARIAS, Vicente R. S.; ANTAR, A. ; SOUZA, F. B. ; PEREIRA, F. ; ARAUJO, L. G. ; LUIZ, A. ; MAIA, M. . Semana Nacional de Tecnologia - Bate papo com Desenvolvedores Baianos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FARIAS, Vicente R. S.. Site Intitucional - BIND. 2014; Tema: Site para o coletivo de jogos baiano - BIND. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FARIAS, Vicente R. S.. Irmã Dulce - Abrindo portas - Sound Design. 2015 (Jogos).

2.
FARIAS, Vicente R. S.. Penguin Revenge - Sound Design. 2015 (Jogos).

3.
FARIAS, Vicente R. S.. Penguin Revenge - Composição de trilha musical. 2015 (Jogos).

4.
FARIAS, Vicente R. S.. The Lost Zombies - Sound Design. 2015 (Jogos).

5.
FARIAS, Vicente R. S.. Triops Farm - Composição de trilha musical. 2015 (Jogos).

6.
FARIAS, Vicente R. S.. Triops Farm - Sound Design. 2015 (Jogos).

7.
FARIAS, Vicente R. S.. Unbound - Composição de trilha musical. 2015 (Jogos).

8.
FARIAS, Vicente R. S.. Irmã Dulce - Abrindo portas - Composição de trilha musical. 2015 (Jogos).

9.
FARIAS, Vicente R. S.. Nadja - Composição de trilha musical. 2014 (Jogos).

10.
FARIAS, Vicente R. S.. Nadja - Sound Design. 2014 (Jogos).

11.
FARIAS, Vicente R. S.. Oya - Composição de trilha musical. 2014 (Jogos).

12.
FARIAS, Vicente R. S.. MoooN - Sound Design. 2014 (Jogos).

13.
FARIAS, Vicente R. S.. Torch Lighter - Sound Design. 2014 (Jogos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, Marina M. de M.; OLIVEIRA, Adriano A.; FARIAS, Vicente R. S.. Participação em banca de Leandro Conceição.Memorial da captação de som direto do curta-metragem "O som do silêncio". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Arena Games 2015.Mesa redonda sobre o mercado de jogos na Bahia. 2015. (Outra).

2.
SBGames 2015.FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity utilizando o FMOD Studio.. 2015. (Simpósio).

3.
BIND Game Jam 1ª Edição. Protótipo de Jogo Mobile - Harmerway (Encontro).BIND Game Jam 1ª Edição. 2014. (Encontro).

4.
Gam Dev Day. 2014. (Seminário).

5.
Gamepólitan 2014 - Jogos da Team Zeroth (Feira). Team Zeorth Games. 2014. (Feira).

6.
Papos & Ideias sobre Games: Trilhas e Efeitos Sonoras: Os Sons que movem os Games.Papos & Ideias sobre Games: Trilhas e Efeitos Sonoras: Os Sons que movem os Games. 2014. (Seminário).

7.
SBGames 2014. 2014. (Simpósio).

8.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2014. (Exposição) Mostra de Jogos Electrônicos.. Sema Nacional de Ciência e Tecnologia. 2014. (Exposição).

9.
N Design - Rio 021. 2011. (Encontro).

10.
18º ANPAP - Monitor.Transversalidade na Artes Visuais. 2009. (Encontro).

11.
4º EDU - Encontro de Design UNEB. 2008. (Encontro).

12.
Colóquio Walter Benjamin: Formas de percepeção estética. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIAS, Vicente R. S.; PEREIRA, F. ; SOUZA, F. B. ; CARDOZO, V. ; ANTAR, A. . Espaço GP DEV (BIND) - Gamepólitan 2015. 2015. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FARIAS, Vicente R. S.; ANTAR, A. ; SOUZA, F. B. ; PEREIRA, F. ; ARAUJO, L. G. ; LUIZ, A. ; MAIA, M. . Semana Nacional de Tecnologia - Bate papo com Desenvolvedores Baianos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:07:06