Natália Del' Angelo Aredes

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  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Doutora (2016) e Mestre em Ciências (2012) pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, graduada no curso Bacharelado em Enfermagem (2008) pela mesma instituição. Interesse em pesquisa acadêmica: inovação tecnológica e métodos ativos de aprendizagem para curso superior em saúde; educação em ensino superior; simulação clínica; saúde da criança. Representante da FEN-UFG no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital das Clínicas da UFG; membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação da FEN-UFG e do Núcleo Docente Assistencial Estruturante do PRMS e membro da Comissão de Laboratórios da FEN-UFG. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente (GPECCA) - USP, Grupo de Estudos em Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (GESMAC) - UFG e do International Affairs Comittee da INACSL (International Nursing Association for Clinical Simulation in Learning) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natália Del' Angelo Aredes
Nome em citações bibliográficas
DEL' ANGELO, N.;AREDES, N.D.A.;ANGELO, N.D.;ANGELO, NATÁLIA DEL';AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO;DEL' ANGELO, NATÁLIA;DEL'ANGELO, NATÁLIA;AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Doutorado em Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of British Columbia (Orientador: Suzanne Hetzel Campbell).
Título: Tecnologia e educação em enfermagem: um experimento à luz da jogabilidade, da autonomia do estudante e dos estilos de aprendizagem, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Luciana Mara Monti Fonseca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Avaliação da aprendizagem em neonatologia para estudantes de enfermagem em um ambiente virtual,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Luciana Mara Monti Fonseca.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2005 - 2008
Graduação em Bacharelado em Enfermagem.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Diagnósticos de enfermagem de prematuros assistidos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal de um hospital universitário de Ribeirão Preto.
Orientador: Carmen Gracinda Silvan Scochi.
Bolsista do(a): Programa de Educação Tutorial - Secretaria de Educação Superior/MEC, PET-SESU/MEC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2018 - 2018
Workshop de capacitação Publicase - I Workshop da Pesquisa em Saúde. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Sei Usar - Sistemas Eletrônico de informação. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2016
Doutorado Sanduíche - Bolsista Ciências sem Fronteiras.
University of British Columbia, UBC, Canadá.
2010 - 2011
Extensão universitária em Cuidado ao bebê: aprendizagem participativa.
Centro de Referência em Saúde da Mulher, MATER, Brasil.
2006 - 2008
Extensão universitária em Inclusão Social em Residências Terapêuticas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Atividades

10/2016 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologias de Ensino
Educação Profissional II
Estágio curricular em educação profissional

Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Assistência à criança e ao adolescente
Semiologia e semiotécnica/Fundamentos de enfermagem

Fundação Pio XII, FPXII, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos de pesquisa, Carga horária: 44


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente de curso técnico de enfermagem, Carga horária: 20
Outras informações
Pedido de demissão para obter dedicação exclusiva no Mestrado.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Educação em saúde nas comunidades digitais
Descrição: Considerando as possibilidades ampliadas de prática da educação em saúde mediada por tecnologias, sobretudo nas redes sociais digitais, o presente trabalho visa desenvolver, validar e publicar para uso aberto da comunidade recursos multimídia para educação em saúde da criança. Para tal, será realizada etapa anterior de reconhecimento de necessidades de saúde na área de investigação para potencializar impacto da iniciativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Tecnologias e estratégias para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem na formação de estudantes de enfermagem
Descrição: Objetivos gerais ? Avaliar a aprendizagem de estudantes de enfermagem frente à tomada de decisão baseada em raciocínio clínico no contexto de saúde da criança ? Avaliar as habilidades de comunicação no processo de cuidar com foco na criança e na família Objetivos específicos ? Analisar o impacto da simulação clínica na aprendizagem de estudantes de enfermagem quanto ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudinais ? Desenvolver cenários de simulação clínica na área de saúde da criança, com critérios de avaliação da habilidade de raciocínio clínico e tomada de decisão ? Validar os cenários de simulação junto a experts no tema ? Comparar diferentes formas de conduzir simulação (variadas estratégias e recursos) ? Validar a escala GITCS (Global Interprofessional Therapeutic Communication Scale) para o Brasil na perspectiva transcultural ? Avaliar a comunicação terapêutica com foco na criança e na família pelo uso da escala GITCS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Natália Del' Angelo Aredes - Coordenador / FONSECA, LUCIANA MARA MONTI - Integrante / GOES, Fernanda dos Santos Nogueira - Integrante / Suzanne Hetzel Campbell - Integrante / Laiane Medeiros Ribeiro - Integrante / Karina Machado Siqueira - Integrante / Thaila Correa Castral - Integrante.
2018 - Atual
Tradução e validação da escala de comunicação para uso em ambiente de simulação e cenário clínico GITCS (Global Interprofessional Therapeutic Communication Scale
Descrição: A simulação promove um ambiente de aprendizagem com possibilidade de colaboração interprofissional na saúde e contempla benefícios pedagógicos como: desenvolvimento de habilidades de comunicação e outras atitudes, domínio procedimental e motor para a prática de cuidados em saúde e aprimoramento do pensamento crítico na tomada de decisão (GÓES et al., 2017; CAMPBELL; DALEY, 2017; FONSECA et al., 2016; FISHER; KING, 2013; BORGGREVE et al., 2017; VALADARES; MAGRO, 2014; BERNT, 2014; KEERS et al., 2014). No âmbito da comunicação terapêutica entre profissionais de saúde (perspectiva multidisciplinar) e paciente e família, a escala GITCS desenvolvida pela coordenadora do estudo em parceria internacional tem potencial de fortalecer o ensino e avaliação das práticas de comunicação desde a graduação e na educação permanente. Assim, será traduzida para o português e validada para o contexto brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
VitalPed: aplicativo para interpretação de sinais vitais na infância e adolescência
Descrição: A interpretação dos sinais vitais em crianças consiste em um processo complexo, uma vez que decorre da análise de múltiplas variáveis para determinar os parâmetros normais, sobretudo incluindo idade (considerando as diferentes fases da infância até a adolescência), sexo e percentil de altura. Assim, considerando o tempo que deve ser investido para tal análise e a importância inquestionável de sua constatação para uma assistência de qualidade, há necessidade de facilitar o processo de trabalho dos profissionais de saúde. Por meio desta prática, espera-se alcançar possível diminuição do tempo de resposta das intervenções clínicas cabíveis quando identificados agravos ou alterações, aprimorando a qualidade da assistência em saúde da criança e do adolescente e a consolidação de boas práticas. Objetivo geral: Desenvolver e validar uma tecnologia computacional para suporte de registro e interpretação de sinais vitais em pediatria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Implementação de tecnologias educacionais no ensino e assistência em saúde: subsídios para uma prática qualificada
Descrição: Descrição: Introdução: A globalização acelerou o processo tanto da incorporação quanto de disseminação de tecnologias da informação nos diversos grupos populacionais e nos diferentes setores, inclusive na enfermagem. Objetivo: avaliar o uso de tecnologias educativas e inovações na assistência e no ensino de enfermagem, com o intuito de melhorar osíndices acadêmicos, com um aprendizado significativo e real, assim como, contribuir para a educação continuada deprofissionais da área de enfermagem. Metodologia: Para o Subprojeto I relacionado à simulação tratar-se-á de umensaio clínico randomizado, na qual um grupo de alunos participará da atividade educativa e o outro não. Porém, paraque os alunos não fiquem prejudicados no aprendizado, ao final, poderão realizar a simulação. Será utilizada umaescala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning) recém validada na língua portuguesa. A Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning é uma escalacriada pela National League for Nursing (NLN), liga dedicada a à excelência no ensino de enfermagem. Para ossubprojetos II, III e IV a base teórica para o referencial metodológico para a construção e implementação dos jogos educativos será a de Reberte et al (2012). Para avaliação da tecnologia educativa digital interativa utilizaremos os critérios ergonômicos estabelecidos pela Ergolist (ERGOLIST, 2011). Nesse sentido, serão realizadas as avaliações dos aplicativos a partir da norma NBR ISO/IEC 25010/2011 (ISO), que descreve a dimensão Qualidade do Produto, e Qualidade em Uso. A primeira se constitui em Qualidade Interna (QI), ou seja, os atributos do software decorrentes de seu processo de implementação, revisão e testes; e na Qualidade Externa (QE), a qual os atributos do software estão associados à sua execução, de acordo com as características e sub-características da suportabilidade funcional,eficiência no desempenho, compatibilidade, usabilidade, confiabilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade.Resultados esperados: tendo como meta a melhoria da assistência prestada e da formação e capacitação dos recursos humanos. A partir da socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas oferecem-se subsídios para a prática assistencial. Conclusão: O potencial de inovação deste projeto constitui o quadrilátero da formação instituído pelo ensino, atenção, gestão e controle social agregando o desenvolvimento de tecnologia na formação do alunos e qualificação dos profissionais de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Natália Del' Angelo Aredes - Integrante / Luciana Mara Monti Fonseca - Integrante / Casandra Ponce de Leon - Integrante / Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Alecssandra de Fatima Silva Viduedo - Integrante / Anna Carolina Faleiros Martins - Integrante / Márcia Cristina da Silva Magro - Integrante / Paula Regina de Souza Hermman - Integrante / Lehilton Lelis Chaves Pedrosa - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante.
2013 - Atual
CNPq Edital Universal - Contribuições do serious game m-Baby para o ensino de enfermagem neonatal
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Natália Del' Angelo Aredes - Integrante / Adriana Moraes Leite - Integrante / Maria Cândida de Carvalho Furtado - Integrante / CASTRO, Fernanda Salim Ferreira - Integrante / FONSECA, LUCIANA MARA MONTI - Coordenador / SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante / Manuel Alves Rodrigues - Integrante / Carlos Alberto Seixas - Integrante / Danielle Monteiro Vilela Dias - Integrante / GOES, Fernanda dos Santos Nogueira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
FAPESP Auxilio Pesquisa 2013/03101-2 - Serious game m-Baby e e-Baby: contribuições do design emocional para o ensino em enfermagem neonatal
Descrição: Descrição: As tecnologias da informação podem proporcionar um ensino-aprendizagem mais flexível,atrativo, interativo e colaborativo. Esperando-se contribuir com a construção de conhecimento e tecnologia de apoio ao ensino em enfermagem neonatal, conteúdo esse fundamental para a formação de enfermeiros em saúde perinatal,já foram criadas algumas tecnologias da informação, que foram consideradas adequadas quanto conteúdo e funcionalidade em sua avaliação por peritos e estudantes, motivando agora incorporar os aspectos emocionais nestas tecnologias a partir das experiências afetivas dos estudantes na interação usuário-produto. Assim, este projeto visa aprimorar a tecnologia SSRNPT com a incorporação do design emocional por meio da construção de serius game sobre as necessidades humanas básicas de oxigenação, circulação e integridade da pele e disponibilizá-los para computadores e dispositivos móveis conectados à internet. As investigações terão quatro fases: I, para a construção dos quatro serius game que em conjunto formarão o e-Baby e m-Baby, utilizaremos o modelo metodológico de Preece, Rogers e Sharp (2002), o User-Centered Design. II, a validação da interface dos serius game desenvolvidos, será por meio de estudo metodológico, embasado nos critérios ergonômicos, em que serão convidados a participar estudantes que já cursaram as disciplinas em que são oferecidos conteúdos de enfermagem neonatal. Os instrumentos de coleta de dados (caracterização e validação) serão online. A análise dos dados relativos à caracterização dos estudantes e à validação de interface serão apresentadas mediante uso de estatística descritiva. Os serius game serão considerados adequados quanto aos critérios ergonômicos se 70% dos avaliadores atribuírem conceito muito bom e ótimo em cada item avaliado segundo a norma ISO 9241/10. III, para a avaliação da emoção, será realizado estudo metodológico, no qual se fará um diagnóstico sobre os aspectos emocionais incorporados serius game. O impacto destes sobre as emoções dos estudantes está realizado concomitantemente à validação de interface, tendo a mesma população. O instrumento de avaliação da emoção a ser utilizado no estudo é o PrEmo. IV, para a avaliação o impacto dos serius game m-Baby e e-Baby no processo ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem será realizada pesquisa quase-experimental. Para avaliar a aprendizagem do estudante auxiliada pelo uso dos serius game e-Baby e m-Baby, faremos pré e pós-teste, além de outras avaliações e grupo controle (sem uso das tecnologias educacionais), grupo experimental e (uso do e-Baby) e grupo experimental m (uso do m-Baby). Os grupos responderão o questionário sobre os estilos de aprendizagem de Alonso, Gallego e Honey (2002). Pré-teste no primeiro dia da disciplina, intervenção e pós-teste no último dia da disciplina. Depois de realizado o pós-teste, os estudantes dos grupos experimental e e experimental m, realizarão uma avaliação subjetiva dos serius game por meio de um instrumento construído com base na escala de Likert. Também serão utilizados como medida de desempenho a nota do estudante no portfólio desenvolvido por ele durante a disciplina, a nota da atividade teórico-prática no cenário da unidade neonatal e da avaliação cognitiva final da disciplina. O grupo controle não terá acesso aos serius game e-Baby e m-Baby, tendo participação na disciplina convencionalmente ministrada. Na análise dos dados, os relativos à caracterização dos estudantes se apresentará mediante uso de estatística descritiva para os dados quantitativos, e tabelas de frequência para os dados qualitativos. Para a comparação entre desempenho dos estudantes dos grupos experimental e, experimental m e controle, utilizaremos o teste não-paramétrico de Mann-Whitney..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Natália Del' Angelo Aredes - Integrante / CASTRO, Fernanda Salim Ferreira - Integrante / FONSECA, LUCIANA MARA MONTI - Coordenador / SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante / Manuel Alves Rodrigues - Integrante / Danielle Monteiro Vilela Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Edital Universal MCT/CNPq n° 014/2010 Desenvolvimento e avaliação de objetos virtuais de aprendizagem interativos em enfermagem neonatal para a formação e educação permanente e em saúde
Descrição: Descrição: O objetivo geral é desenvolver e avaliar objetos virtuais de aprendizagem interativo sobre o cuidado ao prematuro e família para formação e capacitação de enfermeiros e educação em saúde da clientela, buscando contribuir com evidências e tecnologias para a constituição de saberes e práticas assistenciais e de ensino em enfermagem neonatal. Por ser um projeto amplo, as investigações foram organizadas em subprojetos com objetivos específicos apresentados a seguir. Objetivos específicos 1. Desenvolver um web site, sobre amamentação do recém-nascido pré-termo, voltado para seus pais e familiares. 2. Validar o conteúdo e a aparência desse web site, junto a especialistas da área de informática, áudio-visual e enfermagem. 3. Avaliar o web site junto aos pais e familiares de prematuros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Natália Del' Angelo Aredes - Integrante / Maria Célia Barcellos Dalri - Integrante / FONSECA, LUCIANA MARA MONTI - Coordenador / SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN - Integrante / Carlos Alberto Seixas - Integrante / GOES, Fernanda dos Santos Nogueira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - 2011
O cuidado ao bebê prematuro: utilização de metodologias ativas e objeto de aprendizagem na educação em saúde da família na unidade neonatal
Descrição: Implementar e produzir uma nova edição da cartilha educativa Cuidados com o bebê prematuro: orientações para a família , a partir dos resultados de um estudo de iniciação científica (OLIVEIRA et al., 2009), revisando seu conteúdo e ampliando-o. A cartilha educativa é fruto de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi descrever o desenvolvimento de material didático-instrucional dirigido ao treinamento materno para a alta hospitalar do bebê pré-termo, utilizando metodologia participativa, culminando com a elaboração da cartilha educativa. Participaram ativamente do estudo duas enfermeiras, duas auxiliares de enfermagem e quatro mães de bebês pré-termo internados na unidade de cuidados intermediários neonatal do hospital universitário de Ribeirão Preto-SP. Para a enfermagem, o material direciona as orientações a serem ministradas às mães. Esse material didático-instrucional escrito pode modificar a prática de Educação em Saúde e auxiliar a mãe na memorização dos conteúdos a serem aprendidos (FONSECA et al., 2004). A versão final da cartilha educativa, validada pelos participantes, contém 48 páginas e apresenta justificativa; objetivo; breve conceituação sobre o bebê pré-termo; 29 perguntas e respostas sobre relacionamento familiar (3), alimentação (9), higiene (3), cuidados diários (9) e especiais (5); lista de telefones úteis, anotações e referências bibliográficas. Constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a esta clientela. O auxílo permitirá o lançamento da 3ª edição da cartilha educativa, prefaciada pelo atual Ministro da Saúde e será de distribuição gratuita..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2007
Teatro do Oprimido
Descrição: Projeto de extensão desenvolvido na escola fundamental e de nível médio Glete de Alcântara, em Ribeirão Preto, junto a adolescentes. O projeto foi realizado com base no referencial de Paulo Freire e Augusto Boal acerca da problematização e discussão dos problemas inerentes à vida e cotidiano desses jovens, com propostas de soluções coletivas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2007
Voltando a Viver em comunidade: a inclusão social a partir de experiências das residências terapêuticas
Descrição: No contexto do Programa de Educação Tutorial, este projeto de extensão consistiu em visitas a indivíduos diagnosticados com transtornos mentais que foram reincluídos na comunidade por meio das residências terapêuticas. O objetivo da proposta era acompanhar a adaptação destas pessoas no convívio social dentro e fora do domicílio, suas vivências no bairro e locais que frequentavam e adesão e manutenção do tratamento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista de Enfermagem da UFSM
2017 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM
2018 - Atual
Periódico: Cogitare Enfermagem (UFPR)
2018 - Atual
Periódico: NURSE EDUCATION TODAY
2018 - Atual
Periódico: REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM
2018 - Atual
Periódico: Revista Pesquisa Qualitativa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio Profa. Dra. Carmen Gracinda Silvan Scochi de 1o Lugar: Serious game ebaby: educação em saúde em meio digital como ferramenta de identificação de agravos e manejo em oxigenação do prematuro, V Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal.
2017
Menção honrosa (melhor trabalho) no Congresso interdisciplinar de cuidado baseado em evidências, Universidade Federal de Goiás.
2017
Prêmio de 1° lugar no Congresso interdisciplinar de cuidado baseado em evidências, XI Mostra Científica, Cultural e de extensão e o IV Colóquio Ensino-Serviço-Comunidade, Universidade Federal de Goiás.
2007
Membro de comunidade científica internacional, Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing - Capítulo Rho Upsilon.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO2018AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO; DIAS, D. M. V. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; CAMPBELL, S. H. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . E-BABY INTEGRIDADE DA PELE: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM NEONATAL BASEADO EM EVIDÊNCIAS. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem, v. 22, p. e20170424, 2018.

2.
AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO2017AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO; SANTOS, R. C. A. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Cuidados com a pele do recém-nascido prematuro: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 19, p. 1-25, 2017.

3.
GOES, Fernanda dos Santos Nogueira2017GOES, Fernanda dos Santos Nogueira ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; HARA, CRISTINA YURI NAKATA ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; CAMPBELL, S. H. . Simulation with standardized patients: nursing student?s communication skills in health. REV RENE: REVISTA DA REDE DE ENFERMAGEM DO NORDESTE, v. 18, p. 383-389, 2017.

4.
10HARA, CRISTINA YURI NAKATA2016HARA, CRISTINA YURI NAKATA ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; SILVEIRA, RENATA CRISTINA DE CAMPOS PEREIRA ; CAMARGO, ROSANGELA ANDRADE AUKAR ; DE GOES, FERNANDA SANTOS NOGUEIRA . Clinical case in digital technology for nursing students' learning: An integrative review. Nurse Education Today, v. 38, p. 119-125, 2016.

5.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI2016FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; FERNANDES, A.M. ; BATALHA, L.M.C. ; APOSTOLO, J. M. A. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Simulação por computador e em laboratório no ensino em enfermagem neonatal: as inovações e o impacto na aprendizagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, p. 1-9, 2016.

6.
2FONSECA, LUCIANA MARA MONTI2015FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; DIAS, D. M. V. ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Serious game e-Baby: nursing students? perception on learning about preterm newborn clinical assessment. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso), v. 68, p. 13-19, 2015.

7.
11AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO2015AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira ; SILVA, M. A. I. ; GONCALVES, M. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Digital object in neonatal nursing: impact on student learning. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 17, p. 1-10, 2015.

8.
3FONSECA, LUCIANA MARA MONTI2014FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; CHIODI, LUCILEI CRISTINA ; FURTADO, M. C. C. ; LEITE, A. M. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Serious game e-Baby e software de avaliação clínica do prematuro: influência na aprendizagem de estudantes de enfermagem no tema neonatal. Medicina (Ribeirao Preto. Online), v. 47, p. 38, 2014.

9.
4FONSECA, L. M. M.2014FONSECA, L. M. M. ; AREDES, N.D.A. ; DIAS, D. M. V. ; CASTRO, F. S. F. ; DARE, M. F. ; SCOCHI, C. G. S. . Cuidados com o prematuro. PROENF. Programa de Atualização em Enfermagem. Saúde da Criança e do Adolescente, v. 1, p. 147-187, 2014.

10.
7FONSECA, LUCIANA MARA MONTI2013FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; LEITE, A. M. ; SANTOS, C. B. ; LIMA, R. A. G. ; SCOCHI, C. G. S. . Clinical evaluation of preterm newborns: semantic validation of an educational software. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online), v. 21, p. 363, 2013.

11.
1FONSECA, LUCIANA MARA MONTI2012 FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; ANGELO, NATÁLIA DEL' ; REIS, Marcelo de Almeida ; DUPAS, Giselle ; BERETTA, Maria Isabel Ruiz ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN . Impact of the Use of a Digital Learning Object in the Teaching of Clinical Assessment of Preterm Infants: A Comparative Study. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1192-1197, 2012.

12.
9CHIODI, LUCILEI CRISTINA2012 CHIODI, LUCILEI CRISTINA ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, p. 969-974, 2012.

13.
8MONTI FONSECA, LUCIANA MARA2012 MONTI FONSECA, LUCIANA MARA ; DEL'ANGELO, NATÁLIA ; NOGUEIRA DE GÓES, FERNANDA DOS SANTOS ; FERREIRA DE CASTRO, FERNADA SALIM ; MARTINS PONCE DE LEON, CASANDRA G.R ; SILVAN SCOCHI, CARMEN GRACINDA . AVALIAÇÃO CLÍNICA DO PREMATURO: OPINIÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ACERCA DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL. Ciencia y Enfermería (En línea), v. 18, p. 83-91, 2012.

14.
6FONSECA, L. M. M.2011FONSECA, L. M. M. ; DEL' ANGELO, N. ; CASTRO, Fernanda Salim Ferreira ; SCOCHI, C. G. S. . Aprendizagem participativa de mães e familiares sobre a saúde do recém-nascido: relato de experiência. Revista de Cultura e Extensão, v. 6, p. 91-98, 2011.

15.
5DEL' ANGELO, N.2010DEL' ANGELO, N.; GOES, F. S. N. ; DALRI, M. C. B ; LEITE, A. M. ; FURTADO, M. C. C. ; SCOCHI, C. G. S. . Diagnósticos de enfermagem de prematuros sob cuidados intermediários. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso), v. 63, p. 755-761, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM. 1. ed. Batatais: Claretiano, 2017. v. 4.

Capítulos de livros publicados
1.
AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO; CAMPBELL, S. H. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Virtual gaming in nursing education. In: Randy M Gordon; Dee McGonigle. (Org.). Virtual simulation in nursing education. 1ed.New York: Springer Publishing, 2018, v. 1, p. 143-158.

2.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, N.D.A. ; DHARI, R. K. . Teaching and Evaluating Therapeutic Communication in Simulated Scenarios. In: CAMPBELL, S.H.; DALEY, K.M.. (Org.). Simulation Scenarios for Nursing Educators: making it real. 3ed.: Springer Publishing Company, 2017, v. , p. 27-36.

3.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, N.D.A. ; FONSECA, L. M. M. ; SALABERRY, J. . High- Risk Infant of a Diabetic Mother: Hypoglycemia. In: CAMPBELL, S.H.; DALEY, K.M.. (Org.). Simulation Scenarios for Nursing Educators: making it real. 3ed.: Springer Publishing Company, 2017, v. , p. 217-232.

4.
FONSECA, L. M. M. ; AREDES, N.D.A. ; SCOCHI, C. G. S. . Simulação em ambiente virtual de aprendizagem: inovação na área neonatal. In: José Carlos Amado Martins; Alessandra Mazzo; Isabel Amélia Costa Mendes; Manuel Alves Rodrigues. (Org.). A simulação no ensino de enfermagem. 1ed.: Sociedade Brasileira de Comunicação em Enfermagem (SOBRACEn), 2014, v. 1, p. 241-257.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira ; MELLO, D. F. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Emotional design convergence of e-baby educational technology into new paradigms of learning in nursing. In: EDULEARN, 2016, Barcelona. EDULEARN, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; FERNANDES, A.M. ; BATALHA, L.M.C. ; APOSTOLO, J.M.A. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Learning tools in nursing: technology innovation favoring education.. In: Edulearn15 - 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015, Barcelona. Edulearn 15 Conference Programme - 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015.

2.
FONSECA, L. M. M. ; DEL' ANGELO, N. ; LEITE, A. M. ; PONCE DE LEON, C.G.R.M ; SCOCHI, C. G. S. . Software educacional Semiotécnica e Semiologia do Recém-nascido Pré-termo: opinião de estudantes de enfermagem. In: I COBENEO, 2010, Rio de Janeiro. I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPBELL, S. H. ; LIM, Y. ; BONTINEN, K. ; DUMANOIR, C. ; STEPHEN, L. ; THARMARATNAM, T. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO ; JACKSON, C. . Working Together Evaluating Learners Health Communication: Scale usability across BC Schools of Nursing. In: WCHSE Annual Conference: Building Bridges: Working together for safer patient care, 2018, Parksville, BC. WCHSE Annual Conference: Building Bridges: Working together for safer patient care, 2018.

2.
CAMPBELL, S. H. ; LIM, Y. ; BONTINEN, K. ; DUMANOIR, C. ; STEPHEN, L. ; THARMARATNAM, T. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO . Developing inter-rater reliability: a Provincial Perspective of a train-the-trainer model for instrument development. In: CASN Nursing Education Conference, 2018, Montreal, QC. CASN Nursing Education Conference ID:38498, 2018.

3.
CAMPBELL, S. H. ; LIM, Y. ; BONTINEN, K. ; DUMANOIR, C. ; STEPHEN, L. ; THARMARATNAM, T. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO . Train-the-trainer for Instrument and Scale Usability developing Inter-rater reliability ? A provincial perspective. In: INACSL Conference, 2018, Toronto, ON. INACSL Conference, 2018.

4.
CAMPBELL, S. H. ; LIM, Y. ; BONTINEN, K. ; STEPHEN, L. ; DUMANOIR, C. ; THARMARATNAM, T. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Feasibility testing of the Global Interprofessional Therapeutic Communication Scale© (GITCS©) with nursing faculty and students in British Columbia ? Interprofessional implications. In: SimEXPO 2018, 2018, Calgary, AB. SimEXPO 2018, 2018.

5.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Escala de comunicação terapêutica GITCS: método crowdsourcing em associação à validação com experts. In: I Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde, 2018, Brasília. Anais do I Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde. Brasília: UnB, 2018.

6.
DAGOSTINI, M. M. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; CAMPBELL, S. H. ; DOMINGUES, A. N. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Serious game ebaby: educação em saúde em meio digital como ferramenta de identificação de agravos e manejo em oxigenação do prematuro. In: V Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 2018, Águas de Lindoia. V Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 2018.

7.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; CAMPBELL, S. H. ; MARTINS, J. C. A. ; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Virtual simulation as a valid educational strategy for students with different learning styles. In: Congresso SPSim ? A simulação e a humanização dos Cuidados em Saúde, 2017, COIMBRA. Congresso SPSim ? A simulação e a humanização dos Cuidados em Saúde, 2017.

8.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; DIAS, D. M. V. ; CHIODI, LUCILEI CRISTINA ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Desenvolvimento e validação de uma simulação virtual: jogo digital e-baby como subsídio à aprendizagem em neonatologia. In: 1° Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017, Ribeirão Preto. 1° Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017.

9.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Developing and evaluating skills on health communication through clinical simulation: Global Interprofessional for Therapeutic Communication Scale. In: 1° Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017, Ribeirão Preto. 1° Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017.

10.
MENDES, A. A. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; BINOTTO, C. C. S. ; OLIVEIRA, A. S. ; MEIRELLES, C. . Simulação: uma estratégia ativa para motivar a aprendizagem na graduação de enfermagem. In: 1° Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017, Ribeirão Preto. 1° Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017.

11.
MENDES, A. A. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; BINOTTO, C. C. S. ; OLIVEIRA, A. S. ; EDUARDO, A. H. A. . Educação permanente com cenários simulados: uma possibilidade para impacto e melhorias nos serviços de saúde. In: ° Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017, Ribeirão Preto. ° Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017.

12.
BARONI, J. C. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO ; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira . Autoavaliação do estudante de enfermagem em uma experiência clínica simulada com atores. In: I Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017, Ribeirão Preto. Anais do I Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional, 2017.

13.
ANGELO, N.D.; DIAS, D. M. V. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . E-Baby: Tecnologia educacional como estímulo à prática baseada em evidências na área da saúde. In: Congresso interdisciplinar de cuidado baseado em evidências, 2017, Goiânia. Congresso interdisciplinar de cuidado baseado em evidências, 2017.

14.
ANGELO, N.D.; SANTOS, R. C. A. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Prática baseada em evidências no cuidado à pele do bebê prematuro: revisão integrativa da literatura. In: Congresso interdisciplinar de cuidado baseado em evidências, 2017, Goiânia. Congresso interdisciplinar de cuidado baseado em evidências, 2017.

15.
CLAPIS, M. J. ; CORREA, A. K. ; GROTTI, E. M. O. ; SANTOS, I. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . A inserção profissional de enfermeiros egressos de um curso de licenciatura em enfermagem. In: 15 SENADEN, 2016, Curitiba. Anais 15 SENADEN, 2016.

16.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira ; MELLO, D. F. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . O design emocional no desenvolvimento de tecnologias educacionais para a enfermagem. In: 2° Congresso de Graduação da USP, 2016, Piracicaba. 2° Congresso de Graduação da USP, 2016.

17.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . E-baby integridade da pele do recém-nascido prematuro: desenvolvimento de um jogo educativo. In: 2° Congresso de Graduação da USP, 2016, Piracicaba. 2° Congresso de Graduação da USP, 2016.

18.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; SOUZA, L. A. ; DIAS, J. D. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Jogos educativos como ferramenta didática: explorando as preferências dos estudantes de enfermagem. In: ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, Ribeirão Preto. ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016.

19.
SOUZA, L. A. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; AMARAL, P. R. Q. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Adesão de tecnologias no curso superior de enfermagem: Compreender para melhorar.. In: ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, Ribeirão Preto. ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016.

20.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira ; MELLO, D. F. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Design emocional do jogo educativo computacional e-baby no contexto de novos paradigmas de aprendizagem em enfermagem. In: ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, RIBEIRãO PRETO. ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde,, 2016.

21.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Desenvolvimento do jogo educativo ebaby - integridade da pele do recém-nascido prematuro. In: ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, RIBEIRãO PRETO. ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016.

22.
DIAS, D. M. V. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; CASTRO, Fernanda Salim Ferreira ; MARTINS, J. C. A. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Construção e avaliação do cenário de simulação robótica sobre a avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo. In: ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, RIBEIRãO PRETO. ConTIC-Saúde: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016.

23.
HARA, CRISTINA YURI NAKATA ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; SILVEIRA, RENATA CRISTINA DE CAMPOS PEREIRA ; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira . Tecnologia digital educacional e o estudo de caso clínico no ensino de enfermagem: revisão integrativa. In: V Congresso Internacional de tecnologia educacional da ABT, 2015, Muzambinho. V Congresso Internacional de tecnologia educacional da ABT, 2015.

24.
DIAS, D. M. V. ; FONSECA, L. M. M. ; MARTINS, J. C. A. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; CASTRO, Fernanda Salim Ferreira ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN . Ensino da avaliação da circulação do bebê pré-termo: desenvolvimento do serious game e-baby circulação.. In: 3º Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal - 1º Congresso Internacional de Enfermagem Neonatal, 2014, Goiânia. O cuidado contínuo ao recém-nascido: políticas e práticas baseadas em evidências em Enfermagem Neonatal, 2014.

25.
DIAS, D. M. V. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; MARTINS, J. C. A. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; CASTRO, Fernanda Salim Ferreira . Desenvolvimento do serious game e-Baby sobre a avaliação da oxigenação e circulação do bebê pré-termo.. In: 2º Congresso Internacional de Simulação Realística da Rede São Camilo, 2014, São Paulo. Anais do 2º Congresso Internacional de Simulação Realística da Rede São Camilo, 2014. v. 1. p. 1-1.

26.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; CHIODI, LUCILEI CRISTINA ; FURTADO, M. C. C. ; LEITE, A. M. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Serious game e-Baby e software de avaliação clínica do prematuro: influência na aprendizagem de estudantes de enfermagem no tema neonatal.. In: I Workshop Ibero-Americano de Sistemas Interoperáveis em Saúde, 2014, Ribeirão Preto. Anais do I Workshop Ibero-Americano de Sistemas Interoperáveis em Saúde., 2014. v. 1.

27.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; FURTADO, M. C. C. ; LEITE, A. M. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . O SSRNPT e o e-Baby no ensino da avaliação clínica do bebê pré-termo junto a estudantes de enfermagem. In: 13° Congresso Paulista de Pediatria, 2013, São Paulo. Temas Livres, 2013. v. 1. p. 199-199.

28.
AREDES, N.D.A.; SCOCHI, C. G. S. ; GOES, F. S. N. ; SILVA, M. A. I. ; GONCALVES, M. ; FONSECA, L. M. M. . Avaliação do impacto de uma tecnologia digital na aprendizagem cognitiva de estudantes de enfermagem sob a temática neonatal. In: 1º Congresso Internacional de Simulação Realística da Rede São Camilo, 2012, São Paulo. Anais do 1º Congresso Internacional de Simulação Realística da Rede São Camilo, 2012. v. 1. p. 39.

29.
FONSECA, L. M. M. ; DEL' ANGELO, N. ; REIS, M.A. ; DUPAS, G. ; BERETTA, Maria Isabel Ruiz ; SCOCHI, C. G. S. . SCOCHI, C.G.S. Impact of the use of a digital learning object in the teaching of clinical assessment of preterm infants: a comparative study. In: 4th Word Conference on Educational Sciences - WCES 2012, 2012, Barcelona. 4th Word Conference on Educational Sciences - WCES 2012 Abstract Book. v. 1. p. 63.

30.
DEL' ANGELO, N.; FONSECA, L. M. M. ; SCOCHI, C. G. S. . Contributions of a virtual learning object to neonatal nusing teaching. In: ICN Conference and CNR: nurses driving access, quality & health, 2011, Valletta. ICN Conference and CNR: nurses driving access, quality & health, 2011.

31.
FONSECA, L. M. M. ; DEL' ANGELO, N. ; GOES, F. S. N. ; CASTRO, Fernanda Salim Ferreira ; PONCE DE LEON, C.G.R.M ; SCOCHI, C. G. S. . Avaliação clínica do prematuro: opinião dos estudantes de enfermagem acerca de um software educacional. In: ConTIC-Saúde, 2011, Ribeirão Preto. ConTIC-Saúde 2011, 2011. v. 1.

32.
FONSECA, L. M. M. ; DEL' ANGELO, N. ; LEITE, A. M. ; LIMA, R. A. G. ; SCOCHI, C. G. S. . Clinical evaluation of preterm newborns: semantic validation of na educational software. In: XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem da ALADEFE e ao III Encontro Latinoamerica-Europa, 2011, Coimbra. XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem da ALADEFE e ao III Encontro Latinoamerica-Europa, 2011. v. 2. p. 465.

33.
FONSECA, L. M. M. ; CANTAO, F. ; DEL' ANGELO, N. ; LEITE, A. M. ; CLAPIS, M. J. ; SCOCHI, C. G. S. . O ensino da avaliação clínica na graduação em enfermagem. In: 8th European Conference of Nurse Educators, 2010, Lisboa. FINE Conference, 2010. p. 34.

34.
FONSECA, L. M. M. ; CANTAO, F. ; DEL' ANGELO, N. ; LEITE, A. M. ; CLAPIS, M. J. ; SCOCHI, C. G. S. . Undergraduate nursing diploma program: teaching of clinical exam.. In: VIII Conference Primary Health Care: many perspectives, one Goal, 2010, São Paulo. Anais Primary Health Care Conference, 2010.

35.
CHIODI, LUCILEI CRISTINA ; DEL' ANGELO, N. ; SCOCHI, C. G. S. ; FONSECA, L. M. M. . Necessidade de educação em saúde da família de recém-nascidos pré-termo: revisão integrativa de literatura. In: 18° Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2010, Ribeirão Preto. Anais do 18° Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2010.

36.
DEL' ANGELO, N.; GOES, F. S. N. ; LEITE, A. M. ; FONSECA, L. M. M. ; SCOCHI, C. G. S. . Diagnósticos de enfermagem em prematuros assistidos na unidade de cuidado intermediário neonatal do hospital universitário de Ribeirão Preto?SP.. In: 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008, Ribeirão Preto. Anais do 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, I. O. A. M. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; BICALHO, M. B. ; DELACIO, N. C. B. ; MAZZO, L. L. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental. Acta Paulista de Enfermagem, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, L. M. ; PONCE DE LEON, C.G.R.M ; VIDUEDO, A. F. S. ; SHARDOSIM, J. M. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Creating a scenario to assist the patient in a severe preeclampsia situation. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; CAMPBELL, S. H. . Simulation in nursing education: background, present uses and future opportunities. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; DIAS, D. M. V. ; CHIODI, LUCILEI CRISTINA ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Desenvolvimento e validação de uma simulação virtual: jogo digital e-baby como subsídio à aprendizagem em neonatologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Developing and evaluating skills on health communication through clinical simulation: Global Interprofessional for Therapeutic Communication Scale. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
BARONI, J. C. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO ; GOES, F. S. N. . Autoavaliação do estudante de enfermagem em uma experiência clínica simulada com atores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO . Development and Testing of the Global Interprofessional Therapeutic Communication Scale (GITCS©). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO . . Developing cost-effective training methods in the use of a global communication scale. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO . Using the Global Interprofessional Therapeutic Communication Scale (GITCS©) to evaluate Health Communication. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO . Reliability and Validity of the Global Interprofessional Therapeutic Communication Scale (GITCS©). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO . Methods for train-the-trainer education in use of a global communication scale. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Tecnologias e educação em enfermagem neonatal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; SOUZA, L. A. ; DIAS, J. D. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Jogos educativos como ferramenta didática: explorando as preferências dos estudantes de enfermagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira ; MELLO, D. F. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . O design emocional do jogo educativo computacional e-baby no contexto de novos paradigmas de aprendizagem em enfermagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Desenvolvimento do jogo educativo e-baby - integridade da pele do recém-nascido prematuro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
DIAS, D. M. V. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; CASTRO, Fernanda Salim Ferreira ; MARTINS, J. C. A. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Construção e avaliação do cenário de simulação robótica sobre a avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
AREDES, N.D.A.. Software para o ensino do cuidado ao recém-nascido em ambiente hospitalar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO. Desafios do ensino e formação em Enfermagem Neonatal durante a graduação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO. Software para o ensino do cuidado ao recém-nascido em ambiente hospitalar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SOUZA, L. A. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; AMARAL, P. R. Q. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Adesão de tecnologias no curso superior de enfermagem: compreender para melhorar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; CHIODI, LUCILEI CRISTINA ; FURTADO, M. C. C. ; LEITE, A. M. ; MARTINS, J. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Serious game eBaby e software de avaliação clínica do prematuro: influência na aprendizagem de estudantes de enfermagem no tema neonatal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CHIODI, LUCILEI CRISTINA ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão de literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
DEL' ANGELO, N.; FONSECA, L. M. M. ; SCOCHI, C. G. S. . Contributions of a virtual learning object to neonatal nursing teaching. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
FONSECA, L. M. M. ; CANTAO, F. ; DEL' ANGELO, N. ; LEITE, A. M. ; CLAPIS, M. J. ; SCOCHI, C. G. S. . Undergraduate nursing diploma program: teaching of clinical evaluation of preterm infants. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
FONSECA, L. M. M. ; DEL' ANGELO, N. ; PONCE DE LEON, C.G.R.M ; SCOCHI, C. G. S. . Software educacional semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo: opinião dos estudantes de enfermagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; GOES, F. S. N. ; DEL' ANGELO, NATÁLIA ; SEIXAS, C. A. ; SCOCHI, C. G. S. . Semiology and semiotechnique of preterm newborns: multimedia systems characteristics. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
DEL' ANGELO, N.; GOES, F. S. N. ; LEITE, A. M. ; FONSECA, L. M. M. ; SCOCHI, C. G. S. . Diagnósticos de enfermagem em prematuros assistidos na unidade de cuidado intermediário neonatal do hospital universitário de Ribeirão Preto - SP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
ANDRADE, R. F. ; DEL' ANGELO, N. ; TESIN, M. R. ; FERNANDES, A. P. M. . Casamento: um fator de risco feminino para o HIV?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
DEL' ANGELO, N.; MAGALHÃES, T.R. ; OLIVEIRA, M. ; PARRA, M.V. ; JORA, N.P. ; PIGNATARI, S.C. . Achatina fulica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Palestra Emerging trends in academic nursing: mobilizing knowledge for the next generation, 2017. (Tradução/Outra).

2.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Palestra Current lanscape of simulation research, 2017. (Tradução/Outra).

3.
WARNOCK, F. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Palestra The complex and multifaceted nature of stress Novel approaches to measurement, 2017. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Material educativo para manejo de parada cardiorrespiratória pediátrica. 2018.

2.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Estratégias de ensino aprendizagem para o projeto OPAS/OMS: Training of Human Resources for Health to Improve the Quality of Maternal Health in Latin America and Caribbean. 2017.

Programas de computador sem registro
1.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Serious game ebaby. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Material didático Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Cuidar em Enfermagem. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Educação, liderança, teoria e metodologias de aprendizagem para adultos e determinantes sociais de saúde. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso promovido pela OPAS-OMS).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI ; DIAS, D. M. V. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Vídeo de divulgação Serious Game eBaby. 2015 (Vídeo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENDONCA, A. K. M. S.; GUIMARAES, J. V.; LEMOS, L. F.; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; VIEIRA, F.; SIQUEIRA, K. M.. Participação em banca de Vandressa Barbosa Figueira. Perfil clínico e epidemiológico de pacientes portadores de fenilcetonúria no estado de Goiás. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

2.
MENDONCA, A. K. M. S.; GUIMARAES, J. V.; VIEIRA, F.; SIQUEIRA, K. M.; LEMOS, L. F.; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de Marcela de Andrade Silvestre. Perfil clínico e epidemiológico de pacientes portadores de fibrose cística no Estado de Goiás. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CASTRAL, T. C.; GUIMARAES, J. V.; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; VIEIRA, F.. Participação em banca de Danielle Shukri Olsson. Uso de substâncias psicoativas na gestação e consequências para o feto e o recém-nascido. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

4.
GOES, Fernanda dos Santos Nogueira; GONCALVES, M.; CAMARGO, ROSANGELA ANDRADE AUKAR; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de Isabela Barbuzano Gouvea. Simulação clínica em enfermagem: caminhos da prática pedagógica e percepção de professores. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.

5.
FUNGHETTO, S. S.; DUARTE, A. M.; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de Tila Viana Fernandes. Construção e validação de tecnologia educacional digital: inovações no método de ensino e aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado em ENFERMAGEM) - Universidade de Brasília.

6.
LEITE, A. M.; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI; RIBEIRO, L. M.; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de Mayra Jardim Medeiros Freire. Serious game e-Baby família: avaliação de interface de tecnologia educacional digital junto aos pais de bebês pré-termo com foco no quadro respiratório. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

7.
CAMARGO, ROSANGELA ANDRADE AUKAR; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI; ZILLY, A.. Participação em banca de Letícia Lopes Dorneles. Desenvolvimento de infográfico animado para o fortalecimento e disseminação de ações pedagógicas sobre educação permanente em saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
FONSECA, LUCIANA MARA MONTI; LEITE, A. M.; ANGELO, N.D.; CALVO, M. A. C.. Participação em banca de Fernanda Salim de Castro Ferreira. O impacto de um curso de atualização online no conhecimento de enfermeiros sobre o ambiente sensorial nas unidades neonatais. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

2.
BARBOSA, M. A.; SIQUEIRA, K. M.; VIEIRA, M. A. S.; QUEIROZ, M. C. C. A. M.; AREDES, N.D.A.; BRASIL, V. V.. Participação em banca de Isabela Cristine Ferreira Fernandes. Construção e validação de vídeo educativo sobre a técnica inalatória para crianças e adolescentes com asma. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
MONTEIRO, J. C. S.; BATISTA, L. E.; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de Monalisa Nanaina da Silva. Influência da autoestima na saúde sexual e reprodutiva de mulheres jovens de Ribeirão Preto, SP: análise sob a ótica da etnicidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

2.
MENDONCA, A. K. M. S.; GUIMARAES, J. V.; SIQUEIRA, K. M.; LEMOS, L. F.; AREDES, N.D.A.. Participação em banca de Marcela de Andrade Silvestre. Perfil clínico e epidemiológico de pacientes portadores de fibrose cística no estado de Goiás. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MENDONCA, A. K. M. S.; GUIMARAES, J. V.; LEMOS, L. F.; AREDES, N.D.A.; VIEIRA, F.; SIQUEIRA, K. M.. Participação em banca de Vandressa Barbosa Figueira. Perfil clínico e epidemiológico de pacientes portadores de fenilcetonúria no estado de Goiás. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de AVA 1. Sueli Ferreira dos Santos. Percepção dos pais acerca da internação do recém-nascido em unidade de terapia intensiva. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem no cuidado intensivo neonatal e pediátrico) - Universidade de São Paulo.

2.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de Ana Fronho. Medidas não farmacológicas para o alívio da dor do recém-nascido pré-termo: uma revisão integrativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem no cuidado intensivo neonatal e pediátrico) - Universidade de São Paulo.

3.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de Lígia de Lazzari Mazzo. Educação permanente em enfermagem utilizando tecnologias: revisão sistemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem no cuidado intensivo neonatal e pediátrico) - Universidade de São Paulo.

4.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de Daniela Costa Cruz. Escalas de avaliação da dor em recém-nascidos e condutas de enfermagem: revisão integrativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem no cuidado intensivo neonatal e pediátrico) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERNARDES, R.M.; AREDES, N.D.A.; ZACARIN, C. L.. Participação em banca de Cyntia Cristina dos Santos Luz.Obesidade infantil na perspectiva da prevenção sob a atuação do enfermeiro: revisão da literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Araraquara.

2.
AREDES, N.D.A.; BERNARDES, R.M.; ZACARIN, C. L.. Participação em banca de Isadora de Freitas.O brinquedo terapêutico na hospitalização da criança sob a perspectiva da enfermagem: revisão integrativa da literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Araraquara.

3.
BARRETO, M. M. C. G.; LETTIERE, A.; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO. Participação em banca de Bruna Mendes Martins.A sexualidade na terceira idade: a importância do enfermeiro como educador em saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade São Luís.

4.
VALERA, G. G.; LETTIERE, A.; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO. Participação em banca de Viviane Braghetto Genova.A enfermagem nos cuidados paliativos e ludoterapia em oncologia pediátrica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade São Luís.

5.
VALERA, G. G.; LETTIERE, A.; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO. Participação em banca de Claudileia Cristina Almeida de Azeved.O papel do enfermeiro líder e os modelos de atuação na enfermagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade São Luís.

6.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Participação em banca de Francine de Araújo Dias.Percepção de nutrizes adolescentes sobres as dificuldades durante a amamentação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO; CELESTINO, K.. Comunicação coordenada da 79a Semana Brasileira de Enfermagem - Goiânia, GO. 2018. Associação Brasileira de Enfermagem.

2.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Membro de comitê de especialistas no Desenvolvimento de material educativo para manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória. 2018. Universidade de São Paulo.

3.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Avaliação de projetos científicos para entrada no curso de doutorado em fluxo contínuo da EERP-Universidade de São Paulo. 2018. Universidade de São Paulo.

4.
GALDINO JR, H.; SOUZA, A. R. M.; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO. Processo seletivo do Programa de Educação Tutorial FEN UFG. 2018. Universidade Federal de Goiás.

5.
AREDES, N.D.A.; OLIVEIRA, A. S.; COSTA, A.. Orientações sobre a prova tuberculínica. 2016. Universidade de Araraquara.

6.
TUCCI, A. M.; OLIVEIRA, A. S.; AREDES, N.D.A.. Anti-hipertensivos e interações medicamentosas. 2016. Universidade de Araraquara.

7.
MENDES, A. A.; AREDES, N.D.A.; OLIVEIRA, A. S.. Educação continuada para a equipe de enfermagem: prevenção de lesão por pressão em setor de urgência e emergência. 2016. Universidade de Araraquara.

8.
AREDES, N.D.A.; MENDES, A. A.. Orientação para a equipe de enfermagem sobre os direitos do paciente durante internação. 2016. Universidade de Araraquara.

9.
AREDES, N.D.A.; MENDES, A. A.; TUCCI, A. M.. Orientação para a equipe de enfermagem sobre a relevância dos tipos de isolamentos hospitalares. 2016. Universidade de Araraquara.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2a Conferência Internacional de Inovação em Saúde. 2018. (Congresso).

2.
I Colóquio Os (des)Caminhos da Educação Brasileira Contemporânea. 2018. (Outra).

3.
II Congresso Interdisciplinar de cuidado baseado em evidencias. Como elaborar um projeto de pesquisa?. 2018. (Congresso).

4.
I Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde.Escala de comunicação terapêutica GITCS: método crowdsourcing em associação à validação com experts. 2018. (Seminário).

5.
I Workshop da Pesquisa em Saúde - Desafios para a divulgação científica. 2018. (Feira).

6.
Janeiro Branco - quem cuida da mente, cuida da vida. 2018. (Outra).

7.
Oficina: Como pesquisar a educação permanente em saúde?.O que é EPS e como pesquisar. 2018. (Oficina).

8.
1° Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional.Oficina clínica de simulação em pediatria e neonatologia. 2017. (Simpósio).

9.
17a Semana de Enfermagem: Boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática. 2017. (Encontro).

10.
Congresso interdisciplinar de cuidado baseado em evidências. E-BABY: TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO ESTÍMULO À PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NA ÁREA DA SAÚDE. 2017. (Congresso).

11.
Congresso interdisciplinar de cuidado baseado em evidências. PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NO CUIDADO À PELE DO BEBÊ PREMATURO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2017. (Congresso).

12.
Dia C da Ciência. Contribuições da enfermagem no Dia C da Ciência. 2017. (Exposição).

13.
Fórum Pedagógico.Fórum Pedagógico. 2017. (Encontro).

14.
III Imersão Pedagógica da FEN. 2017. (Oficina).

15.
Novembro Roxo: Mês Internacional da Prematuridade.Tecnologias e educação em enfermagem neonatal. 2017. (Encontro).

16.
ConTIC-Saúde-2016 Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. Jogos educativos como ferramenta didática: explorando as preferências dos estudantes de enfermagem. 2016. (Congresso).

17.
ConTIC-Saúde-2016 Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. Desenvolvimento do jogo educativo ebaby - integridade da pele do recém-nascido prematuro. 2016. (Congresso).

18.
ConTIC-Saúde-2016 Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. Design emocional do jogo educativo computacional e-baby no contexto de novos paradigmas de aprendizagem em enfermagem. 2016. (Congresso).

19.
ConTIC-Saúde-2016 Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. Construção e avaliação do cenário de simulação robótica sobre a avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo. 2016. (Congresso).

20.
ConTIC-Saúde-2016 Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. ?Adesão de tecnologias no curso superior de enfermagem: Compreender para melhorar. 2016. (Congresso).

21.
ConTIC-Saúde-2016 Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. Oficina A simulação robóHca e digital no ensino de enfermagem. 2016. (Congresso).

22.
ConTIC-Saúde-2016 Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde.A simulação robóHca e digital no ensino de enfermagem. 2016. (Oficina).

23.
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM NEONATAL. Software para o ensino do cuidado ao recém-nascido em ambiente hospitalar. 2016. (Congresso).

24.
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM NEONATAL. Desafios do ensino e formação em Enfermagem Neonatal durante a graduação. 2016. (Congresso).

25.
Palestra A simulação no ensino de enfermagem: onde estamos e para onde caminhamos. 2016. (Oficina).

26.
Curso Semiologia e Semiotécnica para enfermeiros HCFMRP.Curso Semiologia e Semiotécnica para enfermeiros HCFMRP. 2014. (Oficina).

27.
Disciplina Tecnologias Educacionais pró-ativas e inovadoras.Tecnologias digitais no ensino em saúde. 2014. (Outra).

28.
Palestra exames de proficiência e competência. 2014. (Outra).

29.
Palestra Uma visita à área de interação humano-computador com vistas ao desenvolvimento de sistemas interativos para a saúde. 2014. (Encontro).

30.
21 SIICUSP.Avaliadora de trabalhos de iniciação científica. 2013. (Simpósio).

31.
Curso de capacitação profissional em Pesquisa Clinica. 2013. (Outra).

32.
Palestra Plataforma Brasil: registro de pesquisas para o sistema CEP/CONEP. 2013. (Outra).

33.
Palestra Uso da teoria de resposta ao item na elaboração de instrumentos de avaliaçãoção. 2013. (Outra).

34.
?Investigator training program: facilitating global excellence in clinical trials?. 2012. (Oficina).

35.
?O papel da mãe na modulação e habilidades de auto-regulação no estresse em neonatos e crianças: evidências dos efeitos potenciais em depressão e ansiedade e habilidades das mães em auto-regular seu estresse?. 2011. (Encontro).

36.
Curso de atualização de Boas Práticas Clínicas. 2011. (Outra).

37.
ICN Conference and CNR - nurses driving access, quality and health. Contributions of a virtual learning object to neonatal nursing teaching. 2011. (Congresso).

38.
Simpósio Internacional de Transferência do Conhecimento: a enfermagem no manejo da dor de crianças e neonatos. 2011. (Simpósio).

39.
?Home blood pressure educative program and impact on knowledge and practice: Canadian perspective?. 2010. (Encontro).

40.
Curso : O assistir em amamentação ao recém-nascido de risco. 2010. (Congresso).

41.
I Congresso Brasileiro de Enfemagem Neonatal. Software educacional semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo: opinião dos estudantes de enfermagem. 2010. (Congresso).

42.
Seminário de Pedagogia Universitária. 2010. (Seminário).

43.
Palestra "Políticas e estratégias de incentivo à amamentação". 2009. (Encontro).

44.
Campanha de imunização contra sarampo e rubéola no campus USP-RP. Supervisora.. 2008. (Outra).

45.
Workshop: documentação - aspectos legais e éticos. 2008. (Oficina).

46.
Curso ética e bioética em enfermagem. 2007. (Seminário).

47.
Curso teórico-prático de terapia intravenosa e acesso vascular. 2007. (Oficina).

48.
Curso tópico de patologia sistêmica. 2007. (Oficina).

49.
Encontro dos grupos PET/USP. 2007. (Encontro).

50.
II ENAPET. 2007. (Encontro).

51.
II Encontro sobre cuidados paliativos: desafios e perspectivas. 2007. (Encontro).

52.
III Simpósio da liga de combate às moléstias infecciosas do centro acadêmico Rocha Lima: "Desenvolvimento infantil com HIV". 2007. (Simpósio).

53.
II SPPET. 2007. (Encontro).

54.
Tópicos em farmacologia. 2007. (Oficina).

55.
V EPETUSP. 2007. (Encontro).

56.
Videoconferência com a Faculdade de Odontologia e Fonoaudiologia de Bauru.Tema Estética. Palestrante..Estética. 2007. (Oficina).

57.
Videoconferência com a Faculdade de Odontologia e Fonoaudiologia de Bauru.Tema Hanseníase. Palestrante..Hanseníase. 2007. (Oficina).

58.
Campanha municipal de prevenção e controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus. 2006. (Outra).

59.
Campanha nacional de multivacinação. 2006. (Outra).

60.
Campanha nacional de vacinação do idoso. 2006. (Outra).

61.
Cateter cengtral de inserção periférica. 2006. (Oficina).

62.
Como otimizar a terapia venosa. 2006. (Outra).

63.
I Jornada de Oncologia: múltiplas abordagens assistenciais. 2006. (Outra).

64.
I SPPET. 2006. (Encontro).

65.
IV EPETUSP. 2006. (Encontro).

66.
Terapia intravenosa e acesso vascular. 2006. (Oficina).

67.
VI SUDESTEPET. 2006. (Encontro).

68.
II Seminário de Saúde Ambiental: Educação Ambiental e Saúde.Achatina fulica. 2005. (Oficina).

69.
I Jornada de Câncer de Mama da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Ciclo de palestras Current landscape of simulation research. 2017. (Outro).

2.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL ANGELO . Ciclo de palestras Emerging trends in academic nursing mobilizing knowledge for the next generation. 2017. (Outro).

3.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Ciclo de palestras The complex and multifaceted nature of stress Novel approaches to measurement. 2017. (Outro).

4.
NYQVYST, K. H. ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Ciclo de palestras Nursing management to early successful breastfeeding of preterm infants. 2017. (Outro).

5.
AREDES, N.D.A.; BERNARDES, R.M. ; MENDES, A. A. ; OLIVEIRA, A. S. ; SEMEAO, C. C. . I Simpósio de segurança do paciente: eixo lesão por pressão. 2016. (Outro).

6.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; GOES, Fernanda dos Santos Nogueira . Workshop Simulação em enfermagem e comunicação em saúde. 2016. (Outro).

7.
SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN ; NYQVYST, K. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO . Ciclo de palestras Parents as the main caregivers in the NICU. 2014. (Outro).

8.
WARNOCK, F. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN . Ciclo de palestras: Approaches to evidence informed nursing practice in neonatal care settings. 2014. (Outro).

9.
CAMPBELL, S. H. ; AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN . Ciclo de palestras innovative teaching methods for neonatal and obstectrical nursing care. 2014. (Outro).

10.
DEL' ANGELO, N.. Curso tópico de patologia sistêmica. 2007. (Outro).

11.
DEL' ANGELO, N.. Curso de terapia intravenosa e acesso vascular. 2007. (Outro).

12.
DEL' ANGELO, N.. Curso de doença renal: cuidado ao paciente dialítico. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniele Santos de Lima. Paternidade e prematuridade: a experiência dos pais relacionada ao nascimento do filho pré-termo. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Araraquara. (Orientador).

2.
Lucineide Santos. Assistência de enfermagem aos pacientes após reanimação cardiopulmonar: revisão da literatura. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Araraquara. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSIMEIRE MUNIZ DE ARAÚJO. PROPOSTA DE ATIVIDADE EDUCATIVA COM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA ACERCA DO PICC UTILIZADO EM NEONATOS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Natália Del' Angelo Aredes.

2.
PATRICIA SAMPAIO DA ANUNCIAÇÃO. CARTÃO DO ACOMPANHANTE: UMA ESTRATÉGIA PARA O PARTO HUMANIZADO E NASCIMENTO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Natália Del' Angelo Aredes.

3.
RUBENY DOS SANTOS SILVA. PLANEJAMENTO FAMILIAR PARA JOVENS E ADOLESCENTES: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL E ATIVIDADE EDUCATIVA EM UNIDADE BÁSICA DE SAUDE. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Natália Del' Angelo Aredes.

4.
SEBASTIANA LINHARES PINTO. HIPERBILIRRUBINEMIA NEONATAL: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL E INTERVENÇÃO EDUCACIONAL PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Natália Del' Angelo Aredes.

5.
SHIRLLANY GOMES DOS SANTOS LOPES. EXAMES NO PRÉ-NATAL: DESENVOLVIMENTO DE CARTAZ EDUCATIVO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM ÊNFASE NA ATENÇÃO À TRANSMISSÃO VERTICAL DE SÍFILIS E HIV. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Natália Del' Angelo Aredes.

6.
ROSÂNGELA LEILA DA CUNHA VILAR. CARTILHA CUIDADOS COM O BEBÊ PREMATURO: ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA - UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Natália Del' Angelo Aredes.

7.
RITA DE CÁSSIA MOURA BARBOSA BONFIM. DOR NEONATAL: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE EDUCATIVA JUNTO À EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA DISCUSSÃO E ATUALIZAÇÃO NO TEMA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Natália Del' Angelo Aredes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniele Santos de Lima. Paternidade e prematuridade: experiência frente a internação em UTI neonatal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Araraquara. Orientador: Natália Del' Angelo Aredes.

2.
Lucineide Brito Santos. Assistência de enfermagem aos pacientes após reanimação cardiopulmonar: revisão da literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Araraquara. Orientador: Natália Del' Angelo Aredes.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
AREDES, NATÁLIA DEL' ANGELO; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI . Serious game ebaby. 2017.


Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:05:31